Locais do concelho de Ourique

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Locais do concelho de Ourique

#94946 | amrr | 02 jul 2005 13:36

Caros confrades,

Na elaboração da minha árvore de costados encontrei alguns antepassados naturais da freguesia de Ourique (Santíssimo Salvador), sec. XVIII.

Tirei cópias de alguns registos de baptismo e casamento, mas estou com dificuldades em decifrar o nome de algumas localidades.

Como não conheço o concelho de Ourique, agradecia que algum dos confrades visse se consegue identificar os seguintes locais (aldeias / montes):

1 - "(...) moradores na Doceyta [ou Doleita ??] desta freguesia [Ourique (Stmo. Salvador)] (...) da mesma Aldeya todos (...) "

2 - " (...) moradores na Hortta Velha (...) "

3 - " (...) moradores no Beyrão (...)

4 - " (...) moradores em monte alto (...)

5 - " (...) de Val de Fiscel [??] (...)

6 - " (...) faleceu na Alp...ima [???] (...)

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#94950 | josemariaferreira | 02 jul 2005 14:05 | Em resposta a: #94946

Caro Arlindo Rodrigues

Dos Ceutas- também conhecido por Doceutas.
Horta Velha
Beirão-monte e herdade na qual morou um meu tio que viveu maritalmente com a Senhora da dita propriedade.
Monte Alto de Pero Mouro- também conhecido por Pero Mouro.
Val de Garvão? Vale da Norinha? ou Vale de Inxares?
Alperchina da Figueira

São todos lugares da freguesia de Ourique, as aldeias são: Favela, Nova, Palheiros, Grandaços e Chada.

Desculpe a minha indiscrição, mas não resisto a fazer-lhe uma pergunta. Por acaso é leitor da TT?

Atenciosamente

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#94951 | amrr | 02 jul 2005 15:26 | Em resposta a: #94950

Caro José Maria Ferreira

Muito obrigado pela sua ajuda, de outra forma não identificaria estes locais tão cedo.

Mas deixe-me recapitular para ver se percebi bem:

1 - Dos Ceutas (ou Doceutas) é um Monte? Na época teria uma dimensão considerável, pois aparece designado como "Aldeya da Doceyta".

2 - Horta Velha é um Monte?

3 - Beirão - é um Monte/Herdade

4 - Monte Alto de Pero Mouro

6 - Alperchina da Figueira [este é q não chegaria lá de forma nenhuma] é um Monte e/ou Herdade?

Falta apenas identificar o que seria:

5 - "(...) Val de Fiscel [??] (...) "

Sim, sou leitor da TT. Já houve uma época em que frequentava a TT assiduamente mas no último ano praticamente não tive tempo para lá ir.
Mas espero em breve voltar à TT para continuar as minhas pesquisas.

Por acaso precisa que procura algo por lá?
Faça favor de dizer, talvez possa ajudar. Não lhe posso é garantir quando será. Espero que em breve.

Com os melhores cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#94957 | josemariaferreira | 02 jul 2005 17:52 | Em resposta a: #94951

Caro Arlindo Rodrigues

HORTA VELHA- é uma horta situada junto a Ourique para o lado do sul, fica situada no couto da vila e tem perto a estação elevatória de águas para abastecimento à vila. Para quem circula no I.C.1, no sentido Lisboa Algarve, fica à mão esquerda daquela via logo à saída da vila.

BEIRÃO- é uma herdade e monte, fica também situada à mão esquerda da via atrás referida, depois de passar o cruzamento da E.N. que deriva desta para Almodôvar.

MONTE ALTO DE PERO MOURO- herdade e monte, situados no limite do concelho de Ourique com o de Castro Verde.

ALPERCHINA DA FIGUEIRA ou também conhecida simplesmente por Alperchinas- herdade e montes atravessados pela E.N. que vai de Ourique para Almodôvar. Sítio muito antigo já referênciado na doacção dos territórios do Castelo de Aljustrel, pelos reis D.SanchoII e depois reconfirmada pelo rei bolonhês, assim como na doacção de uma herdade que o povo do concelho de Marachique fez ao chanceler de D. Afonso III.

A-DOS-CEUTAS/ DOS CEUTAS/ DOCEUTAS ou ainda a actual corruptela DOCETAS- herdade e monte.

VALE DE FEICHE/VALE DE FEIXE- será?



A minha pergunta tem a ver com um duplicado de requisição que encontrei num livro que hà tempos consultei no ANTT e que ostentava o seu nome e número de leitor. Salvo erro era do Cartório de Ourique!
O MUNDO É PEQUENO !!!

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#94998 | amrr | 03 jul 2005 01:03 | Em resposta a: #94957

Caro José Maria

Mais uma vez Muito Obrigado.
Ainda ontem não fazia ideia de locais seriam estes e hoje parece que já os conheço perfeitamente.

É verdade, também eu já tenho encontrado duplicados de requisições no meio dos livros de Registo Paroquial, e algumas com mais de 10 anos. É pelo menos curioso sabermos o nome de alguém, mesmo que não o conheçamos, que andou a pesquisar a mesma freguesia e os mesmos livros que nós.
Mas em relação à que encontrou com omeu nome parece-me pouco provável que tenha sido nos livros de Ourique, pois em relação a este concelho apenas fiz pesquisas no Arquivo Distrital de Beja.
Na TT tenho é consultado muitos livros de Registo Paroquial dos concelhos de Lisboa, Santarém, Guarda e Fornos de Algodres, e outra documentação (inquisição, ordens militares, etc.). Terá sido num destes?

Cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#95000 | amrr | 03 jul 2005 01:07 | Em resposta a: #94957

Caro José Maria

Já agora, e como parece que conhece bem o concelho de Ourique, será que nas suas pesquisas já se deparou perante algum destes meus antepassados:


132 - MANUEL ANTÓNIO RODRIGUES GUERREIRO
n. freg. Salvador, Ourique, e foi b. a 17/07/1748 na mesma freg.
c. a 23/12/1782, na freg. Santiago Maior, conc. Alandroal, com CATARINA ROSADA.

264 - SALVADOR RODRIGUES
n. freg. Salvador, Ourique, e foi b. a 31/01/1712 na mesma freg.
c. a 09/10/1740, na freg. Ourique (Salvador), com:
265 - CATARINA GUERREIRA
n. freg. Ourique (Salvador), e foi b. a 01/12/1720 na mesma freg.

528 - JOÃO DIAS

529 - MARIA RAPOSA


530 - JOÃO MARTINS VILÃO
f. a 26/07/1722, na freg. Ourique.
c. 1ª vez com N...
c. 2ª vez com:
531 - MARIA GUERREIRA
c. 1ª vez com N...

Estou com dificuldade em recuar neste ramo da minha árvore de costados.

Cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#95821 | jramos | 13 jul 2005 00:51 | Em resposta a: #94957

Caros confrades

Haverá alguma relação entre o monte ou aldeia dos Ceutas ou do Ceita e o apelido Seita, Ceita ou de Ceita que encontro no concelho de Moura desde o séc. XVII, nas freguesias de Amareleja, S. Pedro da Adiça e Santo Amador?

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#96081 | josemariaferreira | 16 jul 2005 20:25 | Em resposta a: #95000

Caro Arlindo Rodrigues

Tenho um Salvador Roiz Pixeiro de Ourique que foi sargento-mór. Em 1758 foi testemunha de casamento de Manuel da Lança Vasconcellos e de Narcisa Valentina Penha Coutinho.
Este João Dias, não será João Dias Penedo? Tenho conhecimento nesta época, de um deste nome ser tido como de Ourique, só que o Padre não achou o registo para passar a respectiva cerditão para um processo de HSO. Esta família Dias Penedo eram militares e deslocaram-se depois de Ourique para Aljustrel(S. João de Negrilhos) e Odemira (S. Luís).
Também tenho referenciados alguns Villão, que foram moradores na vila de Panóias, mas ainda não encontrei nenhum João Martins Vilão. Estes Vilão eram oriundos do Algarve da região de Alcoutim.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE:Penha Coutinho (!)

#96085 | rafael | 16 jul 2005 21:41 | Em resposta a: #96081

Caro Zé Maria

Por ler os apelidos-Penha Coutinho-, encontrei uma senhora com estes apelidos nos parqs. de Santana da Serra, no Arq. Dist. de Beja e num tópico, que não me recordo, mencionei isto; porque, se a memória não me falha , li algures que as as crónicas assinadas por Manuel de Portugal, no ex-semanário TEMPO,era o pseudónimo de ..........Penha Coutinho.
Claro que é apenas uma informação,vinda a propósito, como curiosidade genealógica, que lhe envio com um abraço e desejo de bom fim de semana.

Rafael

Resposta

Link directo:

RE:Penha Coutinho (!)

#96093 | josemariaferreira | 16 jul 2005 22:58 | Em resposta a: #96085

Caro Rafael

Estes Penha Coutinho são originários de Lamego e fixaram-se no concelho de Ourique e Odemira.
Veja a minha intervenção no tópico Lugares de Ourique, tem a ver com os Palma de S. Barnabé.

Um bom fim -de- semana

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#96478 | amrr | 23 jul 2005 15:41 | Em resposta a: #96081

Caro José Maria

Por enquanto ainda não tenho nada que identifique o meu João Dias com João Dias Penedo.

Cumprimentos

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#122036 | amrr | 02 jul 2006 00:47 | Em resposta a: #96081

Caro José Maria Ferreira

Estou de volta a este tópico na tentativa ter mais uma ajuda sua para identificar
o seguinte local:

« (...) do Dotesta [?], freguesia de Almodôvar (...)»

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#122669 | josemariaferreira | 13 jul 2006 17:22 | Em resposta a: #122036

Caro Arlindo Rodrigues

Porventura será A-do-Testa ou Monte do Testa que fica situado na freguesia do Rosário, concelho de Almodôvar.
Para quem circula na E.N.2 no sentido de Castro Verde para Almodôvar, ao atingir a povoação de Rosário, fica situado do lado esquerdo da dita via. Desta mesma localidade e sede de freguesia do Rosário parte um caminho de terra para o dito lugar de A-Do Testa, que dista cerca de 600 m.

Os meus melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Locais do concelho de Ourique

#122675 | amrr | 13 jul 2006 18:49 | Em resposta a: #122669

Caro Zé Maria

Mais uma vez mt obrigado pelos seus esclarecimentos.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 21:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen