Família Gralho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Arquivos

Família Gralho

#97136 | ribeiro_pires | 01 ago 2005 21:39

No site genealogia a família Gralho aparece como originária do Alentejo, mas a verdade é que na cidade de Chaves há uma lenda muito antiga desta família.
A mesma lenda foi descrita já em 1634 por D. Rodrigo da Cunha, Arcebispo de Braga e primaz das Espanhas que depois foi nomeado Arcebispo de Lisboa.
A quem cabe a responsabilidade de actualizar ou validar a informação que consta neste site?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gralho

#259073 | ribeiro_pires | 22 jul 2010 02:19 | Em resposta a: #97136

Alguem tem mais informação sobre este tema?

Resposta

Link directo:

RE: Gralhos de Chaves

#262100 | tmacedo | 13 set 2010 19:44 | Em resposta a: #259073

Caro confrade:

Tendo o apelido certamente origem em alcunha, haverá mais de uma famíla a usá-lo sem relação de parentesco entre elas. Como saberá, no concelho de Chaves, em Anelhe (mais concretamente em Souto Velho) estão documentados desde os paroquiais mais antigos - meados do século XVII. Assinavam Vaz Gralho. No entanto a lenda de Fernão Gralho, fazem-nos recuar a épocas mais longínquas.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Gralhos de Chaves

#345087 | Francisco Pereira | 14 abr 2014 20:59 | Em resposta a: #262100

Descobri, recentemente, que em 05.07.1823 faleceu João José Pereira Gralho, natural do lugar do Celeiro, freguesia do Bunheiro, Concelho da Murtosa (Aveiro) e encontra-se sepultado no convento São Francisco em Évora.

Se souberem mais, agradecia.

Francisco Pereira (fvalentepereira@gmail.com)

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#356819 | aglobo | 16 abr 2015 22:13 | Em resposta a: #345087

Estou a pesquisar em Santiago Ribeira de Alhariz (Valpaços) e encontrei "Gralho" nos meus antepassados. Sei que também existiram numa outra freguesia de Valpaços, em Stª Mª Émeres (Rendufe).
Agradeço a quem me possa ajudar com estes "Gralhos".

Manuela Sampaio Lobo

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#357018 | sousa42 | 26 abr 2015 02:02 | Em resposta a: #356819

Gralhos de Rendufe

I - António Gralho e Paula Faya, de Rendufe, tiveram diversos filhos:

II - Antónia Faya, natural de Rendufe, casou com Ceriz Vaz, de Celeirós, filho de Manuel Lopes e de Filipa Vaz, de Vilarandelo.

II - Gaspar Gralho, natural de Rendufe, casou no ano de 1606, na Igreja de Santiago da Ribeira de Alhariz, com Comba Lopes, de Esturãos, filha de Matias Lopes e de Leonor Vaz.

II - António Gralho, natural de Rendufe, casou no ano de 1606, na Igreja de Santiago da Ribeira de Alhariz, com Ana Lopes, de Esturãos, filha de Matias Lopes e Leonor Vaz.

II - Belchior Gralho, natural de Rendufe, casou em Abambres, Mirandela.

II - Catarina Faya, natural de Rendufe, casou com Jerónimo Esteves.

II - Francisco Gralho.

II - Perpétua Gralho.

Estão em todo o lado - e tiveram descendência em Rendufe, Serapicos, Esturãos, Celeirós, Canaveses, São Cibrão, Abambres, Possacos...

Cumprimentos,

Samuel

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#357028 | aglobo | 26 abr 2015 19:09 | Em resposta a: #357018

Caro Samuel,

Desde já agradeço a sua ajuda.

António Gralho e Paula Faya, de Rendufe, assim como os filhos Antónia, Gaspar e António já os tinha apanhado na IG Pasta 3931, 1714. Não consigo cruzar o meu Francisco Gralho com estes Gralhos.

O meu antepassado:
Francisco Gralho (80 anos em 1678) casou com Ana (Teixeira) de Sampaio, de Santiago da Ribeira de Alhariz.
Teve uma filha Ana (Teixeira) de Sampaio, que casou em 22.2.1683 com Domingos Gonçalves, ambos de Santiago da Ribeira de Alhariz.

Pois não sei se será esse Francisco Gralho. Tenho que conseguir confirmar...

Cumprimentos

Manuela Sampaio Lobo

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#357063 | sousa42 | 28 abr 2015 01:07 | Em resposta a: #357028

Cara Senhora Manuela,

Estes Gralhos são muito interessantes e as inquirições conseguiram desmistificar alguns pressupostos erróneos.

Alguns dados que lhe podem interessar:

Pasta 91, 1672 e 1682, Francisco Gralho, morador no lugar de Esturãos, de 80 anos (1682).

Pasta 3815, 1704, Isabel de Sampaio, viúva de Francisco Gralho, natural e moradora em Esturãos, de 60 anos de idade.

Pasta 3931, 1714, Francisco Gralho, irmão de Gaspar Gralho, António Gralho e Belchior Gralho (p. 91).

Pasta 3930, 1728, Isabel de Sampaio, natural de Alvites, viúva de Francisco Gralho, moradora em Esturãos, de 85 anos de idade.

Pasta 29770, 1773, Santiago da Ribeira de Alhariz, casamento de Domingos Gonçalves, filho de António Gonçalves, com Ana de Sampaio, filha de Francisco Gralho e de sua mulher Isabel de Sampaio.

Francisco Gralho, morador em Esturãos, nasceu em 1604.

Isabel de Sampaio, natural de Alvites, viúva de Francisco Gralho, moradora em Esturãos, nasceu em 1643/4.

Gostaria de salientar a diferença de idades. Parece-me pouco provável...

Cumprimentos

Samuel

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#357134 | aglobo | 29 abr 2015 23:46 | Em resposta a: #357063

Caro Samuel,

Mais uma vez obrigada pela ajuda.

Realmente a Ana de Sampaio casou em 22.2.1683 com Domingos Gonçalves: Assim sendo a data provável da morte, bate certo com a idade das IGs.
Já o pai Francisco Gralho casado com Isabel de Sampaio, não bate realmente com o Francisco Gralho das IGs, com a morte provável em 1604.
Por outro lado na IG 3991, onde se diz que 2 irmãos Gralho - Gaspar e António, de Rendufe vieram casar a Alhariz com 2 irmãs, nunca se fala do irmão Francisco Gralho. O que me leva a pensar que não casou em Alhariz. E pelas datas deduzo que o meu Francisco Gralho, será talvez um filho de um daqueles dois. Será?

As IG de Alhariz e Ervões eu já as tinha explorado. A IG 29770 diz respeito a um antepassado meu. Não vi nada ainda em Serapicos, mas vai ser a etapa seguinte, uma vez que a Isabel Sampaio testemunhou na IG 3815 (Serapicos).
Esta linha dos Teixeira de Sampaio, tem-me dado muitas dores de cabeça e cerca de 5000 entradas. Já pesquisei Argeriz, Agua Reves ( onde tb tenho Sampaios), Émeres, Vassal, Ervões, Nogueira e agora Alhariz. Vou tentar Serapicos, Carrazedo Montenegro e Nuzedo. Não estou a conseguir ir muito mais além.

Cumprimentos

Manuela Sampaio Lobo

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#360680 | sousa42 | 22 ago 2015 15:55 | Em resposta a: #357134

Olá!

Novidades sobre os nossos Gralhos de Rendufe e Teixeiras de Vassal?

Cumprimentos,

Samuel

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#360724 | aglobo | 23 ago 2015 23:52 | Em resposta a: #360680

Caro Samuel,

Também tem ascendência nos Gralhos?

Tenho evoluído pouco em relação aos Gralhos. Encontrei um registo em Agua Reves, Valpaços, que me parece fazer referência a um António Gralho casado com uma senhora Isabel Negreiros . Tenho receio de já estar a ler Gralho onde ele pode não existir. Mas como Agua Reves é vizinha de Rendufe, pode ser.
Agradecia que consultasse o dito assento e me ajudasse na leitura correcta. Gralho ou não?

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1083994 (nº23) pag. direita.

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#360866 | sousa42 | 29 ago 2015 11:17 | Em resposta a: #360724

Cara Manuela,

Se tenho ascendência nos Gralhos? Está difícil responder a essa pergunta…

Eu descendo de Comba Fernandes, que casou com Pedro Fernandes, de Celeirós. Viveram no lugar do Carregal, Santa Leocádia, e tiveram 12 filhos, entre eles Lázaro Fernandes que nasceu no Carregal a 5 de Abril de 1626. Destes 12 filhos resultaram 12 casamentos e vasta descendência.

Comba Fernandes, natural de Rendufe, onde nasceu por volta de 1600, é mencionada por várias testemunhas em diferentes inquirições de genere:
- “Era parente da família dos Gralhos…”
-“Comba Fernandes, foi do lugar de Rendufe casar com Pedro Fernandes, do Carregal. Que em Rendufe tinha e têm alguns parentes chegados e que se tratam como tal, dos quais alguns são da família dos Gralhos.”
- “Que ouvira dizer que deste lugar de Rendufe foram duas mulheres casar aos lugares de Carregal e de Fornelos e que tiveram descendência, mas que não eram da família dos Gralhos, nem tinham fama alguma, porquanto uma mulher, filha de Perpétua Gralha, indo casar a Celeirós com um cristão-novo, por estes se tratarem por Gralhos ficou esta família infamada…”

Os testemunhos são contraditórios. Fica a dúvida, mas por coincidência – ou talvez não – tanto Santa Maria de Émeres (Rendufe), como Santa Leocádia (Carregal), foram paróquias fundadas, segundo a lenda, por dois irmãos Gralhos, filhos de Fernão Gralho e Maria Mantela.

Relativamente aos seus Gralhos de Esturãos, como disse é muito provável que Francisco Gralho fosse filho do casal Gaspar Gralho/Comba Lopes. Não há notícias de outra descendência com este apelido no lugar de Esturãos, pelo menos nos testemunhos que estão nas IG. Todas as testemunhas falam de dois irmãos Gralhos que casaram com duas irmãs Lopes, filhas do “Centeno”, e o Francisco Gralho que testemunha na ig com “80 anos pouco mais ou menos” (idade errada, muitas vezes) pode muito bem ter nascido depois de 1606 e ser filho do Gaspar Gralho. Também sabemos que as meninas Teixeira de Sampaio casavam muito cedo, algumas com 12/13 anos. Fica a dúvida…

Sim, é António Gralho casado com Isabel de Negreiros. Eu também tenho ascendência em Água Revés por Paula de Sampaio (filha de Francisco Sampaio), que casou com Bernardino Carvalho de Queiroga, de Paradela. Tiveram Francisco Carvalho, que nasceu em Paradela, Alhariz, no ano de 1610 “pouco mais ou menos”.

Cumprimentos

Samuel





Resposta

Link directo:

Família Gralho

#361211 | aglobo | 08 set 2015 22:17 | Em resposta a: #97136

Caro Samuel,

Essa história dos Gralhos no Carregal, eu também já tinha lido, mas estes Gralhos são mesmo complicados.

Tem que me explicar a das meninas Sampaio de Sampaio casarem cedo, que essa eu não conheço, e gostaria de saber...

Os Sampaios de Agua Revez também me tem dado que fazer. Cheguei até finais de 1600 aos Sampaios da quinta de Brunhais. Está difícil avançar.

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#361259 | sousa42 | 10 set 2015 00:26 | Em resposta a: #361211

Cara Senhora Manuela,

Interessei-me sempre pela lenda de Maria Mantela, mas fim de linha para os Gralhos…

Alguns exemplos de meninas Sampaio:

. Da linha dos Sampaios de Água Revés, tenho um António Taveira da Fontoura, que viveu nos Possacos. Casou em Valpaços, no dia 28 de Março de 1733, com Theodora de Medeiros, irmã de Maria José Sampaio. Esta Theodora nasceu, em Valpaços, a 1 de Março de 1721. É só fazer contas…

. De Chaves: Ana de São Payo, baptizada a 15 de Maio de 1586, e que teve uma filha em 1600. Essa filha chamava-se Isabel de São Payo e casou com 14 anos.

. Maria Teixeira de São Payo, mulher de Matias Vaz Alcoforado, de Carrazedo, e irmã da Ana de São Payo, teve filhos de 1601 a 1607. Não teria muitos mais…

Com os melhores cumprimentos,

Samuel de Sousa

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#361620 | aglobo | 20 set 2015 00:01 | Em resposta a: #361259

Caro Samuel,

Ajude-me a ler este assento, por favor.

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1090973 pag. 6 (primeiro da pag.esquerda)

Aos 7 de Setembro de 1666,, baptizei a Domingos, filho de Domingos Gonçalves Gralho e de sua mulher Inês Fernandes. Foram padrinhos António Lopes, de Esturãos (Santiago Ribeira de Alhariz) e Catarina ... mulher de Domingos Gomes, todos do lugar de Monsalgarva desta freguesia (de Vassal).

Acho que leio Gralho outra vez. Será? Também me parece Coelho?

Manuela

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#361708 | sousa42 | 22 set 2015 10:40 | Em resposta a: #361620

Cara Senhora Manuela

Salvo melhor opinião parece-me Domingos, filho de Domingos Gonçalves "o velho", de Monsalvarga. Repare no G de Gomes. Mas se o padrinho é de Esturãos faz todo o sentido.

Eu estou numa pequena aldeia do Norte com acesso muito limitado à internet o que me dificulta a leitura de outros assentos para poder comparar.

Com os melhores cumprimentos,

Samuel

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#361855 | aglobo | 25 set 2015 18:07 | Em resposta a: #361708

Obrigado caro Samuel.

Vou estar atenta noutros assentos, para confirmar o nome.

Quando tal está perto da minha terra, Viana do Castelo, embora eu viva agora perto de Valpaços.

Cumprimentos

Manuela

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#387905 | ribeiro_pires | 28 dez 2017 23:21 | Em resposta a: #97136

Pf, vejam no livro de D. Rodrigo da Cunha, de 1634, (Primeira Parte da História Eclesiática dos Arcebispos de Braga e dos Santos e Varões ilustres), na página 116, onde refere:

"[...] quinze leguas de Braga, morava na vila de Chaves uma mulher nobre por nome Dona Maria Mantela, ou Marcela casada com um homem principal do lugar de Anelhe (Anhele), chamado Fernão Gralho. [....] Cresceram os sete moços e vieram a ser homens de muita importância. Edificaram e dotaram sete igrejas a saber: Santa Maria de Moreiras, Santa Leocádia, Santa Maria de Demeres anexa hoje a comenda de Carrazedo, Santa Maria de Calvão anexa a comenda de Nogueira, Vilar de Perdizes, o mosteiro Dozo, de que ainda hoje (1634) há notícia, e a metade da igreja da vila de Chaves. Na mesma igreja tiveram capela particular da invocação de São Domingos conheciada pelo nome de capela os Gralhos. Havia nela altar em que se dizia missa e três arcos metidos na parede com uma sepultura em que estava a mãe e filhos ao vivo retratados com umas letras que diziam assim: "Aqui jaz Maria Mantela com seus filhos em redor dela". Desfez-se a capela há setenta anos (1564?) para ser reformar o edifício da igreja. Dura hoje a administração dela num descendente desta geração dos Gralhos. Anda esta história na boca de todos os moradores daquela vila e em especial na familia dos Gralhos."

Em suma, penso que contribui para a versão de os Gralhos terem origem em Anelhe, concelho de Chaves.

Resposta

Link directo:

Família Gralho

#431886 | Manuslkp | 12 mar 2021 22:43 | Em resposta a: #97136

nas minhas havia família gralho em silves que ao longo do tempo este nome se transformou em gralha nos seus descendentes?

Alguém tem alguma informação sobre este acontecimento?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 12:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen