Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#94720 | recio | 30 jun 2005 00:46

Caros confrades
Procuro descendentes de Dr.Antonio Augusto de Carvalho Monteiro, nascido no Brasil/RJ a 27/11/1850 era casado com D. Perpetua Augusta de Melo.
Ele era filho de Francisco Augusto Mendes Monteiro "O Milhões" devido á sua furtuna, foi casado com uma Sra da alta roda brasileira de apelido Carvalho.
Todas as informações serão bem vindas.
Ana Recio
PT

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#94733 | Paulo | 30 jun 2005 09:21 | Em resposta a: #94720

Cara Ana,

Na Base de dados do GP encontra o que pretende:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=30525

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#94737 | recio | 30 jun 2005 10:27 | Em resposta a: #94733

Caro Paulo
Obrigado pela dica, no dia 21/22 estive em Coimbra pesquisando este francisco mendes monteiro,só me deram este nome e que era casado com uma Sr de apelido Carvalho, deram-me também a data de falecimento da mãe do Francisco porque o nome dela era desconhecido encontrei a dita Srª e seu nascimento/casamento, nasc do marido, concluindo atraves de uma data de obito consegui chegar até á 6ª geração do Francisco .
pedia ao maderador do genea se possivel me disse-se quem foi o autor desta genealogia sei que foi tirada de um livro "Lagos da Beira Subsidios para a sua Historia"

Cumprimentos
Ana Recio-PT

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#121814 | ruigonis | 28 jun 2006 19:35 | Em resposta a: #94737

Cara Ana,

No âmbito de uma procura minha, pessoal, de dados sobre a família do Dr. António Augusto de Carvalho Monteiro, encontrei o seus comentários.

Procuro em concreto os Ascendentes de Carvalho Monteiro, mas esbarro logo no nome dos seus pais, quer por via do pai ou da mãe. Não tenho conseguido ter acesso a dados relativos a descendentes, para além dos seus pais.

Agradecia-lhe que me desse alguma ajuda nesta minha procura.

Contudo, vou passar a transcrever informação que encontrei no âmbito da minha pesquisa, que possívelmente já faz parte da que obteve:

"Alguns reparos, contudo: Embora seja opinião de alguns autores (como por exemplo, Américo da Costa Ramalho, Portuguese Essays, e Christopher C. Lund, O Manuscrito Caligáfico, único, de Os Lusíadas, feito por Manuel Nunes Godinho para o seu patrão António Augusto de Carvalho Monteiro in Leituras de Camões, São Paulo, 1982) que a data de nascimento de António Carvalho Monteiro tenha sido em 1850, a referência que possuo é a de 27 de Novembro de 1848 (na sua certidão de nascimento aparece o ano seguinte, 1849).
O seu pai, Fernando Augusto Mendes Monteiro (desconheço a data do seu nascimento e toda a sua vida, para além do facto de ter emigrado para o Brasil!...), era natural de Lagos da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, e terá falecido em Novembro de 1890, na sua Quinta do Vadre, na Cruz da Pedra, em Benfica.
De sua mãe, Ana Theresa Carolina de Carvalho Monteiro nada sei...
António Carvalho Monteiro cc Perpétua Augusta de Melo Carvalho Monteiro, tiveram a Pedro Augusto de Melo Carvalho Monteiro (o Pedro dos tostões) e a Maria de Melo Carvalho Monteiro cc Francisco de Assis Nazaré de Almeida, os quais tiveram a Maria da Nazaré Monteiro de Almeida cc Sebastião José de Carvalho Daun e Lorena, 8.º marquês de Pombal, e a Francisco de Carvalho e Almeida.
Com os melhores cumprimentos,
João Oliveira Santos"

Obrigado
Rui Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#121847 | recio | 29 jun 2006 00:46 | Em resposta a: #121814

Caro Rui.
Tenho o Francisco Augusto Mendes Monteiro não tenho a data de nascimento mas tenho seus pais e datas de nasc e casamento,Seus avós e bisavós,da parte do pai dele tenho mais 2 gerações além de varios irmãos de todos.
Tem que me desculpar mas esta pesquisa foi um trabalho que fiz e quando assim é eu não tenho o direito de a divulgar sem autorização do dono, se fosse minha eu estava á disposição como sempre faço e divulgo, posso entrar em contacto para saber se o posso fazer.
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#121850 | ruigonis | 29 jun 2006 01:15 | Em resposta a: #121847

Cara Ana Recio,

Tem toda a razão no que diz, e não fico surpreendido com a sua resposta.

Em relação à sua pesquisa,e pelo que entendo procura descendentes do Carvalho Monteiro. Suponho que descendentes vivos e com os quais possa contactar. Sei que,e como é natural, eles existem e já foram contactados no âmbito das obras que ele realizou, mais em concreto, pela sua Obra em Sintra, a Quinta da Regaleira.

Das duas uma, ou tenta contactar a Cultursintra, fundação que gere esse património, ou então o Dr. José Manuel Anes, autor de algumas obras sobre a referida quinta, que julgo ser já sua conhecida. Nos livros do Dr. Manuel Anes, refere ele que teve em contacto com descendentes do Carvalho Monteiro.

Não sei se estou a ser demasido ingénuo em estar-lhe a dar estas informações, que possivelmente já faz parte do seu espólio de investigação, mas nunca é por demais repetir tais informações( quem sabe sirva a outros), mas passo a informar.

Fundação Cultusintra Telf. 21 9106650/9 e-mail: regaleira@mail.telepac.pt
Dr.José M. Anes email: mail@joseanes.com ou visita o site( ...)

O interesse que tenho nos Ascendentes do Carvalho Monteiro, derivam precisamente do meu interesse pessoal pela quinta e pelo seu contributo como Mecenas em inumeras áreas.

Conheço diversas obras literárias sobre o Carvalho Monteiro, mas acho que existem muitas poucas referências a quem ele foi e donde veio. Conhecer os seus Ascendentes ajudaria muito conhece-lo melhor. Infelizmente o tempo não permite-me grandes investigações a amadores como eu.

O facto de ter tido conhecimento do local de nascimento do pai do Carvalho Monteiro, já me permitiu descobrir mais umas coisas dele como mecenas.

Qualquer ajuda será bem vinda. Obrigado
Rui Gonçalves - Lisboa

Ps: Não sei qual o seu efectivo interesse na individualidade, mas esteja à vontade para qualquer colaboração

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#121861 | recio | 29 jun 2006 09:06 | Em resposta a: #121850

Caro Rui
Eu já tenho parte da descendencia do Francisco M. Monteiro. foi graças ao Genea que encontrei , mas agora é em ambito pessoal que estou procurando saber um pouco da historia de um homem que deixou em Lagos da Beira um grande legado e fez muito por esse lugar ,quando li o livro fiquei impresionada e tenho curiosidade em saber mais dessa familia.
Quanto á individualidade eu presso a minha honestidade e não tenho o direito de divulgar o que não é meu, com lhe disse vou pedir autorização para o fazer, se segue todos os topicos no Genea verá que eu dou tudo o que é meu e ajudo no que estiver ao meu alcance, por exemplo ontem estive na TT todo o dia só para pesquisar pequenas coisas que me solicitaram ,uma viagem em vão porque mesmo com datas certas e freguesias nada encontrei.
Em breve lhe dou noticias.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#122625 | ruigonis | 12 jul 2006 21:01 | Em resposta a: #121861

Ora Boa tarde,

Presumo que não tenha tido autorização da pessoa para quem trabalha para divulgar os dados relativos ao Mendes Monteiro.

De certo é que não procurava propriamente a ascendencia do Carvlaho Monteiro, quando entrei em contacto consigo por via deste forum. Surgiu-me a curiosidade sobre de onde seriam seus pais, mais do que até seus nomes, que alías estão facilmente desponíveis.

Esta curiosidade surge em virtude de querer saber o que poderá ter influenciado de alguma forma o Carvalho Monteiro, na sua vida e filosofia. Seria evidente que algo por essas terras de origem, dele ou dos seus pais, teria feito. Sendo ele do Brasil, e sua esposa também ( segundo parece-me ) desde logo inclinei-me para a terra natal de seus pais.

Já tenho conhecimento da capela que ele reconstruiu mas não sei de mais nada. Em relação à mae, nem de que terra ela é o sei.

Pergunto-lhe se nestes aspectos me pode satisfazer a curiosidade. De onde era a mae e que fez Caravalho Monteiro pela terra de seu pai. A esposa era Brasileira?

Já sabia da capela que ele reconstruiu?

Cumprimentos....

Vou de férias Sabado, se puder-me dizer algo entretanto fico muito agradecido.
E terei todo o gosto em ir trocando umas mensagens sobre o que acha sobre a figura que foi o Dr. arvalho Monteiro.

Cumprimentos novamente.
Rui G

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#122627 | carlos luiz | 12 jul 2006 21:29 | Em resposta a: #121861

Cara prima Ana

Enviei-lhe uma mensagem depois do nosso encontro na T.do Tombo, não sei se recebeu!
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#122641 | recio | 13 jul 2006 00:41 | Em resposta a: #122627

Olá primo
Sim recebi a mensagem e a foto,mas a má vontade daquele jovem em tirar a foto que nos cortou as cabeças pelo menos foi assim que a recebi, estou a preparar o CD com toda a minha genealogia para depois lhe enviar quero chegar aos 31000 nomes para gravar o CD, mande a morada para o caso de ir para França
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#122666 | CTBARATA | 13 jul 2006 16:02 | Em resposta a: #121850

Boas tardes

O meu nome é Carlos Themudo Barata, e sou trineto de António Augusto Carvalho Monteiro. Queria apenas referir que do meu conhecimento e no seio da família, para além dos dados que o Professor José Manuel Anes possui e divulgou nas suas brilhantes obras dedicadas à Quinta da Regaleira, e de outros inseridos na Enciclopédia Luso Brasileira não existem muitos mais dados referentes aos antepassados de meu Trisavô António Augusto. Neste momento estou a trabalhar numa extensa base de dados do apelido Themudo, apelido esse que me tem dado imenso trabalho até agora e talvez para os próximos anos. Sei que um membro da minha famíia estava a pensar começar a reunir dados sobre o nome Carvalho Monteiro , mas desconheço neste momento a extensão do trabalho. Quanto ao facto de existirem trabalhos de pesquisa sobre António Augusto, aguardemos pela sua divulgação.
Com os melhores cumprimentos

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#123247 | ruigon | 21 jul 2006 02:00 | Em resposta a: #122641

Caros amigos,

Fico agradecido pela contribuição do Sr. Carlos Barata Themudo, e desde já, prezados cumprimentos pessoais para si. Terei todo o gosto, logo que oportuno, em divulgar-lhe o fruto da minha singela pesquisa sobre o seu trisavô e sua família.

Em tempos li os livros e conferências do Dr.Manuel Anes, mas não faço por inteiro, da Quinta da Regaleira semelhante leitura interpertativa.

Pergunto à Recio se nao poderemos um dia destes, fazer uma troca de informação, dado que entretanto tive a oportunidade de obter mais umas informações sobre a família, mais do que sobre a geneologia.

Como já tive oportunidade de lhe dizer, esta minha pesquisa é apenas de interesse pessoal e nada mais.

Melhores cumprimentos para ambos.
Rui Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#123301 | recio | 21 jul 2006 22:30 | Em resposta a: #123247

OLá Rui
Como já se deve ter apercebido eu não posso fazer trocas de algo que não é meu,mais que a pessoa dona da genealogia vê as mensagens no forum ele também partecipa se ele entender dar essa informação ele a dará na devida altura ,como já disse tenho na minha genealogia 31.000 nomes todos desponiveis para dar a quem precisar.
Estas são as freguesias,Murtosa,bunheiro,Pardilho,Veiros ,Valega,Beduido,Fuseta Olhão,Moncarrapacho,Sines,Alcacer,Setubal,Santos O Velho LIsboa,Vila Franca de Xira etc,
Espero que compreenda a situação
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#162065 | recio | 06 jul 2007 23:26 | Em resposta a: #122666

Caro Carlos
Sei que sua avo materna é de Estarreja e que seu filho é da mesma idade que o meu, tenho quase toda a sua genealogia parte dela tirada deste forum(Genea Plus) intresei-me por estar a fazer um trabalho para um Gustavo Monteiro ele tambem descendente do Mendes Milhões diz que não tem mais dado a partir do se trisavô para sua informação digo que tenho a partir de si até á 11ª geração
mas a partir de sua avó só o lado Mendes monteiro.Francisco Augusto Mendes Monteiro nasc 9 março 1816 casado com Teresa Carolina de Carvalho esta nascida no Engenho Velho, Brasil.

Autorizo que o moderador lhe dê o meu email
Cumps Ana Recio

Resposta

Link directo:

Ascendentes dos Mendes Monteiros

#162275 | E. Osório | 09 jul 2007 17:03 | Em resposta a: #123301

Cara Ana Recio,

Sou talvez a pessoa a quem se refere na sua mensagem... Se for o caso, desde já tem a minha autorização para divulgar o que quiser do que publiquei nas minhas "Raízes da Beira". Peço apenas atenção para regras mínimas de boa convivência entre genealogistas (e não só!) que passam por indicar a fonte bibliográfica.

E boa sorte para as suas investigações.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes dos Mendes Monteiros

#162724 | recio | 14 jul 2007 22:29 | Em resposta a: #162275

Olá Caro Eduardo
Sei e já tive oportunidade de ver por muito pouco tempo o seu livro sobre Lagos da Beira bem que gostava de adquiri-lo mas por agora não está ao nivel de minha bolsa talvez um dia...
Não é ao Sr que me refiro na mensagem mas sim a outra pessoa que me pediu a pesquisa sobre o Mendes Monteiro o "Milhões" ainda o seu livro não tinha saido nem sei se a descendencia dele está no seu livro porque só o vi por breves momentos.
Como pode calcular tem havido polemica por eu não divulgar no GENEA essas informações, tenho o meu sigilo e não poderei divulgar trabalhos onde sou renumerada .
para mais informações estou ao dispor
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#274736 | quinta.sal | 17 abr 2011 20:02 | Em resposta a: #122666

17.04.2011

Prezado Confrade Carlos Themudo Barata.

Sendo seu antepassado o Augusto Carvalho Monteiro deve saber responder a esta minha
questão ;

A mulher de António Augusto Carvalho Monteiro , Maria Perpetua Pereira de Mello , era minha
ascendente .
Segundo vi na Geneall o António Augusto nasce em fins de 1849 , no Rio de Janeiro .
A minha parente Maria Perpetua nasce em 1855 em Viana ou Braga.
Como é possivel terem casado em 1855 !'
Ele com 10 anos veio para Lisboa .
A Maria Perpetua , natural de Viana do Castelo , não foi para o Brasil .
Estou a investigar e parece-me , salvo melhor opinião , que a relação que motivou o casamento
foi criada entre um meu Tio/Visavô Gaspar José Vianna , que foi para o Brasil por volta de 1820/25
que foi grande Comerciante no Rio de Janeiro ( na Rua Direita ,nº 62 ) e que era 2º Tio da Maria Perpetua.
Isto é , a mãe da Maria Perpetua também se chamava Maria Perpetua e era sobrinha do Gaspar Vianna.

A Maria Nazareth , era nossa prima e sempre tivemos as melhores relações , vindo ela a nossa casa a
Viana e nós a casa dela ao Palacio do Alecrim.
Esse meu Tio/Avô Gaspar por volta de 1860 veio para Portugal e passou a viver , no Palacio do Vianna ,que
comprou e restaurou , ( como se chamava em Lisboa) , na Rua das Chagas .
Era Padrinho da Maria Nazareth Pombal a quem legou bens.
Poderá dizer-me a data real do casamento do António Augusto Carvalho Monteiro com a Maria Perpetua ?

Cumprimentos

João Roberto de Magalhães Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#274737 | quinta.sal | 17 abr 2011 20:31 | Em resposta a: #274736

17.04.2011

Caro Confrade Themudo Barata.

Rectificando a minha intervenção anterior;

Creio que a relação que havia, de amisade e negócios, entre o meu Tio/Visavô Gaspar Vianna
e o Pai do António Augusto ,Francisco Augusto , os dois comerciantes no Rio de Janeiro , entre 1839 e 1860,
teria motivado o casamento entre o Antonio Augusto e a Maria Perpetua .
Casamento esse que segundo meus cálculos teria sido por volta de 1868/1870 , data em que o Gaspar
vem para Portugal .

Cumprimentos

João Roberto de Magalhães Queiroz

Resposta

Link directo:

Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#382492 | cthemudo | 04 jul 2017 15:11 | Em resposta a: #274736

(Assento de Casamento no Livro de Casamentos da Paróquia de Benfica entre 1863 – 1874 a folha 116 e 116 verso. Imagem tif nº 823)

Resposta

Link directo:

Mendes Monteiro, O Milhões/Brasil

#382493 | cthemudo | 04 jul 2017 15:15 | Em resposta a: #274737

Boa tarde João Queirós.
Cliquei sem querer e a mensagem com o assento de casamento de António Augusto e Perpétua seguiu sem texto.
As minhas desculpas pelo sucedido.
Retomei só á alguns meses a pesquisa sobre o meu ramo Mendes Monteiro. Daí que ao passar pelo Genea reparei no seu pedido há uns anitos atrás e que na altura não dei conta.
Abraço
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen