Ordens Militares

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Cargos

Ordens Militares

#9555 | fsomr | 22 set 2001 15:27

Gostava de conhecer a história recente das várias ordens militares: Cristo, S.Tiago da Espada, São Bento de Aviz e de perceber o que representava ser-se cavaleiro de uma destas ordens ao longo dos séculos, em termos de estatuto social e de previlégios efectivos, se é que existiam.
Exemplos:cavaleiro da ordem de cristo em 1672; o mesmo grau em 1767; cav. de S.Tiago da Espada em 1792; cav. Ordem Aviz em 1862; comendador da Ordem de Aviz em 1903, etc.
Qual era o estatuto que estes "títulos" davam a quem era agraciado com eles? Variou no tempo?
Obrigado
fsomr

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#9563 | DABH | 22 set 2001 20:43 | Em resposta a: #9555

Caro fsomr,

Penso que o estatuto das antigas ordens militares evoluiu do "frei-cavaleiro", passando pelo "comendador-administrador", até ao "grã-cruz honorífico".

Vale a pena visitar o site do Senhor José Vicente Pinheiro de Mello de Bragança, Secretário-geral da presidência da República:
http://www.geocities.com/Athens/Academy/3908/militaryorders/index.html
Neste site, que talvez já conheça, estão várias informações úteis além de uma boa bibliografia para pesquisar.

Quanto à importante relevância social para o agraciado peço ao LCM que escreva sobre este tema, que já abordou na introdução do seu livro.
Cumprimentos,
Diogo de Belford Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#9604 | fsomr | 23 set 2001 18:03 | Em resposta a: #9563

Caro Diogo,
Muito obrigado pela resposta.
Pedia também ao LCM que escreva sobre este tema.
Cumprimentos,
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#11325 | boavida2001 | 18 out 2001 13:02 | Em resposta a: #9604

Caro Francisco Montanha Rebelo,

Sobre esta temática aconselho ainda a consulta de alguns 'sites' de história militar (nacional e internacional).
Nomeadamente:

http://www.mdn.gov.pt/Defesa/Simbolos/condecor.htm

http://www.geocities.com/Athens/Academy/3908/links2.htm

http://www.geocities.com/Athens/Academy/3908/militaryorders/

http://orb.rhodes.edu/encyclop/religion/monastic/milintro.html

http://www.newadvent.org/cathen/10304d.htm

http://www.angelfire.com/ak/militaryorders/

http://www.geocities.com/Athens/Academy/3908/biblio_1.htm


Com os melhores cumprimentos,
F.C.Boavida

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#11341 | Cau Barata | 18 out 2001 16:27 | Em resposta a: #11325

Rio de Janeiro, 18.10.2001 - 13:11
(Carlos Eduardo de Almeida Barata)

Caros Francisco Boavida, Diogo de Belford, e Francisco Montanha

Há cerca de 2 anos andei escrevendo algumas notas, sobre genealogia, títulos de nobreza e ordens de cavalaria.

Ao ver as mensagens dos senhores, resolvi recorrer àquela antiga página que me hospedou, e percebi que meus textos ainda andam por lá.

Assim, sem a pretenção de aprofundar na matéria, dou uma esbarrada, de leve, por ela, na tentativa de ser mais um a ilustrar o assunto.

O endereço:

http://www.hcgallery.com.br/barata1.htm

Meus cumprimentos

Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#11403 | fsomr | 19 out 2001 10:01 | Em resposta a: #11341

Caro Francisco Boavida,
Muito obrigado pelas suas informações.
Vou consultar os sites,
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#11404 | fsomr | 19 out 2001 10:02 | Em resposta a: #11341

Caro Cau Barata,
Agradeço a sua mensagem. Já fui ver os seus artigos que printei para ler com atenção.
Pedia-lhe que visse o que escrevi sobre o Barão de Burgal.
Um abraço,
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#11982 | fsomr | 28 out 2001 14:43 | Em resposta a: #9563

Caro Lourenço,
Qual é o livro que escreveu que na introdução aborda o tema da relevância social para o agraciado com o grau de cavaleiro de uma ordem?
Gostava de ler.
Um abraço,
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#11986 | LCM | 28 out 2001 15:01 | Em resposta a: #11982

Caro Francisco,

Peço desculpa pela "desilusão" mas a afirmação do meu caro amigo Diogo de Belford Henriques é bastante exagerada. Nada adiantei de novo ao que escreveu Nuno Daupias d'Alcochete no seu notável estudo intitulado "Principalidade". Neste importante trabalho o Autor traça o percurso "modelo" de ascenção social pombalina, onde a obtenção da carta de Familiar, o Hábito de Cristo por renúncia ou a carta de brasão de armas eram "passos" obrigatórios.

No meu trabalho a que o Diogo se refere, apenas aplico este modelo ao percurso do biografado no livro. O meu único "contributo" para este tema é comprovar, mais uma vez, que a exposição do Douor Nuno Daupias é impecável e se encontra (apesar do estudo ter mais de 30 anos) completamente actual, pouco ou nada se tendo avançado desde então na compreensão do citado modelo de ascenção.

O trabalho de que o Diogo fala foi publicado pela Univ. Moderna em Outubro de 1998 (coincidindo com o grande almoço da família no Hespanhol) e trata da biografia de Luís Coelho Ferreira do Vale e Faria, antepassado por varonia da família Perestrelo de Vasconcelos e, portanto "avô" dos seus filhos.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#11995 | fsomr | 28 out 2001 18:52 | Em resposta a: #11986

Caro Lourenço,
Comprei esse livro no almoço no Hespanhol.
Vou relê-lo.
Obrigado.
Um abraço,
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#11996 | LCM | 28 out 2001 18:55 | Em resposta a: #11995

Caro Francisco,

Ao relê-lo poderá comprovar o exagero da afirmação do meu amigo Diogo...
A parte relativa a esta matéria da ascensão social é a conclusão do Cap. II (Ascendência de Luís Coelho Ferreira do Vale e Faria), mas como escrevi na outra mensagem nada adianta ao escrito de Nuno Daupias.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#15845 | andremo | 16 jan 2002 06:54 | Em resposta a: #11341

Caro Cau Barata,

gostaria saber coisas sobre a legião portuguesa, como por exemplo, onde saber quem foram seus membros?!e não só!
um abraço
André Mergulhão O

Resposta

Link directo:

RE: Habito de Cristo "por renuncia"

#15860 | Portuguez | 16 jan 2002 13:46 | Em resposta a: #11986

Caro Lourenço

Gostaria de saber o que significa "por renuncia" no texto a que respondo. Confesso que nao compreendi.
Recebeste um e-mail que há uns tempos te mandei sobre o teu trabalho acerca de parlamentares? Ando para telefonar-te a perguntar, porque se calhar mudaste de endereço, mas já agora fica aqui mesmo a pergunta. Obrigado e um abraço do

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Habito de Cristo "por renuncia"

#15877 | LCM | 16 jan 2002 18:26 | Em resposta a: #15860

Caro Alexandre,

Desculpa não ter respondido ao dito mail sobre os parlamentares, mas já nem me lembro o que era.

Sobre as renuncias, funciona mais ou menos assim: um agraciado com o Hábito de umaOrdem Militar podia "renunciar" dessa mercê noutra pessoa, que para o efeito tinha de ser habilitada pela Mesa da Consciência e Ordens. Não conheço nenhum caso em que a renucia tenha sido negada e sei de Cavaleiros que o foram por renuncia de terceiros.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16485 | andremo | 01 fev 2002 00:31 | Em resposta a: #11986

Caro Lourenço,

Gostaria de saber como posso adquirir informação se um elemento da familia pertenceu á ordem de malta? E já agora da legião Portuguesa!
desde já agradeço

André Mergulhão O

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16487 | LCM | 01 fev 2002 00:43 | Em resposta a: #16485

Caro André,

Se me der o nome posso consultar as listas que tenho da Ordem de Malta. Existem também processos de Habilitação para esta ordem nos séculos XVIII e XIX que estão na Torre do Tombo. Infelizmente são poucos.
Sobre a Legião Portuguesa talvez o melhor seja ir ao Arquivo Histórico Militar, frente à Estação de Santa Apolónia.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16489 | andremo | 01 fev 2002 01:07 | Em resposta a: #16487

Mto obrigado Lourenço!
É que o meu bisavó Manuel Carlos Mergulhão, falava na ordem de malta sobre a nossa familia, logo, eu tenho quase a certeza que ele pertencia!
Quanto á legião Portuguesa eu vou ao Arquivo, porque tenho a certeza que ele era, visto ter na lapide, no cemitério dos prazeres, «Manuel Carlos Mergulhão, nº1 da legião Portuguesa, tb meu avô(ismael freire Mergulhão)e tio-avó (manuel Carlos Mergulhão) pertenciam!
Onde fica esse arquivo??em fente á estação?no museu militar?
um abraço e mais uma vez obrigado
André

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16490 | andremo | 01 fev 2002 01:11 | Em resposta a: #16489

Já agora...apresento-me!

O meu nome é André Mergulhão O, tenho 25 anos, estudante de arquitectura na universidade Lusiada, e ando a ver se sei mais coisas sobre a familia Mergulhão!
um abraço

André

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16491 | andremo | 01 fev 2002 01:13 | Em resposta a: #16487

Já agora...apresento-me!

O meu nome é André Mergulhão O, tenho 25 anos, estudante de arquitectura na universidade Lusiada, e ando a ver se sei mais coisas sobre a familia Mergulhão!
um abraço

André

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16496 | LCM | 01 fev 2002 01:21 | Em resposta a: #16491

Caro André,

Não encontro o nome do seu avô nas listas que tenho da Ordem de Malta, que para o século XX são completas, pelo que não deverá ter pertencido.
O Arq. Hist. Militar é no mesmo edificio do Museu Militar mas entrando pelo lado oposto, ou seja, pela porta junto à Estação.

Também ando na Lusíada, em História, mas nunca lá ponho os pés... Tenho 24 anos. Apresentações feitas.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16497 | andremo | 01 fev 2002 01:27 | Em resposta a: #16496

se não for abusar da sua paciencia...Fernão Mergulhão?
um abraço e mto prazer!
André

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16498 | andremo | 01 fev 2002 01:34 | Em resposta a: #16496

No arquivo das ordens militares eles facultam essa lista que o Lourenço têm?
Um grande abraço
André

Resposta

Link directo:

RE: Legião Portuguesa

#16502 | Portuguez | 01 fev 2002 03:19 | Em resposta a: #16489

Caro André O

A Legião Portuguesa foi fundada nos anos 30, com cerca de 1/2 duzia de elementos apenas e com outro nome, PVqualquer coisa que nao me lembro (estou talvez a fazer confusão com o 1º nome que a PIDE teve). Ou seria a Mocidade Portuguesa? Estou baralhado e não consigo descobrir uma fotografia que tenho em casa representando esse acontecimento. Se nas suas buscas isso lhe passar pelos olhos diga sff, fico-lhe grato.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Legião Portuguesa

#16503 | andremo | 01 fev 2002 06:48 | Em resposta a: #16502

Caro Alexandre,

em primeiro lugar como está?:)
Sei o que está a falar mas o que me refiro é mesmo á Legião Portuguesa, não sei bem se tinha outro nome ou não mas vou tentar tirar em pratos limpos, indo ao cemitério, á lapide do meu bisavô e ler o que está lá!
Mas de qualquer maneira obrigado pela ajuda!
Um abraço
André

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16523 | rafael mião | 01 fev 2002 19:18 | Em resposta a: #9555

Ex.mos Senhores
No âmbito do IV Encontro sobre Ordens Militares que está a decorrer em Palmela,estou a ler :As Ordens Militares e o Estado Moderno(Honra,Mercê e Venalidade em Portugal(1641-1789),dissertação de doutoramento de Fernanda Olival,que acho interessante para quem gosta da matéria,e outro:As Ordens de Avis e de Santiago na Baixa Idade Média,(O Governo de D.Jorge)de Maria Cristina Gomes Pimenta,quanto a mim um instrumento de trabalho valioso,não só pelas dezenas de individualidades da Ordem de Santiago e Avis,pelo B.xo Alentejo,Algarve e mais e sobre os Mestres,as investiduras,comendas,admissão na Ordem,etc.Não pude,hoje,comparecer,para receber o Liv.º das Actas que meu filho certamente obterá,pois complementará o assunto,que me interessa muito.
Com os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16722 | jvarnoso | 05 fev 2002 12:14 | Em resposta a: #9555

Caro Senhor,
Em aditamento às várias sugestões que lhe foram enviadas permito-me sugerir-lhe a consulta do portal sobre as Ordens Honoríficas Portuguesas, designadamente os capítulos I, II e III em:
http://www.terravista.pt/Guincho/1147/index.htm

Para uma Bibliografia resumida sobre as ordens militares sugiro ainda a consulta das páginas de Bibliografia a que poderá aceder em:
http://www.geocities.com/Athens/Academy/3908/militaryorders/contents.html

Sobre o período medieval têm ultimamente sido publicados alguns estudos interessantes sobre as antigas ordens militares portuguesas a que poderá ter acesso na referida página.

Sobre a época moderna e no âmbito da história social são de fundamental leitura o estudo muito recente da Doutora Fernanda Olival, lançado, como já foi aqui referido, na semana passada durante o «IV Encontro sobre Ordens Militares» em Palmela e as teses de doutoramento do Doutor Nuno Gonçalo Sampaio (ed. pela Imprensa nacional-Casa da Moeda) e da Doutora Mafalda Soares da Cunha sobre a Casa de Bragança.
Infelizmente ainda está por fazer o estudo síntese das ordens militares, que nos dê uma perspectiva global e aprofundado destas instituições e do seu papel político e social ao longo de séculos.
Saudações cordiais,
José Vicente de Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Legião Portuguesa

#16731 | JCC | 05 fev 2002 14:07 | Em resposta a: #16503

Caro André

Como o Alexandre já disse a Legião Portuguesa foi uma das organizações do Estado Novo. Tanto quanto sei incluia também a DCT (Defesa Civil do Território) que era, à semelhança do que aconteceu noutros paises aliados durante a guerra (II GM)um corpo civil preparado para responder a situações de calamidade ou emergência pública. A LP tinha, contudo, outos fins. Era um corpo "para-militar" (não sei se legalmente tinha este estatuto) que se destinava à defesa do regime. Os seus membros tinham treino militar.

A PVqualquercoisa a que o Alexandre se referiu era a antecessora da PIDE (Policia Internacional e de Defesa do Estado) e chamava-se PVDE (Policia de Vigilancia e Defesa do Estado).

Pode ainda acontecer, já que por vezes o nome Legião também foi usado para este, que os seus antepassados tenham pertencido ao Corpo Expedicionário Português (CEP) que participou na 1ªG.Guerra. Mas isso seria se eles tivessem nascido no séc. XIX.

Quantos aos Arquivos da Legião penso que não deverão estar no AHM já que, durante o PREC, os assuntos da Legião Portuguesa sempre andaram ao lado dos da PIDE-DGS. Se for assim poderão estar junto com estes últimos na TT.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Legião Portuguesa

#16754 | andremo | 05 fev 2002 18:06 | Em resposta a: #16731

Caro João,

Gostaria de lhe mandar 4 fotografias para me dar a sua opinião, eu estive a investigar sobre umas fotografias e de uns objectos pertencentes ao meu avó e bisavô, sobre as ordens militares, uma parece-me da ordem de santiago (alfinete) e a outra parece-me ordem de avis (chapeu). Como posso mandar as fotos para si?isto é obvio, se quiser?!
Mando tb uma sobre a maçonaria...
um abraço
André Mergulhão O
Nota: obrigado por ter respondido ao forum!

Resposta

Link directo:

RE: Legião Portuguesa

#16755 | JCC | 05 fev 2002 18:11 | Em resposta a: #16754

Se conseguir passa-las num scanner pode transformá-las em formato gif ou jpeg (para não ocupar muito espaço) e enviar por email para

cordovil@mail.telepac.pt

Caso não possa diga-me o seu email e eu mando-lhe a minha morada em pvt.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Legião Portuguesa

#16757 | andremo | 05 fev 2002 18:24 | Em resposta a: #16755

Enviarei agora!
Um abraço André
(a morada do meu mail é o_si_an@yahoo.com.hk)
se quiser pode mandar a resposta por mail!

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16764 | Vasco Jácome | 05 fev 2002 19:44 | Em resposta a: #16498

Caro André Mergulhão

As listas dos Cavaleiros da Ordem de Malta têm sido publicadas na revista cultural “Filermo” da responsabilidade da Assembleia Portuguesa dos Cavaleiros da dita Ordem.

Incluem também os já falecidos. Dela fazem parte os membros que pertencem ou pertenceram à Ordem desde que ela tem a organização actual, ou seja desde 1899.

Nessa lista não consta nenhum Mergulhão.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16782 | andremo | 05 fev 2002 21:41 | Em resposta a: #16764

Caro Vasco,

Muito obrigado por esta ajuda! já agora queria perguntar onde posso adquirir essa lista.
Mto obg mais uma vez.
André

Resposta

Link directo:

RE: Ordens Militares

#16829 | Vasco Jácome | 06 fev 2002 19:56 | Em resposta a: #16782

Caro André Mergulhão

Infelizmente, não lhe sei responder a essa questão. A publicação é distribuída aos membros da Ordem.

Fora desse círculo, não sei se há a possibilidade de a adquirir. Talvez em livrarias mais especializadas em assuntos genealógicos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 14:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen