Família Rodrigues de Sousa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Rodrigues de Sousa

#950 | Ima | 21 nov 2000 15:31

Esta família, tanto quanto conheço é de Vairão, Vila do Conde, descendentes de Manuel Rodrigues de Sousa. Há ramos em Macieira, Fornelo, Parada, provavelmente em outras freguesias de Vila do Conde, noutras terras de Portugal e também no Brasil e Inglaterra. Peço a colaboração de quem souber desta gente.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#6242 | Ginha | 25 jun 2001 00:32 | Em resposta a: #950

A minha familia Rodrigues é oriunda da zona do Dão,de Vila de Conde. Quanto á colaboraçºao de que falava na sua mensagem, gostaria de puder ajuda-la!

contacte-me gynha@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Sousa

#206631 | carlakinha | 28 ago 2008 19:12 | Em resposta a: #950

minha avó chamavá-se ana rodrigues de sousa, não sei ao certo se do piauí ou ceará...mas se eu puder ajudar-lhe em algo ficarei muito feliz!

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Sousa

#235005 | ahrs | 25 jul 2009 16:24 | Em resposta a: #950

Ima
Sou brasileiro, de São Paulo, e sou filho de José Rodrigues de Sousa, filho de Bento Rodrigues de Sousa e Margarida Joaquina de Oliveira, nascido em Vila do Conde, em 1891 e falecido em Santos em 1952.
Gostaria de saber mais alguma coisa de minha família em Portugal, na atualidade.
Tenho primos No Brasil, filhos de um tio, irmão de meu pai, Serafim, também falecido desde há muito.
Se puder obter informações, agradeço.
Affonso Henriques Rodrigues de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Sousa

#235033 | Ima | 26 jul 2009 00:57 | Em resposta a: #235005

Affonso
Você pode perfeitamente ser meu primo direito. Ou primo mais afastado. Como podemos confirmar se o Bento Rodrigues de Sousa seu avô é o meu avô? Voce tem a certidão de nascimento do seu pai? Com os elementos respeitantes ao dito Bento Rodrigues de Sousa - data e local de nascimento, etc, ? O seu avô era casado com a sua avó? É que o meu avô Bento só casou com a minha avó, Albina Ramos de Campos Amorim, quando tinha cerca de 60 anos, mas entretanto foi tendo mais filhos - parece que além dos filhos que teve com a minha avó, que foram 4, teria mais 27...naquele tempo havia povoadores! O seu pai poderia ser um desses filhos. Nunca falou nessas histórias antigas com o seu pai, não sabe mais nada? Acho perfeitamente possível! O Bento foi muito novo para o Brasil e fundou uma grande empresa em Santos, com dois irmãos, o José Bento, que morreu sem filhos conhecidos e o Boaventura, que teve muitos. A empresa chamava-se Bento de Sousa e Cª. Se confirmarmos que é o mesmo Bento, ou pelo menos a mesma família, poderei contar-lhe muita coisa dos seus antepassados de cá e dos que ainda cá há. Já viu neste site a página do Bento Rodrigues de Sousa? Veja também a página do Boaventura. Você também poderia aí procurar saber o que eles andaram a fazer pelo Brasil, porque eu nunca consegui saber grande coisa, só sei que enriqueceram e depois voltaram para cá, também não sei bem quando. Era interessante trocarmos informações sobre a família! veja lá o que sabe ao certo, a ver se se confirma o parentesco.
Aguardo a sua resposta.
Inês

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Sousa

#235035 | ahrs | 26 jul 2009 01:47 | Em resposta a: #235033

Cara Inês!

Primeiramente agradeço sua atenção em responder. Desde já me sinto bem familiarizado com você. Sobre quem eu creio ser meu avô, não tenho documentos que comprovem data de nascimento, local e etc...
Ressalto que meu pai, José Rodrigues de Sousa, casou-se por duas vezes, no Brasil, após ter vindo muito jovem para cá. Ele faleceu quando eu tinha apenas dois anos e meio e ele sessenta e um anos e por isso não tive oportunidade de saber mais fatos do que o que minha mãe soube e me passou. Meu pai teve duas filhas do primeiro casamento, que já faleceram e apenas eu do segundo, uma vez que eu nasci em 1950 e ele faleceu em 1952. Também só tenho documentos pessoais que ele tirou no Brasil, como estrangeiro, não havendo, em minha posse, documentos portugueses que possam confirmar nada. Nos documentos nacionais daqui, constam os dados que enviei a você anteriormente. Acredito, pelas histórias contadas pela minha mãe, sobre o Barão, como sendo meu avô em Portugal, e alguns presentes que recebi quando nasci, provenientes da Ilha da Madeira que façamos parte de uma mesma família.
Tenha, ainda, em meu poder uma cópia de carta enviada por meu pai à Srª Emília de Souza Campos, sobre fatos da família, datada de 1948. Existe também um Aviso de Recebimento do Correio português, assinado pela referida pessoa, com carimbo de Vila do Conde, em 28 de março de 1948.
Desculpe, mas praticamente é tudo o que posso adiantar, embora tenha dois primos em São Paulo, inclusive uma prima irmã, Maria Inêz, filha de meu tio Serafim Rodrigues de Sousa e um primo Bento Rodrigues de
Sousa, com esse nome devido ao avô, conforme sempre foi dito. Devo fazer contato com eles para verificar se existe mais alguma documentação sobre o citado tio, também já falecido, aqui no Brasil.
Saudações
Affonso Henriques Rodrigues de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Sousa

#235043 | Ima | 26 jul 2009 11:18 | Em resposta a: #235035

Olá Primo
Se bem reparou há um filho do Boaventura que também é Bento Rodrigues de Sousa, mas pelas datas não parece ser o seu avô, o mais certo é sermos mesmo primos direitos. Ainda por cima se a sua mãe o designava como barão, era ele concerteza. A sua mãe, nasceu aí ou cá? E o seu psi desde que foi para aí nunca mais veio a Portugal? veja lá o que consegue saber pelos seus parentes. E vou procurar saber também quem é a Emília Sousa Campos, mas se nessa carta tiver alguma coisa que possa ajudar, diga-me também.
Quando puder, veja os documentos do seu pai e diga-me exactamente a data completa de nascimento e local, tudo o que puder encontrar, que eu, mal tenha tempo,vou tratar de procurar a certidão de nascimento dele. Vamos lá confirmar este parentesco.
Um abraço
Inês

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Sousa

#235121 | ahrs | 27 jul 2009 04:49 | Em resposta a: #235043

Minha Cara Inês!
Meu pai, casou-se com sua primeira esposa, brasileira da Bahia, Albertina, em Santos, por volta de 1913, pois minha irmã mais velha é de 1914, Maria Elody, e teve outra filha, Elizabeth, de 1921, além de criar mais uma, Carmem. Permaneceu casado por muito tempo, ficando viúvo por volta de 1947. A seguir conheceu minha mãe, também brasileira, mas de São Paulo, Alice, e casou-se com ela em 1948, sendo eu filho único desse consórcio, pois veio a falecer em 1952.
Em conversa com minha prima, ainda ontem, Maria Inêz, esta um pouco mais velha, chegou a conviver com meu pai e o dela, meu tio, Serafim, irmão dele, também vindo de Portugal pouco depois de meu pai e aqui se estabelecendo, casando, tendo filhos e permanecendo até sua morte, em 1962. Disse-me ela que ainda haviam dois outros irmãos, Augusto e Carlos, que tinham residência no Brasil, no Rio de Janeiro e, ao menos um, era mais velho do que meu pai e meu tio.
Deles não tive conhecimento, pois minha mãe nada falava sobre os mesmos, acreditando que meu pai não mantinha relacionamento estreito com os dois. Minha mãe citava muito a relação com meu tio Serafim, a quem cheguei a conhecer, e contava sobre os contatos de meu pai com uma irmâ, em Portugal ou na Ilha da Madeira (??) que, acredito, chamava-se Inêz.
Minha prima, paulista, declara que tem o nome devido a tia.
Meu pai era comerciante e mantinha um escritório de importações e exportações, em Santos, Souza e Mello Cia Ltda até por volta de 1948 e depois foi para São Paulo, quando casou-se com minha mãe e lá estabeleceu-se como representante de vendas no mesmo ramo.
O necrológio dele, publicado em jornal de Santos, cidade adotada por ele, certamente por guardar semelhanças com a terra natal, Vila do Conde, dá sua morte em 15 de outubro de 1952, após período de internação na Beneficencia Portuguesa, nosocômio fundado por portugueses, incluindo Boaventura Rodrigues de Sousa, um seu tio, conforme tive conhecimento pelo "site" da referida pessoa.
Nos assentamentos documentais do Brasil, meu pai, José Rodrigues de Souza, é natural de Vila do Conde, Portugal, nascido em 04 de janeiro de 1891, filho de Bento Rodrigues de Souza e de Margarida Joaquina de Oliveira.
A carta de que lhe falei, enviada a Emília de Souza Campos, data de 16 de março de 1948 e recebida por aviso dos correios em 28 de março do mesmo ano, assinada pela própria endereçada, faz referência a valores deixados pelo Barão aos filhos no Brasil, em uso fruto à mãe deles, Dª Margarida Joaquina e que ele reclamava á aquela senhora e seu marido, cujo nome não aparece.
Caríssima, acredito que exista alguma condição de poder verificar nos assentos cartoriais daí, se é possível levantar um documento de nascimento de meu velho pai. Caso assim possa, ficarei grato e permaneço atento a qualquer notícia que possa ser nova sobre o tema.
Meu telefone, em São José dos Campos, São Paulo, é 55(012) 3942-1155 e email -celahrs@hotmail.com - estão à sua disposição para sempre que necessário. Minha esposa chama-se Antonieta Cristina e é de origem italiana.
Saudações fraternas.
Affonso Henriques Rodrigues de Sousa

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#349195 | ana patricia | 12 ago 2014 23:35 | Em resposta a: #950

Procuro por José Francisco Rodrigues de Sousa oriundo do Ceará

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#354428 | ValterSoares | 05 fev 2015 04:27 | Em resposta a: #950

Olá boa noite a todos ! Gostaria de entrar nesse assunto também, pois os nomes dos meus familiares são :

Tio > CARLOS ALBERTO RODRIGUES DE SOUSA
Avó Materna > FRANCISCA RODRIGUES DE SOUSA
Mae> Katia Maria Soares de Sousa

O sobrenome da minha mãe é diferente pois ela foi adotada e registrada com outro nome, mas ela pertence a família Rodrigues de Sousa

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#354429 | ValterSoares | 05 fev 2015 04:33 | Em resposta a: #950

Ah ! outro detalhe que esqueci de citar. Minha Família tem origem nas cidades de Areia Branca-RN , Mossoró-RN .

Vou contar uma breve história que um genealogista residente em Areia Branca -RN , me contou .


"ÂNGELO FERREIRA DE SOUZA, conhecido como 'Seu Anjo', nascido em Macau e falecido em Areia Branca/RN, datas ignoradas. Era marítimo. Casou-se duas vezes. A primeira vez com ÁGUEDA, com quem teve 7 filhos. A segunda vez com NATIVIDADE, com quem teve mais 2.

O 7º e último filho de Seu Anjo e Dona Águeda se chamava SANDOVAL FERREIRA DE SOUZA, era marítimo assim como o pai. Trabalhou como Mestre da lancha "Natal", da Companhia Comércio e Navegação. Este teve vários filhos, dentre eles Francisco Ferreira de Souza, mais conhecido Pitita, Leonice, Maria do Carmo, Conceição, Sandoval Filho, Pedro, José e também, muito provavelmente, era pai de JOÃO DE SANDOVAL, ESTE SEU AVÔ MATERNO.


O Francisco Ferreira de Souza, era mais conhecido Pitita de Sandoval, justamente porque ele era filho de Sandoval como sua avó adotiva disse que esse era da familia muito provavelmente ele é irmao de seu avô joao de Sandoval porque esse Sandoval do João nao é sobrenome não, era aquela coisa de antigamente de colocar o nome do pai ao chamar o filho fulano de sicrano, sicrano seria o pai
eu não tenho como te confirmar qual a profissão do João.

“Eu” posso afirmar que Angelo, conhecido como seu anjo, e seu filho Sandoval, eram ambos maritimos, e que petita de Sandoval, como era chamado Francisco, filho de Sandoval, era Aposentado do Ministério dos Transportes. Sócio dos "Democratas". Jogador e ex-presidente do (Centro Esportivo Areiabranquense - Ivipanim). Casado com Francisca Nogueira de Souza. Pais de cinco filhos: Flávio Antonio Ferreira de Souza, Amaro, Sandoval Neto, Maristela Ferreira de Souza e Francisco Ferreira Filho, falecido aos cinco anos de idade.

Faz ate mais sentido porque como Petita trabalhava no ministerio dos transportes , ele deve ser realmente irmao de seu avo João de Sandoval que assim como diz sua mãe era tambem ligado a transporte não é que Petita de Sandoval trabalhasse no ministerio dos transportes É que ele foi aposentado como funcionario do min. dos transporte deveria ser um motorista tambem algo do tipo ."

Analisando bem acho que essa história não tem muito a ver com a família de minha mãe , mas tudo pode acontecer.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#363175 | CassioSousa | 06 nov 2015 12:28 | Em resposta a: #950

Sou da família Rodrigues Sousa.
Meu pai se chama João Rodrigues de Sousa e meu avô se chamava Levindo Rodrigues de Sousa.
Nao tenho muitas informações sobre antepassados mas sei que é uma familia que veio de Portugal.
Sei também que o pai do meu avô se chamava Hermógenes e que na mesma família tinham uns outros dois com este nome, que não é um nome muito comum, o que acredito que se tiver algum caso com o mesmo nome talvez seja possível que tenhamos um parentesco.
Gostaria muito de receber outras informações sobre a familia.
Espero q eu tenha respostas.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa - Balbina?

#368119 | anabcosta | 10 abr 2016 21:02 | Em resposta a: #235033

Boa noite!
O Meu marido é bisneto do advogado António Domingues Jacintho Maia (que também colaborou profissionalmente para o Barão do Rio Ave - aliás, quando foi assassinado em Fornelo, vinha de tratar de um assunto do Bento Rodrigues Sousa...). Este advogado foi irmão do médico-cirurgião José António Domingues Maia (falecido em 1910 em Vairão) e que foi casado com Balbina Rodrigues de Sousa (filha do Barão, que só a perfilhou já ela estava viúva). Saberão informar-me onde nasceu esta Balbina, em que casa viveu em Vairão (com o marido, já que nas notícias da época é feita menção que faleceu nesta localidade). obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#369144 | anabcosta | 08 mai 2016 23:45 | Em resposta a: #368119

Novidades?

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#369153 | Ima | 09 mai 2016 01:06 | Em resposta a: #950

Conheci muito bem essa Balbina e a sua descendência, mas não sei onde morou com o marido, creio que foi em Vairão, mas não posso confirmar, só a conheci já viuva e morava então na Póvoa de Varzim, com a filha, que também já morreu. È por esse advogado que foi assassinado que existe uma cruz na estrada de Fornelo? lembro-me de ver essa cruz e de me contarem a história. Posso tentar saber mais alguma coisa... mas não sei se conseguirei...

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#369167 | anabcosta | 09 mai 2016 13:13 | Em resposta a: #369153

Grata pela seu contacto. A placa em bronze, situada em Fornello", é alusiva ao falecimento, naquele local do Advogado António Domingues Jacintho Maia (recolhi essa informação na Casa da Memória). Foi lá colocada pelos amigos. Estou a fazer levantamento histórico da família do meu marido (João Maia, bisneto do tal advogado de Vila do Conde). Viveu este, na Praça da República nº 35 (atual sede do rio Ave), sendo que em 1907 (ano em que foi assassinado) também lá residia o médico (marido da tal Balbina).

Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#370632 | anabcosta | 11 jun 2016 17:32 | Em resposta a: #369153

Olá, boa tarde!
Já tem alguma novidade sobre o assunto?
Muito obrigada.
Ana

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#374191 | anabcosta | 03 out 2016 13:55 | Em resposta a: #369153

Boa Tarde!
Tem novidades para mim?
Grata
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#376553 | anabcosta | 01 jan 2017 22:21 | Em resposta a: #369153

Boa noite!
Será que conseguiu obter alguma informação sobre o homicídio de Fornello?
Muito Obrigada.
Ana

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#387659 | pamplona | 20 dez 2017 02:49 | Em resposta a: #950

Ima

Entre em contato comigo, por favor

Luizpamplona@gmail.com

Posso ter noticias boas para vc

Atte.:

Luiz Pamplona

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#387725 | anabcosta | 22 dez 2017 17:59 | Em resposta a: #387659

Boa Tarde,

Recebeu o meu email?
Grata.
Ana

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#406554 | anabcosta | 18 ago 2018 16:24 | Em resposta a: #387659

Boa tarde,

Por acaso terá mais dados sobre o homicídio do Dr. António Maia?
Grata.
Ana

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#429794 | A Cunha | 16 dez 2020 22:57 | Em resposta a: #235043

Emília de Sousa Campos será Emília Rodrigues de Sousa (filha (natural?) de Bento Rodrigues de Sousa e de Margarida Oliveira) que casou com Constantino de Sousa Campos, pais de Maria Eugénia Sousa Campos nascida em 1925 em Vairão - felizmente ainda viva.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#433995 | LAMBERT | 25 mai 2021 18:21 | Em resposta a: #950

Tenho uma MARIA RODRIGUES DE SOUZA, de Agua Preta/Pernambuco, casado com Joaquim Barbosa da Silva, do mesmo local.
Nenhuma informação a respeito da mesma, uma possibilidade de ter nascido entre 1860 a 1870.

Lambert

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#437498 | Portugal2021 | 10 nov 2021 13:45 | Em resposta a: #950

Olá.
Busco informações sobre meu bisavô Marcos Rodrigues de Sousa
Nasceu em 1880 Portugal, veio para o Brasil casou em 1905 com Martinha Rocha Sousa em Colônia Pimentel Pindaré Mirim, faleceu lá em Pindaré Mirim Maranhão em 1915, era comerciante e teve filhos com Martinha; José Maria Rodrigues; Maria José Rodrigues , Antônia Rocha Rodrigues, Zilda Rodrigues Duarte, sua neta minha mãe MARIA Adélia Rodrigues ( hoje Maria Adélia Bezerra Carvalho )

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#437499 | Portugal2021 | 10 nov 2021 13:46 | Em resposta a: #437498

Se alguém souber de in formações entrem em contato dayanabezerra3@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues de Sousa

#437500 | Portugal2021 | 10 nov 2021 13:49 | Em resposta a: #950

Será quw nessa familia teria algum Marcos Rodrigues de Sousa.?
dayanabezerra3@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 20:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen