André Borges - landomil- lagares da beira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

André Borges - landomil- lagares da beira

#95039 | solinho | 03 jul 2005 19:06

Procuro informaçao de andré borges(de landomil) casado com maria borges ( de lagares) filho(manoel borges) nasceu em 1717 em lagares.

agradeço a quem me puder ajudar.

helena

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#95046 | E. Osório | 03 jul 2005 20:03 | Em resposta a: #95039

Cara Helena,

As localidades que refere são Sandomil, no concelho de Seia, e Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Sobre Manuel Borges, tenho o seguinte:

Manuel Borges, b. em Lagares da Beira a 07-07-1717, fez inquirições “de genere” em 1738.

Era filho de André Borges, b. em Sandomil a 04-02-1696, que casou em Lagares a 17-08-1716 com Maria Borges, aí b. a 08-02-1685, moradores em Lagares onde eram “lavradores”.

Neto paterno de Manuel Nunes “da Praça”, b. em Sandomil a 10-07-1661, e de sua mulher Maria Borges, casados em Sandomil a 28-01-1687 e onde viviam sem ofício. Neto materno de André Fernandes e de sua mulher Helena Borges.

Manuel Nunes “da Praça” era filho de Pedro Martins, n. das Corgas, e de sua mulher Maria Nunes, n. de Sandomil, “lavradores”.

Maria Borges era filha de Manuel Borges, b. em Sandomil a 22-08-1617, e de sua mulher Luísa Borges, moradores em Sandomil onde viviam “de sua fazenda, como lavradores honrados”.

Manuel Borges era filho de Matias Borges (irmão de um Dr. Amaro Borges, matriculado em Cânones entre 1607 e 1610) e de sua mulher Maria de Fontes, casados em Sandomil a 05-08-1607. Neto paterno de António Dias e de sua mulher Helena Borges e neto materno de Simão Nunes e de sua mulher Maria de Fontes, todos de Sandomil onde nasceram cerca de 1560.

Se consultar o meu tópico “Raízes da Beira”, poderá ver um ttº Fontes, de Sandomil. É um título pequeno, em que este ramo aparece. Tenho interesse em saber o que aconteceu ao “seu” Manuel Borges, designadamente se teve descendência.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#95106 | solinho | 04 jul 2005 13:30 | Em resposta a: #95046

Caro Eduardo Osorio,
um grande obrigado por toda a informaçao mandada!
Fiquei admiradissima por ser tao ràpido.
Serà possivel quando tiver tempo de lhe mandar algumas perguntas?
Pois o seu conhecimento é grande e eu através so poderei aprender.
Como é que nossos ramos se encontrao, qual é a definiçao?
Tinha dados dos Borges até André Fernandes, data de nascimento dele nao tenho,casou em 1-11-1671 em lagares( com Ellena Borges) faleceu 25-11-1713 lagares da beira, mais informaçao dele nao tenho.
manoel borges ( filho de André Borges) casou a 7-7-1717 com Jacinta Borges ( filha de Manoel Marques Borges e Eufémia Marques(Quaresma).
Manoel e Jacinta, tiveram 5 filhos.um dos filhos, Leonardo Borges casou com Maria Mendes( filha de Antonio Borges Ferrao e Theresa Mendes)Leonardo e Maria tiveram 10 filhos.
Um dos filhos José Leonardo Borges ( nao foram casados) e Maria Mendes( do tinto,possivel alcunha)tiveram 4 filhos, uma das filhas -Maria Maxima Mendes casou com José Marques Gomes. Encontramo-nos jà em1857.
Se quiser saber o resto é so dizer. Todos de lagares da Beira.

Cumprimentos Helena.

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#95144 | E. Osório | 04 jul 2005 17:35 | Em resposta a: #95106

Cara Helena,

Parece magia, mas não é... Tinha a informação informatizada e foi quase só fazer «copy past». Esta família não me é nada. Sucede que estou a fazer um estudo de conjunto da região, e por acaso uma das linhas são esses Fontes, de Sandomil.

Agradeço os elementos que fez o favor de enviar.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#101560 | jliberato | 27 set 2005 16:39 | Em resposta a: #95106

Cara Helena,
Chamo a atenção para o tópico que acabo de lançar sobre famílias de Lagares.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=101498
Terá algo a dizer? Muito obrigado.
Um abraço
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#101561 | jliberato | 27 set 2005 16:41 | Em resposta a: #95144

Caro Eduardo Osório,
Chamo a atenção para o tópico que acabo de lançar sobre famílias de Lagares.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=101498
Terá algo a dizer? Muito obrigado.
Um abraço
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#121355 | mendesdossantos | 23 jun 2006 04:39 | Em resposta a: #95106

Cara Helena:
Encontrei um José Borges Caldeira - filho de Manoel Borges Caldeira e de Anna dos Sanctos (ou Anna Marques dos Sanctos), proprietarios, naturais de Lagares. Ele era casado com Maria Garcia, filha de Joaquim Coelho Madeira, natural de Penalva d'Alva e de Theresa Garcia, natural de Lagares, proprietarios, meus trisavós.
O casal José Borges Caldeira e Maria Garcia tiveram 7 filhos:
Gracinda - bat. 31 de março de 1875
Adelino - bat. 21 de novembro de 1873
Antonio - bat. 21 de novembro de 1871
Anna - bat. 28 de setembro de 1868
José - bat. 30 de setembro de 1866
Maria dos Prazeres - bat. 13 de novembro de 1864
Maria da Conceição - bat. 08 de setembro de 1862
Vc tem estes nomes em suas anotações?
Espero que sim!
Aceite um abraço deste lado de cá do Atlantico
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#122397 | solinho | 09 jul 2006 14:51 | Em resposta a: #121355

Cara Gloria,
em primeiro as minhas desculpas por so agora poder responder,
em relaçao ao seu pedido, nao encontro nenhuma ligaçao até agora.
Tenho muitos Borges de Lagares, mas de Borges Caldeira nao tenho qualquer ligaçao, de Joaquim Coelho Madeira também nada.
Tem por acaso nome dos pais e avos de theresa Garcia? pois pode ser que tenhamos ainda algo em comum...quem sabe?
Em todo o caso mesmo que nao tenhamos qualquer ligaçao,de certeza que todos estes nossos antepassados se conheceram, pois a regiao em que viviam nao era muito grande.
Um grande abraço,
até breve
Helena.

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#122715 | mendesdossantos | 14 jul 2006 01:05 | Em resposta a: #122397

Estimada amiga Helena,
Veja só, também eu andei tão atarefada que me demorei em lhe responder!!! São os muitos compromissos que nos impedem de dedicar à genealogia o tempo que gostaríamos...
Theresa Garcia era filha de José Garcia Diniz e Maria Mendes. Não achei ainda o assento de batismo dela, então não tenho o nome dos avós. Mas no registo de casamento o nome dela é Theresa Mendes Borges.

Agradeço qualquer ajuda que puder me dar... Ando sonhando em encontrar alguma ligação...
Um abraço
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#122771 | solinho | 14 jul 2006 18:58 | Em resposta a: #122715

Olà amiga Gloria,
desta vez estamos dando resposta mais rapidinho.
Ainda nao é desta vez que temos ligaçao ( mas talvez ainda acontecerà) quando li o seu mail fiquei muito contente pois pensava que estava certo, mas quando fui procurar nao era exacto, tenho José Mendes Diniz e Maria Mendes de Lagares, somente o Garcia é que nao passa.
Tenho ainda um filho (1686) de Antonio Garcia ( pais) Manoel Garcia e Maria Francisca, nao pode ver se hà alguma ligaçao?
Tenho um casal Antonio Borges e Catarina Francisca, pode analizar?
para finalizar encontrei um casal José Nunes Madeira e Maria Theresa de Meruge, pertence a Oliveira do Hospital como Lagares da Beira, se por acaso nao poder fazer nada com estes dados, serà pena mas em todo o caso tentamos!
No proximo mes irei a Portugal de férias e vou tentar fazer alguns dias de pesquisa no arquivo de Lisboa pois tenho muito que procurar.
por agora é tudo,
fico aguardando resposta
abraços
helena

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#122780 | mendesdossantos | 14 jul 2006 19:42 | Em resposta a: #122771

Amiga Helena:
Também não fiz qq ligação... Esse ano de 1686 eu ainda não cheguei. Anotei aqui, se achar eu te aviso.
Mas tenho o batismo de um neto de José Mendes Diniz e Maria Mendes. Está anotado aqui em meu caderno por causa da semelhança de nomes, e muitas vezes à medida que avançamos na leitura dos documentos podemos ter surpresas...
Veja o que tenho:
Antonio, filho de Maria Mendes, solteira.
Batizado em 18 de Dezembro de 1839.
Filho de José Borges Leonardo.
Neto materno de José Mendes Diniz e Maria Mendes.
Padrinhos: O Vigário Antonio Affonso Borges Garcia e Theresa Garcia do Bento
Testemunhas: Francisco Marques Sacristão e Antonio dos Santos.
Não consta os nomes dos avós paternos.

Também tenho planos de ir à Portugal, mas por esta época no próximo ano. Vou à Coimbra! Quero conhecer a terra de meus ancestrais: Lagares, Penalva, Viseu, Bobadela, Aldeia das Dez, Pombal...Estou a contar os meses!
Um abraço
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#122793 | solinho | 14 jul 2006 22:02 | Em resposta a: #122780

Amiga Gloria,
é engraçado como o nosso contacto està ficando mais acelarado, tudo devido aos nossos antepassados.
Diga-me so uma coisa, pois nao estou percebendo como voce tem dados de Antonio, filho de Maria Mendes ( solteira)e José Mendes Bernardo, pois estas pessoas encontram-se nos meus dados, se for o caso que eles lhe pertencem, entao temos de certeza uma ligaçao!
De-me resposta um pouco ràpida, pois estou curiosa.
Abraços
helena.

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#122808 | mendesdossantos | 15 jul 2006 02:33 | Em resposta a: #122793

Helena, anotei o batismo do Antonio por engano... Me confundiu a semelhança de nomes, José Garcia Diniz cc Maria Mendes e José Mendes Diniz cc Maria Mendes. No primeiro momento suspeitei que fossem a mesma pessoa...Enquanto não achar o batismo dos dois, ainda penso assim...
Veja um exemplo: estou à semanas anotando batismos dos filhos de meu trisavô Domingos Mendes cc Theresa dos Sanctos. Achei os filhos deles, e sobrinhos tb...E sempre encontrei o nome do pai dele (meu tataravô) como Antonio Fernandes cc Maria Mendes. Agora no batismo de uma das filhas de Domingos Mendes, nascida em 1834 descobri que o nome de meu tataravô é Antonio Fernandes Moito. Assim tb foi com outra avó... Os nomes vão mudando conforme vou avançando na pesquisa. Não entendo isso, mas para não errar, vou anotando tudo. Minha cabeça tá uma confusão só, talvez porque a maioria dos meus ancestrais são de Lagares, então são muitos batismos só nesse microfilme...
Só pensava em lhe ser útil ao enviar o batismo de Antonio...
Um abraço
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#122842 | solinho | 15 jul 2006 18:36 | Em resposta a: #122808

Amiga Gloria,
obrigado por toda a sua explicaçao. Realmente como diz certas vezes como os nomes sao praticamente iguais faz bastante confusào.
Em todo o caso nao haverà duvida que temos ancestrais da mesma familia, pois a certeza maior é que Antonio Fernandes Moito faz parte da minha genealogia.
Agora o mais interessante é irmos analizar para ver honde começa.
Quem nos poderia garantir que iriamos chegar à mesma genealogia, no primeiro mail nao poderiamos pensar, mas realmente tinha que haver algum laço pois num sitio tao pequeno!
Eu também tirei muita informaçao dos micro filmes,eles teem muita informaçao,em certas alturas temos que fazer pausa para por tudo em ordem,pois torna-se uma tremenda confusao.
Dentro das minhas possibilidades pode contar com a minha ajuda
Abraços
Helena

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#122896 | mendesdossantos | 16 jul 2006 16:38 | Em resposta a: #122842

Querida Helena,
Que notícia boa vc me dá!
Então vou olhar cuidadosamente tudo o que tenho sobre meu tataravô Antonio Fernandes Moito... Não sei se já achei todos os filhos dele!
Não sei se podemos continuar conversando neste tópico, ou seria melhor iniciar um novo, onde fique mais fácil para outras pessoas que podem estar a procurar essas informações, não?
Qual sua opinião?
Beijos
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#122901 | solinho | 16 jul 2006 17:34 | Em resposta a: #122896

Olà Gloria, ainda bem que vc ficou contente com a minha noticia. O fundamento da genealogia é realmente ajudar-mos mutuamente, pena que certas pessoas ainda nao compreenderam a mensagem, para nos é bom termo-nos encontrado neste grande desafio.
Para mim nao existe qualquer problema em mudar de topico, o que for mais facil serà bom.
beijos
Helena.

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#122946 | mendesdossantos | 17 jul 2006 01:37 | Em resposta a: #122901

Helena:
Antonio Fernandes Moito e Maria Mendes foram pais de Domingos Mendes, que se casou com Theresa dos Santos e tiveram os filhos:

Rita
Bat. 28 de agosto de 1838
Nasc. 15 de agosto de 1838

João
Bat. 28 de agosto de 1838
Nasc. 15 de agosto de 1838

Anna
Bat. 23 de novembro de 1834
Nasc. Data ignorada

Antonio
Bat. 15 de outubro de 1831
Nasc. 25 de Setembro de 1831

José
Bat. 08 de fevereiro de 1829
Nasc. 24 de Janeiro de 1829

Maria Rita
Bat. 16 de abril de 1826
Nasc. 06 de abril de 1826

Maria
Bat. 03 de Agosto de 1823
Nasc. 21 de julho de 1823.

Destes filhos tenho a geração de Antonio - meu bisavô - e de José, que se casou 2 vezes.
Mas também acabei localizando outro Fernandes Moito: um José Fernandes Moito cc Ignacia Mendes. Foram pais de Anna Mendes cc Antonio Mendes Garcia; e Rita Mendes cc Jose Garcia de Mello. Achei estes nomes em assentos de batismos dos netos de José Fernandes Moito do ano de 1860 e 1864. Poderia ele ser o filho do Antonio Fernandes Moito?
Esta semana quando for ler o microfilme procurarei mais batismos dessa familia...

Um abraço
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#123051 | solinho | 18 jul 2006 14:07 | Em resposta a: #122946

Eu de novo Gloria,
com esta familia Moito por certas vezes temos que fazer um pouco de atençao pois como eles tiveram muitos filhos e o pior ainda é que por vezes 3 geraçoes com os mesmos nomes( quero dizer, avo,pai e filho com o mesmo nome, um pouco de confusao).
Tenho um José Fernandes Moito, terà nascido +- 1788,faleceu 5-10-1873 com +- 85 anos, faz-se sempre atençao pois pode ser que tinha menos 10anos, nesta altura faziam erros grandes), casado com Ignàcia Mendes( terao casado +- 181O ou 1811,nao sei porque nao escrevi a razao, talvez serà que nao se consegue ler)

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#123052 | solinho | 18 jul 2006 14:07 | Em resposta a: #122946

Eu de novo Gloria,
com esta familia Moito por certas vezes temos que fazer um pouco de atençao pois como eles tiveram muitos filhos e o pior ainda é que por vezes 3 geraçoes com os mesmos nomes( quero dizer, avo,pai e filho com o mesmo nome, um pouco de confusao).
Tenho um José Fernandes Moito, terà nascido +- 1788,faleceu 5-10-1873 com +- 85 anos, faz-se sempre atençao pois pode ser que tinha menos 10anos, nesta altura faziam erros grandes), casado com Ignàcia Mendes( terao casado +- 181O ou 1811,nao sei porque nao escrevi a razao, talvez serà que nao se consegue ler)

Resposta

Link directo:

RE: André Borges - landomil- lagares da beira

#123074 | solinho | 18 jul 2006 18:36 | Em resposta a: #122946

Gloria, eu de novo,em relaçao aos dados de Antonio Fernandes Moito casado com Maria Mendes nao tenho. Muito estranho que pareça, qual a razao nao sei, ele era filho de Manoel Fernandes Moito e Maria Mendes? José Fernandes Moito e Ignacia Mendes, tenho todos os filhos (13 filhos)se quiser diga pois mando-lhe tudo.
Vou recapitular o que tenho dos Moitos, 1- Manoel Fernandes Moito e Maria Mendes,tiveram 4 filhos ( tenho datas) netos também tenho.
Diga o que necessita.
Abraços
Helena.

Resposta

Link directo:

Fernandes Moito

#123125 | mendesdossantos | 19 jul 2006 14:25 | Em resposta a: #123074

Helena:
Chamo sua atenção para o seguinte tópico;
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=123109
Eis mais uma pessoa pesquisando os Fernandes Moito... Vamos ver se nos ajudamos???
Agora sobre o Antonio Fernandes Moito: eu não tenho ainda o nome dos pais...Ainda hj tirar um tempo para tentar decifrar esse enigma...

Se vc puder me enviar o que tem eu tento entender qual o parentesco deles... Ou vc me manda para o meu e-mail mendesdossantos@gmail.com ou vai colocando em um dos tópicos...Como vc achar melhor...
Amanhã, quinta-feira eu vou ao CHF continuar na leitura do microfilme...Veremos se acho mais alguma coisa...
Um beijo
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

André Borges - landomil- lagares da beira

#426684 | cthemudo | 24 ago 2020 17:09 | Em resposta a: #123051

Boa tarde Glória.
Ainda faz pesquisas dos Mendes em Lagares da Beira?
Cumprimentos
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 21:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen