Visconde de Seabra: descendência

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Títulos

Visconde de Seabra: descendência

#94326 | manelsp | 25 jun 2005 06:24

estimados confrades,
procuro a descendência de António Luis de Seabra, 1º visconde de Seabra, mais propriamente da que suponho ser também sua filha ALMIRA DE
SEABRA. Não a encontro aqui no Genea entre os filhos do citado senhor, pelo que gostaria, caso fosse possivel, que alguém me desse uma pista.
com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#94327 | LCM | 25 jun 2005 09:17 | Em resposta a: #94326

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Sobre a família Seabra, dos Viscondes de Seabra, é obrigatória a leitura de REIS, Josá Manuel Seabra da Costa; CALHEIROS, Gonçalo Ferreira Bandeira - Genealogia da família Seabra de Mogofores. Porto: 1998.
Segundo estes autores o Visconde de Seabra não teve nenhuma filha Almira. Consultado o índice onomástico apenas aparece uma Almira de Seabra, filha de um parente do Visconde, n. cerca de 1885, s.m.n..

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#94362 | manelsp | 25 jun 2005 17:50 | Em resposta a: #94327

Caro Lourenço,
desde já muito obrigado pela sua resposta. Creio que haverá grandes hipóteses de que se trate da mesma pessoa quer pelas datas quer pelo para mim eloquente "s.m.n.". Conheço a obra mas não disponho dela neste momento (não tenho aqui a minha biblioteca) e quem me pediu que procurasse estas informações nem sequer sabia por onde começar a investigar. Trata-se de uma senhora com uma história complexa e muito interessante, com descendência havida de um primo Jacinto de Matos (qual deles?) que era casado. Um dos filhos mudou mesmo de apelidos porque não se dava com os pais e dizia até ser filho de mãe incógnita (os descendentes descobriram agora tratar-se da tal Almira). Ainda tem netos vivos aqui pelo porto. Já veremos no que isto dá. uma vez mais, muito obrigado.
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#94424 | manelsp | 26 jun 2005 20:04 | Em resposta a: #94327

Caro Lourenço,
escento mais que creio que a tal Almira era neta de Alfredo (?) Balduino, filho do Visconde de Seabra, e também terá algo a ver com um Jacinto de Matos, que era na época desenhador ou arquitecto paisagista e no fim da vida cegou. Não tenho, como lhe digo, aqui o livro dos Seabras de Mogofores. Pode-me confirmar alguns dos dados?
Desde já agradeço
Cumprimentos,
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#94427 | bandeira | 26 jun 2005 20:55 | Em resposta a: #94424

Caro Manuel Pizarro:
D.Almira Aloísia Silva de Seabra, vivia solteira, no Porto em 1916.Teria nascido por volta de 1885 e era filha de Aloísio Augusto Ferreira de Seabra e de D.Almira Augusta da Silva. Era portanto bisneta do 1º Barão de Mogofores, e sobrinha-neta do Visconde, cunhado do Barão. O Aloísio era filho natural de Alfredo Balduíno Ferreira de Seabra da Mota e Silva e de D.Júlia Carlota da Piedade dos Santos Samora e neto do Barão de Mogofores, Manuel Ferreira de Seabra da Mota e Silva e de sua mulher e prima D. Ana Felícia de Seabra e Souza, irmã do 1º Visconde de Seabra, como acima referi.
Gostaria muito de saber a descendência dest senhora, óbviamente...
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#94449 | manelsp | 27 jun 2005 03:08 | Em resposta a: #94427

Caro Gonçalo
agradeço muito a sua resposta. Confesso que lhe poderei contar alguma coisa mas é trabalhoso e os descendentes (sim que os há) pediram-me discrição. Como tal, peço-lhe que solicite o meu contacto ao Genea e por e-mail dar-lhe-ei mais informações ou hipóteses.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#99080 | pebes | 01 set 2005 14:52 | Em resposta a: #94427

Caro Sr.Gonçalo Calheiros:
Desculpe a intromissão no vosso tópico, mas tenho uma D. Almira de Seabra, natural da freguesia de Oliveira do Bairro como sendo filha de Alfredo Balduíno de Seabra e de D. Júlia Carlota da Piedade Samora. Será a mesma?
Antecipadamente grato
Cumprimentos
Pedro MCLMB

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#147943 | viniciushauagge | 13 mar 2007 22:08 | Em resposta a: #99080

Caros Senhores. Meu nome é Vinicius Elias Hauagge e faço mestrado em história do direito, na faculdade de direito da universidade de Coimbra.
O tema da minha tese é o projeto de codigo civil para o Brasil elaborado pelo Visconde de Seabra.
Alguem poderia passar, para meu email (viniciuseh@gmail.com) os dados de algum dos descendentes do Visconde, para que assim eu possa verificar se eles possuem algumas cartas mencionadas por diversos historiadores?
Obrigado,
Vinicius.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#258090 | Mavasc | 06 jul 2010 20:52 | Em resposta a: #99080

Caros confrades

Na Base de Dados consta, como filha legítima do Visconde de Seabra, uma Umbelina de Seabra Morais.
Esta senhora existiu, constava que era filha do Visconde, mas legítima é que creio que não.
Alguém me sabe dizer se esta Umbelina consta do livro " Genealogia da família Seabra de Mogofores"?

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#258124 | Mavasc | 07 jul 2010 10:17 | Em resposta a: #94427

Caros confrades

Na Base de Dados consta, como filha legítima do Visconde de Seabra, uma Umbelina de Seabra Morais.
Esta senhora existiu, constava que era filha do Visconde, mas legítima é que creio que não.
Alguém me sabe dizer se esta Umbelina consta do livro " Genealogia da família Seabra de Mogofores"?

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#258205 | Mavasc | 08 jul 2010 19:24 | Em resposta a: #94327

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#259753 | Angolana | 01 ago 2010 05:26 | Em resposta a: #94326

Um bisneto do Visconde de Seabra, Autor do Código Civil Português, é o Dr. Vítor Seabra, professor na Universidade Lusófona do Porto.
Cumprimentos.
Florbela

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#318104 | Mavasc | 25 nov 2012 11:12 | Em resposta a: #258205

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#318119 | Alvares | 25 nov 2012 15:48 | Em resposta a: #258124

Cara confreira e amiga,

a dita Umbelina obviamente não consta no livro "Seabras de Mogofores". Aliás parece-me que ela não tinha o Seabra em solteira. O homem com quem casou é que tinha os apelidos com que ela aparece na base do Geneall.

O Visconde de Seabra tinha 77-78 anos quando nasceu a Umbelina. O Visconde era rijo, mas daí a ser o "pai da criança" vai uma grande distância. Se ele fosse conhecido por ter tido muitos filhos ilegítimos, eu ainda admitiria mais um aos 77-78 anos. Agora esta situação em que única suspeita surge precisamente em idade avançada faz-me torcer o nariz. Tanto quanto sei, o único elo de ligação é o facto de a mãe da Umbelina ter sido criada (serviçal) na casa do Visconde. Havia certamente mais homens lá por Mogofores, a começar pelos próprios filhos do Visconde. Acho que tudo isto é mero boato sem fundamento.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#318126 | Mavasc | 25 nov 2012 19:17 | Em resposta a: #318119

Caro confrade e amigo

O Visconde teve um filho legítimo aos 70 e tal anos, comprovadamente filho por comprovadamente ter defeitos físicos congénitos idênticos.
Era "rijo", portanto, o Visconde, mas a tal Umbelina, filha de uma empregada da casa, daquele poderia ser filha ( ilegítima e não reconhecida), agora da mulher do Visconde...já tinha falecido.
Trouxe o caso á colação por saber ser erro completo , e por já ter chamado várias vezes a atenção para o mesmo. Não esquecendo, contudo, que devo o nome á sogra da Umbelina!!!!

um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#318127 | Alvares | 25 nov 2012 19:39 | Em resposta a: #318126

Cara amiga e confreira,

sim, o V.S. teve um filho legítimo 3 anos antes de nascer a Umbelina.

A ser filha legítima, a Umbelina teria que ser filha da segunda mulher do Visconde, falecida, salvo erro, em 1915. Mas tal não consta em lado nenhum. Seria portanto desejável que o engano se desfizesse!

Sim, já sabia que o seu nome lhe veio da minha "tia" Maria Benedita de Seabra, com cujos descendentes (dela e da Umbelina), a minha mãe e avó ainda mantinham excelentes relações de amizade.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Seabra: descendência

#318135 | Mavasc | 25 nov 2012 20:54 | Em resposta a: #318127

Caro amigo e confrade

A Umbelina não é filha da 2ª mulher do Visconde, é mesmo filha da tal empregada, e de pai incógnito. Duvido que o tal "incógnito" fosse o Visconde, perdido de amores pela 2ª mulher, quase 40 anos mais nova, e que deixou excelente memória na zona.
Quanto á sua "tia" Maria Benedita de Seabra...pelo menos "afilhada" sou.....o resto são boatos

Grande abraço e até breve

Benedita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 02:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen