Capitães-mores de Sergipe d´el rey

Este tópico está classificado nas salas: Cargos

Capitães-mores de Sergipe d´el rey

#97072 | neves500 | 31 jul 2005 23:32

boas Noites!

estou elaborando uma lista dos capitães-mores de Sergipe d´el Rey, faltam-me as datas de 1603 a 1660 - de Cosme Barbosa a Jerónimo de Albuquerque.(os nomes dos capitães-mores desse período)
Podem-me ajudar por favor!

Muito Obrigado

Tomás Neves

Resposta

Link directo:

RE: Capitães-mores de Sergipe d´el rey

#97073 | Samuel C O Castro | 31 jul 2005 23:44 | Em resposta a: #97072

Estimado Tomás Neves,

Ache seu tema muitíssimo interessante para a história do Brasil. Gostaria muito, mas infelizmente, não tenho dados para informá-lo.

Dentre os períodos que tens listados os capitães-mores de Sergipe d`el Rei, é possível informar os dados daqueles que assinaram Castro.
Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Capitães-mores de Sergipe d´el rey

#97076 | neves500 | 01 ago 2005 00:08 | Em resposta a: #97073

Caro Samuel Castro!

Antes de tudo muito obrigado pela sua resposta.
Quanto ao seu pedido,de entre os Capitães-mores de Sergipe d´el Rey que tenho listados o único Capitão-mor que assinou Castro foi: António Prego de Castro (1678-1679) que sucedeu a João Munhós (1672-1678).

Muito Obrigado

Tomás Neves

Resposta

Link directo:

RE: Capitães-mores de Sergipe d´el rey

#97102 | Samuel C O Castro | 01 ago 2005 12:50 | Em resposta a: #97076

Estimado Tomás Neves,

Tenho interesse em descobrir dados da nomeação de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro, como Escrivão da Ouvidoria e Provedoria da Comarca Sul de Jacobina (BA) e como Sargento mor e depois Tenente Coronel de Milícias das Minas de Rio de Contas, na Bahia. Portanto, peço-lhe a gentileza de informar, em que fontes conseguiste as informações deste tópico ? Saberia me dar uma dica onde conseguir as nomeações que acima me refiro ?
Muitíssimo obrigado por tudo. Um forte abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Capitães-mores de Sergipe d´el rey

#97158 | neves500 | 02 ago 2005 03:08 | Em resposta a: #97102

Caro Alberto Castro

eu tirei as informações que tenho sobre os Capitães-mores de Sergipe del Rey, de uma obra elaborada entre 1929 e 1955, que reune muitas informações sobre o Brasil colonial e imperial - colectanea de Documentos históricos - 110 vls. existe aqui em Portugal na Biblioteca Nacional em Lisboa e na Biblioteca Municipal do Porto.

Muito Obrigado

Tomás Neves

Resposta

Link directo:

RE: Capitães-mores de Sergipe d´el rey

#97195 | Samuel C O Castro | 02 ago 2005 14:41 | Em resposta a: #97158

Estimado Tomás Neves,

Como eu resido à 450 quilômetros de São Paulo e mais longe de outras capitais, não tenho como verificar a existência dessa obra em grandes bibliotecas ou, mesmo existindo, de pesquisá-la.

Portanto, se não lhe for causar incômodo, peço-lhe, dentro de sua disponibilidade de tempo, a especial gentileza de verificar na referida obra, se encontra as nomeações de JOAQUIM PEREIRA DE CASTRO (originário da região de Monção, Alto Minho, em Portugal), para Escrivão da Ouvidoria e Provedoria da Comarca Sul de Jacobona, Bahia, antes de 1779; Sargento Mor e Tenente Coronel de Milícias das Minas de Rio de Contas, para o Estado da Bahia, no período entre 1780 a 1820.

Tenho grande interesse em descobrir nos documentos dessas nomeações, principalmente, a EXATA naturalidade dele, para poder localizar seu registro de batismo em microfilmes, coisa que procuro há mais de 10 anos.

Sobre o António Prego de Castro (1678-1679), é citado algum detalhe de ascendência ou outros dados sobre ele ?

Desejo-lhe sucesso na conclusão da pesquisa sobre os Capitães-mores de Sergipe del Rey, principalmente por retratar um aspécto muito interessante da história do Brasil. E, que Deus lhe dê inspiração e interesse em desenvolver idêntico trabalho para outros estados brasileiros.

Independente do resultado, fico-lhe muito agradecido pela dica e pelas informações. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 08:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen