João Fernandes de Andeiro- Quem foi?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

João Fernandes de Andeiro- Quem foi?

#9565 | artur41 | 22 set 2001 21:06

Caros colegas

Gostaria de saber a ascendência de João Fernandes de Andeiro que foi 2ºconde de Ourém, natural da Corunha, ou de Andeiro que fica próximo dessa cidade.
Sei que nasceu em *c. 1340 e casou com Joana Bezerra, tendo tido deste casamento D.Teresa de Andeiro, a qual casou com D.Pedro da Guerra. Teve outros filhos.
Foi meu antepassado, sei o que fez e como morreu. Contudo, gostaria de ter opiniões o mais desapaixonadas,se possível.

Os melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: João Fernandes de Andeiro- Quem foi?

#9610 | Carlos Silva | 23 set 2001 21:30 | Em resposta a: #9565

caro Artur Camisào Soares,

Como é ja costume na maior parte dos casos, nào tenho resposta directa (Lamento).

No entanto, se é portuense, quero chamar sua atençào para a Livraria Sousa e Almeida, rua da Fàbrica,40-42, especialmente bem "apetrechada" no que diz respeito a historia, genealogia, ou ainda heraldica galega.

Pode ser que encontre a soluçào quanto aos Andeiros em trabalhos de autores galegos.


cumprimentos

Carlos da Silva

Resposta

Link directo:

RE: João Fernandes de Andeiro- Quem foi?

#9620 | artur41 | 24 set 2001 01:29 | Em resposta a: #9610

Caro Carlos Silva


Embora seja lisboeta, nada impede que me desloque ao Porto, para ir
à livraria Sousa e Almeida.
Obrigado pela atenção.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: João Fernandes de Andeiro- Quem foi?

#9648 | Cau Barata | 24 set 2001 16:18 | Em resposta a: #9620

CARLOS EDUARDO DE ALMIEDA BARATA

Rio de Janeiro, 24.09.2001 - 12:08

Caros Artur Camisão Soares e Carlos Silva,

creio que também não posso muito ajudar. Só como referência. D. Pedro, a quem chamam o da Guerra, casado com D. teresa Andeiro, filha do dito João Fernandes Andeiro, Conde de Ourem, Embaixador do Rei D. Fernando na Inglaterra, está citado por D. Antonio Caetano de Souza, em sua obra Hstória Genealógica da Casa real Portuguesa, Liv. XIII, Tomo XI [de 1745], fls. 374, item 10, por onde segue a ascendência e descendência de D. Pedro da Guerra.

Vosso Andeiro, andou muito, pois passou de Galiza para Portugal, com sede de vingança, do fraticídio que o Rei D. Henrique II, de Castela, fez ao rei D. Pedro, o Cruel, do mesmo Reino, onde foi feito Conde de Ourém pelo Rei D. Fernando.

Foi Embaixador do Rei D. Fernado a Castela. Parece que foi morto pelo Rei D. João I, o Mestre de Aviz, por ter se engraçado com a Rainha D. Leonor de Menezes.

Fugindo da seriedade do assunto, parece-me que o autor do Romance de Amadis, deveria se inspirar nesta estória de João fernandes Sndeiro, para inspirar-se em outro magnífico romance cavalheiresco. Prato cheio para as pesquisas de Carolina M. Vasconcelos, ou quem sabe, para Leite de Vasconcellos.

Por fim, sua antepassada D. Teresa de Andeiro, tinha os seguintes irmãos:

1. Rui de Andeiro, que foi pagem do Rei de Castela. Felgueiras Gayo [Título Andeiro, n.2, Tomo I, pág. 437], trata da descendência deste Rui Andeiro, sem apontar-lhe a esposa. Me parece ser descendência natural.

2. Sancha de Andeiro, que foi cas. com Alvaro Gonçalves Vasques de Azevedo, que Felgueiras Gayo, no mencionado título dos Andeiros, esqueceu-lhe de apontar o patronímico Azevedo, o que vai corrigir no título dos Azevedos, § 14, N. 16, Tomo I, pág. 111 [549], apontando-o como Senhor de Honra de S. martinho de Basto, no Concelho de Regalados, e casado com a dita D. Sancha Andeiro.

3. Isabel de Andeiro, que não foi citada por Felgueiras Gayo, embora já vi citado anteriormente. Foi esposa de Fernando Alvares Ozório, filho de Alvaro Pires Ozório, em Castela, que elo patrímico seria filho de um *Pedro Ozorio - nenhum deles citados no título Ozorio, de Gayo.

4. Brites Sanches, que não foi citada por Felgueiras Gayo, embora ele a registre no título dos Almeidas, § 1, N.8, pág. 72 [272], com ligeira confusão, considerando-a meia irmã do arcebispo de Braga, D. Fernando da Guerra, sendo na verdade prima. Foi casada com Diogo Fernandes de Almeida, razão dela estar citada naquele título. Gayo, informa, ainda, com dúvidas, que este Diogo foi casado com Teresa de Andeiro, o que já vimos ser o da Guerra, o marido desta.

Espero que esta colcha de retalhos possa ser útil.

Cau Barata
e já vi citado anteriormente. Foi esposa de Fernando Alvares Ozório, filho de Alvaro Pires Ozório, em Castela, que elo patrímico seria filho de um *Pedro Ozorio - nenhum deles citados no título Ozorio, de Gayo.

Resposta

Link directo:

RE: João Fernandes de Andeiro- Quem foi?

#9667 | artur41 | 24 set 2001 19:47 | Em resposta a: #9648

Caro Carlos de Almeida Barata


Antes de mais, deixe-me felicitá-lo
pelo tópico que está desenvolvendo
relativo à Nobreza do Brasil.
Em segundo, congratular-me com seu
auxílio. É de facto uma honra para
mim estar trocando impressões com
o Senhor.
Mas, vamos ao fulcro da questão;
João Fernandes de Andeiro sempre
foi personagem malquista, por isso
mal estudada, em Portugal. Contudo
sendo meu antepassado, natural será
que eu queira saber dados sobre ele.
É um processo que está em andamento.
Entretanto, o meu muito obrigado pe
los dados relativos a seus filhos:
entre os quais se inclui D.Teresa
de Andeiro.



Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen