genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#96193 | bbcampos | 18 jul 2005 19:12

Boa tarde,
Procuro informações sobre as famílias Rodrigues de Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita, para ajudar a consolidar os meus estudos genealógicos.
Sou neta de Mª Natércia d`Abreu Mesquita Correia de Sousa Pina Neves Baleiras e os pergaminhos da minha avó descendem de Francisco Ignácio de Carvalho Pimentel.
Grata pela atenção,
Isabel de Pina Baleiras C.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103085 | gmma | 15 out 2005 21:50 | Em resposta a: #96193

Boa noite

Acerca do pedido que fez no forum, posso ajuda-la.
Agradecia que me contacta-se para o e.mail: anagracio@portugalmail.pt

com os melhores cumprimentos
Ana Maria Grácio

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103086 | gmma | 15 out 2005 21:58 | Em resposta a: #96193

Boa Noite

Agradecia que me disse-se a que região pertence a sua família, talvez possa ajuda-la.
Com os melhores cumprimentos
Ana Grácio

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103142 | bbcampos | 16 out 2005 19:21 | Em resposta a: #103085

Boa tarde

Agradeço,desde já, o seu contacto e a sua disponibilidade.

A família Abreu Mesquita até 1840, pelo menos, é origináriada diocese de Coímbra, concelho de Tábua, freguesia de Covas, lugar de Loureiro. Alguns membros provêm de outros lugares, do mesmo concelho, como Seixo do Ervidal, villa Covas e de outras freguesias como a do Covêlo.

Francisco Ignácio e o seu irmão Joaquim Ignácio de Carvalho Pimentel são originários de Grândola, no Alentejo. Cada um deles Recebeu a sua carta de bazão e de armas, em 1798.

Existe um Francisco Ignácio d`Abreu Mesquita que eu não sei se não será o Francisco Ignácio de Carvalho Pimentel, referido no parágrafo anterior, uma vez que as datas e os nomes que tenho serem concordantes e por eu saber que há, algures,um cruzamento / fusão ? destas famílias.

Se possível, agradecia que me contactasse directamente para o email: bbcampos@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103150 | jliberato | 16 out 2005 21:53 | Em resposta a: #103142

Cara Isabel,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para um tópico àcerca do Seixo do Ervedal.
Não tem os nomes que refere, mas tem outros.
Convido-a a consultá-lo e a, eventualmente, intervir.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=80803
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103151 | E. Osório | 16 out 2005 21:54 | Em resposta a: #103142

Cara Isabel Baleiras Campos,

Francisco Inácio de Carvalho Pimentel, n. em Grândola em 1755, foi sargento-mor do Casal (de Travancinha), onde estava em 1829, sendo filho de José Rodrigues de Carvalho e de sua mulher Joana Maria Delgado. Casou no Seixo da Beira a 29-06-1802 com Maria Máxima Casimira Borges Pereira Ferraz, n. em 1772, filha de António José de Matos Pereira, n. de Aldeia das Dez, e de sua mulher Maria Gertrudes Ilharco da Fonseca Temudo, de Oliveira do Conde.

Tenho 8 gerações desta Maria Gertrudes, descendente de Gonçalo Rodrigues Temudo e de sua mulher Inês de Ilharco, nascidos cerca de 1500 e provavelmente moradores em Midões.

Sobre os Abreu Mesquita de Covas, tenho Lourenço José Nunes de Abreu Mesquita, n. em Anseriz em 1738, que casou em Covas em 1764 com Luísa Maria, n. da Quinta do Retiro e b. em Covas a 11-10-1744, com geração. Deste Lourenço tenho muitas gerações ascendentes, sendo ele descendente de Roque Fernandes de Abreu, morador em Lourosa na primeira metade do sec. XVI.

Interessam-me os elementos que possa ter da família dos antepassados de Maria Gertrudes, acima, assim como da sua ligação àquele José Nunes de Abreu Mesquita, de quem forçosamente tem de ser descendente pois antes dele não havia Abreus Mesquitas em Covas. Gostaria também de saber onde era essa Quinta do Retiro, que já procurei sem sucesso.

Estes elementos são com vista à minha próxima publicação de “Raízes da Beira” (ver aqui o tópico com o mesmo nome, onde está o meu e-mail). Poderei partilhar mais informações.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103153 | E. Osório | 16 out 2005 22:01 | Em resposta a: #103142

Peço desculpa e corrijo o penúltimo parágrafo:

Interessam-me os elementos que possa ter da família dos antepassados de Maria Gertrudes, acima, assim como da ligação da sua (Isabel Campos) família Abreu Mesquita, àquele José Nunes de Abreu Mesquita, de quem forçosamente tem de ser descendente pois antes dele não havia Abreus Mesquitas em Covas. Gostaria também de saber onde era essa Quinta do Retiro, que já procurei sem sucesso.

Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103162 | JCALD | 17 out 2005 01:59 | Em resposta a: #103153

Caro Eduardo Osório:

Na «Chorographia Historico-estatistica do Districto de Coimbra» por Agostinho Rodrigues d'Andrade, amanuense da secretaria do Governo Civil (ao tempo chefiado pelo Consº António das Neves Oliveira e Sousa), Coimbra 1896, Retiro é uma povoação da freguesia de Covas. A GEPB, vol. VII, corrobora.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103209 | E. Osório | 17 out 2005 16:59 | Em resposta a: #103162

Caro José Caldeira,

Sempre atento, como é costume! Vou ver se passo por lá, às vezes há surpresas.

Um abraço
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103213 | E. Osório | 17 out 2005 17:08 | Em resposta a: #103153

Em aditamento à minha mensagem anterior, há também (pelo menos) Maria Rosa de Abranches, irmã daquele José Nunes de Abreu Mesquita, que casou com João Lourenço e tiveram geração no Loureiro, que também usou os apelidos Abreu Mesquita.

Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103234 | bbcampos | 17 out 2005 19:51 | Em resposta a: #103151

Caro Eduardo Osório

Obrigada pelos elementos que me enviou. A ascendência e o casamento de Francisco Inácio concordam com os dados que já possuía. Estou em contacto com os registos paroquiais e quando encontrar informações de Mª Gertrudes, contacto-o.
Sobre os Abreu Mesquita, tenho os seguintes dados:

Mª Natércia d`Abreu Mesquita Correia de Sousa Pina, m/ avó paterna, n. a 15.05.1909, em Coímbra, mas registada em Covas, concelho de Tábua.

Mª Eduarda d` Abreu Mesquita e Sousa Pina, m/ bisavó, n. a 09.05.1887, no Covêlo, c. de Tábua. Casou C/ Francisco Borges Paes Pina.

Mª Miquelina d`Abreu Mesquita e Sousa, m.trisavó, n. em 1853, em Covas. Casou com Augusto Corrêa de Sousa, em 1886, em Covas, tb. Augusto era filho de Joaquina Cândida e de Bernardo Corrêa de Sousa e parece que desendente de Caetana Venâncio Coutinho Resfois Magalhães. Esta senhora era filha bastarda do rei Filipe III de Portugal e de uma fidalga da sua corte. Caetana casou com um fidalgo da Beira Alta. Ainda não consegui encontrar o parentesco entre esta Caetana e o meu trisavô, Augusto.

Mª Carlota Borges Pereira Ferraz de Carvalho, minha 4ª avó, filha de Francisco Inácio, n. de Gândola e de Mª Máxima, n. de Aldeia das Dez. Os pais de Mª Carlota julgo serem as mesmoas pessoas que referiu na sua mensagem anterior. Aguardo, dos arquivos, o envio dos respectivos assentos de nascimento. Estranhamente, não consigo encontrar de todo, o assento de nascimento de Mª Carlota. Nâo está em Covas, nem no Seixo do Ervidal, Sei que casou 2 vezes: A 1ª com Bernardo d`Abreu Mesquita e a 2ª com o sobrinho do 1º marido, João Lourenço d`Abreu Mesquita, m/ 4º avô. Deste 2º casamento nasceu a Mª Miquelina, em 1853, acima referenciada. Os pais do João Lourenço eram José Lourenço de Abreu e Mª Luísa, de Covas.

Dos Abreu Mesquita de Covas é o que sei, por agora.

Com os melhores cumprimentos,

Isabel de Pina Campos

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103236 | bbcampos | 17 out 2005 20:05 | Em resposta a: #103150

Caro JLiberato

Obrigada pela sua mensagem. Consultei, espantada, o manancial do site que me indicou, mas não encontrei, por agora, cruzamentos evidentes. Veja, se quiser, a mensagem que dirigi a Edurdo Osório, às 19h51, de hoje. Pode ser que lhe interesse.

Cumprimentos,

Isabel de Pina Campos

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103258 | jliberato | 17 out 2005 23:29 | Em resposta a: #103236

Cara Isabel de Pina Campos,
Vi a sua mensagem. Não me interessa directamente infelizmente, mas todos beneficiamos de informação genealógica sobre a Região.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103267 | E. Osório | 18 out 2005 00:11 | Em resposta a: #103234

Cara Isabel de Pina Campos,

Agradeço as informações que fez o favor de enviar. Se consultou a sala "Raízes da Beira", notou certamente que só estou a estudar famílias até ao final do sec. XVIII.

Neste caso, interessava-me em particular saber se ainda há em Covas, ou no Loureiro, ou no Retiro, alguma casa antiga que se saiba ser, ou ter sido de algum ramo familiar conhecido.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103352 | JCALD | 19 out 2005 03:10 | Em resposta a: #103234

Cara Isabel de Pina Baleiras Campos:

Somos parentes, como pode verificar pelos seguintes dados que envio:

O seu trisavô Augusto Correia de Sousa, meu parente pelos Correias e não só, nasceu na Quinta do Salgueirinho em Espariz (concº de Tábua) a 21-1-1839.
Teve pelo menos 10 irmãos, que usaram todos os mesmos apelidos: Guilhermina Augusta (soltª), António, Aires Correia de Sousa (que está aqui na base de dados do GP), Padre Eusébio (pároco de Espariz), José (viveu em Espariz, casado, com geração que parece ter-se extinguido em 1941), Cipriano, Bernardo, Maria Urbana (casada em Espariz), Ricardo e Severo.

O seu 4º avô Bernardo António Correia de Sousa (teve 2 irmãos presos políticos no reinado de D. Miguel) casou em Sinde a 16-7-1828 com Maria Joaquina Cândida Antunes Castanheira, nascida no Covelo de Cima, freguesia do Covelo, filha de António Antunes (ou João) e Águeda Lourenço Antunes, neta paterna de João Antunes e de Ana Antunes e materna de João Antunes e de Maria Lourenço, todos do Covelo. Moradores na Quinta do Salgueirinho em Espariz.

O seu 5º avô António Dinis Correia nasceu na Quinta da Ribeira da Várzea em Sinde e casou em Coja a 4-11-1788 com Bernarda Venância de Sousa Coutinho de Figueiredo, natural das Medas, Coja, filha do Capitão Luís da Fonseca de Figueiredo, do Salgueiral, Coja, e de D. Caetana de Sousa Coutinho de Refóios, de Castelo Novo, Castelo Branco, moradores nas Medas, neta paterna de António Fernandes de Figueiredo, do Pinheiro de Coja, e de Mariana da Fonseca, do Salgueiral, e materna de Francisco Xavier, de Lisboa, e de D. Teresa de Sousa Coutinho de Refóios de Morais de Sarmento, de Castelo Novo.

Os seus 6ºs avós António Dinis Correia e Francisca Maria da Trindade, ambos de Sinde e ambos meus parentes. Ele era bisneto de Domingos Correia e Isabel Correia, que viveram em Espariz no princípio do século dezassete, meus 10ºs avós.

Espero que estes elementos lhe possam ser úteis.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103421 | bbcampos | 19 out 2005 20:07 | Em resposta a: #103267

Caro Eduardo Osório

Não consultei ainda a sala "Raízes da Beira".
Existem duas casas no Loureiro, na aparência, posteriores ao séc. XVIII, que pertenceram à minha família: a Casa Grande e a Casa Pequena. Sei, também que quase todas as terras qu estão na área de Loureiro (cerca de 60 hect.) pertenceram à família.

Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103422 | bbcampos | 19 out 2005 20:21 | Em resposta a: #103352

Caro José Caldeira

Foi muito gentil, por me ter enviado todos estes elementos que desconhecia. É uma grande ajuda.

Conto manter o contacto e e estarei disponível para qualquer informação que julgue poder corresponder.

Com os melhores cumprimentos,

Isabel de Pina C.

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103424 | E. Osório | 19 out 2005 21:29 | Em resposta a: #103421

Cara Isabel Campos,

Agradeço as suas informações. Vou a Covas brevemente, passando também pelo Loureiro. Dir-lhe-ei aqui alguma coisa do que me parecer, se vir que se justifica.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103509 | bbcampos | 20 out 2005 18:30 | Em resposta a: #103424

Caro Eduardo,

Boa viagem!
Obrigada,

Isabel de Pina

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#103576 | bbcampos | 21 out 2005 19:19 | Em resposta a: #103424

Caro Eduardo,

Não sei se lhe será útil, mas a Casa Grande do loureiro que referi, na mensagem anterior, pertence, hoje, à Sociedade agro-pecuária do Loureiro e, paralelamente à produção e comercialização de vinho, pratica turismo de habitação.

Cumprimentos,
Isabel de Pina

Resposta

Link directo:

Assentos de Nascimento

#104232 | bbcampos | 31 out 2005 19:22 | Em resposta a: #96193

Boa tarde

Alguém me sabe informar onde estão os assentos de nascimento de:

- Maria Carlota Borges Pereira Ferraz de Carvalho, filha de Francisco Inácio de Carvalho Pimentel, n. em 1755, em Grândola, e de Mª Máxima Casimira Borges Pereira Ferraz, n. em 1772, na Adeia das Dez? Mª Carlota casou 2 vezes com Bernardo d`Abreu Mesquita e, depois, aos 29 anos, c/ o sobrinho deste, João Lourenço d`Abreu Mesquita, em 1840, na capela de S. Miguel de Loureiro. Já pesquisei nos lugares de Covas, Vila Covas de Sub Avõ, Seixo da Beira, conforme informações que tinha, e não encontrei nada.

- Maria Máxima, mãe de Carlota, acima citada? Na Aldeia das Dez, entre 1772 e 1774, não apareceu nenhum registo de nascimento. Sei que casou, no Seixo da Beira, a 29/06/ 1802.

Grata pela atenção,
Cumprimentos,
Isabel de Pina

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#323412 | cthemudo | 18 fev 2013 17:03 | Em resposta a: #103151

Boa tarde

Gostaria de saber alguma informação, relativa ao facto de ter desaparecido do Genea, o Gonçalo Rodrigues Themudo.

Cumprimentos

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: genealogia Carvalho Pimentel / Abreu Mesquita

#326312 | cthemudo | 28 mar 2013 13:51 | Em resposta a: #103236

Boa tarde.

Seria possível saber se Mª Miquelina d`Abreu Mesquita e Sousa, teve descendência?

Cumprimentos

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 21:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen