Baião

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Baião

#96038 | 2570 | 15 jul 2005 19:43

Procuro informações sobre antepassados nascidos no concelho de baião, em várias freguesias.
Agradeço toda a ajuda possível

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#96092 | nmadureira | 16 jul 2005 22:55 | Em resposta a: #96038

Caro 2570,

Se fosse um "pouquinho" mais específico relativamente ao seu pedido, talvez possa obter alguma ajuda de algum dos "users" deste portal.
Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#96121 | 2570 | 17 jul 2005 13:10 | Em resposta a: #96092

Agradeço a dica, mas como sou "novo" nesta "arte" de genealogia deparo-me com informações inesperadas, tais como ter antepassados que são de Baião, mas creio que genealogia é isto mesmo, e é a diatância que me impede de efectuar pesquisas como eu gistaria de fazer.
Relativamente a Baião, estou interessado em saber informações das freguesias de:
S. Bartolomeu de Campelo, Gestaçô, e Stª Marinha do Zezere, (Séc XIX)i. é, para começo, pois o que virá seguidamente não o sei.
Obrigado
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#96731 | macp | 27 jul 2005 17:54 | Em resposta a: #96121

Caro Martins
Além das freguesias, poderia acrescentar algum dado mais , por exemplo, nomes que procura respectivos pais e datas? Quem sabe temos algum antepassado em comum? Ou então pode pedir informações via net no Arquivo Distrital do Porto.
Cumprimentos
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#96746 | 2570 | 27 jul 2005 20:20 | Em resposta a: #96731

Cara Maria Pinto
Obrigada pela sua resposta, e resentemente os dados que possuo relativamente aos meus antepassados de Baiao são os seguintes:
Joaquim Moreira (Soares), natural de S. Bartolomeu de Campelo, filho de João Moreira (natural de ?) e de Umbolina Antonia (natural de ?), e casado com Maria Jose Moreira natural de Gestaçô, filha de Antonio José de Carvalho (natural de?) e de Carlota de Jesus (natural de?).
Quanto a datas de nascimento destes familiares não as possuo ainda

Martins

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#96812 | macp | 28 jul 2005 15:52 | Em resposta a: #96746

Caro Martins
Por este ramo, parece que nada feito. Não temos nada em comum. Talvez pelo outro...
Cumprimentos
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#97246 | victorferreira | 03 ago 2005 01:13 | Em resposta a: #96746

Caro Martins,
Leia os conteúdos da janela 'Home' ali em cima à esquerda na barra verde. Aprende-se muito.
Nas certidões de casamento e de nascimento é normal virem os locais de origem dos pais e de pais e avós, respectivemante.
Por isso, o primeiro passo a seguir é obter as certidões ou fotocópias simples desses registos dos ancestrais mais antigos de quem não as tenha.
Fica logo com o caminho a percorrer traçado.
Boa leitura e boas pesquisas.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#102492 | graciete | 08 out 2005 02:31 | Em resposta a: #96038

encontrei familia vasconcelos em baiao

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#105624 | graciete | 19 nov 2005 11:32 | Em resposta a: #102492

Ainda ninguém parece mostrar interesse na família vasconcelos de Baião

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#105654 | 2570 | 19 nov 2005 15:49 | Em resposta a: #105624

Cara Graciete
A famuilia Vasconcelos não me diz nada, (AINDA ?),na minha genealogia, quem sabe se numa futura ida ao porto, de onde sou natural encontro alguma ligação.
De qualquer forma, lendo outra sua intervenção no forum reparei no nome "Manoel Moreira", e como tenho alguns Moreiras na arvore, naturais de Baião, pode ser que exista alguma ligação.
Aguardemos que as nossas pesquisas encontrem a rsposta.

Martins

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#105932 | Andrea Mesquita | 23 nov 2005 10:54 | Em resposta a: #96812

Cara Maria,

Sou brasileira e procuro parentes meus de Baião (antigo Bispado do Baião). Precisamente procuro a certidão de nascimento de minha bisavó - Albina Pinto Duarte - nascida em 16 ou 18 de maio de 1890. Se você tiver alguma informação a respeito, tenho muito interesse. Aliás, vejo que tens o mesmo sobrenome Pinto.
Cordialmente,
Andréa Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#105956 | macp | 23 nov 2005 17:42 | Em resposta a: #105932

Cara Andréa
Como deve calcular, Baião é um concelho com várias freguesias e lugares, portanto, sem dados concretos não lhe posso dizer nada a respeito da sua bisavó. Só com o nome, seria uma coincidência notável se eu possuísse alguma informação. Se tiver mais alguns dados , quem sabe? De qualquer modo , poderá seguir as indicações dadas neste site na Iniciação à genealogia para seguir a pista dessa sua bisavó, (com a data provável de nascimento que conhece, local de nascimento e os nomes dos pais), no Arquivo Distrital do Porto.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#106069 | Andrea Mesquita | 24 nov 2005 18:52 | Em resposta a: #105956

Estimada Maria,
Realmente eu não sei de que freguesia ela veio, pois não consegui localizar sua certidão de nascimento. Os dados que levantei vieram de sua certidão de casamento. Ela se chamava Albina Pinto Duarte, nascida em 16 ou 18 de maio de 1890 em Bispado do Baião (hoje creio que somente se chama Baião), Distrito do Porto. Os nomes dos seus pais eram José Pinto Duarte e Amélia de Jesus Duarte.
Mesmo assim, obrigada por sua atenção.
Andréa Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#106080 | macp | 24 nov 2005 22:33 | Em resposta a: #106069

Cara Andréa
É pena que, na certidão de casamento, não conste o lugar de nascimento , já verificou bem? Dessa maneira, não vai ser fácil, lamento não poder ajudá-la.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197688 | guerra1 | 23 mai 2008 16:37 | Em resposta a: #96092

Caros Confrades:pretendo vossa ajuda para localizar o meu 4 Avô e ascendentes,o Diogo Pinto Pereira de Magalhães,natural do lugar Outeiro,S.Thomé de Covelas,casado em Tarouca em 1807 co Inácia Emilia,filho de Antonio Luiz de Magalhães e Maria Pinto.Obrigado pela ajuda.J,G.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197801 | macp | 24 mai 2008 16:03 | Em resposta a: #197688

Com apelido Magalhães encontrei:
1. Águeda de Magalhães, (n. em 1708) filha de Jorge de Magalhães e Isabel Costa (de Santa Cruz do Douro) casou em 1743 com Vicente Ribeiro de Casal , S. Tomé de Covelas. Viveram nesta freguesia. Tiveram dois filhos, pelo menos : Joana Ribeiro de Magalhães ( n. em 1744 e casou com António José Camelo em 1749) e António Ribeiro de Magalhães.
2. António (Pinto) Alvarenga ou
António Pinto de Magalhães
Filho legítimo de João Teixeira Alvarenga, do lugar da Granja e Francisca de Magalhães
Destes indivíduo não conheço/ não consigo encontrar o assento de baptismo, mas casou em 1840 em S. Tomé de Covelas com Francisca da Luz ( de Melo Brandão, este apelido talvez da madrinha) sendo esta família de Outeiro - S. Tomé de Covelas onde ficaram a viver.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197812 | guerra1 | 24 mai 2008 18:18 | Em resposta a: #197801

Amiga Maria A.Pinto:muito obrigado pela sua ajuda.No entanto,parece-me na qualidade de "iniciante"nestas lides que não serão estes os meus familiares.Tenho indicios,digo bem,só suspeitas que o meu 4 avô Diogo Pinto Pereira de Magalhães é proximo de um Diogo Pinto de Magalhaes nascido em 1719 e falecido a 1762(vidé genea-árvore)ou de algum filho,Senhor Casa Sobreigreja em S.Tomé Covelas.Aliás,já li algures que essa casa é chamada por alguns Magalhaes como casa do Outeiro-Covelas.O meu Diogo é precisamente natural do lugar do Outeiro e seu pai Antonio Luiz de Magalhães exactamente o mesmo.Não sei se Manso Lima ou Felgueiras Gayo me daria a solução.Muito grato pela sua ajuda J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197873 | guerra1 | 25 mai 2008 14:38 | Em resposta a: #197812

Amiga Maria A.Pinto:venho outravez contactá-la para ver se consigo deslindar a m investigação.Até a data não consegui avançar mais para localizar dados do m Diogo Pinto Pereira de Magalhães casado em Tarouca em 2 Maio de 1807.Será que poderá ver os assentos a que tem acesso o nome da Mãe do Diogo-MARIA PINTO natural Covellas casada com António luiz de Magalhaes calculo nos anos de 1750 a 1790.Poderá ter acesso ao Felgueiras Gayo e verificar?acedendo á pag.do citado Diogo Pinto Magalhaes *1719 e+1762.Nesses costados recorreram ao NFP-volI,pag 579(Azevedos)e NFP-volII-pag 250(Barbosas)Atenciosamente J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197892 | mosorio | 25 mai 2008 18:20 | Em resposta a: #197873

Caro Confrade J.P.

Peço desculpa pela minha intromissão, mas achei graça porque Diogo Ptº Pereira de Magalhães foi padrinho de baptismo da minha 4ª avó ,nascida em Lalim em 13 .03.1844, concelho de Tarouca e na altura segundo o assento de bp ele vivia em Vila Marim, a madrinha D. Maria José Benedita Leite também de Vila Marim, alem Douro.

Cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197894 | mosorio | 25 mai 2008 18:25 | Em resposta a: #197873

Só para acrescentar que penso que ele seria o Sr. da casa da Azenha da Rede em Vila Marim.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197895 | guerra1 | 25 mai 2008 18:31 | Em resposta a: #197892

Cara Maria Emilia:recebi a missiva,a que respondo.O meu 4 avô Diogo Pinto Pereira de Magalhães,casou em Tarouca em 1807 com Inacia Emilia(certidão Casamento).Em criança eu ia passar férias em Tarouca em casa de meu tio Alberto Azeredo Albergaria Pereira Martins,ex-presidente Camara de Tarouca casado com Maria do Patrocinio..Por razões várias perdi contacto com imensa familia em Tarouca e Lamego.O meu 4 avô Diogo era de S.Thomé Covelas,bispado Porto.Agradeço a sua ajuda para tentar descobrir as origens desse meu avô de quem descendo por varonia.Atenciosamente J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197899 | mosorio | 25 mai 2008 18:44 | Em resposta a: #197895

Caro J.G


Não o posso ajudarem muito , os meus antepassados pela paterna eram de Lamego,o meu 5º avô foi médico e quando a filha nasceu , por razões profissionais devia estar em Lalim e aí nasceu Maria José afilhada de Diogo Pinto Pereira de Magalhães e sei porque li F. Gaio , uma neta de Diogo , Maria Augusta, nasce em 1839, não sei que laços ligariam estas famílias ( seria o meu antepassado médico da vossa família? Ou seriam também amigos ?

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197900 | guerra1 | 25 mai 2008 18:45 | Em resposta a: #197892

Cara M.Emilia:venho novamente contactá-la para ver se consegue dar-me ajuda para descobrir as origens exactas de neu 4 Avô DIOGO PINTO PEREIRA DE MAGALHÃES natural de Covelas e filho de António Luis de Magalhães e Maria Pinto,tb de S Thomé de Covelas,bispado do Porto.(o importante é descobrir a origem do meu 5 avô o António Luis)para se ir por aí acima.Não posso deslocar-me ao Norte por residir em Setubal:Atenciosamente,receba um abraço do J.G.(josegguerra@msn.com)

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197902 | guerra1 | 25 mai 2008 18:51 | Em resposta a: #197899

M.Emilia:em criança ia mto.para Tarouca para casa de meu Tio Alberto e Maria do Patrocinio(bisneta do citado Diogo)conheci muitos primos Lacerda,Pinto Leite,mas,perdi contacto.Se me puder elucidar da tal casa da Azenha,agradeço.Atenciosamente J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197903 | guerra1 | 25 mai 2008 18:56 | Em resposta a: #197899

M Emilia:agradecia que consultasse o Felgueiras Gayo,se tiver acesso,para ver os antecedentes de Diogo e Pai António Luis de Magalhães.Atenciosamente.j.g.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197908 | mosorio | 25 mai 2008 19:12 | Em resposta a: #197903

Caro J.G


Espero não o estar a induzir em erro.
Diogo Pinto Leite de Magalhães casa em Lalim com Maria Pereira natural de Lalim, filho , José Pinto Leite de Magalhães, pesquise este nome no rectangulo das pesquisas e verifique . se coincide com os seus dados.

Cumprimentos


Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197909 | guerra1 | 25 mai 2008 19:18 | Em resposta a: #197908

Cara M.Emilia:acho a sua ajuda preciosa,pois,desconfio,por indicios que há algo em comum,mas em época anterior,proveniente de um tal Diogo Pinto de Magalhães *1719 Um abraço de J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197912 | guerra1 | 25 mai 2008 19:27 | Em resposta a: #197908

M.Emilia:não coincide inteiramente,Mas,poderia o meu Diogo ou seu Pai ser um 2 filho ou terceiro,pois,vivia-se ainda em regime de morgadio(extinto em 1863).Estive a ler mto a pressa Felgueiras Gayo e penso que a solução estará no Diogo Pinto de Magalhães*1719 e +1762.Tem um filho um Diogo Leite Pereira(vidé costados no genea)sem descendencia...exactamente como no Felgueiras Gayo.Muito grato pela ajuda.J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197915 | mosorio | 25 mai 2008 19:41 | Em resposta a: #197912

Caro J.G


Não desanime, acho muita coincidencia ,os nomes ,as datas etc.. Felgueiras Gaio tem as suas falhas, nem sempre os nomes são tal como constam no seu livro por ex. num dos ramos maternos o nome da minha 6ª avó vem apenas Maria Pitta Pereira , no entanto depois de feitas as pesq. paroquiais dos nascimentos dos filhos verifiquei que se chamava Maria Teresa Pita Pereira Bacelar e a filha , tinha apenas o nome de Jousina no entanto nos paroquiais descobri que era Joana Luisa, complicado , não?

Abraço

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197916 | guerra1 | 25 mai 2008 19:42 | Em resposta a: #197908

M.Emilia:esqueci-me de lhe transmitir o seguinte.Meu tio Avô Alberto de Azeredo Albergaria P.Martins de Tarouca,falava muito que a esposa M.do Patrocinio tinha uma linhagem ilustre e muito ligada a S.Martinho de Mouros,que não conheço.Se me puder ajudar,fico mto grato.Atenciosamente j.G.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197918 | guerra1 | 25 mai 2008 19:47 | Em resposta a: #197915

M.Emilia:esqueci de lhe dizer que conheci primos no Brasil,onde residi e advoguei no Rio.Conheci os primos Lacerda que se davam muito no Rio c/meu avô P.G.médico.Tb.nos davamos muito com o primo Aarão de Lacerda de Lamego ,Juiz de Direito,já falecido.Enfim se estes dados a levarem a ajudar-me,agradeço.Atenciosamente j.G.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197919 | mosorio | 25 mai 2008 19:57 | Em resposta a: #197918

Caro J.G

Eu sou uma simples principiante, teria todo o gosto em ajudar , mas os meus conhecimentos são curtos para tão grande empreedimento, volta não volta estou aqui a pedir ajuda aos confrades Seniores, eles são fantásticos e este forum precioso. Fale com alguém , com um genealogista a sério e vai ter uma surpresa. Atenciosamente

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#197920 | guerra1 | 25 mai 2008 20:04 | Em resposta a: #197919

M.Emilia:muito obrigado pelo conselho.Na minha profissão faço muitas vezes o trato sucessivo para assuntos de usucapião,mas,neste caso não tenho muito tempo.Também sou um"iniciante".Agradeço a sua ajuda e espeo que colabore comigo,se souber algo .Atenciosamente J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#198250 | mpa | 27 mai 2008 22:46 | Em resposta a: #105624

Cara Confrade,

Poderei ter interesse nos Vasconcelos de Baião (vede assuntos sobre os Queiroz Sarmento de Vila Chã, Amarante) no Forum.

O Paulo Querioz Sarmento (filho dum dono da Casa de Gimarães, em Baião, que a terá vendido em 1719) casou com Ana Maria ???????????, tendo pelo menos um filho chamado João Queiroz Sarmento Botelho Vasconcelos. Suponho que Botelho Vasconcelos herdou pela parte da mãe, cujos apelidos desconheço. O Paulo e sua família, incluindo os pais dele, vivam em Vila Chã, Amarante (Casa da Ribeira) mas teriam tido interesses em Baião dado que foram prorietários da referida Casa de Guimarães até 1719. O Paulo poderá ter casado com a Ana Maria (Vasconcelos?) de lá.

Os seus Vasconcelos incluem registos de 1700 a 1750? TemalgumaAna Maria que casou com o Paulo?

Se nos pudermos ajudar mutuamente, ainda bem!

Melhores cumprimentos
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#198377 | graciete | 28 mai 2008 19:30 | Em resposta a: #102492

Obrigada pelo contacto. A família Vasconcelos que encontrou refere-se a José Valente de Queiroz Monteiro e Vasconcellos que foi pároco em Gôve?

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#198399 | mpa | 28 mai 2008 22:17 | Em resposta a: #198377

Cara Graciete,

Realmente não sei pois ainda não obtive copia da escritura da venda da Casa de Guimarães que sei existir e que refere o meu antepassado (ou outro como exactamente o mesmo nome da mesma àrea geográfica e na mesma época).

O que tenho são paroquiais de Estarreja para onde os meus antepassados migraram. Ainda não tive oportunidade de ir ao AD Porto pesquisar as paroquiais de Vila Chã (donde a familia era originária, pelo menos segundo os paroquais que tenho).

Sugiro que leia os tópicos do Francisco Queirós, neste Forum, pois poderá ter algo que lhe interesse referente as esses Queiroz Monteiro e Vasconcelos. Aliás, há muita informação sobre essa família neste Forum.

Obrigada
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#198407 | victória | 28 mai 2008 22:48 | Em resposta a: #197801

Caros Confrades
Por acaso ter-se-ão cruzado nas vossas pesquisas com:

Maria Eufrásia Ribeiro de S. Francisco?

Apenas tenho referencia ao nome dela, uma vez citada como moradora em Pedreda em St.ª Cruz do Douro. Foi mãe do L.do Manuel José Caetano Ribeiro e Castro
Bacharel em Cânones a 17.mai.1759 Univ. Coimbra, n. Mesão Frio 1740 +/- (não seu a freguesia) e casou em Troviscoso, Monção, com Maria Joana da Estrela de Brito Ribeiro Ferreira de Brito Pinto e Sá. Desde já agradeço qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#207127 | luis pinto pereira | 03 set 2008 13:30 | Em resposta a: #96038

boas
Necessitava saber de familiares ligados a antonio pereira nascido em sao tome de covelas-baiao. sei que teve uma irma chamada amelia pereira e qe muito cedo ficaram orfaos. antonio pereira nasceu a 27/11/1925, e foi casado com maria da graça, natural de santa marinha do zezere. pertencia á familia com a alcunha chichiriri.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 09:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen