Apelido Curate

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Apelido Curate

#95688 | ICurate | 11 jul 2005 11:22

Gostaria de saber se alguém tem conecimento da origem deste apelido. Os únicos Curate que conheço são da zona de Coimbra. Obrigado

Resposta

Link directo:

Curate?

#95802 | victorferreira | 12 jul 2005 21:08 | Em resposta a: #95688

Caro participante,

Se recuarmos uns seculozitos, o 'c' também se lia como 's' ou 'ç'.
Assim 'Curate' poderia ler-se originalmente 'çurate' ou 'surate'.
Surate ou Surat (a cerca de cem quilómetros a Norte de Damão) é uma cidade no Gujarat, estado indiano onde também fica Diu. Terão os desse apelido origem em alguém que esteve ou nasceu na Índia Portuguesa?
Surate é como se diz em algumas línguas os capítulos do Corão (as Suras em português, creio eu). Serão os ancestrais dos Curate mudejares (muçulmanos que viviam entre cristãos) ou simplesmente pessoas (muçulmanos ou não) que viviam em alguma parte do território colonial português, próximo de culturas islâmicas, e aí se radicaram em algum momento no tempo?
Mas também pode ser uma origem local, proveniente de alguém com ofício de médico que recebeu o apelido como alcunha.
Por último, anda por aí uma onda de interpretações de palavras portuguesas com base no cananita que tem dado muito que falar, por bem e por mal (eu mantenho-me isento e vou aprendendo com a polémica). Será esse apelido passível de uma interpretação pelo Prof. Moisés Espírito Santo ? Se sim, amém.

Meu caro (ou minha cara): faça pesquisa genealógica. É a única maneira de saber.
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Curate?

#95850 | ICurate | 13 jul 2005 13:45 | Em resposta a: #95802

Caro Victor Ferreira
Agradeço desde já a sua resposta. A verdade é que comecei a fazer pesquisa genealógica à pouco tempo e este ramo é o que apresenta maiores dificuldades. Este apelido também existe em França e Inglaterra. Li algures que Curate vem do latim curatus, o cura. Se há relação com a minha família, só pesquisando terei a resposta. Obrigada.
Cumprimentos.
Isabel Curate

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Curate

#95869 | aeiou2 | 13 jul 2005 18:06 | Em resposta a: #95688

Se for ao familysearch.org,em IGI,Southwest europe encontrará muitos Curate da zona de Coimbra.

Na pesquisa Sapo,Curate,em Inglês,significa pequena Paróquia.

Na GELB,não existe tal palavra.Só Curato,casa do cura.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Curate

#95942 | ICurate | 14 jul 2005 13:47 | Em resposta a: #95869

Obrigada Maria. Já consultei o site e estou a pensar pedir os microfilmes da dos registros paroquiais, que são disponibilizados pelos Mórmons. Talvez seja mais fácil do que ir ao AUC.
Cumprimentos
Isabel Curate

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Curate

#95946 | aeiou2 | 14 jul 2005 13:57 | Em resposta a: #95942

Pelas datas há um ou uma de 1600 e tal,por isso é uma família antiga nessa região.Depois diga se souber a origem do nome.
Também haverá uma outra hipótese que não contemplei na minha resposta anterior,ser de uma alcunha de alguém que curava,já que no Brasil parece-me ter esse significado

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen