Herdade do Malhão, Almodôvar

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Herdade do Malhão, Almodôvar

#94273 | braveman | 24 jun 2005 15:12

Isto é basicamente um tiro no escuro mas se alguém tiver informações acerca da herdade? do Malhão, S. Barnabé, Almodôvar, agradecia

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94309 | rafael | 24 jun 2005 21:11 | Em resposta a: #94273

Caro braveman

Há ,sim senhor ! acabei de telefonar a um antigo caseiro que confirmou isso, embora não saiba a quem hoje pertence. Fica para os lados do Zebro e de Santa Suzana , sítios da referida freguesia. Santa Suzana ainda com ermida do séc. XVI que foi nessa altura fregª desanexada e incluida na de São Barnabé, a que hoje pertence.
Gostei muito de "vê-lo" por aqui ,porque me parece deveras interessado nesta freg.ª de onde são alguns antepassados meus e onde possuo ainda alguma terra, pois o arvoredo ardeu completamente o ano passado.

Os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94315 | josemariaferreira | 24 jun 2005 22:57 | Em resposta a: #94309

Caro Rafael

Essa herdade tem no serro mais alto um moinho. porventura ainda foi de seu avó Afonso Martins do Monte do Ingrês, o que tinha a atafona. A nobreza da altura era a detendora das azenhas, moinhos atafonas e hortas.
Hoje foi ao A.D.B. encontrei lá o seu primo José Rafael, sempre que está disponível aparece por lá. Deixei-lhe uma pequena contribuição sobre os Lanças da Torre Vã de que ele anda a investigar, por terem ligações ainda à família da sua esposa.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94404 | braveman | 26 jun 2005 16:19 | Em resposta a: #94309

Eu estou interessado neste local porque a minha familia paterna é desse local. O Monte do Malhão que será em principio, o monte principal dessa herdade que é hoje em dia de um meu tio. E não só porque penso existirem outras familias dalí que também têm parte nesse local. Aliás são várias casas mas nem sei como estará dividido.
Por outro lado o meu pai nasceu num monte que se encontra a 50 metros, que é o monte do Malhanito. Segundo um meu tio, o Malhão seria da primeira esposa do meu bisavô, da qual tenho o nome. pelo que sei na minha familia existem três locais importantes na sua definição. O Malhão, o Malhanito e o Cerro da Ursa, que se encontra mais adiante a caminho de São Barnabé.

Mas desde já Agradeço a resposta pronta que me deu ao tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94417 | rafael | 26 jun 2005 18:46 | Em resposta a: #94404

Não gosto de rswponder a quem não assina. Portanto um anónimo/a.Do Serro da Ursa, etc. tenho antepassados; mas, fico por aqui se não se identificar.
É a resposta pronta que lhe posso dar.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94433 | Jpteixeira | 26 jun 2005 22:02 | Em resposta a: #94404

Caro Braveman:

Tem a certeza que este monte do Malhanito, que refere, pertence à freguesia de S. Barnabé?
Ou será antes o Malhanito da Freguesia de Salir, que dista cerca dos 50 metros do monte principal do Malhão. É que se for o Malhanito (monte pequeno do Malhão, conforme o nome indica) da freguesia de Salir, este monte fica junto à estrada que liga Salir a Almodôvar, justamente no lugar onde está implantada a antiga Escola Primária do Malhão.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94465 | braveman | 27 jun 2005 11:44 | Em resposta a: #94433

Não tenho qualquer problema em assinar. Peço perdão pelo facto, o meu nome é Ricardo Venâncio.

Caro Júlio Sousa, o Malhão e o monte do Malhanito de que falo são exactamente em S.Barnabé, e como o caro Rafael referiu encontram-se próximo do zebro e da aldeia de Santa Suzana. Realmente tem uma escola primária que servia os alunos de todos os montes circundantes. Essa escola terá sido inaugurada em principios dos anos 60, porque o meu pai entrou para essa escola quando abriu. Existe realmente outro Malhão exactamente onde refere entre Almodôvar e Salir, mas esse local chama-se Alto do Malhão.

Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94468 | braveman | 27 jun 2005 12:42 | Em resposta a: #94465

já agora acabei de colocar a minha árvore genealógica em linha. www.venancio.paginas.sapo.com

Se alguém lhe interessar

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94469 | braveman | 27 jun 2005 12:44 | Em resposta a: #94468

Perdão www.venancio.paginas.sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94485 | braveman | 27 jun 2005 16:44 | Em resposta a: #94417

Excelentíssimo Rafael Carvalho, recebi agora os mais rasgados elogios da sua pessoa por parte de um meu amigo de infância que o conhece. Ele envia-lhe um grande abraço. O nome desse meu amigo é Henrique Figueira, de Ourique tal como eu.
A Vida profissional é que me afastou do meu alentejo e agora vivo em Coimbra.

Grato pelas suas contribuições

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94486 | braveman | 27 jun 2005 16:46 | Em resposta a: #94485

e ainda me esqueço de assinar. é falta de prática neste fórum.

Atenciosamente Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#94574 | braveman | 28 jun 2005 12:49 | Em resposta a: #94273

Caro Rafael Carvalho, dirijo-me a si por ser conhecedor da zona.
Segundo informações que tenho João Albino cc Venância Maria seriam ou Donos ou Habitantes no Monte do Malhão, por volta de 1840, segundo os meus cálculos por alto.

Se reconhecer algum dos nomes agradecia alguma informação, ou até alguma informação que tenha sobre este monte e esta herdade.

Já agora Conhece a Maricoa? em Santa clara a nova

Agradecido Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão e não só.

#94579 | rafael | 28 jun 2005 13:52 | Em resposta a: #94574

Caro Ricardo Venâncio

É sempre com redobrada satisfação quando conheço um novo confrade, sobretudo interessado por regiões do País onde tenho antepassados; não só os do concelho de Almodôvar e Ourique, mas do Algarve e da Beira...

Mas como nasci em Santana da Serra e passava algumas férias próximo de São Barnabé, naturalmente que conheço alguma coisa destas freguesias, embora menos do que possa parecer.

Sobre as pessoas que refere, infelizmente o meu cunhado José Teixeira Colaço já não anda por cá para nos informar, porque ele conhecia, pelo menos de nome, esses lavradores mais antigos, devido às suas funções que exercera no antigo Grémio da Lavoura e na F.P.de Trigo,etc. ; além do relacionamento pessoal que tinha com muitos familiares deles.
Sobre a herdade da Maricoa vou tentar saber; aliàs, tenho antepassados desta freguesia ( Santa Clara-a-Nova )e os meus filhos pelo lado da mãe.

Sempre me interessei muito, embora nada tenha feito, por saber quem foram os donos de algumas herdades e de alguma pouca coisa que ainda possuo ou/e o está ainda hoje na posse de muitos parentes, desde o séc. XVI até hoje, investigação essa que talvez se possa fazer nos cartórios notariais : testamentos, escrituras, proc. de compra e venda,penhoras e hipotecas, sem dispensar evidentemente o Desembargo do Paço e outros fundos que desconheço nos Arquivos Distritais; mas agora já é tarde para mim, porque as circunstâncias não o permitem. Porém, é um estudo aliciante este, como a investigação sobre as elites locais, seu percurso através das gerações, apogeu e declínio, desde o séc. XVII ao séc. XVIII me fascinaram, estou a lembrar-me dos estudos de Romero de Magalhães para o Algarve e os valiosos trabalhos recentes de Miguel CÔRTE-rEAL e de outros autores como sobre o concelho de Lagoa e de Maria d Graça M mARQUES, etc. É um prazer para o espírito e com saldos positivos grandes vezes se encontro monografias, jornais antigos, ou recolhO informes acerca de algumas famílias e de um ou outro vulto que se destacou, às vezes nem sempre pelo melhor, mas deixaram notícia. E apraz-me registar a consideração e simpatia que alguns amigos, confrades e parentes têm tido para comigo oferecendo-me trabalhos, que ainda não foram publicados ou outros apontamentos importantes e valiosos para o meu conhecimento, embora naturalmente estritamente pessoal e até confidencial.
Mas a propósito de estudos locais ,estou a ler de Emília Salvado Borges um livro -HOMENS, FAZENDA E PODER NO ALENTEJO DE SETECENTOS ( trata.-se de Cuba, que embora as notícias genealógicas e são muitas não me inteeressem directamente, recolho outras informações que se adaptam a aoutras zonas do B.xo Alentejo, como tb. ainda estou a ler SUBSÍDIOS PARA A MONOGRAFIA DE SEGURA, do cap.ão M. Marques de Andrade. E de CASTRO VERDE tenho os estudos valiosos de João José Alves da Costa e outros cujo nome não tenho presente; de Ourique , tenho de Jorge Mercadé o estudo desta comarca do séc. XVII/XVIII, cito de memória ( está no original, lingua francesa), tb. a Guerrilha do Remexido, não tenho aqui o nome do autor que refere a minha freg.ª e a de São Barnabé com dados gene.ºs embora poucos,etc.e li há dias com agrado e utilidade - DE COUTO DO PECADO À VILA DO SAL CASTRO MARIM (1550-1850 ) de Geraldo Pieroni e Thimothy Coates, tb. com bastante interesse genealógico. Desculpe alongar-me mas lembrei-me desta bibliografia que pode interessar a alguns confrades que eventualmente consultem este tópico. Fugi um pouco ao assunto, mas relacionado nunca é demais um complemento de informação.
Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#95455 | braveman | 07 jul 2005 17:06 | Em resposta a: #94273

Vou deixar aqui uns nomes para verificar se alguém já ouviu ou leu acerca deles. São dos meus ascendentes:

João Fernandes (Horta da Palma ou Maricoa?) cc Maria Teresa

pais de

Manuel João (n.c. 1860) cc 1º Teresa Maria / 2º Isabel Venâncio/a

Pais de

Joaquim Manuel (Venâncio?)(1902) (Malhanito /Malhão/almodôvar) cc Maria Antónia

-----------------------------------------------------------

João Albino cc Venância Maria (habitantes da herdade do malhão)

Pais de

Isabel Venâncio cc Manuel João

--------------------------------------------------------------------------------

Manuel António (cerro da Ursa) cc Maria Inácia

pais de

Maria Antónia (n.c.1920) cc 2ª Joaquim Manuel (Venâncio?)e Elisa Maria

--------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar, Correcção

#96243 | braveman | 19 jul 2005 16:26 | Em resposta a: #95455

Consegui recolher alguns dados que corrigem algumas informações que aqui coloquei, e mais algumas adendas.

Manuel António (Cerro ou Serro da Ursa) n.c. 1900 cc Maria Inácia (Cevadais, santana da Serra, Ourique) - (as ultimas informações que obtive são que Maria Inácia não teria o nome legal de Maria Inácia, mas sim Maria Bárbara)

correcção:
Manuel António (Cerro ou Serro da Ursa) n.c. 1900 cc Maria Bárbara (conhecida por Maria Inácia) (Cevadais, santana da Serra, Ourique)
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Maria Antónia (n.c.1920- cerro da Ursa) cc 2ª Joaquim Manuel (Venâncio?)(n 1902 Malhanito, S. Barnabé, Almodôvar)
e
Elisa Maria

(Maria Antónia seria o seu nome conhecido, mas o nome legal seria Maria Inácia)

correcção

Maria Inácia (tb conhecida por Maria Antónia)(n.c.1920- cerro da Ursa) cc 2ªnupcias Joaquim Manuel (Venâncio?)(n 1902 Malhanito, S. Barnabé, Almodôvar)
e

Elisa Maria
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Algumas adendas

O Monte do Malhão terá sido pertença (não sei se fundado) em meados de 1850 de José Rodrigues e outros. sendo que destes outros faria parte o meu trisavô João Albino, que seria originário da zona de Corte Cabo Almodôvar.

Resposta

Link directo:

Caro Rafael

#96244 | braveman | 19 jul 2005 16:40 | Em resposta a: #96243

Desconhecia como teria adquirido o meu Bisavô Manuel João o monte do Malhanito. Agora sei que o comprou a sua sogra Maria Luísa cc José Guerreiro, e aos cunhados ?? Guerreiro.

Caro Rafael, Devem haver registos desta transacção, não é?

Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

RE: Caro Ricardo

#96252 | rafael | 19 jul 2005 19:32 | Em resposta a: #96244

Caro Ricardo

É natural que quando leio ref.as genealógicas e outras das freg.as de Santana da Serra ( onde nasci ) e de São Barnabé ( minha Mãe ); entre outras freg.as do concelho de Almodôvar, de onde são muitos dos meus antepassados; embora, alguns vindos do Algarve, fico deveras interessado. Vou ver se daqui a uns dias disponibilizo tempo considerado suficiente para põr um pouco a escrita em dia.
Mas, do serro da Ursa, dos Pampilhais, da Moita Redonda, Corte Fidalgo, Várzea Redonda, Corte Cabo,Foz do Carvalho, Brunheira,Santa Suzana, Monte do Ingrês ( ou do Inglês ), Ribeira de Odelouca, Casa Branca, Zebro, Malhão, são muitos dos meus antepassados e outros parentes, alguns grandes lavradores.
Por ex: Contreiras , Afonsos, Martins, Nobre, Palma, Gonçalves, Guerreiro, Afillhado. Mas pouco pesquisados ainda, por mim.
Vou ficar agora por aqui e tenho muito gosto que vá dando notícias para eu poder informá-lo no que souber e puder.

Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho
Rodrigues, Pegas, Dias Queimado.

Resposta

Link directo:

RE: Caro Ricardo

#96253 | rafael | 19 jul 2005 19:36 | Em resposta a: #96252

Depois do nome, por descuido, seguiram mais apelidos de avós meus.
Nunca tinha assinado assim o meu nome , alguma vez tinha de ser :-)
Rafael

Resposta

Link directo:

Caro Rafael

#96352 | braveman | 21 jul 2005 11:41 | Em resposta a: #96253

É sempre interessantíssimo ler e reler os seus tópicos. Apraz-me ter acesso a uma pessoa com o cuidado e sabedoria que o senhor coloca nas suas mensagens.
felicito-o pela atenção que me tem prestado e que continue a contribuir com essa garra e conhecimento para este excelente fórum.

Atenciosamente Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

RE: Caro Rafael

#110489 | braveman | 24 jan 2006 18:06 | Em resposta a: #96352

Mais um Passinho na descoberta da Linha. Principalmente na visão acerca da vida e da envolvência.

Ao que Parece o Monte do Malhão que ainda está em Nome de José Rodrigues seria cunhado do meu Trisavô João Albino, Portanto irmão de Venância Maria Minha Trisavó.

Quem seriam Os pais desta Venância Maria e deste João Rodrigues?

Só Gostava de ter Algum Tempo para poder fazer esta investigação

Resposta

Link directo:

RE: Herdade do Malhão, Almodôvar

#166325 | MManuel | 02 set 2007 07:30 | Em resposta a: #94574

deixe la ver se tenho sorte.

A minha trisavo se chamava Barbara Maria era casada com Jose da Cruz, tiveram um filho que se chamava Manuel da Cruz foi casado com Teresa de Jesus, tiveram uma filha Maria da Cruz minha avo casada com Antonio Domingos.
Sera que estes nomes lhe dizem alguma coisa? O meu avo Antonio Domingos era de Santa Cruz Almodovar e minha avo de, Santana de Gambas, os meus avos e bisavos nao sei mas sera por ai perto penso eu.
Muito e muito obrigado se tiver alguma informacao destes nomes.
MManuel

Resposta

Link directo:

Herdade do Malhão, Almodôvar

#348568 | braveman | 23 jul 2014 11:59 | Em resposta a: #94273

Finalmente online os paroquiais. Já possuo o registo de batismo do meu avô. Mas sorte danada que não estão online as digitalizações onde está o assento de batismo do meu bisavô . Curiosamente apesar da freguesia ser hoje s. Barnabé, naquela altura a paróquia era gomes Aires.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 16:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen