Primos, tios etc.

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Primos, tios etc.

#95933 | José Monteiro | 14 jul 2005 12:22

Gostaria de saber se, para fazer uma arvore geneologica se devem meter os tios, primos, tios-avos etc. deve ser so os nossos descendentes directos tipos pais e avos não é?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Primos, tios etc.

#95936 | JCC | 14 jul 2005 12:46 | Em resposta a: #95933

Caro José Monteiro

A sua questão é muito pertinente. Mas a resposta não é única. Aqui fica, portanto, uma opinião.

A Genealogia é a ciência que estuda a família. Esta pode ser entendida como uma sequência de gerações que podem ser estudadas tanto no percurso ascendente, partindo do presente em direcção ao passado, como no descendente, partindo de um antepassado e caminhando em direcção ao presente.

No primeiro caso estará a construir-se uma árvore de costados e no segundo uma genealogia descendente.

Diria que, de uma forma geral, todos nós começamos por uma árvore de costados. Somos levados pela curiosidade em saber quem foram os nossos avós, os seus pais, os pais destes, etc, etc.

Mas, há medida que o tempo passa vamos começando a interessar-nos também pela história da família: o que faziam, com quem se relacionavam, por onde andaram... E é nesta altura que começam a ser importantes os colaterais: saber quais os irmãos dos nossos antepassados, quem deles descende e tudo o mais com eles relacionado.

A pouco e pouco a nossa árvore de costados inicial começa a tornar-se também uma genealogia descendente.

O erro mais frequente dos genealogistas que se iniciam nestas actividades, que eu próprio cometi e muitos daqueles com quem tenho contactado, consiste em desprezar, no início, muita da informação que vai encontrando.

De facto, por estarmos preocupados com os nossos costados, vamos deixando de lado alguma da informação que vamos encontrando sobre os primos, os padrinhos, as testemunhas, etc, etc. Anos mais tarde teremos que voltar aos mesmos arquivos e aos mesmos documentos para voltar a encontrar aquilo que já poderíamos ter na nossa posse, se o tivessemos registado da primeira vez.

Posto todo este arrazoado o meu conselho é de que registe (copie, tanscreva, fotcopie) tudo que lhe pareça estar relacionado com a sua famíla. Se não o usar já é quase seguro que lhe fará falta daqui a algum tempo. E vá arranjando uma forma de arquivar e ordenar esta informação para que lhe seja possível procurar quando ela já for muita. Lembre-se que a genealogia é uma enorme consumidora de papel e que uma caixa cheia de folhas com notas desordenadas é de muito pouca ajuda!

Procurando agora responder directamente à sua questão: numa árvore ascendente (de costados) não é costume colocar os tios primos, etc., até por uma razão prática: não cabem!

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Primos, tios etc.

#95937 | José Monteiro | 14 jul 2005 12:50 | Em resposta a: #95936

Muito obrigado. assim já estou mais esclarecido.

Com os melhores cumprimentos

José Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Primos, tios etc.

#95938 | Cartier | 14 jul 2005 12:54 | Em resposta a: #95936

Estive a ler o que escreveu e eu mesmo vou seguir seu conselho. Árvore dos costados.Ñunca tinha ouvido esse termo relacionado com as árvores. Pensava que era só em relação aos aristocratas.De qualquer maneira muito interessante o que disse

Resposta

Link directo:

RE: Primos, tios etc.

#95958 | Barahona | 14 jul 2005 15:33 | Em resposta a: #95936

Caro João Cordovil Cardoso:
Desculpe intrometer-me neste tópico para falar de uma questão que não tem a ver com ele; é a curiosidade que me leva a "trangredir"...
Reparo que é Cordovil. Sei que a sua família - do Alentejo, não é? - tinha também o apelido Barahona.
Tenho uma trisavó, penso que nascida no Brasil, que era também Barahona (Inês da Conceição Barahona de França), e que casou com um português de Santo Tirso, Felisberto Gonçalves de Oliveira. Tiveram duas filhas e um filho, só uma teve descendência, a minha bisavó.
Um tio avô dizia que a mãe dele era aparentada com os Barahona do Alentejo, mas isto podia ser um daqueles "pontos" que se acrescentam aos "contos".
Tem alguma pista que me possa ajudar?
Desde já lhe agradeço a paciência de ler esta mensagem.
Os meus cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Primos, tios etc.

#95969 | JCC | 14 jul 2005 17:02 | Em resposta a: #95958

Caro A. Barahona

De facto os meus Cordovis estão em Évora, a cidade museu, a capital do Alto Alentejo, Património Mundial, etc. etc (desculpe esta divulgação dos atributos da minha bela cidade :-)), desde o séc XVI, tendo irradiado a partir daí. É por isso que eu agora estou em Lisboa (embora mantenha casa em Évora).

Quanto à sua questão: nem todos os Cordovis são Barahonas e nem todos os Barhonas são Cordovis mas há, de facto, Cordovis Barahonas. Não conheço bem a genealogia dos Barahona mas está, normalmente, por aqui, um parente que é destes Barahonas. Talvez ele possa ajudar: sugiro a pesquisa por autor com bbarahona e certamente o localizará.

Se bem que, por vezes, estas histórias de família não correspondam exactamente à verdade têm, frequentemente, alguma fundamentação pelo que, em minha opinião, devem ser bem exploradas.

Lamento não o poder ajudar mais.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Primos, tios etc.

#95983 | Barahona | 14 jul 2005 19:56 | Em resposta a: #95969

Caro João Cordovil Cardoso:
Muito obrigado pela resposta.
Quanto aos atributos de Évora, partilho-os inteiramente!
Cumprimentos
A. Barahona

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen