RE: Padre Rafael Barata de Carvalho

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Proc.os de Fam. do SANTO OFÍCIO ( Naturalidades)

#95615 | rafael | 09 jul 2005 20:33

Caros Confrades e Assoc. dos Amigos da Torre do Tombo

Os Proc.ºs de Hab. para F S O , como todos sabemos,são uma fonte preciosa para a investigação genealógica, não só relativamente aos habilitandos que pesquisamos, pelos pormenores familiares e outros que aí encontramos, como também as testemunhas deles participantes nos conduzem a pessoas e famílias que nos interessam e que de outro modo, desaparecidos que são muitos liv. paroquiais aí os encontramos.

Mas o que me levou a abrir este tópico prende-se com o que muitas vezes tenho pensado, e ontem tal sucedeu:

Ao CONSULTAR alguns nomes de alguns dos HABILITANDOS registados, encontrei e encontro,muitas vezes, nomes e apelidos homónimos e me interrogo: será este, será aquele?não ! talvez seja este e não é. O problema não é grande e há pouca perda de tempo, quando são dois ou três homónimos ( nome e apelidos ); mas quando aparecem cinco ou seis é um bico de obra adivinharmos aquele que nos interessa ou se nos interessará.

Porém, FICO DEVERAS SATISFEITO. quando alguém, à revelia do que será permitido, anotou a lápis, no livro do Inventário, à frente do resp.º nome do FSO a NATURALIDADE do habilitando, dispensando-me de tentar adivinhar, ou tirar à sorte, quAL DELES será o que me interessa, dispensando-me de requisitar os proc.os de muitos homónimos, ao acaso, porque nem sempre é cómodo e há vagar para tal. E com uma pequena nota a lápis, à frente dos nomes, ficamos logo a saber de onde é o habilitando e assim, se nos interessará ou não, de momento, consultar de preferência, ou não, este ou aquele.

Ainda bem, que muitos anotaram a lápis e o que lá está merece a nossa gratidão, porque além de evitarem perda de tempo , evita-nos ser induzido em erro por apelidos que nada nos dizem, apenas coincidência de nomes e apelidos.

Assim devia ser permitido, quando alguém consultasse determinado proc. de Hab. FSO ou Ordem Militar, por ex. pudesse anotar a lápis, à frente,pelo menos, a sua naturalidade, ou outra obs. resumida digna de nota.

Bom fim de semana .
Rafael Carvalho



PORTANTO :

Resposta

Link directo:

RE: Proc.os de Fam. do SANTO OFÍCIO ( Naturalidades)

#95999 | angela41 | 15 jul 2005 02:38 | Em resposta a: #95615

Olá.
Me interessei em pesquisar sobre os familiares do Santo oficio, por identificar meu sobrenome ( SOEIRO ) como participante da familia do Santo Oficio. Gostaria de saber como pesquisar melhor e identificar minha arvore genealógica, visto que parece-me, este sobrenome é corrente em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Padre Rafael Barata de Carvalho

#96000 | AQF | 15 jul 2005 04:49 | Em resposta a: #95615

Caro Rafael Carvalho,

Outra fonte importante de dados, são as habilitações de génere de parentes, e ao ler a sua mensagem, reparei na coincidência do seu nome com um padre que não consigo entroncar na família.

Embora seja muito fraca a probabilidade de estar ligado a si, aqui deixo a informação para o caso de lhe interessar ou ter mais informação a dar.

Habilitação de génere em 1722, caixa 1628, de Rafael Barata de Carvalho, natural de Alvares, filho de Manuel Barata de Carvalho jd e de Ana Maria de Lima, neto paterno de Gabriel André e de Francisca Barata (Carvalho), e materno de Manuel Henriques Carvalho e de Helena da Cruz (Alvares).

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Padre Rafael Barata de Carvalho

#96075 | rafael | 16 jul 2005 18:38 | Em resposta a: #96000

Caro Ângelo Fonseca

Li com agrado a sua informação. O meu apelido RAFAEL ( Raphael como aparece também e passe o snobismo, se o é, gostaria de tê-lo assim no meu apelido) calculo que seja proveniente do meu trisavô Rafael Gonçalves, e o nome próprio dele passou a muitos descendentes que ainda o usam, como apelido. Vem a propósito referir, por ex. outro caso na minha família ( acho de utilidade tais informações ),do meu bisavô Amaro Guerreiro, de que todos nos orgulhamos pelas suas qualidades de inteligência e capacidade para angariar fortuna, sem prejudicar ninguém, muitos dos seus descendentes adoptaram, em sua homenagem, como apelido-AMARO- Amaros Guerreiro, Amaros Duarte, Amaros Figueira, Amaros da Costa. E o meu filho mais velho também.
Mas voltando à sua msg. e acerca de homónimos de nomes próprios e apelidos, ainda ontem fui à T T e vi lá no registo de Hab. F S O um João DINIS de CARVALHO, apelidos que são tb. do meu avô paterno Manuel Carvalho , que nasceu no lugar do Vermelho, arredores da, hoje, cidade Castanheira de Pera que ao tempo era freg- de São Domingos da Castanheira, do concelho de Pedrógão Grande. Consultei tal proc.º por descargo de consciência, em virtude dos apelidos, que nada têm a ver com os meus Dinis de Carvalho, Henriques de Carvalho, Denis Pereira, etc. da região que mencionei. Tenho como avô José Martins, da Portela- Goes-filho de Manuel Martins e de Ana Fernandes cc a minha avó Luiza Maria Teresa, filha de Bernardo HENRIQUES, da Mouta, freg de São Domingos da Castanheira e de Teresa Maria e neta pat. de Manuel HENRIQUES PARDINHO, da Castanheira (Castanheira de Pera ) e de Catarina Lopes e neta mat. de Manuel Francisco e de Maria Simões, tb. da Mouta. E até outro avô que além de Henriques é JUZARTE- Manuel HENRIQUES JUZARTE, do Carregal Cimeiro da ref. freg.ª.
Costumo quase sempre desenvolver as respostas ou perguntas ( muitas vezes,repito-me ) dentro dos assuntos do tópico, na esperança de alguém agarrar na informação que dou que lhes sirva ou me possa corrigir e/ou dar-me informação que desconheço acerca do assunto tratado.

Assim,embora lamente a nossa falta de parentesco, mas nunca se sabe, uma vez que tenho antepassados para esses lados de alguns antepassados seus.
Tenho, por acaso, um amigo de Alvares , mediador de seguros, de apelido BARATA.
Vou sempre tentando tomar atenção às informações que respeitam aos concelhos de Góis,Miranda do Corvo, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. Infelizmente, se não tem sido distracção minha, pouco tem aparecido aqui das referidas regiões, que me tenha sido útil directamente , no aspecto genealógico da minha varonia.

Com os melhores cumprimentos e ao dispor.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen