Acesso a óbitos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Acesso a óbitos

#94786 | JEGUE | 30 jun 2005 20:51

Senhores uma Luz : Como posso ter acesso aos óbitos ocorridos em Olinda e Recife, Pernambuco, Brasil. Grato. Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Acesso a óbitos

#95630 | Lages | 10 jul 2005 14:02 | Em resposta a: #94786

Caro Jegue: Se forem registros anteriores à proclamação da República, só pesquisando nas Igrejas (não são todas) que os têm, ou no seminário menor da Várzea. Se forem de 1889 para cá, ou nos cartórios de Recife ou então nos CHF das Igrejas dos Mórmons, que permitem pesquisas de leigos nos microfilmes que eles têm. Porém, você precisa ter uma idéia do bairro onde as pessoas morreram, pois senão, sendo Recife uma cidade grande, a busca torna-se muito trabalhosa. Ok? Tchau. Antonio José Lages - Recife.

Resposta

Link directo:

RE: Acesso a óbitos

#95803 | JEGUE | 12 jul 2005 21:09 | Em resposta a: #95630

Meu caro senhor Antonio José Lages:
Já fui aos Mórmons. Já fui à Basílica de N. Sra do Carmo, em Recife. Aliás, o frade quase me bateu. No caso em pauta, minha tetravó, Dona Ana Aciolli Barreto de Almeida, foi quem adquiriu para a família o jazigo que fica no oitão do Altar-Mor da já citada igreja e que a "coisa pega". Eu não consigo obter o nome Do marido dela, E nem dos pais dela, que obviamente nasceram antes da República. O escritor Gilberto Freire sabia da ligação dela com os Aciolli, mas não chegou a me contar, como já expliquei; e naquela lista famosa dos Acciolys não há ligação. Sei que ele era prima de Dona Ana Benigna de Sá Barreto, depois Nabuco de Araújo, e em sendo assim, também "aparentada do Morgado do Cabo" no mesmo grau. Como já não sou moço, essa estória começa a ficar complicada para mim. Muito obrigado pela atenção, Jorge Eduardo Garcia, São Paulo. Ps: na certidão de minha mãe constava como avós paternos Luiz Francisco B.A. e D. Anna do Rego B.A. é só o que tenho. + I grato

Resposta

Link directo:

RE: Acesso a óbitos

#95878 | Lages | 13 jul 2005 20:36 | Em resposta a: #95803

Caro Jegue: Quando fui pesquisar na Igreja do Carmo e pedi os livros de 1880, a responsável pelo setor parecia pensar que eu estava pedindo a certidão de nascimento de Adão. É uma tristeza pesquisar no Brasil. Se não há dados dos seus parentes nos microfilmes dos mórmons, eu só vejo duas saídas: colocar no Genea pedido de informações sobre as famílias Aciolli e Barreto de Almeida ou falar com quem pesquisa árvores genealógicas no Brasil e que sabe quais são as famílias que têm livros ou artigos sobre elas, geralmente feitos há muitas gerações e que porisso não dependendo das informações dos registros das Igrejas, que são muito limitados. Se eu obtiver alguma informação aqui por Recife, eu lhe comunico, ok? Um abraço. Antonio José Lages

Resposta

Link directo:

RE: Acesso a óbitos

#95885 | JEGUE | 13 jul 2005 21:52 | Em resposta a: #95878

Meu caro pernambucano Antonio José:
Para você ele olhou como se fosse pedir a certidão de nascimento de Adão. Para mim ele lançou um olhar, como a História nos conta, digno de uma das “padeiras de Paris” ao ver Luiz XVI subindo as escadas para ser guilhotinado. Pior ainda quando eu lhe mostrei o jazigo, pois ai o frade ensandeceu. Se eu fosse católico-romano estaria pensando, até agora, que ao morrer iria direto para “os quintos dos infernos” tendo como guia ”o cão do segundo livro”. O pior foi quando revelei minha disposição de pagar a restauração do dito. Ai a coisa pegou fogo e ele revelou “- que já não existia livro nenhum do século passado”. Olhe, estava eu em um Hotel na Praia da Piedade. Da Igreja até lá fiquei pensando no que eu tinha dito ao tal frade para ele quase me expulsar fisicamente da Igreja e até hoje penso. Você conhece alguém que poderia ir fazer essa consulta? Por vários motivos não posso, como gostaria, de ir ao Recife, daí a pergunta. Outra coisa, eu descobri que a segunda esposa do Barão de Goicana, nascido Sebastião Antonio Accioli Lins – o Lins é da mãe – foi uma prima chamada Maria Accioli. Dessa senhora nada consta.
Mas não seria ela uma das ”senhorinhas Acciolis” aquém Gilberto Freire se referia?
Bem já escrevi demais. Obrigado pela boa vontade para comigo e um abraço, do Jorge Eduardo
OS: desculpe os erros de português, mas ficam por conta dos remédios que tomo.JE

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 04:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen