Sofia Sá da Bandeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Sofia Sá da Bandeira

#94111 | José | 22 jun 2005 18:02

Esta manhã nas suas efemérides a TVI anunciou que a actriz Sofia Sá da Bandeira completou 43 anos.
Sofia foi casada com Nicolau Breyner de quem se encontra divorciada.
Não encontrei ninguém com este nome na base do Genea (mto menos na página de N.Breyner).
É nome artístico ou próprio ?

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94112 | zamot | 22 jun 2005 18:04 | Em resposta a: #94111

Nome próprio

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94113 | José | 22 jun 2005 18:12 | Em resposta a: #94112

É da família dos viscondes de Sá da Bandeira ?
Estes usam indiscriminadamente Sá Nogueira e Sá da Bandeira.

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94114 | joão pombo | 22 jun 2005 18:16 | Em resposta a: #94113

Caro JSPinto:
Consta da BD uma Sofia Freitas Branco Sá da Bandeira que poderá ser a mesma pessoa, atendendo à idade.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94120 | José | 22 jun 2005 19:02 | Em resposta a: #94114

Caro João Pombo

Vi a Sofia Sá da Bandeira a que faz referência.
Aparece (aparentemente) como a 2ª filha de José Maria Sá da Bandeira (n.1941) e Clara Freitas Branco (n.1945).
Tendo a Sofia 43 anos, nasceu em 1962 pelo que o Pai teria 21 anos e a Mãe apenas 17. Não é impossível, mas...
A irmã mais velha (de acordo com a BD) nasceu em 1966, pelo que poderá não ser a mesma pessoa.
E não há qq menção ao casamento com Nicolau Breyner.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=46648

Cpmts
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94121 | dvl | 22 jun 2005 19:21 | Em resposta a: #94120

Caro JSPinto,

É exactamente a mesma pessoa. Sofia de Freitas Branco Sá da Bandeira foi casada a 1ª vez com Manuel Rebello de Andrade, de quem tem dois filhos, Inês e José Maria.

Os descendentes de Miguel Vieira de Abreu de Sá Nogueira, casado com D. Efigénia Borges de Castro, usaram o apelido Sá da Bandeira através do seu filho Alberto de Sá da Bandeira, bisavô da Sofia, Luís e Teresa de Freitas Branco Sá da Bandeira, todos casados com geração.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94123 | dvl | 22 jun 2005 19:23 | Em resposta a: #94120

A Sofia é a irmã mais velha.

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94136 | loureiro | 22 jun 2005 22:32 | Em resposta a: #94113

Caro confrade JSPinto

A família dos marquezes de Sá da Bandeira não usam indiscriminadamente o nome Sá Nogueira ou Sá da Bandeira. Apenas os descendentes de Alberto de Sá Nogueira que alterou o seu apelido para Sá da Bandeira quando viveu em Itália. Todos os outros usaram e usam Sá Nogueira.
Cumprimentos,
JCCanelas

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94144 | JCC | 23 jun 2005 00:52 | Em resposta a: #94123

Caro Duarte

Ainda não tive oportunidade de lhe agradecer pessolamente os elementos que mandou sobre o seu ramo dos Fernandes. Faço-o aqui, até que nos voltemos a encontrar.

Aproveitando a boleia julgo saber ter o seu pai coligido alguma informação sobre o nosso antepassado comum João dos Reis Guimarães. Estou, presentemente, muito interessado nele, entre outras razões por ter sido ele que em 1808 adquiriu a minha actual casa de Évora, aliás a que há mais tempo se encontra na família, ao que creio.

Será que poderemos encontrar-nos e falar sobre ele? Ou mandar para aqui alguma coisa. Eu sei onde nasceu, casou, viveu mas ainda não encontrei o falecimento. Quanto aos antepassados conheço o pai e avô pois constam da carta de mercê de CFCR. Mas quanto ao resto, nada...

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94153 | loureiro | 23 jun 2005 09:20 | Em resposta a: #94144

Caro João

Aproveitando a boleia...

Chegou a apresentar o estudo sobre a carta de Armas dos Cary?

Um abraço,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94154 | dvl | 23 jun 2005 09:25 | Em resposta a: #94144

João dos Reis Guimarães, nasceu a 2 de Janeiro de 1788, em São João da Ponte.
Caro João CC,

O que eu encontro é o seguinte, pode ser que tenha mais qualquer coisa.

Teve Alvará de Cavaleiro em 9 de Dezembro de 1823. Casou a 27 de Março de 1787, em Évora, com D. Maria Ignácia Cidade (irmã de Manuel Pereira Cidade, falecido em 1815, padre e Cavaleiro da Ordem de Cristo, bacharel em Cânones, desembargador da Cúria Episcopal), filha de Salvador Pereira, natural de Vila de Anciães, Coimbra, e de D. Cecília Teresa Cidade.

João dos Reis era filho de João Baptista de Freitas, nascido em 1699 e falecido a 1 de Julho de 1761, Senhor da Casa do Paço (Ponte), termo de Guimarães (irmão de Domingas, Custódia e Maria), casado com D. Jerónima de Abreu (filha do “O Bamba”).

João Baptista era filho de António de Freitas, que nasceu em 1660 e faleceu em 1729, casado em 1691 com D. Clara Francisca, Senhora da Casa do Paço, filho de Domingos de Freitas, do Casal dos Tojães, falecido em 10 de Janeiro de 1698, e de D. Senhorinha Francisco, falecida a 7 de Novembro de 1691.

D. Clara Francisca, nasceu em 1669 e faleceu a 6 de Janeiro de 1742, Senhora da Casa do Paço, filha de João Vaz “do Paço”, nascido em 1635 e falecido a 27 de Maio de 1669, casado em 1654, com D. Maria Francisca, nascida em 1608 e falecida em 12 de Janeiro de 1707, Senhora do Casal do Paço.

Estas últimas notas ver: PEREIRA DE MORAIS, D. Maria Adelaide; “Velhas Casas de Guimarães”, vol. 1, página 266.

Sobre esta D. Clara Francisca tenho mais umas gerações.

Um abraço,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94165 | JCC | 23 jun 2005 12:43 | Em resposta a: #94154

Caro Duarte

Muitíssimo obrigado pelos dados que completam os que já tinha. É sobretudo muito interessante a fonte que cita pois, embora já me tivesse "soado" que aí constava qq coisa nunca consultei tal livro.

Vou acrescentar os elementos novo e voltarei aqui brevemente,

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94166 | JCC | 23 jun 2005 12:45 | Em resposta a: #94153

Ora Viva!

Infelimente, ainda não. Quiz verificar a genelogia, em Inglaterra, e ainda o não consegui. Sei que devera estar correcta pois encontro-a citada em vários locais. Todavia gostava de algo mais "oficial".

Claro que lhe direi qq coisa se e uando a apresnetar.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94180 | JCC | 23 jun 2005 17:03 | Em resposta a: #94153

Ora Viva!

Infelimente, ainda não. Quiz verificar a genelogia, em Inglaterra, e ainda o não consegui. Sei que devera estar correcta pois encontro-a citada em vários locais. Todavia gostava de algo mais "oficial".

Claro que lhe direi qq coisa se e uando a apresnetar.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#94269 | JCC | 24 jun 2005 15:01 | Em resposta a: #94154

Caro Duarte

Tenho alguns comentários sobre este tema mas creio ser melhor abrir um tópico específico. Vou, por isso, abir o tópico João do Reis Guimarães e deixar-lhe lá algumas dúvidas. Quando puder agardeço ue lhe dê uma vista de olhos.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

João Pedro Freitas Branco

#94422 | José | 26 jun 2005 19:45 | Em resposta a: #94121

O avô materno de Sofia, João Pedro Freitras Branco, era o conhecido maestro ?

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: João Pedro Freitas Branco

#94460 | dvl | 27 jun 2005 10:22 | Em resposta a: #94422

Era sim, mas não o Maestro. Era musicólogo, filho do compusitor Luis de Freitas Branco e sobrinho do Maestro Pedro de Freitas Branco.

Resposta

Link directo:

RE: João Pedro Freitas Branco

#94482 | José | 27 jun 2005 15:56 | Em resposta a: #94460

A minha pergunta era se este João de Freitas Branco era aquele que teve vários programas sobre música clássica na RTP ?

Parti do princípio que fosse Maestro, pois penso que era assim que se/o apresentava(m)

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: João Pedro Freitas Branco

#94487 | dvl | 27 jun 2005 16:53 | Em resposta a: #94482

Sim, é o mesmo. Mas não era maestro. Foi director do Teatro Nacional de São Carlos, director dos Assuntos Culturais e secretário de Estado da Cultura. Cheguei a conhecê-lo e estive com ele algumas vezes no São Carlos.

DVL

Resposta

Link directo:

RE: João Pedro Freitas Branco

#94489 | aeiou2 | 27 jun 2005 17:11 | Em resposta a: #94487

Era Licenciado em Matemáticas (FCL) e tinha o Curso Superior de Piano do Conservatório de Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Sofia Sá da Bandeira

#279359 | JCC | 23 jun 2011 17:14 | Em resposta a: #94154

Caro Duarte

Por mais que procure nas "Velhas Casas..." não consigo entroncar esta gente nem encontrar a eles referências, nomeadamnete a Clara Farncisca.

Será que me consegue dar mais alguma pista?

Abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 17:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen