Barões de Aquino - Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Brasil | Regiões | Bibliografia

Barões de Aquino - Brasil

#94539 | JBrito | 28 jun 2005 00:42

Saudações

Procuro informação acerca dos Barões de Aquino, no Brasil (Nova Friburgo, Juiz de Fora, Cantagalo) e famílias aparentadas. As poucas informações que tenho são as existentes na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e no Dicionário das Famílias Brasileiras.

Desde já os meus agradecimentos, nomeadamente aos confrades brasileiros que possam buscar nos livros de genealogia do Brasil, a que não tenho acesso.

Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Bar?de Aquino - Brasil

#146065 | Leac | 01 mar 2007 17:30 | Em resposta a: #94539

Jorge, tenho informações sobre o Barão de Aquino.
Meu avô é bisneto dele.
Você faz parte da família?

Abç, Lea

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Aquino - Brasil

#147008 | JBrito | 07 mar 2007 23:45 | Em resposta a: #146065

Cara Lea

Já a contactei para o seu endereço pessoal.

Cumprimentos
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Aquino - Brasil

#148276 | DalBuys | 15 mar 2007 02:56 | Em resposta a: #147008

Prezada Lea,
Tenho uma foto da Baronesa de Aquino com se filho João. Gostaria de ter mais inofmações sobre esses dois personagens. Se puder ajudar-me, agradeço.
Com os melhores cumprimentos
DBuys

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Aquino - Brasil

#148288 | JBrito | 15 mar 2007 10:51 | Em resposta a: #148276

Caro DBuys

A baronesa de Aquino de quem fala será, decerto Rita Luísa Ribeiro, casada com o barão José de Aquino Pinheiro. A informação que tenho é que este casal teve 15 filhos, dos quais "apenas 8 sobreviveram". Tenho entretanto vários dados biográficos relativos ao barão e à sua família. Você é aparentado com estes titulares?
Eu estou muito interessado em ver a fotografia de que fala, pois eram parentes de uma avó minha.

Cumprimentos
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Aquino - Brasil

#148338 | DalBuys | 15 mar 2007 13:36 | Em resposta a: #148288

Prezado Jorge de Brito,

Não sou parente desta família, mas sim tenho uma imensa coleção de fotos do século XIX, da qual faz parte a baronesa de Aquino e seu filho João, num recorte de uma foto. Como faço uma ficha catalográfica para cada foto da minha coleção, busco sempre o maior número de dados para preencher estas fichas. A foto em questão era do tamanho "cabinet", mas foi recortada e só aparecem mãe e filho.

Se for do seu interesse, posso fotografar a foto e enviá-la por e-mail. Basta que me mande a sua direção eletrônica.

Com os melhores cumprimentos,

DBuys

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Aquino - Brasil

#148353 | JBrito | 15 mar 2007 14:22 | Em resposta a: #148338

Caro DBuys

Tenho todo o interesse. O meu endereço é jbmbritoarrobagmailpontocom.
Aproveito para perguntar como tem conhecimento da identidade das pessoas fotografadas? Existia legenda? Se puder digitalizar e enviar-me essa legenda agradeço também.
Entretanto, quando tiver os dados biográficos da baronesa de Aquino comigo, espero enviá-los para seu conhecimento.

Cumprimentos
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Aquino - Brasil

#148453 | DalBuys | 15 mar 2007 21:06 | Em resposta a: #148353

Prezado amigo,
Tão logo tenha fotografado a baronesa com o filho, enviarei para o seu e-mail.
Respondendo à sua pergunta, digo-lhe que este foi e continua sendo um trabalho árduo. Comecei a minha coleção com um álbum que eu foolheava quando tinha meus 9 anos de idade, em casa de umas tias-avós. Perguntava a uma delas quem era o fotografado e ela me respondia, ao que eu dizia, mas não tem o nome atrás, vamos colocá-lo? Assim, deste primeiro album foi salva a identificação de 99% das fotos. Quando faleceram s três ditas tias, este album veio às minhas mãos, já que era o único da famíia a interessar-me pelo assunto. Da mesma forma, fui visitar todos os parentes que tinham albuns semelhantes e também escrevia os nomes atrás. Veja bem, hoje, estou com 65 anos e estas identificações foram feitas numa espécie de luta contra o tempo, pois quase todos aqueles que conheceram os fotografados já tinham falecido e restavam os que sabiam quem eram pela memória, afora as fotos que continham dedicatórias com suas assinaturas. Com todos os outros álbuns que vim a adquirir, com o correr do tempo, fazia o mesmo trabalho. Procurava a família e, principalmente, os mais velhos, para identificar. Muitas outras fotos, como fui exercitando a memória visual, fui identificando por comparação e por visitar todas as coleções de retratos existentes nos arquivos públicos, institutos históricos, bibliotecas e coleções particulares de famílias amigas e de colecionadores. Quando vivi em Portugal, consegui adquirir algumas boas fotos da Família Real portuguesa, todos parentes dos nossos Bragança, pois eram sobrinhos do Imperador D. pedro II.
Já estou a ser um bocado extenso e paro por aqui. Posso demorar um pouco, mas não ficará esquecido o prometido. O amigo receberá a foto.
com os melhores cumprimentos
DBuys

Resposta

Link directo:

RE: Bar㯠de Aquino - Brasil

#150975 | Leac | 02 abr 2007 13:34 | Em resposta a: #148453

Caro DBuys,

Somente hoje entrei no forum e vi seus posts.
Com quais informações sobre a baronesa posso lhe ajudar? O senhor está interessado na genealogia da família?
Assim como o Sr. Jorge, tenho grande interesse em receber cópia dessa foto.
Tenho cópia da fotos do Barão e da Baroneza de Aquino e do Visconde e Viscondessa Pinheiro, se for de interesse para sua coleção posso te enviar via e-mail.

Abraço, Léa

Resposta

Link directo:

RE: Bar㯠de Aquino - Brasil

#150976 | Leac | 02 abr 2007 13:35 | Em resposta a: #150975

Sr. DBuys,

Esqueci de informar meu e-mail: edilea@bellsouth.net.

Grata, Léa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen