Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94408 | chicsov | 26 jun 2005 17:04

ascendência de Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos,c.c José de Figueiredo da Cunha e Melo,mãe da 1ª viscondessa de Taveiro.

sua ligação com Casa dos Lemos em Condeixa ( hoje Casa dos Sottomayor ),
e com Condes e Viscondes de Santar.

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE

#94420 | jliberato | 26 jun 2005 19:36 | Em resposta a: #94408

Caro chicsov,
Com o devido respeito, só não percebo é a urgência, ainda por cima em maiúsculas, o que significa gritar.
Não leve a mail o reparo.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE

#94431 | chicsov | 26 jun 2005 21:21 | Em resposta a: #94420

Caro jliberato

Absolutamente inexperiente no Fórum GP,por isso pf admita os erros.

Humbly yours,

Francisco Garrido de Meireles Folhadela Moreira
~

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94477 | aeiou2 | 27 jun 2005 15:27 | Em resposta a: #94408

Segundo a GELB,Vol 30,era representante do Melo de Mangualde

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94481 | abivar | 27 jun 2005 15:54 | Em resposta a: #94408

Caro Francisco Folhadela Moreira:

Pelo nome e data de nascimento da filha (segundo a base de dados do GP) apostaria que é filha de Manuel Pereira Ramos de Azeredo Coutinho Ramalho, alcaide-mór da Vila de Pereira, nascido em 1774, falecido em 12.04.1817 (aqui no Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132897) e de D. Maria da Conceição de Lemos Pereira de Lacerda, nascida em 29.06.1782 (aqui no GP em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132896), e portanto irmã de Francisco de Lemos Ramalho Pereira de Azeredo Coutinho, 1º conde de Condeixa, nascido em 16.11.1812 (aqui no GP em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54488). Nesse caso seria neta paterna de João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho, sr. da vila de Pereira, irmão do Bispo-Conde Reformador. O dito Bispo-Conde, D. Francisco de Lemos de Faria Pereira Coutinho foi padrinho de uma Senhora da minha família, D. Emília Bicheria (sic) de Bivar Mendonça e Weinholtz que chegou a ser “Senhora de Casa” mas morreu sem descendentes (era filha dos meus tios sexto-avô e quinta-avó - tio e sobrinha - Cristiano Frederico de Weinholtz e D. Ana Norberta de Bivar Albuquerque de Mendonça e Weinholtz); no baptizado tocou pelo Bispo o seu irmão, precisamente João Pereira de Azeredo Coutinho, e foi madrinha a Mulher deste, D. Maria do Cardal Arnaut de Rivo. Aqui na base de dados do GP encontrará bastante desenvolvida a ascendência deste casal.

Foi o Bispo citado que mandou construir o Palácio, que em 1920, foi vendido pelo descendente da família, Francisco de Lemos Ramalho de Azeredo Coutinho, ao Dr. Cândido Sotto Mayor. Por herança o Palácio passou a pertencer a D. Maria Elsa da Piedade Franco Sotto Mayor, casada com o Comandante José Francisco Correa Mattoso.


Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94533 | chicsov | 27 jun 2005 23:17 | Em resposta a: #94477

caro aeiou2

mto obg vossa ajuda.
Sempre ao dispor

Francisco Garrido de Meireles Folhadela Moreira
Chicsov@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94537 | chicsov | 27 jun 2005 23:39 | Em resposta a: #94481

Caro António Bivar

Mto,mesmo mto agradecido vossa ajuda,que ,para além do meu pedido me esclareceu ligaçoes com ''Primas de Moreira da Maia '',que,segundo minha Mãe dizia,seriam os únicos elos com a dita Maria do Cardal. Poderá ser coincidência mas conheci em Mafra,em 1971,na recruta para oficiais milicianos,um ''António Bivar'' que não mais encontrei.Éramos um grupo interessante,com gentes do Norte e Sul,entre eles esse António Bivar,João Vila Franca,António Simões de Almeida,António Mendes de Almeida,Manuel João Teixeira de Melo,etc.Enfim,saudades...

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94541 | rlvz | 28 jun 2005 00:44 | Em resposta a: #94537

Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos era com efeito a filha mais velha de Manuel Pereira Ramos de Azeredo Coutinho Ramalho (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132897) e de Maria da Conceição de Lemos Pereira de Lacerda (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132896). Era irmã de Francisco de Lemos Ramalho Pereira de Azeredo Coutinho (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54488) e também de Maria da Conceição Pereira de Lacerda e Lemos (aqui na base de dados em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192570 desentroncada dos pais).

Segundo notas de uma sua sobrinha-neta, "genealogista amadora", terá nascido em 1808, e em 27.02.1863 foi madrinha da sobrinha, Maria da Conceição (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=257848).

Melhores cumprimentos,

RLVZ

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94560 | chicsov | 28 jun 2005 11:00 | Em resposta a: #94541

Caro RLVZ

Mto obg suas notas que bem me ajudaram.
Vou tentar contactar a Maria da Conceição que penso viver em Moreira da Maia.

Cumprimentos,

Francisco Garrido de Meireles Folhadela Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94561 | abivar | 28 jun 2005 11:06 | Em resposta a: #94537

Caro Francisco Fohadela Moreira:

O Bivar com que fez a recruta não seria o meu irmão Manuel (conhecido por “Balé”)? Nasceu em 1946 (tem mais nove anos que eu) e era muito amigo do João Vila Franca que, como se deve lembrar, infelizmente morreu nessa altura precisamente durante a recruta, se não me engano.

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94562 | abivar | 28 jun 2005 11:08 | Em resposta a: #94537

Desculpe a "gralha" em "Folhadela"!

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94563 | abivar | 28 jun 2005 11:25 | Em resposta a: #94537

Caro Francisco Folhadela Moreira:

O João Vila Franca aparece aqui na base de dados do Genea na página dos Pais, João Santos Lima:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=12835

e D. Heloísa Vila Franca:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=11488,

e dão a data de morte como sendo ainda em 1970, presumo que no princípio da recruta. A sua mensagem também me traz antigas reminiscências; lembro-me bem do João em nossa casa quando eu era miúdo.

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lem

#94565 | chicsov | 28 jun 2005 11:46 | Em resposta a: #94561

Caro António Bivar


Tem toda a razão. Efectivamente era o "Balé". Mande-lhe um abraço, caso ainda se lembre de mim.

Cumprimentos
Francisco Folhadela Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94566 | chicsov | 28 jun 2005 11:51 | Em resposta a: #94563

Caro António Bivar


Confirmo a morte trágica na recruta do João. Na realidade deve ter sido no último trimestre de 1970. Era uma pessoa espetacular que irradiava simpatia e bondade.
Obrigado por todas as informações.
Sou principiante em genealogia, mas estarei ao seu dispor para qq ajuda.

um Abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lem

#94567 | abivar | 28 jun 2005 12:23 | Em resposta a: #94565

Caro Francisco:

Devo estar com o meu irmão amanhã e não deixarei de lhe transmitir o seu abraço.

Um abraço também para si,

António

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94596 | chicsov | 28 jun 2005 16:37 | Em resposta a: #94541

Caro RLVZ

Desculpe-me a ousadia, mas dadas as informações que me forneceu e tendo referido notas de uma genealogista amadora, sobrinha neta de Maria do Cardal,
gostaria que me informasse, se não for incomodo, como posso aceder a essas notas. Já agora não me pode informar se essa sobrinha neta deixou descendencia e se tem o seu contacto???

Fico à espera de uma resposta favorável de sua parte

mto obrigado

Francisco António Garrido de Meireles Folhadela Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94615 | rlvz | 28 jun 2005 22:29 | Em resposta a: #94596

Caro Francisco Folhadela Moreira,

Essa senhora, Joana Inês de Lemos Coelho de Magalhães, minha tia-avó, morreu há mais de 30 anos sem descendência. Os seus papéis foram-me dados pela minha avó, a mais nova das suas irmãs, Maria José de Lemos Coelho de Magalhães (aqui na base de dados do Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=297190 com o nome estropiado de Maria José de Lemos de Azevedo Coutinho de Magalhães e o título de "srª do Mosteiro de Moreira da Maia" que decerto muito a faria rir...)

Não é muita coisa, pois no que diz respeito à família de Condeixa são sobretudo notas relativas aos tios e primos seus contemporâneos, e elementos relativos à ascendência brasileira de João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho, retirados de meia dúzia (literalmente) de documentos que vieram de Condeixa quando a casa foi vendida, e que acrescentam algumas gerações ao que consta aqui na base de dados do Genea.

Estão ao seu dispor, e desde já autorizo o Genea a dar-lhe o meu e-mail.

Com os melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94630 | chicsov | 29 jun 2005 01:41 | Em resposta a: #94615

Cara Rita van Zeler
Mais uma vez, a vida leva-nos ao imprevisível !
pelo ramo Guedes de Carvalho (Mariana de Meireles Freire Barbosa,Sra da Casa de Aveleda ) temos conteúdo. (ver Tomásia Bárbara Januária Guedes de Carvalho,
c.c.,José de Melo Coutinho Garrido ).
pelo ramo van Zeller algum conteúdo temos,..sou casado com Archer, que ,como sabe,através de Jacob Moring e Mariana van Zeller nasceu João van Zeller,c.c. Dorothea Ignacia Whittingham,dos quais.sua filha,Maria Sophia,casou com Diogo
Archer e ...-.
pelo ramo Lemos de Codeixa,resta-me lembrar minha Avó e Bisavó citarem lindas festas e fortes ligações a TAVEIRO e SANTAR.

Enfim, mto agradeço sua ajuda.
chicsov@hotmail.com

Cumprimentos

Francisco Garrido de Meireles Folhadela Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#94631 | chicsov | 29 jun 2005 01:48 | Em resposta a: #94615

Cara RVZL

Esqueci-me de dizer,mas já percebeu,com certeza!
Sou absolutamente inexperiente nestas andanças ( GP ).
Dê-me o desconto devido.
Mto obg.

chicsov

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#310207 | Maria Augusto | 14 jul 2012 18:43 | Em resposta a: #94562

Passei uma vista de olhos por este forum e deparei-me com nomes que ouvia em casa... Sou neta de Francisco de Lemos Ramalho de Azeredo Coutinho, de Condeixa-a-Nova e gostaria de contactar alguem da família, pois não conheço muitas pessoas, apenas de ouvir a minha falecida Mãe e o meuPai falarem... Uma tia miha, já falecida tinha o nome de Maria do Cardal(nome de família,posto pelo pai).Será que alguem me vai responder? Fico a aguardar...
Bem-hajam!
Maria Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Maria do Cardal Pereira Ramos de Lacerda e Lemos

#310238 | rlvz | 15 jul 2012 16:08 | Em resposta a: #310207

Bom dia, Maria Augusto,

Tambem sou trineta de Francisco de Lemos, de Condeixa; a minha avó (Maria José de Lemos Coelho de Magalhães) era prima direita do seu avô Francisco. Fico muito contente de ter contacto com alguém da família dele. O meu e-mail é ritavz@gmail.com

Até breve,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 08:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen