Reitor Ant. Neves Nunes Oliveira e Sousa - Coja

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Reitor Ant. Neves Nunes Oliveira e Sousa - Coja

#96827 | miguelnoutel | 28 jul 2005 19:46

Caros Confrades,

Já fiz este apelo/pergunta no tópico "Famílias de Arganil e Coja". Porém, seguindo o conselho do GP, decidi ser mais objectivo e criar um tópico autónomo.
Sendo um novato nestas andanças e verificando que há diversos colegas que abordam a temática das famílias dos concelhos de Arganil e Oliveira do hospital (tenho vários antepassados de Coja, Avô, Arganil e Oliveira), faço o seguinte apelo:
Por acaso, alguém tem informações sobre ascendentes e colaterais de António das Neves Nunes de Oliveira e Sousa, natural de Coja, onde nasceu a 23 de Novembro de 1844 e onde veio a falecer a 4 de Agosto de 1921.
Licenciado em Direito pela U. Coimbra, onde se matriculou a 3 de Outubro de 1864 e onde se formou com distinção a 10 de Junho de 1869.
Foi Administrdor do concelho de Oliveira do Hospital em 1870.
Delegado do ministério Público nas comarcas de Tábua, Montemor-o-velho e Coimbra.
A partir de 1882, foi Juiz nas comarcas de Ansião, Caldas da Rainha e Almada.
Foi Governador Civil de Coimbra de 24 de Fevereiro a 30 de Outubro de 1890 e de 9 de Março de 1893 a 23 de Abril de 1896.
Em 1907 passou a Juiz Desembargador da Relação de Lisboa.
Foi nomeado Reitor da U.C. em 18 de Novembro de 1907, tendo tomado posse perante o Conselho de Decanos a 12 de Dezembro.

Se alguém tiver alguma informação que me possa ceder, sobre os seus ascendentes e colaterais, desde já agradeço.
Sei que teve, pelo menos, um filho (meu antepassado) e filhas.

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Nunes Oliveira e Sousa - Coja

#97135 | JPNS | 01 ago 2005 21:36 | Em resposta a: #96827

Caro Miguel Noutel:

Os microfilmes referentes a Coja, Vila em que existem muitos antepassados seus com os apelidos que indica, terminam no ano de 1828. Daí em diante, terá de consultar os livros paroquiais de baptismos, casamentos e óbitos depositados no AUC (Arquivo da Universidade de Coimbra). Sugiro-lhe que, para sua orientação, imprima a relação destes registos, que encontrará no "site" do AUC.

Se não conhecer os ascendentes directos deste seu antepassado e não lhe for possível deslocar-se a Coimbra, tente pedir ao Dr. Pedro França que o faça por si. Entre no tópico "Pedido a Pedro França" e exponha-lhe o seu problema, que terá de explicitar melhor. Como é evidente, pode também requerer uma pesquisa directa ao próprio Arquivo.

Uma das pessoas mais indicadas para lhe dar informações precisas sobre o seu antepassado é José Caldeira, ilustre genealogista da região geográfica que lhe interessa. Aconselho-o a entrar de novo no tópico "Famílias de Arganil". Seleccione uma das mensagens assinadas por José Caldeira e envie-lhe directamente este seu texto, o que permitirá a José Caldeira tomar conhecimento do que pretende.

Entretanto, pode começar a pesquisar os apelidos que refere nos microfilmes relativos a Coja. Sabe onde encontrá-los?

Possivelmente, estas informações não lhe são úteis. Se tiver alguma pergunta específica, não hesite.

Cumprimentos,

J.Paulo Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Nunes Oliveira e Sousa - Coja

#97140 | nmadureira | 01 ago 2005 21:59 | Em resposta a: #96827

Caro Miguel Noutel,

Sem prejuízo de outras informações que outros confrades lhe possam eventualmente prestar, consulte, por favor, o livro "A Universidade de Coimbra e os seus Reitores", do Prof. Doutor Manuel Augusto Rodrigues(Coimbra, Arquivo da Universidade, 1990).

Cumprimentos,

Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Nunes Oliveira e Sousa - Coja

#97516 | miguelnoutel | 06 ago 2005 23:55 | Em resposta a: #97135

Caros Paulo Nascimento Silva e Nuno Madureira,

Agradeço a ambos as informações prestadas.
Por coincidência tenho casa em Coimbra, pelo que me será fácil consultar os livros paroquiais de baptismos, casamentos e óbitos do AUC.
Quanto aos microfilmes de Coja anteriores a 1828, estão na Biblioteca Geneológica de Lisboa (Mormons), não estão?
No que diz respeito ao livro que o Sr Nuno Madureira refere, julgo que existe em casa da minha avó, mas não tenho a certeza. Vou confirmar.
Vou também enviar uma mensagem ao Sr. José Caldeira.

Os melhores cumprimentos e agradecimentos a ambos

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Nunes Oliveira e Sousa - Coja

#97562 | JPNS | 08 ago 2005 10:41 | Em resposta a: #97516

Caro Miguel Noutel:

No Arquivo da Universidade de Coimbra poderá consultar os processos relativos à matrícula e conclusão dos estudos do seu antepassado (e, nomeadamente, a respectiva certidão de nascimento), assim como ao desempenho das suas funções. Os microfilmes a que alude encontram-se disponíveis para consulta também no AUC. A Igreja Mórmon tem efectuado a microfilmagem de registos paroquiais e de interesse genealógico em todo o Mundo, através de protocolos com o Estado. Em qualquer dos centros de história da família existentes nos diversos países é possível requisitar os microfilmes que lhe interessem. Sendo assim, aconselho-o a deslocar-se ao sítio da Igreja Mórmon: www.familysearch.org, e a identificar a biblioteca da sua área de residência, quer viva em Portugal ou no estrangeiro. Os microfilmes existem também nos arquivos distritais, mas só os que respeitam à área geográfica que cada um abrange. Por exemplo, na Torre do Tombo, que é simultaneamente o Arquivo Distrital de Lisboa, só existem (com escassas excepções) os microfilmes respeitantes ao distrito de Lisboa. A vantagem das bibliotecas genealógicas da Igreja Mórmon, cuja denominação oficial não é esta, radica na possibilidade de se encomendar microfilmes de qualquer parte do país ou do estrangeiro, sem ser necessário sair da área de residência. No site que lhe indico existe talvez a maior base de dados do Mundo. Se for a "library", pesquisando em "place", terá ainda acesso à descrição do conteúdo dos microfilmes que lhe interessem.

Na biblioteca genealógica de Lisboa existem, de facto, os microfilmes respeitantes a Coja e às povoações limítrofes, pelo que não terá que os requisitar previamente e aguardar umas boas semanas até que cheguem da Alemanha ou dos EUA.

Cumprimentos e boas pesquisas.

J.Paulo Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Nunes Oliveira e Sousa - Coja

#100250 | JCALD | 12 set 2005 19:44 | Em resposta a: #97516

Caro Miguel Noutel:

Antes de mais as minhas desculpas pela demora a responder à sua pergunta sobre o seu antepassado Consº Neves e Sousa. Tenho estado com uma avaria no computador que me impedia de aceder à «Internet», situação que ainda não está completamente ultrapassada.
O seu antepassado António das Neves Oliveira e Sousa (nunca vi menção do apelido Nunes) foi pessoa importante do concelho de Arganil, vila onde existe um Largo Neves e Sousa (vulgarmente conhecido por Fonte de Amandos), largo esse que data da viragem do século dezanove para o vinte e é muito bonito, cheio de árvores frondosas, próximo do coreto, do jardim e da mata. Suponho que a homenagem camarária se deve mais ao seu cargo de Governador Civil de Coimbra, que ao de Reitor da Universidade.
Genealogicamente falando, não tenho muitas novidades.
Tomei nota do óbito de uma irmã, D. Maria das Dores das Neves e Sousa, que faleceu em Coja a 19-12-1907, com 72 anos. Parece solteira. Retirei a notícia do jornal «A Comarca de Arganil». (Neste jornal também se poderão tirar elementos familiares do conselheiro na notícia de sua morte.)
Encontrei também no AUC o registo de casamento de outra irmã:
Maria da Conceição Adelaide Neves, filha de António das Neves e Sousa e de Joaquina de Oliveira, naturais de Coja e moradores no Carregal (?), neta paterna de Josefa Joaquina de Moura e de avô incógnito, e materna de José Joaquim Marques Ribeiro, de Arganil, e de Maria Bernarda de Oliveira, de Coja,
Casou em Coja a 23-1-1857 com António Augusto Borges da Gama, filho de Luís Borges da Gama e de Maria do Carmo, todos de Coja, neto paterno de Roberto Borges da Gama de Sousa Xavier, de Vila Fria, Oeiras, e de Maria Leonor, de Meda de Mouros (hoje Tábua), e materno de João Roberto e de Teresa de Jesus.
A circunstância de uma das testemunhas do casamento ser Augusto Pereira de Moura, leva-me a suspeitar que Josefa Joaquina de Moura pertencesse à família daqueles apelidos que então vivia em Coja e no Pisão e que era oriunda das Secarias.
José Joaquim Marques Ribeiro nasceu em Arganil – parece ser o Escrivão de Arganil que esteve preso em Almeida em 1829 (ANTT - Proc. Políticos do Reinado de D. Miguel M.36 nº 12 fls. 41 e 51) – era filho de José Joaquim Marques (talvez meu parente pelos Correias de Espariz), de Folques, e de sua mulher e prima Maria Benedita Ribeiro de Campos, de Arganil, mas originária do Torrozelo (Seia); casou em Coja em 1806 com Maria Bernarda de Oliveira, nt. de Coja, mas descendente dos Pereiras do Salgueiral (Coja), dos Paivas de Anseriz e dos Oliveiras da Carragosela de Espariz. Penso que este último casal foi também progenitor de José Joaquim Marques de Oliveira, conhecido por «Boi de Coja», famoso pela sua participação nas dramáticas lutas políticas que ensanguentaram a Beira no século dezanove.
Falta apenas identificar o avô incógnito, que não devia ser tão incógnito assim, pois creio que ninguém se atreveria a usar os apelidos de uma família tão conhecida em Coja se não fosse pública e notória a sua filiação.
Os Neves e Sousa eram uma família de boticários originária de Coimbra. O primeiro a estabelecer-se em Coja foi Manuel das Neves e Sousa, nt. Coimbra (Santiago), boticário partidista em 1706, filho de António das Neves e de Inácia de Sousa, casado com Benta da Rainha Santa, de Coimbra (S. Justa). Tiveram muita descendência onde se contaram muitos boticários, a par de outras profissões, padres, etc. Sugiro que consulte neste fórum a troca de correspondência sobre o tema que tive com Nuno Canas Mendes (também ele descendente dos Neves e Sousa) no tópico «Mattosos, do Pisão de Côja».
Concordo com o meu parente José Paulo do Nascimento e Silva (e eu nem sempre concordo com ele, particularmente nos elogios sobre a minha pessoa), quando o aconselha a ler com atenção os assentos de baptismo dos irmãos do conselheiro e de eventuais primos, onde por vezes o nome do incógnito. O mesmo acontece, por vezes, nos registos de óbito (já tem 2 datas a do próprio conselheiro e a da irmã Maria das Dores).
Sei que não foi grande ajuda, mas vá dando notícias sobre os progressos da investigação.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Oliveira e Sousa - Coja

#100302 | miguelnoutel | 13 set 2005 02:02 | Em resposta a: #100250

Caro José Caldeira,

Muito obrigado pelas suas preciosas informações, porque, de facto, são preciosas.
Quanto ao apelido Nunes só o mencionei porque é o nome que vem no livro dos reitores da U.C., mas, de facto, dos documentos que consultei até agora (incluindo os livros de incrições na Universidade e assento de baptismo) apenas encontro o nome com a formulação António Neves Oliveira e Souza.
Aliás, nesse mesmo livro dos reitores vem a referencia a outro cargo que terá desempenhado e que foi o de "administrador do concelho de Oliveira do Hospital".
Já tinha dado com o problema do incógnito e a minha dúvida era saber de que avô paterno vinham os apelidos Neves e Sousa, esclarecimento que acabou de me prestar ao dar o apelido Moura à Josefa Joaquina.
Já quanto ao apelido Oliveira à mãe do Conselheiro não coincíde com o que consta do assento de baptismo que consultei, pois nele consta Joaquina Marques(na margem do assento e abreviado). Porém, tal facilmente se explica pelo nome dos pais desta, que são, efectivamente, José Joaquim Marques Ribeiro e Maria d'Oliveira. Ou seja, ela seria Marques Oliveira ou Oliveira Marques.
É curiosa a referência que faz aos boticários, pois segundo a minha avó, neta de Frederico das Neves e Sousa (filho do Conselheiro), este Frederico foi proprietário de uma Farmácia na Praça do Comércio, em Coimbra. Refere ainda que, quando jovem, terá andado pela India.
Vou agarrar-me às datas e aos irmãos e primos.
Tenho também duas fotografias com dedicatória, que deram ao meu trisavô Frederico e assinadas por outros Neves e Sousa, que presumo irmãos deste meu Frederico, e cujos nomes me podem vir a dar uma ajuda.
Quando tiver novidades, obviamente, darei notícias.
Agora que a hora já vai alta e sendo amanhã dia de trabalho, despeço-me.
Os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Oliveira e Sousa - Coja

#103916 | miguelnoutel | 27 out 2005 00:29 | Em resposta a: #100250

Caro, José Caldeira,

Recolhí variadíssima informação sobre Neves e Souza, Neves Pimenta e Marques d'Oliveira. Interessam-lhe estas informações?
Posso diantar que o «boi de coja» era tio do Conselheiro Neves e Souza.

Queria fazer-lhe uma pergunta, mas este canal não seria o próprio. Posso contactá-lo via e-mai? Como obtenho tal endereço?

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Oliveira e Sousa - Coja

#103933 | JCALD | 27 out 2005 02:14 | Em resposta a: #103916

Caro Miguel Noutel:

Pode contactar-me directamente através do jcaldarrobavizzavipontopt.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Oliveira e Sousa - Coja

#104259 | JCALD | 01 nov 2005 01:47 | Em resposta a: #103933

Caro Miguel Noutel:

Já reparou na minha anterior mensagem, em que lhe enviei o meu endereço electrónico?

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Oliveira e Sousa - Coja

#104276 | JCALD | 01 nov 2005 12:09 | Em resposta a: #103916

Caro Miguel Noutel:

Já reparou na minha anterior mensagem, em que lhe enviei o meu endereço electrónico?

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Oliveira e Sousa - Coja

#105877 | JPNS | 22 nov 2005 13:27 | Em resposta a: #103916

Caro Miguel Noutel:

Esperando que os seus exames tenham corrido da melhor forma, muito agradeceria que me enviasse também, se possível, alguns elementos sobre os Neves e Sousa, que surgem frequentemente associados, como padrinhos, aos meus Moura e Gouveia/Costa Moura (livros.arroba.internet.lu).

Cumprimentos,

J.Paulo Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Oliveira e Sousa - Coja

#106344 | miguelnoutel | 28 nov 2005 15:17 | Em resposta a: #105877

Caro, J. Paulo Nascimento e Silva,

Tentei enviar-lhe os dados de que disponho, mas a mensagem vem devolvida. Terá referido correctamente o seu endereço de correio electrónico?

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Oliveira e Sousa - Coja

#106507 | JPNS | 30 nov 2005 23:30 | Em resposta a: #106344

Caro Miguel Noutel:

Muito obrigado pela sua resposta. O endereço é livrosarrobainternetpontolu. Não se importa de experimentar de novo?

Cumprimentos,

J.P. Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Reitor Ant. Neves Oliveira e Sousa - Coja

#107154 | miguelnoutel | 10 dez 2005 20:24 | Em resposta a: #106507

Caro J. Paulo Nascimento e Silva,

Recebeu o meu mail? Espero que sim.

Acabei por passar na semana passada pelo AUC e encontrei o assento de baptismo do meu António das Neves e Sousa, pai do Conselheiro António das Neves Oliveira e Sousa que é o seguinte:
"Em o dia quinze de Novembro de mil oito centos e dois, nesta Igreja de S. Miguel de Coja baptizei solenemente a António que tinha nascido a sete do ditto mês, filho de Josefa Joaquina e Pai incógnito. Netto materno de Manoel Nunes de Moura e Josefa Rodrigues. Forão Padrinhos António Tavares de Britto e Josefa, filha de Joam Tavares e testemunhas Pedro José Gomes e Chrizogno Tavares, todos desta villa..."

Estes Moura, de Josefa Joaquina de Moura, são os seus Moura e Gouveia.

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 11:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen