Brasão (como, quem etc.)

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Heráldica

Brasão (como, quem etc.)

#96734 | José Monteiro | 27 jul 2005 18:40

Gostaria de saber se toda a gente pode ter um brasão. E se pode, quem os "fabrica" ou atribui e que criterios são seguidos no mesmo.

Obrigado

Resposta

Link directo:

NÃO!

#97232 | cyrne | 02 ago 2005 23:26 | Em resposta a: #96734

Não !

Não se fabricam, são os Reis que os dão!

Há quem os queira fabricar...mas é tudo a brincar...pois que os faz não é de fiar!

Resposta

Link directo:

RE: Brasão (como, quem etc.)

#97245 | feraguiar98 | 03 ago 2005 01:06 | Em resposta a: #96734

Caro José Monteiro,

É tudo muito relativo ...
Se quiser usar acho que ninguém o impede. Tenho um primo que usa um enorme sinete, faz-se tratar por senhor conde na pastelaria que frequenta e não tenho conhecimento de que tenha sofrido algum inconveniente.

Se quiser, posso dar-lhe o contacto de um investigador alemão que, antes de o ser, trabalhava em artes gráficas e na sua página pessoal diz que desenha qualquer brasão para qualquer pessoa e que, depois de registado (na Alemanha) tem o mesmo valor legal do que qualquer outro.

Os critérios de fabrico são normalmente aproveitar umas armas atribuídas a uma família cujos apelidos use e adicionar qualquer pequena diferença numa peça móvel ou nas cores.
Claro que haverá que ter algum cautela no coronel. Se pedir de duque ou marquês poderá dar nas vistas e suscitar alguma pergunta embaraçosa de um conhecedor (mas há tão poucos que o risco é pequeno). Mas se se contentar com uma coroa de conde, visconde ou barão terá mais de mil e quinhentas (creio que foi a "produção" do liberalismo libertário, perdão, libertador) hipóteses de passar desapercebido. E então se um elmo lhe aprouver, ainda que aberto e gradeado a ouro, só terá a temer a eventual curiosidade de alguma loura eventualmente interessada.

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Brasão (como, quem etc.)

#97255 | pinheirov | 03 ago 2005 03:16 | Em resposta a: #97245

Caro Fernando Aguiar

Não resisto ! Que delicada e sublime ironia, a sua mensagem... e quanto esclarecedora.
Raramente me foi dado ler sobre o assunto com tanto prazer.
Cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 18:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen