As Ordenanças e as Milícias em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#95395 | Vínculo | 07 jul 2005 11:15

Caros Confrades

Chamo a vossa atenção para esta obra com grande interesse para os investigadores (e não só..), que em boa hora o Nuno Borrego e as Edições Guarda-Mor resolveram editar.
Com mais esta publicação, originada pela investigação aturada com que o NB nos tem brindado, ficamos todos nós mais ricos em conhecimento.
Os meus agradecimentos ao NB,Edições Guarda-Mor e ao alto patrocínio da Comissão Portuguesa de História Militar.
Cumprimentos a todos
Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#95523 | Paulo | 08 jul 2005 14:34 | Em resposta a: #95395

Caros Confrades,

Já subscrevi este título cuja temática me parece do maior interesse não só para o estudo da história militar mas também para todos os genealogistas portugueses.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#95721 | alentejo | 11 jul 2005 17:33 | Em resposta a: #95395

Caros Amiel e Paulo,


Agradeço-vos as palavras, embora exageradas no que me tocam. Espero, unicamente, que tenha alguma utilidade e que aproveite aos interessados nestas "anticualhas".

Abç

NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#95771 | Samuel C O Castro | 12 jul 2005 13:32 | Em resposta a: #95721

Estimado Nuno Borrego,

Gostaria de lhe enviar o anexo a que me refiro em meu tópico "Castro - Todos os ramos - Grande árvore unificada", para isto estou solicitando seu contato. Fico no aguardo. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#95772 | Samuel C O Castro | 12 jul 2005 13:33 | Em resposta a: #95721

Estimado Nuno Borrego,

Gostaria de lhe enviar o anexo a que me refiro em meu tópico "Castro - Todos os ramos - Grande árvore unificada", para isto estou solicitando seu contato. Fico no aguardo. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#95870 | gmg | 13 jul 2005 18:07 | Em resposta a: #95721

Caro Nuno Borrego,

Antes de mais os meus Parabéns pelo trabalho de Investigação.

Gostava de saber, se nesse Livro, consta como fazendo parte da Lista o MANUEL MARTINS ROXO (Alegrete) e PEDRO AFONSO TEIXEIRA (Capitão de Ordenanças de Ervões, Valpaços)??

Abraço,

Luís M. G.

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96173 | coelho | 18 jul 2005 09:06 | Em resposta a: #95395

Caros confrades,

a publicidade a esta obra diz que contem um: "levantamento da lista de Oficiais dos Corpos de Milícias/Auxiliares, Ordenanças e Voluntários Realistas, num total de cerca de 20.000 Oficiais, pertencentes às Capitanias-Mores e Regimentos de Portugal continental e Ilhas".

Isto à partida é óptimo, no entanto há já uma obra em que se pode colher muita dessa informação (particularmente num índice remissivo):

Madureira dos Santos, H. (1957-1968) Catálogo dos decretos do extinto
Conselho de Guerra na parte não publicada pelo General Cláudio de Chaby, 7
volumes.

Gostaria de saber se a recente publicação do Nuno Borrego contem significativamente mais nomes de oficiais do que a velha obra de Madureira dos Santos, ou se é apenas uma apresentação diferente (talvez melhor organizada) do mesmo conjunto de nomes. Gostaria também de saber quais as fontes utilizadas.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96183 | alentejo | 18 jul 2005 12:57 | Em resposta a: #96173

Caro Coelho,

A obra de Madureira dos Santos não contém informações sobre Ordenanças, nem a do General Chaby.

Da Obra de Madureira dos Santos foram retirados os nomes e patentes dos Oficias de Auxiliares/Milícias, embora organizados por Regimentos e não pela cronologia das nomeações promoções.

As fontes utilizadas foram fontes primárias, à guarda do AHM.

Este é um 1.º volume de 2, já que não seria possível num só enquadrar toda a informação disponível.

Cumprimentos

NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96220 | coelho | 19 jul 2005 10:04 | Em resposta a: #96183

Caro Nuno Borrego,

muito obrigado pela sua resposta.

É provável que a obra de Madureira dos Santos tenha muito mais informação sobre Auxiliares/Milícias do que sobre Ordenanças, mas também lá encontrei informação sobre Ordenanças ... nomeadamente um decreto de 1830 dispensando uma série de oficiais das capitanias-mores da minha região (Aveiro).

> As fontes utilizadas foram fontes primárias, à guarda do AHM.

Não pretende também utilizar as chancelarias, para apanhar as nomeações de capitães-mores, etc., quando eram de nomeação régia?

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96223 | limad | 19 jul 2005 10:58 | Em resposta a: #96183

Amigo Nuno

Na impossibilidade de o fazer pessoalmente, aproveito este meio para te felicitar por mais esta obra.
Em Agosto vou de férias, mas continuo à espera da tua visita.

Um abraço amigo
Fernando Damil

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96231 | Samuel C O Castro | 19 jul 2005 13:14 | Em resposta a: #96183

Estimado Nuno Borrego,

Em primeiro lugar, meus PARABÉNS pela magnífica obra.
É possível informar se no livro consta os oficiais de ordenanças ou de milícias do Alto Minho, por volta de 1770, que vieram servir no Brasil ?
Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96232 | alentejo | 19 jul 2005 13:15 | Em resposta a: #96220

Caro Coelho,

As informações sobre Ordenanças na obra de Madureira dos Santos são pontuais, nomeadamente sobre Capitães-Mores, não permitindo uma visão de conjunto sobre determinada localidade.
As únicas nomeações que existem nas chancelarias dizem respeito aos oficiais do Brasil e domínios ultramarinos, já que as restantes processavam-se pelas câmaras, sendo depois confirmadas pelo Conselho de Guerra (as patentes tinham confirmação vária - Rei, General da Província, etc.).
Se tivesse tempo e quisesse esperar 30 anos seria possível fazer um levantamento mais exaustivo, indo de câmara em câmara consultanto os livros de vereação, mas o objectivo não foi esse, quis unicamente disponibilizar informações que fui recolhendo ao longo dos últimos 15 anos e que podem ter alguma utilidade para quem se interessa por estas coisas.

Cumprimentos

NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96233 | alentejo | 19 jul 2005 13:18 | Em resposta a: #96223

Meu Coronel,

Agradeço as felicitações. Vou tentar passar por ai antes do final do mês.

Abraço Amigo

NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96234 | alentejo | 19 jul 2005 13:20 | Em resposta a: #96231

Caro Samuel de Castro,

Constam unicamente oficiais em serviço em Portugal e Ilhas. Se alguns desses rumaram ao Brasil não lhe sei dizer. As nomeações para o Brasil constam das chancelarias régias, levantamento que não fiz.

Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96286 | coelho | 20 jul 2005 09:32 | Em resposta a: #96232

Caro Nuno Borrego,

fez muito bem em avançar com a publicação!

A ideia de que existiriam nas chancelarias nomeações régias de oficiais das capitanias-mores de ordenanças de Portugal continental foi-me transmitida por um historiador de méritos reconhecidos a propósito de um antepassado meu, José de Abrantes Teixeira, capitão-mor de Aguada de Cima, Águeda, a partir de ~1680. (já agora, posso saber se encontrou este nome?) Diz-me esse historiador que em alguns concelhos, a nomeação dos Ordenanças era prerrogativa da respectiva câmara enquanto em outras era prerrogativa do poder central. O palpite dele, para o caso de Aguada de Cima, era que seria de nomeação régia, mas não me chegou a explicar porquê ....

Em muitos casos, a existência das nomeações nas chancelarias seria a única esperança de conseguir alguma informação, dado ter-se perdido grande parte da documentação das câmaras dos pequenos concelhos do norte, quer viriam a ser extintos no século XIX (penso ser esse em particular o caso dos concelhos da região de Aveiro).

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96294 | alentejo | 20 jul 2005 13:04 | Em resposta a: #96286

Caro Coelho,

Não duvidando dos méritos desse historiador, que devem ser muitos e grandes, sobre o assunto adianto o seguinte. Todas os oficiais de ordenanças eram nomeados nas Câmaras, através de votação, o que aliás estava regulamentado pelo Regimento dos Capitães-Mores, de 1570, que sofreu sucessivas alterações através de alvarás, decretos, leis extravagantes, etc., sendo a mais importante de 1709, quando, para evitar "trafulhices" locais o corregedor da comarca, ou o provedor, onde aquele não entrava por correição, era obrigado a assistir, e isto para a nomeação de capitães-mores, os outros casos eram diferentes e que explico no dito livro. Depois de escolhidos 3 nomes estes eram enviados ao General que governava as Armas da Província, que escolhia 1 com base no parecer enviado pela Câmara. Em 1833 existiam 435 Capitanias-Mores em Portugal continental, sendo a maior parte da Coroa, outras do Estado e Casa de Bragança, Casa das Rainhas, Infantado, Mitra de Braga, Universidade de Coimbra e outros donatários, sendo as nomeações nestes casos, depois da eleição nas câmaras, confirmada nas chancelarias destas Casas, Mitra, etc.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96299 | coelho | 20 jul 2005 13:23 | Em resposta a: #96294

Caro Nuno Borrego,

então, a partir de 1709 e no caso das capitanias-mores da Coroa, é suposto a confirmação da nomeação constar na chancelaria régia? Se eu puder encontrar essas nomeações, que informação genealógica/prosopográfica é que isso tipicamente me fornece?

De qualquer forma, no caso que está a motivar a minha curiosidade, presumo que a capitania-mor não seria da Coroa. Na verdade, a terra e concelho de Aguada de Cima pertencia à Universidade de Coimbra. Deverei então procurar as confirmações na chancelaria da Universidade?

Muito obrigado,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96333 | Samuel C O Castro | 20 jul 2005 23:38 | Em resposta a: #96234

Estimado Nuno Borrego,

Tenho grande interesse em confirmar a ascendência de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro, N-da região de Monção, Alto Minho, teria vindo para o Brasil por volta de 1760. Foi Escrivão da Ouvidoria e Provedoria da Comarca Sul de Jacobina, Bahia, em 1779, como também Sargento mor e depois Tenente Coronel de Milícias das Minas do Rio de Contas. Ele também foi procurador do Conde da Ponte, João de Saldanha de Melo e Torres Guedes de Brito, para vender suas terras na Bahia. Faleceu em 1825.
Em que tipo de Chancelaria Régia poderia estar a nomeação dele ?
Onde poderiam estar arquivadas as Chancelarias entre 1770 e 1800 ?
Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96348 | Conde | 21 jul 2005 11:23 | Em resposta a: #96183

Caro Amigo:
Vejo que se especializou a publicar obras incontornáveis. Esta vai ser mais uma delas. Os meus mais sinceros parabéns. Considere-me já assinante. Os mais cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96353 | mjborges | 21 jul 2005 12:21 | Em resposta a: #96294

Caro Nuno Borrego

Aproveito, para já a oportunidade para o felicitar pelas suas obras, de que tenho sido assinante (Cartas de Armas, e desta que está para sair), utilissimas para os historiadores e para os genealogistas, em particular.
Gostaria de lhe colocar uma dúvida: refere que em 1833 existiam 435 Capitanias-mores no país; sabe-me dizer se existe alguma listagem publicada dessas capitanias, ou é algo que se tem de ir procurar ao Arquivo histórico militar? Interessava-me, particularmente, (por causa de um artigo que estou a preparar) a capitania que estava estabelecida em Lourosa (Oliv. do Hospital), nesse ano, que anteriormente pertencia a Arganil, mas que creio que se deve ter alterado justamente nesse ano, em que Lourosa passou para a Comarca da Guarda.
Se calhar, tenho mesmo de aguardar que saia o seu livro para esclarecer esta dívida...

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96361 | Paulo | 21 jul 2005 14:11 | Em resposta a: #96286

Caro Coelho,

Apenas como achega para este interessante tema gostaria de acrescentar que nalguns concelhos a nomeação dos ordenanças era da responsabilidade da Casa do Infantado.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96372 | alentejo | 21 jul 2005 17:14 | Em resposta a: #96333

Caro Samuel de Castro,


Estas nomeações para o Brasil estão nas chancelarias régias, no IAN/TT, neste volume não me foi viável proceder ao seu levantamento, sairão oportunamente. No AHM existem gravuras dos oficiais das diversas capitanias do Brasil, em grande número e do maior interesse para a história dos fardamentos destes Corpos, sendo muitos oficiais retratados como pretos, o que é de facto curioso.
Não posso assumir a busca daquilo que pretende, por falta de tempo, mas talvez exista por aqui alguém que lhe possa espreitar a nomeação que solicita no IAN/TT.
Sobre embarques para o Brasil, desde Lisboa, tropecei em vários códices, organizados cronologicamente, de embarques para o Brasil, no período 1760-1800. O seu interesse é enorme, já que refere o nome do passageiro, a naturalidade, filiação, as pessoas que o acompanhavam, o destino, etc. Talvez um dia o venha a publicar.

Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96373 | alentejo | 21 jul 2005 17:17 | Em resposta a: #96353

Cara Maria José Borges,

De momento não lhe posso responder, por não estar em casa. O levantamento das capitanias não está publicado, ao que parece, e consegui encontrá-lo num manuscrito da autoria de um Tenente-Coronel de Ordenanças, que procedeu a esse levantamento na época (1833). Assim que puder envio-lhe essa informação.

Cumprimentos

NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96375 | alentejo | 21 jul 2005 17:26 | Em resposta a: #96299

Caro Coelho,

As nomeações para as Ordenanças processavam-se sempre pelas Câmaras (quer estas localidades pertencessem à Coroa, Casa do Infantado, Estado de Bragança, etc.), contudo as confirmações das votações eram feitas por estes, conforme os casos.
Nas situações em que estas localidades eram da Coroa, com patente assinada pelo Rei ou Governador das Armas, esta devia ser entregue ao próprio e registada na Secretaria do Governo Militar da Província.
As informações genealógicas são inexistentes, já que eram pessoas conhecidas nas terras e o nome bastava.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96390 | coelho | 21 jul 2005 22:01 | Em resposta a: #96373

Caro Nuno Borrego,

para essa época, a listagem das capitanias, com os nomes dos respectivos oficiais, era publicado regularmente em Almanaques das Ordenanças. ( ou será que estão a falar de outro tipo de levantamento? )

Tive já oportunidade de consultar os seguintes:

Almanak das Ordenanças no Anno de 1815, Impressão Régia, Lisboa, 1815.
Almanack das Ordenanças referido ao 1º de Janeiro de 1831, Impressão de Manuel José da Cruz, Lisboa, 1831.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96417 | alentejo | 22 jul 2005 13:55 | Em resposta a: #96390

Caro Coelho,

Essas duas listagens foram as únicas publicadas. O levantamento das ordenanças a que procedi contempla o nome do oficial nomeado e data da patente (referindo o motivo da nomeação - morte, desistência do anterior, etc. - bem como o seu nome).

O ideal, se fosse possível em Portugal, ao contrário daquilo que existe em países recentes de mais para investigações góticas, como os EUA, que sabem os locais em que morreu cada soldado nos grandes combates travados em solo americano, o ideal dizia, era cada capitania ser trabalhada separadamente, por quem tivesse afinidades com a mesma, aí seria possível fazer o levantamento de todos os oficiais, estudar-lhes a genealogia, etc., etc., só é preciso 435 curiosos para estudarem cada uma, quando todos tivessem terminado teriamos um grande estudo das ordenanças. Até isso acontecer minimiza-se o problema com a publicação das fontes disponíveis.
Temos, em Portugal, um dos maiores, caso não seja o maior, acervos documentais da Europa, o que neste caso é igual a Mundo, mas a maioria deles estão por tratar (ninguém sabe ao certo quantos kms lineares de documentos existem no IAN/TT por tratar), outros têem índices insuficientes ou inúteis. Resumindo, da forma como se olha para a História, em Portugal, não será descabido afirmar que daqui a 200 anos ainda haverá muitas novidades por levantar sobre a história portuguesa anterior a 1910.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96421 | gmg | 22 jul 2005 16:01 | Em resposta a: #95721

Caro Nuno Borrego,

É possível dizer-me se no Livro que vai brevemente publicar, constam os nomes de MANUEL MARTINS ROXO (Alegrete) e de dois PEDRO AFONSO TEIXEIRA (Capitães de Ordenanças de Ervões, Valpaços) e mais algum dado relativo à Ascendência, ou outro dado que eventualmente possa estar associado aos nomes citados atrás?

Fico a aguardar uma resposta sua!

Abraço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96422 | gmg | 22 jul 2005 16:02 | Em resposta a: #96372

Caro Nuno Borrego,

É possível dizer-me se no Livro que vai brevemente publicar, constam os nomes de MANUEL MARTINS ROXO (Alegrete) e de dois PEDRO AFONSO TEIXEIRA (Capitães de Ordenanças de Ervões, Valpaços) e mais algum dado relativo à Ascendência, ou outro dado que eventualmente possa estar associado aos nomes citados atrás?

Fico a aguardar uma resposta sua!

Abraço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96425 | mjborges | 22 jul 2005 16:13 | Em resposta a: #96417

Caro Nuno Borrego
Obrigada pela sua pronta resposta. Já agora digo-lhe, em concreto, o que gostaria de saber. Encontrei em tempos (na BNL) uma lista de oficiais de 1811 (e que é capaz de já conhecer) de João Crisóstomo do Couto e Melo (Lista dos Officiaes de Milicias no 1º semestre de 1811. Lisboa: Na Impressão Régia.Por ordem superior.) onde se referia Tristão Lopes de Carvalho, morador em Lourosa, como capitão de milicias de Arganil, por despacho de 23/05/1810. Ora o que eu pretendia saber era se a situação dele se teria mantido em 1833, ou se seria diferente, se teria subido de posto, ou se as milícias que estariam em Lourosa já não seriam de Arganil, por exemplo. Será que me conseguiria obter estes dados? Muito lhe agradeceria, pois como lhe referi, estou a ultimar um artigo sobre um episódio que se registou em Lourosa em Agosto de 1833 e a compreensão destes dados era fundamental, para eu perceber bem a participação dessa personagem no referido episódio.

Cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96431 | alentejo | 22 jul 2005 17:13 | Em resposta a: #96425

Cara Maria José Borges,

Ainda não tive tempo para confirmar se Tristão Lopes de Carvalho ascendeu a outros postos (seria Capitão de uma Companhia de Milícias) dentro do Regimento de Milícias de Arganil, ou noutro.
A constituição de 1 Regimento de Milícias era muito semelhante à dos Regimentos de 1.ª Linha, tinha normalmente 10 Companhias (comandadas cada por 1 capitão), Coronel, Tenentes-Coronéis, Sargento-Mor, Ajudante, Quartel-Mestre, Capelão, Cirurgião, etc.
Em Lourosa nunca existiu Regimento de Milícias, nem as Companhias de Milícias eram soltas ou francas como acontecia com algumas de Ordenanças.
Alguém de Faro podia ser nomeado Capitão, Alferes, Tenente, etc., de qualquer Regimento do país. Ordenanças e Milícias são Corpos diferentes, tanto na organização, recrutamento, fardamento, etc.
Como lhe disse em post anterior, assim que estiver em casa espreito-lhe o que tenho sobre esse oficial.

Cumprimentos,

NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96460 | Ricardo de Oliveira | 23 jul 2005 02:02 | Em resposta a: #96372

Caro Nuno Borrego e Samuel

São informações muito relevantes. Encontrei nomeações para as ordenanças no Brasil na esfera das Capitanias e da Secretaria do Estado do Brasil. Se também existem nomeações das ordenanças no Brasil no IAN/TT é boa novidade (para mim). A questão é saber de quais regiões e para quais períodos. Não imagino que existam séries regulares e para todas as vilas brasileiras. Também não sei se lá haveria cartas patente das nomeações. Quase todos os meus antepassados tinham patentes nas ordenanças. A classe dominante brasileira (no período colonial) é completamente militarizada. A questão da escravidão, ataques indígenas, piratas, estrangeiros hostis, guerras constantes nas fronteiras e outros clãs rivais promoviam o grande interesse nas ordenanças. Seria importante a localização de índices ou instrumentos de pesquisa apontando os documentos. Infelizmente um brasileiro (como eu, a minha mulher quer fazer turismo e eu pesquisa genealógica) não consegue passar mais do que alguns dias na Torre do Tombo e não pode ficar se deliciando com as documentações antigas. A sua comunicação também serve para desfazer mitos de que só haveria códices brasileiros extensos no AHU. Deve haver dados sobre a fé-de-ofício de centenas de militares com carreiras fabulosas no Império. Quadros com uniformes militares também se encontram nas Capitanias brasileiras. Os registros de saída para o Brasil também devem ser preciosos e preencheriam grandes lacunas na genealogia brasileira. Sonhemos à procura do documento perdido !

Obrigado pelas informações

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96484 | Samuel C O Castro | 23 jul 2005 18:55 | Em resposta a: #96460

Estimado Ricardo Costa de Oliveira,

Em qual Arquivo você encontrou as nomeações para as ordenanças no Brasil na esfera das Capitanias e da Secretaria do Estado do Brasil ? Na localidade onde encontraste essas nomeações, têm também as da BAHIA, do período entre 1760 e 1800 ?
Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96500 | Ricardo de Oliveira | 23 jul 2005 22:27 | Em resposta a: #96484

Caro Samuel

Encontrei material na documentação do Arquivo Histórico Ultramarino referente a São Paulo e a Colônia do Sacramento. É preciso consultar os documentos disponibilizados pelo Projeto Resgate. Localizei inclusive a carta patente de um antepassado Capitão-Mor na Colônia do Sacramento. No Arquivo de Santa Catarina idem, uma vez que tenho todos os meus antepassados em varonia são de lá e todos nas ordenanças. No Arquivo de São Paulo também encontrei elementos. Voce deve procurar no Arquivo da Bahia. Nunca estive pesquisando por lá, de modo que não saberia dizer sobre as condições de lá referentes às ordenanças. No Rio de Janeiro, no Arquivo Nacional, encontrei várias nomeações nos livros da Secretaria do Estado do Brasil. Não tem índice onomástico, infelizmente e não citam o nome dos pais.

Um abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96502 | Samuel C O Castro | 23 jul 2005 23:12 | Em resposta a: #96500

Estimado Ricardo,

No AHU consegui alguma coisa que interessava de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro, apesar de não ter a informação que procuro há 10 anos (sua naturalidade). No AN-RJ, do período que desejava (1760-1800), nada encontrei sobre ele. No APEB (Bahia), também nada encontrei. Estou tentando no IANTT. Muitíssimo obrigado pelas dicas. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96508 | Ricardo de Oliveira | 24 jul 2005 02:17 | Em resposta a: #96502

Amigo Samuel

Parece que temos um problema relativamente semelhante. Eu também procuro há muitos anos a naturalidade do meu 7º avô, em varonia, Manoel Gomes Galhardo, Capitão na Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio de São Francisco do Sul, Santa Catarina. Sei que ele nasceu por volta de 1690 em local desconhecido e teve um filho naquela vila em 1718 (meu 6° avô). Voce está tentando como na TT ? Outro dia li que o Arquivo Ultramarino tem um índice de Mercês Gerais, Códices 87-88-89 e 90. Temos que seguir todas as pistas.

Um abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96518 | Samuel C O Castro | 24 jul 2005 14:47 | Em resposta a: #96508

Estimado Ricardo,

No tópico "Ajuda: Arquivo Torre do Tombo", localizei a Ana Paula Fundo Pereira, que pesquisa genealogia profissionalmente em diversos Arquivos de Portugal. Poderás entrar no referido tópico e contatá-la. Boa sorte. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96521 | coelho | 24 jul 2005 15:48 | Em resposta a: #96417

> Essas duas listagens foram as únicas publicadas.

Caro Nuno Borrego,

então, sempre houve publicação de levantamentos de capitanias-mores (!), ou, na sua resposta à Maria José Borges (dizendo que achava que não havia nada publicado), estava a pensar em outro tipo de levantamento?

E, não me quer dizer se tem alguma coisa de Aguada de Cima nos séculos XVII/XVIII? Além do já referido capitao-mor José de Abrantes Teixeira, interessa-me o filho, Sebastião José Teixeira, também capitão-mor.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96541 | Ricardo de Oliveira | 24 jul 2005 22:56 | Em resposta a: #96518

Obrigado Samuel

Anotei a dica

Abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96543 | amtf | 24 jul 2005 23:37 | Em resposta a: #96502

Caro Samuel de Castro,

Receio que no IAN/TT não encontre mais dados que aqueles que conseguiu no AHU.
Creio, salvo melhor opinião, que a chancelaria régia se limitava a validar o acto de nomeação da Câmara respectiva...
Descobri, no Registo Geral de Mercês (D. Maria I), a confirmação da Carta Patente passada a um 7º Avô, cujo teor é o mesmo do que mais tarde vim a encontrar no Arquivo Histórico Ultramarino, na documentação microfilmada no âmbito do Projecto Resgate referida pelo confrade Ricardo de Oliveira (a quem aproveito para cumprimentar).

O texto da referida carta de confirmação é o seguinte:

"Sua Magestade tendo consideração ao dito José Barata Lima se achar provido pelo Governador e Capitam General da Capitania das Minas Geraes no posto de Sargento mór das ordenanças do destrito do Certão da Gerutuba termo da V.ª de N. Sr.ª do Bom Sucesso das Minas Novas do Aracura Em que vagou por fallecimento de João Dias Mascarenhas que exercia em que foi proposto pelos Officiais da camera com assistencia do Capitam Mor das ordenanças do dº Termo atendendo a ser pessoa de conhecida inteligencia, e outras circunptancias q nelle concorrem, e por esperar q daqui em deante em tudo de que for encarregado se haverá com a exacção q deve Há por bem de o confirmar como por esta confirma no dº posto com o qual não haverá soldo algum da Real Fazenda mas gosará de todas as honras previlegios liberdades izinções e franquezas q em rezão delle lhe pertencem. De q se passou carta Patt.e por duas vias em 13 de Setembro de 1776 / e esta que se fez por Aviso do Secretr.º de Estado de 24 de Nov.º de 1777"

Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Em tempo:
Os meus cumprimentos ao confrade Amiel Bragança, iniciador do tópico, fazendo minhas as suas palavras de agradecimento a Nuno Borrego, Edições Guarda-Mór e Comissão Portuguesa de História Militar pela futura próxima edição d' "As Ordenanças e as Milícias em Portugal"!

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96544 | Matilde Souto Pires | 24 jul 2005 23:49 | Em resposta a: #95721

Sr. Nuno Borrego

Os meus cumprimentos.
Fiz a reserva da sua obra ,certa que me vai ser muito útil, dado o grande número de oficiais das ordenanças , que foram meus antepassados e tambem porque é umgénero de leitura e de informação que tenho a certeza me vai ser muito útil.
Será que consta na sua obra o nome de Silvestre vaz Pereira,natural de assentiz ,
freguesia de Torres Novas que já era alferes e depois capitão em1754?
Nunca encontrei a confirmação ao contrário de outros que encontrei no AHM, por isso a minha curiosidade
Isto se não lhe der muito trabalho....Pois quem esperou tantos anos...pode esperar mais uns dias...
De qualquer modo bem haja pelo seu trabalho

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96750 | alentejo | 27 jul 2005 22:00 | Em resposta a: #96521

Caro Coelho,


Só hoje vi o seu post. Presumo que não conhece as duas listagens publicadas, caso contrário saberia o teor da informação disponibilizada em ditas obras. Presumo, eventualmente mal, que tenha tido acesso às mesmas através da base da BN. A listagem de 1831 só existe na Bib. Mun. do Porto (n existe na BN, AHM, Bib. Exército, Bib. Univ. Católica, etc). Pedi cópia há muitos anos. Um roubo...
Caro Coelho, não. Não lhe quero dizer se constam ou não. Seria eticamente reprovável a disponibilização de tal informação (à distância de um click) para com aqueles que subscreveram dita obra.

Cumprimentos,
NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96754 | alentejo | 27 jul 2005 22:21 | Em resposta a: #96348

Mon Segnor,

Ainda que exagerados, agradeço os seus encómios.

Abraça-o,

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96773 | zamot | 28 jul 2005 09:34 | Em resposta a: #96754

Caro Nuno

Deves estar admirado de eu não ter intervindo neste tópico. A razão é simples, regressei hoje ao trabalho depois de um periodo de férias, e não quero deixar de te enviar um enorme abraço de parabens por mais este "filho". Basta ter a tua assinatura para eu ser comprador.

Quando apareces?


Um abraço amigo

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96780 | coelho | 28 jul 2005 10:04 | Em resposta a: #96750

Caro Nuno Borrego,

sim, encontrei a referência a esses almanaques na base da BN e consultei-os precisamente na BPMP. E por ter consultado, e até fotocopiado algumas partes, é que acho que aquilo é uma listagem de capitanias-mores e dos respectivos oficiais (capitães-mores, sargentos-mores, ajudantes, capitães das companhias, alferes das companhias). Daí continuar sem perceber porque disse à Maria José Borges que "O levantamento das capitanias não está publicado, ao que parece, ..." !! Mas se já conhecia os almanaques, então deve haver aqui um mal entendido.

Sobre o pedido de informação que fiz, compreendo perfeitamente a sua resposta, contudo verifico que Maria José Borges lhe mereceu resposta menos negativa, pois disponibilizou-se a verificar o percurso de um individuo no regimento de milícias de Arganil ...

Agradeço em qualquer caso as restantes informações que teve a amabilidade de me dar.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96797 | Samuel C O Castro | 28 jul 2005 13:08 | Em resposta a: #96543

Estimado Antônio Maria Fevereiro,

Peço-lhe desculpas por não lhe ter respondido antes, pois não recebi a mensagem automática do Genea, comunicando-me de sua intervenção.

Essa sua informação vou repassar para uma colega que ficou de verificar na TT, talvez ela possa encontrar a validação / confirmação das nomeações que a ela solicitei. Portanto, foi muito oportuna sua dica, o que muito lhe agradeço.

Muitíssimo obrigado. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96833 | alentejo | 28 jul 2005 20:47 | Em resposta a: #96780

Caro Coelho,

Acho que, ao contrário daquilo que costumo fazer, lhe respondi a todos os tópicos e de forma delicada. Se consultou essa listagem fico contente por si. Se acha que a informação constante nesse almanaque, pelo menos na parte que fotocopiou, é importante deveria postá-la aqui. Ajudaria aqueles que procuram informações sobre este assunto.
Se respondi de forma educada e cortês à camarada (como é 1 tópico militar deve usar-se este termo) Maria José é pelo simples e único facto de ser Senhora (a criatura - mulher - mais sublime criada por Deus, que só no final da Idade Média foi admitido ter alma - por bula papal - que só votou no século XX e que é mais inteligente que o homem, por usar os 2 lados do cérebro).
Não entendo que possa usar o nome de uma senhora como acto de ciúme, pelo menos parece-me que é aquilo que sentiu em relação à resposta por mim dada a 1 pedido da Maria José Borges.

Encerro este diálogo consigo e desejo-lhe sinceros votos de prosperidades e propriedades.

Cumprimentos,
NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96836 | alentejo | 28 jul 2005 20:51 | Em resposta a: #96773

Zé Thomaz,

Agradeço-te penhorado os parabéns. Apareço quando não tiveres políticos na tua casa, que trato mal e te coloco em "maus lençóis" :o)

Abraço
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96837 | zamot | 28 jul 2005 20:59 | Em resposta a: #96836

Apareço quando não tiveres políticos na tua casa, que trato mal e te coloco em "maus lençóis" :o)


Lol lol - Realmente a ultima vez foi demais, mas não te esqueças que tinham acabado o debate na AR e como estava calor o meu jardim foi o escolhido para jantarem.

Mas como te disse na altura são também eles (os tais politicos) que me pagam o ordenado. Por outro lado a YH tem a vantagem de ser um local apartidário, já cá cheguei a ter sentados em várias mesas ao mesmo tempo representantes de todos os partidos com representação na AR.

Aparece que isso é que é importante.


Um abraço amigo


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96838 | alentejo | 28 jul 2005 21:15 | Em resposta a: #96837

Zé Thomaz,

Sei isso. Mas como não voto, não vejo tv nem leio jornais, acabo por não saber quem são as criaturas que o povo português colocou na manjedoura.
Continuo, talvez mal, a considerar e a classifificar as pessoas entre aqueles que leram e citam de cor a Arte da Guerra do Sun Tzu, o Príncipe do Maquiavel e o da Guerra da Clausewitz. Fraquezas ...
E como estamos num tópico militar, deixo-te uma frase do Mouzinho (teu consócio no Turf, de onde saiu para enfiar um balázio na cabeça) em carta a S.A.R. o Príncipe D. Luiz Filipe, cada vez com mais oportunidade. Dixit: A história do Portugal contemporâneo escrevê-mo-la nós os soldados, lá pelos sertões de África com as pontas das baionetas e das lanças a escorrer em sangue". Acho que é qq coisa assim...

Renovado abc do
NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96843 | amtf | 28 jul 2005 22:24 | Em resposta a: #96797

Caro Samuel de Castro,

Eu é que peço desculpa pela falta de pontaria ao não ter conseguido acertar na sua mensagem!
Num tópico que versa temas militares arrisco-me a receber a classificação de inapto :-)

Muito sucesso para a sua pesquisa!
Grande abraço,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96844 | alentejo | 28 jul 2005 22:31 | Em resposta a: #96843

Caro Tó Maria,

Tás aptíssimo para todo o serviço :o)

Abç
NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96870 | zamot | 29 jul 2005 09:55 | Em resposta a: #96838

Caro Nuno

Sempre o mesmo patriota. E mais obras para sair este ano?


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96871 | coelho | 29 jul 2005 10:09 | Em resposta a: #96833

Caro Nuno Borrego,

continua a fugir à questão! Ainda não explicou porque é que, conhecendo os almanaques de ordenanças que citei, não os considera como "levantamentos das capitanias", que era o que a Maria José procurava.

Não seria mais fácil assumir que desconhecia estes almanaques ou que, conhecendo-os, não teve oportunidade de os consultar??

Não está em causa a sua educação e delicadeza!

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96877 | LCM | 29 jul 2005 10:32 | Em resposta a: #96838

Meu caro Nuno,

Podes não votar, não ver televisão e não saber que nos des)governa, desde que continues a produzir trabalhos úteis :-)
Parabéns por este levantamento dos Oficiais de Ordenanças e Milícias que terá o grande mérito, certamente entre muitos outros, de ser o primeiro e único feito! Já sabes que os criticos andam por aí, mas é a história do ovo de Colombo: todos fariam mas ninguém se lembrou...

Um grande abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96895 | FS | 29 jul 2005 13:42 | Em resposta a: #96877

Boas Tardes
Caros Confrades
Algum de vós me poderia explicar muito resumidamente o que eram os "Voluntários Realistas" pois encontrei um antepassado que era tenente dos Voluntários Realistas do Batalhão da Vila de Serpa, só que realmente não percebo nada de História Militar e como o confrade Nuno Borrego é um expert em História Militar daí a minha pergunta.
Atenciosamente
FS

Resposta

Link directo:

As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96912 | Vínculo | 29 jul 2005 16:27 | Em resposta a: #96895

Caros Confrades

Este tipo de publicações, que tem surgido da recolha de dados,em que o Nuno se tornou Mestre,traz-nos por vezes agradáveis surpresas.Descobrimos antepassados que doutro modo nos passariam ao lado.
Força,força companheiro Nuno!
Continuamos à espera de novas "investidas".
Grande abraço
Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#96933 | amtf | 29 jul 2005 19:48 | Em resposta a: #96844

Nuno,

Serviços agora só ligeiros e, de preferência, bem remunerados :-)

Parabéns pelo teu próximo livro!

Grande abraço
Tó Maria

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97224 | alentejo | 02 ago 2005 21:58 | Em resposta a: #96895

Caro FS,

Em 1829 SMF, El-Rei D. Miguel, criou um Corpo Militar, de 2.ª Linha, que foi designado por Voluntários Realistas. O Coronel-General era o Duque de Cadaval. Houve Regimentos, Batalhões e Companhias soltas. Os Oficiais que faziam parte destes Corpos Militares eram (espero não chocar ninguém, porque hoje está tudo nivelado), a nata da nata, o que se poderá confirmar nas relações de Oficiais a publicar.
Caro FS, não sou expert em nada, simplesmente tento publicar elementos que ajudem aqueles que se interessam por estas coisas.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97225 | alentejo | 02 ago 2005 22:02 | Em resposta a: #96912

Caro Amiel,

Agradeço as tuas palavras, mais uma vez, visto teres sido tu quem abriu o tópico.
A nova "investida", a publicar através do Guarda-Mor, será a leitura sumariada dos Livros da Mordomia-Mor da Casa Real (onde eram lançados todos os foros e ofícios), no período que vai de 1756-1910. Com sumários do agraciado, naturalidade e (muitas vezes, com o nome do pai e avô).
Servirá, pelo menos, àqueles que não podem ir ao IAN/TT.

Abraço Amigo,
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97226 | alentejo | 02 ago 2005 22:10 | Em resposta a: #96877

Lourenço Amigo,

Se andasse ao sabor dos criticos neste momento andaria a acarretar baldes de massa, por ser mais rentável.
Escrevi e editei o primeiro livro em 1989 (escrito entre 1985 e 87) - Barbacena 1254/1934 (ou qualquer coisa que o valha).
Mais do que fazer a genealogia da família da família A, B ou C, é importante fazer levantamento de fontes. Mas ninguém as levanta de forma sistemática e sistematizada. Sabes porquê? Não faz curriculum. Todo gira em todo dos curricula ...

Abraço e até 5.ª feira (os Simples reunem-se, novamente)

NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97228 | alentejo | 02 ago 2005 22:29 | Em resposta a: #96871

Caro Coelho,

Lá tá você a presumir...
Entrei a "fazer a tropa" no CIAAC (centro de intrução de artilharia anti-aérea de cascais), no dia 01-04-1990 (curiosamente o dia das mentiras). Essa incorporação foi a 1.ª onde não houve CGM (curso geral de milícianos - cá andam os malditos milicianos!!!), tendo optado o EME (não vou desdobrar mais abreviaturas) por mandar para o COM os licenciados e para o CSM os restantes (12.º ano e criaturas com anos na faculdade). Fiquei neste último caso, porque tinha na altura 20 anos. Terminada a Instrução fui colocado RAA1, mas acabei por trocar com um camarada com notas mais baixas e rumei ao RASP (Unidade mitica na Artilharia), onde estive entre Agosto de 1991 e Maio de 1992. Neste mês e ano fui colocado no IAEM, onde estive até 1999 ano em que passei à disponibilidade.
Caro Coelho. Não fujo a questões. Sei mais de História Militar a dormir do que você acordado. Não é presunção minha. Mas é a única "mania" que tenho, e à força de bater na pedra fui assimilando algumas coisas.
Conheço esse almanaque desde 1988, mastiguei-o, dormi sobre ele, presumi reedições (fiz isso para os Oficiais de D. Miguel), etc. etc.

Caro Coelho, desejo-lhe a continuação de uma vida feliz

NB

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97229 | alentejo | 02 ago 2005 22:37 | Em resposta a: #97226

"Tudo gira em torno dos curricula..."

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97262 | ancora03 | 03 ago 2005 05:14 | Em resposta a: #96521

Caro Coelho
Possuo uma monografia sobre o concelho de Agueda que refere que o Capitão-mor Sebastião José de Teixeira, do lugar do Garrido, freguesia de Aguada de Cima, foi degredado para Leiria em 3 Março 1750, pena comutada para 4000 reis, por ter fechado 2 jovens na Capela de S Roque e ter levado a chave da capela consigo. A fonte indicada é "Visitações ao Arcediago, 1750, AUC".
Só por curiosidade...

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97427 | FS | 05 ago 2005 07:41 | Em resposta a: #97224

Bons Dias
Caro Confrade
Agradeço a sua resposta, peço desculpa por só agora responder mas estive afastado do forum.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97446 | zamot | 05 ago 2005 11:25 | Em resposta a: #97427

Caros Amigos

Ao que sei esta obra não vai estar á venda ao publico, só por subscrição feita aqui. Assim o meu conselho é de quem ainda não subscreveu que o faça rápidamente pois caso contrário não irá ter acesso a esta "biblia"


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97463 | coelho | 05 ago 2005 15:20 | Em resposta a: #97262

Caro Ancora03,

conheço essa referência do Pe. Ladeira, de qualquer forma obrigado. Abuso de poder por parte do capitão-mor?? Tenciono brevemente consultar as visitações para obter mais pormenores.

Sebastião José Teixeira era natural de Aguada de Cima e a mulher dele era natural do Sardão, Águeda. Tanto quanto sei, viveram sempre em Aguada de Cima, e não no Garrido. Não sei onde o Pe. Ladeira foi buscar essa ideia de que seria do Garrido. De resto, o pe. Ladeira tem vários outros erros nessa lista de "notáveis" da freguesia de Aguada de Cima.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97465 | coelho | 05 ago 2005 15:25 | Em resposta a: #97228

Caro Nuno Borrego,

não estão em causa os seus conhecimentos sobre história militar e não tenho dúvidas que, mesmo dormindo, sabe mais sobre história militar do que eu acordado.

No entanto, já é a terceira ou quarta resposta que me dá sempre fugindo à pergunto que lhe coloquei.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97497 | ancora03 | 06 ago 2005 03:47 | Em resposta a: #97463

Caro Coelho
Efectivamente o P. Ladeira comete vários erros na sua monografia. No entanto, neste caso talvez esteja certo, pois Garrido é um pequeno lugar cá da freguesia de Aguada de Cima (como varios outros, S. Martinho, Forcada, Vila, Vale Grande etc). Provavelmente ainda seremos parentes, pois o meu avô paterno era Antonio Maria da Costa Abrantes, filho de António da Costa Abrantes, tambem filho de outro António da Costa Abrantes e asim sucessivamente (não sei se com o mesmo nome) até ao Alferes José de Oliveira Abrantes. Infelizmente sou demasiado "maçarico" nestas andanças para lhe poder dar alguma ajuda. Mas se precisar de alguma informação cá da terra (Aguada de Cima), disponha.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#97505 | coelho | 06 ago 2005 17:29 | Em resposta a: #97497

Caro ancora03,

somos sem dúvida parentes. O Alferes José de Oliveira de Abrantes foi pai de António da Costa Abrantes (c.c. Josefa Angélica Ferreira Coelho, da Piedade) e também de uma Angélica Clara da Costa Abrantes (c.c. António Rodrigues Pato, de São João da Azenha). Dá-se a coincidência de eu ser descendente quer do António, quer da Angélica Clara. Esta era uma família com muitos casamentos consanguíneos, razão pela qual acabo por ser descendente do capitão mor José de Abrantes Teixeira de seis maneiras diferentes.

Eu sei que Garrido é uma localidade próxima de Aguada de Cima. Já detectei uma derivação dos Abrantes Teixeira para o Garrido, o que poderá ter levado o Pe. Ladeira a pensar que o Sebastião José Teixeira fosse de lá.

Salvo erro grosseiro da minha parte, o nosso Sebastião José Teixeira era natural e morador em Aguada de Cima. Para o Pe. Ladeira ter também razão, podemos conjecturar que ele se teria casado segunda vez e teria ido morar para o Garrido, ou então havia outro indivíduo com esse nome no Garrido.

Um abraço,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#99179 | Coronel | 02 set 2005 15:46 | Em resposta a: #97229

Pode ter-me passado...mas, já foi marcada a data para a sessão pública, (prevista para a 1ª quinzena de Setembro, no Museu Militar), de lançamento desta providencial Obra?

Os meus cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#99257 | Coronel | 03 set 2005 11:07 | Em resposta a: #99179

Caros Confrades

Renovo o meu pedido de esclarecimento, pois tenho muito empenho em estar presente nessa cerimónia.

Os meus cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#100502 | Matilde Souto Pires | 14 set 2005 22:10 | Em resposta a: #99257

Senhor Luís Faria de Sousa

Tambem gostaria de saber quando será a presentado o livro « As Ordenanças e as Milícias em Portugal, que estava previsto ser na 1ª quinzena de setembro, no Museu Militar.
Já fiz algumas tentativas para obter uma informação, mas foram em vão.
Terá o Senhor tido mais sorte,saberá dizer-me algo sobre o assunto?

Os meus cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#100519 | Coronel | 14 set 2005 23:48 | Em resposta a: #100502

Cara Matilde Souto Pires

Não consegui até ao momento qualquer confirmação de data, o que não deixa de ser estranho, especialmente neste fórum, local do lançamento "publicitário" desta tão ansiada Obra.
Amanhã irei contactar o Museu Militar.
Se conseguir ser bem sucedido informá-la-ei.

Os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#100532 | MarioBC | 15 set 2005 09:57 | Em resposta a: #95721

Caro Nuno Borrego

Encontrei á pouco tempo no site da Torre do Tombo um documento (Maço 117 - Doc. 97) que apresenta a listagem dos oficiais das milicías de Tolosa do ano de 1626. Gostaria, se possivel, de saber se na sua pesquisa encontrou dados referentes a esta vila alentejana. Uma vez que disponho de dados genealogicos da minha familia até princípios de 1700 pretendia estabelecer a ligação a esses militares.
Desde já agradeço a informação que me possa dar

Os melhores cumprimentos,
Mário B. Constâncio

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#102029 | pgirao | 03 out 2005 00:49 | Em resposta a: #100519

Caros participantes neste tópico,

Alguém tem novidades acerca da publicação desta obra?

Pedindo desculpa pela minha impaciência, envio os melhores cumprimentos.

Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#102030 | JMCM | 03 out 2005 00:53 | Em resposta a: #102029

Sai dia 26 de outubro
cump

Melo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento dia 26 de Outubro

#102043 | JCC | 03 out 2005 10:56 | Em resposta a: #102029

Caro Pedro Girão

Recebi, como presumo que terão recebido os restantes subscritores da obra através da Livraria Guarda-Mor, o email que transcrevo:

"Por força de alterações introduzidas na obra - acrescentada em cerca de mais 200 páginas - e da necessidade de conciliar a agenda das entidades que presidirão, no Museu Militar, em Lisboa, ao lançamento do Livro "As Ordenanças e as Milícias em Portugal", de Nuno Gonçalo Pereira Borrego, vimo-nos forçados a adiar a data da sua publicação para o próximo dia 26 de Outubro, às 18h00.


Apesar do aumento considerável de páginas, a obra não sofrerá naturalmente qualquer alteração no preço.

Apresentando as desculpas por este facto, enviamos os nossos melhores cumprimentos.

Guarda-Mor, Lda"

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento dia 26 de Outubro

#102076 | coelho | 03 out 2005 16:31 | Em resposta a: #102043

Caro João Cordovil Cardoso,

na página da Livraria do Guarda Mor ainda se mantem o anúncio: "A sessão pública de lançamento decorrerá no Museu Militar, em Lisboa, na primeira quinzena de Setembro."

Entretanto surgiu este tópico e, em finais de Julho, tive aqui oportunidade de indicar duas fontes (almanaques de ordenanças) que o Nuno Borrego não tinha utilizado. (embora ele se tenha negado a admiti-lo)

Este novo material (e 200 páginas é muito!), a cuja adição se fica a dever o atrazo no lançamento, não será precisamente material colhido nos ditos almanaques?!

Seria interessante que o autor clarificasse.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento dia 26 de Outubro

#102084 | JCC | 03 out 2005 17:15 | Em resposta a: #102076

Caro Coelho

Ouvi falar em índices Omomásticos mas não sei se tem mais qq coisa.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento dia 26 de Outubro

#102097 | LCM | 03 out 2005 19:56 | Em resposta a: #102076

Caro Coelho,

O Nuno Borrego, de quem sou grande amigo, não me encomendou qualquer discurso (aliás, não falo com ele há uma semana), mas por uma questão de justiça não posso deixar de esclarecer o seguinte: o Nuno conhecia os "Almanaques" que refere há muitos anos. Falámos diversas vezes sobre eles pois eu sabia de uma pessoa que tinha um "Almanaque de Ordenanças", por acaso do mesmo ano daquele que o Nuno tinha fotocopiado, salvo o erro no Porto. Como tal, a afirmação que faz não corresponde à verdade.

Não tenho nada com a polémica que teve com o Nuno neste tópico. Mas em relação a este particular dos "Almanaques" não seria justo não escrever o que acima fica.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento dia 26 de Outubro

#103615 | chartri | 22 out 2005 22:53 | Em resposta a: #102043

Caros amigos

Sempre se confirma o lançamento do livro "As Ordenanças e as Milícias em Portugal", de Nuno Gonçalo Pereira Borrego, na próxima 4 feira?

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento dia 26 de Outubro

#103616 | chartri | 22 out 2005 22:54 | Em resposta a: #102097

Caros amigos

Sempre se confirma o lançamento do livro "As Ordenanças e as Milícias em Portugal", de Nuno Gonçalo Pereira Borrego, na próxima 4 feira?

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento dia 26 de Outubro

#103632 | Matilde Souto Pires | 23 out 2005 15:28 | Em resposta a: #103616

Senhor Ricardo Charters de Azevedo

No dia 30 de Setembro , recebi a informação da Genea Portugal , do Senhor Luís Amaral,que o lançamento do livro «As Ordenanças e as Milicias em Portugal »terá lugar na próxima 4ª feira,dia 26 de Outubro às 18 horas no Museu Militar.

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

"As Ordenanças e Milicias" - lançamento dia 26 Out

#103647 | chartri | 23 out 2005 20:10 | Em resposta a: #103632

Muito obrigado pela confirmação
Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: "As Ordenanças e Milicias" - lançamento dia 26 Out

#103659 | JCC | 23 out 2005 23:03 | Em resposta a: #103647

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Eu também recebi a confirmação mas tenho sérias dúvidas que a data se cumpra.

Até ao momento não recebi nenhum convite para o lançamento, o que é de estranhar dada a proximidade da data.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: "As Ordenanças e Milicias" - lançamento dia 26 Out

#103860 | Matilde Souto Pires | 26 out 2005 15:44 | Em resposta a: #103647

Senhor Ricardo Charters de Azevedo

Recebi do Sr. Luis Amaral do Guarda -Mor a informação que houve um novo adiamento no lançamento do livro «As ordenanças e as Milicias em Portugal», por motivos que se prendem com a entrega do texto final na tipografia.No entanto tencionam garantir a publicação da obra até ao fim do presente ano de 2005.
Possivelmente já teve tambem conhecimento desta informação

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: "As Ordenanças e Milicias" - lançamento dia 26

#103885 | chartri | 26 out 2005 20:36 | Em resposta a: #103860

Cara Matilde Souto Pires

Agradeço a informação, pois até hoje nada recebi

Bem Haja

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Lançamento adiado

#103891 | chartri | 26 out 2005 21:01 | Em resposta a: #95395

Recebi da GENEA a seguinte nota:


Ex.mº(ª) Senhor(ª),

A 4 de Julho passado anunciámos a futura publicação desta obra, que então se previa ser lançada na primeira quinzena de Setembro. Aproximando-nos daquela data sem que se reunissem as condições para o lançamento, foi-nos comunicado pelo Autor que apenas em Outubro tal seria possível, facto que transmitimos a todos aqueles que entretanto tinham subscrito a obra, pagando-a atempadamente.

Por motivos que se prendem com a entrega do texto final na tipografia, o lançamento de "As Ordenanças e as Milícias em Portugal" será uma vez adiado o que, por mais que transcenda a nossa culpa, incomoda-nos bastante, posto que a nossa intervenção como editores não nos exime de responsabilidades.

Além do aumento de volume de páginas e da introdução de índices, não prevista inicialmente, a impossibilidade de o Autor apresentar a obra completa na tipografia dentro do prazo acordado, provocam este novo adiamento. No entanto, ressalvamos que estão acauteladas as subscrições.

Face ao embaraço que isto nos causa, disponibilizamo-nos a devolver o valor da subscrição a quem não quiser manter-se como subscritor, dentro do universo daqueles que subscreveram através deste site. Bastará para o efeito que nos comuniquem essa opção.

Lamentamos o sucedido, para o qual não podemos nesta altura dizer mais que não seja garantir a publicação da obra tão cedo quanto seja possível, o que nos parece viável até ao fim do presente ano de 2005.


Com os nossos melhores cumprimentos,
Guarda-Mor, Lda
Luis Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento adiado

#109129 | Alves dos Santos | 09 jan 2006 14:13 | Em resposta a: #103891

Alguem podera informar se existe ja alguma informacao sobre ao lançamento da obra "As Ordenanças e as Milícias em Portugal"?

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento adiado

#109310 | amrr | 11 jan 2006 00:55 | Em resposta a: #109129

É verdade, já existem novidades sobre este assunto?

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento adiado

#110517 | JCC | 24 jan 2006 23:34 | Em resposta a: #109310

Acabo de receber:

Ex.mº(ª) Senhor(ª),

Foi finalmente hoje, 24 de Janeiro, entregue pelo autor o original da obra "As Ordenanças e as Milícias em Portugal". O trabalho está já em andamento na tipografia e contamos no decorrer da próxima estar em condições de comunicar uma data definitiva para a entrega deste livro, sendo agora previsível apontar para a primeira quinzena de Fevereiro.

Com os nossos melhores cumprimentos

Luis Amaral
Guarda-Mor, Lda.

Resposta

Link directo:

RE: Como confirmar subscrição?

#110880 | mgorjaoh | 29 jan 2006 20:12 | Em resposta a: #110517

Caro Confrade,

Como poderei confirmar, antes de efectuar o pagamento na livraria do Guarda-Mor, se consto ou não da lista dos subscritores? Tenho lembrança nítida de ter comunicado o interesse na Obra, mas, ao contrário do que é habitual, não encontrei ainda o registo electrónico que o comprove. PEse o grande interesse que tenho em mais este livro de Nuno Borrego (até porque descendo por varonia de um capitão de ordenanças de Óbidos, na primeira metade do séc. XVII, durante mais de 25 anos), sempre seria custoso pagar duas vezes...

Pode ser que o GENEA me consiga responder ou que haja alguma forma de, no site, dar a resposta. Desculpe estar a tomar a "boleia" da sua informação, útil e que confirma a informação dada na "livraria".

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Como confirmar subscrição?

#110890 | JCC | 29 jan 2006 21:43 | Em resposta a: #110880

Caro Miguel Gorjão-Henriques

Sugito um contacto através do link Moderador no topo desta página.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#111564 | Vínculo | 08 fev 2006 13:26 | Em resposta a: #95721

Caro Nuno

Acho que valeu a pena esperar.Os meus sinceros parabens para ti e Guarda-Mor.
Aguardo novas incursões ao Passado para alegria dos genealogistas.

Grande abraço

Amiel

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento adiado

#111579 | Vínculo | 08 fev 2006 15:26 | Em resposta a: #111575

Caro Maurício Pinto

Como subscritor e utilizador do Forum fui sendo informado da situação.
As informações não foram individualizadas mas julgo que esclarecedoras para quem estava atento.
A obra que tanto esperávamos está cá fora e com muita informação.É o que interessa.
Não fui mandatado para dar resposta ao seu protesto mas acho que tem de haver compreensão.

Cumprimentos

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento adiado

#111581 | mpinto | 08 fev 2006 16:30 | Em resposta a: #111579

Caro Amiel Bragança,

Agradeço a sua resposta. De facto, esta obra tem, para mim, todo o interesse. O meu protesto nada tem a ver com o atraso da mesma, apenas a enorme desconsideração de, ao longo de 10 meses e inúmeros mails, nunca ter tido qualquer tipo de resposta por parte do guarda-mor e/ou genea as minhas questões.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#111592 | Conde | 08 fev 2006 18:04 | Em resposta a: #95395

O ilustre confrade Nuno Borrego acaba de lançar mais uma obra imprescindível para os genealogistas. De ora em diante iremos ver a obra referenciada obrigatoriamente em tudo quanto é livro de linhagens. Já ganhei uma noite sem dormir a descobrir parentes sem sair da cama ! Só isto quanto vale?
Bem haja o Nuno Borrego.

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#111618 | chartri | 08 fev 2006 22:13 | Em resposta a: #111592

Recebi a 24 de Janeiro esta informação:
"
Ex.mº(ª) Senhor(ª),

Foi finalmente hoje, 24 de Janeiro, entregue pelo autor o original da obra "As Ordenanças e as Milícias em Portugal". O trabalho está já em andamento na tipografia e contamos no decorrer da próxima estar em condições de comunicar uma data definitiva para a entrega deste livro, sendo agora previsível apontar para a primeira quinzena de Fevereiro.

Com os nossos melhores cumprimentos

Luis Amaral
Guarda-Mor, Lda."

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#111683 | ligiaportovedo | 09 fev 2006 13:17 | Em resposta a: #111564

Caro Amiel Bragança,
Já há notícias da obra? Começaram a entregar?
Estou, de certo modo, impaciente para a ter nas mãos... e se diz que é mesmo um bom trabalho, ainda mais!
Um abraço,
Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#111684 | Vínculo | 09 fev 2006 13:36 | Em resposta a: #111683

Cara Lígia Portovedo

A "distribuição geral"/lançamento está para breve.Julgo que será a 23, conforme informação do Zé Tomaz
Alguns eleitos já tiveram acesso ao conteúdo.
Como é habitual os subscritores serão os primeiros.
Pode crer que é um bom trabalho, como seria de esperar vindo do Nuno Borrego.

Com os meus melhores cumprimentos

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento adiado

#112121 | Matilde Souto Pires | 15 fev 2006 17:43 | Em resposta a: #110517

Sr. Luis Amaral

Gostaria de saber se haverá a apresentação do livro «As Ordenanças e as Milicias em Portugal»
Data e local
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento adiado

#112123 | alentejo | 15 fev 2006 17:54 | Em resposta a: #112121

Ex.ma Senhora,

O Genea colocará a notícia da apresentação, mas sempre vou adiantando que é no próximo dia 23.02 (Quinta-Feira), às 18h00 nas caves manuelinas do Museu Militar (Largo Museu da Artilharia, junto a S.ta Apolónia), em cerimónia presidida por S. Ex.ª o General CEME.
Com os melhores cumprimentos,

NB

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento adiado

#112172 | Matilde Souto Pires | 16 fev 2006 09:34 | Em resposta a: #112123

Senhor Nuno Borrego

Muito obrigada pela sua informação,vou fazer os possiveis para estar presente.
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#119532 | Augusto Tavares | 29 mai 2006 09:09 | Em resposta a: #95721

Caríssimo Nuno Borrego,

Necessitando, com alguma urgência, de saber se aparece no seu livro " As Ordenanças e Milícias de Portugal", não o tendo e não estando ele ainda disponível para consulta na BGUC, venho perguntar-lhe se por acaso lá aparece alguma informação referente a Cristóvão de Almeida Azevedo e Vasconcelos, quer terá sido Coronel do Regimento de Milícias de Arouca.

Agradecia se me pudessse ajudar.

Melhores cumprimentos

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#119593 | san1 | 29 mai 2006 21:13 | Em resposta a: #119532

Caro Augusto Tavares,

na pagina 593, em "Regimento de Milicias de Arouca" aparece Cristóvão de Almeida de Azevedo e Vasconcelos, Tenente-Coronel. Patente : 31/07/1809. Residência/Obs : São Pedro do Sul. Reformado em 12/11/1828.

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
France

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#119723 | Augusto Tavares | 31 mai 2006 12:29 | Em resposta a: #119593

Caríssima Sandra Carvalho,

Muito obrigado pela sua rápida resposta.
Seria muito incómodo perguntar-lhe se as indicações da patente e da reforma vêm acompanhadas de alguma fonte/nota. É que as datas parecem-me pouco coincidentes com a biografia de Cristóvão de Almeida Azevedo e Vasconcelos.

Muito obrigado, uma vez mais

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#119762 | san1 | 31 mai 2006 19:45 | Em resposta a: #119723

Caro Augusto Tavares,

não encontrei nenhuma fonte ou nota. Copiei exactamente tudo o que estava escrito.

cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#120057 | Toneca | 04 jun 2006 12:44 | Em resposta a: #95395

Caros Confrades,

No intuito de confirmar informação que tinha através dos RPs,fiz uma consulta rápida na Livraria Ferin à obra em questão,tendo encontrado os nomes de alguns antepassados do Cadaval,José Ribeiro Gomes de Mendonça (Sargento-Mór e Capitão-Mór em 1829) um tetravô,e Manuel Nobre Perera de Almeida,irmão da tetravó,casada com José Ribeiro,e também Capitão-Mór.Seria possível obter informações pessoais mais completas sobre ambos além da disponível na obra,recorrendo às fontes utilizadas?Intriga-me especialmente não conhecer praticamente nada sobre o meu tetratio Manuel Nobre...?
Os meus agradeciemtos antecipados por qualquer tipo de ajuda.

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#124508 | Augusto Tavares | 08 ago 2006 09:38 | Em resposta a: #119593

Caríssima Sandra Carvalho,

Mais uma vez venho incomodá-la. Desta vez para lhe pedir se podia ver no livro "As Ordenanças..." se aparece um tal António José de Faria e Mata (de Amorim Coelho) como Capitão-Mor de Tentúgal, Coimbra/Montemor.

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#125461 | Rui Jesuino | 21 ago 2006 19:23 | Em resposta a: #97226

Caro Nuno Borrego,
Não conheço esta sua obra sobre Barbacena e parece que na Biblioteca Municipal de Elvas não existe nenhum exemplar. Gostava de a ler uma vez que sou um estudioso da história do concelho de Elvas. Sabe por acaso onde posso comprá-lo?

Um abraço e os meus cumprimentos
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

Capit. António Marques de Paula Coimbra

#125558 | gmg | 22 ago 2006 17:51 | Em resposta a: #95721

Caro SR. Nuno Borrego,

No livro que editou, consta algum Capitão ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, natural do concelho de Tondela?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#125587 | san1 | 22 ago 2006 20:25 | Em resposta a: #124508

Caro Augusto Tavares,

So hoje vi sua mensagem, pois venho mesmo de acabar minhas férias...

Não encontrei nenhum Capitão-Mor de Tentúgal chamado António José de Faria e Mata (de Amorim Coelho).

é assim :
p 284 (Tentúgal)

JOSE DE SEQUEIRA GUSMÃO, Capitão-Mor de Ordenanças, em 28 IV 1766
JOÃO MIGUEIS ROSANO, Capitão de Ordenanças, Em 23 VII 1767
DIOGO PEREIRA DE SAMPAIO, Capitão-Mor de Ordenanças. Em 17 VI 1776
SALVADOR MARQUES COUCEIRO, Capitão de Ordenanças. 30 IV 1781
JOSE VAZ ROMEIRO, Capitão de Ordenanças da Vila de Póvoa de Santa Cristina. Em 30 III 1789
JOSE CARLOS DA FONSECA, Capitão-Mor de Ordenanças. Em 23 IV 1797
JOSE MARIA PEREIRA FORJAZ DE SAMPAIO, Capitão de Ordenanças. Em 15 XII 1803
FRANCISCO SOARES COUCEIRO, Capitão de Ordenanças da vila de Póvoa de Santa Cristina
JOAQUIM JOSE MARQUES COUCEIRO, Capitão de Ordenanças. Em 28 IV 1814


Encontrei « Antonio de José Faria » :

p 124 (Nisa)
Montalvão
ANTONIO JOSE DE FARIA, Capitão-Mor de Ordenanças, que vagou por morte de Francisco Lopes Conde. Em 09 VI 1766.


p 332 (Cascais)
ANTONIO JOSE DE FARIA, Capitão de Ordenanças, de que era Alferes, da Companhia do termo de Cascais, que vagou por morte de Luis Pinheiro de Brito. Em 30 VII 1777.


p 595 (Regimento de Milicias de Arouca)
Alferes : ANTONIO JOSE DE FARIA : reformado em 14/01/1809


Espero que lhe possa ajudar,
Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#127354 | Nuno Oliveira | 03 set 2006 19:43 | Em resposta a: #97228

Caro Nuno Borrego,
Estou a desenvolver um trabalho sobre a organização militar e seus movimentos no antigo concelho de Lafões, mormente na vila de S. Pedro do Sul, pelo que a identificação e recolha de informação que se relaciona com este tema é do meu total interesse.
Ora, como o caro confrade é uma autoridade na área da História Militar, com reconhecidíssimos e valiosíssimos trabalhos publicados, será que me poderá dar conta de bibliografia que eu possa consultar, documentos que contenham informação sobre Lafões e S. Pedro do Sul, ou se, no decurso das suas próprias investigações, já encontrou alguma informação mais concreta que se recorde? E se sim, o que encontrou?
Muito lhe agradeço que me responda.
Respeitosamente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

Capitão António Marques de Paula Coimbra

#128581 | gmg | 15 set 2006 13:21 | Em resposta a: #103659

Caro João Cordovil Cardoso,

No Livro sobre as Ordenanças, consta algum Capitão ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, natural do concelho de Tondela?


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#144184 | Toneca | 15 fev 2007 12:36 | Em resposta a: #120057

Caros Confrades,

Renovo o meu pedido anterior.
Quero também aproveitar a oportunidade para manifestar o meu apreço pela obra em questão,da autoria do prezado confrade Nuno Borrego!Graças ao seu trabalho localizei alguém que pode ser um dos meus antepassados do meu ramo alentejano! Trata-se de Joaquim José Madeira,capitão 8.ª grad. Patente 17/12/1798.Residente em Fronteira.Reformado em 13/5/1825(Regimento de Milícias de Portalegre).Esta info. consta de pág.569.Um bisavô meu chamava-se Joaquim José Madeira,quando morreu em 1892 era capitão também.O pai deste,também Joaquim José Madeira,era major qdo morreu em 1880,tendo nascido em Moura em 1813.Contudo o pai deste chamava-se Domingos José Madeira,da Aldeia de Sta.Cruz,Bispado do Algarve.Será que este meu tetravô seria filho ou sobrinho do mencionado naquela obra?Acho que é de investigar.É curioso que o meu bisavô,falecido em 1892,a um dos 4 filhos que teve,pôs também o nome de Joaquim José Nobre Madeira e este ao filho,Joaquim José Scarpa Madeira!

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#152901 | chartri | 18 abr 2007 22:58 | Em resposta a: #95721

Caro Nuno Borrego

Para quando o 2 Volume?

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#161267 | gmg | 29 jun 2007 15:13 | Em resposta a: #95395

Caro Amiel Bragança,

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#161268 | gmg | 29 jun 2007 15:13 | Em resposta a: #95523

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#161269 | gmg | 29 jun 2007 15:14 | Em resposta a: #95771

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#161270 | gmg | 29 jun 2007 15:14 | Em resposta a: #96544

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#161271 | gmg | 29 jun 2007 15:14 | Em resposta a: #100532

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#161272 | gmg | 29 jun 2007 15:14 | Em resposta a: #127354

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Capitães de Ordenanças.

#161273 | gmg | 29 jun 2007 15:15 | Em resposta a: #103659

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#161406 | gmg | 30 jun 2007 19:46 | Em resposta a: #111618

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#161407 | gmg | 30 jun 2007 19:46 | Em resposta a: #120057

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Lançamento adiado

#161408 | gmg | 30 jun 2007 19:47 | Em resposta a: #112172

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#161409 | gmg | 30 jun 2007 19:47 | Em resposta a: #97446

Veja, se fizer o favor, o tópico: Capitães de Ordenanças.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#214849 | ihintza | 06 dez 2008 15:52 | Em resposta a: #125587

Cara Sandra e demais confadres,

Será que alguem me pode consultar o livro "As ordenanças e as milicias em Portugal"?
Gostaria de saber se neste livro constam estes dois irmãos antepassados meus:


1) Caetano Manuel Barreira, natural de Jou, concelho de Murça (Vila Real). Nasceu aproximadamente em 1711, filho de Manoel Lopes Barreira e Maria Gonçalves. Morreu em Jou em 12.01.1795, aqui aparece como Alferes de Infantaria de Ordenanças.

2) Manuel Luis Barreira, natural de Jou, concelho de Murça (Vila Real). Nasceu em 27.08.1708, filho de Manoel Lopes Barreira e Maria Gonçalves. Morreu em Jou em 26.07.1768. Era Capitão de Ordenanças e Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo.


Muito obrigada e desculpem pelos incomodos.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#214877 | san1 | 06 dez 2008 21:05 | Em resposta a: #214849

Caro Rocio Cardoso,
não encontrei nenhuma pessoa com esses nomes no livro "As ordenanças e as milicias em Portugal"

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#214881 | joão reis | 06 dez 2008 21:57 | Em resposta a: #214877

Cara Sandra


Será que lhe podia pedir um favor? Se me podesse ver se surgem como capitães de ordenanças:

Cap. Pedro Francisco Homem de Figueiredo - Farinha Podre (act. S. Pedro de Alva, Concelho de Penacova)

Cap. Bernardo Marques Nunes, de Galizes (act. freg. de Nogueira do cravo, Oliv. do Hospital)

Cap. João Santos Carvalho (Cioga do Monte, ou Trouxemil, Coimbra)

Sargento-mor João de Sá (Porto de Mós)


O meu muito obrigado


Cumprimentos

João Reis

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#214914 | ihintza | 07 dez 2008 12:33 | Em resposta a: #214877

Cara Sandra,
Obrigada na mesma.

Gostaria de faze-lhe uma pergunta. Você acha que, mesmo que no livro não apareçam, eu poderia localizar alguma informação destes meus parentes no Arquivo Historico Militar?

Obrigada,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#214997 | ihintza | 08 dez 2008 16:06 | Em resposta a: #214877

Cara Sandra e demais confadres,

Será que no livro aparece este outro antepassado meu?


1) Jose de Morais Pinto, natural de Bornes de Aguiar, concelho de Vila Pouca de Aguiar (Vila Real). Nasceu aproximadamente em 1705, filho de Sebastião de Morais e Ana Maria Pinto, naturais de Bornes de Aguiar. Era Capitão.


Muito obrigada e desculpem pelos incomodos.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#215039 | san1 | 08 dez 2008 20:59 | Em resposta a: #214997

Bom dia,
não encontrei ninguém com esse nome.
Mas existe :

p 308
Felgueiras (Felgueiras, Distrito do Porto)
José Pinto, "Capitão de Ordenanças da Companhia de que foi Capitão Luis da Fonseca Lemos. Em 09.03.1796"

p 699
José Pinto, Capitão Caç. no Regimento de Milicias de Tomar (Provincia da Estremadura) , patente de 18.03.1782

pelas datas, não parecem coresponder com a pessoa que procura...

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#215458 | ihintza | 14 dez 2008 12:59 | Em resposta a: #214877

Cara Sandra e demais confadres,

Não pretendo abusar mas, será que no livro aparece este outro antepassado meu?


1) Alferes Manuel António Gomes, natural da freguesia da Granja, concelho de Penedono (Viseu). Nasceu por volta do ano 1814.


Muito obrigada e desculpem pelos incomodos.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#215702 | san1 | 16 dez 2008 19:04 | Em resposta a: #215458

Bom dia,

nenhuma pessoa corresponde com os dados que deu.
Existe um Manuel Antonio Gomes, mas tomou suas funções por volta de 1795.

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#215703 | san1 | 16 dez 2008 19:30 | Em resposta a: #214881

Bom dia,

No livro sobre as ordenanças so encontrei estas referências :

> Pedro de Figueiredo
p 186
Seia, Seia, Distrito da Guarda, Beira Alta
Manuel Antonio de Figueiredo, Capitão de Ordenanças de Vila Verde, termo de Seia, que vagou por morte de Pedro de Figueiredo. Em 21-XI-1760.

p 204
Nagosa, Moimenta da Beira, Distrito da Guarda, Beira Alta
Manuel de Sampaio, Capitão de Ordenanças da Companhia formada na vila de Arcos e Nagosa, que vagou por morte de Pedro de Figueiredo. Em 21-IV-1766/


> João de Sá

p 294
Alvorge, Ansião, Distrito de Leiria, Beira Litoral
João de Sá, Capitão de Ordenanças do lugar de Alcalamoque e sua anexas, distrito de Alvorge, de que era Alferes, que vagou por morte de Sebastião da Silva. Em 20-VI-1763

p 430
Guide, Mirandela, Distrito de Bragança, Tras-os-Montes e Alto Douro
João de Sá, Capitão de Ordenanças do lugar do Guide, distrito da vila de Torre de Donas Chama, que vagou por morte de Diogo Rodrigues. Em 30-VII-1782


Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#215705 | san1 | 16 dez 2008 20:01 | Em resposta a: #214914

Bom dia,

Eu não sou uma especialista da coisa militar. Eu propria tenho militares nos meus antepassados e não sei como obter mais informações...
Mas, nem todos os militares aparecem neste livro ! Por isso julgo que deve haver algumas informações no Arquivo Historico Militar. Eu não sei como obtê-las... vivo em França, por isso não lhe posso dar mais ajuda do que isto...

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#215706 | ihintza | 16 dez 2008 20:37 | Em resposta a: #215705

Cara Sandra,

Obrigada na mesma.
Já está a ser de ajuda ao responder ao pessoal.
Eu também não posso desloca-me até ao Arquivo Histórico Militar pois moro em Espanha mas acho que eles têm email de contacto.

Eu vou ver se consego algúm contacto e logo que o tenha eu digo-lhe.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#215839 | ihintza | 17 dez 2008 22:27 | Em resposta a: #215705

Cara Sandra,

Localizei o contacto do Arquivo Histórico Militar.

ARQUIVO HISTÓRICO MILITAR
Lg. Dos Caminhos de Ferro, 2
1100-105 Lisboa

Secção de Investigação, Leitura e Divulgação (SILD):
Capitão Aleixo; Tenente Santos; Dr. João Tavares; Sr. António Granha.
Telef: 218842563; Fax: 218842514
E-mail: ahm@mail.exercito.pt


Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#215911 | san1 | 18 dez 2008 17:52 | Em resposta a: #215839

Bom dia,
obrigada pela sua mensagem
Espero que você vai obter as informações que procura.

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#233621 | jomimota | 08 jul 2009 17:39 | Em resposta a: #95721

Caro Sr. Nuno Borrego,

Aproveito para o saudar pela brilhante iniciativa que teve ao publicar a obra "As ordenanças e Milícias em Portugal" de muito proveito para os estudiosos destas coisas, ou para simples curiosos como eu.
Verifiquei no entanto e aproveito para lhe relatar que na referida obra, no que diz respeito ao Distrito de Alvorge, o seu estudo se limita ao intervalo de 1763 a 1792, contudo e após consulta da publicação "Catalogo de Decretos do Extinto Conselho de Guerra", de Madureira dos Santos, disponível no AHM, pude constatar que um antepassado meu, de nome António José da Mota, foi Capitão da 4.ª Companhia de Ordenanças do referido Distrito, tendo sido demitido do cargo, após a sua morte, em Setembro de 1830.

Com os meus melhores cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#234064 | jomimota | 13 jul 2009 10:05 | Em resposta a: #96220

Caro Confrade Coelho,

O meu antepassado António José da Mota, que foi Capitão da 4.ª Companhia de Ordenanças do distrito de Alvorge, também foi demitido em 1830, mais propriamente a 2 de Setembro do referido ano, por decreto no qual estavam incluídos vários outros oficiais de origens variadas, sendo que a razão da demissão vem indicada na obra de Madureira dos Santos e passo a citar "... por já não servirem ...". Dado que este meu "avô", já tinha falecido em Maio de 1830, fico sem saber se a razão de já não servir tenha sido a sua morte ou qualquer outra de carácter politico. Por acaso, não tem qualquer referência que enquadre os ditos decretos de 1830?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#234067 | coelho | 13 jul 2009 10:16 | Em resposta a: #234064

Caro Jorge Mota,

não tenho mais informação. Não sei se não terá a ver com as vicissitudes da rivalidade entre miguelistas e liberais ... Conviria olhar para a cronologia dos acontecimentos nesta época.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#234119 | jomimota | 13 jul 2009 18:25 | Em resposta a: #234067

Caro Confrade,

Agradeco-lhe a sua pronta resposta.
Aproveito a oportunidade para saber se os seus antepassados também foram demitidos pelo mesmo decreto de 2 de setembro de 1830.
Quanto ao enquadramento da demissão, embora este meu avô ja tivesse morrido à data da demissão, os seus dois filhos mais velhos, estudantes de Coimbra foram presos em outubro de 1833, tendo estado envolvidos com o processo desde 1826, pelo que me leva suspeitar do seu alinhamento com os liberais.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#234121 | coelho | 13 jul 2009 18:50 | Em resposta a: #234119

Caro confrade,

um dos meus familiares foi "dispensado" por decreto de 1830/02/16. O decreto não menciona o motivo da dispensa. Tenho apenas a suspeita de que poderá ter sido por alteração da cor política dominante, mas nunca analisei a questão em detalhe nem a cronologia da época.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#238968 | gmg | 13 set 2009 13:35 | Em resposta a: #95395

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#238969 | gmg | 13 set 2009 13:35 | Em resposta a: #95523

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#238970 | gmg | 13 set 2009 13:36 | Em resposta a: #95771

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#238971 | gmg | 13 set 2009 13:36 | Em resposta a: #233621

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Ordenanças

#238972 | gmg | 13 set 2009 13:37 | Em resposta a: #110890

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Ordenanças

#238973 | gmg | 13 set 2009 13:37 | Em resposta a: #110880

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#238975 | gmg | 13 set 2009 13:38 | Em resposta a: #102030

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milícias

#238976 | gmg | 13 set 2009 13:38 | Em resposta a: #103616

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#238977 | gmg | 13 set 2009 13:38 | Em resposta a: #99257

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#238978 | gmg | 13 set 2009 13:39 | Em resposta a: #96773

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Ordenanças e Milícias

#238979 | gmg | 13 set 2009 13:39 | Em resposta a: #111581

Alguém possui alguma informação, ou listagem, ou outros elementos quaisquer sobre os nossos militares que combateram nas Invasões Napoleónicas?

Procuro elementos sobre a seguinte pessoa:


-JOAQUIM DA GUERRA CONDE, baptizado em 1785 e natural da freg.ª de Freixeda-do-Torrão, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo, distrito da Guarda. Filho de Alexandre da Guerra Conde, de Freixeda-do-Torrão e de D. Maria Monteiro, também da mesma freguesia. Neto paterno de João da Guerra, natural da freg.ª de Vilar de Amargo e de D. Josefa de Aguiar e neto materno de Manuel da Guerra, nat. da freg.ª de Penha de Águia, concelho de Figueira-de-Castelo-Rodrigo e de D. Isabel Monteiro, de Freixeda-do-Torrão.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#239295 | sena1965 | 16 set 2009 09:02 | Em resposta a: #96183

Caro senhor

Pelo que percebi o volume actualmente publicado sobre Capitães de ordenanças cobre os anos 1740 (aprox.) em diante e é um primeiro volume de 2. Gostaria de saber para quando se prevê a publicação do segundo e quais os anos que cobre.
É que eu estou particularmente interessado em saber dados sobre os capitães que existiram na região da Pampilhosa da Serra, Fajão, Dornelas do Zêzere e Janeiro de Baixo (região da Beira Baixa) nos anos 1640 a 1750. Conheço os nomes de muitos dos capitães que aí viveram nessa época mas as datas exactas em que forem nomeados é-me desconhecida.

Cumprimentos

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#360103 | nc19852a | 31 jul 2015 14:50 | Em resposta a: #95395

Boa tarde, venho por este meio solicitar alguma informação contida no livro :

Francisco Xavier de Brito
• Ordenanças e as Milícias em Portugal-Subsídios para o seu Estudo, As
pag 692

Francisco Xavier de Brito e Melo
Título Volume Página

• Ordenanças e as Milícias em Portugal-Subsídios para o seu Estudo, As
147
Desde ja os meus agradecimentos

Alberto Xavier de Brito

Resposta

Link directo:

As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#360119 | Jpteixeira | 01 ago 2015 03:08 | Em resposta a: #360103

Caro Alberto Xavier de Brito

p. 692: Francisco Xavier de Brito, nomeado a 15-08-1805 como Alferes da 6.ª Companhia do Regimento de Milícias de Setúbal e reformado na data de 17-12-1808.

p. 147: Francisco Xavier Guerreiro de Brito e Melo, nomeado Capitão de Ordenanças na Companhia de Cavalos de Albufeira, em 02-03-1780, que vagou por baixa que se deu a José Rafael Gago. Foi demitido a 09-09-1789, sendo substituído pelo Capitão de Ordenanças da Companhia de Cavalos, António José Rafael.

Resposta

Link directo:

As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#362660 | PauloMGAlmeida | 21 out 2015 15:09 | Em resposta a: #95395

Boa tarde,
Gostaria de saber se existe informação no livro Ordenanças e as Milícias em Portugal - subsídios para o seu estudo sobre os seguintes:
António de Almeida (*Sosa, Vagos, 13.06.1751+Sosa, Vagos, 20.12.1830) - Alferes;
Cristóvão Ribeiro Lopes (*Sosa, Vagos, 7-6-1696 casado em 19-3-1719 com Lourença de Almeida) - Alferes;
Luís Simões Ribeiro (*Fontão, Vagos 10-5-1716) - Alferes;
Manuel de Almeida (*Quintã, Vagos, 29.09.1667+Sosa, Vagos, 10.09.1710) - Capitão de Milícias;
Alexandre António Nunes Vieira (de Aveiro ou de Sosa, Vagos) - Alferes;
Manuel da Rocha Rodrigues (de Quintã, Vagos) - Alferes ou Capitão;
Manuel de Almeida (*1651 Aveiro+1718) - Capitão
Manuel de Almeida (*1610 Pala, Mortágua+1644 Aveiro) - Capitão? Sargento Mor?;
Muito Obrigado.
Paulo Almeida.

Resposta

Link directo:

As Ordenanças e as Milícias em Portugal

#445800 | Rui Macedo Cabral | 11 fev 2023 00:10 | Em resposta a: #95395

Por favor, alguém tem informação sobre capitão de Ordenanças João Baptista Ferreira, da Mealhada ou Vacariça?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 20:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen