Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#94966 | Lages | 02 jul 2005 20:06

Moro no Brasil (Recife) e faço pesquisa destas minhas famílias Magro e Carvalho, da região de Basto, mais especificamente de Mondim de Basto. Tenho já registos bem antigos e sei que a família Magro também está nos Cerqueira Magro (até foi escrito um livro Fonte de Juvêncio) sobre ela. Li que há descendentes espalhados por Portugal. Gostaria de ter contato com alguém que pertença a elas, para troca de informações.
Antonio José Carvalho Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#116872 | miro | 19 abr 2006 11:26 | Em resposta a: #94966

encontrei nas minhas pesquisas:
manoel fernandes magro casou com maria da silva pais cerca de 1730, pais de bernardo, joam manoel e carlos antonio.
será que ajuda?
miro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#117577 | Lages | 28 abr 2006 20:27 | Em resposta a: #116872

Caro Miro : Obrigado pela ajuda . Minha família é Carvalho, mas também temos ramo com sobrenome Magro (os Magros de Carvalho). Eu apenas suponho que, se o autor do livro fez uma pesquisa mais profunda, terá alguma coisa sobre os Carvalhos e Magros de Mondim de Basto, que sei ser um ramo importante dos Carvalho. Se isso se confirmasse, tentaria conseguir que um tio idoso que tenho em Portugal me enviasse um exemplar do livro. Em todo o caso, anotei estes dados que me enviou, pois podem me ser muito úteis quando tiver outras informações da família. Obrigado e um abraço : Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#174655 | cristyna | 29 nov 2007 00:11 | Em resposta a: #117577

Eu sou da Familia Cerqueira Magro e disponho do livro "fonte de Juvêncio".
Se ainda não conseguiu o exemplar do livro, poderei fotocopiar o mesmo.
Fico ao seu dispor.
cris

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#174857 | JAVSO | 30 nov 2007 16:21 | Em resposta a: #174655

Cara Cristina

Sou descendente dos Magros, por parte de minha avó materna, Maria das Dores Portilho de Magalhães Pacheco Pereira Leite, que, entre outras, herdou a casa da Arada.
Minha avó era neta de Rita Miquelina Teixeira Carvalho Magro que, por sua vez, era filha de António Manuel Rodrigues de Carvalho Magro.
Gostava de ter um exemplar da Fonte de Juvêncio. Será muito abuso pedir-lhe uma fotocópia?

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#174901 | cristyna | 01 dez 2007 01:56 | Em resposta a: #174857

Srº José Alfredo,

Desde já poderá contar com fotocópia do livro Fonte de Juvêncio.
Eu sou Cerqueira Magro pela minha Mãe, que infelizmente já é falecida.
Este livro foi escrito pelo meu tretaavô, em 1927 e no prefácio começa por dedicar este livro aos Netos - António Manuel (meu Avô), Fernando (meu Tio-Avô) e Maria Elisa (minha Tia-Avó). Só meu avô é que já faleceu, todos os outros são vivos.
Este livro foi redigido no Seixoso, propriedade esta que deu o Titulo ao livro pois existe lá a Fonte de Juvêncio.

Aqui vai o inicio da dedicatória:
"Este livro foi escrito para vós.
Não vivendo nas letras, eu bem sem que vos não posso deixar uma obra literária.
Contento-me, se tiver conseguido redigi-lo em linguagem suficientemente inteligivel e correcta, para que, com facilidade e agrado, possais assimilar as ideias que nêlo deixo arquivadas.
Se não fôrem salutares, são pelo menos, sinceras.
Aqui encontrareis episódios de familia, notas sobre a vida do vosso avô da Casa da Arada, algo acidentada e sempre digna............"

Por este ultimo paragrafo, parece que ainda somos parentes.

Este livro foi me oferecido em 1981 pelo meu tio Fernando, concerteza que já ouviu falar no Prof. Drº Fernando Cerqueira Magro, mas na altura ele já tinha poucos, tanto que só ofereceu um exemplar para os três irmãos que somos, mas vou tentar ver se lhe consigo um exemplar ou em ultimo caso tiro cópia do meu e depois diz para onde quer que lhe envie.

Em principio este fim de semana vou ao Porto visitar os meus irmãos e vou falar com a minha irmã que está mais vezes em contacto com o meu Tio Fernando ou com a minha Tia Elisa para ver se lhe consigo o livro.

Ando à algum tempo a tentar saber mais sobre a minha descendência, pois sei que um Tio (não em linha directa) redigiu um livro com a descendencia de Egas Moniz que quanto eu sei já consta do mesmo a minha geração pois ele se deslocou à casa dos meus Pais para fazer o levantamento dos nossos dados, só que esse familiar entretanto faleceu. Sei que existe um filho, mas não sei se este continuou a obra do Pai. Já ouvi falar que o livro foi depositado na Biblioteca Nacional do Porto e nada mais.
Tenho andado a tentar pesquizar, será que me pode ajudar ?

Sempre ao dispor, com os meus cumprimentos,

Cristina Maria Cerqueira Magro Teixeira Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#174906 | JAVSO | 01 dez 2007 02:56 | Em resposta a: #174901

Cara Cristina

Somos parentes, de certeza, pois que, conforme lhe disse, sou descendente de António Manuel Rodrigues Magro, da casa da Arada, figura principal do livro Fonte de Juvêncio, que teve uma vida acidentada, tendo estado no Convento de Mafra e no Brasil.
Aquele António Manuel teve várias filhas. A mais velha, que herdou a casa da Arada, é minha antepassada e chamava-se Rita Miquelina Teixeira Carvalho Magro. Veio a casar com Bento Portilho de Magalhães, da casa da Torre, em S. Clemente de Basto. Por este casal veio a minha avó, Maria das Dores Portilho de Magalhães Pacheco Pereira Leite, a herdar as casas da Arada e Torre. Estas vieram a pertencer a minha tia Maria Emília.
A Cristina deverá ser descendente de Ana Benedita Teixeira Carvalho Magro, pois que ascendente de Cerqueiras Magro, a qual era irmã da Rita Miquelina.
O Genea está incompleto quanto à descendência do citado António Manuel.
Desde já lhe agradeço a sua amabilidade.
A minha morada é Av. Almirante Reis, 204, 5º Esq., 1000-056 LISBOA.

Com os meus melhores e mais agradecidos cumprimentos,

José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#175001 | Lages | 02 dez 2007 02:00 | Em resposta a: #174906

Caros confrades José Alfredo e Cristina :
Em 2005, coloquei no fórum do Genea o assunto família Magro de Carvalho de Mondim de Basto. Já tinha desistido de ter alguma resposta, quando vi vocês discutindo o assunto. O meu antepassado ANTONIO MANUEL RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO era irmão do meu tetra-avô FRANCISCO XAVIER MAGRO DE CARVALHO e padrinho de batismo da minha trisavó, MARIA ALTINA DO NASCIMENTO RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO, em 17.01.1841. Os dados que tenho do Antonio Manuel é que nasceu em Mondim, em 15.10.1781. casou com Anna Emillia Teixeira de Carvalho e, 09.02.1814 e morreu em 06.10.1856. Sei também que viveu alguns anos na cidade do Recife, Brasil (onde moro há 54 anos) e que daqui partiu de regresso ao Porto, em Julho de 1844, a bordo do bergantim "Imperador", conforme notícia que saiu no jornal "Diário de Pernambuco" da época e de que tenho cópia. Tenho também fotocopiado o livro "Fonte de Juvêncio" e essa prima de Mondim a que se refere o autor é justamente a D,Maria Altina, que em 1836 passou a ser a proprietária da Casa da Igreja de Mondim de Basto, da qual fui um dos donos ate ser vendida em 1998 à Câmara de Mondim. Tenho também o original de um recibo de serviços dentários prestados à família do meu bisavô paterno, COMENDADOR JOSÉ AUGUSTO ÁLVARES DE CARVALHO, datado de abril de 1912, emitido pelo Consultório Dentário do Dr. Cerqueira Magro, que se localizava na Praça da Batalha no. 108, Porto, de propriedade do Dr. ANTONIO DE CARVALHO CERQUEIRA MAGRO. Atualmente praticamente toda a descendência dos Carvalhos Magros da Casa da Igreja mora aqui no Recife. Eu sou o único neto português dos meus avós paternos. Vocês falam que a descendência do Antonio Manuel está no Genea. Como faço para encontrá-la ? Faço minha árvore genealógica há 30 anos e pelo lado dos Magros de Carvalho já cheguei a 1564. Falta-me ainda receber o micro-filme dos Mórmons relativo a Santa Maria Maior de Meinedo, Penafiel, origem dos Magros. Se interessar-vos, posso mandar por e-mail o mapa da árvore genealógica feita no programa de computador COREL-DRAW que está com toda a descendência a partir do Francisco Xavier Magro de Carvalho. Bom, foi ótimo saber que tenho parentes deste ramo da família. Se quiserem, poderemos trocar mais informações. Um abraço. Antonio José Constante de Carvalho Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#175136 | JAVSO | 03 dez 2007 14:53 | Em resposta a: #175001

Caro José Lages

Fiquei francamente satisfeito com a sua mensagem.
António Manuel Rodrigues de Carvalho Magro é meu tetravô, pelo lado de minha Mãe (Maria Antónia Mendes Leite de Vasconcelos), minha Avó materna (Maria das Dores Portilho de Magalhães Pacheco Pereira Leite), minha bisavó Ana Emília Portilho de Magalhães e minha trisavó Rita Miquelina Teixeira de Carvalho Magro.
Esta última é filha de António Manuel Rodrigues de Carvalho Magro e de sua mulher, Ana Emília Teixeira de Carvalho, sendo aquele filho de Francisco Xavier Magro e de Gertrudes Maria Rodrigues de Carvalho.
Somos parentes, pois que os nossos 4ºs avós eram irmãos.
Aqueles nomes são facilmente localizáveis no Geneall. Para encontrar minha Avó poderá fazê-lo, segundo penso, através de http://www.geneall.net/P/per.page.php?id=258650.
Este (o dos Magros) é um ramo que me preparava para estudar e sobre o qual nada possuo, além do que está no Genea.
Ficar-lhe-ia eternamente grato se conseguisse enviar-me a ascendência dos nossos 4ºs avós até ao antepassado comum mais antigo de que tem conhecimento - 1564. Para o efeito informo-o que o meu email é - javso46@gmail.com
Dentro do que me vier a ser possível, aqui de Lisboa, poderei encarregar-me de obter outros elementos.
Fico feliz por, do outro lado do Atlântico, ter notícias da existência de parentes e de ascendentes comuns.
Bem-haja pela sua mensagem.

Um grande abraço,

José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#175189 | Lages | 04 dez 2007 08:55 | Em resposta a: #174901

Caros confrades José Alfredo e Cristina :
Em 2005, coloquei no fórum do Genea o assunto família Magro de Carvalho de Mondim de Basto. Já tinha desistido de ter alguma resposta, quando vi vocês discutindo o assunto. O meu antepassado ANTONIO MANUEL RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO era irmão do meu tetra-avô FRANCISCO XAVIER MAGRO DE CARVALHO e padrinho de batismo da minha trisavó, MARIA ALTINA DO NASCIMENTO RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO, em 17.01.1841. Os dados que tenho do Antonio Manuel é que nasceu em Mondim, em 15.10.1781. casou com Anna Emillia Teixeira de Carvalho e, 09.02.1814 e morreu em 06.10.1856. Sei também que viveu alguns anos na cidade do Recife, Brasil (onde moro há 54 anos) e que daqui partiu de regresso ao Porto, em Julho de 1844, a bordo do bergantim "Imperador", conforme notícia que saiu no jornal "Diário de Pernambuco" da época e de que tenho cópia. Tenho também fotocopiado o livro "Fonte de Juvêncio" e essa prima de Mondim a que se refere o autor é justamente a D,Maria Altina, que em 1836 passou a ser a proprietária da Casa da Igreja de Mondim de Basto, da qual fui um dos donos ate ser vendida em 1998 à Câmara de Mondim. Tenho também o original de um recibo de serviços dentários prestados à família do meu bisavô paterno, COMENDADOR JOSÉ AUGUSTO ÁLVARES DE CARVALHO, datado de abril de 1912, emitido pelo Consultório Dentário do Dr. Cerqueira Magro, que se localizava na Praça da Batalha no. 108, Porto, de propriedade do Dr. ANTONIO DE CARVALHO CERQUEIRA MAGRO. Atualmente praticamente toda a descendência dos Carvalhos Magros da Casa da Igreja mora aqui no Recife. Eu sou o único neto português dos meus avós paternos. Vocês falam que a descendência do Antonio Manuel está no Genea. Como faço para encontrá-la ? Faço minha árvore genealógica há 30 anos e pelo lado dos Magros de Carvalho já cheguei a 1564. Falta-me ainda receber o micro-filme dos Mórmons relativo a Santa Maria Maior de Meinedo, Penafiel, origem dos Magros. Se interessar-vos, posso mandar por e-mail o mapa da árvore genealógica feita no programa de computador COREL-DRAW que está com toda a descendência a partir do Francisco Xavier Magro de Carvalho. Bom, foi ótimo saber que tenho parentes deste ramo da família. Se quiserem, poderemos trocar mais informações. Um abraço. Antonio José Constante de Carvalho Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#175254 | miro | 04 dez 2007 22:34 | Em resposta a: #175189

boa noite,
será que têm algum registo do meu antepassado que tambem usava o nome magro, o seu nome era manoel fernandes magro e casou com maria thereza da silva ( ou maria thereza da silva paes ) cerca de 1727, depois do casamento moravam no bairro do pouzadouro em mondim de basto.
tenho registo de quatro filhos deste casal.
cump
belmiro ribeiro
www.travassos1.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#175257 | Lages | 04 dez 2007 22:48 | Em resposta a: #175254

Caro Miro : Como venho pesquisando já há muito tempo nos livros de Mondim, reparei que havia alguns poucos Magros, porém, o meu primeiro antepassado com esse sobrenome casou em Mondim em 1773, mas a família dele era de Santa Maria Maior de Meinedo, Penafiel. Assim, esses Magros que são seus antepassados podem ter vindo de regiões vizinhas porém diferentes da de Penafiel. Você teria que rastrear o registro mais antigo para saber de que lugar veio. Como os Magros são uma família muito antiga, até pode acontecer que estivessem em Mondim desde os tempos em que não havia registos, ok ? Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#181331 | Lages | 21 jan 2008 02:40 | Em resposta a: #174901

--------------------------------------------------------------------------------

Caros confrades José Alfredo e Cristina :

Em 2005, coloquei no fórum do Genea o assunto família Magro de Carvalho de Mondim de Basto. Já tinha desistido de ter alguma resposta, quando vi vocês discutindo o assunto. O meu antepassado ANTONIO MANUEL RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO era irmão do meu tetra-avô FRANCISCO XAVIER MAGRO DE CARVALHO e padrinho de batismo da minha trisavó, MARIA ALTINA DO NASCIMENTO RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO, em 17.01.1841. Os dados que tenho do Antonio Manuel é que nasceu em Mondim, em 15.10.1781. casou com Anna Emillia Teixeira de Carvalho e, 09.02.1814 e morreu em 06.10.1856. Sei também que viveu alguns anos na cidade do Recife, Brasil (onde moro há 54 anos) e que daqui partiu de regresso ao Porto, em Julho de 1844, a bordo do bergantim "Imperador", conforme notícia que saiu no jornal "Diário de Pernambuco" da época e de que tenho cópia. Tenho também fotocopiado o livro "Fonte de Juvêncio" e essa prima de Mondim a que se refere o autor é justamente a D,Maria Altina, que em 1836 passou a ser a proprietária da Casa da Igreja de Mondim de Basto, da qual fui um dos donos ate ser vendida em 1998 à Câmara de Mondim. Tenho também o original de um recibo de serviços dentários prestados à família do meu bisavô paterno, COMENDADOR JOSÉ AUGUSTO ÁLVARES DE CARVALHO, datado de abril de 1912, emitido pelo Consultório Dentário do Dr. Cerqueira Magro, que se localizava na Praça da Batalha no. 108, Porto, de propriedade do Dr. ANTONIO DE CARVALHO CERQUEIRA MAGRO. Atualmente praticamente toda a descendência dos Carvalhos Magros da Casa da Igreja mora aqui no Recife. Eu sou o único neto português dos meus avós paternos. Vocês falam que a descendência do Antonio Manuel está no Genea. Como faço para encontrá-la ? Faço minha árvore genealógica há 30 anos e pelo lado dos Magros de Carvalho já cheguei a 1564. Falta-me ainda receber o micro-filme dos Mórmons relativo a Santa Maria Maior de Meinedo, Penafiel, origem dos Magros. Se interessar-vos, posso mandar por e-mail o mapa da árvore genealógica feita no programa de computador COREL-DRAW que está com toda a descendência a partir do Francisco Xavier Magro de Carvalho. Bom, foi ótimo saber que tenho parentes deste ramo da família. Se quiserem, poderemos trocar mais informações. Um abraço. Antonio José Constante de Carvalho Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#181389 | JAVSO | 21 jan 2008 17:08 | Em resposta a: #181331

Caro António Lages

Procure em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=639217
Ou, no Genea procure em pessoas o nome de António Manuel Rodrigeues de Carvalho Magro e logo lhe aparecerá este nosso antepassado com a indicação das filhas; depois os filhos destas e por aí adiante.

Um grande abraço do parente,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#184031 | semilogica | 07 fev 2008 19:47 | Em resposta a: #181331

Caro António Lages,

Creio que a trisavó que refere é minha tetravó e o seu bisavô meu trisavô. O meu avô ainda habita em Mondim de Basto.

Cumprimentos,

Joana K.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#184049 | Lages | 07 fev 2008 22:16 | Em resposta a: #184031

Cara Joana :

É interessante saber que o nosso antepassado Antonio Manoel Rodrigues de Carvalho Magro ainda tem descendentes em Mondim, além dos que são do meu lado. Qual é o nome desse seu parente ? Atualmente o meu parente mais conhecido(é meu primo em segundo grau) que mora em Mondim é o Sr. Zéquinha (José Maria Carvalho Gomes) que foi proprietário da Auto-Mondinense e não há que não o conheça em Mondim. Ele tem muito interesse na nossa árvore genealógica que estou a terminar e ficará muito satisfeito em conhecer um parente que, embora morando "ao lado" não era conhecido. Se você quiser posso mandar-lhe, via e-mail, em Corel-Draw ,a árvore genealógica que faço (já cheguei a 1580) e que mandei também para outro parente que conheci aqui no Genea, o José Alfredo.
Um abraço. Antonio José Carvalho Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#184051 | semilogica | 07 fev 2008 22:45 | Em resposta a: #184049

Caro António:

Somos então primos em quarto grau, pois sou neta de José Maria, filha da sua filha Maria Amélia.
Folgo saber que partilhamos o gosto pela genealogia e adoraria receber a árvore a que já dedicou tantos anos de estudo.
Se puder enviar para joana.casta@gmail.com, ficar-lhe-ei muito grata.
Um abraço, Joana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#193052 | cristyna | 18 abr 2008 16:04 | Em resposta a: #181331

Caro confrade António Lages,


Desculpe só agora voltar a contactar, pois o tempo escasseia.

Gostava imenso de receber a arvore geneologica da nossa familia. Ficaria muito grata.

o meu endereço de mail é: cristydua@hotmail.com

Um Abraço
Cristina Maria Cerqueira Magro Teixeira Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#204285 | c.magro | 28 jul 2008 14:11 | Em resposta a: #193052

Caros Primos

Fiquei muito feliz por ter encontrado parentes que se interessam por estas questões da genealogia, como sabem a genealogia é uma ciência auxiliar da História que estuda a origem, evolução e disseminação das famílias e respectivos sobrenomes, ou apelidos (sobrenomes derivados de alcunha).
O meu interesse nestas questões ficou a dever-se ao bisavô da minha mãe o Dr. Antonio Manuel Cerqueira Magro, grande homem e empreendedor na altura.
Estou muito interessado em saber “tudo” acerca deste meu trisavô, pessoa ilustre e admirada na altura pela sua obra e feitos.
Este fim de semana estive no cemitério onde estão sepultados os meus avós maternos e fiquei a saber que o meu ilustre trisavô, o Dr. António Manuel Cerqueira Magro, está sepultado na mesma campa (sem qualquer placa ou fotografia).
Deixo o meu contacto c.magro@sapo.pt moro e trabalho na cidade do Porto, como sou advogado de profissão tenho acesso a várias fontes do registo civil e outros, mas fico a contar com a ajuda de todos os que se interessam pelo estudo da família.

Prima Cristina e grande beijo e fico à espera que envies cópia do livro A fonte de Juvêncio.

Saudações para todos

Fernando A Cerqueira Magro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#204287 | JAVSO | 28 jul 2008 14:23 | Em resposta a: #204285

Caro Fernando A. Cerqueira Magro

Fico feliz por o ver aparecer neste tópico.

Como dele já consta, a casa da Arada foi herdada por minha Avó materna e, posteriormente, por uma das irmãs de minha Mãe.

Poderá ver na BD do Genea a ligação de minha mencionada Avó com os Magros. Chamava-se Maria das Dores Portilho de Magalhães Pachco Pereira Leite.

Penso aproveitar estas férias para investigar um pouco mais sobre os Magros e, também, cumprir o prometido com o parente António Lages.

Nasci no Porto, mas sou juiz na 2ª Vara Cível de Lisboa, tendo advogado durante cerca de 15 anos, em Ponta Delgada.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#204355 | c.magro | 29 jul 2008 00:37 | Em resposta a: #204287

Esta pequeno texto pretende levá-los a ter muita vontade de conhecer e a desfrutar de um dos locais de referência do concelho de Felgueiras, a Casa do Seixoso que até sanatório já foi...Eis um pouco da história da nossa Família...
"O Seixoso é um Edifício de grande envergadura, rodeado por enormes pinheirais e velhíssimos eucaliptos, construído no século passado para sanatório.
Em 1904 um pavoroso incêndio destruiu-o parcialmente. O seu proprietário, Dr. António Cerqueira Magro, mandou-o reconstruir não para continuar como sanatório, mas para Estância de Repouso. Tinha como médico permanente o distinto Dr. Eduardo Freitas, natural e residente na Lixa na Casa da Prelada. Depois da sua morte sucedeu-lhe o Dr. Manuel Cerqueira.
Pela sua mesa, pelos seus belos ares, pelo seu sossego e pela maneira lhana como os seus hóspedes eram tratados, o Seixoso que só funcionava de Maio a Outubro, tinha grande afluência de hóspedes. Por lá passaram Condes, Marquesas, Generais, Médicos, etc...
Gente rica, não só portugueses como estrangeiros, passava as suas férias no Seixoso!
Nesses seis meses, o Dr. Cerqueira Magro dava esta estância à exploração a duas senhoras de Matosinhos - a D. Eulália e a D. Ritinha.
Porque havia muitas raparigas ao serviço do hotel, os rapazes da Lixa passavam lá as tardes domingueiras. Alguns, munidos de instrumentos musicais, originavam danças e cantares populares, fazendo a delícia dos comensais.
Desses encontros resultaram alguns casamentos, entre os quais o de meus pais, o D. José d'Avilez, etc...
Entre 1934 e 1935, por morte das duas senhoras e do Dr. Cerqueira Magro, a exploração do hotel ficou a cargo do genro do proprietário, o Sr. Ferreira, acabando em breve por falecimento deste.
O Seixoso é hoje propriedade dos netos do Dr. Cerqueira Magro, (entre os quais o Professor Dr. Fernando Cerqueira Magro, médico e professor na Universidade do Porto), família bastante numerosa que o utiliza para passar férias bem como alguns fins-de-semana.
Dos anos 20 até aos anos 30, o Dr. Cerqueira Magro, sabedor profundo da pureza e qualidade diurética da água do Juvêncio, pu-la à venda em garrafas e garrafões, sendo comercializada não só no mercado nacional mas também no estrangeiro.
Na verdade, a Fonte Juvêncio, que ainda hoje existe, fornece uma água maravilhosa, abastecendo muitos "clientes" que ao Seixoso a vão buscar, sem que o seu actual proprietário (Prof. Dr. Cerqueira Magro) lhes leve nada por isso...
Carlos Coelho
(in "Revista das Vitórias 2000")
casa do seixoso.jpg


fonte juvêncio.jpg

Fernando A Cerqueira Magro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#204357 | c.magro | 29 jul 2008 00:41 | Em resposta a: #204355

Lindo !!!!!!!!

ja estive por várias ocasioes na Casa do Seixoso, a mais recente com o meu filho, o João Pedro.

è lindo !!!!!!!!


Pena é que esteja "abandonado " e sem o vigor e esplendor de anos passados.

Quem sabe se um dia...... volta a ter o brilho que o Dr. Cerqueira Magro lhe destinou.... Quem sabe......

Um abraço


Fernando A Cerqueira Magro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#204364 | JAVSO | 29 jul 2008 04:49 | Em resposta a: #204355

Caro Fernando A. Cerqueira Magro

O texto que transcreveu desperta, na verdade, a vontade de conhecer a Casa do Seixoso.

Muito lhe agradeço o seu envio.

No que à genealogia respeita, logo que possa, vou tentar fazer buscas no Arquivo Distrital do Porto para averiguar, entre outras, a ascendência dos "Magros".

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#204365 | JAVSO | 29 jul 2008 04:53 | Em resposta a: #94966

Caro António Lages

Ainda não esqueci a promessa relativamente às datas das Inquirições de Genere, no Arquivo Distrital de Braga.
Mas, quando dei por mim estava com o gabinete a ficar cheio de processos, pelo que tive de adiar a ida a Braga.

Mas, agora estou de férias.

Cumprimentos amigos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#204486 | c.magro | 30 jul 2008 20:45 | Em resposta a: #204287

Caro José Alfredo


Já localizei na arvore genealogia a sua avó materna, Maria das Dores Portilho de Magalhães Pacheco Pereira Leite,

A sua avó é filha de Ana Emília Portilho de Magalhães sendo filha de Bento Portilho de Magalhães e Rita Miquelina Teixeira de Carvalho Magro. (é aqui que aparecem os Magro)
Por sua vez, Rita Miquelina Teixeira de Carvalho Magro é filha de António Manuel Rodrigues de Carvalho Magro e Ana Emília Teixeira de Carvalho. E casou com Bento Portilho de Magalhães. (em Celorico de Basto, Molares).

António Manuel Rodrigues de Carvalho Magro e Ana Emília Teixeira de Carvalho tiveram 5 filhos:
• Rita Miquelina Teixeira Carvalho Magro * 26.01.1815 Bento Portilho Magalhães
• Maria da Conceição Teixeira de Carvalho Magro
• Ana Benedita Teixeira de Carvalho Magro Francisco Álvares de Carvalho Cerqueira
• Joaquina Augusta Teixeira de Carvalho Magro
• Florinda Rosa Magro Teixeira de Carvalho *

Ana Benedita Teixeira de Carvalho Magro Francisco Álvares de Carvalho Cerqueira Celorico de Basto, Molares 16.02.1846
Francisco Álvares de Carvalho Cerqueira * 16.11.1817
E tiveram 4 filhos:
• José Luís Álvares de Carvalho Cerqueira Emília Augusta Teixeira Portilho de Magalhães
• João Teixeira de Carvalho Cerqueira cs no Brasil
• António Manuel Cerqueira Magro Elisa Bonfim
• Alberto Carlos de Carvalho Cerqueira * 02.01.1865 Elvira de Matos Ferreira Carmo
Desses 4 filhos o meu Ilustre trisavô (penso que estou correcto, uma vez que é bisavô da minha mãe ) António Manuel Cerqueira Magro é o elo de ligação que tenho com os meus parentes.

A partir do meu ilustre Trisavó não tenho mais informações na arvore do genea.

O meu o intuito é continuar a arvore até aos dias de hoje.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#205275 | cristyna | 13 ago 2008 12:41 | Em resposta a: #204486

Caro Primo,


consulta: http://www.jf-caidederei.pt/gazeta/2004/no11.pdf

página 6 e 7

Uma curiosidade que não sei se já tinhas conhecimento.

Beijinhos
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#207171 | Lages | 03 set 2008 21:03 | Em resposta a: #205275

Cara Prima :

Não tinha conhecimento desse fato. O problema é que aparece o sobrenome Cerqueira Magro mas não informa qual o primeiro nome e, se não me engano, eram vários irmãos com esse sobrenome. Um abraço. Antonio José

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#211698 | Troncus | 26 out 2008 22:52 | Em resposta a: #204486

Caro Fernando Cerqueira Magro,

Em 1984/85 pediram-me algumas informações sobre o meu avô-materno, de nome Domingos Cerqueira Alves, que nasceu em Telões, Amarante em 1884. O seu pai era incógnito, como era costume naquele tempo. Quem me pediu essas informações foi a esposa de um senhor ( já falecido) que residia em V. do Conde, e que na altura me emprestou o livro " Fonte de Juvêncio", e que eu li. O meu avô não falava ou melhor nunca mencionou quem era o pai, no entanto segundo uma tia-avô existia uma qualquer ligação com um doutor do Seixoso, e que de alguma forma seríamos descendentes do Egas Moniz, eu era miúdo, e como não conheci a minha mãe, pois faleceu pouco após o meu nascimento, como tal digamos que não houve uma continuidade de transmissão. Para não me alongar mais refiro só que sou primo em 2º ou 3º grau dos Amarantes ( Mário, Alexandre e Amarante Jr.) que são de Todeia(?), por parte da minha avô-materna, e que gostaria de saber se era possível arranjar uma cópia do livro. Essa senhora pedi-me as informações sobre o meu avô, porque segundo ela seriam necessárias para um segundo livro que salvo erro seria a continuação do primeiro.

Obrigado e saudações.

Domingos Alves Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#216607 | amadeulins | 29 dez 2008 02:40 | Em resposta a: #94966

Prezado Antonio Lages,

Sou da família Carvalho, por parte da minha avó materna e tenho informações de pessoas da minha família que nasceram em Mondim de Basto - Portugal. Se me permitir gostaria de trocar informações.

Atenciosamente,

Amadeu Lins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#216640 | Lages | 29 dez 2008 15:14 | Em resposta a: #216607

Caro Amadeu

Gostaria muito de saber sobre a sua família dos Carvalhos de Mondim de Basto. A minha é da Casa da Igreja, de Mondim e com certeza devemos ser parentes. As pesquisas da minha arvore genealogica, após 31 anos, estão no fim. Já cheguei a 1482 e caso ela tb seja a sua, posso mandar por e-mail o esquema gráfico. Meu e-mail é helianelages@hotmail.com
Um abraço
Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217212 | miro | 03 jan 2009 18:27 | Em resposta a: #216640

boa tarde,
tenho registo de um licenciado, david gomes de carvalho, filho de Caetano João de Carvalho e Maria Gomes - Mondim de Basto que casou em travassos em 2 de maio de 1757, deveria ser desta familia.
a casa onde viveu é conhecida como a casa do doutor, tenho uma fotografia no meu blog www.travassos1.blogspot.com
miro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217232 | Diogo Carvalho | 03 jan 2009 22:17 | Em resposta a: #216607

Caríssimos Amigos e Parentes Mondinenses
Aqui vão alguns alguns dados que aqui tinha sobre a ascendência dos Alvares de Carvalho.
Tenho muito mais, em papéis dispersos, que só agora comecei a ordenar em títºs e §s genealógicos.
Mas não percebo uma coisa, vocês são todos parentes muito próximos.
Para esta mensagem não ficar muito comprida mando um esquema á parte noutra mensagem.
Abraços a todos e, antes de tudo, Bom Ano.

RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO,
da CASA DA EIRA, em Paradança

1 – JOSÉ RODRIGUES DE FREITAS – Viveu no Ribadal em princípios do Sécº XVII.
Casou com HELENA CORREIA, dita do Talhe no casamento da filha Ana Maria..

Tiveram pelo menos :


2.1 – ANA MARIA RODRIGUES – Nasceu a
Casou a 13.4.1753 em Mondim
com MANUEL GONÇALVES ,
filho de Pedro Gonçalves e Maria
Gonçalves, de Pedra Vedra,

2.2 – MARIA RODRIGUES – Nasceu a 3 e foi bapt.ª a 9.10.1713

2.3 – ANTÓNIO , que segue.

2.4 – QUITÉRIA RODRIGUES CORREIA – Nasceu em Mondim a
e aí fez Test.º a 28.4.1770,
data em que estava casada com
MANUEL JOÃO MATEUS,
“ do Talho “


2 – ANTÓNIO RODRIGUES CORREIA – Nasceu a em Mondim.
Casou aí a com ROSA MARIA DE CARVALHO, filha de MATIAS DE CARVALHO, baptizado em Mondim a 3.3.1675, e de sua mulher MARIA DE CARVALHO; neta paterna de António Gonçalves “ O Saibro “.
Tiveram pelo menos :

3.1 – GERTRUDES , que segue

3.2 – Padre ANTÓN IO RODRIGUES DE CARVALHO – Nasceu a
1.3.1755. As Inquirições de Génere em
Braga foram a 30.5.1783.


3 – GERTRUDES RODRIGUES DE CARVALHO – Nasceu a em Mondim
Casou em Mondim a 19.12.1773 com FRANCISCO XAVIER MAGRO, nascido a
Filho de Francisco José Magro, natural da freguesia de Santa Maria Maior de Meinedo, Penafiel, e de sua mulher Caetana Teresa

Tiveram pelo menos :

4.1 – FRANCISCO XAVIER, que segue
4.2 – TEUTÓNIO RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO, que
Segue no § 2
.

4.3 – ANTÓNIO MANUEL RODRIGUES DE CARVALHO, que
segue no § 3

4. 4 - MARIA TERESA c.c. o Cap. JOÃO DINIS FRAGA DE
CARVALHO ( Vide DINIS FRAGA, de
Paradança ) que segue no § 4

4 – FRANCISCO XAVIER MAGRO DE CARVALHO, Nasceu em Mondim a
Casou a 14.1.1807 em Mondim com MARIA JOANA PEIXOTO DE CARVALHO, filha de Francisco Xavier João de Carvalho, do Escourido, casado a 6.10.1766 com JOSEFA PIMENTA PEIXOTO; neta paterna de António Gil e sua mulher Maria Martins, de Carvalhaes, Atei ; neta materna de Francisco Peixoto, de S.Romão de Arãoes, Montelongo, e de sua mulher Maria Pimenta, natural de Mondim, mas oriunda da Casa de Travassinhos, em Arnóia, Celorico ( Ver PIMENTA RAMOS, da CASA DE TRAVASSINHOS, em ARNÓIA, e PIMENTA DA COSTA, de Mondim )


Tiveram pelo menos :

5.1 – ANA JOAQUINA RODRIGUES DE CARVALHO, nasceu a 16.2.1808,
em Mondim
5.2 – MARIA ALTINA RODRIGUES DE CARVALHO, nasceu a 7.1.1812,
c.c. ANTÓNIO JOSÉ ALVARES, § 5

5.3 – FRANCISCA RODRIGUES DE CARVALHO, nasceu a 29.6.1815
5.1 – ANTÓNIO RODRIGUES DE CARVALHO, nasceu a 27.9.1817
em Mondim
5.1 – TEUTÓNIO RODRIGUES DE CARVALHO, que segue,
em Mondim




5 – TEUTÓNIO RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO – Nasceu a
Figura em 1837 como testemunha duma escritura sendo nela citado como “ sobrinho do P.e Fracisco Peixoto de Carvalho.


§ 2

RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO,
da CASA da EIRA, em Paradança


4 – TEUTÓNIO RODRIGUES DE CARVALHO MAGRO – Nasceu a
24.10.1789 em Mondim e viveu na Casa da
Eira, em Paradança.
Casou em Mondim a 17.1.1825 com EUFRÁSIA GOMES, nascida a filha de Manuel Pereira e de Maria Gomes, de Cimo de Vila, Paradança,
Teutónio morreu na Casa da Eira, em Paradança, Mondim, a 21.11.1865 com 76 anos deixando 2 filhos vivos.



§ 3

TEIXEIRA DE CARVALHO MAGRO,
da CASA da ARADA, em Molares

4 – ANTÓNIO MANUEL RODRIGUES DE CARVALHO, Nasceu a
Casou a
com ANATEIXEIRA DE CARVALHO, da Casa da Arada, em Molares, Celorico. Com descendência em

VALE E VASCONCELLOS, das Casas da Ponte, do Souto, e da Igreja, em Cavez, Cabeceiras de Basto, e da Casa da Venda, em Gandarela, S. Clemente, Celorico.
Em CHAVES, da Casa das Pereiras, em S. Martinho de Dume,
Casa de Cabeça de Porca, etc


§ 5

ÁLVARES DE CARVALHO,
da CASA da IGREJA, em Molares

4 – D. MARIA ALTINA DO NASCIMENTO RODRIGUES DE
CARVALHO, Nasceu a 7.1.1812
Casou a
com ANTÓNIO JOSÉ ALVARES, Professor de Latim e Gramática, Administrador do Concelho de Mondim, que nasceu em Celorico a , filho de Francisco José Álvares e de Maria Pinto.

Tiveram pelo menos :

5.1 – MARIA DO CARMO RODRIGUES DE CARVALHO, nasceu em


5.2 – ISABEL ALVARES DE CARVALHO, nasceu a 1842,
c.c. ALVES BARROSO, Morreu em 1923

5.3 – FILOMENA DA ASSUNÇÃO ALVARES DE CARVALHO, nasceu a
. . 1844.C.C. BERNARDO GONÇALVES DE
MATOS , §
5.4 – ANTÓNIO AUGUSTO ÁLVARES DE CARVALHO, nasceu em
Mondim a 12.5.1848 e baptº a 16.5.

5.1 – JOSÉ AUGUSTO ÁLVARES DE CARVALHO, que segue,

5.6 – Dr NARCISO AMXIMILIANO ALVARES DE CARVALHO, Licenciado em Direito, Diplomata, Embaixador em diveras Cortes europeias. Casado com Dona…Ferreira de Almeida, e deles descendem os Carvalho Cerqueira, Silva Basto,etc

5 – O Comendador JOSÉ AUGUSTO ÁLVARES DE Carvalho “ O Comendador da Igreja ) O homem mais rico do Pernambuco no seu tempo, herdou da mãe a Casa da Igreja, onde nasceu a 4.3.1851.
Casou a primeira vez com D.Ana da Conceição Bastos, brsileira,

Tiveram, pelo menos :

6.1 – ALICE c.c. MOREIRA
6.2 – AMADEU
6.3 – AUGUSTO, morreu afogado numa Poça da Casa da Quinta.
6.4 – D. ESMERALDINA AUGUSTA ÁLVARES DE CARVALHO, casou por 1903-1906 com MANUEL ANTUNES DE LEMOS, natural da Freg. S.Dinis, Vila Real, irmão do Luís Antunes de Lemos, pai do Dr António Lemos.
6.5 – D.JULIETA AUGUSTA ÁLVARES DE CARVALHO, Nasceu +_em 1883 em Stº António do Recife. Casou em Mondim a 16.6.1906 com JOSÉ ANTÓNIO RODRIGUES TEIXEIRA, então com 33 anos, natural de Mondim, filho de Joaquim Teixeira e de Luísa Rodrigues.
6.6 - …….c.c. SILVÉRIO GOMES NOBRE
6.7 - c.c. ANTÓNIO LAGES, da Casa da Chã, em Vilar de Viando
6.8 – MARTIM ÁLVARES DE CARVALHO
6. – NUNO ÁLVARES DE CARVALHO

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217252 | Lages | 04 jan 2009 01:15 | Em resposta a: #217232

Caro Diogo
Fui eu que criei este tema familias Magro/Carvalho, pois faço a pesquisa das famílias Alvares de Carvalho e Lages há 31 anos e estou terminando. Já encontrei aí no fórum parentes cujo nosso ascendente o Antonio Manoel Rodrigues de Carvalho Magro saiu de Mondim por volta de 1814 quando foi casar com Anna Emilia. Essas informações que você fornece aqui eu tenho-as quase todas, mas gostaria de trocar e-mails com você sobre isso, porque me ajudaria nas pesquisas. O meu e-mail é lagesantonio@hotmail.com . Um grande abraço. Antonio José Carvalho Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217256 | Diogo Carvalho | 04 jan 2009 01:43 | Em resposta a: #217212

Já visitei o seu Blogue. Parabéns. Deixei lá uma mensagem.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217257 | Diogo Carvalho | 04 jan 2009 01:57 | Em resposta a: #217252

Caro António
Você vive cá ou no Recife?
È neto do António Lages? Mas o Amadeu Lins não é fiho da Mariazinha da Igreja?
Eu sou de Mondim, mas vivo também em Lisboa.
Já não vinha ao Forum há muito tempo e esqueci-me do pseudónimo e passwords. Escolhi este para não me esquecer outra vez. Sou o João Diogo Alarcão de Carvalho Branco.
Tenho também muito mais coisas referentes a algumas das linhas ascendentes comuns como os Peixotos de Carvalho, etc.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217258 | Diogo Carvalho | 04 jan 2009 02:05 | Em resposta a: #184031

Joana
Você é filha do Gui e da Amelinha? Muito folgo por a ver interessada por estas velharias.
Veja o que eu deixei noutra mensagem e diga-me das linhas que não tem, que eu mando-lhe outros elementos.
Dê saudades aos seus pais e avós.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217259 | Lages | 04 jan 2009 02:11 | Em resposta a: #217257

Caro Diogo
Sou neto de Antonio Augusto Gaspar Lages e sobrinho da Tia Mariazinha. Vivo há 56 anos no Recife. O Amadeu Lins é descendente do comendador José Augusto do 1o. casamento dele com D.Anna da Conceição Bastos. A tia Mariazinha e eu somos descendentes pelo 2o casamento do Comendador com D.Maria Amélia de Mattos. Mas você, onde entra na família ? Este sobrenome Carvalho Branco não me é estranho, mas não me lembro de onde. Gostaria de saber o que sabe dos Peixoto de Carvalho e dessas outras linhas ascendentes nossas. Já mandei o gráfico da nossa árvore genealógica a vários parentes aí de Portugal e do fórum, via e-mail. Cheguei a 1482, com aproximadamente 700 pessoas catalogadas. Se lhe interessar, posso mandá-la para o seu e-mail. Um abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217262 | Diogo Carvalho | 04 jan 2009 02:13 | Em resposta a: #216607

Caro Amadeu
Desculpe fazer-lhe esta pergunta, mas sendo Lins, dar-se-à o caso de sua avó ser a Mariazinha da Casa da Igreja?
Postei também aqui algumas informações que estou a ordenar sobre ascendências de várias famílias mondinenses.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217282 | valboa | 04 jan 2009 09:16 | Em resposta a: #217262

Bom dia

Até que enfim que eu vejo este ilustre Mondinense neste Fórum.

Eu já tenho a árvore que o amigo Lages me mandou e dou-ta se ele concordar João.

Ela está num formato profissional e eu tive de a imprimir numa gráfica, pois menor do que 1,20 X 90 cm não se consegue quase ler. Tenho-a na numa pen e passo-ta.

Tens lá ligações muito interessantes.

Um grande abraço e Bom Ano

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217303 | semilogica | 04 jan 2009 13:58 | Em resposta a: #217258

Diogo,
Sou eu, sim. Para ser franca, para além do que vou vendo por aqui, pouco ou nada conheço. O primo Lages enviou-me informação a que infelizmente não consegui aceder, porque me faltava o programa.
Agradeço e retribuo os seus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217309 | valboa | 04 jan 2009 15:25 | Em resposta a: #217303

Olá Joana

Sou amigo dos seus pais e conheco-a tambem, apesar de já não a ver há muito tempo.

Acabei de entrar o Ano como de costume na '' Quinta '' em Atei com eles.

Eu tambem recebi do António Lages o esquema em CORAL DRAW mas consegui abri-lo.

Vou deixar esta semana em casa dos seus Pais um rolo com toda a arvore para si.

Um beijo

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217311 | Diogo Carvalho | 04 jan 2009 16:26 | Em resposta a: #217309

Jorge

Esqueci-me das passwords, e para não estar com percas de tempo inscrevi-me como Diogo Carvalho,
Viva Mondim, Viva Basto viva quanto Basto tem
João Alarcão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217313 | Diogo Carvalho | 04 jan 2009 16:29 | Em resposta a: #217282

Estamos quase capazes de formar uma Associação de Genealogistas de Basto, com Delegação Principal em Recife-Pernambuco, presidida pelos ilustríssimos Alvares de Carvalho da Casa da Igreja.
Abraços a todos
João Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217314 | Diogo Carvalho | 04 jan 2009 16:30 | Em resposta a: #217282

Estamos quase capazes de formar uma Associação de Genealogistas de Basto, com Delegação Principal em Recife-Pernambuco, presidida pelos ilustríssimos Alvares de Carvalho da Casa da Igreja.
Abraços a todos
João Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217315 | valboa | 04 jan 2009 16:40 | Em resposta a: #217314

Meu caro João

As gentes de Mondim espalham-se pelos quatro cantos do mundo.

Estou a tentar ligar-te, mas tens o telemovel desligado. Liga isso para eu poder falar contigo.

um abraço

jorge

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217319 | Diogo Carvalho | 04 jan 2009 16:56 | Em resposta a: #217259

Caro António
O meu pai era o Raul Carvalho Branco, Tenente, que andou na Guerra de Espanha e tinham em Lisboa o Hotel Frankfort. Filho do Ernesto Carvalho Branco que aí viveu em S. Luís do Maranhão e regressando a Mondim, foi Administrador do Concelho e Presidente da Camara. Já não os deve ter conhecido mas a sua tia Mariazinha, lembra-se deles.

Ainda me lembro de seu avô, e de ir uma vez ao aeroporto como o meu pai quando ele se ia despedir de seu avô que regressava ao Recife.
Várias vezes aí fui, a última das quais em Janeiro ou Fevereiro, tendo estado em várias Igrejas do Recife e no Arquivo da Cúria Episcopal a investigar em Paroquiais. Mas sobre a família de minha mulher, cuja trisavô foi Consul de Itália no Recife, aí casou e deixou descendência.
O curioso é que tentando encontrar também pistas com datas correctas nas lápides sepulcrais, acabei por dar com a sepultura de um dos tios da minha mulher, um Tomaz Aquino da Fonseca, sepultado, precisamente de seu bisavô o comendador José Augusto Álvares de Carvalho.
Isso tudo contei a sua Tia Mariazinha mas, infelizmente, só por telefone, já que várias outras obrigações que aí tive de cumprir me impediram, como gostaria e deveria, de a ir visitar. Mesmo assim passei lá na nova casa de Boa Viagem a deixar uns jornais de Mondim.
Caso possa recebê-los por PDF também lhos mandaria. Dá sempre para saber notícias do lado de cá da poça.
Como tenho que saír, só logo mandarei mais alguns dados sobre os Peixotos ( que vieram de Fafe) e outros
Abraços
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217320 | Diogo Carvalho | 04 jan 2009 17:00 | Em resposta a: #217315

Vapores do começo do fim do ano! Vou ligá-lo já.
Conto ir aí a Mondim esta semana. A menos que vá directamente a Vila Real e encontrávamo-nos lá.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217334 | semilogica | 04 jan 2009 18:44 | Em resposta a: #217309

Este fórum está, sem dúvida, repleto de surpresas agradáveis.
Fico-lhe muito grata pelo seu gesto.

Um beijo,

Joana K.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217508 | amadeulins | 05 jan 2009 22:00 | Em resposta a: #217262

Caro Diogo,
Sou bisneto de Julia, filha de Amadeu e Julia Buarque de Macedo. Pelo visto somos parentes! Onde você vive atualmente? Beatriz, minha avó materna veio de Recife-Pernambuco para Salvador - Bahia ainda jovem.
Um grande abraço,

Amadeu Lins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217514 | Lages | 06 jan 2009 00:10 | Em resposta a: #217319

Caro João :

Agora que você falou do Carvalho Branco administrador do Concelho de Mondim, foi que me lembrei que vi esse nome em documentos antigos que tenho. Você ainda não disse onde se encaixa nos Carvalhos de Mondim, da nossa família. Pode mandar os jornais por PDF. Agradeço, gosto muito de saber das notícias daí. Estive conferindo as informações que me mandou. Há algumas divergências, penso que são as que eu tinha e que me foram fornecidas por uma pessoa de Mondim. Posteriormente pesquisei nos Arquivos Distritais e as corrigi. Será que você mantém contatos com pessoas em Mondim ? É que há anos tento conseguir uma foto da Casa da Igreja, anterior a 1957, quando foi feita a última reforma,e que tenha as grades sobre o muro na frente da mesma, pois foram retiradas na reforma.Se quiser me mandar e-mail, para facilitar, é lagesantonio@hotmail.com. Grande abraço. Antonio Lages
Obs. O jazigo que você viu pertencia de fato ao Comendador, mas ele foi enterrado em Portugal. Na Igreja de Santo Antonio, aqui no Recife, naquele jazigo, estão os sogros do 1o.casamento e alguns parentes.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217522 | Diogo Carvalho | 06 jan 2009 04:10 | Em resposta a: #217508

Eu vivo com mais permanência em Lisboa, mas vou com frequência a Mondim onde ainda tenho casa.
Em Setembro estou lá sempre e durante a Primavera-Verão passo períodos maiores.
Quem lá vive quase permanentemente, em Atei, é o Jorge Quinta, também grande
entusiasta das investigações genealógicas.
Não sei se aqui postou algum email para onde lhe possa mandar emails com o PDF do Jornal de Mondim, caso o queira receber nessa edição on line.
Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217523 | Diogo Carvalho | 06 jan 2009 05:57 | Em resposta a: #217514

Caro Alfredo

Quando lhe mandar, em seguida, o PDF do Jornal, mandarlhe-ei algumas fotos, uma vez que aqui penso que se não podem anexar.
Mas, infelizmente, não tenho nenhuma das antigas de que fala. Quem as poderá ter, penso, será o Zéquinha, e, portanto, a Joana nossa confrade aqui do Forum seria a pessoa mais indicada para conseguir uma reprodução.
Outra pessoa que a poderá ter, já que é um conservador dessas memórias históricas, é o amigo de coração de todos nós o Ginho, Luís Jales de Oliveira, filho do Abelzinho Oliveira e da Maria de Lurdes, da Casa do Retiro. Não sei se ouviu falar deles.
Ele é casado com a Luisinha Lemos, sua parenta, filha do Dr António Lemos, pela mãe, também da Igreja,e da D. Rosalina.
Seja como for perguntar-lhe-ei a ele amanhã ou depois já que falo telefónicamente com ele com frequência.

Quanto aos dados que mandei, foi os que tinha à mão. Fui recolhendo dados sobre gerações de mondinenses de épocas anteriores sem a preocupação de procurar só " Grão Duques do Luxemburgo". Procurando compreender as famílias de que vêm uns e outros dos que agora ainda por lá vivem ou de que me habituei a ouvir falar., Mas, foi-me sempre, evidentemente, ordenar em linhas genealógicas aqueles de quem os párocos davam dados mais pormenorizados nos assentos paroquiais que registavam.
E nestes, aqueles que, com mais frequência eram indicados como vivendo nesta ou naquela Casa ou Quinta com designação própria que por isso me permitia agregar na respectiva família.
´Por facilidade fui-os ordenando em àrvores genealógicas e só, recentemente, comecei a ordená-los em Capítulos e § s, mas sempre a uma velocidade que outros afazeres impedem ser mais rápida.

Quanto aos meus Carvalhos, vieram de Molares em inícios do XIX, uns deles de Fonte Coberta, onde a principal Casa, e penso que também, a do Capitão, nesse mesmo lugar, pertencem a outro dos nossos confrades deste forum, Vasconcelos Soares de Oliveira que penso ser da Casa de Cabeça de Porca.

Uma das minhas ligações com os Alvares de Carvalho é pela mãe de D. Maria Altina Rodrigues de Carvalho, casada com António José Álvares.

Como tenho nos apontamentos que aqui já juntei a dita mãe, casada com Francisco Xavier Magro de Carvalho, chamava-se MARIA JOANA PEIXOTO DE CARVALHO, sendo filha de Francisco Xavier João de Carvalho, do Escourido, casado a 6.10.1766 com JOSEFA PIMENTA PEIXOTO, esta filha de Francisco Peixoto, de S.Romão de Arãoes, Montelongo, Fafe, e de sua mulher Maria Pimenta, natural de Mondim, mas oriunda da Casa de Travassinhos, em Arnóia, Celorico.
Maria Pimenta era filha de António Pimenta, natural da Arnóia, casado na Matriz de Mondim a 12.2.1692 com Maria João. Deste António era irmã Joana Pimenta casada na Arnóia a 9.7.1696 com Francisco Coelho, destes sendo filha Maria Coelho Pimenta que veio casar ao Pousadouro, Mondim, em 1711, com um João Alvares de Carvalho, de S. Miguel de Gémeos, 4ºs avós do meu avô paterno Ernesto.
Para melhor compreensão junto o título destes Pimentas porque deles vêm vários dos que aqui se correspondem. O que está é muito sucinto, porque é uma espécie de esqueleto com poucos dados biográficos, etc

PIMENTAS,
das CASAS de TRAVASSINHOS,
e do ARRABALDE,
na freguesia da Arnóia, em Celorico de Basto

§ 1

1 - ANTÓNIO PIMENTA – Natural da casa do Arrabalde, freguesia da Arnóia, Celorico,
Casou no segundo quartel do Sécº XVII com CATARINA
FERNANDES.

Tiveram, pelo menos :

2.1 – JERÓNIMO, que segue
2.2 – MARIA, baptª 1.4.1643

De ANGELA FERNANDES, solteira, do lugar de Vilalva, na Arnóia teve, pelo menos :


2.3 - ANTÓNIO, que vai no § 2
2.4 - JOANA, que c.c. FRANCISCO COELHO e vai no § 3

2 - JERÓNIMO PIMENTA – Nasceu na Casa do Arrabalde em
Casou na Arnóia a 16.7.1663 com ISABEL FRANCISCA,
de Travassinhos, filha de FRANCISCO ALVARES e de
sua mulher DOMINGAS GONÇALVES, de Travassinhos.

Tiveram, pelo menos :

3.1 – ANTÓNIO, que segue
3.2 – ANGELA PIMENTA RAMOS, nasc.a
Casou na Arnóia a com ANTÓNIO MACHADO DE VASCONCELOS, filho de Domingos Francisco, n. 26.1.1627 em Arnóia e casado em Mancelos, Amarante, c Luísa Machado de Vasconcelos. Neto paterno de Pedro Domingues, c. 10.2.1627 em Arnóia, c. Isabel ( ou Catarina ) Gonçalves, da Taipa do Castelo ( ? ). Este Pedro era irmão do Francisco Jorge Carvalho da Cunha, Sr da Casa do Telho, e filhos ambos de Domingos Gonçalves Carvalho da Cunha, Sr das Casas e Qtª da Gandara e do Telho, onde ainda vivia em 1593, e de sua prima Branca Ribeiro Jorge, Srª da Quinta de Soutomaior, em Arnóia, filha de Cristóvão Ribeiro Jorge e de sua mr Leonor Gonçalves Teixeira ( ou da Serra )

3 - ANTÓNIO PIMENTA – Nasceu em Arnóia a
Casou a 18.2.1685 com MARIA GONÇALVES, filha de
JOÃO GONÇALVES e de DOMINGAS JORGE, ambos do lugar de Cerqueda, em Arnóia.

Tiveram, pelo menos :

4.1 – JERÓNIMO, que segue
4.1 – Padre ANTÓNIO PIMENTA, que morreu em Roma e se ordenou “
no pontificiado de D. Rodrigo de
Moura Telles




4 - JERÓNIMO PIMENTA RAMOS – Nasceu na Arnóia a
e era já falecido em 1777.
Foi Familiar do Santo Ofício
Casou, com dispensa do 4º grau de consanguinidade, na Capela de St António, em Travassinhos, a ? em ? com MARGARIDA FARIA DE MAGALHÃES, filha de Gonçalo Gomes Ribeiro, de S. Miguel de Carvalho, Celorico, casado a 1.11.1719 em ? com Maria de Faria Magalhães, da Rua do Souto em Braga ( que nasceu em Pinhel para onde sua mãe fora; era filha de Gaspar Álvares e Maria Faria ) ; neta paterna de Francisco Gomes e Catarina Ribeiro, de S.Miguel de Carvalho.

Tiveram, pelo menos :

5.1 - JOSÉ ANTÓNIO, que segue

5 - JOSÉ ANTÓNIO PIMENTA RAMOS – Nasceu na Casa de Travassinhos, a Arnóia a 10.10.1753 e aí foi baptisado a 16 do mesmo mês e ano.
Foi Senhor da Casa de Travassinhos. Familiar do Santo Ofício em 14.10.1777.


§ 2

PIMENTA DA COSTA,
do Pousadouro, em Mondim de Basto


2 - ANTÓNIO PIMENTA – Nasceu a
Casou a 12.2.1692 na Matriz de Mondim com MARIA
JOÃO, filha de ANTÓNIO JOÃO, já defunto, e de sua mulher SENHORINHA JOÃO, desta Vila. Foram moradores no Souto.
Ele é testemunha do Procº de Inq. Genere para o Santo Ofício de Caetano Luis do Rêgo em 1755 Carta de 27.7.1756 – Mç 6 Dil. 72 e aí dito “ lavrador e morador no lugar do Souto, de idade de 83 anos pouco mais ou menos.( assina bem fls 23 )
Tiveram, pelo menos :


3.1 – ANTÓNIO, que segue

3.2 – SENHORINHA, que faleceu a 31.3.1710 em Mondim

3.3 – P.e MANUEL PIMENTA DA COSTA, nasceu em Mondim a 21 e foi
bº a 26.4.1711. Á data do Procº
de Habil. de Genere , 1731 ,
vivia no Rio de Janeiro onde
era “ Familiar do Ilmº Bispo do
Rio de Janeiro “

3.4 – LUISA PIMENTA, nasceu em Mondim em 1708 . Foi testemunha no Procº de Habilitação para o Santo Ofício do Manuel Baltasar Borges da Cunha e Sousa, Capitão Mor e filho do também Capitão Mor José Borges da Cunha e Sousa, em Mondim a 5.10.1764

3.5 – MARIA PIMENTA, que vai no § 4

3 – ANTÓNIO PIMENTA DA COSTA – Nasceu em Mondim a
Foi padrinho de baptismo do seu irmão Padre
Manuel.
Depõe como Testemunha no Procº de Hábil. Do Stº Ofº do Francisco Borges de Carvalho, em 1727, onde é dito Mercador, natural e morador nesta Vila, de 46 anos mais ou menos


§ 3

COELHO PIMENTA e ÁLVARES DE CARVALHO,
do Pousadouro, em Mondim de Basto.


2 - JOANA PIMENTA – Nasceu na Arnóia a
Casou aí em 9.7.1696 com FRANCISCO COELHO, também natural da Arnóia, e depois a viver com sua mulher no Pousadouro, em Mondim de Basto, filho de Mateus Coelho, casado na Arnóia a 10.6.1675 com Maria Gonçalves ( já defunta em 1696 ), com a qual viveu na Cruz de Baixo; neto paterno de António Coelho , do lugar de Enxertos, em Britêlo, Celorico, “ e de sua mulher “ ; neta materna de Maria, solteira, da Cruz de Baixo, e de António Marques, de Lourido, já falecido.

Tiveram, pelo menos :

3.1 – MARIA COELHO PIMENTA – Nasceu

3 – MARIA COELHO PIMENTA – Nasceu a 17 e bapt.ª a 22.11.1711 em Mondim
Casou em Mondim a 31.5.1737 com JOÃO
ÁLVARES DE CARVALHO, do Pousadouro, que nasceu a , e que fez testamento em Mondim a 9.4.1780, morrendo c todos os sacramentos e assistencias espirituais aos 7.7.1781 Sepultado na Igreja Matris, filho de FRANCISCO PIRES, do lugar da Paixão, em S. Miguel de Carvalho, Celorico, aí casado a 12.1.1696 com ANA ALVARES ou GONÇALVES, bapt.ª a 11.2.1668 em S. M. de Carvalho ; neta paterna de outro Francisco Pires casado a 9.9.1663 em Carvalho com Catarina Gonçalves , com quem viveu no lugar do Barreiro ; neta materna de Damião Gonçalves , casado a 12.12.1666 com Maria Alvares ou Gonçalves com quem viveu no lugar de Paixão, em Carvalho.

Tiveram, pelo menos :


4.1 – CAETANO, que segue, e casou na mesma data c a irmã dos seus cunhados
4.2 – LUISA, que nasceu a 4 e foi baptisada a 5.4.1738.
4.3 – TERESA ALVARES PIMENTA ( ou Alvares de Carvalho ) c.c. ANTÓNIO
TEIXEIRA RIBEIRO, ou MARTINS CORREIA, como noutros assento era
designado por ser neto materno de um outro com o mesmo nome, § 5
4.4 – BERNARDA ALVARES PIMENTA c.c. JOSÉ TEIXEIRA RIBEIRO, § 6
4.4 – EUGÉNIA ALVARES PIMENTA, solteira à data do testamento do pai.

4 – CAETANO ALVARES DE CARVALHO – Casou em Mondim a 3.7.1765 em celebração em que também se casaram suas duas irmãs Teresa e Bernarda, com seus 2 cunhados António e José, com ANA MARIA MARTINS CORREIA, filha de MANUEL TEIXEIRA RIBEIRO, do Ribadal, em Mondim, ( Ver TEIXEIRA RIBEIRO, do Ribadal, Mondim ) e de sua mulher ANA CORREIA MARTINS, de Vila Chã, Bilhó.( Ver MARTINS CORREIA, de Vila Chã )

Não sei se tiveram filhos


§ 4

BORGES PEIXOTOS
de Mondim

3 - MARIA PIMENTA – Nasceu em Mondim
Casou também aí a 19.6.1718 com FRANCISCO PEIXOTO, com quem morou nas Lajes. Ele natural de S. Romão de Arões, Fafe, filho de MARCOS PEIXOTO e de DOMINGAS FRANCISCA, moradores na Venda da Portela, em S.Romão de Arões, Fafe.

Tiveram, pelo menos :

4.1 – MIGUEL PEIXOTO, que segue
4.3 – FRANCISCO PEIXOTO, que vai no § 7
4.2 – JOSEFA PEIXOTO, que vai no § 8
4.4 – JOANA ANGÉLICA PEIXOTO, filha destes c. 4.10.1764 c. JOSÉ FRANCISCO SALGADO, filho legítimo de CUSTÓDIO FRANCISCO e de sua mulher MARIA SALGADA, do lugar de Carvalhinho, S. Romão de Arões

4 – MIGUEL PEIXOTO – Nasceu em Mondim a
Aí casou , a 21. 2. 1756 com PÁSCOA RITA BORGES DA COSTA , nascida em Mondim a…, filha do Capitão FRANCISCO BORGES DE AZEVEDO, Senhor da casa dos Borges de Azevedo, baptisado a 4.6.1695 em Mondim e aí casado a 29.8.1721 com VERÓNICA BORGES DA COSTA baptizada em Mondim a 30.1.1696 e aí falecida a falecer a 26.5.1740; neta paterna de Francisco Borges de Azevedo, da Quinta da Fonte do Eirô, casado a 4.6.1685 com dispensa do 3º e 4º grau de consanguinidade com Maria Gaspar; neta materna de Baltasar Borges da Costa, do Eirô, natural de Mondim onde casou a 10.11.1681 com Maria João, do Pombal

Tiveram, pelo menos :

5.1 – MANUEL JOAQUIM BORGES PEIXOTO – Nasceu em Mondim a
Teve Habil de Genere em
Braga , a 21.2.1778, nas quais se indica seu tio avô o P.e Manuel Pimenta da Costa, seu primo o Pe Francisco Peixoto de Carvalho e outros parentes com Habilitações

5.2 – FRANCISCO, que segue


5 – FRANCISCO BORGES PEIXOTO - Nasceu em Mondim a
Casou a com JACINTA CARDOSO

Tiveram, pelo menos :

6.1 – RITA ACÁCIA BORGES CARDOSO, que segue.

6 – RITA ACÁCIA BORGES CARDOSO, Nasceu em Mondim a
Casou a com seu primo
MANUEL JOSÉ BORGES DE AZEVEDO, nascido em Mondim a 9 e baptº a 13.7.1806 e falecido a 14.8.1875, filho do Alf. JOSÉ JOAQUIM BORGES DE AZEVEDO, nascido a e casado em Atei a 8.1.1802 com CUSTÓDIA MARIA DA CUNHA; neto paterno do Capitão Manuel Borges de Azevedo, Familiar do Santo Ofício por Carta de 26.6.1767, e Administrador dos Tabacos da Comarca de Viana, nascido em Mondim a 15 e bº a 25.5.1724 e casado a 20.3.1752 em Atei com Angélica Maria da Silva, da Fraga, em Atei; e neto materno de Manuel Teixeira Jácome e de Luísa Maria da Cunha, dos Costaes, em Atei.

Tiveram, pelo menos :

7.1 –
7.2 –
7.3 –
7.4 –
7.5 – MANUEL JOSÉ, que segue

7 – MANUEL JOSÉ BORGES DE AZEVEDO – Sr da Casa de Fontelas, em Atei
Nasceu a
Casou a 22.5.1882 em com D. ANA CÂNDIDA BORGES GONÇALVES, nascida a 30.10.1860, em
filha de ANTÓNIO JOAQUIM BORGES e de MARIA ENGRÁCIA DO CARMO GONÇALVES.
Tiveram, pelo menos :
12.1 – JOSÉ AUGUSTO BORGES DE AZEVEDO – Baptizado em Atei a 23.7.1890
12.2 – D. MARIA DA GRAÇA BORGES DE AZEVEDO Nascida a 18 e baptizada a 28.3.1897 na Casa de Fontelas onde faleceu 10.1.1964.


§ 5

MARTINS CORREIA
de Mondim

4 – TERESA MARIA ALVARES PIMENTA – Nasceu a 16 e foi bª 21.6.1739 em
Mondim .
Casou a 3.7.1765 na Matriz de Mondim, na mesma cerimónia que seu irmão Caetano e sua irmã Bernarda, com ANTÓNIO TEIXEIRA RIBEIRO ou ANTÓNIO MARTINS CORREIA, como também aparece designado, nascido a 16 e baptizado a 21.6.1739 em Mondim . filho de MANUEL ANTÓNIO TEIXEIRA RIBEIRO, do Ribadal, em Mondim, ( Ver TEIXEIRA RIBEIRO, do Ribadal, Mondim ) e de sua mulher ANA CORREIA MARTINS, de Vila Chã, Bilhó.( Ver MARTINS CORREIA, de Vila Chã ), com quem se casou a 19.12.1734 em Mondim ; neto paterno de Manuel Teixeira, casado em Mondim a 13.1.1699, com Catarina Ribeiro

Tiveram, pelo menos :
5.1 – ANA MARIA, que segue

5.2 – ROSA MARIA PIMENTA – Nasceu em Mondim a
Casou aí a 24.11.1792 com ANTÓNIO JOSÉ MARTINS, filho legº de António Martins Rebordelo e sua mulher Sebastiana Maria Pinta, todos do Pouzadouro.Com geração que vai em MARTINS CORREIA, de Vila Chã, no Bilhó, Mondim )

5.3 – JACINTA CLARA, nascida a 20.10.1767 c. 1788 c. BENTO MOURÃO, no § 5 de Martins Correia
5.4 – JOÃO MANUEL CORREIA c . a 25.2.1800 c. ANA TERESA DE ARAUJO, filha legítima de António de Araújo e de sua mulher ANA Maria Teixeira, da freg. de S. Pedro de Alvite, Cabeceiras.
5.5 – TERESA DE JESUS n 20.8.1775 e bª a 22 Lv 7 B fls 134

5 – ANA MARIA GERTRUDES CORREIA – Dotada pelos pais com várias leiras. Casou em Mondim a 4.8.1788 com JOÃO RIBEIRO RIBAS, nascido em Atei a 16.8.1756 e aí baptº a 18, filho de João Ribeiro Ribas, da freg de Ribas, Celorico, e de Joana Martins de Oliveira, filha de Pedro Ceara da Guerra, da Casa da Ceara, em Atei e de Maria Martins de Oliveira, da Carreira.
( No assento de casamento o pai dela é designado como ANTÓNIO TEIXEIRA RIBEIRO )
Tiveram pelo menos :

6.1 – FRANCISCO, que segue.
6.2 – TERESA, nascida a 9.8.1792 e batª a 12 Pºs o Manuel José Nepomucemo de Carvalho e Teresa filha do Cap Bernardo José de Azevedo Mourão

6 - FRANCISCO RIBEIRO RIBAS, Nasceu em Mondim a 22 e bº a 24.5.1798.
Casou na Matriz de Mondim a 4.6.1836 com ANA PINTO BELIZ, ou ANA DA MOTA, nascida em Mondim a 26 e bª 28.12.1815.

Tiveram entre outros:

7 – MARIA RIBEIRO RIBAS, Nascida em Mondim em 1845 e casada com António Carvalho da Silva Branco, Coronel da Guarda Nacional, em S. Luís do Maranhão, e Deputado ao Congresso desse Estado onde morreu em 1906. Nasceu no Pousadouro, em Mondim, onde teve a Casa do Olival do Senhor que hoje me pertence.

Teve único ( Ela, ele teve mais 3 filhos em S. Luís onde existe uma Rua e uma Travessa com o seu nome):

8 – ERNESTO CARVALHO BRANCO, natural de Mondim de onde foi para S. Luís do Maranhão, e de onde voltou para Mondim. Casou em 1907 na Capela da Casa da Noiva, a Quinta de S. Sebastião, na Arruda dos Vinhos, com minha avó Maria Lucília Theotónio Pereira Pinheiro Leoni, de quem teve, entre vários outros, a meu pai Raul Leoni de Carvalho Branco, herdeiro da dita Casa, e casado com minha mãe Margarida de Menezes e Alarcão Ferreira Bastos

§ 6

TEIXEIRA RIBEIRO
de Mondim

4 – BERNARDA ALVARES PIMENTA – Nasceu a em
Mondim .
Casou a 3.7.1765 na Matriz de Mondim, na mesma cerimónia que seu irmão Caetano e sua irmã Teresa, com JOSÉ TEIXEIRA RIBEIRO, nascido em Mondim a filho de MANUEL ANTÓNIO TEIXEIRA RIBEIRO, do Ribadal, em Mondim, ( Ver TEIXEIRA RIBEIRO, do Ribadal, Mondim ) e de sua mulher ANA CORREIA MARTINS, de Vila Chã, Bilhó.( Ver MARTINS CORREIA, de Vila Chã ), com quem se casou a 19.12.1734 em Mondim ; neto paterno de Manuel Teixeira, casado em Mondim a 13.1.1699, com Catarina Ribeiro

( Com geração que segue em TEIXEIRA RIBEIRO, do Ribadal, em Mondim )

ADVR, Lvº 2 Casamºs fls 90 a 27.11.1769

MANUEL JOÃO, filho legítimo de FRANCISCO PIMENTA e de sua mulher MARIA JOÃO, do lugar de Carrazedo, com JOAQUINA GONÇALVES, filha legítima de MANUEL JOÃO e de sua mulher ISABEL GONÇALVES, do bairro do Campo, Vilar de Viando

JOSÉ GOMES DE SAMPAYO, filho legítimo de MANUEL GOMES DE SAMPAYO, e de sua mulher VICENCIA PINTO, do lugar do Pousadouro, com MARIA TERESA? PIMENTA filha de MANUEL ALVARES DE CARVALHO e de sua mulher LUISA PIMENTA a 24.3.1777 fls 130 Lvº 2 c

§ 7

PEIXOTOS, outros
de Mondim

4 – FRANCISCO PEIXOTO – Nasceu em Mondim a
Casou a ignoro com quem, mas sabendo que em 1769 no baptisado do Padre Francisco Peixoto de Carvalho, figura como padrinho um “ Francisco Peixoto, filho de outro Francisco Peixoto, tio materno “ e assim :
Tiveram, pelo menos :

5.1 – FRANCISCO PEIXOTO

§ 8

PEIXOTO DE CARVALHO
de Mondim

4 – JOSEFA PEIXOTO – Nasceu em Mondim a 16.9.1738 e aí foi baptizada a
19 do mesmo mês e ano.
Aí casou a 6.10.1766 com FRANCISCO XAVIER JOÃO DE CARVALHO, que nasceu a 17.4.1741 em Atei, onde foi baptizado a 19 do mesmo mês e ano, filho de ANTÓNIO GIL , natural do Bilhó, e de sua primeira mulher MARIA MARTINS, natural de Carvalhaes, Atei ; Neto paterno de MATIAS GIL e de MARIA DE MEIRELLES, do Bilhó

Tiveram, pelo menos :

5.1 – Padre FRANCISCO PEIXOTO DE CARVALHO, que nasceu
em Mondim a 16 e aí foi
baptizado a 20.7.1769.

5.2 – ANA JOAQUINA PEIXOTO DE CARVALHO
5.3 – MARIA JOANA PEIXOTO DE CARVALHO, que segue no § 9



§ 9

RODRIGUES DE CARVALHO

de Mondim

5 – MARIA JOANA PEIXOTO DE CARVALHO, Nasceu em a
Casou a 14.1.1807 com FRANCISCO XAVIER MAGRO DE CARVALHO, filho de Francisco Xavier Magro e de Gertrudes Rodrigues de Carvalho; Neto paterno de Francisco José Magro e de Caetana Teresa. Neto materno de António Rodrigues Correia e de sua mulher Rosa Maria de Carvalho, ele filho de José Rodrigues de Freitas e de Helena Correia; ela, filha de Matias de Carvalho, do Eiró ( Filho de António Rodrigues, O Saibro, que veio de Britelo, e de Maria de Carvalho .
Tiveram, pelo menos :

6.1 - TEUTÓNIO RODRIGUES DE CARVALHO, com ger. em Bouças, da Quinta do Fundo, em Vilar de Viando.
6.2 – MARIA ALTINA RODRIGUES DE CARVALHO c.c. ANTÓNIO JOSÉ ÁLVARES C.G. nos Alvares de Carvalho, da Casa da Igreja


Abraços
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217576 | Lages | 06 jan 2009 17:04 | Em resposta a: #217523

Caro João :

Antes de mais nada, obrigado pelo trabalho em digitar todas estas informações. Desta vez me foram muito mais úteis, porque sobre os Pimenta eu não tenho muita coisa, ia só até o casamento do Antonio Pimenta com a Maria João. Agora vou analisá-las minuciosamente.
Quanto ao Zequinha, ele arranjou-me uma foto muito valiosa da Casa da Igreja(aliás, nem ele sabia disso ...) de 1878, mas não tinha outra que mostrasse as grades. De fato conheço o Ginho e sei que ele tem muitas fotos e documentos antigos(eram da D.Rosalina). Quando estive aí em 1998, tentei falar com ele, mas não foi possível (Mondim parece que não tem pressa para nada) e depois não tive mais ninguém com acesso a ele. Se você for falar-lhe, pergunte o que ele tem de fotos antigas do Comendador José Augusto, dos filhos dos 2 casamentos, enfim, tudo que for de fotos anteriores a 1915. Um grande abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217579 | Lages | 06 jan 2009 17:30 | Em resposta a: #217522

Caro João

Vai aqui novamente o meu e-mail lagesantonio@hotmail.com. Mandei ao Jorge Quinta, por e-mail, o gráfico grande da nossa árvore genealógica. Pode pedir-lhe uma cópia ou então eu mando uma para você. Grande abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217591 | Diogo Carvalho | 06 jan 2009 18:32 | Em resposta a: #217576

Caro António

Realmente a velocidade dos que ficaram por MOndim, talvez pela paisagem de que disfrutam, da Srªda Graça ao Marão, é entre o devagar-devagarinho- e parado. Digo isto com a maior amizade por todos e cada um dos nossos amigos e parentes e com a certeza antecipada de que se lá vivesse em permanência, ao fim de algum tempo, ganharia também eu aquele magnífico ritmo contemplativo menos desgastante que este maldito stress das cidades.
Mas adiante, já falei hoje com o Ginho que me prometeu arranjar umas fotografias antigas. Mas como falei com ele antes de ler esta mensagem falei-lhe só em fotos da Casa.
De qualquer forma, de 2ª a 5ª da próxima semana vou lá estar em Mondim e vou ver se consigo digitalizar algumas fotos antigas que eles tenham.
Depois direi qualquer coisa.
Ainda bem que os dados pelo lado Pimenta serviram. Já vi também, há tempos, mais assentos sobre a ascendência destes Peixoto em Fafe, mas, sinceramente, como não são meus ascendentes directos não explorei bem os paroquiais.
Retirei, contudo, mais dados que enviarei quando os localizar.
Já agora mando alguns dados sobre outros ascendentes do Francisco Xavier João de Carvalho.
Poderão talvez interessar também ao Miro cujos dados que já trouxe aqui ao forum incidem muito sobre Bilhó e Ermelo.
Verifiquei agora foi que as notas de pé de página que tenho nos textos originais não passam quando os copio para aqui.
E como algumas são fundamentais mandarei em anexo de mensagens directas para quem os quiser.
Abraços
João

GIL de CARVALHO,
do Bilhó e de Carvalhais, em Atei

1 - MATIAS GIL, do Salvador, do Bilhó
Casado em …a…com MARIA MEIRELLES

Tiveram, pelo menos:

2.1 – ANTÓNIO, que segue.

2.2 – MANUEL DE CARVALHO, nascº a 1 e bº a 10.11.1706.

2.3 – ANTÓNIO DE CARVALHO, nascº a 5 e bº a 11.5.1710.

2 - ANTÓNIO GIL, nasceu no Bilhó a…
Casou em..a…com D. MARIA MARTINS, de Carvalhais, Atei,…

Tiveram, pelo menos:


3.1 – FRANCISCO XAVIER, que segue.

3 – FRANCISCO XAVIER JOÃO DE CARVALHO, nascº a 17 e bº a 19.4.1741 em Carvalhaes, Atei.
Casou na Matriz de Mondim a 6.10.1766 com JOSEFA PEIXOTO, nascida em Mondim a 16.9.1738 e aí bª a 19 do mesmo mês e ano.

Tiveram pelo menos :

4.1 - D. MARIA JOANA PEIXOTO DE CARVALHO c.c. FRANCISCO XAVIER MAGRO DE CARVALHO, c.g. em MAGROS DE CARVALHO.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217592 | Diogo Carvalho | 06 jan 2009 18:45 | Em resposta a: #217579

Caro António
O nosso querido Jorge já me tinha informado da recepção desse mágnífico trabalho. Ficámos de, com sua licença, o copiar lá em Mondim. Como penso almoçar com ele na 4ª feira da outra semana vamos ver se o consigo já trazer para Lisboa, já que é mais fácil ver onde temos pontos de dúvida, passíveis de serem completados.
Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217594 | Diogo Carvalho | 06 jan 2009 18:49 | Em resposta a: #217334

Joana
Quer que lhe mande aquelas suas ascendências por email directo. è que se for por essa via não se perdem as notas de rodapé. Se quiser diga-me o dito email para aqui ou para joaoalarcao@oniduo.pt
Saudades
João Alarcão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217596 | Diogo Carvalho | 06 jan 2009 19:05 | Em resposta a: #204365

Caro José Alfredo
Penso que será irmão da Isaurinha com quem, quando vinha para a Portela, para casa do seu primo Teutónio, me fartei de explorar estradões de Basto tentando localizar velhas casas.
Não sei se lhe interessariam os elementos que aqui tenho deixado, enviados directamente, o que permitiria que se não perdessem as notas de pé de página.
Caso assim o queira mandar-lhas-ei para um email directo que me queira indicar.
O meu é joaoalarcao@oniduo.pt
Um abraço
João Alarcão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217598 | Diogo Carvalho | 06 jan 2009 19:10 | Em resposta a: #217212

Caro Belmiro
Vou agora tentar localizar dados sobre o Dr david Gomes de Carvalho, que tenho algures.
Entretanto, como disse aos restantes confrades se quiser os dados com as notas de pé de página, dando-me um email directo mandar-lhos ei imediatamente.
Um abraço
João Alarcão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217599 | Diogo Carvalho | 06 jan 2009 19:13 | Em resposta a: #174655

Cristina
Como já disse a outros confrades, se lhe interessarem os dados com as notas de pé de página diga-me um email que lhos mandarei de seguida.
O meu é joaoalarcao@oniduo.pt
João Alarcão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217604 | Lages | 06 jan 2009 19:43 | Em resposta a: #217591

Caro João

Já vi que você é de fato morador de cidade grande, como eu. Em poucos dias nós trocamos inúmeras mensagens com grande aproveitamento para ambas as partes. Se isto tivesse sido com alguém de Mondim, ia levar alguns anos. Mas sabe, às vezes me pergunto se eles não têm uma qualidade de vida melhor que a nossa, pois sentem o tempo passar e o aproveitam com calma. Nós, é sempre a correr atrás do relógio...
Bom, quando você tiver em mãos o gráfico da árvore genealógica, dê uma olhada com olhos de quem conhece a família e veja se há antepassados diretos que não estejam lá. Esses que me mandou, por exemplo, dos ascendentes do Antonio Pimenta, eu não tinha, pois não encontrei o livro nos microfilmes dos Mórmons, onde pesquiso. Quando à correção do gráfico, foram pesquisas diretas nos livros das Igrejas, por isso penso estarem todos corretos, ou quase isso.
Nestas informações que me tem mandado estão todas as datas que você possui sobre os antepassados citados ou omitiu algumas para agilizar o envio ? Eu tenho fichas individuais de mais ou menos 500 antepassados, com todos os dados e observações de cada que consegui arranjar. Se depois você precisar de algum, eu vejo aqui no arquivo. Grande abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217613 | semilogica | 06 jan 2009 20:47 | Em resposta a: #217594

João,
Agradeço imenso se o fizer. Pode enviar-mo para o e-mail sakiko.wang@gmail.com.
Parabéns pelo seu trabalho, de que já tenho ouvido falar bastante.
Saudades,
Joana K.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217621 | JAVSO | 06 jan 2009 21:46 | Em resposta a: #217596

Caro João Alarcão

Sou, efectivamente, o irmão da Isaurinha.
O Teotónio era o filho mais velho da irmâ mais velha de minha Mãe.

Desde já lhe agradeço o seu contacto e oferta.

Anseio por receber os elementos que refere e respectivas notas de pé de página.

Com os meus melhores e mais reconhecidos cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217622 | JAVSO | 06 jan 2009 21:48 | Em resposta a: #217596

Caro João Alarcão

O meu endereço é o seguinte javsoquarentae seis (em algarismos) arrobagmailpontocom

Um abraço

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217623 | JAVSO | 06 jan 2009 21:55 | Em resposta a: #217596

Caro João de Alarcão

O computador, hoje, está-me a pregar partidas.

Agradeço-lhe imenso a sua disponibilidade.

Sou, efectivamente, o irmão da Isaurinha. O Teotónio era o filho mais velho da mais velha das irmâs de minha Mãe.

Reconhecido pela sua oferta, com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217631 | Diogo Carvalho | 06 jan 2009 23:04 | Em resposta a: #217604

Caro António
Estou completamente de acordo quanto á qualidade de vida de que gozam os nossos conterrâneos mondinenses. E não são poucas as vezes que os invejo por isso, ainda que com a certeza de que, também, se lá estivesse todo o tempo teria saudades duma mais rápida maneira de resolver os assuntos.
Em relação aos dados contidos no gráfico não tenho qualquer dúvida da correcção dos mesmos. Eu referia-me mais a poss+iveis omissões nos meus e nos seus dados. Infelizmente nunca os fiz com carácter sistemático.
Quanto aos dados e datas em falta devem-se a vários factores. O principal é que, como já disse, os tenho dispersos por vários cadernos e papéis soltos e só agora os estou a ordenar. Um segundo aspecto é que, na montagem desse "esqueleto" ordeno as gerações com os dados - que considero credíveis - deixando para depois o preenchimento dos dados em falta. Como seja: ao recolher dum assento de baptismo ou casamento os nomes de pais e avós dos intervenientes, ou testemunhas cujo parentesco com eles é citado, coloco-os logo na respectiva posição de avós, irmãos, etc, procurando mais tarde as datas respectivas.
Por outro lado, também tenho recolhido muitos elementos de Livros Notariais, onde por vezes, em testamentos, ou Partilhas, são citados todos os filhos de um casal, mas sem se mencionarem datas a eles referentes.
São elementos certos, mas sem dados probatórios.
Enfim, tenhamos esperança que, todos em conjunto, possamos vir a construir uma base de dados genealógicos o mais alargada possível.
Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217640 | Lages | 07 jan 2009 00:16 | Em resposta a: #217631

Caro João

É habito meu mostrar o gráfico a todos os parentesl, não só informá-los, como também conseguir possíveis contribuições ao meu trabalho, afinal há informações dispersas por muitos lugares. Eu coloquei este tema da família Carvalho Magro há quase 4 anos e confesso não havia tido muito sucesso. De um ano para cá e principalmente neste último mês parece que apareceram membros da família de todos os lugares. Foi ótimo.
Mas queria saber onde você arranjou todos esses dados assim tão dispersos. Chegou a pesquisar nas Distritais ? Essa família ALVARES DE CARVALHO que você menciona e me mandou dados ñão é a minha. A minha formou-se em 1840 do casamento de Antonio José Alvares com Maria Altina Rodrigues de Carvalho. Aliás o registo de óbito dela também tem-me dado trabalho, ainda não o consegui. O Zequinha procurou, mas não encontrou, embora eu tenha absoluta certeza que ocorreu em Mondim entre 1884 e 1889. Infelizmente os microfilmes dos Mórmons só vão até 1872. Assim, é necesário ir às Distritais. Penso que como ela também usou nomes diferentes ao longo da vida podem ter procurado errado. Pesquisar longe de Portugal é sempre mais complicado. Sorte é ter os Mórmons e alguns parentes colaboradores como o José Alfredo que me conseguiu dados importantíssimos das inquirições de gênere no ADB de Braga. Disse-lhe que faltavam só 4 padres, mas pelas informações que você me forneceu, já vi que há mais alguns. É interessante a sua idéia de montarmos um banco de dados com informações sobre a nossa família. Queria também colocá-las no GENEA. De um modo geral eu tenho cópias(transcrições) de todos os registos de batismo, casamento e óbito,(não são fotocópias porque nas máquinas dos Mórmons não se pode tirar)dos dados registados. Isso ajuda a tirar dúvidas e forma um bom banco de dados para checagem de parentesco. Bom, vou analisar os dados que me enviou e depois digo alguma coisa. Um abraço. Antonio José

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217642 | Diogo Carvalho | 07 jan 2009 00:31 | Em resposta a: #217622

Caro José Alfredo
Vou-lhe então mandar os anexos.
Já agora, se não se importa, uma pergunta: Estive no verão em Molares a ver uma casa "restaurada" que me lembro de ter fotografado há muitos anos com a Isaurinha e que me parece que também era vossa. Chamava-se Casa da Cruz de Pedra, nome que ainda agora lhe dão, mas que me parece que anteriormente teria outra designação. Saberá se sempre teve este nome?
Um abraço
João Alarcão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217645 | Diogo Carvalho | 07 jan 2009 01:52 | Em resposta a: #217640

Caro António

Todos estes dados são sobretudo recolhidos em Registos Paroquiais e Notarias, portanto dos Arquivos Distritais.
Ainda que os tenha tirado também de Habilitações de Genere no caso dos que receberam Ordens Menores, e das Leituras de Bacharéis, na torre do Tombo e Univ Coimbra, para os Licenciados. Um outro fundo com alguns dados foi o Dezembargo do Paço, aonde chegaram algumas questões de tribunais entre mondinenses. membros citados.
Quanto aos Livros de Registos Paroquiais ( Baptismos, casamentos e òbitos ) que deveriam estar recolhidos nos Arquivos Distritais, e, portanto, no caso de Mondim, no de Vila Rea, alguns continuam aqui na Torre do Tombo, em Lisboa.
O que me permite, de vez em quando, matar saudades e investigar umas coisitas nesses livros. Mas a maior parte estão em Vila Real, onde de vez em quanto vou com o Jorge.
Durante anos e anos estiveram guardados ( mal acondicionados ) no Registo Civil de Mondim que funcionava no mesmo edifício da antiga Camara, depois Tribunal, onde estavam também largas centenas de Livros de Escrituras ( os Notariais).
Nessa época a investigação para mim era um regalo. Via os livros de fio a pavio. Mas, por estarem mal acondicionados, muitos deles a estragarem-se, insisti bastante para que oficiassem a tutela para os recolherem a um Arquivo com condições de preservação. Devo confessar que, egoísticamente, esperava que viessem parar à Torre do Tombo, aqui mais à mão, mas, infelizmente, foram para mais longe, Vila Real, onde agora só vou de vez em quando.
Seja como for, estamos vivos e os livros também. Assim possamos ter tempo para investigar.
Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217650 | Lages | 07 jan 2009 02:47 | Em resposta a: #217645

Caro João

Então você, como eu, também queimou muiito as pestanas com esses livros antigos!. Quando estive em Vila Real em 1998 disseram-me que por lei, todos os livros antigos ao completarem 100 deviam ser recolhidos aos Arquivos Distritais, só que os notários não cumprem. Não sei se notou, mas a Vila de Mondim foi onde encontrei mais falta de livros, não sei se foram os Mórmons que não os microfilmaram, ou se de fato se perderam. Os mais antigos são de 1650, mas há muitas lacunas de 10 anos que me impediram de esclarecer alguns pontos dos Carvalhos, mais precisamente os da mãe do Mathias de Carvalho(Sabina Francisca) e dos da esposa dele(Maria Carvalho) Se por acaso você for ao ADBraga, há alguns padres que você me arranjou e que as respectivas inquirições devem mostrar mais antepassados desconhecidos. Recebi do Zequinha uma vez o livro "MONDIM DE BASTO - Memórias Históricas" que me ajudou muito. Outro ponto muito interessante é um documento com os relatórios das "Vezitações" da Igreja a Mondim e outras freguesias próximas com relatórios sobre padres nossos antepassados, com comentários mordazes, engraçados. Estão na Biblioteca Municipal de Porto. Pedi a um nosso parente aí do fórum para ir lá(ele disse que podia) mas nunca mais deu notícias. A verdade é que hoje todos têm pouco tempo para estas coisas.Um abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217718 | miro | 07 jan 2009 20:24 | Em resposta a: #217523

boa noite,
será que posso pedir uma ajuda quanto a algumas pontas soltas na minha base de dados?
aqui vão e depois logo se vê,
maria carvalho, natural de molares, casou com josé gonçalves silva natural de minhatoza cerca de 1860, ela era filha de antonio de magalhães e thomazia de carvalho, de molares.
antonio josé vieira, natural de chão, vilar de viando mondim, casou no loureiro em atei com maria jozefa da silva, ele era filho de francisco gonçalves (paixas?) e maria vieira.
carlos antonio silva, natural do pouzadouro, casou em 1766, em carvalhais com senhorinha tereza alves, ele era filho de manoel fernandes e maria da silva tambem do pouzadouro. um irmão deste carlos teve como madrinha Maria, filha de Manoel Fernandes Magro - Pouzadouro. o seu filho manoel que nasceu em 1781 teve como padrinhos Manoel Joaquim Borges Peixoto, filho de Miguel Peixoto e Rita Borges - Mondim e Anna Maria, filha de Antonio Borges de Azevedo - Corçãos, Atei
tenho mais algumas perguntas mas vou deixar para outra mensagem.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217747 | Lages | 08 jan 2009 00:47 | Em resposta a: #217645

Caro João

Já analisei estas últimas informações que me mandou e amanhã vou procurar alguns registos nos microfilmes de Mondim que tenho aqui. Terei de pedir os de Arnóia para ia atrás do Antonio Pimenta e ascendentes. Você diz que os livros de Mondim estão parte em Vila Real e parte na Torre do Tombo. De fato, nas microfilmagens dos Mórmons não encontro nada anterior a 1651. Por acaso você teria a relação de livros (batismos,casamentos e óbitos) de Mondim que estão na Torre do Tombo ? Aqui me faltam alguns períodos de uns 10 a 15 anos cada, mas alternados. Ás vezes de 1694 a 1710 temos os livros de batismos mas faltam os de casamento e assim vai. E são dados importantes que faltam. Um abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217752 | Diogo Carvalho | 08 jan 2009 01:33 | Em resposta a: #217718

Caro Miro

Vou procurar estes de Molares de que aqui fala casados na Minhatoza ( É a Minhatoza, de Atei, penso eu) e os outros.
Infelizmente, por agora, dados concretos só os posso dar do padrinho do Manuel nascido em 1781: O Manuel Joaquim Borges Peixoto, e dos pais dele.
Tinha-os noutro artigo que aqui mando abaixo.
Ainda bem que falou neles porque o lado Peixoto aqui está mais completo ao que mandei antes em Pimentas e interessarão também pelo menos ao António Lages e Amadeu Lins, como ascendentes directos deles.

Um abraço

PEIXOTOS, de Mondim, oriundos de ARÕES, FAFE.

§ 1
BORGES PEIXOTO


1 – JOÃO DE BASTO ou Padre JOÃO DE BASTO FERREIRA.
Teve de CATARINA MATEUS, de Moreira de Rey:

2 – DOMINGOS DE BASTO – Natural do lugar do Vale, da freg. de Moreira do Rey, Concelho de Montelongo, onde foi baptº Sexta Feira 18.9.1631, e morador com sua mulher na de Aldão e S. Torcato
Casou a 16.11.1653 com ANA GONÇALVES , ANA GUIMARÃES, ou ANA DE BASTO, da freg. de Arões, filha de Manuel Gonçalves, do lugar de Quintans, em Arões, e Maria Francisca, do lugar de Sá, da dita freg. de Arões, Lavradores.

Tiveram pelo menos :

2.1 – MARCOS, que segue
2.2 – MIGUEL PEIXOTO

2 – MARCOS PEIXOTO , Natural do lugar do Gilde, da Freguesia de S. Mamede de Aldão, e morador com sua mulher no de Venda da Portela, S. Romão de Arões.
Casado com DOMINGAS FRANCISCA, da freg. de S. Martinho de Atães, termo de Guimarães, aí baptª a 13.12.1654..

Tiveram pelo menos :

3.1 – FRANCISCO, que segue.
3.2 – Capitão MIGUEL PEIXOTO GUIMARÃES, Familiar do Santo Ofício da Inquisição de Coimbra, por Carta de 13.7.1731. Era solteiro, de 39 anos, com fortuna que passava de 20.000 cruzados que trouxera do Brasil, sabia ler e escrever, e tratava-se à Lei da Nobreza.
Baptº a 13.2.1691 na Igrª de S. Romão de Arões. Padrinho o tio paterno Miguel Peixoto.
Já Familiar Stº Ofº fazem-se diligências a 31.1.1733 para casar com ele a JOSEFA SALGADA DE JESUS, natural e moradora no lugar do Souto, Arões, filha legítima de ANTÓNIO VAZ e sua mulher LEONOR SALGADA, moradores no Souto, Arões; neta paterna de Pedro Vaz e Maria de Freitas, de Arões; materna de Gonçalo Pinheiro, de Arões, e de sua mulher Maria Salgada, baptª na Freg. de S. Paio, em Guimarães, moradores na Rua das Oliveiras

1 – FRANCISCO PEIXOTO – Nasceu em S. Romão de Arões, Fafe, filho de MARCOS PEIXOTO e de DOMINGAS FRANCISCA, moradores na Venda da Portela, em S.Romão de Arões, Fafe.
Casou em Mondim a 19.6.1718 com MARIA PIMENTA com quem morou nas Lajes, irmã do Padre Manuel Pimenta da Costa, filhos ambos de ANTÓNIO PIMENTA e de sua mulher MARIA JOÃO com quem casou na Matriz de Mondim a 12.2.1692, vivendo depois no Souto. Ela filha de António João, falecido antes de Fevereiro de 1692, e de sua mulher Senhorinha João, da Vila

Tiveram, pelo menos :

2.1 – MIGUEL PEIXOTO, que segue

2.2 – FRANCISCO PEIXOTO, que vai no § 2

2.3 – JOSEFA PEIXOTO, c.c. FRANCISCO XAVIER JOÃO DE CARVALHO
que vai no § 3

2.4 – JOANA ANGÉLICA PEIXOTO, c. 4.10.1764 c. JOSÉ FRANCISCO
SALGADO, de Carvalhinho, S. Romão de Arões, c.g. que segue no § 4

2.5 – TERESA, madrinha da sobrinha Clara em Jan de 1769 em que era solteira

2 – MIGUEL PEIXOTO – Nasceu em Mondim a
Aí casou , a 21. 2. 1756 com PÁSCOA RITA BORGES DA COSTA , nascida em Mondim a…, filha do Capitão FRANCISCO BORGES DE AZEVEDO, Senhor da casa dos Borges de Azevedo, baptizado a 4.6.1695 em Mondim e aí casado a 29.8.1721 com VERÓNICA BORGES DA COSTA baptizada em Mondim a 30.1.1696 e aí falecida a falecer a 26.5.1740; neta paterna de Francisco Borges de Azevedo, da Quinta da Fonte do Eirô, casado a 4.6.1685 com dispensa do 3º e 4º grau de consanguinidade com Maria Gaspar; neta materna de Baltasar Borges da Costa, do Eirô, natural de Mondim onde casou a 10.11.1681 com Maria João, do Pombal

Tiveram, pelo menos :

3.1 – MANUEL JOAQUIM BORGES PEIXOTO – Nasceu em Mondim a
Teve Habil de Genere em
Braga , a 21.2.1778, nas quais se indica seu tio avô o P.e Manuel Pimenta da Costa, seu primo o Pe Francisco Peixoto de Carvalho e outros parentes com Habilitações

3.2 – FRANCISCO, que segue

3.3 – CLARA, nascida a 16 bª 20.1.1769

3.4 – MARIA ANGÉLICA BORGES Casou .a 15.12.1800 c. JOSÉ GOMES DE SAMPAIO filho de MANUEL GOMES DE SAMPAIO e VICENCIA PINTO
3.5 – JACINTA , os pais ditos “do Outeiro”, avós Peixotos, da Costa, bª 21 n 15.5.1772

3 – FRANCISCO BORGES PEIXOTO - Nasceu em Mondim a
Casou a com JACINTA CARDOSO

Tiveram, pelo menos :

4.1 – RITA ACÁCIA BORGES CARDOSO, que segue.

4 – RITA ACÁCIA BORGES CARDOSO, Nasceu em Mondim a
Casou a com seu primo
MANUEL JOSÉ BORGES DE AZEVEDO, nascido em Mondim a 9 e baptº a 13.7.1806 e falecido a 14.8.1875, filho do Alf. JOSÉ JOAQUIM BORGES DE AZEVEDO, nascido a e casado em Atei a 8.1.1802 com CUSTÓDIA MARIA DA CUNHA; neto paterno do Capitão Manuel Borges de Azevedo, Familiar do Santo Ofício por Carta de 26.6.1767, e Administrador dos Tabacos da Comarca de Viana, nascido em Mondim a 15 e bº a 25.5.1724 e casado a 20.3.1752 em Atei com Angélica Maria da Silva, da Fraga, em Atei; e neto materno de Manuel Teixeira Jácome e de Luísa Maria da Cunha, dos Costaes, em Atei.

Tiveram, pelo menos :

5.1 –
5.2 –
5.3 –
5.4 –
5.5 – MANUEL JOSÉ, que segue

5 – MANUEL JOSÉ BORGES DE AZEVEDO – Senhor da Casa de Fontelas, em Atei
Nasceu a
Casou a 22.5.1882 em com D. ANA CÂNDIDA BORGES GONÇALVES, nascida a 30.10.1860, em
filha de ANTÓNIO JOAQUIM BORGES e de MARIA ENGRÁCIA DO CARMO GONÇALVES.
Tiveram, pelo menos :
12.1 – JOSÉ AUGUSTO BORGES DE AZEVEDO – Baptizado em Atei a 23.7.1890
12.2 – D. MARIA DA GRAÇA BORGES DE AZEVEDO Nascida a 18 e baptizada a 28.3.1897 na Casa de Fontelas onde faleceu 10.1.1964.


§ 2

Ramo de PEIXOTOS, de Mondim

4 – FRANCISCO PEIXOTO – 2.3 do § 1, filho de Miguel Peixoto e de Maria Pimenta.
Nasceu em Mondim a …onde foi baptizada a
Casou a ignoro com quem, mas sabendo que em 1769 no baptisado do Padre Francisco Peixoto de Carvalho, figura como padrinho um “ Francisco Peixoto, filho de outro Francisco Peixoto, tio materno “ e assim :
Tiveram, pelo menos :

5.1 – FRANCISCO PEIXOTO

§ 3

PEIXOTOS DE CARVALHO, de Mondim

4 – JOSEFA PEIXOTO – Nasceu em Mondim a 16.9.1738 e aí foi baptizada a
19 do mesmo mês e ano.
Aí casou a 6.10.1766 com FRANCISCO XAVIER JOÃO DE CARVALHO, que nasceu a 17.4.1741 em Atei, onde foi baptizado a 19 do mesmo mês e ano, filho de ANTÓNIO GIL , natural do Bilhó, e de sua primeira mulher MARIA MARTINS, natural de Carvalhaes, Atei ; Neto paterno de MATIAS GIL e de MARIA DE MEIRELLES, do Bilhó

Tiveram, pelo menos :

5.1 – Padre FRANCISCO PEIXOTO DE CARVALHO, que nasceu
em Mondim a 16 e aí foi
baptizado a 20.7.1769.

5.2 – ANA JOAQUINA PEIXOTO DE CARVALHO
5.3 – MARIA JOANA PEIXOTO DE CARVALHO, que segue no § 5



§ 4

PEIXOTO SALGADO

2 – JOANA ANGÉLICA PEIXOTO - 2.3 do § 1, filha de Miguel Peixoto e de Maria Pimenta.
Nasceu em Mondim a …onde foi baptizada a
Casou a 4.10.1764 c. JOSÉ FRANCISCO SALGADO, filho legítimo de CUSTÓDIO FRANCISCO e de sua mulher MARIA SALGADA, do lugar de Carvalhinho, S. Romão de Arões, Fafe.

Tiveram pelo menos :


§ 5

RODRIGUES DE CARVALHO

de Paradança e Mondim

5 – MARIA JOANA PEIXOTO DE CARVALHO, Nasceu em a
Casou a 14.1.1807 com FRANCISCO XAVIER MAGRO DE CARVALHO, filho de Francisco Xavier Magro e de Gertrudes Rodrigues de Carvalho; Neto paterno de Francisco José Magro e de Caetana Teresa. Neto materno de António Rodrigues Correia e de sua mulher Rosa Maria de Carvalho, ele filho de José Rodrigues de Freitas e de Helena Correia; ela, filha de Matias de Carvalho, do Eiró ( Filho de António Rodrigues, O Saibro, que veio de Britelo, e de Maria de Carvalho .
Tiveram, pelo menos :


Bº de MARIA, filha dos anteriores nasc 12.11.1812 e bª a
6.1 - TEUTÓNIO RODRIGUES DE CARVALHO, com ger. Em Bouças.
6.2 – MARIA ALTINA RODRIGUES DE CARVALHO c.c. ANTÓNIO JOSÉ ÁLVARES C.G. NA Casa da Igreja § 6




§ 6

ALVARES DE CARVALHO,
da Casa da Igreja,
em Mondim

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217754 | Diogo Carvalho | 08 jan 2009 01:47 | Em resposta a: #217747

Caro António
Mandei uma mensagem ao Miro sobre um capítulo dos Borges Peixotos em que vem mais tratada a ascendência dos Peixotos de Fafe, da vossa linha de Pimentas.
Na mensagem para ele fica alcançável para todos. Mas vou-lhe mandar directamente por causa do tal problema das notas de rodapé.

Quanto aos livros da Torre do Tombo não tenho aqui a relação deles com as respectivas datas, mas mandá-las-ei depois. Lembro-me é que há pelo menos 2 livros de Mistos ( isto é, onde se registavam não só os Baptismos, como Casamentos e Óbitos tudo em conjunto). São normalmente os mais antigos.

Quanto às Inquirições de Génere, do Arquivo de Braga, tenho um caderno só com os resumos dos Processos referentes aos Padres ou ordenandos com Ordens Menores que tenha localizado como sendo de Basto. Vou ver por onde o tenho.
Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217756 | Diogo Carvalho | 08 jan 2009 02:19 | Em resposta a: #217508

Caro Amadeu
Se me der o seu email mando-lhe os dados que estou a mandar aos outros confrades e que no forum saem sem notas.Se quiser mande-mo para joaoalarcao@oniduo.pt.
Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217762 | miro | 08 jan 2009 05:04 | Em resposta a: #217591

boa noite,
isto está tudo ligado, dificil é juntar as bases de dados.
tenho uma familia carvalho em travassos que deve estar ligada a estes que aqui aparecem, no baptizado de antonio em 31 de outubro de 1688 são padrinhos vicente martins de vila chã e maria, filha de pedro gil.
baptizado de ventura, filho de domingos carvalho e isabel ribeiro em 4 de março 1685 foram padrinhos sebastião carvalho, filho de sebastião carvalho de mondim e madrinha maria, filha de gaspar ribeiro de vila chã.
pode usar o email belmiroribeiro@gmail.com se me quiser contactar ou se preferir vá ao meu blog www.travassos1.blogspot.com
um destes dias vou deixar algumas perguntas sobre duvidas que tenho no antigo concelho de atei.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217776 | cristyna | 08 jan 2009 12:33 | Em resposta a: #217599

Caro Confrade,

Sim interessam. Agradeço a sua atenção.


O meu e-mail é: cristydua@hotmail.com


Um abraço
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217797 | Lages | 08 jan 2009 15:16 | Em resposta a: #217754

Caro João

Como havia lhe dito, fui hoje aos Mórmons com as informações sobre os Pimenta de Arnóia que você mandou ontem. Localizei o casamento do Antonio Pimenta, em 1692, o nascimento da filha Maria Pimenta, ambos em Mondim e três ancestrais com sobrenome João e que moravam no Souto. Estes cabe analise detalhada porque faltam os tais livros desse período. Foi ótimo você ter informações sobre os Padres da região de Mondim. Pode ser que lá estejam os poucos que me faltam. Os livros mistos de que você fala não foram microfilmados pelos Mórmons e por isso não os conhecia. Se por acaso eu precisar deles, talvez depois você possa arranjar um tempinho para ir lá consultá-los, mas eu já daria informações mais precisas para não haver perda de tempo. Grande abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217800 | Lages | 08 jan 2009 15:35 | Em resposta a: #217718

Caro Miro

Da minha parte penso que não posso ajudá-lo muito. Desta informações, só o Miguel Peixoto e o filho pertencem à família. Em atei tenho grande número de antepassados, indo até o século XVI, mas são Gonçalves, Pires, Jacome. Dos Carvalhos, tenho apenas Pedro Gonçalves casado com Izabel Gonçalves pais de Francisco de Carvalho, em torno da segunda metade do século XVII, aí em Atei, todos os demais são de Mondim. Um abraço. Antonio José

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217808 | Diogo Carvalho | 08 jan 2009 16:57 | Em resposta a: #217800

Caro António
Dos Jácomes, de Parada de Atei, inicialmente de Cimo de Vila, tenho bastante coisa. Se forem desses diga-me.
Quanto ao Pedro Gonçalves mulher e filhos parecem-me ser os que foram da Carreira, em Atei. tenho, de certeza, elementos sobre eles em qualquer lado.
Vou procurar
Um abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217813 | Diogo Carvalho | 08 jan 2009 17:19 | Em resposta a: #217797

Caro António
O Casamento do António com a Senhorinha João, eu já tinha, mas o baptismo da filha Maria e outros dados sobre os ascendentes da Senhorinha João do Souto não
tenho, se depois mos pudesse mandar agradecia.
Também tinha curiosidade em saber se haverá aí nalgum Arquivo da Curia, mas que deve ser no Rio de Janeiro, alguns dados sobre o Padre Manuel Pimenta da Costa que viveu no Rio de Janeiro em 1731.

3.3 – P.e MANUEL PIMENTA DA COSTA, nasceu em Mondim a 21 e foi
bº a 26.4.1711. Á data do Procº
de Habil. de Genere , 1731 ,
vivia no Rio de Janeiro onde
era “ Familiar do Ilmº Bispo do
Rio de Janeiro “

Ele há-de ter voltado para Portugal, porque eu ainda tenho o livro de Orações dele, É, para mim uma preciosidade, ainda com a capa em pergaminho e com a assinatura de posse dele e dum outro Padre Gomes de Sampaio.
Abraços
João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217828 | Lages | 08 jan 2009 20:14 | Em resposta a: #217808

Caro João

De fato, são da Casa da Carreira e ,por acaso, tenho pouquíssima coisa sobre eles.Dos Jácome tenho registos até início do século XVII, mas sempre é bom trocarmos informações sobre os dados que cada um possui para haver complementação mútua. Você tem muitos dados apanhados de trabalhos profissionais, enquanto os meus fui eu mesmo que pesquisei e mesmo assim só nos livros paroquiais, daí a minha base de dados ser muito menor. Apesar de sempre considerar minha família como sendo de Mondim, após organizar a árvore genalógica é que vi que Atei tem o maior número de ancestrais. Quando você vir o gráfico, veja quais são os sobrenomes de lá de que tem informações para podermos checá-las.
Já estou vendo que precisaríamos de um mês reunidos para organizarmos a nossa papelada. Ainda bem qua temos tantos papéis ...
Ah! 2 lugares eu não consegui pesquisar nada : Bilhó e Cerva. Os Mórmons fizeram uma trapalhada com os livros do Bilhó e estão espalhados por vários microfilmes que eu não sei quais são. Quanto aos de Cerva, informa que só a partir de 1850 é que existem livros próprios. Não acredito, porque Cerva era mais importante nos séculos XVII e XVIII do que outras localidades que tinham livros seus. Se você souber algo a respeito ... Obrigado. Grande abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217842 | Diogo Carvalho | 09 jan 2009 00:15 | Em resposta a: #217776

vou mandar já.
Um abraço
JOão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217909 | Lages | 09 jan 2009 17:27 | Em resposta a: #217813

Caro João :
A minha consulta ontem aos microfilmes foi com a sua informação do casamento do Antonio Pimenta com a Senhorinha João em 12.02.1696. Como eu lhe falei, sempre copio os registos e depois passo-os para o computador. Assim, vou transcrevê-lo aqui, caso você não o tenha.

REGISTRO de CASAMENTO de ANTONIO PIMENTA, com MARIA JOÃO , ta-tataravós (5º. Avós) paternos de Beatriz Álvares de Carvalho, em Mondim, em 12.02.1692

Aos doze dias do mes de Fevereiro de Mil Seiscentos e Noventa e Dous na forma do Sagrado Concillio Tridentino dadas as denunciaçoens e sem impedimento se receberão em minha prezença ANTONIO PIMENTA filho natural de ANTONIO PIMENTA e de ANGELLA solteira da freguezia de S.João de Arnoia terra de Basto com MARIA JOÃO filha de ANTONIO JOÃO ja defuncto e de sua mulher MARIA JOÃO dessa Villa ao que forão testemunhas Antonio de Neyva, João Ribeiro e Antonio Gonçalves Mattos. E por verdade fis este que asigno dia e era ut supra.

O Padre Manoel da Sylva

Obs. : Este registro encontra-se no microfilme no. 1362603 dos
mórmons, em Salt Lake City .

REGISTRO de NASCIMENTO de MARIA PIMENTA, tataravó (4ª. Avó) paterna de Beatriz Álvares de Carvalho, em Mondim, em 20.07.1698.

Aos vinte de Julho de Mil Seiscentos e Noventa e Oito baptizei e pus os Sanctos Olleos a MARIA filha de ANTONIO PIMENTA e de sua mulher MARIA JOÃO. Forão Padrinhos Pedro Francisco e Senhorinha filha de Antonio Gonçalves Mattos todos desta villa de Mondim. E por passar na verdade fis este assento que asigno dia era ut supra.
Dionizio Pereira da Fonseca


Obs. : Este registro encontra-se no microfilme no. 1362603 dos
mórmons, em Salt Lake City .

As informações esparsas que apanhei e que ainda não foram analisadas, são

1) Falecimento de Maria Antonia mulher de Gonçalo João, do Souto em 2/5/1665
2) Nascimento de João, em 5/11/1657, filho de Antonio João, do Souto
3) Idem Domingos, em 2/7/1656 , filho de Antonio João , do Souto
4) Idem Maria, em 4/6/1690, filha de Antonio João do Souto (esta aqui, calculo que seja neta do Antonio João, o velho)

Períodos de registos que me estão faltando, relativos a Mondim
Nascimentos - (1662 a 1674) e (1699 a 1724)
Casamentos - (1662 a 1674) e (1694 a 1724)
Óbitos - (1662 a 1674) e (1694 a 1708)

Em Atei gostaria de ter mais informações sobre a Casa de Gurgéia(família "da Guerra") e Casa da Carreira, nesta constam o casamento de Pedro Gonçalves e Izabel Gonçalves e também o casamento de Domingos Machado comIzabel Gonçalves em 07.05.1665.

Essas informações que você tem me mandado estão me parecendo um trabalho extenso sobre os Carvalhos de Basto e que um dos autores foi o Prof. Antonino que tive a oportunidade de conhecer aí em Portugal. Estarei certo ?

Quanto às informações sobre o Padre Manoel Pimenta da Costa, devem estar com certeza no Rio de Janeiro. Aqui, já fui aos arquivos da Cúria, pessimamente conservados, o Arcebispo dificulta ao máximo as pesquisas e além disso são pouquíssimos os registos anteriores a 1840.

Grande Abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#217913 | Lages | 09 jan 2009 18:02 | Em resposta a: #217813

Caro João

Esqueci-me de comentar. Sabia que você também é parente distante do meu avô paterno, o Comendador Antonio Lages ?

Esta foi uma das mais interessantes descobertas que fiz nas minhas pesquisas. Pena que a minha avó Beatriz não ficou a saber que era prima distante do marido.

O Mathias Carvalho, senhor da Casa do Barrio, teve alguns filhos, entre eles 2 filhas que originaram esses ramos :

Roza Maria de Carvalho, que originou o ramo dos Carvalho/Magro

Maria de Carvalho,que originou o ramo dos Dinis/Peixoto(Lages)
Grande abraço
Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#219434 | miro | 24 jan 2009 15:30 | Em resposta a: #217315

boa tarde,
talvez alguem tenha qualquer informação sobre este ramo da minha familia.
simão alvares de moura de azevedo, nasceu cerca de 1650 em atei, era senhor da quinta do reguengo, casou com maria rodrigues da rocha, que penso seria de cerva, ela filha de pedro martins e maria afonso, ele filho de martinho afonso de azevedo, senhor da casa do telhado em atei e de senhorinha de moura coutinho.
uma das filhas de simão, jeronima, vivia na casa do paço vedro em cerva com o capitão antonio pereira cardoso.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#219452 | valboa | 24 jan 2009 18:26 | Em resposta a: #219434

caro Miro

Por engano esta mensagem veio parar á minha caixa de correio.

Julgo que deve ser para o João Diogo.

cumprimentos

jorge

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#219453 | miro | 24 jan 2009 18:36 | Em resposta a: #219452

não é para ninguem em especial, é para o topico.
cump

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#219822 | semilogica | 28 jan 2009 21:45 | Em resposta a: #217309

Boa noite,

Acabei de saber que deixou em casa dos avós a árvore.
Muito obrigada, gostei imenso do seu gesto.

Um beijinho,

Joana K.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#280826 | rmmc | 06 jul 2011 14:19 | Em resposta a: #217756

Boa tarde,
Estava a pesquisar um pouco para ver se descobria mais alguma coisa sobre a família carvalho e magro em mondim quando me deparei com este tópico.
Sou descendente de Maria Teresa Magro de Carvalho, filha de Gertrudes Rodrigues de Carvalho e Francisco Xavier Magro que casou com João Diniz Fraga de carvalho. Reparei que estes nomes constam da arvore que o senhor Diogo Carvalho postou. Será possível darem me mais alguma informação sobre esta família e seus ascendentes? Obrigado
Cordialmente

Ricardo Cunha Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#297377 | Benedita CMCML | 16 fev 2012 22:05 | Em resposta a: #280826

Olá a tdos os membros da família Cerqueira Magro. Eu também pertenço à família, sou neta do Prof. Fernando Cerqueira Magro, que referiram, da casa do Seixoso. Daqui a uma semana vou ser mãe e como gostava de dar continuidade ao nome de família teri que provar em cinco geraçoes (contando com a minha) que estes dois nomes vêm de uma únicafamília , e que por isso pode ser considerado como um só. Se alguém me tiver uma árvore genealógica da família agradecia que me contactasse.
Obrigada,
Benedita Cerqueira Magro Coimbra Marques Leandro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#307341 | Cristianomineiro | 02 jun 2012 18:22 | Em resposta a: #94966

eu sou Cristiano Pedro Amaral de Carvalho Cerqueira Mineiro neto de José Luís de Carvalho Cerqueira possuo alguns documentos e fotos da descendência da Família Carvalho Cerqueira de um estudo realizado por um tio bisavô chamado André Carvalho Cerqueira, agrónomo que dedicou toda a vida ao estudo da família, era meu irmão do meu bisavô que vivia na casa de Paredes no lugar de Todeia- Amarante

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#307563 | Lages | 06 jun 2012 02:13 | Em resposta a: #307341

Caro Cristiano

O meu antepassado, Antonio Manuel Rodrigues de Carvalho Magro, nascido em Mondim de Basto em 1781, foi casar em 1814, a Molares com Anna Emilia Teixeira de Carvalho e depois gerou a descendência dos Cerqueira Magro, tb em Todeia, Amarante. Por isso acredito que essa pesquisa que o seu tio-bisavô fez, tenha antepassados meus. Há alguns anos mantive contato com um Juiz de direito de Lisboa que descende dessa família e assim, meu parente distante. Trocamos mensagens durante alguns anos. Foi muito interessante encontrar um parente tão distante assim. Eu faço a pesquisa da minha árvore genealógica há 35 anos, tendo chegado a 1482, por isso tenho todo interesse em trocar informações consigo. Eu nasci no Porto, mas moro no Recife há quase 60 anos. E você, mora em Portugal ?. Abração

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#307575 | JAVSO | 06 jun 2012 08:51 | Em resposta a: #307563

Caro António Lages

Continuo interessado nos nossos "Magro".

Estou, agora, a viver em Soalhães e colocado como juiz no Tribunal da Relação do Porto.

Tenho tido muito trabalho, pois que as crises fazem nascer mais processos.
Estou esperando pela reforma para poder dedicar-me com mais força à genealogia.

Um abraço amigo do parente

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#307723 | Lages | 08 jun 2012 13:15 | Em resposta a: #307575

Caro José Alfredo

De fato, a situação em Portugal está difícil e preocupante e genealogia nos toma muito tempo. Agora que os Mórmons colocaram os registos do Brasil na internet e inúmeros de Portugal estou tendo farto material para pesquisar, mas em compensação sofrem as costas e a mão pelas muitas horas ao computador. O que ainda me atrapalha muitíssimo as pesquisas que faço é que não colocaram na internet as inquirições de gênere do Arquivo Distrital de Braga. Será que vc sabe se os Mórmons já estão a filmá-los ? Abração

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#307731 | JAVSO | 08 jun 2012 14:37 | Em resposta a: #307723

Caro António Lages

Não sei quando irei a Braga. Assim que recomece as minhas idas, dar-lhe-ei conta.
Não sei se as inquirições de genere será, alguma vez, disponibilizadas pelos Mormons.

Um grabde abraço,
José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#307852 | cristyna | 10 jun 2012 21:11 | Em resposta a: #307341

Boas Tardes,

Lembra-me de um parente ir a casa dos meus Pais em Vila do Conde para actualizar uma Obra sobre a descendência dos Cerqueira Magro. Infelizmente os meus Pais faleceram e não sei como conseguir saber a sobre a minha ascendência e um pouco da sua história. Será que era o seu tio? Lembra-me de falarem lá em casa de umas Primas da casa de Paredes.

Será que me pode ajudar ?

O meu contacto de mail é cristydua@hotmail.com

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#315981 | miro | 24 out 2012 18:23 | Em resposta a: #217800

boa tarde, este deve ser um dos seus maria de oliveira, viuva de josé francisco magro.
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-NOT-CNMDB2-001-002&imgfile=galleries/PT-ADVRL-NOT-CNMDB2-001-002/PRTC0808D_PT-ADVRL-NOT-CNMDB2-001-002_M_00103.jpg
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#316190 | miro | 27 out 2012 19:52 | Em resposta a: #94966

boa tarde antonio,
este tambem pode ser dos seus:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-NOT-CNMDB2-001-003&imgfile=galleries/PT-ADVRL-NOT-CNMDB2-001-003/PRTC0808D_PT-ADVRL-NOT-CNMDB2-001-003_M_00021.jpg
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#316328 | Lages | 31 out 2012 01:57 | Em resposta a: #316190

Caro Miro
Obrigado pela atenção que tem com as minhas pesquisas. De fato o Francisco Xavier Magro é o meu 5o.avô. Entretanto, este documento, de 1766, refere-se ao 1o. casamento dele. A minha descendência vem do segundo casamento, em 1773, com Gertrudes Maria Rodrigues de Carvalho. Porém, eu coleciono as assinaturas dos meus antepassados e normalmente nos registros de batismo e casamento elas não aparecem, pois não eram exigidas. Assim, esta assinatura do Francisco Xavier Magro, veio a calhar, pois é a mais antiga de quantas tenho. Valeu. Abração

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#326834 | girafa | 07 abr 2013 19:32 | Em resposta a: #217523

Caro Carvalho


Descendo de uma família Carvalho das localidades de Cavez e Vila Nune. Um desses familiares tem o nome de Pedro Borges de Carvalho que casou duas vezes. O primeiro foi com Maria Borges o qual não conheço o local de casamento e o segundo casamento com Maria João em Caves (29-11-1696) cujo casamento pode-se consultar em:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16369-7505-48?cc=1913410&wc=14047849.

Venho pedir-lhe se tem dados sobre o 1º casamento de Pedro Borges de Carvalho ou da sua ascendência.
Fiquei com curiosidade em saber se o meu Pedro Borges de Carvalho faz parte da sua ascendência.

Aguardo noticias
M. Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda - Pedro borges de Carvalho ou Pedro Carvalho (aproximadamente 1670-1675)

#327122 | girafa | 12 abr 2013 13:26 | Em resposta a: #316328

Caros Confrades


Descendo de uma família Carvalho das localidades de Cavez e Vila Nune. Um desses familiares tem o nome de Pedro Borges de Carvalho que casou duas vezes. O primeiro foi com Maria Borges o qual não conheço o local de casamento e o segundo casamento com Maria João em Caves (29-11-1696) cujo casamento pode-se consultar em:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16369-7505-48?cc=1913410&wc=14047849.

Venho pedir-lhes se têm dados sobre o 1º casamento de Pedro Borges de Carvalho ou da sua ascendência.

Aguardo noticias
M. Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#334552 | NISGM | 29 ago 2013 20:23 | Em resposta a: #217762

Caro Belmiro Ribeiro, Apanhei aqui no Genea, há dias, uma mensagem sua, já com algum tempo, onde dizia que iria dedicar-se a Atei. Agora não dou com ela pelo que coloco aqui a minha questão:

Não deu por acaso com a ascendência do José Joaquim Pereira, indicado em baixo e filho de António Joaquim Pereira e de Maria da Costa?



N0.António Joaquim Pereira
Mulher. Maria da Costa
......N1.José Joaquim Pereira (Atei, 1832-Parada, Atei, 29.11.1898, p.52). proprietário
......Mulher: Maria Teresa Alves (Vilar, Cabeceiras de Basto, 1835- Parada, Atei, Mondim de Basto, 15.10.1895, fl. 16), filha de João ......José Alves e de Benta Gonçalves. Casamento em Vilar, Cabeceiras de Basto

Segundo parece há erros graves de registo pela altura devida, mas posso ter sido eu a ver mal.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#334554 | NISGM | 29 ago 2013 20:38 | Em resposta a: #217808

Caro João (Diogo Carvalho)

Dei agora com esta mensagem antiga que de algum modo pode entroncar com informação relevante,

Terá, por acaso, mais informação sobre a linha de vários Jácomes de Parada, Atei, cruzados com Lemos e que descrevo de seguida?
As gerações vão de ordem crescente de -4 (leia-se geração menos quatro) à geração 0 (leia-se geração zero)


N-4. Gaspar de Lemos
Mulher: Margarida Dinis, (m. 05.04.1723)
-3. José de Lemos SEGUE

N-3. José de Lemos (m. antes de 22.04.1748, de Parada). Filho
Mulher: Maria Jácome ou Maria de Barros (de Parada). Casamento a 05.04.1723, em Atei. Filha de Silvestre de Barros e de Maria Jácome de Parada, Atei
-2. Maria Jácome SEGUE
-2. José (Parada, Atei, 09.12.1723, sgu 69, it. 4)

N-2. Maria Jácome
Mulher: António Silva. Casamento em 22.04.1748, Atei. Filho de Manuel da Silva e de Angélica Martins, da Póvoa
-1. Luísa Jácome SEGUE
-1. Gonçalo
........-1. Maria da Silva

N-1. Luísa Jácome
.....0. Manuel Joaquim de Lemos SEGUE
.....0. José Bento (Parada, Atei, 27.09.1787)

N0. Manuel Joaquim de Lemos, (n. Parada, Atei, 03.07.1780-m. Parada, Atei, 25.01.1845, fl. 28)
Mulher. Ana Rosa de Magalhães (n. Parada, Atei, Mondim)
.....1. Maria de Lemos (Atei, 1815-Carvalhaes, Atei, 17.03.1879, pp.34-35), casou com Luís de Sousa.


Tinha tmabém em tempos deixado esta outra mensagem, não tendo dado com esta sua referência.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#344288 | girafa | 24 mar 2014 02:16 | Em resposta a: #94966

Caros Carvalho


Descendo de uma família Carvalho - cujo nome a família usa desde 1696 - das localidades de Cavez, Arco do Baúlhe e Vila Nune. Um desses familiares tem o nome de Pedro Borges de Carvalho que casou duas vezes. O primeiro foi com Maria Borges o qual não conheço o local de casamento e o segundo casamento com Maria João em Caves (29-11-1696) cujo casamento pode-se consultar em:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16369-7505-48?cc=1913410&wc=14047849.

Venho pedir-lhe se tem dados sobre o 1º casamento de Pedro Borges de Carvalho ou da sua ascendência.
Fiquei com curiosidade em saber se o meu Pedro Borges de Carvalho faz parte da sua ascendência.

Aguardo noticias
M. Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#344480 | Lages | 29 mar 2014 00:48 | Em resposta a: #217522

Caro João

Estou indo a Portugal no próximo dia 4 de abril, passar 2 meses e vou ficar quase o tempo todo hospedado em Lisboa, embora pretenda ir mais de uma vez ao Porto e a Mondim. Se lhe interessar, poderíamos nos encontrar em Lisboa e conversarmos sobre a nossa árvore genealógica. Eu tinha o seu endereço eletrônico, mas acho que o perdi. O meu é lagesantonio@hotmail.com. Abração

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#352172 | miro | 15 nov 2014 02:44 | Em resposta a: #94966

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-44152-7608-79?cc=2125025&wc=SSK3-B82:363117901,363472101,1077032439,1303945789

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#352173 | miro | 15 nov 2014 02:55 | Em resposta a: #94966

boa noite,
é descendente da maria dinis fraga? filha da maria teresa carvalho e do joão dinis fraga?
cump
miro

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#352174 | miro | 15 nov 2014 03:31 | Em resposta a: #94966

boa noite,
pode enviar-me o PDF do jornal de mondim ?
email belmiroribeiro@gmail.com
cump
miro

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Malpica do Tejo

#367024 | Eunice Couto | 15 mar 2016 14:27 | Em resposta a: #174655

Eu sou da família dos Magros de Malpica do Tejo. A minha bisavó era Maria das Dores de Ataíde Magro, mãe da minha avó paterna, Maria do Patrocínio Dias, irmã de Augusto Ataíde Moreira. Agradeço se me puder facultar cópias do livro Fonte de Juvêncio, pois comecei a fazer a minha árvore genealógica, agora que estou aposentada, no Myheritage e estou a construir o site da minha Família Couto Bizarro de Castro Dias.
Grata e ao dispor
Eunice Couto

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#380946 | Eunice Couto | 12 mai 2017 23:21 | Em resposta a: #94966

#380711 | Eunice Couto | 06 Mai 2017 19:22

A minha bisavó era Maria das Dores de Ataíde Magro, mãe da minha avó paterna, Maria do Patrocínio Dias, irmã de Augusto Ataíde Moreira, meu tio avô.
Este senhor, em 1927, escreveu ao Dr. Cerqueira Magro, no sentido de o informar que os Magro também existiam no sul de Portugal ,nomeadamente em S. Domingos de Malpica,Castelo Branco
Nessa carta, ele refere que os seus tetravôs foram João Afonso Magro e D.Luisa Gonçalves Martins Magro, naturais de S. Domingos de Malpica,Castelo Branco, mais tarde freguesia de Malpica do Tejo.
O bacharel Manoel Jozé D´Athaíde Magro foi Morgado do Candal e a Quinta do Candal, tinha no portão de entrada, o brasão dos Magros e dos Gonçalves e segundo o meu tio avô Augusto Ataíde Moreira estava convencido que havia ligação entre os Magros de Malpica e os Magros de Mondim de Basto.

Se tiverem informações que me possam facultar sobre estes meus ascendentes, fico muito grata.
Ao dispor
Eunice Couto
Resposta

Link directo:

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#380947 | Eunice Couto | 12 mai 2017 23:24 | Em resposta a: #174655

#380711 | Eunice Couto | 06 Mai 2017 19:22

A minha bisavó era Maria das Dores de Ataíde Magro, mãe da minha avó paterna, Maria do Patrocínio Dias, irmã de Augusto Ataíde Moreira, meu tio avô.
Este senhor, em 1927, escreveu ao Dr. Cerqueira Magro, no sentido de o informar que os Magro também existiam no sul de Portugal ,nomeadamente em S. Domingos de Malpica,Castelo Branco
Nessa carta, ele refere que os seus tetravôs foram João Afonso Magro e D.Luisa Gonçalves Martins Magro, naturais de S. Domingos de Malpica,Castelo Branco, mais tarde freguesia de Malpica do Tejo.
O bacharel Manoel Jozé D´Athaíde Magro foi Morgado do Candal e a Quinta do Candal, tinha no portão de entrada, o brasão dos Magros e dos Gonçalves e segundo o meu tio avô Augusto Ataíde Moreira estava convencido que havia ligação entre os Magros de Malpica e os Magros de Mondim de Basto.

Se tiverem informações que me possam facultar sobre estes meus ascendentes, fico muito grata.
Ao dispor
Eunice Couto
Resposta

Link directo:

Resposta

Link directo:

Famílias Magro de Malpica do Tejo-Mondim de Basto

#380949 | Eunice Couto | 12 mai 2017 23:27 | Em resposta a: #174655

#380711 | Eunice Couto | 06 Mai 2017 19:22

A minha bisavó era Maria das Dores de Ataíde Magro, mãe da minha avó paterna, Maria do Patrocínio Dias, irmã de Augusto Ataíde Moreira, meu tio avô.
Este senhor, em 1927, escreveu ao Dr. Cerqueira Magro, no sentido de o informar que os Magro também existiam no sul de Portugal ,nomeadamente em S. Domingos de Malpica,Castelo Branco
Nessa carta, ele refere que os seus tetravôs foram João Afonso Magro e D.Luisa Gonçalves Martins Magro, naturais de S. Domingos de Malpica,Castelo Branco, mais tarde freguesia de Malpica do Tejo.
O bacharel Manoel Jozé D´Athaíde Magro foi Morgado do Candal e a Quinta do Candal, tinha no portão de entrada, o brasão dos Magros e dos Gonçalves e segundo o meu tio avô Augusto Ataíde Moreira estava convencido que havia ligação entre os Magros de Malpica e os Magros de Mondim de Basto.

Se tiverem informações que me possam facultar sobre estes meus ascendentes, fico muito grata.
Ao dispor
Eunice Couto
Resposta

Link directo:

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#380950 | Eunice Couto | 12 mai 2017 23:28 | Em resposta a: #174901

#380711 | Eunice Couto | 06 Mai 2017 19:22

A minha bisavó era Maria das Dores de Ataíde Magro, mãe da minha avó paterna, Maria do Patrocínio Dias, irmã de Augusto Ataíde Moreira, meu tio avô.
Este senhor, em 1927, escreveu ao Dr. Cerqueira Magro, no sentido de o informar que os Magro também existiam no sul de Portugal ,nomeadamente em S. Domingos de Malpica,Castelo Branco
Nessa carta, ele refere que os seus tetravôs foram João Afonso Magro e D.Luisa Gonçalves Martins Magro, naturais de S. Domingos de Malpica,Castelo Branco, mais tarde freguesia de Malpica do Tejo.
O bacharel Manoel Jozé D´Athaíde Magro foi Morgado do Candal e a Quinta do Candal, tinha no portão de entrada, o brasão dos Magros e dos Gonçalves e segundo o meu tio avô Augusto Ataíde Moreira estava convencido que havia ligação entre os Magros de Malpica e os Magros de Mondim de Basto.

Se tiverem informações que me possam facultar sobre estes meus ascendentes, fico muito grata.
Ao dispor
Eunice Couto
Resposta

Link directo:

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#380952 | Eunice Couto | 12 mai 2017 23:30 | Em resposta a: #175254

#380711 | Eunice Couto | 06 Mai 2017 19:22

A minha bisavó era Maria das Dores de Ataíde Magro, mãe da minha avó paterna, Maria do Patrocínio Dias, irmã de Augusto Ataíde Moreira, meu tio avô.
Este senhor, em 1927, escreveu ao Dr. Cerqueira Magro, no sentido de o informar que os Magro também existiam no sul de Portugal ,nomeadamente em S. Domingos de Malpica,Castelo Branco
Nessa carta, ele refere que os seus tetravôs foram João Afonso Magro e D.Luisa Gonçalves Martins Magro, naturais de S. Domingos de Malpica,Castelo Branco, mais tarde freguesia de Malpica do Tejo.
O bacharel Manoel Jozé D´Athaíde Magro foi Morgado do Candal e a Quinta do Candal, tinha no portão de entrada, o brasão dos Magros e dos Gonçalves e segundo o meu tio avô Augusto Ataíde Moreira estava convencido que havia ligação entre os Magros de Malpica e os Magros de Mondim de Basto.

Se tiverem informações que me possam facultar sobre estes meus ascendentes, fico muito grata.
Ao dispor
Eunice Couto
Resposta

Link directo:

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#386491 | tfp | 12 nov 2017 23:07 | Em resposta a: #116872

Boa noite,

Tem mais dados sobre este casal? Estou a estudar um Manuel Fernandes Magro, filho de Manuel Fernandes e de Maria da Silva, naturais de S. Cristóvão de Mondim de Basto.

Casa em Atei a 18.12.1749 com Senhorinha de Jesus Martins.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#412708 | Lioneide | 27 fev 2019 01:19 | Em resposta a: #217232

Tb sou da parte do Comendador jose augusto alvares de carvalho ,por seu filho Amadeu alvares de carvalho.

Resposta

Link directo:

Famílias Magro/Carvalho-Mondim de Basto

#426690 | EloyAraujo | 24 ago 2020 21:58 | Em resposta a: #94966

Gostava de falar sobre a sua Exma família , pois eu brinquei com seu irmão na casa da igreja e a minha mãe trabalhava nessa casa.
Meu nome é Eloy e o seu irmão é o Fernando netos da sra. D. Beatriz e Antônio Lages.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen