familia «de Moura» - Ponte de Lima - Gemieira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia «de Moura» - Ponte de Lima - Gemieira

#96729 | tiagogenio | 27 jul 2005 17:40

Caros senhores

Gostaria de saber mais informações acerca da Família «de Moura» que viveu em Gemieira, mais concretamente no lugar de Freiriz, em finais do século XIX.

Tiago de Moura Leitão cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: familia «de Moura» - Ponte de Lima - Gemieira

#96786 | montargil | 28 jul 2005 10:36 | Em resposta a: #96729

Caro Confrade,

Tenho ascendentes da Gemieira....alguns dos paroquiais desaparecceram, 1817/1818 a +- 1830. Deixe aqui os dados que detem, assim como o que exactamente deseja, a não ser que queira unicamente confirmação que.... "fulano de Moura,filho de sicranodeMouracc....., nasceu a xx/xx/189x...."

Atentamente

Luís Filipe VieiraSantos

Resposta

Link directo:

RE: familia «de Moura» - Ponte de Lima - Gemieira

#96790 | tiagogenio | 28 jul 2005 11:10 | Em resposta a: #96786

Caro Luis Filipe Vieira

Apenas detenho o nome de Rosa Marquesa de Moura (minha trisavó), não tenho qualquer registo acerca do seu ano de nascimento, porém penso ter nascido posteriormente a essas datas que referiu. O que procuro saber é sobretudo o nome dos pais dela e a respectiva ascendência (se for possível). Caso precise alguma ajuda no arquivo de Braga não hesite em me contactar. De qualquer modo penso que entre confrades e investigadores que estão habituados a mergulhar nos registos não terão grande dificuldade em procurar o que outros que tem dificuldade de deslocação precisam. Desde já agradeço a disponibilidade.
Se porventura por motivo algum precisar de ajuda em outros assuntos como investigação na Idade média, em Filosofia contemporânea, em Teologia Medieval, moderna, Concílio de Trento, na Reforma (Lutero, Calvino, Melachton, Zwinglio, etc), No jansenismo e polémica com os Jesuítas, sobre pensamento judaico e Teologia do Holocausto e coisas interessantes semelhantes, e mesmo sobre pensamento político desde Platão a Rawls, ao neo-liberalismo e Nozick, não hesite em colocar os seus problemas, pois todas estas áreas de investigações foram, têm sido e são dominadas por mim. Agradeço toda a ajuda preciosa em Gemieira.

Já que tem ascendencia em Gemieira, poderia me dar uma informação preciosa. Não me saberá dar informações precisas acerca da existência de alguma casa senhorial ou um solar, ou mesmo outra casa do mesmo nível no lugar de freiriz, ou então informações acerca de outras casas de Gemieira (com a excepção da quinta do Barreiro, que pertenceu e pertence aos Malheiros).

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: familia «de Moura» - Ponte de Lima - Gemieira

#101664 | montargil | 28 set 2005 21:50 | Em resposta a: #96790

Caro Tiago de Moura,

Ainda não tive oprtunidade de me encontrar com o recurso conhecedor e adequado que nos poderá contar como, onde, quem...sobre Freiriz...

Os meus eram simples lavradores..... mas fiquei a conhecer a Gemieira entre 1823 e 1858 para os casamentos e baptismos entre 1816 e 1877.

Dei informação errada sobre a inexistencia de paroquiais no meu post precedente, corrigo trata-se de SJoão da Ribeira onde os casamentos vão de 1577 a 1793 e inexistetes até 1860...

Encontrei o baptismo de Dnª Roza Maria (*07\07\1872) fla 215 lro 2 cota 3.17.3.6.

seus pais: Arthur de Moura c.c. Marqueza Maria (em Viana)
Arthur, emp5regado de fio eléctrico, natural de Lisboa, e Marqueza Maria, propriétaria, de S. Martinho da Gandara.
avós paternos: António Pedro de Moura c.c. Maria Henriqueta Gomes de Moura (LISBOA)
avós maternos: Maria de Jesus Lopes (S.Martinho da Gandara)

padrinho: (o mesmo que um dos meus) Jozé Luis de Sá, e madrinha Roza da Conceição Lopes.


O embroglio é o casamento de seus pais em Viana...que não encontro, assim como o baptismo da mãe...... entre 1823 a 1858 só uma Marqueza Maria Exposta
á porta de Cristóvão Jozé de Souza....
Terei que rever tudo pesquisando a nivel dos pais e padrinhos....

Como este baptismo (suponho) ser de extrema importancia... fiz uma fótocopia.... envie-me o seu endereço para o meu mail que é o seguinte: prefixo luissantos onde o sufixo é simplesnet.pt

Amanhã vou outra vez ao ADVC ver se tenho mais sorte.
Cumprimentos

Luis Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

Ajuda no A.D.de Braga.

#116046 | Sergin Castanheira | 07 abr 2006 06:12 | Em resposta a: #96790

.
Exmo Sr. Tiago Cerejeira Fontes.

Tomei a liberdade de lhe escrever, pois pude ler pelas mensagens deste Fórum que o senhor é de Braga e tem trabalho ao lado do arquivo distrital, e o freqüenta com certa regularidade.

E que também tens prestado inestimável ajuda a quem necessita de informações genealógicas.

Sem querer abusar da sua e paciência venho-lhe pedir, se possível, informações sobre a ascendência de Bento Gonçalves Castanheira.

Pois bem.
Bento nasceu e foi batizado na Freguesia de Santa Maria do Bouro, Conselho de Amares, Bispado de Braga, Portugal, entre 1815 e 1818.
Embarcou no navio Rio Ave, na cidade do Porto em 22 de Fevereiro de 1831, chegando ao Rio de Janeiro em 27 de Março do mesmo ano, gastando trinta e cinco dias de viagem.
Não encontrou nenhum parente à sua espera, e de certo expediente, rumou a casa de seu primo Antonio de tal, na rua das Violas, hoje rua Teófilo Otoni.
Foi com um amigo para a cidade de Perdões- Minas Gerais, lá chegando em 13 de Junho de 1831.
No dia 17 de Outubro do mesmo ano chegou a cidade de Bom Sucesso -Minas Gerais.
Foi trabalhar em uma loja de secos e molhados, pertencente ao sr. Venâncio José Vivas, mais tarde seu sogro.
Bento Casou-se em Bom Sucesso –MG. em 05 de Fevereiro de 1842 com Joana Angélica de Castro. E Tiveram 10 filhos.
Ele faleceu na mesma cidade em 14 de Novembro de 1882. Deixando numerosa descendência.


Os irmãos de Bento que vieram mais tarde para o Brasil foram:
Antonio Gonçalves Castanheira, que se domiciliou em Sacramento -MG.
Lourenço Gonçalves Castanheira, que foi para Dores -MG.


Desde já os meus agradecimentos pela sua amável disponibilidade.
E mesmo que nada encontre, o meu reconhecimento.
E coloco-me à sua inteira disposição naquilo que lhe puder ser útil.

Um abraço.

Sergin Castanheira.


.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.D.de Braga.

#116054 | tiagogenio | 07 abr 2006 10:33 | Em resposta a: #116046

Caro Sergin Castanheira

Neste momento não estou com grande disponibilidade de tempo, no entanto tentarei fazer os possíveis para o ajudar sobre o seu ascendente. Agradeço a amabilidade da sua inteira disponibilidade no Brasil (penso eu), porém, penso que não será necessário, pois não tenho ninguêm no Brasil, e dos meus ascendentes que viveram aí (Barão da Retorta, entre outros) tenho todos os dados que necessito. No entanto, agradeço novamente a sua disponibilidade.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.D.de Braga.

#116096 | tiagogenio | 07 abr 2006 17:15 | Em resposta a: #116046

Caro Sergin Castanheira

Como hoje consegui ter um pequeno espaço de tempo livre estive no arquivo. Em primeiro lugar, os registos de nascimentos entre os anos 1812-1830 de Sta. Maria do Bouro (Amares) não existem. No entanto, procurei o seu ascendente nos livros mistos entre as datas referidas. Devo dizer, que encontrei um Bento José em 17 de maio de 1816. Filho natural de Custódia Maria, neto materno de Maria Josefa Fernandes e de Paulo Gonçalves. Dentro das datas referidas e nos livros mistos foi o único Bento que encontrei. Existe um outro em 1819, mas parece-me que nada terá a ver com os dados que referiu.
Não terá os nomes dos pais deste Bento Gonçalves Castanheira? Não saberá as datas de nascimento dos irmãos, já que os refere? Eu numa outra oportunidade voltarei ao Arquivo e tentarei encontrar os irmãos. Apenas por curiosidade, não detêm em sua mão o registo de falecimento de Bento? Nada diz acerca dos seus pais? Se não detêm, penso que será um passo importante, pois normalmente no registo de óbito surgem, pelo menos, os nomes dos pais (pelo menos é assim aqui em Portugal).

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.D.de Braga.

#116124 | flordealecrim | 07 abr 2006 22:09 | Em resposta a: #116096

Caro Tiago Fontes

Pedi-lhe ajuda para uma pesquisa no A.D. Braga noutro tópico, não sei se viu a mensagem.

Agradeço antecipadamente.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.D.de Braga.

#116311 | tiagogenio | 11 abr 2006 10:27 | Em resposta a: #116124

Cara Isabel Roque

Infelizmente devido a vários compromissos não tenho tido tempo para poder investigar com o sossego necessário no ADB, no entanto, peço-lhe que me recorde o que deseja que procure, porém, não lhe posso garantir uma pronta resposta.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.D.de Braga.

#116748 | flordealecrim | 17 abr 2006 21:34 | Em resposta a: #116311

Caro Tiago Cerejeira Fontes

Desculpe não ter respondido à sua mensagem, mas estive fora e sem acesso ao computador.

Na impossililidade de me deslocar ao Arquivo Distrital de Braga, peço-lhe ajuda junto desse arquivo.

Procuro Constantino Lopes, que nasceu na villa de Barcelos, segundo consta no assento de baptismo da filha, filho de José Lopes de Azevedo e de Teresa Maria, estes também de Barcelos. O Constantino Lopes nasceu entre 1750 e 1775.

Antecipadamente grata.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.D.de Braga.

#116789 | tiagogenio | 18 abr 2006 12:08 | Em resposta a: #116748

D. Isabel Roque

Ainda hoje de tarde irei ao Adb e verei o que encontrarei.
Gostaria de lhe perguntar se tem facil acesso à Torre do Tombo, ou se porventura saberá de alguém que tenha a disponibilidade de fazer algumas pesquisas longas que preciso de fazer em lisboa de alguns meus ascendentes e para a qual não tenho no momento disponibilidade de tempo para me deslocar a Lisboa.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: familia «de Moura» - Ponte de Lima - Gemieira

#116883 | flordealecrim | 19 abr 2006 12:13 | Em resposta a: #96729

Caro Tiago de Moura Fontes

Muito obrigado por me ajudar nesta pesquisa.

Em relação ao seu pedido de ajuda na Torre do Tombo, só o poderei fazer nas férias, devido aos meus afazeres profissionais neste momento é-me de todo impossível. Também tenho pesquisas sobre os meus antepassados para lá ir fazer.

Mande-me relação do que precisa com mais urgência, para quando lá for investigar.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no A.D.de Braga.

#116903 | tiagogenio | 19 abr 2006 16:07 | Em resposta a: #116748

D. Isabel Roque

Fiz uma pesquisa relampago ao ADB e lamento informar-lhe que nos registos de nascimento de Sta. Maria de Barcelos entre 1750 e 1775 não encontrei nenhum Constantino filho de José Lopes de Azevedo e Teresa Maria. Devo referir, que nesse espaço de tempo encontrei muitos Constantinos (de facto, até alguns expostos e enjeitados), mas nenhum se aproximava dos dados que revela. Não será que se trate do caso de surgirem registos com nomes diferentes, ou seja, os pais poderem aparecer em certos registos com nomes diferentes? Na minha família tenho casos semelhantes (por exemplo a minha tetravô, surge certos em registos como Marquesa Maria de Lopes Sottomayor e em outros com o nome de Balbina Maria). Penso que será um caso a pensar. De qualquer modo, voltarei a deslocar-me ao arquivo para então empreender com mais tempo e calma uma nova pesquisa.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: familia «de Moura» - Ponte de Lima - Gemieira

#116915 | Pamoura | 19 abr 2006 19:51 | Em resposta a: #96786

Meu nome é Pedro Antonio de Moura e gostaria de saber sobre minha origem. Sou brasileiro, nascido no Estado de São Paulo. Meu pai chama-se Joao Batista de Moura e avô era João de Moura.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 00:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen