Ascendencia da Familia Tavares

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Famílias | Formação

Ascendencia da Familia Tavares

#96902 | A_Tavares | 29 jul 2005 15:37

Sou uma novata , mas á muito a heraldica me fascina.Não pretendo saber se tenho sangue azul...mas a curiosidade mata!
Tenho Tavares e Soares como sobrenomes ,mas é melhor começar por algum lado.Então escolhi Tavares. Foi entao que comecei por Estevão Pires de Tavares... e por aí adiante até q me perdi com os filhos, primos etc...resolvi ascender e a informacão q tenho os meus trisavos foram Alfredo Tavares e Ana Marques de 1800a1900.. tiveram 6 filhos , Jose Tavares,Esmeraldo Tavares, Benvinda Tavares,Fidel Tavares,Alice Tavares,Amélia Tavares. Meu bisavõ Jose Tavares Casou com Julia Gomes nascida em Março (nao sei o dia ) de 1900.tiveram 4 filhos Armindo Joaquim Tavares ,José Luis Tavares,Armando Gomes Tavares eAurora Gomes Tavares minha avó. Agradeço desde ja a quem me possa ajudar!

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#96909 | Vínculo | 29 jul 2005 16:13 | Em resposta a: #96902

Cara A_Tavares
Para poder ser ajudada deverá localizar os seus Tavares.
Tenho Tavares Gomes no Sardoal.
Cumprimentos
Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#96922 | A_Tavares | 29 jul 2005 17:45 | Em resposta a: #96909

Caro Amiel
Respondendo á sua pergunta , tive conhecimento que os Tavares veem de Vendas Nova...
muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#96925 | aeiou2 | 29 jul 2005 18:22 | Em resposta a: #96902

Desculpe intrometer-me,mas julgo que devia procurar :
1.Um programa informático de genealogia para ir introduzindo os dados e as várias gerações,ou usar a velha folha de papel para cada um dos familiares com um número,filiação local ,distrito,cidade,vila,aldeia,lugar,freguesia,nome de Qta ou propriedade,e data de nascimento,profissão outros.
Há várias numerações mas hoje usa-se mais a do método:
2. Sosa-Stradonitz.
O número 1. seria o seu,e seus irmãos,2.para o seu PAI,3. para a sua Mãe,os números 4.5.para os seus Avós paternos os 6.7.para os Avós maternos e assim consecutivamente,pois permite também separar as gerações.junto de cada nome pode escrever as informações já indicadas.

1.

Pai 2.
Mãe 3.


Avós 4.
Paternos 5.
Avós Maternos 6.
7.

Bisavós
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.

cada geração termina sempre em ímpar e a nova começa em par sendo o primeiro,o dobro do último,e o último o dobro do primeiro mais um.

Trisavós

16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27.
28.
29.
30.
31.= (15x2)+1

tetra-avós

32.
33..........até 31x2=62 62+1=63

5 avós

64..........63x2=126 126+1=127 e assim sucessivamente

Se tiver dúvidas ,pergunte sempre.
Como já iniciou a sua pesquisa é costume começar por nós e com a nossa certidão de nascimento,casamento.
Com a nossa certidão de nascimento sabemos os Pais e os avós paternos e maternos e os locais de nascimento e com sorte o do casamento e quando chegamos a 1910,passamos a ter que recorrer aos ANTT ou aos Arquivos Distritais,repectivos,pois os anteriores registos pedem-se nos Cartórios.
Também é preciso saber a freguesia da terra onde se nasceu,para saber qual o Cartório.

Boa pesquisa

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#96982 | A_Tavares | 30 jul 2005 12:49 | Em resposta a: #96925

Maria ,muito Obrigada pela dica...é isso q vou fazer!
Entrarei em contacto consigo se tiver alguma duvida ...
Entretanto vou á procura de mais algumas informaçoes sobre a familia.
Ja aderi á genea plus prq os familiares ja são muito poucos aqueles q se lembram de alguma coisa. Mais uma vez Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#106997 | ptavares | 07 dez 2005 14:58 | Em resposta a: #96902

Prezada amiga,
Qual sua cidade. Favor dê-nos mais dados.

Paulo Tavares (ptavaryz@ig.com.br)

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#107006 | FCaldeira | 07 dez 2005 16:54 | Em resposta a: #96902

Prezada A_Tavares,

meu bisavô, José Maria Tavares, nasceu em Oliveira do Hospital,

Fernando Caldeira.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#107232 | A_Tavares | 12 dez 2005 13:55 | Em resposta a: #107006

Caro Fernando Caldeira
Acho, nao tenho a certeza, mas o "meu" José Tavares nasceu em Montemor Novo!
Se tiver mais alguma informação agradecia...

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#107233 | A_Tavares | 12 dez 2005 14:01 | Em resposta a: #106997

Caro Paulo
Sei que a familia vem de Montemor Novo...

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#107253 | victorferreira | 12 dez 2005 17:23 | Em resposta a: #96902

Cara participante,
Os Tavares de que falam os livros de linhagens terão sido originários ou terão possuído terras nos arredores de Mangualde, no Distrito de Viseu. Há pelo menos uma terra chamada Chãs de Tavares ali ao lado.
Só que há muitas outras famílias de nome Tavares distribuídas pelo país que poderão não ter muito a ver com esses. Basta que alguém tenha nascido nas, ou perto das, Chãs e tenha adoptado uma alcunha ‘de Tavares’ e a tenha transmitido a descendentes para que um novo núcleo Tavares possa surgir, p. ex. no Algarve, onde por artes do destino esse indivíduo possa ter ido viver.
Eu conheço Tavares da Beira e Tavares do Alentejo (próximo a Montemor-o-Novo). Desconheço se a origem dos segundos é também a Beira, mas não me parece. Daí que a existir um núcleo no Norte Alentejano, os seus Tavares possam ser daí.
Procure completar com datas e nomes o esquema proposto pelo nosso confrade (e que reproduzo abaixo ‘meio’ preenchido).
Vá às lembranças da família, fale com tios e primos (outros descendentes dos visados), vá a documentos antigos, a papeis velhos, envelopes, cartas, testamentos, tudo a que possa deitar a mão.
Só com datas e lugares se consegue saber qualquer coisa de seguro.
Se chegar às genealogias conhecidas, sorte a sua. Se não, vai conhecer até onde houver livros paroquiais. Sim porque, muito provavelmente será você a construir a sua genealogia. Se ela já estivesse feita quase de certeza que você já saberia por algum familiar.
Coragem, e tente completar o esquema:

1. A_Tavares
.Pais
2. Pai (supondo que os Tavares são do Sr. seu Pai)
3. Mãe
.Avós
4. Avô
5. Aurora Gomes Tavares

.Bisavós
8. Pai do Avô 4
9. Mãe do Avô 5
10. José Tavares
11. Júlia Gomes, Março de 1900
...
.Trisavós:
16. Pai do Bisavô 8
17. Mãe do Bisavô 8
...
20. Alfredo Tavares
21. Ana Marques
22. Pai da Bisavó Júlia Gomes
22. Mãe da Bisavó Júlia Gomes


Quanto à Heráldica, só tem Armas quem isso lhe foi dado - ou reconhecido ou confirmado - por quem de direito: o Rei. Se não ao próprio, a um ancestral, mas nesse caso – até onde me parece – só se o foi com a faculdade de passagem a descendentes e seguidas algumas regras (quebra de varonia, p.ex.). As Armas são dadas às pessoas e não às famílias. Daí não existirem ‘as Armas da Família Tavares’. Se alguém de nome Tavares teve Armas, eram dele (ou dos seus descendentes, se tivesse sido essa a forma de concessão).
Mas tendo em vista apenas os aspectos estéticos, não parece vir nenhum mal ao mundo se mandar desenhar as cinco estrelas de seis pontas e o meio cavalo (ou cabeça) bridado de ouro onde lhe aprouver, isto é, se estiver na disposição de se confrontar com os comentários mais ou menos desagradáveis que daí poderão advir. Por isso, faça a pesquisa, e se topar com alguém brasonado, logo se vê.
Boa sorte na sua pesquisa.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#127247 | OTF | 03 set 2006 00:25 | Em resposta a: #96902

Você poderia me informar de qual região é a sua família?

Sou tambem Tavares, da região norte/nordeste de Minas Gerais e Sul da Bahia.

Atenciosamente,

Osório Tavares Filho

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#127416 | OTF | 04 set 2006 12:19 | Em resposta a: #96902

Olá,

De qual região é a sua família?

Um abraço,

Osório Tavaes

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#144358 | raquelst | 16 fev 2007 17:28 | Em resposta a: #127416

Olá

A minha família é Tavares, de Póvoa de Rio de Moinhos, Castelo Branco.


Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#198810 | marimar | 01 jun 2008 12:59 | Em resposta a: #144358

Meu av^paterno era Tavares de Azevedo,de Cesar Oliveira de Azemeis.Alguem da mesma região?MARIMAR

Resposta

Link directo:

Tavares de Portalegre, Alentejo

#198835 | manuela | 01 jun 2008 15:39 | Em resposta a: #96902

Cara A-Tavares

Como vai a sua pesquisa sobre "Tavares"?
Graças à recente participação de "marimar" foi possível ler hoje estas mensagens e o que posso acrescentar é o que se segue.

Entre 1700 e 1840 (e provavelmente depois desta data) temos "primos Tavares" referenciados em Portalegre, Sé - (Alentejo).

Com os meus melhores cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Tavares de Portalegre, Alentejo

#227565 | NISGM | 26 abr 2009 15:10 | Em resposta a: #198835

Cara Manuela, é bem possível que não lhe sirva de muito (até pq há muito que não desenvolvo buscas por essas bandas e nunca consegui recuar muito) mas se fizer uma pesquisa por Portalegre ou por Tavares aqui no fórum encontra a seguinte mensagem, de minha autoria.


http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=226863

Embora parte deles não sejam exactamente da Sé, parecem manter-se pelo concelho de Portalegre e três netas do António Tavares referidos na mensagem de abertura nasceram em S. Lourenço, uma das freguesias da cidade.



Segundo me disse em tempos, salvo erro o confrade Nuno Borrego, em mensagem que agora não consegui localizar, "Tavares (e Velezes) são mato em Portalegre". Se fizer pesquisas pelo nome dele como autor ficará muito bem informada sobre famílias da região.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares de Portalegre, Alentejo

#241213 | Lemour | 05 out 2009 23:06 | Em resposta a: #227565

Navegando nestes mares informo que sou Tavares por casamento.
Há um nucleo Tavares em Setúbal mas oriundos da Murtosa.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#241226 | ihintza | 06 out 2009 08:40 | Em resposta a: #96902

Cara confadre,

Tenho um antepassado Tavares na freguesia do Nabo, concelho de Vila Flor, distrito de Bragança.
O nome dela é Maria Tavares. Nasceu por volta de 1775 e casou em 29.06.1818 na freguesia do Nabo com José Videira Manco/Marco/Manso/Manllo.

Continuo você com a sua pesquisa de Tavares?

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ascendencia da Familia Tavares

#241525 | maluaze | 09 out 2009 14:31 | Em resposta a: #96902

De onde são os Tavares de sua Família?Também tenho parentes Tavares em Cesár Oliveira de Azemeis,Aveiro.
Gostaria de ajudar e que me ajudassem.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares de Portalegre, Alentejo

#251113 | CMRSF | 07 mar 2010 00:34 | Em resposta a: #241213

Lemour

Via sua mensagem e suscitou-me a curiosidade.
Tenho como Bisavó Maria Florinda que nasceu na freguesia da Murtosa e morreu nas Mercês em Lisboa, filha de João Maria Marques (Serrano), artista e de Maria Antónia Pereira, costureira, naturais da Murtosa, neta paterna de José Marques Serrano e de Rosália Maria e materna de Francisco José TAVARES e de Emília Joaquina Pereira.

Poderá este Tavares, ter alguma ligação aos seus Tavares? Já que, ambos os ramos são oriundos da Murtosa, Aveiro.
Terá alguns dos apelidos que aquí coloquei colagem com alguns dos seus?

Cordais Cumprimentos

Carlos Silva Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 00:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen