Familia Andrade no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Familia Andrade no Brasil

#95130 | Flora Caroline | 04 jul 2005 16:04

Gostaria de obter informaçoes sobre a Familia Andrade no Brasil, principalmente na regiao nordeste.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Andrade no Brasil

#95171 | czlfvmeu | 04 jul 2005 21:11 | Em resposta a: #95130

Minha Senhora
Tem-se conhecimento (através do processo de habilitação para familiar do Santo
Ofício do Capitão Bartolomeu da Costa, ascendente do poeta Eugénio de Castro, ou, mais precisamente, Eugénio de Castro e Almeida, que está na Base de Dados do GENEA) de que um ramo dos Andrades da Ilha de Santa Maria (Açores) migrou para o Nordeste brasileiro na primeira metade do século XVII. De facto, a 4/V/1662, um Henrique de Caldas, natural da freguesia de Nossa Senhora da Vitória da Cidade de Sergipe d'El Rei (actual Estado de Sergipe; não se deve confundir com Sergipe do Conde, no Recôncavo Baíano), casou na freguesia do Acupe (Recôncavo da Baía) com uma Joana de Almeida, natural da mesma freguesia. Henrique de Caldas era filho de Fernando Correia de Caldas, natural de Ponte de Lima, e de Isabel de Andrade, natural da Ilha de Santa Maria, donde veio menina para a capitania (e freguesia) onde Henrique de Caldas nasceu.
De Fernando Correia de Caldas (que era "lavrador honrado que vivia das sua fazendas e criação de gado de toda a sorte") e Isabel de Andrade nasceram, além de Henrique de Caldas, outros filhos, a saber o Padre Fernando Correia de Caldas, Simão Correia, Bernardo Correia, e Severim de Andrade.
Sabe-se que Isabel de Andrade era irmã de um Jácome Tomé de Andrade (que ficou possivelmente no Sergipe) e que este teve um neto chamado Capitão António da Rocha Pita. O mesmo processo do Santo Ofício menciona ainda uma Maria de Gamboa, provável descendente dos Gamboas da Ilha de Santa Maria, que era prima de Isabel de Andrade, e um Miguel Soares de Sousa, possível descendente dos Soares de Sousa que foram capitães-donatários da Ilha de Santa Maria, com os quais os Andrades eram aprentados.
Da origem dos Andrades de Santa Maria trata longamente Gaspar Frutuoso, na sua célebre obra "Saudades da Terra". A Anotação 19 das "Anotações" a essa obra da autoria de Manuel Monteiro Velho Arruda tem o título "Dos Andrades".
O Henrique de Caldas atrás mencionado casou na Baía, como se viu. Mas ficaram irmãos e primos seus no Sergipe que tiveram possivelmente descendência nesse Estado. Muito me interessaria ter conhecimento dessa descendência, já que eu próprio descendente dessa família.sou
Com os meus melhores cumprimentos,
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Andrade no Brasil

#95178 | Flora Caroline | 04 jul 2005 21:40 | Em resposta a: #95171

Infelizmente não tenho nenhuma noticia sobre isso.
Mas o Andrade da minha familia é de Campina Grande.
Você tem conhecimento sobre esse ramo?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Andrade no Brasil

#95182 | czlfvmeu | 04 jul 2005 22:07 | Em resposta a: #95171

Peço desculpa de a última frase do meu texto, a que escrevi antes dos cumprimentos, ter saído bastante mal. No entanto, não teria redigido esta segunda nota se não fosse ter-me ocorrido que da habilitação de um cavaleiro da Ordem de Cristo, João António Salter de Mendonça, consta que este era filho de Dona Antónia Francisca Pessoa de Lima, Senhora do Engenho de Goiana a Grande, em Pernambuco, filha de Bento Correia de Lima, o qual foi natural de Itapicuru e baptizado na freguesia de Nazaré, Arcebispado da Baía (em 1698 fora confirmado Vigário dessa freguesia, vizinha de Sergipe d'el Rei, o Padre Geraldo Correia de Lima, provavelmente parente deste Bento). Segundo Felgueiras Gayo (árvore de costados dos Viscondes de Azurara), Dona Antónia Francisca era neta paterna de Simão Correia de Lima, filho de Fernando Correia de Lima, Capitão de Sergipe d'El Rei, e de Dona Isabel de Andrade, da Ilha da Madeira (?). É possível que Fernando Correia de Lima fosse o Fernando Correia de Caldas (uma das testemunhas do processo para familiar do Santo de Ofício do Capitão Bartolomeu da Costa chamou a este Fernando Correia de Lima), pai de Henrique de Caldas, o mesmo Fernando que casou com Isabel de Andrade da Ilha de Santa Maria (e não da Ilha daMadeira). Vem justamente a propósito lembrar que uns dos irmãos de Henrique de Caldas se chamava Simão Correia.
Pode ser pois que a Senhora do Engenho de Goiana a Grande fosse descendente dos Andrades da Ilha de Santa Maria.
Melhores cumprimentos
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Andrade no Brasil

#95185 | czlfvmeu | 04 jul 2005 22:14 | Em resposta a: #95178

Quanto aos Andrades de Campina Grande, lamento nada saber. Limitei-me a falar de uns Andrades do Nordeste brasileiro de quais sabia alguma coisa.
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Andrade no Brasil

#95255 | jvaldeira | 05 jul 2005 22:23 | Em resposta a: #95178

Cara Flora,

Não creio que sejam os mesmos mas aqui deixo notícia - a si ou outros interessados - de um João Andrade nascido no último quartel do sec. XIX na Sertã-Castelo Branco que emigrou para Belém do Pará. Teve pelo menos 3 filhos Elias, Vicente, Inês dos quais um foi militar da Marinha Brasileira.
Se por acaso surgir algum interessado conheço a ascendência dele, que é também minha, até final do sec. XVI.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Andrade no Brasil

#95452 | Alfredo Neto | 07 jul 2005 16:48 | Em resposta a: #95171

Prezado Amigo,
Estes Andrades citados teria alguma ligação com Pedro da Cunha de Andrada(e)??
Pois deixaram larga prole na Paraíba e em Pernambuco, inclusive formando famílias tradicionais como os Carneiro da Cunha.
Grato,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Andrade no Brasil

#95816 | czlfvmeu | 12 jul 2005 22:59 | Em resposta a: #95452

Cara Flora
Quando escrevi o meu último e-mail, não associei Campina Grande ao Engenho de Goiana a Grande, com o qual estava associada a família Pessoa de Lima que me parece ter-se relacionado com os Andrades da Ilha de Santa Maria no século XVII.
Acontece porém que, no artigo sobre "campina" a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira encontrei a seguinte referência tirada de "O Matuto", obra do escritor Frankin Távora, que lamento não conhecer: "vasta campina que se interpõe entre a ponte de Goiana e o ancoradouro".
Ocorreu-me perguntar-lhe se Campina Grande teria começado por pertencer a Pernambuco, a que Estado pertence na actualidade, e se tem conhecimento de um antigo engenho situado junto de Campina Grande chamado Goiana Grande.
Agradecendo-lhe desde já o favor de uma resposta, envio as minhas saudações.
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

Familia Andrade no Brasil

#362185 | fabioal | 07 out 2015 23:53 | Em resposta a: #95816

Prezado Eduardo,
Respondi-lhe suas indagações no seu tópico sobre o Engenho Goiana-Grande.
A habilitação de João Antônio Salter de Mendonça está disponível on line?
Bem interessantes suas informações. Desconhecia completamente a ascendência materna de Bento Correia de Lima, bem como os ancestrais de seu pai Simeão Correia de Lima.
Abçs
Fábio Arruda de Lima

Resposta

Link directo:

Familia Andrade no Brasil

#362187 | fabioal | 08 out 2015 00:02 | Em resposta a: #362185

Já consultou este documento da Torre do Tombo?

Inventário de bens de Antónia Francisca Pessoa de Lima
Description level
File File
Reference code
PT/TT/IFF/001 /0012/00004
Title type
Atribuído
Date range: 1700 Date is certain to 1700 Date is certain
Descriptive dates
As datas reportam-se ao século e não aos anos
Dimension and support
1 doc.; papel
Scope and content
Naturalidade: Lisboa.
Cônjuge: Jorge Salter de Mendonça, Falecido.
Falecido em: 7 de Agosto de ?
Bens: peças de ouro e prata, mobiliário, roupa, vestuário, peças de cobre, bens de raiz.
Herdeiros: os filhos João António Salter de Mendonça, Joaquim Salter de Mendonça, António Salter de Mendonça Souto Maior e Ana Teresa de Mendonça.

Contém testamento.

2 apensos.

Escrivão: Leandro Alves Sobrinho e Querós.
Physical location
Feitos Findos, Inventários post mortem, Letra A, mç. 12, n.º 4
Language of the material
Português

Resposta

Link directo:

Familia Andrade no Brasil

#390216 | Cleonice | 17 mar 2018 21:29 | Em resposta a: #95171

Olá
Também estou a procura dos Andrade. Minha tetravó se chamava Maria Luduvina de Andrade,que faleceu em 1873,ela se casou com Andre Cursino do Amaral que faleceu em 1867, eles se casaram em Livramento (Villa Velha) entre seus filhos está minha tataravó, Maria Brasida de Andrade, que se casou com Manoel Fernandes Patez, um de seus filhos era Felismino Fernandes Patez meu bisavô, nascido em 1860 e falecido em 1948, que se casou com Generosa Maria de Jesus em 22/01/1887, em Santo Antonio da Barra (Condeuba) na Bahia. Eles foram pais de me avô João Fernandes Patez, nascido em 1904, que se casou Maria Rosa de Jesus
Gostaria de saber mais sobre a Família de Maria Luduvina de Andrade, como o nome de seus pais, de onde vieram ou qualquer outra informação sobre eles
Grata
Cleonice
cleofercosta@gmail.com

Resposta

Link directo:

Familia Andrade no Brasil

#391788 | aalbertopatricio | 05 mai 2018 04:06 | Em resposta a: #95130

Olá.
Também estou a procura de informações da Família Andrade no Nordeste, especificamente na Paraíba.

Minha avó tem como mãe Antonia Rodrigues de Andrade (1908 - 1981), cujo pai foi Floriano Firmo de Andrade (1879-1965), cujo pai foi Manoel Firmo de Andrade (sem datas de nascimento e óbito).

Gostaria de poder tentar chegar aos descendentes originados de Portugal.

Resposta

Link directo:

Familia Andrade no Brasil

#411022 | jhonisbrito | 07 jan 2019 06:18 | Em resposta a: #95130

Descobriram algo mais sobre Isabel de Andrade ou Fernando Correia de Caldas?

Resposta

Link directo:

Familia Andrade no Brasil

#425774 | gomesmsc | 19 jul 2020 17:51 | Em resposta a: #95182

Olá
Estou a procura dos Andrades que chegaram ao Ceará. Aqueles que chegaram no nordeste brasileiro eram judeus? Se sim, quais?
Grato

Luciano

Resposta

Link directo:

Familia Andrade no Brasil

#448259 | Leticia.mota | 18 jun 2023 04:57 | Em resposta a: #95130

Pesquiso sobre a família Andrade, o que sei é que muitos são da região do Ipu (Ceará)
Alguns tem o nome/sobrenome (Camilo de Andrade)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 16:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen