Informações Imigrantes Família do Amaral

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Informações Imigrantes Família do Amaral

#97053 | Antifogo | 31 jul 2005 17:18

Necessito ajuda sobre informações de imigrantes que vieram para o Brasil, com prenome Matheus e sobrenome Amaral, bem como a origem dos amarais no brasil. Quem foi o precursor? já que origina-se de Portugal.

Jorge Amaral

Resposta

Link directo:

RE:Amarais q migraram para Brasil. Alguém conheçe?

#97084 | Antifogo | 01 ago 2005 05:14 | Em resposta a: #97053

Corrigindo! Gostaria de obter informações sobre os "Matheus do Amaral", de onde viéram, mais precisamente, meu tataravô > Belarmino Matheus do Amaral, casado com Jenerosa Maria Gonçalves, Pais do Claro Matheus do Amaral *1860/1865, casado com Idalina Maria Manoela.

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#130628 | terezacancellier | 09 out 2006 21:26 | Em resposta a: #97053

Oi seu Jorge Amaral, sou neta de Mario Amaral filho de Marciano Jorge do Amaral,meu avo era natural de Piracaia SP, mas recentemente descobri q meu bisavo Marciano era natural de Campo Largo - Paraná o nome dos pais dele 9 MEU TATARAVÓS ) ERAM jORGE fRANCO DO aMARAL CASADO COMA mARIA sOARES DAS dORES, MEU AVÕ NÃO TEM A DATA DO NASCIMENTO EM SUA CERTIDÃO DE CASAMENTO MAS CONSTA A IDADE PORTANTO CALCULO Q ELE NASCEU POR VOLTA DO ANO DE 1855,. O SR TEM O MESMO NOME DO IRMÃO DO MEU AVÔ TB , QUEM SABE A GENTYE NÃO PODERIA AJUDAR UMA OA OUTRO NESTA PESQUIZA...MEU EMAIL É TEREZACANCELLIER@HOTMAIL.COM

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#140968 | Rosa M Amaral | 20 jan 2007 23:07 | Em resposta a: #130628

tb sou Amaral e procuro descendentes tanto Portugal/Brasil. Sabes de onde é seu avô?? ROSA

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#153696 | Antifogo | 25 abr 2007 00:32 | Em resposta a: #140968

Bá! desculpa o atrasão ai Rosa, mas fazia tempo que não acessava o site.
-Meu avô, bisavô e tataravô, viverão no Brasil, cidade de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.
-O bisavô e avô são naturais daqui mesmo, já o tataravô, não sei de onde veio, ou seja, de onde é natural pois éra nascido + - no ano de 1810 à 1815/20, sei lá, é por ai.
Grande abraço Jorge Carlos do Amaral (Antifogo)

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#153744 | henrdias | 25 abr 2007 16:28 | Em resposta a: #153696

Caros Confrades Brasileiros,

gostaria de poder participar na descoberta da origem dos Amarais no Brasil, mas infelizmente, esse apelido não predomina na região que estou estudando aqui em Portugal.

Em abono da verdade, devo dizer que apenas tenho uma pessoa natural de Maçãs D. Maria com esse apelido.
Trata-se de Maria Joaquina Ferreira de (?) e Amaral casada nesta vila com José Ignácio de Moura, ambos daqui naturais. Todavia não percebo como ela adquire esse apelido, pois era filha do Capitão João Ferreira da Cruz cc Maria Simões, ambos n. e m. nesta vila, e neta paterna de Francisco Lora Velho cc Joana Ferreira e materna de António Lopes e Isabel Simões, todos da dita vila. Curiosamente, seus irmãos tem o apelido Lemos, cuja origem também desconheço, sendo que um deles também tem Amaral, a saber: João Ferreira da Cruz Lora do Amaral e Lemos.
É caso para dizer: mistério ....
Há nesta história uma ténue ligação ao Brasil, uma vez que uns trinetos desta senhora cc José Ignácio de Moura emigraram para aí, e aí constituíram família.

Mas uma das razões que me leva a intervir neste tópico, tem a ver com uma documentação que me foi facultada por uma pessoa de família já avançada em idade, que continha um postal que lhe foi dirigido por:
Maria Júlia do Amaral Antunes (creio que Antunes seja apelido do marido).
Esta senhora residia na altura na Rua dos Franceses, 396 - 5º andar CEP - 01329 Bela Vista - São Paulo BRAZIL. Agradeço desde já alguma informação sobre esta família, pois também tenho fotos de pessoas aí residentes, e que suponho estarem ligados a essa família Amaral, mas sem disso ter a certeza.

É muito pouco, mas é o que tenho.

Saudações

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#153857 | sfreitas2004 | 26 abr 2007 16:38 | Em resposta a: #140968

Olá Rosa,

Meu avô é de Paty de Alferes/Rio de Janeiro, casou com minha vó em Petropolis constituiu famíla lá.
Se souber de algo é só falar.

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#153858 | sfreitas2004 | 26 abr 2007 16:39 | Em resposta a: #130628

Olá Tereza.

SE tiver alguma ligação com o Rio de Janeiro avise.

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#153970 | Rosa M Amaral | 27 abr 2007 03:26 | Em resposta a: #153696

tb estou no BR, SP. Minha familia vem de uma aldeia que pertence a Penalva do Castelo, em Portugal, meu avó é de 1899, era caçula de 12. Sei que tinha um irmão no Rio de Janeiro, mas não tenho a minima ideia de nome e onde. Estou buscando bi, tri, tetra, todos os antepassados que conseguir encontrar. Mas estou achando muito dificil a busca. Se pudesse estar em Portugal nas conservatórias, acredito que já havia descoberto muita familia.

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#153971 | Rosa M Amaral | 27 abr 2007 03:35 | Em resposta a: #153857

Respondi ao Jorge (vide). Amarais em Portugal, encontra-se muito lá para os lados de Viseu. Quanto a vinda deles ao Brasil, não sei muito.

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#153972 | pachancho | 27 abr 2007 08:16 | Em resposta a: #153970

Rosa,

Se sabe o ano de nascimento de seu avô, nome dele e dos pais dele contacte o arquivo de viseu e solicite certidão de nascimento.
Também no arquivo de viseu deve estar o pedido de passaporte dele e do irmão, só com o nome eles poderão encontrá-lo e nesse pedido de passaporte constam todos os dados do seu avô e irmão, tais como: data de nascimento, local de nascimento, nome dos pais e avós.
Se eu fosse a si começaria por solicitar o pedido de passaporte e pediria a eles para lhe dizerem todos os dados que lá constam; a partir daí pediría a certidão de nascimento.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154056 | Rosa M Amaral | 27 abr 2007 17:07 | Em resposta a: #153972

Paula:
Agradeço sua ideia. Tenho já a certidão de meu avô. O problema é que pela infocid só é fornecido certidões de 1900 para cá. Na conservatoria de Penalva do Castelo, já enviei fax, email e não obtive resposta. O meu intuito em querer saber dos meus antepassados é compor a genealogia, mas me parece que o melhor é estar em Portugal para fazer essa pesquisa nos livros, coisa que por agora não posso fazer.
cumprimentos, Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154070 | pachancho | 27 abr 2007 18:25 | Em resposta a: #154056

Rosa,

Em que ano nasceu o seu avô?

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154189 | Rosa M Amaral | 28 abr 2007 20:34 | Em resposta a: #154070

Olá Paula, ele nasceu em 1899.
Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154197 | Rosa M Amaral | 28 abr 2007 21:11 | Em resposta a: #154189

Paula, aproveitando vc está em Portugal?

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154202 | Rosa M Amaral | 28 abr 2007 21:43 | Em resposta a: #153744

H. Dias, esta rua existe mesmo em São Paulo. O cep é que foi atualizado já a algum tempito, agora é 01329-010. Eu poderia ir até esse endereço, mas esta cidade é uma metropole, as pessoas não se conhecem como em cidades menores, há a preocupação com a segurança, as vezes pode-se não ser bem interpretado. Permita-me uma opinião. Escreva para esse endereço, e manifeste seu querer, me parece a opção mais segura. Quanto a minha familia, meu avô, nascido em 1899, era de uma aldeia do concelho de Penalva do Castelo, ele era caçula de 12 irmãos, que muito bem podem ter ido a outros sitios, e é isso que pesquiso tambem. O senhor informa que essa senhora D. Maria é natural de Maçãs, então lhe pergunto, qual a idade dessa senhora?. Quanto aos Amarais no Brasil, sei que muitos não são familia, não se ligam. Tenho mesmo uma homonima aqui, e não é minha parente. Se puder ajudar em algo, na medida do possivel estou a disposição, Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154205 | Rosa M Amaral | 28 abr 2007 22:00 | Em resposta a: #154197

não estou em SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154213 | portbel | 28 abr 2007 23:11 | Em resposta a: #153744

Sr. H. Dias

Desculpe a intrervenção, mas lendo sua mensagem e vendo o interesse em localizar Maria Júlia do Amaral Antunes realizei uma busca na lista telefônica de São Paulo, pelo endereço informado e não encontrei tal registro, mas utilizando o nome de tal Sra. encontra-se somente um registro com outro endereço. Pode ser uma pista a seguir. Se houver intere-se realize uma busca e encontrará a informação. Não sei se posso passar esses dados pelo forum. É a primeira vez que me manifesto neste sitio.

Espero que a informação seja de alguma ajuda.
Paz e bem!
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154241 | henrdias | 29 abr 2007 12:03 | Em resposta a: #154202

Cara Rosa Amaral,

agradeço desde já a sua resposta. Meu interesse nesta gente é um pouco genérico uma vêz que não são meus parentes. Mas ainda assim, estou interessado em perceber o peso que a imigração teve na região que estou estudado (Maçãs D. Maria), e conhecer as histórias de sucesso e não só. Eu próprio tive entre outros familiares, um avô e três tios-avós que para aí emigraram, e esses sim gostaría de conhecer o seu percurso de vida por essas paragens. Os apelidos que procuro são Simões, Parreira e Dias Coelho, e já me tenho referido a eles nos tópicos respectivos, por isso não interessa estar aqui a repetir, até porque este tópico é destinado aos Amarais. Daí ter colocado estes (poucos) dados, pensando que possam servir a alguém e na esperança de algum retorno.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154242 | henrdias | 29 abr 2007 12:08 | Em resposta a: #154213

Cara Isabel,

agradeço sua resposta e sua "dica". veja p.f. a resposta que dei nesta data a Rosa Amaral.

Bem haja!

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154283 | Rosa M Amaral | 29 abr 2007 17:37 | Em resposta a: #154241

H.Dias,
O senhor tem ideia para que sitios do Brasil, esses seus parentes vieram?
Se houver a data de entrada no Brasil, pode-se começar a busca.
cordialmente,
Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154348 | henrdias | 29 abr 2007 23:02 | Em resposta a: #154283

Cara Rosa Amaral,

dois deles sei que estiveram em Santos, por fotografias e documentação aquando do seu regresso, mas o pior é que não sei a data de entrada no Brasil, e é por aí mesmo que terei de começar. Eu estou em crer que foi posterior a 1914, mas agora só quando tiver oportunidade de me deslocar ao Arquivo Distrital de Leiria é que poderei esclarecer isso.
A pesquisa genealógica é um trabalho que nunca está concluido, mas deveras gratificante.
Na passada semana encontrei-me com uns primos dos quais eu nunca tinha suspeitado da sua existência sequer. Eles são descendentes do meu tio-avô Alberto Simões, do qual eu tenho a certidão de óbito onde afirma que ele morreu solteiro. Mas, mais tarde, vim a saber que ele já tinha mulher e filho quando foi para o Brasil onde permaneceu cerca de 30 anos, e fiquei também a saber que ele antes de falecer, chegou a confessar ter deixado aí um filho.
Enfim, é por tudo isto que eu considero a genealogia uma actividade empolgante.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154372 | Rosa M Amaral | 30 abr 2007 01:58 | Em resposta a: #154348

Henrique Dias,
concordo, a genealogia é fascinante, e nos revela por vezes fatos que não suspeitamos. Já me aconteceu, e estou em busca de outro fato, lá chegarei.
Rio de Janeiro e Santos, foram os portos frequentes de entrada. O senhor pode usar o endereço, (www.arquivonacional.gov.br) É um serviço de pesquisa no Rio de Janeiro muito bom, já o usei, e fui prontamente atendida. Outro endereço, é em São Paulo, (www.memorialdoimigrante.gov.br) Na página inicial á esquerda há uma breve pesquisa de nomes e consulta on-line, o ano de chegada deve estar entre 1882 e 1923. Tambem o utilizei e foi bem atendida. Era uma hospedaria, se o imigrante chegasse só provavelmente passaria por ali e nos é fornecido o destino que a pessoa tomou.
Espero que possa ter lhe ajudado com isso, e me coloco a disposição naquilo que possa ajudar,
Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#154623 | henrdias | 01 mai 2007 23:29 | Em resposta a: #153744

Caros confrades,

rebuscando meus apontamentos, deparei com o baptismo de Sebastião no lugar do Barqueiro, freguesia de Maçãs de D. Maria em 19.05.1907, filho de Francisco dos Santos, trabalhador, natural do Barqueiro e de Benedita do Amaral Santos, Doméstica, natural da Cidade de Itu, Minas Gerais, E. U. do Brazil.
Neto paterno de Manuel dos Santos e de Maria Simões, e neto materno de José do Amaral. A avó era desconhecida.

Esperando que esta informação possa interessar a alguém,
cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#214144 | Herbert Amaral | 26 nov 2008 22:03 | Em resposta a: #154623

Olá! Sou novo por aqui e estou iniciando uma pesquisa sobre minha família AMARAL. Sei apenas que o local de origem seria Araxá, Minas Gerais, Brasil, de onde teria saído Telêmaco do Amaral, meu trisavô, pai de João Nazaré do Amaral, meu bisavô e de José Amaral Silva (nome da família de minha avó).

Muito Grato a quem puder ajudar de qualquer forma

Herbert Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#214192 | mslm48 | 27 nov 2008 15:54 | Em resposta a: #214144

Olá

Em Portugal temos muitas famílias com o apelido Amaral.
Eu também tenho ascendentes com esse apelido, no Concelho de Penedono, distrito de Viseu.
Se puder ajudar...dê-me uma referência mais concreta, se conseguir.
Cumprimentos
Mslm

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#237453 | Abamaral | 26 ago 2009 12:21 | Em resposta a: #214192

Bom dia, o meu bisavô era de penedono, Cassiano Nascimento do Amaral e emigrou para o Brasil, para Belem do Para. Lá conheceu a minha bisavó, também portuguesa, Maria Idália Borges.

Também procuro informações...

O meu email é: correio.da.andreia@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#237454 | Abamaral | 26 ago 2009 12:24 | Em resposta a: #153971

Meu bisavo Cassiano Nascimento do Amaral era de Penedono, Viseu e emigrou para Belem do Para. Foi no Brasil que conheceu a minha bisavó, tb portuguesa, Maria Idália Borges. O meu avô, Amilcar Borges do Amaral nasceu em Belem mas regressou ainda criança para Portugal - Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#237611 | mslm48 | 27 ago 2009 18:56 | Em resposta a: #237454

Olá

Ainda estou mais interessada em ajudar nesta pesquisa. Preciso que me dê a data aproximada do nascimento do seu bisavô.
Já agora, também procuro informações sobre meu avô José Augusto Lopes que morreu em Belém do Pará, em 1932.Ele vivia com um irmão que terá deixado descendência.

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#237628 | Abamaral | 27 ago 2009 22:01 | Em resposta a: #237611

Obrigada! :) O meu avô, filho de Cassiano Nascimento do Amaral, nasceu em 1920... Por isso o próprio Cassiano terá nascido talvez perto de 1890 em Portugal e só mais tarde foi p Belem.... Sei que abriu um negócio para abastecer barcos, vendia carne, mercearia, etc... Teve 5 filhos. Meu Avo, Amilcar Borges do Amaral, Artur Borges do Amaral, José Borges do Amaral, Lígia da Purificação Borges do Amaral e Zulmira Borges do Amaral.

Agradecia imenso qualquer informção que me pudessem fornecer! :)

Obrigada

Andreia Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#237967 | mslm48 | 01 set 2009 16:57 | Em resposta a: #237453

Boa tarde

Acabei de pedir informação sobre o nascimento de seu bisavô Cassiano ao ADViseu.
Esperemos conseguir alguma coisa.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#237968 | Abamaral | 01 set 2009 16:59 | Em resposta a: #237967

Oh, muito obrigada! :)

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#238107 | mslm48 | 03 set 2009 15:59 | Em resposta a: #237967

Boa tarde

A informação que me deram foi " foram vistos os assentos de baptismo da freguesia e concelho de Penedono, nos anos de 1885 a 1895 e não foi encontrado nenhum Cassiano, cujos pais tivessem o apelido Nascimento do Amaral.
Poderemos partir para outra pesquisa, se tivermos a ideia em qual das outras 8 freguesias poderá ter nascido:
- Antas , Beselga, Castainço, Granja, Ourozinho, Penela da Beira, Póvoa de Penela e Souto .
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#253123 | Cesar Alves de Souza | 14 abr 2010 02:02 | Em resposta a: #237628

Meu nome è Cesar e moro no Rio de Janeiro ( BR ), , tambem estou procurando meus antepassados e cheguei até o ano de 1872 na cidade de Moura com o nascimento de meu bisavo FRANCISCO JOSE AMARAL, filho de JOAQUIM JOSE PANCADA e de JOAQUINA RITTA DO AMARAL, casou em 1899 na cidade de BEJA, com BELMIRA ALVES AMARAL, nascida em 18/10/1881 na cidade de BEJA filha de JOAQUIM ALVES e de ANNA MARIA DO CARMO ALVES, Se alguem puder me ajudar na pesquisa gostaria muito.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#321641 | pontespovoa | 21 jan 2013 20:37 | Em resposta a: #140968

Olá Rosa, meu nome é António e pergunto se na sua genealogia porventura não existirá algum Augusto do Amaral casado com uma Diolinda de Jesus, que nasceram no ano de 1905, aqui em Portugal, mas imigraram para o Brasil, nos anos de 1930, mais coisa menos coisa.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#321655 | Rosa M Amaral | 21 jan 2013 23:25 | Em resposta a: #321641

Olá Antonio, por enquanto não tenho nenhum Augusto. Deolinda de Jesus há. Mas de que aldeia são essas pessoas?
Att. Rosa Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Informações Imigrantes Família do Amaral

#321747 | pontespovoa | 22 jan 2013 23:49 | Em resposta a: #321655

São da Freguesia de São Pedro de France, Cidade de Viseu.
Obrigado
Antonio

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#380345 | MARILUISKIN | 25 abr 2017 15:16 | Em resposta a: #97053

Bom dia! Também estou há procura de informações a respeito do meu avô, João Candido do Amaral que chegou ao Brasil em 21/10/1912 no RJ, juntamente com seu irmão, José Candido. Consta em alguns documentos que meu avô nasceu em 16/09/1893 em Tondela/Portugal e era filho de Antonio Candido do Amaram e Maria de Assumpção. Se alguém puder ajudar com alguma informação, agradeço!

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#382869 | Adelaide Amaral | 15 jul 2017 21:07 | Em resposta a: #253123

Meu Tataravô com o nome de José Francisco do Amaral nasceu em. 02/02/1900. Será que existe alguma possibilidade de ser filho do Sr Francisco José do Amaral? Já que ele se casou próximo a este ano e o nome se parece muito.
Tenho os nomes dos irmãos no meu Tataravô:
Clarindo, Leoncio, Martin, Álvaro, Loristão, Albertina, Maria do Carmo, Polonia, Amélia, Enedina e Maria Candida

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#410613 | Andrenoah | 19 dez 2018 22:08 | Em resposta a: #97053

Olá busco informações sobre meus tataravós eles eram de Itaboraí RJ
Nomes : Sabino Alves do Amaral Freire
Emília Duarte do Amaral
Filho ; Archimedes Duarte Amaral

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#411859 | AlexAmaral | 03 fev 2019 20:19 | Em resposta a: #97053

Boa noite a todos.

Fiz extensas buscas sobre o sobrenome da família e cheguei a algumas conclusões devido a buscas em Portugal e Espanha. Há, por conta de fronteiras, duas famílias que contam com o mesmo sobrenome, uma portuguesa e outra espanhola.
A raiz do Amaral como muitos já perceberam vem de origem geográfica "Aquele que mora/trabalha/dono do amaral. Amaral=campo/plantação de vinhas amargas ou amara, logo amaral.
Amara é uma vinha de grãos escuros, quase negros extremamente amargos.
Em dado momento, ignorado, se deu a divisão em duas linhagens. Provavelmente quando se formaram e definiram as fronteiras atuais entre França, Espanha e Portugal.
As vinhas "amaras", foram introduzidas na península ibérica quando da invasão dos mouros na região em 711 da nossa era. Eles permaneceram na península até os anos 1400.
Aqui vale adendo de que a expressão islâmica carregada junto pelos mouros, "Omar-Alah" - senhor deus - possa ter algo a ver com o sobrenome e a historia fica um tanto quanto confusa. Talvez tenha havido uma mistura e/ou correlacionamento das fontes, mas com toda certeza a origem geográfica sobressai por conta da semântica das línguas latinas.
Há um geologista português que correlaciona a origem do nome com o verbete francês que corresponde a almirante, porém não acho possível dada a muito maior antiguidade do termo amaral em relação a linguagem francesa moderna proveniente da antiga Gália.
Migração ao Brasil.
A família de origem espanhola fez sua migração vindos do Uruguai e colonizando a região de fronteira com Rio Grande do Sul. Isto anterior a concepção atual do mapa brasileiro, quando era vigente o tratado de tordesilhas. Há até uma cidade chamada Ferrador Amaral na região. Família esta da qual descendo diretamente. Meu Bisavô era tropeiro e fazia a rota RG/SP transportando cargas de charque ao norte e voltando com sal e farinha, quando meu avô, ainda novo, decidiu estabelecer moradia em Curitiba.
As famílias - plural - de origem portuguesa fizeram sua migração basicamente desembarcando em São Salvador da Bahia de Todos os Santos, hoje somente Salvador/BH. Posteriormente descendo e fixando moradia nos estados do RJ e SP onde hoje são numerosos.
Há dois brasões, como sugestiona a divisão:

1 - tradicionalmente vinculado a todos os Amaral do Brasil, mas de origem portuguesa, recebido do Imperador de Constantinopla por Pedro Rodrigues do Amaral em 1491 - com fundo ouro e seis luas crescentes invertidas em azul que simbolizam as seis vitorias de Pedro Rodrigues do Amaral contra os Mouros *ironia. O chefe cosido leão de ouro, armado e lampassado de vermelho.

2 - Vinculado a família de origem espanhola, recebido de Dom Afonso III por D. Afonso Hermigues do Amaral em data ignorada - fundo vermelho, com um leão nascente de ouro, coroado do mesmo, com uma espada de prata guarnecida de ouro, levantada na mão direita. O chefe cosido de vermelho, carregado de uma águia ouro de duas cabeças, estendida e coroada.

Há pouquíssimas informações sobre as arvores genealógicas dos Amaral erradicados no Brasil anteriormente a 1800, pois os registros dos nomes e origens quase nunca batem com informações constatadas da saída em Portugal e Espanha. Há aqui uma hipótese bastante provável de que os nomes foram erroneamente grafados de quando o desembarque e/ou propositalmente alterados pelos próprios emigrantes chegados, pois aqui fariam novo começo de vida adotando novos nomes. Este é provavelmente o caso da minha família, pois não há registro na Europa do mais antigo antecedente que consegui rastrear.
Frequentemente se encontra a genealogia de migrações mais recentes chegando as origens europeias.
Espero ter ajudado a alguém com esta pequena explanação da origem do nosso nome. Abraço a todos.

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#413038 | Ander.Amaral | 11 mar 2019 14:33 | Em resposta a: #411859

Boa Tarde Alex,
Achei muito interessante sua explicação sobre a Família Amaral. Então não sei se diante de tamanho conhecimento você poderia me ajudar com minha busca, espero que sim. Alex, meu bisavô era Jorge do Amaral creio eu, que ele seja natural de São Francisco do Sul/SC, infelizmente não tenho data de nascimento, meu Avô se chamava Francisco Amaral nascido em 1913, não sei se também nasceu em São Francisco do Sul/SC mas imagino que sim pois meu pai nasceu em Garuva/SC cidade vizinha a São Francisco do Sul e onde foi que meus avós casaram, sou natural de Joinville/SC então imagino que tudo possa estar nessa região de Santa Catarina, mas nada impede de claro meu bisavô ter vindo de qualquer outro lugar. Você conseguiria de alguma forma me ajudar nessa busca?

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#415376 | MARILUISKIN | 05 jun 2019 18:46 | Em resposta a: #411859

Boa tarde! Muito esclarecedor suas informações e acredito que o mesmo se passa com minha família. Tenho os dado de chegada do meu ao avô João do Candido do Amaral, no RJ em 21/10/1912, ele nascido em 16/09/1893 em Fial/Portugal mas infelizmente não há registros de sua família em Portugal. Sei que meu bisavô, Antônio Candido do Amaral, faleceu em 1907 em Fial e lá foi sepultado de acordo com a certidão de casamento do meu avô João em 19/01/1921.

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#416047 | adrica.amaral@hotmai | 03 jul 2019 14:25 | Em resposta a: #153970

Oi, sou descente de Antonio Geronimo do Amaral, filho de Jose Joaquim do Amaral e de Maria Francisca do Nascimento. Meu bisavo nasceu em Bom Jardim no RJ em 1910... também procuro informações sobre ele, mas não encontro nadinha,,,,
Nao sei o nome de nenhum irmao... sei que teve meu avo em Cantagalo e por algum motivo, veio para sao Paulo sem os pais ou irmaos....Se tiver algo para compartilhar, por favor me avise,
Muito obrigada
Adriana

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#416390 | 1vitorhugo | 19 jul 2019 05:14 | Em resposta a: #97053

Olá! Sou novo por aqui e estou iniciando uma pesquisa sobre minha família AMARAL.
Meu Trisavô seria JOSE RODRIGUES AMARAL, casado com MARIA LUIZA DA SILVA, tiveram 5 filhos, sendo eles: ANTÔNIO RODRIGUES DO AMARAL, JOAQUIM RODRIGUES DO AMARAL, FRANCISCO RODRIGUES DO AMARAL, MANOEL RODRIGUES DO AMARAL, JOSÉ RODRIGUES DO AMARAL JR, dos 5 filhos meu bisavô seria ANTONIO RODRIGUES AMARAL.

Se alguém tiver alguma informação, entra em contato comigo, ficarei grato.

att,

Vítor Hugo Amaral.

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#416391 | 1vitorhugo | 19 jul 2019 05:56 | Em resposta a: #214144

tenho uma arvore genealógica da familia amaral, entre em contato comigo pra vermos se estão nela.


att,

Vitor.

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#420039 | Mauricioamaral.pt | 15 dez 2019 23:34 | Em resposta a: #237628

Meu bisavô se chamava José Borges do Amaral e seu pai se chamava José Borges do Amaral, única informação que tenho é que seu pai veio de Portugal, caso tenha mais alguma informação pode me contactar obrigado

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#420040 | Mauricioamaral.pt | 15 dez 2019 23:41 | Em resposta a: #97053

Meu tataravô José Borges do Amaral veio de Portugal casado com Ana Maria do Amaral teve meu bisavô José Borges do Amaral nascido em Mucuri-bahia, casou com Maria alves Viana de Nanuque- MG, estas são as únicas informações que tenho dos amarais da minha família, estou ainda à procura de mais informações

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#420819 | MHDARDS | 18 jan 2020 17:56 | Em resposta a: #97053

Boa tarde.
Meu avô já falecido se chamava Francisco Jacintho do Amaral, nascido em 04/10/1888, ilhéu segundo dizia minha falecida mãe. Casou-se com minha avó, também falecida, Maria Guilhermina do Amaral e estabeleceu-se em Petrópolis/RJ.
Alguém possui alguma informação acerca de membros da famíla Amaral que vieram das ilhas portuguesas para o Brasil?

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#428604 | adrica.amaral@hotmai | 02 nov 2020 19:33 | Em resposta a: #420819

Oi, também sou Amaral, meu bisavó era Antônio Gerônimo do Amaral, nascido em São Jose do Ribeirão - Bom Jardim em 1910, filho de Jose Joaquim do Amaral e Maria Francisca do Nascimento, segundo o cartório de Bom Jardim, na certidão de nascimento de Antônio, consta como avos Jose Fagundes do Amaral e Maria da Conceição do Amaral, eles também do RJ. O Antônio meu bisavô se casou com Dinair Balmant Thuller, em 1932, tiveram meu avo Joao Batista do Amaral em Cantagalo, não possuo a certidão de nascimento, mas a família informou isso. o Antônio meu bisavô, serviu o exercito na epoca do nascimento do meu avo....e o registrou dias depois pois estava no exercito. Em algum momento, deixaram o RJ e vieram para São Paulo, meu bisavô com minha bisavô e meu avo. Foram para Martinópolis em São Paulo, pelo que sei, ele deixou a família Amaral do RJ e veio para SP, meu bisavô nunca comentou sobre nome de irmao nenhum do RJ, era muito reservado, acreditamos que tenha saído brigado do RJ. Meu tel (11) 98245-7455 acho que podemos juntar nossas arvores.

Resposta

Link directo:

Informações Imigrantes Família do Amaral

#436423 | alessandraklein | 19 set 2021 17:26 | Em resposta a: #153744

A minha Bisavó antes de casar era Antunes Amaral. Registro de nascimento dela em 1911 em Mangueirinha, Paraná

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 21:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen