Famílias Oliveira/Sousa/Freitas/de Paula

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Famílias Oliveira/Sousa/Freitas/de Paula

#95751 | renato_bene | 12 jul 2005 06:46

Meus caros e minhas caras
gostaria que, se alguém soubesse qual o país de origem das famílias Oliveira, Sousa, Freitas, Peroba e de Paula me deixasse a resposta, por favor e muito obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Oliveira/Sousa/Freitas/de Paula

#95798 | victorferreira | 12 jul 2005 20:41 | Em resposta a: #95751

'Ó meu caro Renato,

Quanto ao 'Peroba' eu não me pronuncio, porque é manifestamente embaraçoso ...
Quer dizer - e vamos lá ver se deixamos isto claro - que em se tratando de uma ... madeira ..., ainda por cima, não europeia, ... provavelmente deverá ter nascido o apelido já depois de 1500, com alguém que por uma razão qualquer fazia qualquer coisa com o pau, ou seja, com a madeira (exportava-a, fazia artesanato, era construtor de móveis, ... ou simplesmente gostava da dita árvore, ou tudo isso junto).

Quanto aos outros apelidos (não me refiro a famílias ainda), não me parece que deva incluir uma origem Tcheca, Mongol, Indiana, ou mesmo Bantu nas suas hipóteses: são sem dúvida nenhuma portuguesas, ou no máximo ibéricas.

E porque só me refiro a nomes e não falo de 'famílias'? Porque pode haver famílias 'Oliveira' portugueses, brasileiras, africanas, indianas, timorenses, malaias, etc. etc. etc. que não sejam agora, nem nunca tenham sido, nada aparentados. Muita gente foi buscar apelidos aos donos das terras para quem trabalhavam, ao orago mais próximo (padroeiro de uma igraja), a um padrinho e a muitas outras fontes.

Se procurar nos índices deste site e lá puser o nome da família e mandar procurar, ele vai devolver-lhe umas respostas genéricas acerca de alguma referência à primeira ou mais antiga família que usou esse nome de que há notícia. Mas isso não quer dizer muito. Antes podem ter havido outras e pode ser somente uma das muitas que de facto houve. Mais: pode ter-se extinguido o ramo principal. ou todos e nós de facto não termos nada a ver com eles.

Se você tem esses apelidos na família, descubra pela pesquisa genealógica quem são e de onde vieram os SEUS Oliveiras, Sousas (há milhares de Sousas indianos e cingaleses, p.ex.), Freitas, 'de Paula' (provavelmente um apelido votivo, relacionado com o Santo). Só assim poderá saber quem são os seus Oliveiras e etc.

Os melhores votos de boas pesquisas ... e desculpe o discurso menos ortodoxo.
VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 16:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen