Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#95500 | MarioBC | 08 jul 2005 09:51

Alto Alentejo / Amieira / Arez / Alpalhão / Comenda / Crato / Flor da Rosa / Gafete / Nisa / São Matias / Vila Flor

Agradeço a quem me possa fornecer informações sobre as seguintes pessoas e seus ascendentes. São naturais das localidades que as precedem e o ano é meramente indicativo quanto a uma possivel data de nascimento. Os respectivos conjuges são na sua maior parte naturais de Tolosa.
Obrigado.

Amieira

1820
Francisco Mouro casado com Francisca Gonçalves Crespo, filho de Francisco Mouro e Luisa Pires, ambos da Amieira

1730
Manuel Gonçalves Rodeleiro casado com Maria Rosa

1780
Catarina Marchoa casada com Manoel Matella


Arez

1810
Eugenia Gonçalves casada com José Monteiro, filha de Manuel fernandes e Margarida Gonçalves, ambos de Arez

1760
Jacinta Maria casada com Manuel Dias Crespo

1820
Tomasia Dinis casada com José Calado


Alpalhão

1770
Maria de Andrade casada com Manuel Gonçalves Ruivo

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111181 | tania24 | 03 fev 2006 09:24 | Em resposta a: #95500

ola caro confrade,
tenho de verificar a minha arvore, mas penso que Francisco Mouro está presente. Este fim de semana verifico e envio mensagem a confirmar. se tiver, envio-lhe os dados com mto gosto.
Com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111186 | MarioBC | 03 fev 2006 10:32 | Em resposta a: #111181

Cara Tânia de Matos,

Obrigado pela sua atenção. Caso se venha a confirmar terei todo o prazer em lhe fornecer a descendência no que á minha familia diz respeito e ao baptismo de alguns dos seus filhos.
Os meus cumprimentos,
Mário B Constâncio

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111189 | tania24 | 03 fev 2006 12:22 | Em resposta a: #111186

Caro Mário B Constâncio,

reparei agora no seu apelido! O sr é amieirense? por acaso é familiar de Victor Constâncio (do banco de Portugal)? eu sou prima desse senhor, atraves do ramo familiar do meu pai!
analisando melhor, tenho ascendencias pelo menos em metade das povoações que enuncia: Nisa,Arez,Tolosa
os apelidos sao parecidos aos que tenho...encontrei 1 documento que enviei com pedidos de certidoes a distrital de portalegre.

assentos que obtive mas que ainda não os analisei profundamente
:
- Theodora Ferreira (também conhecida Por Theodora Ferreira de Moura) , natural de Amieira, n.c. 1810-1818, filha de José Ferreira de Moura e de Luísa Gonçalves , ambos de Amieira

e pelos vistos somos familiares!!!

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

ps- sou descendente de Rita Constâncio Lino (minha avó paterna)

;)

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111190 | tania24 | 03 fev 2006 12:32 | Em resposta a: #111186

Caro Mario Constâncio,

peço imensa desculpa pela confusao que fiz com os nomes.
baralhei os nomes e foi tudo de enxurrada. Mas o que mais tenho de perto com os apelidos que enunciou, é aquela Sra Theodora Ferreira de Moura!!!

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111201 | MarioBC | 03 fev 2006 14:42 | Em resposta a: #111190

Cara Tânia de Matos,

É natural no meio de tantos nomes surgirem confusões :) Quanto à senhora Theodora Ferreira de Moura é quase certo o parentesco com o Francisco Mouro a que me refiro, será uma questão de recuar nas gerações. De momento a minha busca resume-se a Tolosa de onde provém grande parte dos meus antepassados. Tenho em minha posse a maioria dos indices de baptismo daquela vila pelo que caso necessite de ajuda em relação a algum registo da mesma não exite em pedir. Em relação ao sr Vitor Constâncio, desconheço as suas origens, mas numa primeira análise terei herdado o nome da parte do meu pai, de uma sra de nome Constância de Tolosa, pelo que á primeira vista não terei ligação directa. A titulo de curiosidade lhe digo que o meu avô era conhecido pelo velho Amieira, só não sei se por ser este meu antepassado Francisco Mouro da Amieira ou, como conta o meu pai, por cantar uma canção que fazia referência á Amieira ( Possivelmente será pelos dois motivos). Uma vez mais o meu obrigado e disponha.
Cumprimentos,
Mário Barriguinha Constâncio

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111209 | tania24 | 03 fev 2006 17:23 | Em resposta a: #111201

Caro Mario Constâncio

tenho aqui uns ascendentes de Tolosa. Sera que porventura tem na sua posse os assentos?

Feliciana Gonçalves, filha de António José Colado e de Maria Gonçalves, ambos de Tolosa.

(Joaquim da Gama Abreu com Feliciana Gonçalves, cc 1770-1773, em Amieira)- acho que tenho o assento de casamento em cas, mas nao adianta a idade dos pais de Feliciana, porque ja é antigo.

Mitildes Marchoa, filha de António Rodrigues Abóbra (Tolosa) e de Izabel Marchoa (Amieira).

de Gavião
(sera que tem alguma coisa?)

Sebastião Pires Miguens com Marianna Marchoa (também conhecida por Maria Marchoa) , cc 1835-1840, em Amieira. Ele, natural de Gavião, filho de Manoel Pires Miguens e de Maria Thereza, ambos de Gavião.

Vila Flor

Maria Dias Ferreira, natural de Amieira nc 1750,, filha de António Dias Feio (Amieira) e de Catharina Dias Ferreira (Vila Flor) -esta ultima, sera que tem algo?

Catharina Corada Baratta com João Constâncio, casamento cerca de 1864-1870, em Vila Flor/Amieira. Ela natural de Vila Flor, filha de João Barranho (ou Bernardo) Rodrigues Liotte (Amieira) e de Maria Corada Baratta (Vila Flor), e Ele filho de Constâncio Panasco e de Maria Joaquina (todos de Vila Flor)
(destes não consigo encontrar nada!!!)

Nisa

Anna Mª Caldeira da Rosa, cc 1800-1809, natural de Nisa, filha de José Marques Teotónio e de Mª Rodrigues Sigana (Nisa)

Se tiver alguma informação, agradeço imenso a sua ajuda

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111210 | MarioBC | 03 fev 2006 17:53 | Em resposta a: #111209

Cara Tânia,

Já tomei nota dos nomes e se possivel na 2ª feira ou o mais tardar na 3ª espero poder dar-lhe novidades. Entretanto um bom fim de semana e boa pesquisa.

Cumprimentos
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111211 | LProjecto | 03 fev 2006 18:16 | Em resposta a: #111209

Cara Tânia,

Tenho acompanhado com algum interesse os tópicos relativos à Amieira do Tejo e arredores, dado que também tenho alguns ramos ascendentes nessas bandas (já fiz referência a essa "minha gente" num outro tópico).
Dos nomes que enumerou chamou-me a atenção, pela coincidência dos dois apelidos juntos, o de Maria Rodrigues Sigana, pois tenho na zona de Redondo um ramo da minha ascendência, cujos indivíduos fizeram uso desses dois apelidos "Rodrigues Sigano" durante mais de 2 séculos. Os mais recuados de que tenho conhecimento eram naturais de Mogadouro (meados do séc. XVI).
Deixo apenas esta nota a título de curiosidade...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111213 | LProjecto | 03 fev 2006 18:25 | Em resposta a: #111210

Caro Mário,

Por curiosidade, refiro que tenho como ascendente um Manuel Gonçalves Ruivo, natural de Amieira, onde terá nascido em 1654. Casou, em 1686, com Catarina Rodrigues, natural de Gavião.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111234 | tania24 | 03 fev 2006 22:05 | Em resposta a: #111211

Caro Confrade,

esse nome intriga-me imenso, porque não tenho a certeza se é mesmo nome ou apenas alcunha...mas no assento de nascimento de seu filho, vem como se fosse apelido. Sndo de Nisa será que é normal? haverá alguma familia com esse nome? é que, ao contrario de si, e como sou novata, nao encontrei ouo igual...

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111384 | tania24 | 06 fev 2006 09:14 | Em resposta a: #111210

Caro Confrade,

recebi alguns assentos na 6 feira, entre eles o de casamento de Catharina Barata e de João Constâncio. No assento, Catharina vem com o apelido Camella(o), sendo que nem seus pais e seus avós tinham este apelido...pelo menos assim de memória, não me estou a recordar (estive a analisa-los ontem a noite). Sei que existe o apelido Camelo, mas não encontrei ligação...

Já estou a sir de amieira, indo para Arez, mais alguns de Tolosa e São Matias. No entanto, e se me souber dizer, onde é Monte da Pedra? ha uma senhora que é do Monte da Pedra, e na Amieira apenas conheço o Monte da Taipa, onde minha tia-avó trabalhou quando era mais nova.

Também tenho um individuo cujo apelido ainda não tinha encontrado: Enderenço. So com a ajuda do livro é que tive a certeza que era este apelido. Existe lá uma vasta lista de apelidos, no entanto, nem todos os que me aparecem lá estão.
ehehe
descobertas.

Muito obrigada pela ajuda. e se quiser, porei aqui todos os dados dos 17 assentos que recebi (10 casamentos e 7 nascimentos)

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111385 | tania24 | 06 fev 2006 09:19 | Em resposta a: #111210

Caro confrade Mario Constâncio,

efectivamente tenho um Francisco Ferreira de Moura na minha árvore.
Será que estamos a falar da mesma famlia?

a noite porei aqui o que tenho deste ramo da árvore sem falta. Penso que ele seja tio paterno do meu jose ferreira de Moura, ou filho.

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111387 | MarioBC | 06 fev 2006 09:55 | Em resposta a: #111209

Cara Tânia,

Em relação à Feliciana Gonçalves encontrei o seguinte:

Nome: Feliciana
Livro de Baptismo: 1725-1744, pag. 25
Pai: Antonio Goncalvez Calado
Mãe: Maria Goncalvez

Tem mais 3 irmãs (uma das quais minha ascendente):

Nome: Isabel
Livro de Baptismo: 1725-1744, pag. 32

Nome: Catharina
Livro de Baptismo: 1725-1744, pag. 45

Nome: Maria
Livro de Baptismo: 1725-1744, pag. 49

E provavelmente mais uma filha de nome Margarida mas de cujo o registo não me foi fácil perceber totalmente os nomes dos pais.

Quanto à Mitildes Marchoa os dados que tenho dizem respeito provavelmente ao pai:

Nome: Antonio
Livro de Baptismo: 1725-1744, pag. 36
Pai: Joao Rodriguez Serrano
Mãe: Maria Goncalvez Abobora

Em relação aos outros nomes não tenho nada, como disse para já só tenho baptismos de Tolosa.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111388 | MarioBC | 06 fev 2006 09:59 | Em resposta a: #111213

Caro Luís

Também tenho um Manuel Gonçalves Ruivo como ascendente mas casado em Tolosa. Vou confirmar os seus pais para saber se estamos a falar da mesma pessoa.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111389 | MarioBC | 06 fev 2006 10:22 | Em resposta a: #111384

Cara Tânia,

Tenho ideia de já ter visto o apelido Camela nos livros de Tolosa, vou confirmar.
Mas uma vez mais a titulo de curiosidade lhe digo que entre a Amieira e Tolosa existem dois montes: o Monte de Baixo do Polvorão da Camela e o Monte de Cima do Polvorão da Camela. Os meus avós maternos chegaram a morar durante um tempo no de cima.

Quanto a Monte da Pedra fica a 5 km a sul da Comenda e cerca de 25 da Amieira. Pertence ao Concelho do Crato.

Agradeço a disponibilidade da informação que recebeu mas para já espero descobrir a ascendência de Tolosa e depois então partir para as vilas vizinhas nessa altura então a informação será muito bemvinda :)

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111390 | MarioBC | 06 fev 2006 10:25 | Em resposta a: #111385

Olá Tânia mais uma vez :)

Vou ver se tenho os pais do Francisco Mouro de forma a vermos se se trata da mesma pessoa

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111408 | tania24 | 06 fev 2006 15:48 | Em resposta a: #111387

Caro Mario,

ja fiz o meu pedido para a distrital de portalegre, e o Sr Pina diz-me que não encontra a Maria, do livro de batismo e folha que me indicou...

agradecia que me confirmasse se são mm estes dados ( folha 49)

com os melhores cumprimentos, e muito obrigada pela ajuda
:)

Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111418 | MarioBC | 06 fev 2006 16:56 | Em resposta a: #111408

Cara Tânia,


Peço-lhe desculpa, realmente não podia encontrar porque dei-lhe a referência do livro errada, trata-se do de 1777-1787. Já agora lhe pergunto se teve sucesso com os outros baptismos.

Cumprimentos
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111420 | tania24 | 06 fev 2006 17:10 | Em resposta a: #111418

Caro Mário,

o Sr Pina encontrou todos os assentos que me tinha indicado, a excepção de Maria. E não precisa de pedir desculpa, enganos acontecem a todos.
ehehe

se não os tiver, terei mto gosto em tirar copia e entregar-lhe. Se for aqui de Lisboa, mais facil é dar-lhos.
:)

Não sei qd os vou mandar vir, ate porque queria pedir outros ainda, devagarinho, para vers e as despesas das pesquisas paroquiais baixam um bocadinho! ultimamente, tem-me saido um bocadinho caro. O que vale é que também estou a fazer 50-50 com a minha prima Conceição, que tem alguns ramos em comum comigo. Por isso, o que peço ela não pede e vice-versa!

um modo economico de fazer a árvore.
ehehe

nos assentos que recebi tenho mais alguns de Tolosa. Se conseguir ainda hoje os coloco a disposiçao.
Muito obrigada pela ajuda que me deu!
:)

cm os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111422 | carlos luiz | 06 fev 2006 17:32 | Em resposta a: #95500

Caro Mario
De que concelho são,todas estas freguesias do Alto Alentejo?
Tambem tenho ramos do distritos de Portalegre com vàrios concelhos,Sosel-Avis-Campo-Maior-Fronteira-Ponte de Sor! Do distrito de Evora,com os concelhos,Arraiolos-Estremoz-Redondo!
cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111470 | tania24 | 07 fev 2006 09:24 | Em resposta a: #111418

Bom dia Caro Confrade,

quero partilhar consigo alguns dados:

- Maria ,17/4/1808,amieira, filha de João de Moura Marchão e de Joaquina Pereira de Morais
avós paternos: Manoel Marchão de Bastos e Doretheia de Moura,nat amieira
avós maternos: Pedro Pires de Morais, e Isabel Pereira, nat Amieira

Padrinhos: Francisco Ferreira de Moura, tio da batizada


- Maria,18/9/1821,amieira, filha de José Lourenço (Nisa) e de Theodora Gonçalves de Moura (Amieira)
avós paternos: Francisco Lourenço e Gertrudes da Cruz (nat Freg da Nossa Sra da Graça, da Vila de Nisa)
avós maternos: José Ferreira de Moura e Luisa Gonçalves (nat Amieira)

- Theodora, n 7/11/1800, Amieira, filha de José Ferreira de Moura e de Luisa Maria.
avos paternos: João de Moura Louro e Maria do Rosario
avos maternos: João dias Zagalote e Joana Gonçalves
(todos de amieira)

padrinhos: Manoel Lourenço (da Villa do Crato) e Theodora Maria de Moura (mulher de Francisco Duarte Zagalote)

- Josepha,n 28/5/1769, filha do 2º matrimonio de António Godinho (amieira) e do 1º matrimonio de Luisa Rodrigues
avos paternos: joão rodrigues raro (amieira) e Domingas Gonçalves (Tolosa)
avos maternos: Manoel Dias Enderenço e Isabel Rodrigues (amieira)

com os melhores cumprimentos.
so pus alguns, que poderiam ser do seu interesse. Quando procurar pelos de amieira, é so dizer que ponho aqui :)

Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111476 | MarioBC | 07 fev 2006 11:04 | Em resposta a: #111470

Bom dia Tânia,

Estive a ver o ramo dos Mouro da Amieira e eis o que tenho:
Francisco Mouro (Amieira) casado com Francisca Gonçalves Crespo d'Ascenção (19/9/1787 em Tolosa)
O Francisco Mouro é filho de Francisco Mouro (Amieira) casado com Luísa Pires (Amieira)

O João de Moura Marchão pai da Maria (17/4/1808) deve ser um parente próximo senão mesmo um irmão!

Se ainda não tiver os dados da Domingas Gonçalves de Tolosa e caso tenha o nome dos pais (ou a descendencia, nalguns casos resulta) talves a possa ajudar com o nº da página.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111477 | MarioBC | 07 fev 2006 11:13 | Em resposta a: #111213

Caro Luís,

Tenho realmente não um mas dois Manuel Gonçalves Ruivo na minha árvore, são eles:

Manuel Gonçalves Ruivo (20/2/1804 em Tolosa) casado com Josefa Maria do Rosário (São Matias), filho de João Gonçalves Ruivo (Tolosa) e Felisarda de Matos (Tolosa) e neto de Manuel Gonçalves Ruivo (Tolosa) e de Maria de Andrade (Alpalhão).

Como o seu parente remonta a 1654, e tratando-se de um nome a meu ver pouco vulgar(?) e que apresenta continuidade é bastante provável que estejam ligados entre si.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111478 | MarioBC | 07 fev 2006 11:23 | Em resposta a: #111422

Caro Carlos,

As três vilas pertencem ao concelho de Nisa.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111488 | tania24 | 07 fev 2006 14:20 | Em resposta a: #111476

caro Mario,

estive a fazer um breve analise do assento, e cheguei a conclusão que João de Moura Marchão (Liote) - como vem escrito num outro - é irmão de Francisco Ferreira de Moura.
mais dados referidos a esta análise, so mesmo quando estiver em casa, e porei aqui hoje ou amanha.

eu ja tinha algumas hipoteses delinedas, mas tb posso estar enganada. Acho que foi num assento de casamento que vi que tinham os mesmos pais.

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111585 | gmma | 08 fev 2006 16:49 | Em resposta a: #111209

Cara tânia

Tenho nos meus apontamentos uma ascendente Ana Rosa Caldeira (de Nisa) casada com Manuel Fernandes Serpa, por acaso tem o registo dela, data de nascimento, casamento, óbito, etc. se tiver qualquer informação relativa a ela e me poder facultar a informação, agracecia.
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111619 | constancio | 08 fev 2006 22:16 | Em resposta a: #111186

Exmo. Sr. Mário,
È o primeiro contacto que tenho c este site.
Sou neto de António Maria Constâncio (avo paterno) natural de Amieira do Tejo.
Não tenho mais informações alem da acima referida.
Caso tenha alguns elementos relacionados, solicito a gentileza de me informar.
Desde já obrigado
António Fernando S. Constâncio
E-Mail: f.constancio@netcabo.pt ou fernconstancio@hotmail.pt

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111622 | constancio | 08 fev 2006 22:37 | Em resposta a: #111619

Exma. Sra. D. Tânia de Matos,
Sou neto de António Maria Constâncio natural de Amieira do Tejo.
Sobre a familia anterior não tenho qualquer informação de momento.
Uma vez que iniciei agora a minha pesquisa não sei bem como proceder.
Caso possa dar-me uma ajuda agradeço a colaboração.
Desde já obrigado

António Fernando S. F. Constâncio
Polima (Cascais)
E-mail: f.constancio@mail.telepac.pt ou fernconstancio@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111669 | MarioBC | 09 fev 2006 10:59 | Em resposta a: #111619

Caro António,

Tudo indica que o nome Constâncio na minha familia deriva de Constância da Encarnação nascida em 7/4/1831 em Tolosa, pelo que não terá ligação directa com os Constâncio da Amieira.
Caso tenha novidades terei todo o gosto em partilhar consigo.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111671 | MarioBC | 09 fev 2006 11:14 | Em resposta a: #111619

Caro António,

Tudo indica que o nome Constâncio na minha familia deriva de Constância da Encarnação nascida em 7/4/1831 em Tolosa, pelo que não terá ligação directa com os Constâncio da Amieira.
Caso tenha novidades terei todo o gosto em partilhar consigo.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111715 | JPL | 09 fev 2006 22:57 | Em resposta a: #111389

Caros Tania e Mario BC,

A minha mãe é natural do Monte da Pedra e a minha avó, nasceu no monte das Polvorosas, onde o seu pai, meu bisavô, era administrador. Ainda temos casa em Aldeia da Mata, onde vamos com alguma frequência, também no concelho do Crato. Deixo aqui o link da página do Genea onde a minha mãe é referenciada, de modo a que pesquisem se algum dos apelidos a que nos encontramos ligados será do vosso interesse. Em caso afirmativo, não hesitem em contactar-me.

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=139006

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111740 | tania24 | 10 fev 2006 09:00 | Em resposta a: #111622

Caro Constâncio,

sou neta de Rita Constâncio Lino, de Amieira do Tejo. A minha avó tinha mais 1 irmã... mas também, não sei se somos da mesma geração...eu tenho um António Constâncio como ascendente. Nasceu em 17 de Fevereiro de 1871 e era casado com Francisca da Piedade. deste casamento ãinda não encontrei nada, a nãos er os registos de nascimento dos filhos. So não entendo, é que no registo de casamento dele, é com uma Maria Thereza, em 2 de Novembro de 1897.ele nasceu em Vila flor e foi casar a Amieira.

quanto às suas pesquisas, deve redigir e-mail a conservatoria de Nisa, com datas concretas de nascimento ou casamento, lugar de nascimento certo, que o Sr João lhe encontrará os assentos.

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111743 | tania24 | 10 fev 2006 09:13 | Em resposta a: #111585

Caro Confrade,

Anna Caldeira da Rosa é casada com Manuel Fernandes Serpa,ela de Nisa e ele de Amieira. Tiveram filho(s) mas so tenho um assento na minha posse: Jose Fernandes Serpa que nasceu em 1808, a 18 de Setembro. Os pais de Anna são José Marques Teotónio e Maria Rodrigues Sigana. os pais de Manuel são Manuel Fernandes Serpa e Maria Gonçalves do Grou.

é tudo o que tenho.
apenas lhe posso garantir que a ultima pesquisa que fiz ao seu casamento foi entre 1800 e 1809, e não encontrei o assento.

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111763 | gmma | 10 fev 2006 15:21 | Em resposta a: #111743

Cara confrade
Caso lhe interesse, tenho nos meus registos como filhos de Manuel Fernandes Serpa e Ana Rosa Caldeira: Maria da Conceição casada com Francisco Aldêa, mas não tenho as datas.que por sua vez tem como filha-Maria N.26/12/1850 e
Francisco N. 23/1/1854 (filho póstumo).Se quiser quando tiver as datas posso enviar-lhe.

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111770 | nutconcd | 10 fev 2006 17:11 | Em resposta a: #95500

Boa tarde a todos os Confrades,

Pegando neste tópico e porque casei em Monte Claro, Niza, gostaria de saber até que ponto os nomes que passo a referir será do vosso conhecimento. A minha sogra confirmou que parte da familia terá tido origem em Amieira do Tejo.

1. António Ernesto de Moura Farinha Dias, nascido a 08/08/1948, em Monte Claro – Niza;

2. Pais: José da Cruz Dias, nascido a 04/03/1948, em Monte Claro – Niza e Palmira de Moura Farinha, nascida em 23/08/1926, em Monte Claro – Niza;

3. Avós Paternos: Domingos da Cruz Rosa, nascido a 31/10/...., nascido em ......, e Maria do Carmo Dias, nascida a 15/08/...., em Albarrol(?) – Amieira do Tejo;

4. Avós Maternos: João Dias Farinha, nascido a 07/09/..., em Monte Claro – Niza e Maria do Carmo de Moura Rosa, nascida a 14/01/..., em Monte Claro – Niza;

5. Bisavós Paternos. João da Cruz / Maria da Rosa; Francisco Dias (de alcunha – “Belisco”) / Joana Marques (de alcunha “Duroa”)

6. Bisavós Maternos: Ernesto Dias Farinha, nascido algures na B. Baixa / Maria do Rosário Farinha, nascida na Falagueira – Niza; Joaquim Maria de Moura, nascido em Monte Claro / Maria das Candeias, nascida a 02/02/..., em Monte Claro.

Será que alguns dos nomes aqui referidos entronca com os vossos?

Melhores cumprimentos,

Maria da Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111975 | constancio | 13 fev 2006 23:36 | Em resposta a: #111740

Cara Tania,
Desde já grato pela resposta.
Tem possibilidade de me ceder o e-mail a conservatoria de Nisa (Sr. João)?.
De momento ainda não consegui reunir mais documentação, mas já solicitei a familiar que reuna todos os elementos disponiveis para desenvolver pesquisa.

Menhores cumprimentos
António Fernanso S. Constâncio

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111976 | constancio | 13 fev 2006 23:39 | Em resposta a: #111669

Amigo Mário,

Cumpre-me agradecer a informação.

Considerando a minha falta de experiencia nesta andança agradeço toda a ajuda possivel.

Cumprimentos
António Fernando Constâncio

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111977 | constancio | 13 fev 2006 23:45 | Em resposta a: #111740

Cara Tânia,

Em aditamento á menssagem anterior, informo que o meu Avô (António Maria Constâncio) por motivo que ainda não consegui apurar saiu de Amieira do Tejo antes de casar para a Vila de Belas-Sintra onde casou com a minha Avó , natural de Belas Esperança Pinheiro.
Julgo que não voltou mais a Amieira em toda sua vida
Estou a tentar reunir mais elementos e eventualmente documentos junto de meu pai e caso haja alguma evolução mantenho-a informada.
Sou também a agradecer a ajuda possivel que me possa ceder.

Melhores cumprimentos
António Fernando Constâncio

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#111995 | nuno27 | 14 fev 2006 10:23 | Em resposta a: #95500

Caro Mário,

penso que encontrará a ascendência de Manuel Matela e Catarina Marchoa na página 161, do livro Metellos de Portugal, Brasil e Roma (à venda na livraria do Genea e não só), de Manuel Arnao Metello e João Carlos Metello de Nápoles.
É um bom livro, embora no que toca aos dados que dizem respeito às famílias que os autores, a meu ver erradamente, chamam do "ramo do Priorado do Crato", contém vários erros, datas trocadas, completa omissão de inúmeros ramos, muitos deles que se notabilizaram no Alto Alentejo, Sardoal, Constância, Santarém.
Se ler o livro entenderá a que me refiro. Expressões como "Os Metellos propriamente ditos...", talvez não fossem necessárias.

melhores cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#112002 | MarioBC | 14 fev 2006 11:38 | Em resposta a: #111995

Caro Nuno Alves,

Muito obrigado pela sugestão. Apesar dos erros e omissões de que fala será concerteza uma importante achega à informação que tenho e na medida do possivel tentarei confirmar as informações que possa conter.

Os melhores cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#112442 | falco | 19 fev 2006 23:45 | Em resposta a: #112002

Caros Senhores


Tenho um costado "CAMELO" de Amieira do Tejo:Manuel Marques Camelo,da nobreza e "...riquo..."que nasceu por volta de 1630 filho de Manoel Marques(já falecido em 1689) e de d.Ana Camelo(nascida pelos 1590 ?)cujos dois irmãos foram homens ilustres,um jesuita e o outro "...o mais eminente homem de letras de seu tempo..."??? .
Qualquer pista será bem vinda.
Quem me salvará destes camelos.



Paulo Falcão Tavares
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#112459 | LProjecto | 20 fev 2006 08:27 | Em resposta a: #112442

Caro Paulo,

Vai uma achega:

Segundo os autores Tude Martins de Sousa e Francisco Vieira Rasquilho de "Amieira do antigo Priorado do Crato", pág. 191, o primeiro Camelo que se fixou em Amieira foi Diogo Dias Camelo, natural do Monte da Cabeça da Areia (Belver), que em Amieira casou em segundas núpcias, em 16 de Fevereiro de 1642, com Isabel Dias.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#112481 | tania24 | 20 fev 2006 14:49 | Em resposta a: #111975

Caro Constâncio,

peço imensa desculpa por não ter respondido mais cedo, mas não estava por cá, e o e-mail de Nisa não estava nos meus contactos.
mas espero vir ainda a tempo:
crc.nisa@dgrn.mj.pt

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#112483 | tania24 | 20 fev 2006 14:55 | Em resposta a: #112442

Caro confrade,

tenho costados "Camela" e "Camelo", mas sao oriundos de Vila Flor. Sera que se mudaram de Amieira para Vila Flor? estes meus ascendentes sao de 1700 e qualquer coisa!

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#112530 | falco | 20 fev 2006 22:24 | Em resposta a: #112459

Muito obrigado cara Tânia e Luis mas os meus CAMELOS são cronológicamente mais recuados do que as vossas simpáticas indicações.Logo veremos se alguma indicação surge entretanto.


Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#120621 | nuno27 | 12 jun 2006 13:57 | Em resposta a: #112459

Caro Luís Projecto,

tenho antepassados de Gavião, que faz fronteira com Amieira, de apelido Dias Camelo, em finais de 1700.

Ainda não recuei mais, mas podem ter a ver nem que seja pelo ramo Camelo.

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#120622 | nuno27 | 12 jun 2006 13:58 | Em resposta a: #112442

Caro Paulo Falcão,

tenho antepassados de Gavião, que faz fronteira com Amieira, de apelido Dias Camelo, em finais de 1700.

Ainda não recuei mais, mas podem ter a ver nem que seja pelo ramo Camelo.

Os dados que aqui colocou são retirados de que documento, se me permite a pergunta.

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#120628 | nutconcd | 12 jun 2006 15:42 | Em resposta a: #95500

Boa tarde a todos os Confrades,

Uma vez mais venho solicitar a vossa ajuda. Será que alguém conhece as familias que passo a descrever?


"Pegando neste tópico e porque casei em Monte Claro, Nisa, gostaria de saber até que ponto os nomes que passo a referir será do vosso conhecimento. A minha sogra confirmou que parte da familia terá tido origem em Amieira do Tejo.

1. António Ernesto de Moura Farinha Dias, nascido a 08/08/1948, em Monte Claro – Nisa;

2. Pais: José da Cruz Dias, nascido a 04/03/1948, em Monte Claro – Nisa e Palmira de Moura Farinha, nascida em 23/08/1926, em Monte Claro – Nisa;

3. Avós Paternos: Domingos da Cruz Rosa, nascido a 31/10/...., nascido em ......, e Maria do Carmo Dias, nascida a 15/08/...., em Albarrol(?) – Amieira do Tejo;

4. Avós Maternos: João Dias Farinha, nascido a 07/09/..., em Monte Claro – Nisa e Maria do Carmo de Moura Rosa, nascida a 14/01/..., em Monte Claro – Nisa;

5. Bisavós Paternos. João da Cruz / Maria da Rosa; Francisco Dias (de alcunha – “Belisco”) / Joana Marques (de alcunha “Duroa”)

6. Bisavós Maternos: Ernesto Dias Farinha, nascido algures na B. Baixa / Maria do Rosário Farinha, nascida na Falagueira – Nisa; Joaquim Maria de Moura, nascido em Monte Claro / Maria das Candeias, nascida a 02/02/..., em Monte Claro.

Será que alguns dos nomes aqui referidos entronca com os vossos?

Melhores cumprimentos,

Maria da Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#121205 | MarioBC | 20 jun 2006 23:14 | Em resposta a: #111209

Olá Tânia,

Espero que esteja tudo bem desde a última vez que falamos.
Trago-lhe aqui a lista dos filhos de António Gonçalves Colaço (aparece como Colaso, Colasso e tenho duvidas quanto a Callado) e Maria Gonçalves, mais actualizada caso esteja interessada. Já sabe, não deve estar isenta de erros mas espero que seja uma boa achega.

Nome: Maria
Livro de Baptismo: 1691-1725, pag. 322 (Microfilme)

Nome: Josefa
Livro de Baptismo: 1691-1725, pag. 351 (Microfilme)

Nome: Margarida
Livro de Baptismo: 1725-1744, pag. 13

Nome: Feliciana
Livro de Baptismo: 1725-1744, pag. 25

Nome: Catarina
Livro de Baptismo: 1725-1744, pag. 44

Nome: Isabel
Livro de Baptismo: 1725-1744, pag. 59

Nome: Pedro
Livro de Baptismo: 1725-1744, pag. 76

Pelos vistos andaram a tentar até sair um rapaz :))
A minha ascendente é a Margarida da Conceição

Um abraço,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#121235 | gmg | 21 jun 2006 16:44 | Em resposta a: #95500

AMIEIRA

ANTÓNIO GONÇALVES "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#121236 | gmg | 21 jun 2006 16:45 | Em resposta a: #111181

António Gonçalves "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#121237 | gmg | 21 jun 2006 16:46 | Em resposta a: #111213

AMIEIRA

António Gonçalves "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#121238 | gmg | 21 jun 2006 16:46 | Em resposta a: #111585

António Gonçalves "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#121239 | gmg | 21 jun 2006 16:47 | Em resposta a: #120628

António Gonçalves "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#130729 | falco | 10 out 2006 15:46 | Em resposta a: #120622

Caro Nuno

Os dados que lhe dei foram retirados de um processo de habilitação "de genere" de um cavalheiro camelo que se encontra no riquisssimo arquivo do senhor bispo de portalegre onde é fundamental ir para perceber estas nossas genealogias.
O reverendo padre Pires Coelho é o arquivista ao momento.
Gostaria de saber mais sobre esses seus Camelos pois tambem em ALTER e Ponte de Sôr existe este apelido nestas datas.


Cumprimentos
Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#130846 | MarioBC | 11 out 2006 16:27 | Em resposta a: #120622

Caro Nuno,

Tenho conhecimento de uma maria Mandeira, filha de Diogo Dias Camelo, ambos da Amieira, nascida por volta de 1700. Estarão relacionados com os seus Dias Camelo?

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#131240 | nuno27 | 15 out 2006 15:15 | Em resposta a: #130846

Caro Mário, (estou também a responder ao Paulo Falcão Tavares)

Espero que o Manuel Metelo e Catarina Marchoa, que lhe indiquei fossem os que procurava. Encontra o meu ramo na pg. 171, ramo § 351º, cujos descendentes depois de passarem pela cidade de Portalegre, onde se ligaram aos Rolos, viveram na Atalaia, antes lugar da freguesia de Gavião, hoje freguesia de Atalaia, concelho de Gavião.

Em relação aos Camelos, obrigado pela sua informação. Talvez esteja.
Existem 3 ou 4 ramos no Gavião no séc. XVIII, que poderão ter a mesma origem, mas sem certezas.

Eu tenho 2 ramos, um deles, já o mencionei recentemente em conversa com o Dr. Pedro França, que também tem esses Camelos/ Chambéis de Gavião:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=129421#lista

Quanto ao outro ramo, no pouco tempo que tenho agora para pesquisas, é o que mais trabalho me tem dado, devido à constante alteração de apelidos, eu chamo-lhe o ramo DIAS CAMELO:

-Mariana da Mota Camelo (n. 1777), Manuel (1776), Valeriano da Mota (1774)
e JOSÉ DIAS MOTA, meu antepassado, n. 1772, Atalaia, Gavião, eram filhos de

- Maria José da Mota c.1771 com JOSÉ DIAS CAMELO/ DIAS GRILO/ DIAS MARQUES, n. 1748, Atalaia, cujo padrinho foi José Camelo, soltº, filho de José Camelo.

- os pais do anterior foram Maria Marques/ Maria Dias/ Maria Marques Grila c.c. ANTÓNIO DIAS CAMELO/ DIAS FONSECA/ DIAS MASCATE (que pode significar mulato?), que foi b. 1716, freg. Panascoso, Mação (chama-se hoje Penhascoso?????? Um pouco diferente, não?)

- Portanto o Grilo vem do ramo materno, pois os pais de Maria Marques/ Maria Dias/ Maria Marques Grila, n. em Atalaia, foram João Dias e Maria Marques; e existe um casal coincidente como os nomes João Dias Grilo e Maria Marques, e o curioso é que moram na Horta da CAMELA, do Casal de Atalaia.

- Regressando ao ANTÓNIO DIAS CAMELO/ DIAS FONSECA/ DIAS MASCATE este era filho de ANTÓNIO DIAS DE AFONSECA/ DIAS MASCATE, n. de Casal de Cadafaz, Gavião (onde existem vários Camelos), c. em 1708, em 2ªs núpcias com Maria Marques, n. Casal de Carregueira, freg. Mação.

Nota: Fez o 1º casamento em 1694, Panascoso, com Teresa Lopes, daí natural, e falecida em 1706. O mais estranho é desde 1694 a 1706 só encontro um filho precisamente em 1706, n. um dia antes da mãe morrer em Panascoso. Poderão ter tido outros filhos em outra freguesia. Daí talvez o apelido/alcunha Mascate, que também significa vendedor ambulante?

- sobre um irmão de ANTÓNIO DIAS CAMELO/ DIAS FONSECA/ DIAS MASCATE, de seu nome Manuel, b. 1713, foi seu padrinho o Pe. Manuel Camelo, de Cadafaz. E outra Teresa, b. em Panascoso, 1724, foi padrinho, António Dias, filho de Manuel Dias Camelo, morador na Degracia, Gavião.

- E por sua vez ANTÓNIO DIAS DE AFONSECA/ DIAS MASCATE, n. cerca 1670, e era filho de AMARO FERNANDES, n. Degracia, Gavião e de MARIA DIAS, n. Cadafaz, onde viveram. Estes últimos terão nascido por volta de 1640.

-É possível que o apelido Camelo venha por esta MARIA DIAS.


Melhores cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#131242 | nuno27 | 15 out 2006 15:20 | Em resposta a: #130729

Caro Paulo, (estou também a responder ao Mário Constâncio)

Obrigado pela sua informação, mas se não for abusar gostaria de saber a cota dessa habilitação para uma futura (muito futura) consulta.

Do que me perguntou, existem 3 ou 4 ramos no Gavião no séc. XVIII, que poderão ter a mesma origem, mas sem certezas.

Eu tenho 2 ramos, um deles, já o mencionei recentemente em conversa com o Dr. Pedro França, que também tem esses Camelos/ Chambéis de Gavião:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=129421#lista

Quanto ao outro ramo, no pouco tempo que tenho agora para pesquisas, é o que mais trabalho me tem dado, devido à constante alteração de apelidos, eu chamo-lhe o ramo DIAS CAMELO:

-Mariana da Mota Camelo (n. 1777), Manuel (1776), Valeriano da Mota (1774)
e JOSÉ DIAS MOTA, meu antepassado, n. 1772, Atalaia, Gavião, eram filhos de

- Maria José da Mota c.1771 com JOSÉ DIAS CAMELO/ DIAS GRILO/ DIAS MARQUES, n. 1748, Atalaia, cujo padrinho foi José Camelo, soltº, filho de José Camelo.

- os pais do anterior foram Maria Marques/ Maria Dias/ Maria Marques Grila c.c. ANTÓNIO DIAS CAMELO/ DIAS FONSECA/ DIAS MASCATE (que pode significar mulato?), que foi b. 1716, freg. Panascoso, Mação (chama-se hoje Penhascoso?????? Um pouco diferente, não?)

- Portanto o Grilo vem do ramo materno, pois os pais de Maria Marques/ Maria Dias/ Maria Marques Grila, n. em Atalaia, foram João Dias e Maria Marques; e existe um casal coincidente como os nomes João Dias Grilo e Maria Marques, e o curioso é que moram na Horta da CAMELA, do Casal de Atalaia.

- Regressando ao ANTÓNIO DIAS CAMELO/ DIAS FONSECA/ DIAS MASCATE este era filho de ANTÓNIO DIAS DE AFONSECA/ DIAS MASCATE, n. de Casal de Cadafaz, Gavião (onde existem vários Camelos), c. em 1708, em 2ªs núpcias com Maria Marques, n. Casal de Carregueira, freg. Mação.

Nota: Fez o 1º casamento em 1694, Panascoso, com Teresa Lopes, daí natural, e falecida em 1706. O mais estranho é desde 1694 a 1706 só encontro um filho precisamente em 1706, n. um dia antes da mãe morrer em Panascoso. Poderão ter tido outros filhos em outra freguesia. Daí talvez o apelido/alcunha Mascate, que também significa vendedor ambulante?

- sobre um irmão de ANTÓNIO DIAS CAMELO/ DIAS FONSECA/ DIAS MASCATE, de seu nome Manuel, b. 1713, foi seu padrinho o Pe. Manuel Camelo, de Cadafaz. E outra Teresa, b. em Panascoso, 1724, foi padrinho, António Dias, filho de Manuel Dias Camelo, morador na Degracia, Gavião.

- E por sua vez ANTÓNIO DIAS DE AFONSECA/ DIAS MASCATE, n. cerca 1670, e era filho de AMARO FERNANDES, n. Degracia, Gavião e de MARIA DIAS, n. Cadafaz, onde viveram. Estes últimos terão nascido por volta de 1640.

-É possível que o apelido Camelo venha por esta MARIA DIAS.


Melhores cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#131349 | falco | 16 out 2006 18:03 | Em resposta a: #131242

caro confrade

De momento não tenho a cota desse documento mas um destes dias já a envio.

Sabe que existem dois nucleos de Camelos em Abrantes e Crato/ALTER DO CHÃO com interessantes casas e ligações várias.Pode ver nas genealogias manuscritas da TT ou no Manso de Lima (este nos reservados da BN) pois quando estive na faculdade vi partes destas genealogias.
Retenha ainda que um dos mestre da Ordem de Cristo da idade moderna era um senhor CAMELO do Alem-Tejo.

cumprimentos

P.F.T.

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#131486 | MarioBC | 18 out 2006 00:12 | Em resposta a: #131240

Caro Nuno,

Eram realmente esses os Metelos que procurava :)
No meu caso os ascendentes Metelo ramificam-se a partir de 2 filhos de Maria Metelo (pg. 153, nº9, ramo § 304º).
O livro foi útil para descobrir algumas gerações para trás que vou tentar confirmar nos registos de baptismo, pois encontrei ligeiras incorrecções e a ausência de alguns nomes, incluindo de um dos meus antepassados, o que compreendo, por muitas vezes acontecer o mesmo individuo vir referenciado com apelidos diferentes nos registos.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#131883 | nuno27 | 22 out 2006 10:49 | Em resposta a: #131486

Olá Mário,

peço desculpa pelo atraso na resposta.

Fico contente de lhe ter dado uma boa indicação, a propósito dos seus Metelos.
Ainda bem que reparou nalgumas incorrecções que existem, pois terei igualmente um dia, se tiver acesso a esses documentos, de verificar os dados respeitantes aos meus Metelos de Gáfete, e que estou em crer se relacionam com os seus.

Não sei se já possui ou tem acesso ao Livro dos Metellos, mas nele verifiquei, com a sua última msg, que tudo indica que somos primos:

A minha Maria Metelo, b. Gáfete, 1720, nº 11 do §351, é filha de
Manuel Carrilho c.c. Brites do Rego, esta filha de
Maria Metelo, nº9 do §350 (filha de Pedro Dias do Rego e de Catarina Álvares, de Gáfete), c.c. MANUEL FEIO BRAGA, este filho de
Maria do Ó c.c. MANUEL DIAS BRAGA irmão do seu DIOGO DIAS BRAGA, c.c. Maria Metelo (§304),
e eles filhos de MANUEL DIAS BRAGA.

Melhores cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#131885 | nuno27 | 22 out 2006 11:26 | Em resposta a: #131349

Caro Paulo, obrigado pela sua resposta e desculpe o atraso.

Também já andei a dar uma vista de olhos nas Genealogias Manuscritas da T. T., sobre os Camelos de Abrantes, pois de facto tem muita lógica, pela proximidade geográfica, de Abrantes a terras como o Gavião, Amieira, Ponte de Sôr, etc, que se possa tratar de um mesmo ramo que se diversificou. Mas são só hipóteses.

Em relação às Genealogias da T. T.:

Cota: Genealogias Manuscritas, 21.D.31 (Rolo 940)

Camelos, de Abrantes, fls. 42 em diante
Camelos, de Portalegre,
Camelos, outros de Abrantes (aqui há menção aos § Frades Metelos, da zona de Punhete (Constância).
Camelos Gueifões, de Dornes (Ferreira de Zêzere, também não muito longe de Abrantes, e que se dizem descendentes destes) Nota: tenho igualmente ascendência em Ferreira de Zêzere.

Estas genealogias se não estou em erro, foram escritas por Bernardo Pimenta do Avelar Portocarrero, no seu livro "Livro das Gerações Nobres deste Reyno de Portugal".

Encontram-se também os Camelos, de Abrantes, nas Genealogias de Cândido Teixeira, que no fundo é a continuação do trabalho de Manso de Lima: Cap. XLIV.

Isto é o que sei. Gostaria de ter mais dados, mas mesmo assim acho um pouco complicado conseguirmos entroncar os nossos Camelos, em ramos mais antigos.

Melhores cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#131949 | falco | 23 out 2006 11:41 | Em resposta a: #131885

Caro Nuno
Agora verifiquei que tem como ascendentes muita gente de Gáfete e Alto Alentejo por isso não seria mau se me disser que apelidos tem para ver se tambem são os meus.Assim poderei ver se o poderei auxiliar.
Os Metelos de Gáffete são meus ascendentes mas penso que a grafia correcta e vernacular será MATELA que aliás existe uma C.B.A. na tt
do século XVI de um Pedro da Roza Matela que é progenitor de muita Nobreza Lusa.O Manuel Rosado Camões e Vasconcelos trabalhou muito nestes apelidos e locais logo urge ver o que este genealogista publicou.
Caso lhe seja util o meu mail :pgfalcaotavares@hotmail.com

Cumprimentos

P.F.T.

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#132108 | MarioBC | 24 out 2006 23:43 | Em resposta a: #131883

Olá primo Nuno :)

Quando me falou do livro resolvi comprá-lo. Já estive a verificar e é realmente como diz, temos o Manuel Dias Braga como elo de ligação! Já ví que tem antepassados na zona do Gavião e Amieira. Eu também por lá tenho alguns e um pouco por todo o Alto Alentejo e Beira Baixa, mas a grande maioria é mesmo de Tolosa, para onde o Diogo Dias Braga terá ido morar, pelo que para já a minha pesquisa está centrada nesta vila. Caso tenha algum antepassado que tenha passado por Tolosa, diga, pode ser que descubramos outro em comum.

Um abraço
Mário B. Constancio

Resposta

Link directo:

AMIEIRA DO TEJO

#145409 | gmg | 25 fev 2007 14:33 | Em resposta a: #95500

António Gonçalves "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

AMIEIRA DO TEJO

#145410 | gmg | 25 fev 2007 14:33 | Em resposta a: #111181

António Gonçalves "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

AMIEIRA DO TEJO

#145411 | gmg | 25 fev 2007 14:34 | Em resposta a: #111213

António Gonçalves "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

AMIEIRA DO TEJO

#145412 | gmg | 25 fev 2007 14:34 | Em resposta a: #111763

António Gonçalves "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

AMIEIRA DO TEJO

#145413 | gmg | 25 fev 2007 14:35 | Em resposta a: #111619

António Gonçalves "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#149903 | sborges | 23 mar 2007 19:00 | Em resposta a: #111715

Caro Zé Pedro Leão:

Ao vasculhar esta mensagens já antigas deparei-me com a sua e descobri que a sua mãe era prima da minha avó paterna. Aliás, o seu avô João António de Matos Pestana Bastos era irmão (apenas por parte da mãe) da minha bisavó Maria da Conceição Amália Pestana Rosa. A minha avó Maria Amélia, que também nasceu no Monte da Pedra, falava muito do tio João e também de uma prima de nome Maria Tavares que vivia no Porto. Sempre é bom encontrar parentes.
Se quiser entrar em contacto comigo para obter algumas informações poderá fazê-lo para o meu mail: sbammaia@hotmail.com
Cumprimentos
Sofia Borges

Resposta

Link directo:

RE Monte da Pedra

#185049 | JOÃO AZEVEDO | 16 fev 2008 16:01 | Em resposta a: #149903

Cara Sofia Borges


Sou novo neste trabalho de forum e tal como lhe aconteceu eu estive hoje a vasculhar este velho tópico.

Por acaso tem alguns dados sobre a familia Abobra do Monte da Pedra???

consegui encontrar João Rodrigues Abobra n.+-1752 casado com Maria de Souza n.+.1755 pais de: António Rodrigues Abobra n.+-1777 casado com Anastasia Maria n. +-1780 todos naturais de Monte da Pedra

Os primeiros são meus 7ºs avós .

Se me poder arranjar alguns dados agradeço de antemão.

Cumprimentos

João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#234757 | Leote | 22 jul 2009 16:55 | Em resposta a: #111209

Cara Tânia de Matos,

Por favor veja esta minha contribuição:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=234727#lista

Numa anterior faço um pedido ao nosso colega Nuno Alves, que lhe repito:
"Tem alguma informação adicional relativamente a este apelido/personagens (LIOTE) em Nisa ou arredores?
A única que tenho é a seguinte: Liote Álvares: Nomeação em 01/01/1491 para Coudel da vila da Amieira, e na mesma data (?) para Inquiridor no Vimieiro [fonte: chancelaria D. João II].

Cumprimentos,
João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#234760 | tania24 | 22 jul 2009 17:53 | Em resposta a: #234757

Boa tarde

já ha algum tempo que tenho andado afastada das minhas pesquisas. Pelo que me recordo, tenho um Leote na minha árvore. Assim que me for possivel, transmito-lhe essa informação, incluida o assento de nascimento. Tinha por sistema passar a computador os assentos de nascimento/casamento/óbito.

entre hoje e amanha já publico.

Cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#238574 | Leote | 09 set 2009 15:27 | Em resposta a: #234760

Boa Tarde,

Permita-me a lembrança do assunto entretanto não terminado. Gostaria, de facto, de receber a sua informação referente à matéria anteriormente discutida. Espero não estar a ser abusivo ao voltar a pedir-lho.

Cumprimentos,

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#284571 | LProjecto | 12 ago 2011 21:33 | Em resposta a: #131240

Caros Confrades,

Parece que os paroquiais de Amieira do Tejo e Alpalhão já estão online.

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1012297

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1012389

Votos de boas pesquisas!

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#284573 | NISGM | 12 ago 2011 21:40 | Em resposta a: #284571

Caro Luís Projecto Calhau,

Não tenho tanta certeza que esteja online na totalidade apesar das garantias dadas pelo arquivo

como relato e pergunto em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=284545 não está tudo disponível

De Amieira (que me interessava) apenas dou com 12 livros

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#284629 | nuno27 | 13 ago 2011 19:42 | Em resposta a: #284571

Caro Primo Luís,

Muito obrigado pela chamada de atenção.

Vamos ver se é desta que retomo as pesquisas nos ramos de Amieira.

(Segundo me parece os livros do ADPTG estão a ser colocados por ordem alfabética de concelho, freguesias e tipo de livro (baptismos, casamentos e óbitos). Acho que os restantes livros de Amieira serão colocados nos próximos dias.)

Abraço,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Alto Alentejo - Amieira - Arez - Alpalhão

#285449 | NISGM | 23 ago 2011 21:05 | Em resposta a: #111190

Cara Tânia de Matos,


Em dados que coligi esta semana (vantagens de haver finalmente paroquiais de Amieira online) dei com um José Ferreira Louro Duarte, que será irmão da sua Teodora Gonçalves de Moura. Acabei de ler esta mensagem onde refere que os pais de Teodora (José Ferreira de Moura e Luísa Maria ou Luísa Duarte ou Luísa Gonçalves) serão filhos de João de Moura Louro e de Maria do Rosário e de João Dias Zagalote e Joana Gonçalves (como aliás se confirma em http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1012404)

Será que neste momento tem levantamento de mais dados (locais e datas) referentes aos quatro avós de Teodora e de José (e da Maria das Neves que encontrei noutra referência) e seus ascendentes?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 03:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen