Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#952 | Teresa Chichôrro | 21 nov 2000 17:37

Procuro saber um pouco mais sobre a família Chichorro: factos, curiosidades e restantes membros da família.

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#957 | bernardo 2000 | 22 nov 2000 09:05 | Em resposta a: #952

Sobre a família -Chichorro-,Barreto Chichorro e suas ligações pode consultar a obra "Arquivo Histórico de Gois"reimpressão integral da Câmara Municipal de Góis-1999,em 2 vol.da autoria do Dr.Mário Paredes de Nogueira Ramos,cujo filho o Eng.João de Nogueira Ramos é meu Amigo e que é também autor de um livro "ao Longo desta Ribeira "com notas genealógicas sobre D. Luis da Silveira,senhor de Góis e prapara um vastíssimo Trabalho so- bre -Os Goes ,-a cuja família eu pertenço pelo ramo alentejano -Guerreiro de Goes e também pres. ligado por outro ramo familiar `A Casa de Sortelha",cujo 1.º Conde foi o ilustre fidalgo D. Luis da Silveira(leia-se Um Fidalgo Português da Renascença,por D.Luis Gonzaga de Lencastre Távora,o fal.ºe ilustre heraldista e genealogista o Marquês de Abrantes,seu desc.e).Leio na sua mensagem uma referência a Monforte;se tiver conhecimento de famílias desta região,de Veiros e Elvas,nomeadamente os Torres de Carvalho,agradeço informação e bem assim famílias da região de Castanheira de Pera,e Alvares elimítrofes.Cumprimentos Rafael Carvalho email : bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#960 | alentejo | 22 nov 2000 12:15 | Em resposta a: #952

Possuo a genealogia desta família actualizada até ao presente, pelo menos as linhas que responderam ao pedido que lhes formulei. A mesma vai ser publicada no estudo sobre famílias do alentejo.
Se precisar de algum esclarecimento o meu e-mail é: operations_pt@yahoo.es

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#962 | bernardo 2000 | 22 nov 2000 15:25 | Em resposta a: #960

Para -Alentejo.
Suponho que a sua resposta seja endereçada a Teresa Chichôrro a quem respondi esta manhâ (bernardo 2000).Todavia,gostava de saber se não achar nenhum inconveniente que famílias do Alentejo publicará no seu estudo,porque me debruço sobre famílias alentejanas há muito tempo e não só por ser também alentejano,mas como "genealogista e heraldista"(não profissional).E dar-lhe-ei de muito boa vontade os esclarecimentos que deseje e eu saiba responder.Com os meus agradecimentos .
O. Rafael G. Carvalho email:
bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#965 | alentejo | 22 nov 2000 16:30 | Em resposta a: #962

Caro Senhor,

As famílias abordadas neste trabalho são essencialmente do distrito de Portalegre (Caldeiras Castel-Branco;Chichorro da Gama Lobo;Avilezes; Vasconcelos Azevedo e Silva, de Elvas;Juzartes, de Monforte; todos os Sousas que proliferaram em Portalegre; Pinas Moscosos, de Portalegre; Rombos Tavares, de Portalegre; Maldonados, de Alegrete; Barros Castel-Branco, de Castelo de Vide; Vasconcelos Mizurados, de Alter do Chão; Quentais Lobos, de Elvas; Silveiras Menezes, de Vila Viçosa, etc. etc.
A lista é interminável, visto este estudo estar a ser desenvolvido há 10 anos, com a passagem a pente fino de todos os paroquiais de Elvas e Portalegre, habilitações de generes, dos diversos fundo do IANTT, e o mais dificil o contacto e localização dos actuais descendentes. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alter da Chão

#966 | sucora | 22 nov 2000 16:59 | Em resposta a: #965

Desculpe o atrevimento, mas durante o seu estudo encontrou alguns elementos da família Malheiro de Seda-Alter do Chão?
Obrigada pela ajuda que me possa dar.
Cumprimentos,
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#967 | NISGM | 22 nov 2000 17:25 | Em resposta a: #965

tenho alguma informação, pouca, acerca de alguns Tavares (que eu saiba sem combinações com outros apelidos que não garção) de Portalegre. nomeadamente da Freguesia da ribeira de Nisa, concelho de portalegre.
Esta informação vem desde,suponho, o 1º quartel do séc. XIX até 1875.
verifiquei apenas uma linha directa e uma ramificação(avô, dois filhos e duas netas) sem ter para já procurado outras ligações.
apenas tenho dados razoáveis (mais do que o nome)das duas netas de 1873 e 1875.
se verificar a última mensagem (de 22 de Novembro de 2000) do tema garção, aqui no fórum, terá alguns dados sobre os Tavares de que falo.

ignoro se poderemos ser úteis um ao outro.

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#968 | NISGM | 22 nov 2000 17:28 | Em resposta a: #965

tive um colega de apelidos caldeira castel-branco, mas perdi-lhe o rasto.
vive/vivia em lisboa, mas tinha nascido em áfrica. não sei donde a família.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alter da Chão

#973 | Teresa Chichôrro | 22 nov 2000 20:40 | Em resposta a: #966

Não há qualquer atrevimento. Tenho pena de a não poder informar melhor. Estou apenas a recolher algumas informações (ainda em fase inicial) sobre a minha família e possíveis contactos com os actuais descendentes. De qualquer maneira, se entretanto souber de alguma coisa, com muito gosto a informo. Cumprimentos e boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#993 | Vasco Jácome | 23 nov 2000 23:28 | Em resposta a: #952

Cara Teresa

Sobre a origem dos Sousa Chichorro, sugiro que veja http//:soveral.web.pt, em Sousas de Prado.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#1001 | Vasco Jácome | 25 nov 2000 00:00 | Em resposta a: #965

Caro Senhor:

Segundo Felgueiras Gayo existe um ramo de Jácomes que derivou de Braga para Estremoz no séc. XVI. Está descrito no título de Jácomes §37 e Pinheiros §119 N25. Serão seus descendentes os Lobo Tenazes de Lacerda e Luna, seus ramos como os Infante de Lacerda, etc.
O seu estudo também incluirá estas famílias?
Tratando-se de um ramo da minha família tinha alguma curiosidade em ter notícias actuais e mais completas.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#1003 | fernanda m | 25 nov 2000 03:18 | Em resposta a: #965

Como pode ver noutro local deste forum procuro informações sobre as origens da familia Marcão.Sei também que existe uma familia Chichorro Marcão.
Será possível dar-me alguma pista?
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#1005 | alentejo | 25 nov 2000 12:54 | Em resposta a: #1001

Caro Senhor,

Não abordará estas famílias por ser um estudo que visa a actualização dum nobiliário manuscrito do séc. XVIII, com as respectivas emendas, aditamentos e actualizações. De qq forma disponho de elementos sobre essas famílias, já que tive que consultar os paroquiais de Borba, onde se encontram quase todos os Lobo Tenazes de Lacerda e como é óbvio retirei dos paroquiais tudo o que me "cheirava".
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#17275 | limad | 15 fev 2002 21:53 | Em resposta a: #952

ASCENSO DE SIQUEIRA FREIRE DE SOUSA CHICHORRO ABREU CARDOSO CASTRO CALVOS CERNICHE - Senhor do vinculo do Bairro, próximo à vila de Alenquer, instituído em 1480 por Vasco Martins de Sousa Chichorro, Capitão dos Ginetes de D. Afonso V e de outro na mesma vila, denominado dos Quentes, instituído em 1650 por Jerónimo de Souza Chichorro.
Nesta região (Alenquer e Torres Vedras)possuiam algumas quintas.
Interessam?
Veja

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#17279 | eugenio medina | 15 fev 2002 22:23 | Em resposta a: #960

Meu Caro
Agradecia qualquer possível informação sobre "estas pessoas" :
a) alguns genealogistas da Ilha Graciosa mencionam André Gonçalves Neto, que foi eleito Capitão Mor da Vila da Praia (é dado como o 1º) por volta de 1546, como tendo chegado a esta ilha com um filho e uma filha e viuvo de uma senhora Maria Fogaça de Sousa cuja ascendência será dos Chichorros de Sousa(Rui Dias/ Diogo Dias o cid/Martin Afonso etc.).O personagem em questão está documentalmente identificado bem como o nome dos filhos,o estado de viuvo e o seu 2º casamento nesta ilha bem como ainda a sua descendência.
b) não conheço documento comprovativo do seu primeiro casamento nem da ascendência da esposa. Houve realmente alguma Maria Fogaça de Sousa desta linha Chichorro que tenha casado com o André Gonçlves Neto ?
Muito obrigado por qualquer resposta Eugénio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#98526 | RCCORREIA | 25 ago 2005 17:47 | Em resposta a: #960

De facto gostaria de ter o seu e-mail actualizado para lhe fazer chegar um pedido que julgo estar algo fora do forúm e que decorre deste tópico lançado em 2000 pela minha esposa.
Aproveito para o saudar pelos trabalhos com que tem brindado esta comunidade de interessados em genealogia e heráldica.

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#98538 | Samuel C O Castro | 25 ago 2005 22:33 | Em resposta a: #17275

Limad,

Como tenho interesse em todos os Castros, peço-lhe, se tiver, a gentileza de informar a ascendência/descendência Castro desse Ascenso. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#98539 | RCCORREIA | 25 ago 2005 22:54 | Em resposta a: #98526

A minha mensagem introduzida hoje destinava-se ao confrade NB (que assina alentejo) que gostaria de contactar por e-mail. As minhas desculpas pela omissão do destinatário principal. Aos restantes também.

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#98541 | RCCORREIA | 25 ago 2005 23:04 | Em resposta a: #98538

Caros Samuel e Limad

Também estou interessado no que pede e agradeço ao Limad se nos puder ajudar.
A ligação Chichorro-Castro remonta à primeira dinastia na descendência de D. Pedro e D. Inês mas desconheço se é essa a que figura neste Ascenso.

Na árvore genealógica da minha esposa - Teresa Chichorro - o apelido Castro ainda figurou no nome da sua tetraavó e foi-nos possíveis traçar as gerações anteriores até à origem dos Castro, passando por D. Inês de Castro que é a sua 20ª avó.

Abraços
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#98591 | Samuel C O Castro | 26 ago 2005 14:15 | Em resposta a: #98541

Estimado Rui Correia,

Como gostaria de entroncar todos os Castros numa única árvore que estou montando, peço-lhe, se possível, disponibilizar-me as gerações ascendentes dos Castros, da tetravó de sua esposa, até D. Pedro e D. Inês. Podendo enviar para meu e-mail, que peço solicitar no link "contactos", acima. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#98600 | RCCORREIA | 26 ago 2005 14:39 | Em resposta a: #98591

Caro Samuel

Se quiser fazer o favor de me enviar seu email para mailto: rui.correia@ine.pt terei todo o prazer em lhe fazer chegar todos os nossos Castros.

Entretanto ao pesquisar o Ascenso referido pelo limad foi deparar-me ao mesmo ramo dos da minha esposa sendo que o de Ascenso parte de Inês de Eça e o de minha esposa da sua irmã Beatriz de Eça, bisnetas de D. Pedro e D. Inês.

Se também precisar dos ascendentes Castro de D. Inês tb lhos posso fazer chegar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#98892 | Maria Montoya | 31 ago 2005 00:08 | Em resposta a: #952

Sera que alguem com mais conhecimentos me possa ajudar a descobrir como o nome Chichorro veio parar a minha familia?
A minha trisavo materna - Maria Estilita Borges de Mello Chichorro de Azambuja (casada com Caetano Brandao Pereira de Mello) descende de um Agostinho Negrao Azambuja que foi casado com uma Francisca ??? (que se deveria chamar Chichorro), pois um neto deste casal (por via feminina Maria Cerveira Azambuja casada com Joao de Mello d´Éca) chamava-se Manuel Borges Chichorro de Azambuja. Seriam parentes do Diogo de Azambuja???
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#98925 | RCCORREIA | 31 ago 2005 10:59 | Em resposta a: #98892

Cara Maria Montoya

Muito gostaria de a ajudar mas os dados que nos deu são um pouco curtos (era por exemplo importante situar-nos em termos de datas). Por exemplo sua trisavó seria situada no sec XIX e o Agostinho Negrão seu antepassado (não imediato segundo suponho) pode ser localizado cf apurei no início do sec XVII.

Ainda assim vou dizer-lhe o que já sei

Agostinho Negrão (*c. 1600, prior de S. Silvestre - Coimbra, terra muito ligada aos Chichorro) teria tido descendência - seria a sua Maria Cerveira que teria casado com João de Melo d'Eça (desc. dos Abreus).
Este casal teria tido uma filha Constança de Melo *c 1650, que por sua vez casou na Póvoa (Tentúgal) com Manuel Borges Chichorro (* e + Montemor-o-Velho), filho de Tomé de Fritas e Maria Borges, cs que desconheço. Parte desta informação figura já no GENEA. Manuel seria assim seu genro e não filho como refere. Será na descendência deste casal que se pode procurar a ascendência de sua trisavó.

O apelido Azambuja surge por duas vezes na m/ árvore Chichorro mas não consigo ligá-lo aos seus.

Cumprimentos
RCCORREIA

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#99038 | Maria Montoya | 01 set 2005 00:18 | Em resposta a: #98925

Caro Rui Correia,
Muito obrigada pela sua ajuda. Efectivamente o Manuel Borges Chichorro e genro e nao filho, como erradamente referi. O pai deste, deduzo se chamasse Tome Fritas Chichorro???? De outro modo como foi ele usar o Chichorro?. Gostaria de saber mais sobre este Chichorro e sua ascendencia, caso ma possa fornecer.
Lendo melhor umas arvores de costado que tenho, cheguei a data de baptismo do Agostinho Negrao (baptisado na Povoa em 24 de Marco de 1604), o que coincide com a sua data de nascimento c 1600. Foi casado com uma Francisca ??? e teve uma filha bastarda antes de se ordenar. Deduzo que se casou com a tal Francisca, ordenou-se e tiveram a Maria Cerveira que foi casada com o Joao de Mello de Abreu ou d´Éca. Estes tiveram uma filha Constanca de Mello d´Eca que casou com o Manuel Borges Chichorro, bisavos da Maria Estilita Borges de Mello Chichorro de Azambuja, minha trisavo. O nome Chichorro de Azambuja ainda e usado na familia, pelas minhas primas direitas, cuja Mae, minha Tia, ao casar com Acacio Teixeira Leitao (escritor/poeta), nao gostando de usar o nome Brandao (que usamos) com o de Leitao decidiu adoptar o nome da bisavo, ficando assim conhecida na familia pela parente torta. Coisas de familia.
Descendencia deste casal Manuel Borges Chichorro e Constanca de Mello d`Eca, tenho, caso lhe interesse.
Pelo lado do meu Pai, uma prima direita casou com um Sousa Chichorro de Coimbra, ajuda pedida pela Teresa Chichorro (creio que sua mulher) ao Forum. Sera que ja tem elementos sobre essa parte da familia?
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#99430 | RCCORREIA | 05 set 2005 16:10 | Em resposta a: #99038

Cara Maria Montoya

1. Por lapso meu escrevi Fritas e não Freitas pelo que agora corrijo. O nome correcto será Tomé de Freitas.

2. Não será claro que o nome Chichorro chega a Manuel Borges Chichorro pela via paterna. Era frequente na altura o último apelido não ser o do pai e muitas vezes a escolha dos apelidos usados tinha mais a ver com o peso das famílias (podendo ser de apenas duma delas) do que se era da linha paterna ou materna. Por isso o apelido pode ter-lhe chegado pela via paterna mas também poderá ser pela materna. E como na família Chichorro os casamentos entre parentes, mais ou menos próximos (primos, tios/sobrinhos) também não foram raros, até poderá chegar pelos dois lados, o que nem será complicado pois nos ramos Chichorro que conheço existem Borges, existem Azambujas e existem Abreus e Eças (todos eles no ramo da minha esposa), o que daria o casamento deste Manuel com uma "prima". Também foi usual na nobreza o uso de nome excepcionalmente longos (mas geralmente em séculos mais próximos) com inúmeros apelidos sendo que essa era uma situação pouco prática na vida quotodiana e as pessoas eram por isso conhecidas por nomes mais curtos. De qualquer forma é já um bom ponto de partida.

3. Infelizmente nos dados que possuo existem dois problemas:
i) Nem sempre foi mantido o apelido (ou o tratamento por) Chichorro nas descendências optando mais pelo Sousa ou por outros, sendo por vezes recuperado em gerações posteriores sem que se perceba bem como.
ii) nalgumas linhas que possuo com origem em Martim Afonso, o Chichorro, filho de D Afonso III e o primeiro a ser conhecido como tal, as mesmas são interrompidas por volta de 1500 e por isso tenho vários Chichorros de cerca de 1600 que não consigo entroncar, como é o caso do seu Manuel Borges Chichorro e também dum nosso Manuel Chichorro Pinheiro. Quem sabe se ao entrocar um não se entronca o outro (até são ambos Manuel...) Se me puder facultar a descendência de Manuel Borges Chichorro talvez se abra alguma luz. Por outro lado estou à espera dumas informações que me podem vir a ajudar a eliminar este hiato.

4. A família Chichorro é única (todos descendem de Martim Aonso) e sendo um apelido invulgar torna às vezes as coisas mais simples e noutros mais complicadas (houve quem não gostasse de o usar). Tenho alguns ramos recentes dos Chichorro nos quais se incluem os Sousa Chichorro que refere, dos quais pessoalmente conheço alguns, pelo que se me fornecer mais informações (como o nome) lhe poderei localizar a árvore do marido da sua prima. Estes Chichorro têm em comum com minha esposa o 5º avô, D. André Chichorro da Gama Lobo e Abreu, Cavaleiro da Ordem de Cristo, sendo descendentes do filho Francisco enquanto a minha esposa é da linha da filha Maria Cândida Chichorro de Castro e Eça (veja bem, Abreu no pai e Eça na filha! ou seja Abreu d' Eça... como na sua Constança...)

5. E quanto mais reflecti sobre a sua questão da origem do seu Chichorro - com base nos apelidos que surgiram e na referência a S. Silvestre do Campo - Coimbra, de Agostinho Negrão - mais me parece que iremos ter uma surpresa agradável. Suspeito que a sua linha Chichorro se cruza com a de minha esposa muito mais recentemente (que apenas no primeiro Chichorro). Aliás a v. ligação remonta a este 1º Chichorro que casou com Inês Lourenço de Valadares, sra da casa de Sousa, meia-irmã de Guiomar Lourenço de Valadares casada com Gomes Lourenço de Abreu que estão na ascendência directa e varonil (com apenas uma quebra) do seu João de Melo d'Eça e também na dos Abreus e Eças da minha esposa. Já encontrei parentes entre eles: o tetraavô do seu João, de nome Antão, era irmão do João Abreu da familia da minha esposa.

6. A relação dos Azambuja com os Chichorros também remonta ao casamento de D. Rodrigo de Moura, senhor da Azambuja com Francisca de Sousa (Chichorro) filha de Cid de Sousa Chichorro, neta paterna de Gonçalo Anes de Briteiros e sua prima Maria de Sousa, bisneta de Martim Afonso de Sousa (Chichorro), trineta de Vasco Martins de Sousa Chichorro, chanceler-mór de D. Pedro I. E a relação perdura até hoje, pois o título da Azambuja, apesar de agora originada num casamento mais recente, continua na posse da descendência Chichorro. Isto é, já temos várias pistas, vamos agora procurar provas e os elos que faltam.

Fico à espera dos seus dados e ao seu dispor.

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#99465 | Maria Montoya | 05 set 2005 22:38 | Em resposta a: #99038

Caro Rui Correia,
Muitissimo obrigada pelas suas informacoes. Nao ha duvida que em Portugal somos todos mais ou menos primos. Assim serei prima da sua mulher por varios lados. Que engracado.
Pediu ao Genea o meu enderco de email que enviei, mas talvez prefira que lhe responda atraves do Forum. Assim aqui vai a descendencia do Manuel Borges Chichorro, sem datas referidas, pois de momento nao as consigo encontrar.
Manuel Borges Chichorro casou com Constanca de Mello d`Eca, tiveram Joao Borges de Mello que casou com Micaela Correia de Noronha Borges de Paiva¨(cujo pai Jeronimo Borges de Paiva foi baptisado em 22/11/1676), tiveram Francisco Xavier Borges de Mello Chichorro de Azambuja que casou com Ana Rita de Paiva (irma de Jose Joaquim Borges de Paiva e nao de Jose Joaquim de Paiva Cabral Couceiro, pai de Henrique de Paiva Couceiro, como as vezes e referido) tiveram Maria Estilita Borges de Mello Chichorro de Azambuja que casou com Caetano Brandao Pereira de Mello que tiveram Jose Brandao Pereira de Mello que casou com Bernardina Amelia do Ceu Quaresma de Almeida que tiveram Joao Maria Quaresma Brandao Pereira de Mello que casou com Berta da Purificacao da Rocha e Brito que tiveram Jose Augusto Brandao Pereira de Mello, meu tio e,entre outros minha Mae Berta Brandao Pereira de Mello. A mulher desse meu Tio era Maria Luiza Antunes Salazar d`Eca, tambem da regiao de Coimbra/Figueira da Foz. Talvez os mesmos Eca do Joao de Mello dÉca e os da sua mulher. Morreram sem descendencia.
Quanto aos Sousa Chichooro de Coimbra, a minha prima Maria Manuela da Costa Conde casada com Francisco Antonio Mourao de Paiva Sousa Chichorro (ja falecido e referenciado no Genea), tem uma grande arvore genealogica feita por um nosso amigo comum, tambem ja falecido. De qualquer maneira agradeco-lhe imenso o seu interesse e ajuda.
Fico aguardando todas as suas ajudas e vou tentar entroncar a ligacao a sua mulher pelos Abreu e dÉca.
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#99475 | RCCORREIA | 05 set 2005 23:56 | Em resposta a: #99465

Cara Maria e restantes confrades interessados

Obrigado pelas suas informações que irei analisar em detalhe.

Conhecemos alguns dos Sousa Chichorro que refere. O Dr Francisco faria curiosamente no dia de hoje 74 anos. Conhecemos alguns dos irmãos e sobretudo sobrinhos (que são da nossa geração) e dos quais fomos colegas.

Quanto aos nossos Chichorros e ascendência comum achei curioso que passados cinco anos do lançamento do tópico o mesmo se reavivasse na procura dos ramos Chichorro relacionados com os Castro e os Eça originários no casamento de D. Pedro I e D. Inês de Castro (neste ano que os recelebra).

Para a Maria seguirão por email os ramos da nossa árvore (já com mais de 1000 individuos) que podem estar relacionados com o ramo dela.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#99481 | Maria Montoya | 06 set 2005 00:37 | Em resposta a: #952

Caro Rui Correia,
E verdade que o nosso querido primo Francisco fazia anos a 5 de Setembro, mesmo dia que a minha Avo Elisa e tambem Avo da sua mulher Manuela e eu por ter nascido a 6 de Setembro, sou a unica neta com o nome da minha Avo. Como nao sabia o grau de intimidade que tem com a familia Sousa Chichorro nao lhe referi esse episodio. Como o tempo passa, ja faleceu ha 21 anos e e sempre recordado com muita saudade.
Fico a aguardar com curiosidade o seu email.
Boa noite e um abraco amigo.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#99821 | Alfredo Neto | 08 set 2005 14:39 | Em resposta a: #960

Prezado Alentejo,
Bom dia,
Sou descendente dos Souza Leão e num livro que pesquisei foi mencionado uma ligação dos Souza Leão com os Souza Chichorro, que seria o mesmo Souza.
Podes colaborar com algo?
AGuardo retorno.
Abraços,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#99833 | RCCORREIA | 08 set 2005 16:32 | Em resposta a: #99821

Caro Alfredo

Se nos der mais dados dos seus Souza Leão talvez se consiga mais qualquer coisa e explicar esta ligação.

Dê-nos nomes e datas, locais, pf

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#99933 | Alfredo Neto | 09 set 2005 14:19 | Em resposta a: #99833

Prezado Rui,
Bom dia,
Não estou com as informações aqui, mas posso te adiantar que descendo de Domingos de Souza Leão, lusitano que veio ao Brasil no século XVIII, formando está família basicamente no estado de Pernambuco/Brasil.
Assim que chegar em casa pego as informações e te passo.
Desde já agradeço atenção dispensada.
Atenciosamente,
Alfredo Neto
P.S. Precisando de alguma informação aqui no Brasil, estoua a disposição!

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#99973 | Alfredo Neto | 09 set 2005 20:00 | Em resposta a: #99833

Prezado Rui,
Cá estou a te enviar novas informações.
Estas informações peguei de um livreto publicado em 1881 na cidade do Recife, estado de Pernambuco/Brasil, que segue:

"Os Souza Leão são oriundos da Casa do Moreno, sita no lugar de Sobrado, Freguesia de S. Miguel de Rans, na arritana de Souza, da honra dos Barbosa, comarca de Penafiel, bispado do Porto. Descendem das distintas Casas dos Barbosas, dos Leões e dos Souzas, provenientes estes de D. Affonso Diniz e de D. Martim Affonso - chamado CHICHORRO - filhos bastardos D`El Rei D. Affonso III, os quais casaram-se com duas netas de mem Garcia de Souza, neto do Conde D. Mendo de Souza, e foram os troncos dos dois ramos da família Souza. Souzas do Affonso Diniz ou de Arronches e Souzas CHICHORROS, que existem ainda entre a alta nobreza, e os quais estão ligados mais ou menos todos os fidalgos das províncias de Portugal; os Souza Leão são hoje assim denominados por causa da aliança com a família dos Leões, é seu Solar a Arrifana de Souza, os Barbosas, tão nobres como a antiquissíma família dos Souza, e ambos por altos feitos nomeadas, tem seu Solar igualmnte na Freguesia de S. Miguel de Rans, perto da Arrifana de Souza, na honra dos Barbosa, e descendem de D. Sancho Nunes de Barbosa, filho do Conde D. Nuno de Cella Nova, casado com D.Thereza Affonso, filha bastarda D`El Rei D. Affonso Henriques."

Bem amigo, isto foi o que conseguir no livro, se quiseres posso digitalizar o livro e te enviar, espero que possamos nos ajudar. Outra informação foi qu Domingos de Souza Leão passou ao Brasil em meados do século XVII e não XVIII como tinha te falado.
Novamente ratifico meu agradecimentos pela atenção.
Saudações Cordiais,
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#99992 | RCCORREIA | 09 set 2005 23:25 | Em resposta a: #99973

Caro Alfredo (e demais confrades interessados)

Cá recebi as tuas informações que agradeço e que lançam alguma luz sobre a tua questão inicial sobre a relação/origem dos Sousa Leão.

A origem dos Sousa Leão em Penafiel fazem crer que provêm do ramo Sousa Chichorro, ao qual pertence minha esposa e do qual também fizeram parte Martim Afonso de Sousa (fundador do Rio de Janeiro) e Tomé de Sousa, figuras de relevo na história do Brasil.

Para encontrar a ligação que prova esta hipótese muito provável terei que pesquisar sobre os costados do seu antepassado Domingos de Sousa Leão para o qual irei abrir um novo tópico no fórum.

Cumprimentos,

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#100445 | Alfredo Neto | 14 set 2005 13:06 | Em resposta a: #99992

Caro Rui Correia,
Bom dia,
Conseguir algumas outras informações que não sei se vão te ajudar, mas em todo caso segur:
"Ignez Lourenço de Souza, que deixou numerosa descendência do seu casamento com MARTIM AFONSO CHICHORRO, filho bastardo do Rei D, Affonso III (1248/1279), de Portugal. Sendo estes os patriarcas da importante família SOUZA CHICHORRO, que deu diversos membros que tiveram importante atuação no Brasil".

Segue ainda outras informações sobre os Souza Leão, que segue:
"O primeiro nome que obtive e acho que pode ajudar, foi o de MANUEL LEÃO (1606/1694) - Senhor da Casa dos Morenos, sendo filho de: GONÇALVES ÁLVARES casado com ISABEL LEÃO. Deixando descendência com:
MANUEL LEÃO casado com MARIA DE SOUZA, deste enlace teria surgido a família SOUZA LEÃO!!
Sendo possivelmente Domingos de Souza Leão, filho deste referido casal."

Espero que tenha ajudado um pouco, mas faz-se necessária verificar a veracidade destas informações.
Cordiais Saudações!!
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#101594 | vfalavinha | 27 set 2005 23:15 | Em resposta a: #100445

Sobre a atuação da família Sousa Chichorro no Brasil, gostaria de salientar principalmente Martim Afonso de Sousa, que fundou a primeira 'cidade' no Brasil, São Vicente, localizada próxima a Santos, a uns poucos quilômetros de São Paulo.

Mas peço novamente a ajuda de vós, meus primos, sobre a ascendência de Antônio Pinto Chichorro da Gama, e a ligação deste com o tronco Sousa Chichorro.
Soube também que os Chichorro são um só, impedindo qualquer outro ascendente que não Martim Afonso.

Meus avós também tiveram importante atuação, principalmente Chichorro da Gama, filho do qque veio de Portugal.

Obrigado

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#101608 | josemariaferreira | 28 set 2005 08:36 | Em resposta a: #99475

Caro Rui Correia

Você anda muito perto daquilo que eu necessito saber para fazer da família Sousa Chichorro, uma das famílias mais faladas neste Fórum.
Precisava confirmar a ligação desta família aos Condes de Odemira e Faro.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#101614 | RCCORREIA | 28 set 2005 09:51 | Em resposta a: #101608

Caro José Maria

Confirmo-lhe essa ligação à Casa de Odemira e que aliás figura já no GENEA em

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=1564

D. Mécia de Sousa (Chichorro) foi a 1ª Condessa de Odemira.


D. Mécia é filha de Gonçalo Anes de Sousa e Filipa de Ataíde, neta paterna de Martim Afonso de Sousa, o da Batalha Real, bisneta paterna de Vasco Martins de Sousa Chichorro, chanceler-mor de D. Pedro I.

Este Vasco por sua vez é bisneto paterno de D. Afonso III, neto paterno de Martim Afonso, o Chichorro e filho de Martim Afonsio Chichorro II. Vasco casou com Inês Dias Manoel.

Se precisar de mais informações disponha.

Abraços,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#101625 | josemariaferreira | 28 set 2005 13:10 | Em resposta a: #101614

Caro Rui Correira

Família Sousa Chichorro ou Silva Sousa Chichorro?
Uma e outra não são a mesma família? Gostava de saber a sua opinião acerca das minhas dúvidas.

Reconhecido

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#101665 | RCCORREIA | 28 set 2005 22:24 | Em resposta a: #101594

Caro Victor,

Sobre a origem dos Sousa Chichorro, sugirimos que veja http//:soveral.web.pt, em Origens dos Sousas do Prado, cf sugeriu o saudoso confrade Vasco Jácome neste mesmo tópico do forum.

A associação dos Sousa Chichorro ao Brasil remonta à chegada dos Portugueses (Martim Afonso de Sousa, Tomé de Sousa,...) O apelido Chichorro nem sempre foi usado dando preferência ao Sousa.

Em Pernambuco, existe uma outra família (Sousa Leão) que também tem ligações aos Chichorro da época de seu Avô Chichorro da Gama. Procure o tópico Sousa Leão neste fórum.

Já recebemos seu email e vamos lhe enviar mais alguma informação o mais breve possível.

Abraços
Rui Correia + Teresa Chichorro

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#101666 | RCCORREIA | 28 set 2005 22:51 | Em resposta a: #101625

Caro Zé Maria

Conheço Sousa Chichorro mas não Silva Sousa Chichorro (o que não significa que não exista). Se fizer uma pesquisa em pessoas por Sousa Chichorro obterá vários mas Silva Sousa Chichorro nenhum.

Fico ao seu dispor, coloque as dúvidas que se souber logo lhe respondo ou dou pistas donde procurar.

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#102755 | 1947 | 11 out 2005 16:39 | Em resposta a: #960

Não sei se conhece esta linha colateral, e natural.
Vasco de Mendonça e Silva, farmaceutico,, nat da freg. da Sé, Angra do Heroismo, a 4.5.1893, filho de João Inácio da Silva, nat Ribeirinha, ilha 3.ª (18-7-1832) cavaleiro da O Cristo, procurador à Junta Distrital de Angra do Heroismo, senhor da quinta do Nasce Àgua, etc e de sua 2.ª mer D. Maria Eugénia Vieira Borges, e f. na freg. de Ramalde, Porto, 13.10.1971. Casou I em MONFORTE a 16.2.1914, com D. Isabel Maria de Matos Chichorro,, n. 9.10.1891(sendo bap em Monforte a 15.1.1894) e f. freguesia de S. Lourenço, Portalegre, em 5.7.1977, filha nat de de ANDRÉ GUILHERME de de SOUSA CHICHORRO e de Catarina da Conceição Matos.
C.G que segue em MACHADO DE MENDONÇA, ilha de S. Jorge, cfr próximo anuário.
Cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#104506 | Alfredo Ferreira | 04 nov 2005 14:42 | Em resposta a: #952

Prezados Amigos,
Ratifico a solicitação de ajuda no que concerne a ligação dos Souza Chichorro com os Souza Leão, sei apenas que é o mesmo Souza!!
Agradeço antecipadamente e aguardo novidades.
Abrs,
Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#129912 | Duarte CB | 01 out 2006 23:11 | Em resposta a: #952

Desculpe não poder ajudar na sua pesquisa, mas talvez a senhora me possa ajudar na minha: donde eram os Barreto (chichorro) que a senhora refere como seus antepassados? eram do Alto alentejo?

Obrigado e boa sorte na investigação,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#129914 | RCCORREIA | 01 out 2006 23:52 | Em resposta a: #129912

Caro Duarte

Este tópico foi aberto por minha esposa na procura de parentes e da sua genealogia em 2000. Desde então muito acrescentámos ao que então sabiamos.

Os Barreto Chichorro resultam do casamento de um Barreto de Góis (D. Fernando) com uma Chichorro (D. Maria Cândida) nascida em Monforte (que eram primos em 3º grau pelos Barreto) e viveram em Góis e depois em Coimbra. D. Maria Cândida era igualmente filha duma Barreto natural de Elvas.

Os Barreto desta família localizam-se essencialmente em Góis mas também têm familiares nos seus arredores, Avô, Pomares, etc.

Os Chichorro provêm de Montemor-o-Velho passando depois por Vila Pouca da Beira, Monforte e depois Góis e Coimbra (nesta linha). A permanência dos Chichorro em Monforte subsistiu até aos nossos dias.

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#129943 | margaridabreu | 02 out 2006 14:45 | Em resposta a: #129912

Meu Querido Duarte

Fico felicíssima por já o encontrar também nestas paragens.
Das fotocópias que dei ao seu Pai eu julgava que o vosso ramo era o do casamento de José Joaquim Lobato com Ana da Silva, porque esta é irmã da minha trisavó Maria, casada com Bernardo Barreto e por consequencia Pais da minha bisavó Margarida Barreto da Sliva ( ou da Silva Barreto), das Galveias. A minha Mãe garante que o vosso ramo vem do casamento Bernardo Barreto / Maria da Silva. Ou seja a Mãe de João Barreto da Silva Lobato era irmã da minha bisavó Margarida.
No assento de casamento que lhe deixei tem os pais do Bernardo, José Barreto ou Barreto Afonso, como aparece noutros assentos e a Mãe Ana Saramaga.
José Barreto filho de João Afonso e de Maria Antónia( será Barreto?).
A última vez que estive no Arquivo de Portalegre encontrei um assento de casamento nas Galveias - 9.08.1772 , de Jerónimo dos Ramos Barretto e de Maria Joaquina Saramago, mas como quando casa esta 2ª vez já era viúvo, não vem de quem é filho nem o consegui ainda entroncar com os nossos.
Depois a dificuldade é que por outro ramo de que descendo, também das Galveias os filhos dum casal: Manuel Ramos Mouzeiro e Maria da Silveira um chama-se:Joseph Silveira ( donde descendo), outra Maria Vaz e outra Isabel Barreto?
Desta tenho o assento de casamento e casa-se com Joseph Martins ..
Também em Avis há um casamento em 30.9.1691 entre Domingos Vaz com Maria Barreta. Falta tempo para juntar toda esta informação e ir ao Arquivo para buscar mais.
Tudo o que eu tiver vou disponibilizando.
Um grande beijinho para todos da prima
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#129945 | margaridabreu | 02 out 2006 14:55 | Em resposta a: #129912

Durte
Ainda mais umas informações. Encontrei também um casamento na Igreja de Seda de João Freire de Abreu com Isabel Barreta Manhãs, aos 20.10.1682.
Isabel Barreta é filha de António Manhãs Barreto e de Maria Campos.
Neste site veja em ;PESSOAS e faça a busca por GUIOMAR DA ROCHA PITA e veja o nome dos filhos. É muito curioso, além do Lobato que casa com Filipa Barreto da Silav há um frade Bernardo. Coincidências?......
Tudo via servindo para irmos pesquisando.
Mais um beijinho
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#129971 | Duarte CB | 02 out 2006 22:17 | Em resposta a: #129943

Querida prima Margarida,

É uma grande coincidência encontrá-la aqui. Como encontrou o meu "post"?

Bem, de qualquer maneira, agradeço muito a sua ajuda. Toda esta informação ainda me há-de ser muito útil, agora que este ramo da família me despertou o interesse.

Quando e se eu a puder ajudar em qualquer coisa conte comigo.

Mais uma vez obrigado,
Beijinhos, meus e de toda a família

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Ch

#140973 | RCCORREIA | 20 jan 2007 23:26 | Em resposta a: #101608

Caro José Maria

Já lá vai algum tempo em que me mandou esta mensagem cujo conteúdo me intrigou na altura e por isso fui esperando para ver o que surgia.

Gostaria de perceber melhor o que queria dizer com ela mas admito que não seja aqui o lugar por isso lhe deixo aqui o meu endereço rui.ccorreiaarrobaclix.pt.

Mas entendo pois quanto mais estudo esta família (que é a da minha esposa) mais me surpreendo.


Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Henrique de Sousa Chichorro

#182590 | salen | 29 jan 2008 23:58 | Em resposta a: #129914

Caro Rui Correia,
Retomo este V. tópico para lhe perguntar se este grande capitão da Índia - onde esteve de forma intermitente pelo menos entre 1538 e 1560 - lhes apareceu nas pesquisas.
Em caso de resposta positiva, gostaria de conhecer um pouco da sua origem em Portugal, uma vez que só sei quando e com quem casou, e alguma coisa sobre a sua descendência.
Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Henrique de Sousa Chichorro

#225891 | Bellis | 08 abr 2009 18:44 | Em resposta a: #182590

Boa tarde

Encontrei um retrato pintado em óleo sobre tela pela escola portuguesa de pintura do século XIX,um MARTIM AFONÇO CHICHORRO PEREIRA, cujo original foi pintado em 1385.
Não consigo entroncar esta personagem na minha AG, apesar de ele ter apelido Pereira, qu eé o dos meu santepassados.
Alguém consegue identificar este nome?
Cumprimentos
Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#340543 | Pouremuz | 07 jan 2014 00:43 | Em resposta a: #129943

Caríssima Margarida Abreu,

Mais de sete anos depois, encontro este seu post em que refere o meu 10ºavô Manuel Ramos Mouzeiro e a minha 9ªavó Maria Vaz. Se bem percebi somos primos.

Refere-se a Manuel Ramos Mouzeiro e Maria da Silveira como casal mas o registo que identifiquei de casamento nas Galveias a 27-10-1691 refere Maria Vaz.

Não tenho indicação dos nomes dos Pais do casal. Se me puder ajudar agradeço.

Cumps,

Jorge Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#340552 | RCCORREIA | 07 jan 2014 10:07 | Em resposta a: #340543

Caro Jorge

Não é estranho a sua 10ª avô poder estar identificada com dois apelidos distintos (Silveira e Vaz) pois o uso consistente dos apelidos é muito recente (só depois de 1910) sendo frequente a utilização de vários em registos diferentes por parte das mesmas pessoas, o que para as investigações é por vezes uma dor de cabeça extra.

O facto da sua 9ª avó usar o Vaz significa que este lhe viria dos ascendentes sendo o mais provável no caso das filhas e dos filhos menores irem buscar apelidos à linha materna, enquanto o primogénito varão habitualmente buscava o da linha paterna.

Sugiro que usem para a sua 10ª avó Maria Vaz da Silveira ou coloquem as duas hipóteses Maria da Silveira ou Maria Vaz.

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#340594 | Pouremuz | 07 jan 2014 21:43 | Em resposta a: #340552

Caro Rui,

Obrigado pelo seu contributo.

Costumo optar pela segunda hipótese que coloca.

Cumps,

Jorge Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#340800 | mariapedro | 11 jan 2014 21:48 | Em resposta a: #952

GOSTAVA MUITO DE SABER QUE ANTEPASSADOS TEMOS EM COMUM., TERESA CHICHORRO E EU. O MEU APELIDO É SOUSA CHICHORRO.
O MEU EMAIL: MCCHICHORRO@NETCABO.PT

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#341253 | guidabreu | 20 jan 2014 19:19 | Em resposta a: #340543

Caro Jorge Barata

Efectivamente somos primos. Eu descendo de um filho de Manuel Ramos Mouzeiro, mas do 2º casamento deste. Ele casa com Maria Vaz na Igreja das Galveias em 17.10.1692. Não consegui ainda encontrar o assento do 2º casamento, este com Maria Silveira. Em 6.1.1706 é baptizada , penso que a primeira filha deste casamento.

Quanto aos pais não tenho informação que possa dizer correcta. No dia 6.11.1670 é baptizado nas Galveias um Manuel filho de Julião Ramos e de Maria Fouta. Há outro Manuel Ramos nesta altura, que casa com Maria Dordia em 25.04.1694.

No entanto, continuo em investigações e se chegar a alguma conclusão claro que o informarei.

O Jorge é natural de onde? Eu também sou Barata( dos Barata Godinho de Mora/Avis)

Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#341265 | guidabreu | 20 jan 2014 21:15 | Em resposta a: #341253

Jorge Barata,

A sua Maria Vaz morre nas Galveias em 30.11.1699 ( fl. 87-vr)

A partir dai tenho procurado o 2º casamento e não encontro. Provavelmente casaram noutra freguesia.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#341268 | Pouremuz | 20 jan 2014 21:49 | Em resposta a: #341253

Cara Margarida,

O meu Barata provém do lado paternal e é do concelho de Proença-a-Nova até onde consegui apurar. Já me deparei com registos dos "seus" Barata que presumo também entronquem na Beira Baixa.

Obrigado pela correcção da data do casamento. Parece de facto ser 17 de Outubro mas de 1691 e não 1692, não será?

Cumprimentos,

Jorge Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#341303 | guidabreu | 21 jan 2014 12:36 | Em resposta a: #341268

Caro Jorge,

Peço desculpa é mesmo 1691.

De que filho do casal descende?

Cumprimentos

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#341314 | guidabreu | 21 jan 2014 16:54 | Em resposta a: #341265

Caro Jorge,

Obrigada por ter aberto este tópico. Juntei as peças e vi que as testemunhas Silveira em assentos de baptismo ou casamento eram da Aldeia Velha de Santa Margarida.

O 2º casamento realizou-se aí a 25.04.1700, ele obviamente viúvo. Infelizmente não tem informação dos Pais.

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#341326 | Pouremuz | 21 jan 2014 21:40 | Em resposta a: #341303

Cara Margarida,

Descendo de Maria Vaz (homónima de sua Mãe) batizada nas Galveias a 9-11-1695.

Cumps,

Jorge Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#341335 | Limão | 22 jan 2014 00:20 | Em resposta a: #340800

Cara Maria Pedro,
Sobre os Chichorros de Sousa, Ou Sousa Chichorro, tenho o seguinte:
Têm origem na Casa de Sousa, Paço de Sousa Penafiel, antes (Arrifana de Sousa).
A origem do nome vem do Senhor do Paço de Sousa, Penafiel, que tomou o nome do Rio, que banha as duas cidades; (Felgueiras e Penafiel), "Teatro Histórico da Casa de Sousa "e "Benedita Lusitânia". (Terra de Sousa).

Chichorro, vem do alcunha, que se tornou apelido, de várias famílias de :

Afonso Martins de Sousa, (O Chichorro), por ser de pequena estatura, Governador de Chaves, filho de Dom Afonso III,(O Povoador) (Bisineto do Rei Dom Afonso Henriques, (O Conquistador), Rei de Portugal e dos Algarves. Sendo assim:

I - Dª Mécia de Melo, n.c. 1420,no Paço dos Barôes de Melo de de Pombeiro de Ribadevizela, Felgueiras, distrido do Porto, casou com Vasco Fernandes de Sampaio, Senhor de Vila Flor e Chacim da Torre de Moncorvo, (Trás-os-Montes), filha de:
II - Vasco Martins de Melo, n.c. de 1390, Alcaide-Môr de Èvora e de Castelo de Vide, casou 1º com Dª Beatriz de Azevêdo, casou 2º com Dª Beatriz da Silveira. Seu Pai:

III . Martim Afonso de Melo, (1360-1432), Senhor da Arega e Barbacena, casou 1º com Dª Beatriz Pimentel, casou 2º com Dª Briolanja de Sousa, descendente dos Senhores do Paço de Sousa, Penafiel. Seu pai:

IV - Vasco Martins de Melo, c. 1320, Senhor da Castanheira Povos e Cheleiros, casou 1º com Dª Maria Afonso de Brito,
casou 2º, com Dª Teresa Correia, dos Senhores da Honra de Farelâes, (Farlães),(Barcelos). seu Pai:

V - Martim Afonso de Melo, c. 1270, 4º Senhor de Melo. Casou 1º com Dª Inês Pires de Arganil, casou 2º Com Dª Marinha Vasques de Albergaria. Sua mãe:

VI - Inês Vasques da Cunha, c.1240, filha dos Morgados de Tábua. Casou com Afonso Mendes de Melo, 2º Senhor de Melo. Sua mãe;

VII - Terêsa Pires de Portel, (1210-1291), casou com Vasco Lourenço da Cunha, 2º Senhor do Morgado de Tábua.
Seu Pai;

VIII- Pedro Pires de Portel, (1146-1205), casou com Dª Froile Rodrigues Pereia.
Sua Mãe;

IX - Dª Estevainha Soares, (1125-1171), filha de Soeiro Pais, (O Mouro), casou com Fernâo Ramires.
Sua Mãe;

X - Dª Urraca Mendes de Bragança, c .1120, Casou 1º com Diogo Gonçalves de Urrô, (Penafiel). Casou 2º com Soeiro Pais, (O Mouro).
seu Pai;

XI - D. Mendo Fernandes de Bragança, c.1186, Alferes-Mõr, casou com Sancha Viegas de Baião.

XII - Fernão Mendes de Bragança, (1020-1117), (O Velho de Antas), casou com NN, de Castela, filha do Rei Afonso VI, de Castela.
Seu pai;

XIII- D. Mendo Alão, (1000-1090), Senhor de Bragança, casou com a Princesa Vaspurakan, da Arménia.
Seu Pai;

XIV - Alain III, (975-990), Conde de Nantes, Casou com NN. Oudoariz.
Seu Pai;

XV - Gueréche I, (930-988), de Phoer, Nantes França, Duque da Bretanha Francesa, casou com Aremberge de Ancenis.
Seu pai;

XVI - Alaín II, (910-952),de Poher, (O Barba Torta), Duque da Bretanha, casou com NN, da Bretanha, Rocille de Anjou, e Rocille de Blóis.
Seu Pai;

XVII- Matheudoi, da Bretanha, (890-930), Conde de Poher, casou com annice de Vannes.
Seu Pai;

XVIII, - Alaín I, de Poher, n. Nantes, (870-907), Duque da Bretanha, Casou com Ouréquen de Rennes.
Seu pai;

XIX - Berenger II, Conde de Nantes, (850-896), casou com Lotília de Rennes.

Com os melhores cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.




.

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348761 | alentem | 31 jul 2014 17:31 | Em resposta a: #952

Caro Rui Correia,
Tenho feito algumas investigações nos registos paroquiais para tentar descobrir a ascendência CHICHORRO de um meu trisavô HERCULANO HERMENEGILDO CHICHORRO DA COSTA, n. no Brasil, Baía cerca de 1830 e que casou em Almada em 4.8.1853 com Maria Carolina Peres. Era filho de Joaquim José da Costa e de MARIA AMÁLIA CHICHORRO DE MASCARENHAS ABREU LIMA que n. Lisboa, Mercês em 20.11.1791. Era neto de JOSÉ PINTO CHICHORRO DA GAMA LOBO DA ROCHA n. Lisboa, Santa Isabel em 12.4.1766, e de Maria Delfina Mascarenhas de Abreu Lima nat de Torres Vedras. Era bisneto de JOAQUIM FELIX PINTO CHICHORRO DA GAMA n. Lisboa, S. Vicente de Fora e bp 5.12.1731 e trineto do Dr. ANTÓNIO SOARES PINTO nat. de Lisboa, e bp. em S. João da Praça e de sua 2ª mulher e prima (dispensa de 2º grau), MARIA MADALENA DA GAMA, nat. de Estremoz, Sª Maria e aí bp. a 12.7.1701. Esta era filha de MATHIAS PINHEIRO e de Margarida da Rocha e sobrinha e nora de um MANUEL PINHEIRO (irmão de Mathias) que aparece como testemunha no seu casamento.
Toda esta coincidência de apelidos que aparecem agrupados de diversas maneiras em diversas linhas de Chichorros que constam da genea, faz-me pensar que não andarei muito longe de conseguir fazer algumas ligações e do desejado "entroncamento" que estará certamente nesta linha de Pinheiros.
Pode-me ajudar nesta busca?
Um abraço,
Raul Vieira

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348766 | Limão | 31 jul 2014 19:59 | Em resposta a: #348761

Caro Confrade
Permita-me que lhe responda. Penso que Chichorro, vem pelos Governadores de Chaves, e quer dizer: de pequena estatura, pessoa pequena.

Refiro-me aos filhos do Rei D. Afonso III, (O Povoador), de Portugal, salvo erro bastardo, mas legitimado.
Afonso Martins de Sousa, (O Chichorro), por ser de baixa estatura, Governador de Chaves, meu Bisavô.
Acharam tanta graça ao alcunha, que o usaram como apelido, nas seguintes geraçôes.
Estas famílias estão ligadas por "Sousa", á Casa de Sousa, "Theatro Histórico", da antiquíssima Terra de Sousa, "Vale de Sousa", que compreende actualmente os concêlhos de Felgueiras; Lousada; Penafiel; Castelo de Paiva; Amarante; etc.. antigamente tinham outras designações, como: RibadeVizela; Aguiar de Sousa; Arrifana de Sousa; etc.. A Casa mãe de todas, está no Mosteiro de Santa Maria Maior de Pombeiro de Ribadevizela, Felgueiras, distrito do Porto, por estarem lá sepultados os primeiros Duques de Bragança; D. João Afonso Telo de Meneses, Conde de Barcelos.
Para imaginar a sua grandeza; Os 1ºs Reis de Portugal, doaram-lhe tudo quanto possuíam, dentro dos Coutos de Ave e Cela, "Avicela", Vizela. Riba de Vizela. São os de RibadeVizela. Esmoler-Mor do Reino.
Por aqui pode calcular a idade deste mosteiro; que remonta ao séc. IV, ao tempo da Infanção dos Reis de Navarra, ao tempo da Reconquista Cristâ. Mandado construir pelo Rei D. Fernando I, (O Magno), Rei de Leão e Castela.
È daqui que partem as principais cabêças coroadas da Europa, que depois se estendem por todos os países do Mundo, até aos nossos dias. Espalharam-se por todo o país, nos postos chave. foram Governadores de Chaves. Deslocando-se para Sul, e além fronteiras; "India e Brasil".
Quer dizer, que os Chichorros, não escapam á regra, e aparecem ligados á Casa de Sousa, desde os primórdios da nacionalidade, com aquele cogonome. Que eu considero, não um nome ou sobrenome, ou alcunha, é um cogonome...
Cumprimentos,
A. Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348776 | Limão | 01 ago 2014 00:20 | Em resposta a: #348761

Caro Confrade

Os "Pinheiros", antigo, são oriundos de Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, Portugal. Alcaide-Mõr de Vila Nova de Cerveira, salvo erro a família da esposa do Alcaide, meus Bisavós. Tem Solar em Fafe.
Posso traçar uma linha assim mais ou menos, que liga com eles. Ana Plácido, esposa de Pinheiro Alves. 11ºs Primos. Esposa do célebre escritor; Camilo Castelo Branco, Visconde de Correia Botelho.
Assim:
Reis da Judeia

I - Rei David, nc. -1042, Batelém, cidade de David f, -0971, em Jerusalém da Palestina. Israel, filho de Ysla e Jesse. Cc. Princesa de Gessur; Bethsaída. 88ºs Bisavôs.Tiveram:

II - Rei Salomão, nc. -1034, em Jerusalém Israel. f. c. -0975, com 59 anos. filho do Rei David e de Beth. Cc. Abisage, ( A Sunamita). Pai de Nabáth. Tiveram:

III - Reboão, Rei de Judá, nc. -0976, f. -0913, com 63 anos, em Jerusalém, Israel. filho do Rei Salomão e de Noamáh Amonite. C.c. Maaca. Pai de Abisjáh, (Abias). Tiveram:

IV - Abias, (Abisjáh), nc. -0960, em Judá, f. c. -0917, em Israel, filho de Reboão e de Maaca. Cc. Salai. Tiveram:

V - Asa Asafe, filho de Abias e de Maaca. Cc. Azuba. Pai de Josafá.

VI - Josafá, nc.-0908, fc. -0849, com 59 anos de idade, tiveram:

VII - Jeosão, Cc. Athália.Tiveram: Jaoseba.

VIII - Jaoseba, Rainha de Judá, n. -0835, em Jerusalém, f. em Siquém na Samaria, (Norte Unido), filha de Jeosão, filho de Josafá e de Athália. Esposa de Joiada, mãe de Jeodam; Zacarias, e Jeodida. Tiveram:

VIII - Jeodam, Rainha de Jerusálem, nc, -0835, em Jerusalém, f. -0820, com 45 anos de idade. Cc. Joásch, (-0878), em Jerusalém, f.c.-0820, em Bel Melo, Palestina, filho de Aziáh e de Zabiane. Marido de Jeodam. Tiveram:

IX - Amaziáh, de Jerusalém, filho de Uzias. Tiveram;

X - Uzias, Rei de Judá, nc. -0783, f. -0736, com 52 anos, filho de Amazias. Tiveram:

XI - Zorobabel, nc. - 0566, f.c. -0510, com 56 anos, filho de Uzias e de Achaliah, Princesa de Judá. Cc. Rohda Rodrigues da Perúa e Estheba. Tiveram:

XII - Azuba, nc. -540, f.c. -0458, filho de Zerobabel, filho de Seathel e Extra. Tiveram:

XIII - Hacttus, nc. -0420, filho de Azuba ,pai de Ananias. Tiveram:

XIV - Ananias, nc. -0540, f. -0420, filho de Actos.

XV - Tobias, fc.-0375, filho de Ananias, pai de Elias, filho de Tobias. Tiveram:

XVI - Elias, fc. -0360,filho de Tobias, pai de Semião. Tiveram:

XVII - Simeão I, Rei de Judá, fc.-0350, filho de Elias, neto de Tobias. Tiveram:

XVIII- Antígona (Soko), pai de Zerêda, filho de Antígona. Tiveram:

XIX - Zerêda, filho de Antígona. Tiveram:

XX - Joazar de Zerêda, nc. -0135, tiveram:

XXI - Rabi Yohanan, nc. -0141, tiveram:

XXII - Rabi Yossei de Yohanan, nc. -0171

XXIII- Rabino, filho de Sehta Yossei, nc. -0195, f c. -0141. Tiveram:

XXIV - Rainha Alexandra Salomé da Judeia, nc. -0140, fc - 0067, com 73 anos, filha do Rabino Ben Setha Yossei, Casou com o Rei Judas Aristóbolus I, Sumo Sacerdote da Judeia. Tiveram:

XXV - Aristóbolus II, ( O Macabeu), Rei da Judeia, nc. -0100, na Judeia, fc. -0068, na Judeia. Sepultado nos Túmulos dos Reis da Judeia, em Jerusalém. Cc. Salomé. Tiveram:

XXVI - Alexandre II, (O Macabeu Asmoneu), nasceu no Egito, c. -0100, fc. -0049, com 51 anos, em campo de Batalha, no Monte Tabor, Judeia. Condenado á morte por Gabínius, Comamdante Romano. Cc. Alexandra dos Asmoneus. Tiveram:

XXVII - Mariane, (Asmoneia), Dinastia Asmoneia, Princesa da Judeia, nc.-0054, fc. -0029, nasceu no Egipto, faleceu na Judeia, executada, filha de Alexandre II, Sumo Sacerdote, e de Alexandra II, (Asmoneia). Cc. Herodes, (O Grande), Rei da Judeia. Tiveram:

XXVIII - Júlio Alexandre, Principe da Judeia, nc. -0035, fc. 0007, em Israel. Filho de Herodes (O Grande), e de Mariana dos Asmoneus, Cc. Galafira da Capadócia. Tiveram:

XXIX - Alexandre II, Rei da Judeia, nc.-0015, filho de Alexandre I, Principe da Judeia, e de Galafira da Capadócia. Tiveram:

XXX - Július Triganus, Rei da Arménia, nc. 0025, fc.- 0062, com 37 anos de Idade, na Judeia Israel, filho de Alexandre II, Rei da Judeia, e de Cleopatra. Cc. Opgalhi, nobre Frígia. Pai de Alexandre, Rei da Cecília, e de Júlia, Sacerdotisa de Artmis em Perge. Tiveram:

XXXI - Alexandre, Rei da Cecília Laudicaia, nc - 0060, fc. 0005, com 45 anos em Lázio, Itália. filho de Triganus VI, Rei da Arménia, e de Opgalhi. Cc. Júlia Iotapa, Rainha da Cecília. Tiveram:

XXXII - Júlia Iotapa, Rainha da Sicília, nasceu em Lázio, Itália, c. 0085, f. c. 0117, em Roma Itália. Cc. Caiús Július Quadratus Bassus I, Proconsul na Ásia. Tiveram:

XXXIII - Júlia Quadratilha Bassa, nc. 0100, fc. 0120, em Roma, Princesa da Sílicia, Cc. Caiús Július Lupos Tito Vívia Varo Vanilliús. Questor na Ásia. Tiveram:

XXXIV - Auliús Július, nc. 0120, d. C. filho de Júlia Quadratilha Bassa, e de Gaiús Július Lupus Titus Vívius Lanillus, Tiveram:

XXXV - Júlia Quadratilla, nc. 0140, fc. 0177, em Lázio, Roma, Itália, com 37 anos, filha de Aulius Július. Cc. Caio Asínio Nicómaco, filho de Caio Asínius Rufos. Tiveram:

XXXVI - Caio Arsénio Prótimus Quadratus, Imperador Romano, nc. 0165, em Itália, fc. 0235, com 70 anos, em Roma, Itália. Procónsul da Ásia, (c. 0211, a 0220). Tiveram:

XXXVII- Caio Asínino Nicómaco Juliano, c. 0185, em Roma, fc. 0230, com 45 anos, Procônsul na Ásia, filho dos anteriores,. Cc. Caesónia, esposa de Caius Asínius Nicómacus Julianus. iveram:

XXXVIII- Asínia Juliana Nicomacha, nc. 0215, em Roma Lázio Itália. Cc Quintus Anícius Faustus, Tiveram:

XXXIX- Faustus Sexctus Anícius Paulianus, nc. 0240, em Roma Itália, f. 0300, em Roam Itália. Cc. Anias Demétrias, e Anícia. Tiveram:
Reis dos Francos.

XL - Geneband I, Rei dos Francos.
Continua na próxima.


Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348788 | alentem | 01 ago 2014 10:41 | Em resposta a: #952

Caro «Alentejo»,
Enviei ontem, dia 31.7.2014 uma mensagem com nº 348761 para a qual agradecia a sua atenção. Como a dirigi a um outro participante no fórum cujas intervenções me pareceram muito interessantes para as questões que ponho, não sei se você terá sido alertado para essa minha entrada no fórum.
Se a lesse e pudesse dar o seu contributo, muito lhe agradecia.
Cumprimentos,
Raul Vieira

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348794 | RCCORREIA | 01 ago 2014 14:27 | Em resposta a: #952

Veja este tópico pf http://geneall.net/pt/forum/101591/

Terei eventualmente dados adicionais mas terei que me situar melhor relativamente ao que procura.

Rui Correia

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348795 | alentem | 01 ago 2014 14:53 | Em resposta a: #952

Caro Rui,
Sempre tive interesse em investigar esta linha de Chichorros, cujo apelido chegou até à minha avó. Com esta facilidade de consulta on-line dos registos paroquiais, consegui recuar por essa linha até à referida Maria Madalena da Gama n. em Estremoz em 1701 e que era filha de um Matias Pinheiro. O seu marido, dr. António Soares Pinto, era filho de um irmão deste Matias e chamava-se Manuel Pinheiro.
A ascendência CHICHORRO só pode vir por aqui, e por isso eu gostava de cruzar estes dados com outros investigadores interessados nesta família.
Tendo constatado na genea que o apelido Chichorro, nesta mesma época, aparece frequentemente associado aos apelidos Gama e Pinheiro, leva-me a acreditar que posso não estar muito longe de encontrar as ligações que me façam recuar ou pelo menos relacionar com outras linhas de Chichorros.
Para além disso, Estremoz, não está muito longe de Monforte, terra de muitos Chichorros contemporâneos da «minha» Maria Madalena da Gama, na transição do séc. XVII para o séc. XVIII.
Desde já lhe fico grato pela ajuda que me possa dar.
Raul

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348801 | alentem | 01 ago 2014 16:22 | Em resposta a: #952

Caro Rui,
Só agora reparei nessa importante dica que me deu e que me levou ao outro tópico «Chichorros no Brasil». É realmente muito interessante e confirma o que eu já tinha intuído: Que o meu José Pinto Chichorro da Gama poderia ser irmão do António Pinto Chichorro da Gama (por coincidência de apelidos e datas), pai do célebre António Pinto Chichorro da Gama.

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348816 | alentem | 02 ago 2014 11:38 | Em resposta a: #952

Caro Rui,
Acabo de fazer uma rápida busca nos registos de Santa Isabel e encontrei o assento de baptismo de Margarida bp. 15.7.1764 e n. 3.6.1764 (irmã do José Félix Pinto Xichorro da Gama Lobo da Rocha) e onde constam os nomes dos avós. A mãe do pai Joaquim Félix aparece como Maria Madalena da Gama Xichorro. Isto confirma de onde vêm estes Chichorros.

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348817 | luisjrm | 02 ago 2014 12:50 | Em resposta a: #952

Caro Confrade,
Por acaso pode informar-me se o referido Matias e António Pinheiro têm alguma relação a Montemor-o-Novo, ou mais concretamente a Matias Pinheiro (nascido anteriormente a 1630 em Montemor), que casou com Margarida de Arez, progenitores de Mariana de Arez que casou com Manuel Catela, natural e residente no Vimieiro (Arraiolos), com descendência nessa localidade.
Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348893 | RCCORREIA | 04 ago 2014 10:59 | Em resposta a: #952

Caro confrade

Já localizei a sua linha mas ainda não a entronquei apesar do Chichorro Gama Lobo indicar claramente por onde procurar. Era aliás uma das minhas pontas soltas.

Achei claramente nas minhas notas Herculano Hermegildo.

Assim sabemos

Manuel Pinheiro (possivelmente casado com uma senhora Gama Chichorro)
pais de
António Soares Pinto (Lisboa) que casou pela II vez com a prima Mª Madalena Gama (Estremoz 1701) filha do seu tio Matias Pinheiro e Margarida da Rocha Arez
Estes serão pais de Joaquim Félix (Lisboa 1731)
Joaquim CFCR tem dois filhos José e António (o primeiro da sua ascendência e o outro pai do ilustre Chichorro da Gama e de Joaquim Procópio (avô de Alceu)

Vou tentar apurar essa ligação a partir de António Soares Pinto ou da esposa.

Rui

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348906 | alentem | 04 ago 2014 19:08 | Em resposta a: #952

Caro Rui,
Muito obrigado pelas novidades e ainda bem que conseguiu juntar uma das suas pontas soltas. Conforme lhe disse na minha entrada 348861, existiu pelo menos mais uma irmã, Margarida, em cujo assento aparece a sua avó com o nome de Maria Madalena da Gama Chichorro.
Sabe dizer-me quando nasceu o António (iniciador da linha do Brasil), e irmão da Margarida e do «meu» José Pinto Chichorro da Gama Lobo da Rocha?
E para trás dos irmãos Matias Manuel Pinheiro, sabe alguma coisa?
Abraço,
Raul

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348907 | alentem | 04 ago 2014 19:11 | Em resposta a: #952

Completando a minha resposta anterior, e voltando a ler a sua entrada, parece que a linha Chichorro não virá pela mulher do Manuel Pinheiro, como você sugere, mas sim pelo próprio Manuel Pinheiro, uma vez que a Maria Madalena já usava Chichorro.

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348929 | RCCORREIA | 05 ago 2014 16:00 | Em resposta a: #952

Caro Raul

1.
Pode não vir pelos Pinheiros (por estes vem o parentesco certo entre António Soares e a esposa M Madalena Gama Chichorro) mas pela esposa do Matias. Para já ambas as hipóteses me parecem válidas.

Pela data tenho alguma dificuldade de os relacionar com os de Monforte pois estes vão para ali no início do século XVIII e não me parece que esta M Madalena seja irmã de André Chichorro da Gama Lobo Pinheiro (e conheço-lhe 13 irmãos/irmãs). Poderia ser sua tia? Também não tenho registo.

2.
Apontaria 1750-1760 para o nascimento de António Pinto Chichorro da Gama. (não esquecer que é fidalgo escudeiro em 1766). O conhecido filho homónimo nasceria em Abril 1800 em Nazaré (Bahia), indo cursar Direito a Coimbra em 1820.

Rui

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348977 | alentem | 06 ago 2014 21:49 | Em resposta a: #952

Caro Rui,
Por outro lado, e só pela simples possibilidade de coincidência de datas e do aparecimento dos mesmos apelidos na minha linha, vi que aparece no genea um Manuel Chichorro Pinheiro, bp. 1617 em Montemor-o-Velho e que é casado com uma Violante de Andrade da Gama.
São pais de um Tomé da Gama Lobo (apelidos que surgem mais tarde associados na minha linha) e de um Manuel da Gama Lobo bp. 22.11.1658 em Montemor-o-Velho.
Cronologicamente, estes irmãos são contemporâneos dos meus Matias e do Manuel Pinheiro, este último pai do António Soares Pinto.
É evidente que não passam de aspectos circunstanciais mas, não poderia este Manuel da Gama Lobo ser o meu Manuel Pinheiro. O António Soares Pinto poderia ter 40 anos ou mais quando casou pela 2ª vez com a prima em 1723. Teria portanto provavelmente nascido entre 1670-1685.
Nada poderá ser afirmado sem provas que o confirmem ou que refutem esta possibilidade, mas...........
Abraço,
Raul

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348980 | luisjrm | 06 ago 2014 22:41 | Em resposta a: #952

Caro Confrade,
Provavelmente devem ser os mesmos indivíduos, Matias e seu irmão Manuel Pinheiro são naturais de Montemor-o-Novo, filhos de Francisco Pinheiro e de Isabel Lopes, netos por via paterna de Catarina Pinheira e de Miguel Fernandes, naturais da mesma localidade.

I - Matias Pinheiro, natural de Montemor-o-Novo, casou com Margarida de Arez, tiveram:
II - Mariana de Arez, casou com Manuel Catela. Foram residentes no Vimieiro (Arraiolos). Com descendência.
Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#348994 | RCCORREIA | 07 ago 2014 10:00 | Em resposta a: #952

Caros Raul e Luis

1. Acredito (tenho quase a certeza) da existência de relações entre os de Montemor-o-Velho/Monforte e os de Montemor-o-Novo/Estremoz. Eu tenho a linha de MMV estudada desde o início do século XVI até hoje. Mas há sempre acrescentos e progressos.

2. Segundo o Geneall António Soares Pinto é dito nascer por volta de 1700. Poderá ser um pouco antes como sugere o Raul (o que seria mais coerente com umas mercês, de ouvidor e provedor das capelas, por volta de 1722 em Sergipe do Rei dadas a um A.S.P. que pode ser este?) Para ter o cargo deve ter cursado a Universidade (de Coimbra) antes pelo que há que conferir se aí tem registo.

3. Ainda segundo o Geneall aparece uma Margarida Arez no Algarve por volta de 1570.
Num dos registos aparece Margarida da Rocha (que quase parece Rosa mas que deve ser Rocha pois o apelido surge depois na descendência) assim seria da Rocha Arez ou Arez da Rocha.

4. De alguma forma há muito questiono porque terá André ido casar a Monforte? Sugestão do tio? As ligações familiares são no distrito de Coimbra. Ele próprio falece em Montemor-o-Velho.

5. D. Manuel da Gama Lobo (MMV 22.11.1658 – Coimbra 20.02.1742), afilhado de D. Raimundo de Lancastre, IV Duque de Aveiro e Duque de Ciudad Real e D. Luisa de Vasconcelos, então já viúva.
De engenho perspicaz e feliz memória dedicou-se ao estudo das Leis na Universidade de Coimbra onde se doutorou. Colegial de S. Pedro (07.07.1691), regeu Instituta (23.11.1693, Código (05.05.1699), Digesto Velho ou Véspera (01.04.1707) e Prima (07.02.1716 e 25.12.1719).
Fez respeitado o seu nome e pessoa pela gravidade do semblante e subtileza do juízo, profundidade do talento, distinguindo-se entre todos os catedráticos. Deixou várias apostilhas.
Foi ainda Cónego Doutoral das Catedrais de Braga e Évora, Deputado do Santo Ofício e Desembargador do Paço.
Doou 20 mil cruzados ao sobrinho André para seu Morgado de Montemor-o-Velho.
Foi sepultado no Colégio de Santo António da Pedreira dos Frades Capuchos, em Coimbra, de quem foi sempre benfeitor .
Tanto quanto tenho registado e conferido nos paroquiais apenas o irmão mais velho Tomé Chichorro da Gama Lobo Pinheiro tem descendência na qual se inclui o André que vai casar a Monforte. Nos irmãos do André (13 nascidos entre 1672 e 1687 ) todos os varões foram religiosos (e esse era também o seu destino possivelmente pois chegou a tirar ordens menores). Três irmãs são freiras e das outras três apenas sei o nome (Ana, Josefa e Jacinta) indicado por um familiar.

6. D. Catarina Pinheiro(a) filha de Manuel Chichorro Pinheiro e Ana Vaz casada em MMV 1585 com D. Gaspar Soares com geração que usou Soares Pinheiro. Pode ser uma pista. Até por aparecer uma homónima avó de Manuel e Matias. Será que pesquisando Francisco Pinheiro (pai) se consegue saber os avós maternos?

Se pretenderem trocar informações diretamente é só pedir o meu e-mail ao moderador.

Rui Correia


Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#349018 | luisjrm | 07 ago 2014 21:52 | Em resposta a: #952

Caro Rui
Em relação aos “Pinheiro”, não descendo desta linha em particular, parte dos poucos elementos que mencionei foram extraídos há pouco tempo, do que consta dos Processos das Ordens Religiosas. De qualquer forma tenho algum interesse na descendência dos “Pinheiro”, que tratarei também em privado, se fizer o favor de me contactar, agradeço (extensível obviamente também ao Confrade Raul):

luisjrmartins@live.com.pt

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#349142 | RCCORREIA | 11 ago 2014 12:09 | Em resposta a: #952

Será que as datas estão certas?
Não encontro o dito registo de baptismo na data indicada (15.07.1764)

Rui

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#349143 | RCCORREIA | 11 ago 2014 12:19 | Em resposta a: #952

Peço que ignore a última mensagem. Já encontrei o dito registo.

Os irmãos terão nascido nesta freguesia? Vou espreitar os indices.

Rui

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#349155 | alentem | 11 ago 2014 18:49 | Em resposta a: #952

Caro Rui,
Também fiz essa busca mas só consegui encontrar uma outra irmã, também de nome Margarida, e nascida a 29.7.1768 (Santa Isabel Lº B-7, fls 267). A 1ª Margarida terá portanto morrido criança. É interessante os padrinhos destas irmãs. A madrinha é sempre a marquesa de Penalva D. Margarida Ana Armanda, que lhes dá o nome, e os padrinhos são, no 1º caso o marquês de Angeja D. José de Noronha e no 2º o Monteiro Mór do Reino, Francisco de Mello.
Abraço,
Raul

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#349158 | RCCORREIA | 11 ago 2014 19:56 | Em resposta a: #952

Irei ver esse outro registo.
Também encontrei o do José em 1766. E o do pai em 1731 (S Vicente de Fora)

Acrescenta-se alguma informação por esse lado.

Joaquim Félix casou em N Sra da Ajuda de Belém (ainda não achei o registo de 1760 para a frente, o que deve significar que foi antes) com Joana Perpétua de Oliveira (n. Sta Catarina do Monte Sinai, Lisboa)

Os avós paternos casaram em S. Miguel de Alfama, Lisboa.

Rui

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#349159 | alentem | 11 ago 2014 20:24 | Em resposta a: #952

Caro Rui,
O do José não tinha encontrado. Os pais Joaquim Félix e Joana Perpétua casaram efectivamente na Ajuda a 16.7.1758 (C-6 fls 19 vº). Do António Soares Pinto não encontrei o reg de bapt em S. João da Praça por estes se iniciarem depois da data provável, mas casou 2ª vez em S. Miguel de Alfama a 10.4.1723 (C-2 fls 343 vº). Não encontrei registo do seu 1º casamento com Lourença Maria do Pilar, que tinha nascido em S. Miguel de Alfama e deveria ter lá casado(?)
Encontrei igualmente uma filha do seu 1º casamento, Maria bp 16.12.1711, fª dessa Lourença Maria do Pilar (S. Vic de Fora B-1 fls 16 vº) e outro do 2º casam, Caetano (S. Vic Fora B-2 pag 518).
Também encontrei em Estremoz vários irmãos de Maria Madalena da Gama:
António bp 31.7.1707 (B-3 fls 8 vº); Maria bp 14.4.1697 (B-2 fls 155); Catarina bp 24.5.1699 (idem fls 172) e duas gémeas, Leonor e Mónica bp 21.6.1705 (idem fls 253)
Abraço
Raul

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Monforte e Estremoz)

#349174 | RCCORREIA | 12 ago 2014 12:16 | Em resposta a: #952

Caros confrades

Não tive dificuldade em achar os registos de Estremoz (apesar de haver uns lapsos de numeração nas páginas digitalizadas) que não trouxeram informação adicional.

Igualmente achei fácil os registos dos casamentos 2º de António Pinto Soares e de Joaquim Félix, mas não dei com os registos dos filhos do 1º (Maria e Caetano).

Relevante para esta questão é entender que Manuel Pinheiro é sogro de António Soares Pinto e não seu pai. Por isso a dispensa do seu 2º casamento é por afinidade de 2º grau (prima co-irmã da primeira esposa). Isso explica também os apelidos deste António (n. por volta de 1680).
Seria bom encontrar o seu registo de baptismo (pode ter-se perdido?) ou do 1º casamento (antes de 1711).

Já para explicar a origem Chichorro Gama Lobo teremos que nos concentrar em Estremoz, apontando para Margarida da Rocha de Arez, esposa de Matias Pinheiro como a mais provável origem destes.

Rui

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#349175 | alentem | 12 ago 2014 12:33 | Em resposta a: #952

Os registos da Maria (filha do 1º casam com a Lourença) e do Caetano (filho do 2º casam com a Maria Madalena) são ambos de S. Vicente de Fora e têm as referências que já indiquei atrás.

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#349176 | RCCORREIA | 12 ago 2014 13:43 | Em resposta a: #952

Encontrei o do Caetano mas não o outro. Possivelmente estaremos a pesquisar em cópias diferentes
Rui

Resposta

Link directo:

Família Chichorro (Barreto Chichorro; Sousa Chichorro - Monforte e Góis)

#349180 | alentem | 12 ago 2014 15:34 | Em resposta a: #952

Caro Rui,
O da Maria está no livro anterior, uma vez que foi bap em 1711.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 06:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen