Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#94885 | mjborges | 01 jul 2005 20:14

Caros confrades

Por acaso algum dos confrades conhece registos paroquiais de Gouvinhas (Sabrosa, Vila real) anteriores a 1850?
Tenho alguns antepassados dessa zona e nos anos 80 o meu pai esteve a consultar registos dessa freguesia no Arquivo de Vila Real, mas não encontrou nenhum registo anterior a essa data. Alguém sabe algo acerca disto?

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#94933 | JCouceiro | 02 jul 2005 10:21 | Em resposta a: #94885

Maria José Borges,

Segundo julgo saber os antigos livros de registos paroquiais de Gouvinhas estão (pelo menos estavam) na posse do respectivo pároco.

Cumps.

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#94956 | mjborges | 02 jul 2005 17:02 | Em resposta a: #94933

Caro Confrade

Obrigada pela sua informação. Sendo assim não devem estar ainda microfilmados, a não ser que o pároco seja uma pessoa acessível. Vivendo em Lisboa é-me, de momento, complicado ir até Gouvinhas...
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#94959 | chicsov | 02 jul 2005 18:51 | Em resposta a: #94885

Cara Maria José Borges

tb eu tenho família em gouvinhas e já lá fui 2 vezes procurar info.
família Morais.
mandaram-me sempre para V Real, por não terem lá nada.è, no mínimo esquesito,não é?

Joana de Morais Archer Macieira Mendes.

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95194 | fabiop | 04 jul 2005 23:20 | Em resposta a: #94885

Olá.
Os registos paroquiais de Gouvinhas anteriores a 1850 existem com toda a certeza.
Existe uma àrvore genealogica sobre a familia Pereira de Moraes que julgo recuar até ao Sec. XVI que terá sido baseada nesses registos paroquiais não disponiveis no Arquivo Distrital de Vila Real, e aos quais espero ter acesso, se se confirmar estarem em posse do novo pároco de Gouvinhas.
Iniciei hà pouco tempo uma pesquisa sobre a Familia Pereira de Moraes da qual descendo, sendo Bisneto do Barão de Gouvinhas - Augusto Pereira de Moraes.
Julgo ter por prima Joana Moraes Archer, a quem deixo endereço electrónico e peço futuro contacto.

Cumprimentos.

Fernando Gramaxo (fgramaxo@megamail.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95222 | mjborges | 05 jul 2005 12:26 | Em resposta a: #95194

Caro confrade
Obrigada pelas suas suas informações. Se acaso chegar a ter-lhes acesso, agradecia que me informasse. Era óptimo se o novo pároco permitisse que esses registos fossem microfilmados, pois facilitariam a vida a muita gente.
Por acaso nas suas pesquisas tem encontrado, por exemplo, os nomes Cunha Taveira, Taveira Cabeda, Alves da Cunha, Pereira da Silva, ou Covas? é que são os nomes que me dizem respeito nos meus ramos de Gouvinhas.
Por acaso, sabe, também, se a tal àrvore genealógica que refere está já publicada?

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95259 | chicsov | 05 jul 2005 22:42 | Em resposta a: #95194

Olá Fernando.
Claro que sou tua prima. Sou filha da Maria Fernanda de Morais Archer e neta de Florência Júlia Pereira de Morais irmã da tua avó Augusta, ambas filhas do Augusto Pereira de Morais, Barão de Gouvinhas.
Fui lá duas vezes e contactei a Bibi, nossa prima do Brasil filha do nosso tio avô José. Pouco consegui para além da sua grande simpatia.
Será óptimo trocarmos opiniões e quem sebe encontrarmo-nos.
Vivo no Porto e sou casada com o teu confrade GP Francisco Garrido Meireles Folhadela Moreira.
Um Abraço.
Joana de Morais Archer Macieira Mendes de Meireles

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95265 | fabiop | 05 jul 2005 23:03 | Em resposta a: #95222

Cara Maria José.

Começando pelo fim tenho a dizer-lhe que a àrvore que falamos não está publicada. Conheço duas pessoas que a tem e que são meus primos em 1º grau, sendo um deles o antigo politico e actual politólogo António Barreto, a quem pretendo brevemente pedir divulgação da mesma para cruzar e completar com os dados que ja possuo. Em relação aos apelidos que me refere é certo que já "tropecei" neles, tendo fixado particularmente o Pereira da Silva e o Covas que me pareceu ter origem Espanhola. Em Sabrosa aparece na actualidade o apelido "Cuevas" que também é de origem espanhola e que à partida julguei ser o mesmo, até porque existe uma ligação estreita entre as pessoas deste apelido "Cuevas" e Gouvinhas. O apelido Pereira aparece muito em Gouvinhas, sendo comum a outros, nomeadamente Pereira de Carvalho. Na genealogia do nosso 1º Ministro José Socrates aparece uma trisavó materna de nome, Ana Pereira de Carvalho que é natural de Gouvinhas, que por graça são os apelidos do pai de minha Bisavó paterna (Florência Júlia Pereira de Moraes mulher de Augusto Pereira de Moraes 1º Barão de Gouvinhas)- filha de Júlio Pereira de Carvalho.

Julgo ter entendido que através de seu pai terá dados sobre estes apelidos desde 1850 e que só lhe faltarão os anteriores a esta data ?

Se tiver oportunidade de "tropeçar" nos anteriores a 1850 não deixarei de a avisar.

Cumprimentos.
Fernando Gramaxo
(Vila Real)

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95266 | fabiop | 05 jul 2005 23:27 | Em resposta a: #95259

Carissima prima Joana

Seria mais fácil trocar-mos opiniões se pudessemos contactar-nos telefónicamente.
Ainda ontem falei com a Melita ao telefone a quem pedi o teu contacto telefónico que ficou de tentar encontrar.
O meu mais directo e eficaz é 91-9452996. Neste momento estou a olhar para um óleo assim assinado J. ARCHER, pintado com toda a certeza por tua tia Maria João Archer. E já agora vivo em Folhadela, que já ouvi dizer ser o berço dos Folhadela.
Fico à espera que comuniques.

Abraço caloroso.
Teu primo de Trás-os-Montes
Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95271 | chicsov | 05 jul 2005 23:38 | Em resposta a: #95266

Fernando
adorei tua msg.
logo que poss.telefonar-te-ei.
meu nº 91 6756005.

abraços.
joana

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95371 | fabiop | 06 jul 2005 23:07 | Em resposta a: #94885

Cara Maria José Borges

Tenho por aqui um registo, que julgo ser já do seu conhecimento e que relata o seguite baptismo:
Angelo, natural de Gouvinhas, nascido a 16-05-1889, filho de José Alves Taveira, propietário e de sua mulher Mª da Conceição, neto paterno de António Alves e de Florência Taveira, materno de Angelo Victor Covas e de Luiza Pereira da Silva, sendo estes últimos também os padrinhos.

Cumprimentos.
Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95374 | mjborges | 06 jul 2005 23:48 | Em resposta a: #95371

Caro Fernando Gramaxo
Muitissimo obrigada pelas suas informações. Só agora foi possível responder-lhe, pois ontem nem tive tempo de vir até ao computador. O registo que me enviou é de um tio bisavô meu, que por acaso o meu pai ainda não conhecia. Os pais e avós mencionados é que são comuns ao meu ramo. Creio que este é o tal irmão de meu bisavô que desconhecíamos, portanto irmão mais novo do meu bisavô que eu cheguei a conhecer.

O avô de apelido Covas era, de facto de origem espanhola sendo o seu nome Angelo Vitto Covas, e os seus pais eram de Lugo.
Mais uma vez muito obrigada pelas suas interessantes informações. Fico a aguardar ansiosamente a divulgação, também, da árvore genealógica do seu primo que eu, aliás, admiro bastante pela sua postura séria e escorreita, o que parece ser cada vez mais raro num político...

Cumprimentos Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95608 | fabiop | 09 jul 2005 19:02 | Em resposta a: #94885

Cara Maria José Borges

Correndo o risco de nada de novo lhe adiantar, passo a expôr informação em que "tropecei".
Manoel, nasceu em Gouvinhas a 29 de Janeiro de 1895, filho de José Alves Taveira, etc.
O Angelo que mencionei anteriormente "casou com Rosa Fernandes, a qual faleceu em Paradela de Guiães em 23-01-949".

Rosa, nasceu em Gouvinhas, às seis horas da tarde do dia 14 do mês de Julho de 1892, filha legitima primeira de Pedro Pereira, jornaleiro, e Gertrudes Fernandes, neta paterna de Angelo Victo Covas e de Luiza Pereira da Silva, e materna de Vicente de Barros e Maria Victoria Fernandes. Padrinhos, António "H"orge Passos e madrinha sua mulher Vicencia Ferreira, hespainhoes.

Estou em suspeitar que Angelo casou com esta prima Rosa que vai buscar o apelido Fernandes a sua mãe Gertrudes, tal como esta o foi buscar a sua mãe Vicencia.

Cumprimentos.
Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95633 | mjborges | 10 jul 2005 15:36 | Em resposta a: #95608

Caro Fernando Gramaxo

Muitissimo obrigada pelas suas informações.
Estou, por acaso, com o meu pai ao lado e ambos agradecemos as suas informações que desconhecíamos. Espero que continue a tropeçar em mais informações do género

Maria josé borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95810 | chicsov | 12 jul 2005 21:50 | Em resposta a: #95608

Caro Fernando Gramaxo
a minha mulher,joana,ficou bem contente com seu (ou teu ?) telefonema de hoje.
vamos combinar uma ida a Folhadela.estarás para fora em agosto?levo material
pereira de morais e passaremos uma bela tarde.bem preciso,pois sou principiante.

um abraço,meu e da joana.

Francisco Folhadela Moreira - chicsov@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95818 | fabiop | 13 jul 2005 00:23 | Em resposta a: #94885

Cara Maria José Borges.

Ora aqui vai mais uma "tropeçadela" genealogica.
Temos 2 Angelos com a mesma filiação:
1º Angelo, nasce a 16-05-1889 e faleceu a 14-03-1890.
2º Angelo, nasce a 10-??-1892, 3º filho de José Alves Taveira etc, e casa então com Rosa Fernandes. Parece haver uma insistência por este nome com o objectivo de que Angelo Vitto Covas tenha um neto-afilhado com o seu nome.

Temos agora um Manuel Covas que faleceu a 04-05-1880, com 80 anos e viúvo de Maria Joaquina.

Segisnando, nasce a 25-01-1894, filho de Pedro Pereira da Silva e de Gertrudes Fernandes etc. Foi padrinho Segisnando Pereira da Silva, tio paterno do baptizando e madrinha sua mulher Rosa de Jesus Vasques. Ou seja , irmão de Rosa Fernandes.

José, nasce na Quinta da Costa (propriedade dos condes de Vila Real, Palacio de Mateus) a 17-08-1890, filho de Pedro Pereira da Silva, etc. neto paterno de Angelo Vito Covas etc. Foram padrinhos José Alves Taveira, regedor desta freguesia de Gouvinhas e sua mulher Maria da Conceição. Este individuo terá ido para o Brasil. Ou seja, irmão dos anteriores.

Cumprimentos
Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95824 | mjborges | 13 jul 2005 01:31 | Em resposta a: #95818

Caro Fernando Gramaxo

Mais uma vez, muitissimo obrigado por todas essas informações que desconhecia. Achei engraçado saber que esse meu antepassado (segundo creio, pois tenho de ir confirmar) foi regedor de Gouvinhas. Também desconhecia todos os outros colaterais que refere.
Curiosamente a minha avó paterna Maria José Alves Taveira também nasceu (1910) e cresceu na referida Quinta da Costa, em Gouvinhas, mas ela sempre disse que a quinta pertencia à Viscondessa de Guiães que tinha um filho, um pouco mais velho que a minha avó, cujo nome era Sebastião ...de Calheiros e Menezes. O meu bisavô era administrador da referida condessa e habitava lá na quinta.

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#95996 | fabiop | 14 jul 2005 23:34 | Em resposta a: #94885

Cara Maria José Borges.

Aqui vai mais uma achega genealogica.

MARIA, filha de Angelo Covas e de sua mulher Luiza Pereira da Silva, neta paterna de Manoel Covas da cidade de Lugo Reino da Galliza e Maria Joana Alves do lugar da Veiga freguesia da Comieira,(Srª Marta Penaguião) e materna de Jose Pereira Novo, e Izabel Joaquina desta freguesia de Gouvinhas: nasceo aos dous dias do Mez de Março de mil oito centos cincoenta e cinco. Foram padrinhos Stº Antonio e Maria Lopes Bravo do lugar de Galafura.

Outro filho:

JOAQUIM, mesma filiação etc. nasceo aos vinte e seis do mez de Agosto de mil oito centos e cincoenta e dous.

Outro filho:

PEDRO, mesma filiação etc, nasceo no dia trinta de Novembro de mil oito centos e cincoenta e nove pelas des horas da noite... forão padrinhos Pedro Vasques do Reino da Galliza e Maria Lopez.

Cumprimentos.
Até breve.
Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#96011 | manelsp | 15 jul 2005 11:45 | Em resposta a: #94885

Cara Maria José
Será possível que os registos antigos de Gouvinhas se encontrem em Braga, já que a diocese de Vila Real só se criou no século XX e parte dela pertencia à mitra bracarense? Não sei se digo alguma asneira, mas, às vezes, de arquivo para arquivo, os papeis vão-se perdendo...Gouvinhas é terra que me interessa, mas pelos meus Pizarros que já estão relativamente estudados. Infelizmente, não tenho aqui o livro dos Pizarros que poderá conter notas relativas aos arquivos e aonde os mesmos se encontram. Tudo podem ser pistas, não acha?
Cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#96083 | mjborges | 16 jul 2005 21:30 | Em resposta a: #96011

Caro Manuel Sarmento Pizarro

Obrigada pelas suas achegas.Com efeito, temos de ter em conta várias pistas possíveis. O meu pai, por acaso, tem o livro que refere e ele vai ver com atenção para ver se encontra alguma referência às pistas que sugere.
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96089 | fabiop | 16 jul 2005 22:40 | Em resposta a: #94885

Caro Manuel Sarmento Pizarro.

É verdade, em Gouvinhas ainda faltavam os Pizzarros.
José Júlio Pereira de Moraes (meu tio-bisavô - irmão de minha Avó paterna e madrinha - Augusta Pereira de Moraes) e filho de Augusto Pereira de Moraes, 1º Barão de Gouvinhas, e sobrinho materno do Visconde de Moraes, casou com D. Maria Bibiana Pinto Pizarro da Gama Lobo, filha de José Pinto Pizarro da Gama Lobo e de D. Maria Ana Pinto Pimentel de Castro Pereira, de quem teve 3 filhas: Yolanda, falecida no Brasil à cerca de + ou - 2 anos, Maria Bibiana, que actualmente vive em Gouvinhas, tendo regressado do Brasil hà uns anos, e Maria José, ainda viva e a residir no Brasil.
Em gouvinhas existe a bonita casa armoriada dos Pizarros.

Cumprimentos

Fernado Gramaxo
(Vila Real)

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96104 | manelsp | 17 jul 2005 03:05 | Em resposta a: #96089

Caro Fernando
É verdade, conheço alguns dos primos de Gouvinhas, e vejo que não andamos longe das minhas terras (sou dos Pizarros de Bóbeda, Chaves). Em Vila Real, onde vejo que reside, também tenho origens, mas pelo lado materno, dos Costa Lobo da Timpeira e Castelos Brancos da Samardã e casa de Montezelos. Como vê, junto as duas terras transmontanas qe teimam em não se entender.
Cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#96137 | mjborges | 17 jul 2005 19:16 | Em resposta a: #95996

Caro Fernando Gramaxo

Mais uma vez obrigada pelas suas sempre úteis informações. Já agora, sabe alguma coisa acerca da ideia apresentada pelo nosso confrade acerca da possibilidade de os antigos registos paroquiais de Gouvinhas poderem estar em Braga?

Cumprimentos

maria josé Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96205 | fabiop | 19 jul 2005 00:00 | Em resposta a: #94885

Caro Manuel Sarmento Pizarro

A propósito dos apelidos familiares que me refere, nomeadamente do lado de sua Mãe, vou-lhe mencionar um nome a ver se tem parentesco.
D. Maria Angelina de Azevedo Castelo Branco da Costa Lobo.

Abraço.

Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96218 | manelsp | 19 jul 2005 03:43 | Em resposta a: #96205

Caro Fernando Gramaxo,
Esse nome diz-me muito: é irmã da minha Avó. Estive com ela ainda na sexta-feira passada. Acertou na mosca! Já agora, gostaria de saber o porquê da pergunta...curiosidade!
Cumprimentos
Manuel S.P.

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96235 | fabiop | 19 jul 2005 14:18 | Em resposta a: #96104

Cara Maria José Borges

Em contacto feito no Arquivo Distrital de Vila Real, foi-me indicado de que os referidos registos paroquiais estavam em posse do actual paroco de Gouvinhas e que inclusivamente teriam sido consultados hà pouco tempo por uma senhora que seria do Porto que teria tido um desentendimento com o paroco local, vendo-se assim com o acesso interdito aos respectivos registos.

Está nos meus horizontes estabelecer contacto com este paroco, assim que possa.

Cumprimentos Fernando Gramaxo.

P.S. Pedia-lhe o favor de me mencionar os nomes dos seus antepassados que tenha conhecimento, para me ajudar a situar melhor.

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96238 | fabiop | 19 jul 2005 14:56 | Em resposta a: #94885

Caro Manuel Sarmento Pizarro

Uma Sobrinha de minha Bisavó, Maria José Ventura Forbes de Bessa, casou com Agostinho José da Costa Lobo.
João José Gramaxo de Sampaio Maia (meu primo 2º), casa com D. Ana Maria Costa Lobo de Almeida Garrett, filha de João Ruiz de Almeida Garret e de sua mulher D. Maria Angélica de Azevedo Castelo Branco da Costa Lobo.
Note que João José já tem afinidades familiares com sua mulher Ana Maria.
Ainda me aparecem primos Costa Lobo a casarem com outros Costa Lobo.

Cumprimentos.
Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96280 | manelsp | 20 jul 2005 00:54 | Em resposta a: #96238

Caro Fernando
Realmente o seu apelido não me era estranho. Saberá também que Agostinho José tem um neto, José Manuel Noronha Matos, que casou com outra filha de Maria Angelina (a Tia Lelé, R.I.P.). Quanto ao seu primo João José, ouvi falar dele mas nunca o conheci, pois separaram-se há muito tempo.
Outro pedido que lhe faço é que tenha atenção em responder-me a mim já que os escritos que me tem dedicado não me têm sido endereçados como tal pelo Genea pois sem querer dirige-os a outras pessoas. Como reparei nisso e vou seguindo os tópicos em que participo é que lhe estou a responder agora. Sabe como é, a tirania da técnica...
Cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96291 | mjborges | 20 jul 2005 12:13 | Em resposta a: #96235

Caro Fernando Gramaxo

Mais uma vez muitissimo obrigada pelas suas informações. Vou organizar, primeiro, os nomes dos antepassados que possuo naturais de Gouvinhas e logo lhe direi.
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96331 | fabiop | 20 jul 2005 23:04 | Em resposta a: #96291

Caro Manuel Sarmento Pizarro.

Será de nome completo Manuel João de Moraes Sarmento Pizarro Bravo, filho de Maria Luísa e de António Maria?
Em relação a Agostinho José da Costa Lobo tenho-lhe a dizer que também ele casou com uma prima pelo lado materno “Forbes Bessa”, sendo ele próprio descendente da família “Bessa Leite” teriam eles em comum um trisavô de nome Francisco Ferreira Bessa de que eu sou também descendente, nomeadamente 5º neto.
No fundo acabamos por ser primos uns dos outros.

Abraço.
Fernando Gramaxo
P.S. Os meus comentários são sempre enviados em resposta ao fórum, existe outra opção?

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96340 | manelsp | 21 jul 2005 04:18 | Em resposta a: #96331

Caro Fernando
Começo pela última pergunta: pode responder para o forum mas possibilitando que eu tenha conhecimento da sua resposta fazendo um "clique" no "responder para o forum" junto do "autor" da mensagem À qual quer responder. De facto a minha mãe chama-se Maria Luisa, mas o meu pai é Fernando (António Maria era o meu avô materno).
No respeitante aos Forbes, tenho aqui ao lado (aliás a única obra genealógica que possuo comigo neste momento já que as outras estão em casa dos meus pais) o livro "Forbes de Portugal e outros mais" de autoria do meu prezado amigo Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo Graça que, como saberá, é seu parente. Ali está uma preciosa identificação das suas origens.
Já agora, uma pergunta: o arquivo de Vila Real já está a funcionar completamente? Tinham-me dito que estava a "meio gás".
Um abraço Transmontano-Duriense
Manuel S.P.

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96386 | abribas | 21 jul 2005 19:01 | Em resposta a: #96331

Caro Fernando,

Não sei se já o fez, mas se colocar o seu nome no Google, encontrará um "site" de meu irmão José Luis sobre a família.

Um abraço do "primo",
António Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#96400 | fabiop | 21 jul 2005 23:51 | Em resposta a: #94885

Caro Manuel Sarmento Pizarro.

Pode-me encontrar nos "Forbes de Portugal e outros mais", na pág. 318, mas agora já casado. Por acaso estive no lançamento deste livro. Também pode encontrar por aì alguns Costa Lobo, nomeadamente a "sua" Maria Angelina.

Em relação ao Arqivo Distrital de Vila Real parece-me funcionar bem, se presisar de alguma informação disponha.

Abraço.
Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96401 | fabiop | 21 jul 2005 23:59 | Em resposta a: #96386

Caro "primo"António Bessa Ribas

Já me tinha apercebido do site que refere, na impressão da àrvore de Francisco Ferrreira Bessa, gastei 16 folhas A3. Já possuia uma àrvore anterior a esta, mas muito mais rudimentar e bastante incompleta que me tinha sido fornecida por meu primo Fernando José Gramaxo Sampaio Maia (S. João de Vêr), mas que me tinha despertado o interesse pelo ramo Bessa. Foi com muito agrado que descobri posteriormente o site de seu irmão, a quem espero vir um dia a fornecer alguns elementos fotográficos da familia.

Cumprimentos
Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96402 | fabiop | 22 jul 2005 00:08 | Em resposta a: #96340

Caro Manuel Sarmento Pizarro.

Pode-me encontrar nos "Forbes de Portugal e outros mais", na pág. 318, mas agora já casado. Por acaso estive no lançamento deste livro. Também pode encontrar por aì alguns Costa Lobo, nomeadamente a "sua" Maria Angelina.

Em relação ao Arqivo Distrital de Vila Real parece-me funcionar bem, se presisar de alguma informação disponha.

Abraço.
Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#96404 | manelsp | 22 jul 2005 00:27 | Em resposta a: #96402

Caro Fernando
Preciso de imensas, mas não lhe vou dar essa canseira... Tenho de procurar dezenas de pessoas. Mas quando fôr aí vou ver se o aviso. Costuma lá ir a miude?
um abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#99064 | mjborges | 01 set 2005 11:14 | Em resposta a: #96401

Caro Fernando Gramaxo

Retomando de novo o contacto depois das férias, aqui lhe envio, como prometi, uma listagem dos meus antepassados de Gouvinhas de que tenho conhecimento.

Começo pela minha avó paterna e seus antepassados relacionados com Gouvinhas :

MARIA JOSÉ ALVES TAVEIRA
(*Gouvinhas: 16/01/1910)
+Lisboa, 1992)

PAIS:
ANTÓNIO (DA PURIFICAÇÃO) ALVES TAVEIRA
*Gouvinhas: 25/1/1881 / +Lisboa: 1964

Casou ( igreja de Paradela de Guiães) : 09-05-1906
com DELFINA ESTEVES DA SILVA (*Gouvinhas: 29/11/1877 // + Gouvinhas: 16-04-1953)



AVÓS PATERNOS:
JOSÉ ALVES DA CUNHA TAVEIRA
(*Gouvinhas :20/04/1851// +Paradela de Guiães, c. 1939)
casou (Gouvinhas? antes de 1881)

com MARIA DA CONCEIÇÃO COVAS
*Gouvinhas: 02/03/1855 //+Gouvinhas: c. 1915)


BISAVÓS PATERNOS:

ANTÓNIO ALVES DA CUNHA (OU ANTÓNIO ALVES)
*Gouvinhas: c. c.1814//+ Gouvinhas: 01/01/1860
casou (Gouvinhas? a. 1841)

com FLORÊNCIA TAVEIRA CABEDA (OU FLORÊNCIA TAVEIRA)
*Gouvinhas: a.1828 //+ Gouvinhas? d. 22/11/1868)


ÂNGELO VICTTO COVAS
*Gouvinhas? a. 1838 // + Gouvinhas? d. 5/1889) (cf. Bap. seu neto Ângelo)
casou em Gouvinhas? antes de 1852
com LUISA PEREIRA DA SILVA
(* Gouvinhas, …?//+ Gouvinhas? d. Maio de 1889 (cf. bap. seu neto Ângelo nessa data)

TRISAVÓS PATERNOS :
(não disponho, de momento dos nomes dos outros trisavós, que me esqueci de passar, em tempos, dos apontamentos do meu pai, mas tenho dos pais deles…v. abaixo)

MANUEL COVAS
*Robra (Lugo, Galiza), antes de1807// Teria falecido em Gouvinhas? depois de d. 26/12/1870
Casou em Vila Real, igª de Ermida, a31/01/1821
Com MARIA JOANA ALVES
* Cumieira (Santa Marta de Penaguião) : antes de 1809 // +d. 08/1866


Daqui para trás não disponho de mais elementos acerca deste ramo de Gouvinhas, à excepção do nome dos avós paternos de António Alves da Cunha (avós do pai) todos de Gouvinhas, segundo parece

Manuel António Alves,
Cc Leonor Luísa

E
Manuel Angélico
Cc Maria José


(esta ligação foi estabelecida através da numeração respectiva das gerações).


Mais uma vez torno a agradecer toda a disponibilidade que tem tido para este assunto.

Cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#99228 | holstein | 02 set 2005 23:25 | Em resposta a: #94885

Tanto quanto sei, Gouvinhas era uma vigararia da apresentação "ad nutum" do prior de Santa Maria de Goães.
Fez parte do antigo concelho de Provezende até 31 de Dezembro de 1853. Existem registos da paróquia de Provezende de:

Baptismos : 1723 a 1881
Casamentos: 1600, 1601, 1669 a 1731, 1738 a 1881
Óbitos : 1599 a 11643, 1704 a 1881
Testamentos: 1734 a 1750, 1754 a 1838

Quanto a Gouvinhas, só existem registos de 1849 a 1880. Falham os seguintes registos de baptismos de 1872, 1874 e 1875, casamentos de 1872 e 1874 e óbitos de 1864, 1872 e 1874.

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#99315 | mjborges | 03 set 2005 23:39 | Em resposta a: #99228

Caro/a confrade Holstein

Agradeço muito as suas informações. Quererá isso dizer que se deverão procurar os antigos registos de Gouvinhas na paróquia de Provezende?
Quando se refere a «Santa Maria de Goães» é mesmo assim, ou queria dizer «Guiães»?
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#99467 | holstein | 05 set 2005 23:02 | Em resposta a: #99315

Entendo que não será trabalho em vão a pesquisa nos registos da paróquia de Provezende.
Quanto ao nome Goães, foi retirado do Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais no qual tenho toda a confiança. Só existem dois lugares cujo nome é Goães ou Goiãis em Vila Verde (Braga, orago S.Pedro) e Goãis ou Goães em Amares (Braga, orago S.Tiago). No "nosso" caso creio tratar-se do antigo nome de Guiãis, hoje Guiães.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#99478 | mjborges | 06 set 2005 00:10 | Em resposta a: #99467

Caro confrade Holstein
Mais uma vez fico-lhe grata pelas suas informações. A minha dificuldade é tempo para me poder deslocar a Provezende, a menos que esses registos já estejam microfilmados pelos Mormons, o que seria muita sorte...
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#99570 | holstein | 06 set 2005 19:18 | Em resposta a: #99478

Pois, a boa notícia é que estão microfilmados os 51 livros, dos quais existem 44 duplicados, de Provezende. Esta paróquia foi, desde meados do século X, sede de uma comunidade beneditina. Antiga vila e sede de concelho até à sua extinção em 31 de Dezembro de 1853.
As datas disponíveis são:
Baptismos : 1723 a 1881
Casamentos: 1600, 1601, 1669 a 1731, 1738 a 1881
Óbitos : 1599 a 1643, 1704 a 1881
Testamentos: 1734 a 1750, 1754 a 1838

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#99836 | mjborges | 08 set 2005 17:55 | Em resposta a: #96401

Caro Fernando Gramaxo

Aproveito para acrescentar mais uns nomes que entretanto descobri nas informações que antes me enviara. Entre os meus antepassados de Gouvinhas encontram-se também José Pereira Novo cc Isabel Joaquina, pais de Luiza Pereira da Silva. Tendo estado a digerir o montante de informações que me enviou, estabeleci, com calma as ligações familiares e descobri várias coisas interessantes de que não dispunhamos. Entre elas os diversos irmãos de meu bisavô António da Purificação Alves Taveira, filho de José Alves Taveira (o tal que eu descobri através de si, ter sido regedor em 1890); com efeito, sabiamos da existência de um irmão dele de nome Ângelo, mas desconheciamos as sua datas de nascimento, e que tinha existido outro do mesmo nome anteriormente. Igualmente fiquei a saber de outro irmão de nome Manuel (* 29/01/1895) de quem nada mais sabemos. O meu bisavõ era portanto o filho mais velho (* 1881), mas houve uma qualquer incompatibilização com o pai, que sempre preferiu o tal filho Ângelo. Também pelas suas informações soubemos que a sua nora e sobrinha Rosa Fernandes (casada com o tal Ângelo) faleceu em Paradela de Guiães (donde é o meu outro ramo trasmontano), o que pode ajudar a explicar porque é que ele terá falecido também nessa localidade (c. 1939), pois provavelmente terá ido viver na velhice com esse filho.
Enfim, nem calcula a quantidade de informações que eu retirei dos registos que me enviou, todos eles de familiares directos ou colaterais.
Gostaria, já agora, de lhe perguntar se tem os textos completos dos registos que me enviou, pois tinha alguma curiosidade em saber os textos de dois deles: o referente ao óbito de Manuel Covas (+04/05/1880), meu trisavô, e o referente ao do baptismo de Maria (sua filha), nascida a 2/03/1855, mas de quem não sei a data do baptismo, propriamente dito. Ambos os registos foram referidos, respectivamente, nas suas mensagens de 13 e 14 de Julho deste ano.

Grata por tudo, cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#99894 | fabiop | 09 set 2005 00:15 | Em resposta a: #99836

Carissima Maria José
Faça o favor de me enviar o seu endereço, pois terei muito prazer em lhe enviar as fotocópias dos registos que mencionei anteriormente e que possuo.

Cumprimentos
Fernando Gramaxo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#99945 | mjborges | 09 set 2005 17:19 | Em resposta a: #99894

Caro Fernando Gramaxo

Muitissimo obrigada pelo seu gentil oferecimento. O meu endereço electrónico é mjborges3arrobapontohotmailpontocom
Não sei se é este endereço que pretende ou o endereço postal.De qualquer forma preferia que me escrevesse primeiro para o email e eu logo lhe direi o endereço postal.

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#99947 | mjborges | 09 set 2005 17:27 | Em resposta a: #99570

Caro confrade Holstein

Só agora é que reparei na sua resposta. Muito obrigada, mais uma vez pelas suas informações. Sabe, por acaso em concreto, se lá estarão incluidos alguns registos de Gouvinhas, ou é apenas uma suspeita?
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#99995 | LimaSousa | 09 set 2005 23:38 | Em resposta a: #99947

Creio que estão lá os registos de Gouvinhas (Goivinhas, em 1790) e Guiaens. Sei terem existido umas pessoas que provavelmente lhe pertencerão e das quais só possuo as seguintes informações:


GUIAENS: (1790)

- Maria Alves

- Miguel Alves

- Capittam António Jozé Taveira

GOIVINHAS: (1790)

- Maria Pereira Cabeda (viúva)

- Francisco Taveira de Macedo

- Francisco Xavier Taveira de Macedo (não se trata do indivíduo anterior)

- Domingos da Cunha

- João Manuel Pereira da Silva

Destas pessoas apenas sei que eram proprietários de vinhas nos locais que referi e estavam, com toda a certeza, relacionadas com o vinho do Porto.
Aparecem ligadas às chamadas Demarcações Marianas do Douro, por terem sido realizadas no reinado de D.Maria I.

Cumprimentos,

Lima de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#100632 | mjborges | 16 set 2005 10:29 | Em resposta a: #99995

Caro/a Lima de Sousa

Muito obrigada pelas suas informações.Ainda não sei se os nomes que refere são antepassados meus ou não, pois terei de cotejar com os dados do meu pai, mas vários deles soam-me familiares.

Cumprimentos
maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#100853 | mjborges | 19 set 2005 11:05 | Em resposta a: #99995

Caro/a Lima de Sousa

Alguns nomes da lista que me enviou, soam-me familiares, sendo com efeito comuns a alguns dos meus antepassados trasmontanos. Gostaria de saber se é possível fornecer-me mais alguns dados sobre eles (filiações, cônjugues, etc.) para ver se os consigo ligar a algum ramo da minha família.
Estão nesse caso os seguintes:

GUIAENS: (1790)

- Capittam António Jozé Taveira

GOIVINHAS: (1790)

- Maria Pereira Cabeda (viúva)

- Francisco Taveira de Macedo

- Francisco Xavier Taveira de Macedo (não se trata do indivíduo anterior)

- Domingos da Cunha

- João Manuel Pereira da Silva

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#108060 | miro | 27 dez 2005 10:42 | Em resposta a: #99945

aproveito este meio para perguntar se alguém tem informações sobre uns Fernandes de um lugar chamado Ordonho? freguesia de Gouvinhas, a informação que eu tenho é do casamento de uma Thereza Fernandes que casou em segundas nupcias com José Alvares de Refonteira, em 1747, esta Thereza era filha de Antonio Fernandes e Luiza Fernandes. O primeiro marido da senhora foi Manoel Deniz.
cumprimentos,
belmiro queirós ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#124460 | tmacedo | 07 ago 2006 14:19 | Em resposta a: #99064

Cara Maria José Borges:

Acedi pela primeira vez ao forum há três ou quatro dias. Até aí só consultava, esporádicamente, a base de dados do Genea. Nas pesquisas por tópicos cheguei à questão que coloca, por me interessar pelas pesquisas genealógicas transmontanas e por essa, dos "Taveiras de Vila Real", em especial.
A sua quarta avó, Florência Taveira, era filha do 4º casamento de Manuel Taveira de Macedo (ou Manuel Taveira Cabeda) que casou em Gouvães do Douro. Este Manuel Taveira era natural de Cabeda, freguesia de Vilar de Maçada e era filho de Francisco Taveira de Macedo, natural de Gouvinhas e casado em Cabeda. Este último Francisco Taveira intervém como "homem do acórdão" que delimitou os terrenos aptos a produzir vinho de feitoria nas demarcações pombalinas no lugar de Cabeda. É meu sexto avô.
À sua disposição para mais informações.
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#125174 | andremc | 18 ago 2006 01:23 | Em resposta a: #95265

Caro Fernando,
Sou trisneto do José Júlio Pereira de Morais, visconde de Morais, que julgo ser aparentado dos barões de Gouvinhas. Moro em Inglaterra, o que dificulta imenso a pesquisa genealógica.
Como pode calcular, estou muito interessado na árvore que menciona, pelo que ficaria grato se me pudesse informar se a dita já se encontra publicada.
Em anticipação, e com os melhores cumprimentos,
André Campos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#125259 | fabiop | 19 ago 2006 11:31 | Em resposta a: #125174

Caro André

Em relação à genealogia referente ao Visconde de Moraes, julgo que deve ser conhecedor dela. O Barão de Gouvinhas - Augusto Pereira de Moraes - meu bisavô, era primo do Visconde de Moraes e ainda seu cunhado pois tinha casado com uma irmã do V.M. Florência Júlia. A mãe da Florência Júlia é irmã do pai do Augusto Pereira de Moraes. Sobre os Barões de Gouvinhas encontra-se informação publicada na obra de Júlio Teixeira " Fidalgos e Morgados de Vila Real e o seu termo". Existe uma àrvore genealógica sobre os Moraes e os Pereira de Carvalho, não publicada, que foi investigado por um seu parente que julgo ser de Guimarães, trabalho ao qual ainda não tive acesso mas que já solicitei a outros parentes. Tenho a certeza que a sua prima e genealogista, Adelaide Pereira de Moraes, de Guimarães, será conhecedora dela.
Tenho ainda a informá-lo que estive esta noite passada a reler uma carta do 1º Visconde de Moraes endereçada a minha avó paterna - Augusta Pereira de Moraes, filha do Barão de Gouvinhas, datada de 1913 e remetida da Suiça onde o dito V.M. aceita ser padrinho por procuração de um filho de minha Avó.
O Visconde de Moraes sempre foi uma figura muito presente na memória da minha familia mais próxima.

Disponha.

Fernando Gramaxo
fagramaxo@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#125462 | andremc | 21 ago 2006 19:47 | Em resposta a: #125259

Caro primo Fernando,
Muito agradeço a sua mensagem, que me deu duplo prazer por saber que vem de um primo!
Vou ver se pergunto na família quem terá o contacto da Adelaide, e se descubro o paradeiro da tal árvore de que fala. Se entretanto a descobrir, contacto-o.
Obviamente, e se tiver interesse nisso, ponho-me já ao dispor para partilhar a informação que tenho da descendência do V.M., especialmente do Víctor José, e ramo dos Alvellos, do qual descendo.
Um abraço,
André Moraes Campos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#125491 | fabiop | 22 ago 2006 02:46 | Em resposta a: #125462

Caro André.
Após o recebimento da última mensagem para este forum fui indagar qual seria a sua ascendência familar ao V.M. tendo constatando que seria descendente por parte do filho mais novo do V.M. Vitor. E o ramo Alvellos será da zona de Amarante?.
No passado dia 5 de Agosto estiveram reunidos, no Palácio de Mateus-Vila Real, em almoço familiar alguns Moraes da descendência do Barão de Gouvinhas - Augusto Pereira de Moraes, se tiver interesse posso, de forma aligeirada enviar dados da descedência do B. Gouvinhas. Por coincidência encontrava-me hoje também a reler uma cartas do V.M. enviadas a minha Avó (Sobrinha do V.M.), datadas, a mais antiga de 1912 e remetidas do Rio de Janeiro umas da Rua D. Manoel e posteriormente da Rua da Alfandega. Curiosidade- há uns meses atrás ouvi na Antena 2 uma entrevista feita à Viscondesa de Moraes - Teresa de Moraes, foi uma delicia ouvir aquela senhora de quase 100 anos de idade.

O V.M. não teria um irmão que vivia também no Brasil e com descedência além do João Júlio Nogueira de Carvalho?

Abraço do primo.

Fernando Augusto Florindo de Almeida Vasconcelos Gramaxo
fagramaxo@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126009 | GDCM | 26 ago 2006 22:05 | Em resposta a: #95222

Bom dia,
Em frança desde 1964, o meu português ja é dificile. Desculpem os erros.
Meu nome: Màrio Gomes da Cunha, 52 anos filho de José Alves da Cunha e de Conceição Gomes Quintas, o meu avô Germano Alves da Cunha é de Gouvinhas(01/1894) casado con Maria das Dores Teixeira téve 6 irmãos e 1 irmã. O meu bisavô chama-se Antonio Alves da Cunha casou uma primeira vez com Ana Lopes Fernandes è de Gouvinhas. Eu Gostaria muito de sabermais informações sobre a minha familia

Muinto agradecido

Mario Gomes da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126280 | mjborges | 28 ago 2006 23:42 | Em resposta a: #124460

Caro confrade e parente

Só agora vi a sua mensagem pois tenho estado ausente. Nem calcula como foi agradável esta boa surpresa ao regressar de férias. Com efeito, não tinha conseguido, ainda, retroceder mais gerações para trás desta avó e, de repente, através das suas informações consigo retroceder mais duas gerações...! Conforme o que me indica o referido Francisco Taveira de Macedo (o tal do acórdão pombalino) é o 6º avô de nós ambos, o que faz de nós parentes.
É óbvio que gostaria de saber todas as informações que me possa dar acerca deste ramo de Taveiras, e, outros com ele relacionados, e ainda, a fonte a que se reporta o referido acórdão pombalino e que refere o nosso avoengo. O meu bisavô, António Alves Taveira foi também delegado da Casa do Douro, o que faz a família Taveira desde sempre ligada ao vinho do Porto...
O primo (perdoe-me a confiança, pois nem sequer nos conhecemos), vive em Trás-os Montes?
É amador, como eu, ou dedica-se a sério à genealogia? eu vivo em Lisboa (Camarate, mais propriamente) sou professora de História da Música no Conservatório Nacional de Lisboa, tenho 45 anos, sou casada e tenho uma filha de 11 anos. Para mim a genealogia é um hobbie apaixonante, mas o verdadeiro genealogista é o meu pai.E quanto a si, o que faz?

Se preferir contactar-me para o meu email pessoal é

mjborges3arrobahotmailpontocom

Cumprimentos e fico a aguardar novas informações suas

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126309 | tmacedo | 29 ago 2006 10:31 | Em resposta a: #126280

Cara Maria José Borges:

Cara prima:

Desde miúdo assim chamei a prima "Manau", neta da prima Júlia Morais, da família dos barões de Gouvinhas, e de João Taveira Gonçalves ( que nunca conheci por ser muito mais velho que a mulher), professor da FEUP no início do século XX, e dono da quinta da Trancada, lá perto de Gouvinhas. Mais tarde descobri que eu descendia do Francisco Taveira, já referido, e ela de sua irmã Francisca Taveira.

Há muitos anos que dedico o tempo possível, mais do que deveria e muito menos do que precisava, ao estudo dos meus antepassados.
Nasci em 1955 . Em 1971/2, no ano lectivo anterior a ter entrado para a faculdade de engenharia do Porto comecei a vasculhar a Biblioteca Pública do Porto (que tem um bom conjunto de genealogias manuscritas que compulsei). Nessa altura acompanhado pelo meu amigo e colega (de liceu, faculdade e curso) António Maria Trigo Moutinho. Ele a investigar os seus Vaías e eu os meus Taveiras. A partir de 1975 (é desse ano que tenho cartão de leitor da Torre do Tombo) comecei a ir esporàdicamente a Lisboa. Consultei os livros paroquiais do concelho de Sabrosa, antes da criação do Arquivo Distrital de Vila Real, por deferência do conservador do Registo Civil . É, como diz, apaixonante reconstruir as peças dum puzzle e perceber, através da janela que abrimos para o passado, como viviam em tempos idos.
Desde a minha mais tenra meninice, criado muito próximo de duas bisavós paternas, ouvi histórias mais ou menos mitificadas do passado familiar. Uma delas, por dizer respeito aos antepassados que usaram o apelido que me transmitiram, despertou a minha curiosidade "genealógica". Dizia a minha bisavó Maria de Jesus, viúva de meu bisavô Taveira, que os Taveiras tinham sido morgados de Cabeda. De facto, o trisavô de seu marido, aquele Francisco Taveira de Macedo era primo do morgado de Gouvinhas e casou em Cabeda. Ao longo de mais de trinta anos fui apontando todos os dados para "completar" o puzzle (nunca se completa como bem sabe). Neste encadear de gerações, sujeito à certeza possível, surgem fidalgos e lavradores ligados pelo nome, por seis séculos de história e pelo espaço do antigo termo de Vila Real.

Infelizmente para mim, nos meus primeiros tempos, tirava apontamentos avulsos dos registos e preciso de os rever. Já há muito tempo que as minhas "investigações" se alargaram a muitos outros temas. E nos Taveiras aos séculos XV, XVI e XVII que tão mal tratados são pelo Dr. Júlio Teixeira. Apesar do alcance da sua extraordinária obra ser manifestamente superior às capacidades de um homem fechado em Vila Real.
Muito mais coisas teremos para conversar. Por agora uma pergunta. Sabe alguma coisa do apelido Cunha do António Alves da Cunha casado com Florência Taveira?
E uma "revelação": Em 1745 (não encontro o dia nos meus apontamentos) Francisco Taveira de Macedo, filho legítimo de Melchior Taveira de Macedo e de Maria Guedes, já falecida, de Gouvinhas, casa, não sei se na igreja de Vilar de Maçada ou na capela de Cabeda (na altura não copiava os registos), com Francisca Maria (que também usou os apelidos Morais e Vilela) filha legítima de Manuel de Morais, já falecido, e de Domingas Rodrigues (Vilela), de Cabeda. Este Manuel de Morais, viúvo de Ana Fernandes, filho de Maria de Morais, solteira, de Cabeda, e de Pedro de Niza da Mesquita (Pimentel), de Paços, casou em Cabeda em 23/1/1713 com Domingas Rodrigues, filha de João Martins, já falecido, e de sua mulher Domingas Vilela, do lugar de Cabeda.
Em 17/8/1738 foi vendida uma vinha em Gouvinhas por "Belchior Taveira de Macedo, viúvo de Gouvinhas" ao padre Manuel Fernandes, de Gouvinhas (L.º 38 F.ª 65v a 67 dos livros notariais de Sabrosa).

Os dados que tenho ainda não estão digitalizados, quando comecei não se usava computador. Os referentes aos século XVII e XVIII estão "terminados"e à sua disposição. Mandar-lhos-ei por e-mail.

Cumprimentos do mais recente, e velho, pela idade e ligação ao tronco comum, primo.

António Borges Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126460 | mjborges | 30 ago 2006 12:14 | Em resposta a: #126309

Caro primo António Taveira

Têm sido muito interessantes as informações que me tem facultado.
O meu percurso na genealogia tem vindo na sequência de meu pai, António Alves Borges, que também desde a sua meninice começou a interessar-se pelas suas origens familiares, coligindo informações dos parentes mais antigos, preservando, assim, muitas memórias. No entanto, como a maior parte das nossas origens familiares se situam nas Beiras, sobretudo à volta da zona de Oliveira do Hospital, mais precisamente Lourosa, onde ainda mantemos casa, foi essa a zona mais explorada e mais conhecida, com extraordinários avanços ultimamente, sobretudo, através do Genea. Dos nossos ramos trasmontanos conhecemos bastante menos. O meu bisavô António Taveira faleceu com alguma idade (ainda o conheci) e forneceu algumas informações ao meu pai, que ele veio a rectificar, mais tarde, através dos registos paroquiais. Há 25 anos fui pela primeira e única vez a Gouvinhas, com a minha avó paterna, conhecer o local onde ela nascera, a Quinta da Costa, onde o meu referido bisavô fora administrador e feitor da Viscondessa de Guiães. Anos mais tarde o meu pai passou uma temporada no Arquivo distrital de Vila Real onde coligiu alguns elementos, mas, sobretudo, de um outro ramo de Paradela de Guiães, os Esteves da Silva, onde já chegámos a ramos do século XVII. Quanto aos Taveiras nunca se conseguiu retroceder muito mais para além do século XIX, pois não se encontravam os registos mais antigos (daí este tópico…).
O meu início nas lides genealógicas começou, principalmente, como auxiliar do meu pai, quando o ajudava na pesquisa de registos paroquiais, sobretudo quando já era aluna em História, o que me deu, por exemplo, muito treino paleográfico.Na universidade frequentei, também uma cadeira de opção em genealogia e heráldica que existia na altura. Comecei a frequentar a Torre do Tombo em 1978/79 e depois o Arquivo da Universidade de Coimbra, pesquisando tanto para a História como para a genealogia. Ao arq. de Vila Real nunca cheguei a ir, apenas através da Net.
Nessa altura, com efeito, ainda não usávamos computador, estando a maioria dos elementos organizados em fichas manuais (e ainda estão, na sua maior parte, pois o meu pai ainda não se rendeu aos encantos do computador...). Depois, quando os computadores entraram em campo comecei eu a informatizar aos poucos as fichas mais próximas e, por acaso, comecei com as trasmontanas por serem menos.
Nos últimos dois anos, através deste forúm, temos conseguido desenvolver, como nunca, vários ramos sobretudo beirãos, fruto dos avanços para séculos mais antigos que o meu pai conseguira fazer e que se conseguiram entroncar com outros encontrados atrvés dos contactos com o Fórum da genea
Também através deste mesmo tópico consegui muitas informações importantes acerca de antepassados de Gouvinhas do confrade Fernado Gramaxo, e documentação (que ele gentilmente me enviou). Agora as suas, e assim vou enriquecendo as minhas investigações trasmontanas...

Encontrei na base de dados do Genea vários Taveira de Macedo; alguns deles é “nosso”?
Quanto ao António Alves da Cunha, casado com Florência Taveira Cabeda, ele é filho de Hipólito Alves e de Felícia da Cunha, neto paterno de Manuel António Alves e Leonor Luísa e materno de Manuel Angélico e Maria José. Presumo que serão todos de Gouvinhas, mas não sei mais nada deles.
A Florência será também de Gouvinhas, mas não tenho a certeza. Por acaso tem mais referências dela? Penso que seja de Gouvinhas e terá nascido antes de 1828, casado antes de 1841 e falecido em Gouvinhas depois de 10/04/1870 (data de bap. De um seu neto, em que ainda era viva). De seus pais, para além do nome também não tenho mais referências, para além das informações que agora me deu sobre o pai dela e avós paternos.
Segundo penso, o nosso antepassado comum é então Francisco Taveira de Macedo, não é verdade?

Estou ansiosa pelas informações que tem para me enviar, e se precisar de informações destes meus ramos, seus colaterais, diga o que precisa que eu terei muito gosto em enviar o que tiver.
Já agora, de onde são os seus Borges?

Muitos cumprimentos da recente prima

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126485 | tmacedo | 30 ago 2006 14:49 | Em resposta a: #126460

Cara prima Maria José Borges:

Deixe-me reorganizar os dados que juntei. Nos dados que obtive há muito tempo(os referentes ao século XVIII têm mais de vinte anos) a desorganização é grande - estão dispersos e,nalguns casos, incompletos por falta de cuidado de sistematização. Nunca os publiquei, nem é esse o objectivo, e o tempo sempre foi escasso para ir mais além. Os referentes aos séculos XVI e XVII, que corrigem muita coisa publicada, são mais fàcilmente manuseáveis.
Enviar-lhos-ei logo que os digitalize. Não resisto contudo, a dar-lhe, entretanto, mais alguma informação. Está um pouco desatenta, perdoe-me. Já lhe dei o assento de casamento do nosso antepassado comum, Francisco Taveira de Macedo, com a sua (e não minha) 6ª avó, onde vêem referidos os pais, Melchior Taveira de Macedo e sua mulher Maria Guedes, de Gouvinhas (nossos sétimos avós e bisavós, e não avós, da Florência). Francisco Taveira de Macedo, casou 2ª vez e foi pai do meu 5º avô, António Taveira.
E agora uma surpresa : A quinta da Costa (que desde o século XIX está dividida em Costa de Cima e Costa de Baixo ), mas que, originalmente, era uma propriedade única dos morgados de Guiães, tem uma capela ( na Costa de Cima), com as armas dos Taveiras e dos Macedo, morgados de Guiães, primos afastados dos "nossos". Pegada a essa quinta da Costa existe outra que teve esse nome (actualmente chama-se Lindo Vale), que foi da prima Maria Victória Pinto Pizarro da Gama Lobo e, mais além, as quintas do Bom Dia e Água Alta que foram de meu tio avô Jorge da Costa Borges de Sousa. Essas quintas do Bom Dia e Água Alta (juntamente com uma casa em Gouvinhas, junto à igreja , cujo brasão, concedido a D. Maria Teresa de Carvalho e Barros, minha 6ª avó, foi recolhido na quinta da Água Alta) foram a herança materna de minha terceira avó, Maria da Graça Pereira de Barros, de Donelo, casada com Francisco Borges de Sousa de Magalhães, de Celeirós.
Deixemos os Borges e regressemos aos Taveiras.
Aquele Melchior Taveira, nosso sétimo avô, era neto de Luís Taveira de Macedo e de Ana Guedes, de Vila Real, que estão na base de dados do Genea (aliás com muitos erros daí para trás, mas isso são contas de outro rosário).
Tenho um antepassado, José Teixeira da Cunha, natural de Alfarela de Jales, filho de António da Cunha de Miranda e de Joana Machado de Andrade, que casou em Abrecovo (lugar da freguesia de Gouvinhas) com Helena Pereira de Carvalho. Sua filha Maria José casada em Donelo com João Taveira foi minha quarta avó. Daí a minha questão em relação ao apelido Cunha. A Felícia da Cunha que refere, filha de Manuel Angélico e de Maria José, vem referida em que assento? Não pode adiantar mais nada? Aquele António da Cunha de Miranda é filho de Eusébio da Cunha Teixeira e de Catarina de Miranda, veja a minha intervenção no tópico- Faro de Bragança.
Sei que é muito pouco, para o que pretende, mas prometo não demorar muito.

Cumprimentos do primo,
TAVEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126487 | tmacedo | 30 ago 2006 15:05 | Em resposta a: #126460

Cara prima Maria José Borges:

Deixe-me reorganizar os dados que juntei. Nos dados que obtive há muito tempo(os referentes ao século XVIII têm mais de vinte anos) a desorganização é grande - estão dispersos e,nalguns casos, incompletos por falta de cuidado de sistematização. Nunca os publiquei, nem é esse o objectivo, e o tempo sempre foi escasso para ir mais além. Os referentes aos séculos XVI e XVII, que corrigem muita coisa publicada, são mais fàcilmente manuseáveis.
Enviar-lhos-ei logo que os digitalize. Não resisto contudo, a dar-lhe, entretanto, mais alguma informação. Está um pouco desatenta, perdoe-me. Já lhe dei o assento de casamento do nosso antepassado comum, Francisco Taveira de Macedo, com a sua (e não minha) 6ª avó, onde vêem referidos os pais, Melchior Taveira de Macedo e sua mulher Maria Guedes, de Gouvinhas (nossos sétimos avós e bisavós, e não avós, da Florência). Francisco Taveira de Macedo, casou 2ª vez e foi pai do meu 5º avô, António Taveira.
E agora uma surpresa : A quinta da Costa (que desde o século XIX está dividida em Costa de Cima e Costa de Baixo ), mas que, originalmente, era uma propriedade única dos morgados de Guiães, tem uma capela ( na Costa de Cima), com as armas dos Taveiras e dos Macedo, morgados de Guiães, primos afastados dos "nossos". Pegada a essa quinta da Costa existe outra que teve esse nome (actualmente chama-se Lindo Vale), que foi da prima Maria Victória Pinto Pizarro da Gama Lobo e, mais além, as quintas do Bom Dia e Água Alta que foram de meu tio avô Jorge da Costa Borges de Sousa. Essas quintas do Bom Dia e Água Alta (juntamente com uma casa em Gouvinhas, junto à igreja , cujo brasão, concedido a D. Maria Teresa de Carvalho e Barros, minha 6ª avó, foi recolhido na quinta da Água Alta) foram a herança materna de minha terceira avó, Maria da Graça Pereira de Barros, de Donelo, casada com Francisco Borges de Sousa de Magalhães, de Celeirós.
Deixemos os Borges e regressemos aos Taveiras.
Aquele Melchior Taveira, nosso sétimo avô, era neto de Luís Taveira de Macedo e de Ana Guedes, de Vila Real, que estão na base de dados do Genea (aliás com muitos erros daí para trás, mas isso são contas de outro rosário).
Tenho um antepassado, José Teixeira da Cunha, natural de Alfarela de Jales, filho de António da Cunha de Miranda e de Joana Machado de Andrade, que casou em Abrecovo (lugar da freguesia de Gouvinhas) com Helena Pereira de Carvalho. Sua filha Maria José casada em Donelo com João Taveira foi minha quarta avó. Daí a minha questão em relação ao apelido Cunha. A Felícia da Cunha que refere, filha de Manuel Angélico e de Maria José, vem referida em que assento? Não pode adiantar mais nada? Aquele António da Cunha de Miranda é filho de Eusébio da Cunha Teixeira e de Catarina de Miranda, veja a minha intervenção no tópico- Faro de Bragança.
Sei que é muito pouco, para o que pretende, mas prometo não demorar muito.

Cumprimentos do primo,
TAVEIRA

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126524 | mjborges | 30 ago 2006 18:27 | Em resposta a: #126487

Caro primo António Taveira

Creio que não estou desatenta: de facto já me enviou dados acerca do casamento de Francisco Taveira de Macedo com a minha antepassada Francisca Maria Morais (ou Vilela), mas eu pretendia saber se tem mais datas (de nascimento, morte), se tem referências a outros filhos do casal e também do outro casamento de que o primo descende; igualmente gostaria de saber o nome das anteriores 3 mulheres de Manuel Taveira de Macedo (no caso de saber), datas de casamento, etc. e datas, finalmente da Florência Taveira Cabeda e seu marido, se acaso souber.

Já vi na BD o nome de dois com o nome de Luís Taveira de Macedo: qual deles é o nosso? é que nenhum consta como tendo casado com uma Ana Guedes, mas um deles tem como mãe uma Ana Guedes. Será esse, com os tais erros a que se refere?
Não me disse também, agora, o nome dos pais do referido Melchior (pai de Francisco Taveira de Macedo), ou não tem conhecimento?

Achei muito interessante o facto dos donos da Quinta da Costa estarem ainda ligados aos nossos Taveiras por laços de parentesco. Tive sempre uma intuição de que seria algo assim, pois também tinha reparado quando lá estive que o brazão da capela tinha Taveiras e não seria de estranhar que a ligação profissional que o meu bisavô teve a essa casa pudesse ter qualquer remota ligação familiar.
Encontrei, entretanto, os dados referentes ao António Alves da Cunha que constavam no seu registo de óbito onde diz que:

"No dia 1º de fevereiro de 1860 ...na casa de sua residência, neste lugar e freg. de Sta Madalena de Gouvinhas... faleceo Antonio Alves da CUnha, lavrador, de edade de 46 annos, casado com Florência Cabeda, ...filho de Hipolito Alves, e de Flicia (sic) da Cunha, n.p. de Manoel António Alvares e Leonor Luísa, n. m. de Manoel Angelico e Maria José, Faleceo sem testamento, deixou quatro filhos..."
Cumprimentos e até breve

Maria josé Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126552 | tmacedo | 30 ago 2006 20:29 | Em resposta a: #126524

Cara prima "Taveira Borges":

Sim a todas as perguntas que coloca.
As respostas é que são demoradas. Tenho os dados todos (presunção e água benta...) mas não estão ordenados. Até à geração de Florência Taveira, e só até aí, tenho uma árvore frondosa.
Mas, vou satisfazer um bocadinho a sua impaciência, dizendo-lhe que o Manuel Taveira de Macedo ( ou Cabeda), seu 5º avô, não teve descendência dos dois primeiros casamentos, mas teve-a, e abundante, dos dois últimos.
Os avós paternos do Melchior Taveira de Macedo, foram o Luís Taveira de Macedo, tabelião em Vila Real, cargo que se mantinha na sua ascendência pelo menos há cinco gerações ( e no qual sucedeu seu genro, o genealogista de Vila Real, José Taveira da Mesquita) e D. Ana Guedes Pinto, que são os que refere do Genea.
Um bocadinho de paciência pois prometo-lhe no fim de semana ordenar as coisas.
Cumprimentos do primo
Borges Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126605 | miro | 30 ago 2006 23:22 | Em resposta a: #126552

boa noite,
eu também pesquiso em trás-os-montes principalmente no concelho de mondim de basto, ultimamente um ramo da minha árvore apareceu nesta zona de gouvinhas (ordonho?), por isso resolvi pedir ajuda neste tópico. a pessoa de quem preciso informações é teresa fernandes, filha de antonio fernandes e luiza fernandes, penso que são naturais de s.thiago de lordelo - guimarães mas a teresa terá casado em gouvinhas com manuel diniz antes de 1746, depois casou em segundas nupcias em refonteira com josé alvares.
cumprimentos,
belmiro queirós ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126619 | tmacedo | 31 ago 2006 00:24 | Em resposta a: #126605

Caro confrade:
Esses nomes são-me completamente estranhos. Acho curiosa a menção a Gouvinhas e Refonteira, porque eram os dois lugares onde os morgados de Gouvinhas possuíam casa. Poderá não ser uma coincidência.
Se descobrir algo comunicarei.
Cumprimentos
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#126644 | tmacedo | 31 ago 2006 08:59 | Em resposta a: #126524

Cara prima "Taveira"Borges:
Já viu o seu e-mail?
Mandei-lhe ontem à noite uma mensagem. Escrita numa forma trapalhona e tropega. Mantenho um hábito "aldeão" de me deitar e levantar com as galinhas. A partir de certa hora isso reflete-se na escrita.
Confirme-me se recebeu algo.
Cumprimentos do primo
Borges Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#127248 | andremc | 03 set 2006 00:32 | Em resposta a: #125491

Caro Primo Fernando,
Agradeço a sua mensagem, e peço desculpa responder tão tarde. Entretanto as férias acabaram e de repente foi-se o tempo livre!
Sou, de facto, bisneto do Víctor e da Aninhas Alvellos, que herdou com os irmãos a Casa de Alvellos em Amarante (estou na base do Genea). Estive lá uns tempos, mas para grande pena minha não tive oportunidade de visitar registos. Ouvi no entanto várias histórias de tempos idos que me deliciaram tanto que quero saber mais!
Infelizmente sou um nabo no que toca a estas lides, e as poucas ferramentas que tenho não são boas... A base de dados do Genea está incompletíssima (nem liga sequer o V.M. ao B.G.!) e o ANP faz um apanhado da ascendência que se fica pela rama... Infelizmente, não sei desse irmão do V.M. que menciona (mais um para a pesquisa...)
De qualquer modo, tenho o maior interesse em conhecer melhor a descendência do B.G., e agradeço desde já quaisquer informações que me possa enviar. Junto o meu email, e terei o maior gosto em reciprocar com o que tenho da descendência do V.M.!
Um abraço,
André Moraes Campos
andre@campos6901.freeserve.co.uk

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#130322 | mtt | 07 out 2006 05:04 | Em resposta a: #96238

Caro Fernando Gramaxo
Pergunto-me, por verificar que tem muitas ligações aos Costa Lobo, se conhecerá uns Costa Lobo, que viviam em meados do séc. XIX, no Porto. O primeiro do qual tenho alguma informação é João da Costa Lobo, natural de Moreira de Rei, tabelião que inaugurou a nota privativa do Cabido da Sé do Porto, em 1795. Era casado com uma mulher de Vila Real, Maria Vitória Ramalho, pelo que, suponho, seria ligado aos Costa Lobo trasmontanos.
O filho, José da Costa Lobo, que herdou o cargo em 1814, casou com uma portuense, Angélica Albina da Hora Rodrigues Monteiro, cuja família paterna era de Soalhães.
Uma filha deste casal, de nome Angélica Adelaide casou com José Augusto de Vasconcelos Artayett, filho de um Martin Artayett, que seria, segundo a tradição, um oficial de marinha vindo país basco francês, por razões políticas.
Deste casal José Augusto-Angélica Adelaide, nasceu Vitória Artayett, que aparece na base de dados rebocada por uma filha que casou com um barão de Ancêde.
Tem alguma informação sobre os tabeliães, João da Costa Lobo e seu filho José? Já consultei o livro de Júlio Teixeira, "Morgados de Vila Real e seu termo", mas nada consta, talvez por estes Costa Lobo serem de mais modesta condição, que os que lá são descritos.
Se por acaso souber algo sobre este assunto, muito lhe agradeceria que me deixasse partilhar dos seus conhecimentos.
Atenciosamente,
Manuel.
PS: Não quer dar uma vista de olhos no tópico Família Veiga, do Castedo (Alijó)? Convido-o por imaginar que talvez possa dar um contributo.

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#165226 | abribas | 18 ago 2007 11:48 | Em resposta a: #96401

Caro Fernando,
Será que poderia dar uma ajudinha no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=165214#lista sobre "Bessa Correia" e a Quinta da Lavandeira em Vila Real?
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#171775 | pedroacpinto | 05 nov 2007 09:58 | Em resposta a: #95265

Caro Fernando Gramaxo,

Fiquei curioso em relação à sua referência à trisavó materna de José Sócrates, Ana Pereira de Carvalho, de Gouvinhas. Essa informação está publicada? Estou mais interessado na ascendência do avô, Júlio César Araújo Monteiro, filho de Albino Araújo e Maria Emília, de Passos, Sabrosa.
Cumprimentos
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#177540 | irw | 22 dez 2007 18:06 | Em resposta a: #99995

Prezado LimaSouza,

O Guiaens ao qual você se refere em seu post de 09/09/2005 seria Paradela de Guiães? Sua informação despertou o meu interesse, porque suscitou a possibilidade de minha pesquisa poder avançar além do 1700 dos registros de batismos disponíveis na Igreja de Santa Comba de Paradela de Guiães. Entendi corretamente? Desejo um Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde, paz, amor e sucesso para você etoda a sua família. Abraços, Ivo.

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#188744 | morais68 | 17 mar 2008 22:13 | Em resposta a: #94959

sim realmente é um pouco esquisito...nasci em gouvinhas e pertenço à familia morais...se me quiser contactar...962714041

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#224885 | CAPICUA | 25 mar 2009 18:02 | Em resposta a: #177540

Caro Ivo
Tenho na minha ascendência José Lopes Monteiro e Ana Nunes(1725/1730). Será que tem ascendesntes desta casal do qual eudescendo por sua filha Rosária? Agradeço iformações
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#224892 | irw | 25 mar 2009 19:06 | Em resposta a: #224885

Prezada Ana,

Tenho a ascendência de José Lopes Monteiro (meu hexavô materno) até os seus avós. Mande um email para irwanderley@yahoo.com.br, que envio, com prazer, um relatório do PAF com a ascendência da Rozária Maria Lopes Monteiro, casada com Luis Alvares, pais do Rev. Jose Lopes Monteiro, Maria Rita Lopes Monteiro e Ana (estes são os filhos que aparecem no meu banco de dados). Saudações, Ivo.

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#234267 | Augusto Tavares | 15 jul 2009 16:06 | Em resposta a: #96104

Caro Confrade Manuel Sarmento Pizarro,

Dado descender dos Castelo Branco da Quinta de Montezellos, saberá informar-me como é que o título de Visconde de Montezellos recaiu na família César dos Santos?

Agradecia imenso qualquer informação.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#234371 | Luisa Castro | 16 jul 2009 23:42 | Em resposta a: #125462

Caro André Moraes Campos,

Sou, igualmente, trisneta do 1.º Visconde de Morais. A minha bisavó Honorina é irmã do seu bisavô Victor José. Vinha perguntar-lhe se conseguiu obter a árvore genealógica não publicada sobre os Moraes e os Pereira de Carvalho. Espero estar brevemente com Maria Adelaide Pereira de Moraes e poderei falar com ela sobre o assunto.

Obrigada
Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#234567 | manelsp | 19 jul 2009 18:52 | Em resposta a: #234267

Caro Augusto
Não faço a mais pequena ideia da origem do visconde de montezelos. é um topónimo, pelo que será provavelmente da origem do senhor titular, mas nem sei se do Montezelos vilarrealense ele saira. o que sei é que o título nunca esteve na posse da família Castelo Branco ou Correia Botelho.
Com os melhores cumprimentos
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#234568 | Augusto Tavares | 19 jul 2009 19:02 | Em resposta a: #234567

Caro Manuel,

Agradeço imenso a sua atenção.

É um mistério este título...

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabr

#236863 | karlapt | 19 ago 2009 23:33 | Em resposta a: #99836

Maria José, como lí que tb tem parentes em Paradela de Guiães,sou "neta" da terra,meu pai nasceu lá e tb é Fernandes...se puder gostaria de saber mais sobre isso.obrigada karla

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#386045 | cancela | 30 out 2017 22:21 | Em resposta a: #94885

Caríssimos Primos, e Confrades,
Li com muita atenção o ramo do Visconde Pereira de Morais, lugar de Gouvinhas ´´Sabrosa`` como não ando nestas andanças de genologia, gostaria de estar mais informada sobre o meu ramo. Antigo.
1.1Eu Maria Filomena Ferreira Dias Pires
1.1.1.Ramo Casa Real Távora - Avó- António Gonçalves Pires - «Passos 1850 faleceu 1927»
1.1. 1 Sou Neta paterna - Maria Conceição Pereira Araújo Morais Pires « Gouvinhas1858 faleceu 1935»
1. 1. 2 Bisavós Manuel Gonçalves Pires
1.1.2 Ana Gonçalves Pires
11.3. Joaquim Pereira de Morais Cargo juiz Concelheiro
1.1.3. Filomena Pereira de Almeida Araújo Morais
Gostaria de estar mais informada sobre o meu ramo Família Távora, é possível ser ajudada?....S.f.f.
Maria Filomena Pires
Um Abraço M. Obg.

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais antigos de Gouvinhas (Sabrosa)

#410887 | mariojorge59 | 02 jan 2019 02:04 | Em resposta a: #94885

Amigos bom ano novo a todos, procuro em Gouvinhas o registro paroquial de meu bisavô , Jose Alves de Figueiredo, falo de São Paulo, existe quem preste este serviço de busca e envio da certidão?

Obrigado, e abaixo segue meu e-mail,

mariojfsantos@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 22:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen