Familia Dias da Silva em Angola

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Dias da Silva em Angola

#94411 | anabelle | 26 jun 2005 17:26

Gostaria de saber se me podem ajudar a encontrar as minhas raizes. Minha avo, Ana Dias da Silva Nightingale, naceu dia 25 de junho 1904 em Luanda. seus pais eram Adelaide Dias da silva e Arthur Nightingale (british consul). Minha avo tinha 2 irmaes (Beatriz e margarida) e um irmao Ernest . Agradeço desde já a ajuda na procura da proveniência da minha familia.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94453 | aeiou2 | 27 jun 2005 08:14 | Em resposta a: #94411

Não sabe a freguesia de nascimento da sua avó e irmãos em Luanda.Assim só com muita sorte.Há um site sanzalangola onde poderá encontrar, ajuda, talvez...
Sabe onde terá nascido o seu avô Arthur Nightingale?
Bom trabalho

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94456 | anabelle | 27 jun 2005 09:42 | Em resposta a: #94453

Cara Maria

obrigado pela resposta. Da minha avo so sei que ela nasceu em sao paulo de Luanda e foi batisada em 1922/26 ??? em Nossa senhora da Conceiçao. Os pais parece que nao eram casados mas ela tem o nome do pai. Os irmaos sao mais velhos que ela e nao sei nada deles. Sei so que Beatriz casou com um Caleres.
Arthur Nightingale nasceu em inglaterra em 22/11/1859 ? Upper Scooting Surrey.

Desculpa para o meu portugues/frances ;-)

Anabelle

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94459 | aeiou2 | 27 jun 2005 09:47 | Em resposta a: #94456

Cara Anabelle,

No familysearch talvez encontre suas raizes britânicas, e tente o sanzalangola pois há gente muito simpática
Um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94502 | JMSA | 27 jun 2005 18:25 | Em resposta a: #94456

Pode ser que tenha alguma informação que lhe interesse... Sabe se a sua Tia Beatriz, que casou com o Senhor Caléres, tiveram uma filha, também Beatriz e que veio a casar com Raúl Radich? Todos eles viveram em Angola, logo a probalidade é grande... Acho que o casal Beatriz e Raúl teve descendência mas não tenho a certeza.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94551 | anabelle | 28 jun 2005 07:01 | Em resposta a: #94502

Caro JMSA

Muito obrigado pelo seu interresso. Perguntei a minha mae e ela se lembra de ter ovido sua mae dizer que a Beatriz tinha uma filha chamada igualemente Beatriz. Minha avo ficou sempre em contato com a Beatriz depois de ter casado com o um meu avo e veu morrar em Portugal. Mais toda a correspondencia desapareceu !!! :-( mais um vez um grande obrigado por sua ajuda e, todo informaçoes sobre meus antepassados me interressa...

Merci
Anabelle

P.S Maria registem no site e estou a espera da resposta deles ??? No family searh ja tinha feito buxcas mais so o encontrei no census 1881 (a tantos A. Nightingale e parece que ele estava sempre fora) sem mais otras informaçoes e a embaixada britanica nao me responde igualement. Vou tentar de novo. Voce sabe como ter um certidao de nascimento em inglaterra de 1859/60 ???

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94552 | aeiou2 | 28 jun 2005 07:51 | Em resposta a: #94551

Cara Anabelle,

Tente este contacto sff: DocumentsOnline@nationalarchives.gov.uk,cuja morada é
The National Archives
Kew,Richmond
Surrey,UK
TW9 4DU

ou este site 3w.nationalarchives.gov.uk

São muito simpáticos e indicam onde procurar

Um abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94632 | anabelle | 29 jun 2005 08:19 | Em resposta a: #94552

Cara Maria,

Obrigado pelo contacto. Envie um email e eles responder-me rapidamente. Eles estao a fazer buscas e daqui 10 dias terei novidades deles. Tens razao eles sao muito simpaticos. ;-))

Um grande abraço
Anabelle

P.S. Caro JMSA
Espero ter breve novidades de você !
Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94634 | aeiou2 | 29 jun 2005 08:52 | Em resposta a: #94502

Andei no Colégio em Lisboa com uma Raquel Radich (1954),que era de Moçamedes e que cursou Direito (UL).Era ruiva e olhos verdes,parece que também tinha ascendência Holandeza.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94675 | JMSA | 29 jun 2005 16:40 | Em resposta a: #94634

Tem razão, são os mesmos. Viveram em Moçamedes. A Raquel Radich que conhece deve ser filha do casal Raúl Radich e Beatriz Caléres. Vou tentar saber mais alguma informação pois mais nada sei.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94682 | anabelle | 29 jun 2005 18:06 | Em resposta a: #94675

Caros Maria e JMSA,

Estou realmente contente de saber isto. Moçamendes é em Portugal o em Angola ???
Maria, a data 1954 e o ano de nascimento de Raquel o do colegio ? Radich é de qual origem (hollandesa ?).
Tinha esquecida que vergonha) minha tia Ana Maria da Cunha Lima (irma da minha avo (nao o mesmo pai) Da Cunha, nome do pai dela et Lima do esposo (morto em Angola) tiverem muitos filhos algums do que me lembro : Armindo (morto em Angola durante a independencia), Joaquim (estava em Angola agora ???) Helena(parece que faleceu em Lisboa ???), Adelaide, Irena, mimi (Maria-...) e jaime(faleceu). Em Portugal minha tia morava na Mealhada.

Um grande abraço a vos dois por sua ajuda.
Cumprimentos de França

Anabelle

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#94731 | anabelle | 30 jun 2005 08:59 | Em resposta a: #94682

Jà vi Moçamedes é na Angola !!!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112486 | tucha57 | 20 fev 2006 15:07 | Em resposta a: #94731

Cara Anabelle bom dia!
Vim parar a este forum por acaso e aqui tem algumas informações que a podem interessar: A minha avó chamava-se Beatriz e recordo-me da minha mãe dizer que tinha uma irmã Margarida.
A minha avó Beatriz era casada com um João Caleres. Tiveram 3 filhos: Beatriz, Artur e João. De Beatriz nasceram Raquel e Elsa que vivem em Portugal. De Artur, Paule e Beatriz (que sou eu) e de João dois rapazes gémeos cujo nome não me recordo!
Lembro-me perfeitamente de em Angola conhecer um primo afastado que se chamava Nightingale. Depois do nosso regresso de Angola, nunca mais soube nada dele! Vivo actualmente em Bruxelas. Se precisar de mais informações, é só contactar-me!
Beatriz Caleres

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112490 | anabelle | 20 fev 2006 15:50 | Em resposta a: #112486

Cara prima beatriz,

Estou contente que passaste por este fórum. Estou em contacto com a Elsa Radich e, a família aumenta-se. Tive alguns nomes via a Elsa ( Os gémeos da Joao chamam-se Rui e Carlos).
Vou mesmo assim situar-me na família. Vou ao mais simples.

Beatriz e Magarida, tinham uma meia-irmã Ana (o minha avo)assim que um irmão do qual não sou certo do nome Ernest (?).
a Minha avó teve 4 filhos : Artur, Orlando [ aquele que viu sem dúvida em Angola de acordo com que disse-me Elsa (sabido por Branca) ], Isabel (minha mãe) e José- Antonio.
Artur ficou em Angola mas, a família dele está em Portugal. Orlando após anos no Brasil, retornou igualmente em Portugal. A minha mãe vive em França e o Zé está no Porto.
Naturalmente, tenho cheios de perguntas. Deixo-o o meu correio electrónico assim, será mais simples para trocar as nossas informações. Vivo na França.
syl@cegetel.net
Beijinhos
Anabelle Latruwe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112491 | tucha57 | 20 fev 2006 16:01 | Em resposta a: #112490

Então prima vou contactá-la por esta morada e mandar-lhe algumas fotos ok?
Beijinhos
Beatriz
Vive onde em França? Quem sabe um dia nos podemos ver!!!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112495 | anabelle | 20 fev 2006 16:16 | Em resposta a: #112491

Espero das teus notícias: -))
Acabo de recordar-me que um filho do meu tio Orlando vive em Bruxelas mas onde não tenho destas notícias. Este verão, normalmente, vou passar os meus feriados em Portugal e, poderia pedir.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112497 | tucha57 | 20 fev 2006 16:21 | Em resposta a: #112495

Seria óptimo Anabelle, bem gostava de conhecer o outro lado da familia!!!
Já enviei algumas fotos ok?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112498 | fertelde | 20 fev 2006 16:22 | Em resposta a: #94411

O mais provavel è que tenha sido baptizada na Igreja de Nsª Srª da Conceiçao em Loanda, Angola, uns dias depois da data de nascimento...
Por acaso estou em contacto com Luanda para buscar na mesma Igreija uma certidao de nascimento de um bisavô meu e, vou pedir a esta pessoa que aproveite e peça a certidao da sua avó.
Entretanto, uma pergunta: tem alguma certidao de nascimento ou algum documento que dê como certa a data de nascimento que aponta para a sua avó: 25.06.1904??
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112500 | anabelle | 20 fev 2006 16:43 | Em resposta a: #112498

Caro Fenando,
Tenho na minha possessão o acto de obito da minha avó e, é notado que nasceu o 25/6/1904 em Luanda. Encontrei igualmente um rascunho de carta do meu avô onde pedia um acto de batismo da minha avó. O que me surpreende é a data. Escreve que foi baptizada em Nossa Senhora da Conceiçao em 1926. mas como o pai era britânico talvez que não era católica ao início e apenas quando casou-se (1 casamento do qual não conheço o nome do seu défund marido)???
Em todo caso, é-se muito agradável à vocês fazer pedido ao vosso amigo.
Obrigado ter pensado à mim.
Fico à vossa disposição.
Cumprimentos
Anabelle Latruwe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112506 | fertelde | 20 fev 2006 17:31 | Em resposta a: #112500

Estimada Anabelle: Na verdade è bem possivel que nao se tenha batizado a sua avó na data em que nasceu pelo facto que aponta, ser o pai Ingles e alén disso era Consul e, isso è possivel. Mas no documento que aponta do seu avô em que pede o baptismo e que indica o ano de 1926, aparece a data, dia e mes em que tera sido batizada??
Porque, se bem a Igreija de Nsª Srª da Conceiçao era utilizada apenas para gente importante da època para os batizados, se nao sabemos o dia ou pelo menos o mes, a busca será bastante mais complicada, se bem creio que em Luanda de 1926, nao haveria muitos a serem batizados nessa Igreja. Vamos a ver.
Também ha a possibilidade de que a sua bisavó, que seguramente era Católica, possa ter batizado a sua avó, sem o conhecimento do pai... no ano de nascimento da sua avó...
Coincidencia que a certidao de batizado do meu bisavô que estou buscando, era também filho de Ingles...
È muito possivel que o seu bisavô e o meu trisavô se tenham conhecido nessa època em Luanda...
Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112516 | anabelle | 20 fev 2006 19:05 | Em resposta a: #112506

Caro Fernando,
Infelizmente, o papel que indica o lugar e data da minha avó, não é na minha possessão. É a minha mãe que tem-o e, e não sei se é aqui, em França, ou em Portugal ? Deve retornar de feriados amanhã e, interrogar-lhe -ei. Mas, não tenho grande esperança que haja menção do dia e o mês (na minha possessão, tenho apenas o ano e o lugar). Mas, se como vocês ditos esta igreja era utilizada pouco para os baptismos, talvez... com efeito, A qual época em Angola encontrasse-se do seu bisavô ? É bem possível que a comunidade inglesa presente devia conhecer-se mais ou menos e que, os nossos antepassados conheciam-se.
Para o baptismo da minha avó, é possível que tem-se casado imediatamente após o baptismo ??? (ele porque deste baptismo nesta igreja???). não conheço de forma alguma a história desta igreja e, sobre o web, não encontro nada ! Naturalmente, estou pronto para reembolsar as despesas causadas.
Obrigado.
Melhores cumprimentos,
Anabelle

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112518 | anabelle | 20 fev 2006 19:42 | Em resposta a: #112506

Esqueci dar-lhe o meu email : syl@cegetel.net

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112519 | fertelde | 20 fev 2006 19:58 | Em resposta a: #112516

Estimada Anabelle: Pode que o baptismo tenha sido antes do casamento, assim o noivo ou a familia do noivo tenha pedido( exigido) isso ou o mais certo, porque sem o baptismo nao poderia ter casado pela Igreija. Assim, conhecendo, ou se sabe a data do casamento, teriamos uma data mais aproximada do batismo. Mas se o batismo foi 22 anos depois do nascimento, poderiamos talvez entender, que o registro do nascimento tenha sido feito no Consulado de Inglaterra em Luanda.
Esta Igreija encontra- se ao lado do Palacio do Governo de Angola, o antigo Palacio do Governador Geral de Angola. Ali se batizavam e casavam as pessoas mais importantes da cidade de Loanda. Se batizaram alí a sua bisavó, com 22 anos,è porque ali casou e, se alí casou, è porque o pai ou a familia do marido eram gente importante da època.-
Familias Inglesas em Loanda: de facto devem ter se conhecido. o meu bisavô materno, filho de Ingles, nasceu em Loanda, por volta de 1874, e alí viveu, pelo menos uns 20 anos...assim se pode inferir que se conheceram.-
Amanha tentarei sacar uma cópia da Igreija da Nsª Srª da Conceiçao e se a enviarei.- As despezas, nao terao que ser cobertas porque nao haver´´a mais despesas do que aquelas que se vao a efectuar para buscar o doc. do meu bisavô.-
Atenciosamente,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112522 | anabelle | 20 fev 2006 20:52 | Em resposta a: #112519

Estimado Fernando,
Não sei a data deste casamento e, nem o nome do cônjuge porque, a minha avó casou com o meu avô em segundo. Deste primeiro cônjuge, exactamente sei que era farmacêutico e que teveram uma rapariga. Morreram ambos e a minha avó casou com o meu avô alguns tempos após (sempre em Angola). De resto, também nao conheço a data de casamento dos meus avos ! Se o nascimento for feito junto do consulado onde encontra-se hoje ? Interrogo a minha mãe ainda e ainda, na esperança que novas lembranças sobem em superfície.
Obrigado para a tua gentileza
Beijinhos
Anabelle

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112588 | fertelde | 21 fev 2006 19:24 | Em resposta a: #112522

Anabelle: nao tem nada que agradecer, aqui estamos para dar uma ajuda no que se possa. Estive todo o dia de hoje a tentar buscar uma foto da referida igreja mas nao consegui. Entretanto o pedido de busca da certidao foi encaminhada para Luanda mas, a pessoa que ficou de visitar os registros paroquiais, diz que temos que esperar um pouco porque o paroco local que tem os livros, apenas disponibiliza os mesmos nos sabados e, entao temos que ter paciencia...
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#112623 | anabelle | 22 fev 2006 09:05 | Em resposta a: #112588

Fernando, até agora, não sabia como obter-me o certidao então, pacientar, não é realmente um problema para mim. Agora, tenho uma pequena esperança de ter este acto graças a você. Obrigado.
Cumprimentos
Anabelle Latruwe

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#113676 | fertelde | 09 mar 2006 10:20 | Em resposta a: #112518

Estimada Anabelle: Acabo de lhe enviar por mail umas imagens da Igreja onde foi baptizada a sua bisavó.
Cumprimentos, Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#125385 | jflfl | 21 ago 2006 00:41 | Em resposta a: #113676

Caro Fernando de Telde
Saberá porventura como posso tentgar aceder a um registo de casamento que terá ocorrido em Angola (presumo em Luanda) entre 1912-1920?
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#125405 | fertelde | 21 ago 2006 11:58 | Em resposta a: #125385

Estimado Joaquim Falcâo de Lima:
Tente os Arquivos Centrais de Lisboa, se as pessoas em causa sâo nascidas no território de Portugal Continental.
Se é assim, pedindo a certidâo de nascimento, alí terá averbado o casamento e falecimento ( caso seja).-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#125484 | jflfl | 22 ago 2006 00:37 | Em resposta a: #125405

Caro Fernando de Telde
Obrigado pela sua resposta.
Quando refere arquivos centrais de lisboa, refere-se aos arquivos de identificação ou ao Arquivo Distrital que funciona na Torre do Tombo?
Cumprimentos
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#125516 | fertelde | 22 ago 2006 12:22 | Em resposta a: #125484

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/

Aqui tem a direcçâo de contacto para obter certidôes. ( Arquivos de Identificaçâo)-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#125585 | jflfl | 22 ago 2006 20:09 | Em resposta a: #125516

muitissimo obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Dias da Silva em Angola

#139571 | fertelde | 08 jan 2007 08:43 | Em resposta a: #94411

Ola Anabelle:
Voltei, mas com uma direcçâo e-mail diferente, pois perdi a outra conta, Contacta comigo para esta nova direcçâo. fertelde@hotmail.com
Abraço,
Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 23:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen