Guarda/Viseu - Mariana Cabral e António de Almeida

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias | Pessoas

Guarda/Viseu - Mariana Cabral e António de Almeida

#97097 | Luís Projecto | 01 ago 2005 11:19

Caros confrades

Nos estudos genealógicos que incidem sobre a zona geográfica dos distritos de Guarda ou Viseu, ou sobre as famílias "Cabral" e "Almeida" poderão, eventualmente, cruzar-se com estes meus ascendentes dos quais não tenho mais informação senão esta:

Mariana Cabral e António de Almeida (casaram provavelmente entre 1700 e 1716). Tiveram pelo menos um filho: Pedro de Almeida, nascido em 17/2/1716, natural de Póvoa de Cervães, Freguesia de S. João Baptista - concelho de Mangualde, que casou com Ana Gomes em 1/6/1753 em Redondo.
As hipóteses de existir dados relativamente a este casal nos concelhos limítrofes a Mangualde ( e até mais especificamente nas freguesias límitrofes a Póvoa de Cervães) são consideráveis, contudo como devem compreender não é fácil encontrar esta "agulha no palheiro" quando se reside a mais cerca de 250 km dos arquivos.

Peço-vos ajuda, dado que no assento de nascimento de Pedro de Almeida não refere os avós nem a naturalidade dos pais e no seu casamento só refere os pais mas não a sua naturalidade. Não lhe conheço outro irmão. Já pedi informações ao ADViseu que me informou não localizar, nos livros de assentos de casamento da Freguesia de Póvoa de Cervães, qualquer casamento entre uma Mariana Cabral e um António de Almeida no período compreendido entre 1645 e 1716, ou seja não terão casado na mesma paróquia onde este seu filho foi baptizado.

Partindo deste presssuposto, perdi-lhes o rasto...


Não tendo a possibilidade de me deslocar com a regularidade a que o "enigma" obriga gradeço a vossa colaboração no sentido de que possam fornecer novas pistas para que possa prosseguir o estudo.


Agradeço a vossa contribuição e o espírito de ajuda que sempre professam.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Guarda/Viseu - Mariana Cabral e António de Almeida

#97176 | Luís Projecto | 02 ago 2005 10:08 | Em resposta a: #97097

Caros confrades,
Para completar a informação que disponibilizei na abertura deste tópico, acrescento que Mariana Cabral, casada com António de Almeida, teve pelo menos dois irmãos que foram padrinhos de baptismo de Pedro de Almeida - seu filho, de nomes Pedro Cabral e Euphémia Cabral.

Agradeço qualquer informação que cruze com esta linha.

Os melhores cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Guarda/Viseu - Mariana Cabral e António de Almeida

#97264 | Luís Projecto | 03 ago 2005 07:06 | Em resposta a: #97097

Renovação do pedido...

Resposta

Link directo:

RE: Guarda/Viseu - Mariana Cabral e António de Almeida

#97762 | aborba | 10 ago 2005 23:11 | Em resposta a: #97264

Caro Luís Projecto,

Eis os poucos elementos que possuo, espero ajudar de algum modo.

Thomé Gonçalves casado com Eufemia Cabral moradores na Quinta das Lages freguesia de São Pedro do Castelo de Penalva Bispado de Viseu.

Tiveram I)-Francisco de Almeida, II)-António Almeida e III)- José de Almeida
Cabral.

O I) casou com Maria Rodrigues a 28/11/1733 Arcozelo (http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=142), (Tendo ele feito as diligencias necessárias conforme o conselho tridentino constituinte deste bispado. Testemunhas: António Lopes Capitão e António Duarte todos moradores neste lugar); tiveram Maria 19/09/1734 (Arcozelo Padrinhos: O Prior Simão Borges de Tavora e sua irmã Leonarda de Figueiredo.
O Prior Simão Borges de Tavora) e Manuel 22/03/1737, ( Arcozelo - Padrinhos : O Prior Simão Borges de Tavora e sua irmã Leonarda de Figueiredo.
O Prior Simão Borges de Tavora ).
Maria Rodrigues era a 11ª filha de Manuel Ferreira e de Maria Rodrigues ela de Arcozelo e ele de Lagarinhos casaram a 08/04/1698, (Testemunhas: Padre João Domingues , Matias Rodrigues, José Rodrigues, Fernando Rodrigues e Manuel Fernandes ou Ferreira O prior Diogo Antunes).

O II) António Almeida Casou com Ana Albuquerque, filha de Manuel Cardoso e de "Carina" de Albuquerque e tiveram José 15/02/1749 (Lages Castelo de Penalva).

O III) José de Almeida Cabral casou com..... e teve Michaela 20/04/1749, (Lages Castelo de Penalva).

Cumprimentos

António Borba

Resposta

Link directo:

RE: Guarda/Viseu - Mariana Cabral e António de Almeida

#97879 | Luís Projecto | 13 ago 2005 19:59 | Em resposta a: #97097

Caro António Borba,
No regresso de umas modéstias férias deparei-me com a agradável surpresa da sua resposta.
Os elementos que me enviou representam peças muito importantes para tentar "endireitar" o meu puzzle.
São estes valiosos contributos que, em muitos casos, dão uma preciosa ajuda a quem mais nada possui e busca um elemento ou outro que possibilte um enquadramento menos nublado nestes enlaces e desenlaces familiares.
Fico-lhe muito agradecido.

Os melhores cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Guarda/Viseu - Mariana Cabral e António de Almeida

#152446 | LProjecto | 15 abr 2007 16:45 | Em resposta a: #97762

Caro António Borba,

Como sei que estudou algumas famílias da zona de Arcozelo, tomo o atrevimento de o confrontar com os nomes que refiro nos seguintes tópicos, na esperança de que algum possa ser coincidente com os nomes que integram os seus apontamentos, e se assim for, ficar-lhe-ei grato por qualquer informação adicional:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=152416

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=150852#lista

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Guarda/Viseu - Mariana Cabral e António de Almeida

#426987 | NunoFialhodOliveira | 07 set 2020 15:22 | Em resposta a: #97264

Caro Confrade Luís Projecto Calhau,

Se ainda mantém interesse neste tópico, pergunto se conseguiu avançar entretanto nos relacionamentos familiares de Antonio d' Almeida e Marianna Cabral e teria interesse em partilharmos alguma informação a seu respeito.

Como referi noutra sede (contacto via Alengenea 20/6/2019 e e-mail enquanto utilizador do Fórum em 12/7/2019, que talvez não tenha recebido), tenho dados sobre a descendência que se fixou no Redondo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 23:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen