Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#94633 | Luís Projecto | 29 jun 2005 08:20

Caros confrades

Na impossibilidade de me deslocar à outra ponta do país peço a uma alma gentil o favor de efectuar uma pesquisa no ADViseu:
Procuro a ascendência de Pedro de Almeyda. É natural de Póvoa de Cervães, Freguesia de S. João Baptista, concelho de Mangualde. Filho de António de Almeyda e Marianna Cabral. Casou em 1/6/1753 em Redondo com Anna Gomes. Não tenho informação sobre a data de nascimento - só é possível supor pela dada de casamento.

Qualquer informação sou muito agradecido.
Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#94671 | Luís Projecto | 29 jun 2005 16:01 | Em resposta a: #94633

Caros confrades

Para completar a minha informação adianto que Pedro Almeyda nasceu em 1715. O meu objectivo é conhecer a ascendência, pelo que peço a colaboração de quem possa consultar o assento de nascimento no ADViseu.

Recordo:

Pedro Almeyda
Nasceu em 1716 em Póvoa de Cervães, Freguesia de S. João Batptista, concelho de Mangualde
Filho de António de Almeyda e Marianna Cabral

Grato de todo

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#101813 | romeiroc | 30 set 2005 13:46 | Em resposta a: #94671

Boa Tarde Luís,
Se quiser pode pedir o Assento pela Internet através do link http://www.ad-viseu.com/ . As técnicas de arquivo de Viseu são extremamente competentes, rápidas e muito simpáticas.
Uma fotocópia simples do assento de baptismo são apenas 0.50€ e pode pedir envio de carta à cobrança.

Com os melhores cumprimentos,

Sílvia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#101836 | JMCM | 30 set 2005 17:02 | Em resposta a: #101813

Caros Srs.
Caso tropessem em algum destes assentos de baptismo, agradeço que me comuniquem

1- Domingos José de Oliveira, nasceu lugar da Aldeia das Posses, Freguesia Castelo de Penalva, (Um dos filhos nasceu em 1818).
Filho de Manuel Lourenço e de Maria de Oliveira, Naturais da Aldeia das Posses

2- Anna Maria, Natural da Villa de Mangualde (Rocio). (Um dos filhos nasceu em 1818)
Filha de António da Cunha e de Eufrazia Maria. Naturais da Vila de Mangualde. (Rocio)

3- Antónia Joaquina, natural de Santo André, freguesia de São Julião, Mangualde. (Um dos filhos nasceu em 1813)
Filha de João Rodrigues, Natural de Mangualde e de Eufémia de Figueiredo, natural de Santo André, freguesia de São Julião, Mangualde.

Com os melhores cumprimentos
Ao dispor
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#101865 | LProjecto | 30 set 2005 22:50 | Em resposta a: #101813

Cara Sílvia,
Muito agradecido pela sua sugestão. Na verdade, já pedi ao ADViseu e já me foi enviada a cópia do baptismo de Pedro Almeida. Infelizmente, só refere o nome dos pais (que eu já conhecia) e não refere a naturalidade dos mesmos, pelo que não me é possível conhecer mais ascendentes nesse ramo. Também fiquei com uma excelente impressão das técnicas de arquivo - muito eficazes na resposta.

Com os melhores cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#101890 | victorferreira | 01 out 2005 13:02 | Em resposta a: #101865

Ora essa ...
Logo agora que eu ia a Viseu na Segunda e estava a preparar-me para, junto com as minhas coisas, dar-lhe uma mãozinha no AD ...
Bom, mas se a lógica não é uma batata, era comum que os noivos casassem na terra da noiva e por isso, é provável que uns aninhos antes se encontre o registo de casamento dos pais na mesma Freguesia. O problema é: 'quantos anos antes?'. Sabe da existência de alguns irmãos de Pedro? Outra coisa a procurar são as certidões de óbito dos pais, mas mais difíceis de 'afinar a pontaria' temporal.
Por fim, e menos difícil será tentar uns vinte anos antes mais coisa menos coisa procurar o registo de baptismo da mãe.
Não prometo nada mas vou tentar. Bfs.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#102018 | LProjecto | 02 out 2005 23:34 | Em resposta a: #101890

Caro Victor Ferreira,

Fico-lhe bastante grato pela sua gentileza e predisposição para ajudar o próximo!

Rectificação: Pedro de Almeida nasceu a 17.02.1716 (e não 1715 como referi na abertura do tópico) - Póvoa de Cervães - Mangualde. Filho de António de Almeida e Mariana Cabral. Padrinhos: Eufémia Cabral e Pedro Cabral (no assento os padrinhos são referidos como "seus cunhados"... não sei de quem - supostamente de António de Almeida!!).
Não sei da existência de irmãos. Só sei que Pedro casou em Redondo, em 1753, com Ana Gomes.

Sempre ao seu dispor para o ADÉvora.

Os melhores cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#108177 | romeiroc | 28 dez 2005 14:54 | Em resposta a: #101865

Caro Luís,

Peço desculpa por só responder agora, mas o genea não enviou o aviso de resposta para o meu e-mail.
Só uma sugestão: Já tentou solicitar Assento de Baptismo, por exemplo, de um irmão ou irmã?
Nessa altura as pessoas tinha "carradas de filhos". Experimente solicitar um assento de Baptismo Maria (todos temos uma na família), filha dos mesmos pais e nascida entre 1710 e 1720. Pode ser que resulte - Eu tive sorte.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

AD de Évora e Lisboa-Dakar

#108223 | victorferreira | 28 dez 2005 19:05 | Em resposta a: #102018

Caro Luís Projecto,

Começo por lhe desejar, embora um pouco atrasados, os melhores votos nesta quadra. Qualquer coisa como, felicidade e saúde e, já agora, que ganhe o Euromilhões e, se gostar, que vá ver o Dakar de helicóptero, e que a aeronave não fure nenhuma pá da hélice em nenhum prego.

Posteriormente à sua mensagem já tive que ir a Viseu, mas não pude ir ao AD.
Não está esquecido.

Lembrei-me foi de aproveitar a sua oferta para ver de uns familiares Cortes e Figueiredos da zona de Borba e arredores.

1. Começo por transcrever um trecho de um tópico que lancei em tempos, sem grandes avanços:
"... De Estremoz até Veiros e Monforte, por fins do séc. XIX havia uma série de propriedades de famílias Cortes aparentadas (Cortes da Valeja, Cortes do Monfortinho, Cortes do Freixial, Maldonado Cortes da Azenha Branca, Matos Cortes).
Para o lado de Elvas, chegavam até à propriedade da Alcobaça, perto de Vila Fernando.
Por volta de Borba, os Cortes do Pombal, os Cortes da Morgada, os Cortes da Rosada (dentro dos Arcos).
Solicito aos confrades - e antecipadamente agradeço - informações sobre esses ramos ... etc."

2. Os Figueiredos que se seguem, de Vila Boim (Elvas), estão ligados aos Cortes pelo casamento do personagem 8 da relação que se segue. Mas nada mais sei sobre estes últimos e o pouco que sei sobre os Figueiredos aqui resumo:

Manuel Joaquim Figueiredo cc Joana Vicência Capucho Figueiredo, moradores em Vila Boim, mas de origem a confirmar, provavelmente ele Vila Boim, ela de Évora, mas não sei a Freguesia..
Tiveram 8 filhos:
1. Antão José (Capucho) Figueiredo, cc Ana Janeiro (Figueiredo). Antão foi soldado na Grande Guerra (1914-18) e era professor. Ana seria provavelmente dos Janeiros, proprietários na região de São Romão (Vila Viçosa). Tiveram:
1.1. Eduarda (‘Dica’) Janeiro Figueiredo, cc seu primo co-irmão Manuel Joaquim Bajanca Figueiredo (provavelmente da Terrugem);
1.2. Ana Janeiro Figueiredo;
1.3. Manuel Antão Figueiredo. Funcionário do Banco de Portugal. Um apaixonado pela arqueologia, numa das suas expedições, em passagem de barco pela Ribeira de Odeleite, afogou-se tentando ajudar dois companheiros tendo um morrido junto com ele. Parece que ficou sepultado num cemitério local;
2. Deolinda (‘Linda’) Capucho Figueiredo, cc Fausto Pina Figueiredo, funcionário do Crèdit Lyonais. S.g.
3. Joana (‘Janeca’) Capucho Figuieredo, cc Mário Alves, negociante. S.g.
4. João Capucho Figueiredo, cc Emília Fitas. Teve uma chapelaria em Elvas. S.g.
5. Joaquim Capucho Figueiredo, cc Ana (‘Anica’) Cordeiro Bajanca, da Terrugem. Teve uma mercearia na Travessa do Rossio em Vila Boim. Tiveram:
5.1. Manuel Joaquim Bajanca Figueiredo, cc Eduarda (‘Dica’) Janeiro Figueiredo. Vice-gerente de uma agência bancária em Borba. S.g.;
5.2. Maria Antónia Bajanca Figueiredo cc (?). Vive em Lourenço Marques (Maputo);
5.3. Joaquim Bajanca Figueiredo cc (?), de Elvas. Seguiu a carreira militar;
6. Maria Capucho Figueiredo. Ficou viúva do primeiro marido (N. ?) muito cedo, do qual herdou uma propriedade no Carvão, no caminho de Borba para Elvas. Voltou a casar com N.(?) Camoizas (ou Camoisas, ou Camousas), irmão de um outro Camoizas político da 1ª República. Este último, segundo histórias familiares a confirmar, ficou famoso por discursar mais de 24 horas seguidas na Assembleia da República ... só para não deixar que outros pudessem discursar (sabe-se lá por quê ...). Maria divorciou-se do segundo marido.
7. Ana (‘Anica’) Capucho Figueiredo. Solteira. S.g.
8. Leandro José Capucho Figueiredo, cc Isabel de Jesus Cortes, de Estremoz. Tiveram:
8.1. Manuel Leandro Cortes Figueiredo, C.g.
8.2. José Cortes Figueiredo, S.g.
8.3. João Manuel Cortes Figueiredo, C.g.

Os que me interessam são o casal do nº8 e os seus ancestrais.
- Leandro nasceu em 12 de Março de 1891, provavelmente em Vila Boim.
- Isabel de Jesus Cortes nasceu em 13 de Abril de 1895, em Estremoz, mas não sei a Freguesia. Era filha de José Maria Cortes e de Joana Cordeiro Cortes (estes últimos nomes são esses, mais coisa menos coisa).
Não lhe peço um levantamento completo (era o que faltava ... se quiser que venha a Évora ...), mas tão somente a confirmação destas datas e filiações, associada que ficará à garantia de que os livros estão aí para quando eu tiver tempo de os visitar.

Para 'quando' e 'se' me quiser fazer esse favor.
Novamente, um Dakar Feliz.
VF

Resposta

Link directo:

RE: AD de Évora e Lisboa-Dakar

#122897 | LProjecto | 16 jul 2006 16:56 | Em resposta a: #108223

Caro Victor,

Queira desculpar o facto de só agora lhe responder, mas acontece que por motivos profissionais tenho andado mais ausente destas lides.
Estou a contar enviar-lhe notícias (relativas à Isabel de Jesus Cortes) no decurso da próxima semana.

Um abraço.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#122903 | LProjecto | 16 jul 2006 18:05 | Em resposta a: #102018

Para completar a informação que apresentei no post anterior:

Pedro de Almeida nasceu a 17.02.1716 - Póvoa de Cervães - Mangualde.
Filho de António de Almeida, natural de Nespereira - Gouveia, e de Mariana Cabral, natural de Póvoa de Cervães - Mangualde.
Padrinhos: Eufémia Cabral e Pedro Cabral (no assento os padrinhos são referidos como "seus cunhados"... não sei de quem - supostamente de António de Almeida!!).
Pedro casou em Redondo, em 1753, com Ana Gomes e deixaram descendência.

Resposta

Link directo:

ADÉvora=Acelerar a Desidratação em Évora

#122911 | victorferreira | 16 jul 2006 19:09 | Em resposta a: #122897

Caro Luís,
Um abraço e venham daí essas notícias.
[deve estar jeitoso em Évoras nestes dias ... O melhor é tomar um cafezinho beem, mas beem quentinho, à hora do maior calor: receita de um amigo ... de Évora]
VF

Resposta

Link directo:

RE: ADÉvora=Acelerar a Desidratação em Évora

#123295 | LProjecto | 21 jul 2006 21:12 | Em resposta a: #122911

Caro Victor,

Não imagina como gostaria de lhe trazer boas novas, mas infelizmente nada...
Passei a pente fino todas as paróquias do concelho de Estremoz nos livros de baptismo de 1895 - correspondentes à data em que, provavelmente, terá nascido Isabel (13.04.1895) e nem sombra da dita cuja.
Tem a certeza de que a menina nasceu mesmo na referida data e no concelho de Estremoz? Tem mais alguma pista?
Das duas uma, ou foi baptizada mais do que 8 meses depois do seu nascimento (o que contraria o que era usual) ou talvez tenha sido baptizada numa outra paróquia limítrofe ao concelho de Estremoz, que me diz?
Ainda assim, fique certo que não virei as costas a este desafio... na próxima semana procurarei mais uma investida.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#132598 | EmanuelFC | 30 out 2006 21:10 | Em resposta a: #108177

Como pedir não custa, se alguem me puder ajudar e encontrar este assento mais ou menos facil no AD Viseu, procuro um Francisco Lopes Corrêa, de 27 anos em Setembro de 1915 (portanto nascido em 1888, mais coisa, menos coisa), natural da freguesia de Queiriga, concelho de Vila Nova de Paiva, filho de Antonio de Oliveira e de Maria Corrêa.
Desde ja, um obrigado por qualquer ajuda
André Correia

Resposta

Link directo:

Ajuda Arquivo Distrital de Viseu

#426989 | NunoFialhodOliveira | 07 set 2020 15:27 | Em resposta a: #102018

Caro Confrade Luís Projecto Calhau,

Se ainda mantém interesse neste tópico, pergunto se conseguiu avançar entretanto nos relacionamentos familiares de Antonio d' Almeida e Marianna Cabral e teria interesse em partilharmos alguma informação a seu respeito.

Como referi noutra sede (contacto via Alengenea 20/6/2019 e e-mail enquanto utilizador do Fórum em 12/7/2019, que talvez não tenha recebido), tenho dados sobre a descendência que se fixou no Redondo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen