Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#95922 | Luís Projecto | 14 jul 2005 10:02

Caros confrades
Aproveitei para lançar este tópico na esperança de que alguém já tenha "tropeçado" nestes nomes:

- João Mendes de Moraes (N: Sé - Portalegre, supostamente por volta de 1735-40)
filho de Pedro Fernandes (Sé - Portalegre) e Maria Mendes de Moraes (Sé - Portalegre);

casado com

Catarina de Moura (N: Sé - Portalegre, possivelmente entre 1738 e 1742)
filha de José de Moura (Cano - Sousel) e Theresa Freire

Agradeço qualquer informação.
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#96020 | Luís Projecto | 15 jul 2005 14:11 | Em resposta a: #95922

...

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#96112 | Luís Projecto | 17 jul 2005 09:33 | Em resposta a: #95922

Renovação do pedido...

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#126967 | LProjecto | 01 set 2006 14:18 | Em resposta a: #96112

Caros confrades,

Acrescento mais alguns dados relativos a um dos ramos, da minha ascendência, que apresentei neste tópico na esperança de que alguém possa contribuir com mais informação sobre os mesmos (Se não estou em erro Maria Mendes de Morais terá instituido Capela):

1. Maria Mendes de Morais, b. 30.08.1672 - Sé Portalegre
2. Manuel Gonçalves,
3. Maria Aires de Morais, n. Sé Portalegre
4. Sebastião Gonçalves, b. 04.09.1610 - S. Lourenço Portalegre
5. Maria Vaz, b. 08.07.1612 - S. Lourenço Portalegre
6. Manuel Fernandes de Morais, b. 16.03.1614 - Sé Portalegre, c. 10.08.1648 - Sé Portalegre
7. Joana Baptista
8. Manuel Gonçalves
9. Luísa Rodrigues
10. Domingos Vaz
11. Catarina Mendes
12. Domingos Fernandes de Morais, c. 13.01.1609 - Sé Portalegre
13. Maria Ferreira, b. 11.11.1582 - Sé Portalegre
24. Manuel Fernandes de Morais, c. 26.04.1574 - Sé Portalegre
25. Catarina Aires
26. Manuel Ceia, c. 02.10.1580 - Sé Portalegre
27. Maria Ferreira


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#127049 | carlos luiz | 01 set 2006 20:19 | Em resposta a: #95922

Caro Luis Calhau

Tenho um ramo do Cano-Sousel!

Catarina Jorge Freire, casada com Diogo Francisco, em10/11/1748

E um Domingo Vaz Mexia,bap em 17/01/1672

E outros ramos de Sousel, com origens de outros distritos do Alto Alentejo!

Quiais são os seus ramos da Vila do Cano!

Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#127107 | LProjecto | 02 set 2006 01:15 | Em resposta a: #127049

Caro Carlos,

Os únicos dados que disponho acerca da minha ascendência para essas bandas (Cano) infelizmente resumem-se ao seguinte:

1. Catarina Freire de Moura, b. 15.11.1722 - Portalegre - Sé
2. José de Moura, n. Portalegre - Sé
3. Teresa Freire, n. Portalegre - Sé
4. ALF. ANTÓNIO DE MOURA, b. 1640 CANO - SOUSEL
5. Maria Nunes Rebelo, n. Portalegre - Sé
6. João Freire, n. Portalegre - S. Lourenço
7. Isabel Rodrigues, n. Portalegre - Sé
8. MANUEL LOPES, n. CANO - SOUSEL
9. INÊS ALVARES, n. CANO - SOUSEL

Consegue relacionar algum destes nomes com os seus ascendentes?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#127394 | Sílvinha | 04 set 2006 03:05 | Em resposta a: #95922

Fernandes! Esse é o último nome de meu avô. Português ,pelos relatos da família, vindo para o Brasil, de Viana do Castelo.
Meu avô, pelo seu registro de casamento com minha avó, nasceu em 07/01/1878.
O mesmo, pela referida certidão tinha descrito no item profissão: "artista", ao que deduzimos que poderia ser arquiteto, carpinteiro ou algo semelhante. Era filho de Antonio Fernandes Velho e Josepha Maria de Jesus.
Veio para o Brasil trabalhar na construção de um porto marítimo, na cidade de Rio Grande , no Rio Grande do Sul.
Faleceu em 24/12 de 1931 véspera de seu retorno para Portugal - com a família, ou seja, esposa e quatro filhos brasileiros - pois seu pai havia falecido. Não sei quando veio para o Brasil e portanto não tenho como procurar informações no Brasil, uma vez que só disponibilizam informações se for dado o dia, mês e ano da chegada ou o nome do navio, para verificarem na lista de passageiros...
Se alguem puder me ajudar a encontrar familiares ficaria muito feliz. Devemos ter primos e tios já velhinhos em Portugal. Há muito tempo que procuro como agulha num palheiro... Desde já muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#130835 | gmg | 11 out 2006 15:36 | Em resposta a: #95922

Procuro o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS, natural do lugar de Ribeira, Bispado de Viseu e de MARIA JOSEFA, natural de Molelos, do mesmo Bispado. Ele era filho de António Luís e de Maria Correia e ela era filha de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo). Foram para PORTALEGRE.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela.

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que tenham lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

O curioso da situação é que além de ter procurado o Registo de Casamento em Molelos e em Campo de Besteiros, não o tendo localizado, procurei o mesmo Registo de Casamento em todas as freguesias do concelho de Tondela e inclusivé na freguesia da Sé Ocidental de Viseu e............... nada!!! Absolutamente nada!

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 (ROSA DA ALEGRIA, que casa em Portalegre com um JOSÉ MARIA MOURATO, f.º de Francisco António da Silva e de Ana Teresa Mourato) e outra em 1824 (de nome Vicência).

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#130898 | LProjecto | 11 out 2006 22:44 | Em resposta a: #130835

Caro Luís,

Não consigo relacionar qualquer dos nomes que referiu com as famílias que lancei no tópico.
Pressuponho, por isso, que se terá equivocado ao lançar tais referências no tópico, não?


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#130955 | Augustus_o | 12 out 2006 12:55 | Em resposta a: #130898

Caro Confrade,

há tempos lancei um tópico relacionado com os ascendentes do meu sogro que tem de apelido Bernardo Fernandes, filho de António João Fernandes n.04/01/1913, filho de José Nunes Fernandes n.??/??/18??...

Todos eles nasceram na freguesia de Carreiras, Portalegre.

Se tiver informações agradeço,

Com os melhores cumprimentos...

Augusto Costa

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#130974 | LProjecto | 12 out 2006 16:38 | Em resposta a: #130955

Caro Augusto,

Não consigo relacionar qualquer dos nomes que referiu com as famílias que lancei no tópico.
Não estudo as famílias de Portalegre, apenas procuro adicionar mais informação a alguns ramos da minha ascendência que por tais bandas criaram raízes...
Tal como referi, infelizmente a minha disponibilidade para pesquisar no ADP é, neste momento, absolutamente nula.
Ainda assim, com a informação pouco precisa sobre os antepassados "Fernandes" do seu sogro, receio que seja muito complicado o acesso a mais alguma informação que venha a alongar os ramos ascendentes.

Cumprimentos,

LMCMP

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#139933 | gmg | 11 jan 2007 21:37 | Em resposta a: #95922

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#139934 | gmg | 11 jan 2007 21:37 | Em resposta a: #127049

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#139935 | gmg | 11 jan 2007 21:37 | Em resposta a: #130955

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#140024 | LProjecto | 12 jan 2007 13:33 | Em resposta a: #139933

Caro confrade,

Já tinha visto e não encontrei razão para intervir. De qualquer forma agradeço a recomendação.


Cumprimentos,

LMCPC

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#140048 | margaridabreu | 12 jan 2007 16:59 | Em resposta a: #140024

Caro Luis Projecto

Não sei se lhe interessa, mas encalhei com um assento de baptismo no Crato em Outubro de 1655, de um António filho de Domingos Vaz e de Catarina Mendes.

Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#162209 | LProjecto | 08 jul 2007 23:49 | Em resposta a: #140048

Cara Margarida,

Não sei como deixei passar este tópico sem, contudo, ter reparado na sua intervenção que aproveito para agredecer.

Infelizmente, poucos elementos disponho acerca desta gente. Os meus, Domingos Vaz e Catarina Mendes, deveriam ser naturais da Sé de Portalegre, pelo menos aí foi baptizada, a 8.7.1612, a sua filha Maria Vaz. Ignoro se serão as mesmas pessoas que a Margarida se refere, mas pela diferença de datas pode ser apena uma coincidência de nomes.

Ainda assim, muito lhe agradeço a sua gentileza.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Morais e outros tais...

#162210 | LProjecto | 09 jul 2007 00:10 | Em resposta a: #126967

Caros confrades,

Aproveito para lançar um pequeno aditamento à informação deste tópico, que iniciei há cerca de 2 anos, na esperança de que alguém entretanto tenha "tropeçado" nesta minha gente da zona de Portalegre.

Maria Mendes de Morais (n.1), filha de Maria Aires de Morais e de Manuel Gonçalves "Engenheiro", teve pelo menos 3 irmãos:

- João Gonçalves;
- António Faria do Carvalhal (gostaria de perceber de onde vêm estes apelidos, já que não os encontro na sua scendência mais próxima);
- João Gonçalves de Morais;

Catarina Aires (n.25), terá sido irmã de um Diogo Pesqueira, e ambos filhos de um João Gomes (Pesqueira).
Seria, este último, aparentado com o João Gomes Pesqueira que aqui se encontra, ou quem sabe até o mesmo?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192275

Bem, coincidência ou não, certo é que o Felgueiras Gayo refere um filho Diogo deste João Gomes Pesqueira, embora na bd do geneall esse filho não figure.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#162241 | margaridabreu | 09 jul 2007 10:52 | Em resposta a: #162209

Caro luis Projecto

Pela diferença de datas podem efectivamente não ser os mesmos, mas acaba por ser uma referência...
De qualquer modo há também Rodrigues nessa altura no Crato, tenho um assento de babtismo de 5.11.1656 de Manuel, filho de Manuel Rodrigues e de Maria Chambel. Há Vaz na Amieira-Crato, Fratel, Ayamonte, Aldeia da Mata, Alter do Chão, Fronteira, Seda ( estou-lhe a referenciar apenas dos que tenho apanhado e dos quais lhe posso dar informação, que são do distrito de Portalegre).
Quanto à sua ascendência do Cano, não tem mais elementos? Da parte Álvares e Lopes diga-me o que tem, pois será mais fácil ajudá-lo.
Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

Castelo de Vide - Sousa Fagundes

#162258 | gmg | 09 jul 2007 13:06 | Em resposta a: #162209

Caro Luís Projecto Calhau,

Dê, se fizer o favor, uma vista de olhos ao tópico "Sousa Fagundes, de Castelo de Vide".


Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Moura, Freire, Morais, Fernandes

#162300 | LProjecto | 09 jul 2007 22:52 | Em resposta a: #162241

Cara Margarida,

Agradeço a sua mensagem e a forma como, prontamente, se diponibilizou a ajudar.
Infelizmente, nada mais sei sobre estes meus ascendentes, tanto mais que me debato com algumas dificuldades em pesquisar nos arquivos de Portalegre e Elvas.

Apenas sei que o tal António de Moura era natural do Cano, terá nascido antes de 1649 (creio até que terá nascido em data próxima de 1640), era filho de Manuel Lopes e de Inês Álvares. Foi alferes do terço do mestre de campo Alexandre de Moura. Casou com Maria Nunes Rebelo, que foi baptizada a 16.2.1643 na Sé de Portalegre, filha de Pedro Nunes Rebelo e de Maria (Nunes Rebelo), neta paterna de Manuel Nunes Rebelo e de Maria de Almeida, supostamente todos da Sé de Portalegre.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Morais e outros tais...

#176306 | djabaf34 | 13 dez 2007 19:52 | Em resposta a: #162210

Caro Luis Projecto Calhau

Por acaso nas suas investigações em Portalegre não encontrou um casal de seu nome João Mendes Paes casado com Isabel Velez Moruja, penso que de S. Lourenço, fins do sec. XVII - princ. do séc. XVIII. Desde já muito obrigado.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Portalegre - Morais e outros tais...

#176315 | LProjecto | 13 dez 2007 20:46 | Em resposta a: #176306

Caro Daniel Andrade Ferreira,

Teria gosto em responder-lhe afirmativamente, mas infelizmente não tenho referências sobre o casal que referiu. Na verdade, raramente pesquiso no ADPortalegre. Contudo, se alguma vez vier a deparar-me com algum elemento que possa relacionar com os seus, fique certo que comunicarei

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen