Da origem de algumas familias de Santo Tirso

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Famílias | Regiões

Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#95525 | texmel | 08 jul 2005 15:02

É já no proximo dia 12, às 21,3o horas a a apesentação no Salão Nobre da Camara Municupal de Santo Tirso.Aqui fica o aviso para quem intressar.

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#95527 | loms | 08 jul 2005 15:48 | Em resposta a: #95525

Meu caro Senhor

Gostaria de saber se este livro também inclui as famílias que, desde 1999 pertencem ao Concelho da Trofa, ou se análise que é feita se restringe às familias do actual Concelho de Santo Tirso.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#95567 | texmel | 09 jul 2005 03:24 | Em resposta a: #95527

Caro confrade Luis Moura Serra
O trabalho que se vai apresentar é a continuação de um outro publicado em 1912,pelo Dr. Antonio Pires de Lima e que agóra se actualiza.as familias constantes são todas naturais da então vila de Santo Tirso.por casamentos aparecem mais tarde pessoas de outrs terras.lembo~me de uma de lousado,que não encontei descendente-Cerejeira Fontes.Da Trofa penso não constar menhuma.
E caso para se estudar um trabalho sôbre Familias da Trofa,se aí houver quem colabore
Cumprimentos -Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124588 | mc | 09 ago 2006 12:18 | Em resposta a: #95567

Caro Confrade
Foi uma agradável surpresa ter encontrado neste livro os meus oitavos-avós
Domingos Dias cc Benta Correia

Ele Domingos Dias, natural lugar de Sidenai, freg. StºTirso. filho de Francisco Dias e de ?? do lugar de Sidenai.
Ela Benta Correia, natural lugar de Sidenai, freg. StºTirso, filha de Gonçalo Gomes e de ?? do lugar de Sidenai.
Casamento a 30-01-1678 em StºTirso. (ADPorto-Lv.M2,fl.151v.)
Descendo de uma das filhas:
-Maria Dias – minha Sétima-avó
n.04-03-1675
cc Manoel Lopes Guimarães.

As minhas felicitações por este trabalho.
Melhores cumprimentos.
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124634 | 2570 | 09 ago 2006 21:47 | Em resposta a: #124588

Cara maria carneiro
Tenho interesse em consultar a obra em causa, e por isso agradeço que me informe como teve acesso à mesma.
Obrigado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124646 | mc | 10 ago 2006 08:20 | Em resposta a: #124634

Caro Confrade
O livro foi-me oferecido, por isso não sei onde estará à venda. Se contactar o nosso Confrade texmel, ele lhe dirá.
Cumprimentos
mc

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124648 | Carlos Silva | 10 ago 2006 09:57 | Em resposta a: #124634

Caro confrade,

Vi esse excelente livro ha bem pouco tempo na livraria Ferin, em Lisboa, e na livraria Esquina, no Porto.
Um trabalho exemplar, cujo valor ultrapassa, felizmente, questoes genealogicas.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124649 | Carlos Silva | 10 ago 2006 09:59 | Em resposta a: #124648

... como alias està na livraria online deste site.

Cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124681 | 2570 | 10 ago 2006 22:05 | Em resposta a: #124634

Cara maria carneiro
Obrigada pela resposta. Se não for maçada, informe-me se no livro são focadas as várias freguesias do concelho de santo tirso, ou somente a propria freguesia de santo tirso.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124682 | 2570 | 10 ago 2006 22:05 | Em resposta a: #124649

Caro Carlos Silva
Muito obrigado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124707 | pinheirov | 11 ago 2006 14:28 | Em resposta a: #124646

D. Maria Carneiro

Como outros membros deste Forum, estou interessado nesta publicação desde a sua primeira edição, segundo parece, rapidamente extinta. Pois que a possui, grato lhe ficaria se me pudesse dizer se a nova edição trata de Malafaias, ou Godins Mascarenhas, de St. Tirso. Apreciaria saber esse pormenor antes de eventualmente dicidir de a adquirir.
Pedindo desculpa pelo incómodo, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124708 | pinheirov | 11 ago 2006 14:46 | Em resposta a: #124646

D. Maria Carneiro

Peço desculpa pela gralha: ler «decidir» em vez de dicidir.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124713 | mc | 11 ago 2006 16:55 | Em resposta a: #124681

Caro Confrade
Emprestei o livro, pelo que nos próximos tempos não poderei responder à sua questão. Melhor do que eu, julgo que o nosso Confrade texmel o poderá esclarecer.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124715 | mc | 11 ago 2006 16:56 | Em resposta a: #124707

Caro Confrade
Emprestei o livro, pelo que nos próximos tempos não poderei responder à sua questão. Melhor do que eu, julgo que o nosso Confrade texmel o poderá esclarecer.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124716 | aeiou2 | 11 ago 2006 17:06 | Em resposta a: #124707

Caro V M Pinheiro,

O livro não trata dos Malafaias,ou dos Godins Mascarenhas, mas da

Família Andrade, Morêda, Sousa Carneiro, Fonseca Cardoso,

Família Pinheiro, Pinheiro Guimarães, Hargreaves, Monteiro de Andrade, Moreira da Silva, Forte, Moreira Barroso, Pinto de Andrade, Pinheiro da Rocha

Se precisar de alguma nota diga

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#124732 | pinheirov | 12 ago 2006 02:58 | Em resposta a: #124716

Prezada Maria

Uma palavra apenas para lhe agradecer a sua atenção e extrema gentileza. Apesar de nessa publicação não serem feitas referências a Malfaias e Mascarenhas, a informação alargada que me enviou é muito preciosa. Muito obrigado.
Abusando ainda da sua oferta, caso tenha acesso ao último volume ANP, muito apreciaria conhecer o que aí figura em relação aos antigos Malafaias de Serrazes e de Sta Cruz da Trapa (São Pedro do Sul). Por residir no estrangeiro, pedi em tempos esse mesmo favor a um outro membro do Forum, mas sem sucesso nem resposta. Se tal vos for possível, grato ficaria pelo envio dessa única informação para o meu endereço web: victor.pinheiro @ umontreal.ca
Que isso lhe seja possível ou não, agradeço de qualquer modo e peço desculpa pelo incómodo.
Melhores cumprimentos,

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#125219 | texmel | 18 ago 2006 18:36 | Em resposta a: #124681

Caro confrade Martins:

Satisfazendo o seu pedido devo informa-lo, que no livro de que sou co-autor, se referem diversas freguesias do concelho de S. Tirso, isto pois as famílias nele tratadas residiam ou eram naturais de diversas freguesias desse concelho. Como não se trata de uma monografia, no que se refere às localidades nele indicadas, não houve o cuidado de pormenorizar ou relatar factos dessas freguesias.
Todavia se estiver dentro dos meus conhecimentos alguma indicação relacionada com os lugares versados é favor dizer pois terei todo o prazer em lhe responder

Cumprimentos,

Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#125234 | 2570 | 18 ago 2006 21:16 | Em resposta a: #125219

Caro Texmel
Muito obrigadopela atenção demonstrada.
O que se passa é o seguinte: Alguns dos meus ascendentes provêem se santo Tirso, mais propriamente das freguesias de: Santo Tiroso, Santiago de carreira, e S,. Miguel de Lama.
Estes meus ascendentes casaram com pessoas das freguesias de Famalicão, e foi para mim uma surpresa encontrar estes dados, mas....isto da genealogia é de surpresa em surpresa;;;e ainda bem.
Voltando ao assunto: Apesar de ser do Porto, habito em Alverca, e não é fácil deslocar-me à Invicta, e por isso vou-me valendo de informações que os caros confrades trocam comigo.
Assim, caso o livro em questão foque as freguesias que necessito, será importante para mim sabê-lo, para futura consulta.
Mais uma vez obrigado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#129326 | eduardocarneiro | 23 set 2006 17:40 | Em resposta a: #124707

Ler investigações sobre famílias do baixo Minho, do autor Eduardo Santos Carneiro...

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#129349 | pinheirov | 24 set 2006 01:43 | Em resposta a: #129326

Caro Eduardo Carneiro

Venho agradeçer a informação e pedir-lhe me diga p.fv. onde poderei encontrar ou adquirir a dita obra.
Cordialmente,

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#158044 | velhomarco | 01 jun 2007 18:08 | Em resposta a: #124588

Famílias de Santo Tirso

Sou brasileiro do Rio Grande do Sul e também tenho ancestrais em Santo Tirso, conforme segue:

Antonio n. 16/02/1728 e b. 19/02/1728, do lugar da Cabroeira desta Freguesia de Maria Madalena do Mosteiro de Santo Tirso -Comarca de Maya, Bispado do Porto/Portugal, filho de Manoel de Azevedo, da mesma Freguesia e de Domingas de Souza da Freguesia de São Salvador do Monte Cordova Ribeiro - Porto/Portugal. Padrinhos: Antonio Fernandes Roriz da Quinta do Giao e Ana solteira, irmã de Manoel de Azevedo e tia do batizando. Testemunhas constantes do assento: Joseph de Souza e Silva e Francisco de Oliveira. Ambos do lugar de Cidnaia e todos da dita Freguesia. LIVRO DOS REGISTROS PAROQUIAIS DE FREGUESIA DE SANTA MARIA MADALENA DE SANTO TIRSO - ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO/PORTUGAL.

Resposta

Link directo:

RE: Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#288264 | francandrade | 30 set 2011 18:58 | Em resposta a: #124588

Boa tarde,
Só agora vi a sua mensagem que muito me interessou.
Eu também descendo de Domingos Dias e Benta Correia (são meus 8ºs Avós). Mas tenho a indicação de que Domingos Dias nasceu em Santo Tirso a 16 de Junho de 1647, mas que seria filho de Lourenço Dias ?? e de Maria Francisca. Consegue verificar por favor se o Assento de nascimento refere os pais de Domingos Dias (e sobretudo se o pai é Francisco? Ou Lourenço?). O casamento com Benta Correia a 30/1/1678 confere com os dados que tenho. Eu descendo de uma outra filha deste casal, com um nome estranho - Tabiana, nascida em Santo Tirso a 8/10/1693. Durante algum tempo pensei que fosse Fabiana, mas parece que é mesmo Tabiana... Já se havia cruzado com tal nome ?

Também me interessava saber se os seus sétimos Avós Maria Dias e Manoel Lopes Guimarães terão tido algum filho José ? Uma 7ª Avó minha, Caetana Maria Dias (que casou em Santo Tirso a 12/11/1769, com Manuel José Carneiro, filho de António Dias e de Custódia Araújo Carneiro) era filha de José Dias Guimarães e de Luísa de Sá. Será que este José Dias Guimarães terá alguma relação com os seus 7ºs Avós, Maria Dias e Manuel Lopes Guimarães? Temos aqui nomes que parecem coincidir...

Agradeço qualquer esclarecimento adicional que me possa prestar,
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#423131 | JBMalta | 12 abr 2020 15:15 | Em resposta a: #95525

Embora já distante vários anos quer da data da saida do livro sobre Algumas Familias de Santo Tirso, quer das interessantes trocas de msgs, venho pedir a indicação se nas obras que foram publicadas acerca deste mesmo assunto, haverá alguma(s) referência(s) a uma Família VEIGA ou REBELO DA VEIGA, da freguesia de GUIMAREI de SANTO TIRSO, pois que daí saiu um dos filhos que veio casar em Lavre - Montemor-o-Novo.

Resposta

Link directo:

Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#426860 | danielmehlem | 01 set 2020 11:33 | Em resposta a: #95525

Saudações a todos,

Peço a devida vênia para me juntar a JBMalta e mesmo após tantos anos, venho pedir indicações sobre este assunto. Haveria alguma referência a uma família DIAS CARNEIRO. Procuro por informações do meu Bisavô FRANCISCO DIAS CARNEIRO, filho de MANOEL (MANUEL?) CARNEIRO.

Agradeço qualquer ajuda.
Com os melhores cumprimentos

Daniel Carneiro

Resposta

Link directo:

Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#426872 | loms | 02 set 2020 07:37 | Em resposta a: #95525

Caro Daniel Carneiro

Saudações.

De que localidade é que fala?
São nomes muito comuns existentes em várias paróquias.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Da origem de algumas familias de Santo Tirso

#426877 | danielmehlem | 02 set 2020 14:31 | Em resposta a: #95525

Caro loms,

Saudações. Agradeço pelo interesse.

De antemão, quero me desculpar, visto que não possuo informações precisas sobre o nascimento do meu Bisavô. Todos os seus filhos infelizmente já faleceram, e os poucos netos vivos já possuem idade bastante avançada. Cada parente relata uma história que, em certos casos, apontam para freguesias diferentes. Tratam-se de pessoas muito idosas que misturam eventos e pessoas com certa frequência.

Destarte, pelas informações colhidas, estou a pensar que Francisco Dias Carneiro, filho de Manoel Carneiro, nasceu em alguma região do Porto. Francisco teria nascido nos idos de 1870. Fazendo cruzamento dos dados coletados, encontrei diversos indícios que atestam que a família DIAS CARNEIRO esteve presente nas freguesias de SANTO TIRSO, LORDELO, PAREDES dentre outras da região.

Destaco os registros encontrados mais recentes:

Batismo de Antonio, filho de Manoel Dias Carneiro, nasceu em 27 de fevereiro de 1877. Código de Referência PT-ADPRT-PRQ-PPRD13-001-0012_m0015, disponível em https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=820057.

Manoel Dias Carneiro como padrinho de Manuel e Rita, Códigos de Referência PT-ADPRT-PRQ-PPRD13-001-0007_m0096 e PT-ADPRT-PRQ-PPRD13-001-0012_m0054, disponíveis em https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=820057.

Encontrei até mesmo um Francisco Dias Carneiro padrinho de Francisca, em outubro de 1860, mas em conversa com familiares, acreditam que se trata de homônimo. Infelizmente, neste caso, não consigo entender a escrita e não pude identificar a freguesia desse Francisco. (Código de Referência PT-ADPRT-PRQ-PPRD13-001-0008_m0015, disponível em https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=820057).

Cada dia descubro um pedacinho de história que pode ajudar a desvendar este mistério.

Agradeço qualquer ajuda.
Com os melhores cumprimentos.

Daniel Carneiro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 23:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen