Evendos – Mação

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Evendos – Mação

#95509 | MarioBC | 08 jul 2005 10:50

Agradeço a quem me possa fornecer informações sobre as seguintes pessoas e seus ascendentes. São naturais das localidades que as precedem e o ano é meramente indicativo quanto a uma possivel data de nascimento.
Obrigado.

Evendos – Mação

1840
Francisca de Matos casada com João Braz (Tolosa), filha de Manuel Marques e Quitéria de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#114438 | JoãoGaspar | 18 mar 2006 19:35 | Em resposta a: #95509

Caro Mario

eu vou iniciar uma pesquiza sobre o concelho de mação devido a ter uma avó do concelho de Mação de seu nome Maria de Mattos, por isso tenho todo o interece em saber mais sobre a familia matos de Mação.
que informação dispõe?

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#114534 | MarioBC | 20 mar 2006 11:25 | Em resposta a: #114438

Caro João Gaspar,

Ainda não investiguei o ramo da familía proveniente de Mação pelo que o meu conhecimento resume-se para já a estes nomes.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#114537 | MCNN | 20 mar 2006 11:52 | Em resposta a: #95509

Caro Mário

Se me permite uma ligeira correcção (mas que por vezes pode ser importante durante as buscas), creio que o nome correcto da localidade não é Evendos, mas sim Envendos.

Pelo menos é assim que é hoje chamada, mas desconheço se no século XIX teria a designação que referiu.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#114547 | MarioBC | 20 mar 2006 14:45 | Em resposta a: #114537

Caro Mário,

Agradeço a correcção, realmente não me recordo se foi por lapso que escrevi Evendos, se foi por dificuldade em compreender o nome que vinha no livro de baptismos ou se seria mesmo esta a designação. Aproveito para transcrever o que encontrei sobre a sua toponomia: "O topónimo Envendos tem uma origem duvidosa, havendo quem considere que advém de Em-os-Vendo. No entanto, o estudioso de toponímia Joaquim da Silveira defende que Envendos será o resultado da evolução do nome Evenandus (antropónimo medieval de origem germânica): Evenandus > Eveando = Enveando > Evendo > Enveendo > Envêdo > Envendo > Emvendo > Envendos."

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#114649 | FSA | 21 mar 2006 14:44 | Em resposta a: #114438

Caro João Gaspar,

Minha Tetra-Avó, Maria do Rosário de Matos, nasceu em 1801 no Lugar do Vale do Coelho, Envendos, filha de Januário de Matos e de Rosária de Matos.
Foi criada em casa de Sebastião Serrão Themudo Soares de Albergaria Galhardo, no Sardoal, casou em casa deste, a 27 de Junho de 1840 às 16.00 horas, com seu filho primogénito, Jacinto Serrão Burguete T.S.A. Galhardo, morreu a 27 Janeiro de 1862 no Sardoal, às 23.30h. e tiveram:
Máximo Maria Serrão Burguete T. S.A. Galhardo. que tinha 9 anos à data do casamento de seus Pais. Perante várias testemunhas do enlace, foi lavrada escritura de legitimação de Máximo Maria Serrão B.T.S.A. Galhardo, para os efeitos necessários.
Jacinto Serrão Burguete T.S.A. Galhardo, morreu no a 28 de Junho de 1840, então, Maria do Rosário de Matos casou em segundas núpcias com António Metello de Vilalobos Vasconcelos Serrão, seu sobrinho por afinidade que foi Pai e Tutor de Máximo Maria Serrão B.T.S.A.Galhardo.

Após esta extensa referência que serve para sublinhar os dois casamentos de Maria do Rosário de Matos, talvez a possa enquadrar entre os Mattos dos Envendos, Mação que refere.

Com os meus cumprimentos,

Fernando Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#116238 | gmg | 10 abr 2006 01:38 | Em resposta a: #95509

Tenho Ascendência de Mação, nomeadamente PEREIRA.

O que possuo investigado, sobre estes PEREIRA é:

I- MANOEL PEREIRA, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém, c.c. ROZA MARQUES, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos.
Filho:
II-BERNARDINO PEREIRA, que segue:

II-BERNARDINO PEREIRA, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos. Casou no dia 27 de Novembro de 1837 com GENOVEVA MARQUES, f.ª de JOSÉ MARQUES e de FRANCISCA MARQUES, todos naturais do lugar de Maxial, freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém.
Filho:
III-SILVÉRIO PEREIRA MARQUES, c.g.



Agradecia toda a informação sobre a ascendência das pessoas citadas em cima.

Cumprimentos,

Luís G.M.G.

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#125927 | Epcoutinho | 25 ago 2006 23:19 | Em resposta a: #95509

Na sequência da sua pergunta e dadas as coincidências de apelido e localidade,agradeço informações de duas tias de minha bisavó-Helena Rodrigues de Mattos casada com Manuel Baptista Selada- de nomes Teresa e Francisca de Mattos,solteiras,damas-de-honor das filhas de D.Álvaro que residia na Quinta da Ónia(Alvega).
Os meus agradecimentos.

Emília Pereira Coutinho de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#233935 | gmg | 11 jul 2009 17:37 | Em resposta a: #125927

Tem novidades sobre as linhas:

*MATTOS

*PEREIRA

*MARQUES

de Mação e arredores?

Será que me podia facilitar essa documentação, uma vez que, certamente, somos aparentados?

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#233936 | gmg | 11 jul 2009 17:37 | Em resposta a: #114547

Tem novidades sobre as linhas:

*MATTOS

*PEREIRA

*MARQUES

de Mação e arredores?

Será que me podia facilitar essa documentação, uma vez que, certamente, somos aparentados?

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#233937 | gmg | 11 jul 2009 17:37 | Em resposta a: #114649

Tem novidades sobre as linhas:

*MATTOS

*PEREIRA

*MARQUES

de Mação e arredores?

Será que me podia facilitar essa documentação, uma vez que, certamente, somos aparentados?

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Evendos – Mação

#233938 | gmg | 11 jul 2009 17:38 | Em resposta a: #95509

Tem novidades sobre as linhas:

*MATTOS

*PEREIRA

*MARQUES

de Mação e arredores?

Será que me podia facilitar essa documentação, uma vez que, certamente, somos aparentados?

O meu e-mail é: genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 01:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen