Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos

Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#97022 | gpfvb | 31 jul 2005 03:29

Gostaria de obter mais informações (para alem do que se encontra na genea) de familiares do barão de agua-ize, principalmente a sua descendencia.
Sei que minha Bisavô, Maria de Almeida Padrel Correia era descendente dele mas não consigo fazer a ligação apenas com as informações que disponho.

Obrigado pela ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#97023 | aeiou2 | 31 jul 2005 08:24 | Em resposta a: #97022

GELB,vol.I,pág.129,130

Água-Izé ( Barões )-1º barão-João Maria de Sousa e Almeida*Ilha do Príncipe,12.3.1816 e +S.Tomé 17.10.1869, filho do coronel de milícias Manuel de Vera Cruz e Almeida e D. Pascoela de Sousa Leitão .
Casou com D.Maria Antónia de Carvalho sg.
Não deixou filhos legítimos,"mas muitos filhos de amigas que trabalhavam nas suas roças".
CB por alvará2.7.1845, 1º Barão de Água -Izé,em sua vida 16.4.1868

2ºBarão-Manuel de Vera Cruz e Almeida,*1.5.1838,2º filho natural,de mãe natural de Benguela,Angola.
Por sucessão,teve o fôro de FCR e por decreto 28.12.1871 "2º Barão,cc 26.11.1859 , D.Faustina Maria da Conceição *Ilha do Príncipe e filha de Cristóvão Xavier Veloso,e D.Maria da Conceição Paulet,sg.
Houveram muitos filhos "de muitas amigas das suas roças"

E mais não diz

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#97025 | aeiou2 | 31 jul 2005 08:35 | Em resposta a: #97022

No GP até tem mais dados,menos que a m.er.do 1ºvisconde de Malanza,
D.Pascoela Correia de Almeida era sua sobrinha ,única filha da irmã de seu Pai,D.Leonor de Sousa e Almeida cc Manuel José Correia

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#97085 | gpfvb | 01 ago 2005 06:58 | Em resposta a: #97025

Agreço desde já a rapida resposta que enviou aqui para o forum, não esperava nada tão rapido. Fico muito agradeçido.
Em relação a esta ultima resposta não percebi. quem era sobrinha de quem?
D.Pascoela era sobrinha do Visconde de Maranza? ou
"unica filha da irmã de seu pai" referece á filha da irmã do 1 barão de Agua e-zé ? (sendo ele pai do visconde) seriam assim primos e não tio/sobrinha.
Peço desculpa pela confusão mas não estou mesmo a perceber.
Muito Obrigado pela Ajuda prestada

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#97125 | jmacieira | 01 ago 2005 18:08 | Em resposta a: #97085

Caro gpfvb (?)

Conheci e tenho referências de alguns familiares dos Barões de Água-Izé. Conheci um seu descendente, nos anos 7O, que usava o apelido Almeida, era militante monárquico mas, infelizmente deixei de o ver. Sei que, nessa altura, residia em Queluz e era amigo do Visconde de Almeida Garrett, que foi quem mo apresentou e que já morreu.

No princípio do século foi campeão nacional de salto em altura, Pascoal de Almeida, também desta família, que tinha a particularidade de saltar de monóculo!
O record foi-lhe tirado por um descendente, também de são-tomenses, Guilherme Santana da Graça do Espírito Santo, ainda vivo.
Era irmão de Pascoal de Almeida, Pedro de Almeida, que tinha um estabelecimento de banheiro na Costa da Caparica. Penso que ainda será vivo um filho deste Pedro a quem chamavam "Maninho". É questão de procurar na Costa da Caparica e, porque não, na Embaixada de São Tomé. Em São Tomé existe, ainda hoje, uma aristocracia, e é natural que o actual Embaixador lhe possa ser útil.
Melhores cumprimentos
João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#97131 | jmacieira | 01 ago 2005 19:51 | Em resposta a: #97125

Caro gpfvb

Lembrei-me também da existência de outro membro da família que, supostamente, deveria ter cerca de 90 anos, que era pianista e que usava o nome de Engelman Malanza. Sei que, nos últimos anos da sua vida, vivia num bairro perto da Tapada da Ajuda.
Queira Deus que isto o possa ajudar nas suas pesquisas.
João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#108798 | condessa | 05 jan 2006 00:29 | Em resposta a: #97022

caro gpfv
Sou neta de Pedro de Almeida e sobrinha-neta de Pascoal de Almeida, adorava saber mais sobre a familia dos Barões de Agua Izé, porque a realidade é que sei muito pouco.

Estou disponivel troca de informações.

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#108800 | jpsoares | 05 jan 2006 01:17 | Em resposta a: #108798

Cara "Condessa",
Chamo-me Joao Soares e fui vizinho de um senhor Pascoal de Almeida que morava em Lisboa no bairro de Alvalade.
A minha mãe confraternizou bastante com ele e sabe de muitas histórias da família.
Uma das histórias que me contava dizia que o barão um certo dia terá ido a Londres com a família e confrontando-se com o facto de não lhe quererem vender bilhete de comboio por ser de ráça negra, ordenou ao seu secretário que se dirigisse á bilheteira e comprasse todos os bilhetes disponíveis. Fretou todo o comboio, embarcou e deu ordem de marcha.
Como estas há muitas outras histórias. Vou pedir a minha mãe que mas relembre e terei muito gosto em transmiti-las.
Aceite os meus cumprimentos
Joao Soares

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#108866 | condessa | 05 jan 2006 22:45 | Em resposta a: #108800

Caro João Soares,
Agradeço desde já a história que descreveu e espero anciosamente pelas outras que me tenciona contar.
os meus comprimentos
Ana Costa

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#108895 | gpfvb | 06 jan 2006 02:21 | Em resposta a: #108798

Olá, eu estou a fazer o minha arvore de familia e tambem sou familiar pela parte da minha mae do barao. Estou a inserir os dados que disponho no meu site: (...)
Podera aceder ao site e logo na primeira pagina do lado esquerdo pesquise o nome que pretende. (por exemplo almeida) e dara as pessoas com esse nome. caso deseje-me contactar o meu email e o gpfvb@netc.pt
Noutra altura com mais tempo poderei dar-lhe informacoes adicionais. Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#108970 | apedroa | 06 jan 2006 23:21 | Em resposta a: #108800

caro jpsoares,

Chamo-me Pedro Almeida e fiquei deslumbrado com a sua história.
Fico tambem a aguardar por mais, caso tenha a amabilidade de as transmitir.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109104 | Joman | 09 jan 2006 08:26 | Em resposta a: #108895

Caro Senhor

Li uma pequena biografia de João Maria da Fonseca Viana de Almeida, em que este é indicado como sendo bisneto de João Maria de Sousa e Almeida, 1º Barão de Água-Izé. Saberá dizer-me os nomes dos pais e avós?

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109116 | fertelde | 09 jan 2006 12:17 | Em resposta a: #108800

Sou descendente do Barao de AguaIzé.-
A historia que conta sobre Londres, também circula pela minha familia mas com um matiz diferente: Nao se teria passado num comboio mas sim no hotel onde se pretendia hospedar, como era mestiço(e nao negro), nao o quiseram hospedar, pelo que o Barao resolveu alugar todo o hotel, pagando uma suma importante ali se hospedou com os amigos/familiares que o acompanhavam e, o Director do hotel, foi mudado durante a sua estadia. Também se conta que teria ofrecido à Rainha Inglesa uma réplica, miniatura de uma bananeira em oro...
Cumprimentos, Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109121 | fertelde | 09 jan 2006 13:05 | Em resposta a: #97023

Se bem è verdade que o Barao de AguaIzé, teve abundante descendencia de varias Sras, sim que reconheceu a alguns dos filhos, isto è legitimou a um dos ramos. Só assim se compreende que se tenha concedido o titulo de 2º Barao a Manuel da Vera Cruz e o de 1º Visconde de Malanza a Jacinto Carneiro de Sousa.
Por outro lado como descendente do Barao, estou buscando informaçao de D. Antonia Carolina da Rocha Guimaraes, que ultimamente o Genea coloca como mae de Leonor, de Manuel da Vera Cruz, de Jacinto Carneiro e de Luzia Albertina( minha bisavó).-
Cumprimentos, Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109131 | czlfvmeu | 09 jan 2006 14:26 | Em resposta a: #109104

Caros confrades
Estou interessado na genealogia de D. Maria Antónia de Carvalhosa, mulher do 1º Barão de Água-Isé. Alguém poderá dar-me informações? Bastará a indicação da freguesia do casamento (e, se possível, da data), já que o assento deve explicirar os nomes dos pais dos noivos.
Agradecendo desde já, envio os meus cumprimentos.
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109133 | czlfvmeu | 09 jan 2006 14:29 | Em resposta a: #97022

Caros confrades
Por engano, chamei D. Antónia de Carvalhosa à 1ª baronesa de Água Isé. É engano, de facto. Tratava-se de D. Antónia de Carvalho.
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109164 | fertelde | 09 jan 2006 18:43 | Em resposta a: #108970

Para quem esteja interessado : buscar em GOOGLE Agua Izé, alí encontrarao informaçoes sobre este sitio de Sao Tomé, construido pelo Barao de Agua Izé, intodutor do cacau no golfo da Guiné.-
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109204 | Joman | 10 jan 2006 04:24 | Em resposta a: #109164

Caro Fertelde

Fiz o que disse e consultei alguns dos sites, mas o Barão aparece referenciado como o introdutor da cultura do cacau na ilha de S. Tomé, levando as mudas da ilha do Principe, onde a cultura desta planta tinha sido introduzida com mudas importadas do Brasil pelo governador Manuel Ferreira Gomes. Mas foi o Barão quem introduziu em 1858 a árvore fruta pão (Artocarpus incisa) no arquipélago.
Gostaria de fazer-lhe uma pergunta: Terá o pianista José Viana da Mota algo a ver com a família do barão? É que a mãe do músico, Inês de Almeida Viana, era de S. Tomé e os apelidos Viana e Almeida aparecem ligados aos ascendentes do barão.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109205 | Joman | 10 jan 2006 04:26 | Em resposta a: #109164

Caro Fertelde

Fiz o que disse e consultei alguns dos sites, mas o Barão aparece referenciado como o introdutor da cultura do cacau na ilha de S. Tomé, levando as mudas da ilha do Principe, onde a cultura desta planta tinha sido introduzida com mudas importadas do Brasil pelo governador Manuel Ferreira Gomes. Mas foi o Barão quem introduziu em 1858 a árvore fruta pão (Artocarpus incisa) no arquipélago.
Gostaria de fazer-lhe uma pergunta: Terá o pianista José Viana da Mota algo a ver com a família do barão? É que a mãe do músico, Inês de Almeida Viana, era de S. Tomé e os apelidos Viana e Almeida aparecem ligados aos ascendentes do barão.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109213 | gpfvb | 10 jan 2006 10:12 | Em resposta a: #109133

Se quer que eu lhe diga tambem não consigo perceber nada. O senhor Barão teve vários filhos é o que consta. A minha ascendencia vem da parte de Sebastiana de Almeida (Padrel) casada com o General Justiniano Padrel e filha (??) do 2º barão de agua-Izé. Eu sei, por histórias de família que a minha bisavô (Maria do Carmo de Almeida Padrel Correia filha de Sebastiana) viveu lá na roça vários anos até virem para Portugal. O que eu ainda não consegui ligar foi quantos filhos (e quantas mulheres!!) o barão teve. Era giro conseguir desvendar os mistérios por de trás destes indivíduos nossos ascendentes. Por outro lado penso que pelo menos sebastiana não seria bastarda caso contrario não se casaria com o general que era de ascendencia nobre... Sinceramente não sei. Talvez haja registros nos cartórios de São Tomé e príncipe que nos ajudem a desvendar melhor estes mistérios familiares.

(...)

Cumprimentos

Gonçalo Prostes da Fonseca Villa de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109214 | fertelde | 10 jan 2006 10:21 | Em resposta a: #109204

Estimado Joman, efectivamente introduzio o cacau na ilha de S. Tomé, nao no golfo da Guiné como tinha informado erradamente... Mas a fruta pâo sim e o Barao chamava a esse fruto a comida dos pobres...
Sobre Viana da Mota, perguntarei a outra grande pianista, Maria Emilia Leite Velho que foi sua discipula e que è descendente do Barao, se sabe algo sobre o assunto.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109237 | ant.perestrelo | 10 jan 2006 16:30 | Em resposta a: #109213

Caro Gonçalo,
Também estou interessado numa família radicada em S.Tomé desde o século XVII pelo menos até ao sec XIX de nome Alva brandão/Alva Noronha/Teixeira de Alva.Encontrei mercês que fazem referência a individuos desta família até ao secXIX. Por acaso nunca ouviu falar sobre esta gente?

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109248 | gpfvb | 10 jan 2006 17:21 | Em resposta a: #109237

Peço desculpa, nunca ouvi falar.

Cumprimentos
Gonçalo Prostes da Fonseca Villa de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109256 | ant.perestrelo | 10 jan 2006 17:31 | Em resposta a: #109248

Caro Gonçalo,

Obrigado.

António perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109268 | fertelde | 10 jan 2006 18:51 | Em resposta a: #109237

Estrimado Confrade, pode dar-me mais detalhes sobre os Teixeira de Alva?
Agradeço qualquer informaçao, sobre a origem destes Teixieras
Agradecido, Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109284 | fertelde | 10 jan 2006 20:21 | Em resposta a: #109204

Estimado Joman. Acabo de falar com um tio meu que confirma que José Viana da Mota è descendente do Barao de Agua-Izé. Viana da Mota e uma Tia avó minha também descendente do Barao, foram amigos de infancia .-
Cumprimentos, Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ? Reconhecim

#109285 | fertelde | 10 jan 2006 20:25 | Em resposta a: #97022

Para todos os descendentes dos filhos do Barao de Agua-Izé. Segundo noticias de um tio meu, ha documentaçao em que o Barao reconheceu por cedula real a todos os 11 filhos que teve e que estao na pagina do Genea. Assim que aos interessados recomendo que investiguem nos arquivos correspondentes ou nos Diarios do Reino da època.-
Cumprimentos, Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109286 | ant.perestrelo | 10 jan 2006 20:26 | Em resposta a: #109268

Caro Fernando de Telde,
Existe na TT,creio que uma carta de padrão ou uma nomeação a Francisco Teixeira de Alva, de S.Tomé para exercer um cargo,creio que secretário do governo de S.Tomé.Isto passa-se em meados do sec XIX.Penso ser descendente dos Alva Brandão que foram para S.Tomé no principios de 1600..

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ? Reconhecim

#109304 | apedroa | 10 jan 2006 22:55 | Em resposta a: #109285

Caro fertelde

Queira por favor enviar os link´s das páginas.
Estou interessado em saber mais promenores.

Cumprimetos,
Pedro Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109312 | Joman | 11 jan 2006 03:29 | Em resposta a: #109284

Caro Fernando de Telde

Muito obrigado. Já suspeitava disso. Mas seria possível informar-se junto do seu tio sobre os pais e avós de João Maria da Fonseca Viana de Almeida, nascido a 16 de Março de 1903, natural da ilha de S. Tomé, fundador, administrador e editor dos jornais “A Mocidade Africana” (1931) e “Humanidade” (1935), do qual sei que era bisneto de João Maria de Sousa e Almeida, 1º Barão de Água-Izé; e também sobre os pais e avós da Inês de Almeida Viana?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109313 | Joman | 11 jan 2006 03:35 | Em resposta a: #109213

Caro Gonçalo Prostes da Fonseca Villa de Brito

O meu interesse por essa família começou precisamente por tentar saber mais sobre os Padrel, pois pai e filho viveram em Cabo Verde, tendo o general nascido lá (mais precisamente no alto mar em viagem entre Bissau e Cabo Verde). O que queria esclarecer era a origem familiar da mãe do general Maria do Carmo.

Cumprimentos

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109315 | gpfvb | 11 jan 2006 04:38 | Em resposta a: #109313

Infelizmente tambem não tenho nenhuma informação sobre os ascendentes do General. A minha avó pessuia todas as medalhas condecorações a espada do general justiniano padrel,e toda a sua documentação. Mas quando a minha avó morreu foi dada a um parente seu primo em vez de ter sido dado ao museu militar a meu ver. o João é familiar dos padrel??

Cumprimentos
GPFVB

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#109316 | Joman | 11 jan 2006 05:21 | Em resposta a: #109315

Caro Gonçalo

Que saiba não. O meu interesse vem de um trabalho genealogico que estou a fazer sobre familias luso-cabo-verdianas no qual incluo algumas familias que, embora não sendo cabo-verdianas, residiram nas ilhas onde casaram, tiveram filhos, etc. como terá sido o caso dos Padrel (neste caso apenas duas gerações). Mas gostaria de saber se a mãe do general era de Cabo Verde ou não.
É pena ter perdido os referidos documentos de familia, mas pode sempre procurar noutras fontes.
O tenente-coronel Joaquim Duarte Silva escreveu a sua biografia, que intitulou “General Padrel”, e que publicou na colecção “Cadernos Coloniais”, nº 10, Lisboa, 1939, edição da Agência Geral das Colónias, 32 p.
Pode também ver se no Arquivo Histórico Ultramarino existe (e devem ter) um processo sobre o general. Talvez aí venha algo sobre a mãe.

João

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ? Reconhecim

#109328 | fertelde | 11 jan 2006 11:05 | Em resposta a: #109304

Estimado Pedro de Almeida:
Infelizmente pouco posso ajudar. Creio que deverá buscar na biblioteca Nacional os "Diarios do Reino" e, em alguma hemeroteca, pois haverá jornais da època que devem fornecer informaçao sobre a figura do Barao.

Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#143523 | fertelde | 10 fev 2007 05:57 | Em resposta a: #108798

Estimada Condessa:
Reactivando o assunto, estou interessado em saber se já teve mais noticias, decorridos que sâo um ano, sobre a ascendência que a liga ao Barâo de Àgua-Izé.
Como tenho continuado as pesquizas, gostaria de compartilhar consigo os conhecimentos que entretanto fui adquirindo
Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ? Reconhecim

#143524 | czlfvmeu | 10 fev 2007 10:03 | Em resposta a: #109328

Muito agradecia qualquer informação sobre a genealogia de D. Maria Antónia de Carvalho, mulher legítima do 1º Barão. O ideal seria dispor do assento de casamento dos dois, mas já ajudaria saber de quem ela era filha.
Com amigos cumprimentos,
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ? Reconhecim

#143531 | fertelde | 10 fev 2007 11:22 | Em resposta a: #143524

Estimado Eduardo: Infelizmente nâo lhe posso ser de muita ajuda no particular pois o que tenho é:
"Joâo Maria de Sousa e Almeida, casou com D. Mariana Antónia de Carvalho, falecida em S. Tomé a 30.06.1865, da qual nâo teve descendência... Mas deixou 11 filhos que foram legitimados por alvarás régios de 12.05.1869, quer dizer 4 anos depois da morte da mulher e 5 meses antes dele falecer".
Se com esta indicaçâo consegue que alguém de S. Tomé lhe consiga ver o cerificado de defunçâo ou o livro de registo do cimitério.... e com sorte alí se indicar a filiaçâo ...-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#154895 | condessa | 04 mai 2007 02:01 | Em resposta a: #143523

Caro Fernando

É com muita pena que o informo que nada mais sei.
O meu avô Pedro Soares Sousa Almeida faleceu antes de eu nascer, o que eu sei foi-me contado pela minha avó durante a minha infância, portanto cheguei a conhecer o meu tio avô Pascoal de Almeida ( o ateleta do monóculo), sei também que o Demósthenes de Almeida e o Engelman Malanza eram primos direitos do meu avô, e lembro-me também de várias descrições feitas pela minha avó da ida a S. Tomé onde conheceu outros familiares e as roças que descrevia como verdadeiros paraísos, mas sobre a familia propriamente não sei mais.
Agradeço sinceramente que partilhe connosco (3 netas, 1 neto, 5 bisnetos e uma bisneta) os conhecimentos que tem adquirido.

Os meus melhores cumprimentos

Ana Costa

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#154921 | fertelde | 04 mai 2007 10:03 | Em resposta a: #154895

Estimada Ana Costa:

Será com muito prazer que a ajudarei a entroncar o seu ramo com o nosso comum antepassado Joâo Maria de Sousa e Almeida, 1º Barâo D'Àgua-Izé.
Assim, teremos que começar por perguntar-nos onde terá nascido o seu avô Pedro Soares Sousa e Almeida e o seu tio avô Pascoal de Almeida, para em seguida pedir-se a sua certidâo de nascimento e sabermos os nomes dos seus bisavós.
O Sr. Demósthenes de Almeida nâo era natural de Benguela, em Angola?
Bem, aqui aguardo as suas noticias, ou se pretender pode contactar-me para:
fertelde@hotmail.com

Melhores cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#154955 | condessa | 04 mai 2007 15:34 | Em resposta a: #154921

Boa tarde estimado Fernando
desde já agradeço a sua diponibilidade.
O meu avô e seu irmão de certeza que nasceram em São Tomé embora tivessem vindo muito novos para para lisboa,em relação ao primo Demósthenes de Almeida também lá nasceu conforme consta nos dados bibliograficos que são mencionados no site que junto anexo.
http://www.netangola.com/demos/paginas/biografia.htm
Devo também mencionar que há neste forum apelidos que me são familiares, lembro-me perfeitamente de ouvir a minha avó falar em nomes como "Prostes" e "Perestelo".


Espero novas informaçôes que me queira tramsmitir, se pretender contatar-me o meu mail é: condessa1@otmail.com

Cumprimentos

Ana Costa

Resposta

Link directo:

RE: Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#154976 | fertelde | 04 mai 2007 18:26 | Em resposta a: #154955

Estimada Ana Costa:
Agradeço a sua resposta. Efectivamente Demóstenes de Almeida foi um grande atleta e cheguei a conhecer-lo em Benguela ou em Luanda, já nào me lembro, mas sim que nâo sabia è que eramos parentes...
Já adjuntei a bibiografia de Demóstenes de Almeida ao que estou escrevendo sobre a genealogia da familia do Barâo.
Vou ver se consigo com alguns contactos que frequentâo S. Tomé, para ver se o consigo entroncar como deve ser em genealogia, encontrando o seu acento de nascimento...
Será possivel por intermédio do Belenenses conseguir a sua filiaçâo??
Efectivamente os Prostes da Fonseca sâo também parentes e a sua genealogia já está toda descrita até à actualidade. Quanto à familia Perestelo, se bem conheci a um deles em Angola, desconheço completamente se estarâo ligados à familia...
Entretanto, espero que me indique se tem já feiota a conecçâo da sua avó ao Barâo, para podermos trocar informaçâo.
Estarei encantado em transmitir o que tenho apontado sobre a genealogia do Barâo:-

Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#366975 | Viviane1974 | 13 mar 2016 22:30 | Em resposta a: #108798

Boa tarde,

Só agora descobri este fórum, tenho tido muita curiosidade acerca do meu avô Pedro Soares Sousa e Almeida - sou neta. Gostaria de saber um pouco mais da família. Sabe me dizer o que descobriu?

Obrigado,

Viviane

Resposta

Link directo:

Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#366977 | fertelde | 13 mar 2016 22:55 | Em resposta a: #366975

Estimada Viviane,
Pode indicar-me o nome dos pais de Pedro Soares de Sousa e Almeida?

Na base de datos dos familiares do Barâo nâo consta este seu avô, mas se puder indicar o nome dos pais do seu avô talvez possa dar-lhe alguma indicaçâo.
Melhores cumprimentos

Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

Familiares dos baroes de Agua-Izé ?

#367049 | Viviane1974 | 16 mar 2016 00:45 | Em resposta a: #366977

Caro Fernando,

Antes de mais, muito obrigado por responder à minha mensagem após tanto tempo decorrido.
Infelizmente não tenho o nome dos pais, nem sei como obter essa informação.
Efectivamente não encontrei referência quer do Pedro de Almeida quer do seu meio irmão Pascoal de Almeida. O meu avô morreu em 1959, a minha mãe na altura nunca fixou bem a história da família.
Obrigado,

Viviane

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 00:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen