Procuro Brasao da Familia Tavares

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica

Procuro Brasao da Familia Tavares

#97201 | A_Tavares | 02 ago 2005 16:49

Gostaria de saber aonde se encontra o brasao da familia Tavares!
Agredeço desde ja a quem me der essa informaçao
A_Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97204 | zgomes | 02 ago 2005 17:07 | Em resposta a: #97201

A_Tavares

Já viu aqui na base de dados do Genea Portugal?

http://genealogia.sapo.pt/familias/fam_show.php?id=889

Cumprimentos
J. Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97206 | A_Tavares | 02 ago 2005 17:14 | Em resposta a: #97204

Caro J. Gomes
Agradeço a sua tão pronta resposta , mas se calhar eu expliquei-me mal ...
Eu gostaria de saber aonde é q se encontra o brasao (local )!
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97287 | mgorjaoh | 03 ago 2005 13:01 | Em resposta a: #97206

Caro A_ Tavares:

Um "brasão" é um símbolo heráldico, não um local.

Cumprimentos,

MGH

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97289 | A_Tavares | 03 ago 2005 13:43 | Em resposta a: #97287

Caro MGH
sim , eu sei , mas será que nunca ninguem o reproduziu em pedra!?
e se encontra em algum lugar !?
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97293 | avbc | 03 ago 2005 14:47 | Em resposta a: #97289

Exmo. Senhor,

Pode ser que este excerto o possa ajudar.
Melhores cumprimentos,

AVBC

«Diz Dona Maria Josefa de a Fonseca Cravalhal e Tavora moradora na Villa de Veiros que para justo Requerimento lhe he preciso certidão do escudo de Armas dos Tavares desta cidade que se acha esculpido em hum dos cunhais nas cazas de seu Irmão Pedro Rombo Tavares declarandoce o Timbre do dito escudo o numero das estrelas e quantas pontas tem cada huma

P A v mce se digne mandar ao Escrivão a que pertencer pase a referida certidão na forma que se requer e o es/tillo para que fasa fée

Francisco Xavier de Souza e Gusmão Tabeliam publico de nottas em esta cidade de Portalegre e seu termo por Sua Magestade que Deos guarde; certefico que as armas que se achão em huma pedra de cunhal das cazas de Pedro Rombo Tavares da parte da Sé tem no escudo sinco estrellas postas em aspa de seis pontas cada huma: e por timbre meyo cavallo sellado, e enfreado, e á vista das mesmas armas passey a prezente que assi/gney em publico, e […] Sinaes de que uso, e me reporto ao ditto brazão em o referido cunhal. Portalegre onze de Mayo de mil sete centos e sincoenta e seis annos Eu Francisco Xavier de Souza e Gusmão o sub escrevy e asigney Em testemunho [sinal] De verdade Francisco de Souza e Gusmão».

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97307 | PARENTE | 03 ago 2005 16:18 | Em resposta a: #97201

Caro A_Tavares ,

Me julgo no direito e principalmente na curiosidade de perguntar-lhe qual sua ascendência na família Tavares , minha inquisição se faz por motivo de minha ascendência vir dos Rodrigues Tavares , embora hoje tenha no sobrenome o registro de Parente . Meu pai : Antonio Alfredo Parente , filho de Maria Rodrigues PArente e de Abdon Rodrigues PArente , os quais são primos legítimos filhos de pais com registros de descendentes dos Rodrigues Tavares.
Inclusive , estamos fazendo pesquisa de ascendência para provar as origens da família em Portugal para efeito de legalizar uma Tavares que quer fixar residência na antiga Patria .

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97317 | FIGUEIRA | 03 ago 2005 19:22 | Em resposta a: #97201

Caro A_Tavares,

Tenho uns antepassados Tavares que são originários do Solar do Ervedal, na freguesia do Ervedal da Beira, município de Oliveira do Hospital, aí, por cima do pórtico da capela do solar está um escudo esquartelado onde constam as armas dos Tavares no 2.º quartel, pois o fundador da Capela, em 1660, foi António Tavares Pinto e sua mulher.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

Tavares em Nelas

#97327 | victorferreira | 03 ago 2005 22:10 | Em resposta a: #97289

Caro A Tavares,
A reprodução em pedra deve estar por muitas casas brasonadas deste país, em particular nas Beiras. Mas deve ser igual ao desenho, e se não estiver pintado, está da cor da pedra. Não confundir com Fonsecas e outros que têm estrelas com outro número de pontas.
Se fôr a Nelas, na casa dos Tavares da dita Vila, em plena rua principal, pode vê-lo no portão principal, à direita da escadaria fronteira, não em pleno mas em esquartelado, o que é mais natural ...
Conheço algumas pessoas desse ramo.
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97332 | A. Luciano | 03 ago 2005 23:47 | Em resposta a: #97293

Caro Confrade,

Fiquei muito interessado na sua excelente informação e gostaria de lhe colocar duas questões:
1ª Onde posso obter cópia dessa certidão?
2ª Ainda existe a casa em questão?

Cumprimentos,
Luciano Tavares Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97333 | A_Tavares | 03 ago 2005 23:53 | Em resposta a: #97307

Sou uma novata , mas á muito a heraldica me fascina.Não pretendo saber se tenho sangue azul...mas a curiosidade mata!
Tenho Tavares e Soares como sobrenomes ,mas é melhor começar por algum lado.Então escolhi Tavares. Foi entao que comecei por Estevão Pires de Tavares... e por aí adiante até q me perdi com os filhos, primos etc...resolvi ascender e a informacão q tenho os meus trisavos foram Alfredo Tavares e Ana Marques de 1800a1900.. tiveram 6 filhos , Jose Tavares,Esmeraldo Tavares, Benvinda Tavares,Fidel Tavares,Alice Tavares,Amélia Tavares. Meu bisavõ Jose Tavares Casou com Julia Gomes nascida em Março (nao sei o dia ) de 1900.tiveram 4 filhos Armindo Joaquim Tavares ,José Luis Tavares,Armando Gomes Tavares eAurora Gomes Tavares minha avó. Agradeço desde ja a quem me possa ajudar!

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97334 | A_Tavares | 03 ago 2005 23:57 | Em resposta a: #97307

Sou uma novata , mas á muito a heraldica me fascina.Não pretendo saber se tenho sangue azul...mas a curiosidade mata!
Tenho Tavares e Soares como sobrenomes ,mas é melhor começar por algum lado.Então escolhi Tavares. Foi entao que comecei por Estevão Pires de Tavares... e por aí adiante até q me perdi com os filhos, primos etc...resolvi ascender e a informacão q tenho os meus trisavos foram Alfredo Tavares e Ana Marques de 1800a1900.. tiveram 6 filhos , Jose Tavares,Esmeraldo Tavares, Benvinda Tavares,Fidel Tavares,Alice Tavares,Amélia Tavares. Meu bisavõ Jose Tavares Casou com Julia Gomes nascida em Março (nao sei o dia ) de 1900.tiveram 4 filhos Armindo Joaquim Tavares ,José Luis Tavares,Armando Gomes Tavares eAurora Gomes Tavares minha avó. Agradeço desde ja a quem me possa ajudar!

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97336 | A_Tavares | 04 ago 2005 00:03 | Em resposta a: #97201

Caros Confrades
Sei tambem que os "meus" Tavares são naturais de Montemor Novo, Santiago do Escoural.
Muito Obrigada a todos!

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97341 | cpms | 04 ago 2005 00:38 | Em resposta a: #97317

Caro Nuno,

Os meus costados são Tavares de Seixo da Beira, antigo Seixo do Ervedal. Por acaso não terá informações desta familia (Esteves Tavares) ?

Obrigada,

Cláudia.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares em Nelas

#97343 | A. Luciano | 04 ago 2005 00:39 | Em resposta a: #97327

Caro Victor Ferreira,

Sabe dizer-me algo sobre o timbre de Nelas.
É Tavares? E, se é, é a vulgar cabeça de cavalo ou o mais raro cavalo nascente (a que o escrivão na msg do confrade avbc chamou meio cavalo)?

Cumprimentos
Luciano Tavares Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97345 | jliberato | 04 ago 2005 00:44 | Em resposta a: #97341

Cara Cláudia,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico Famílias de Seixo da Beira:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=80803
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Tavares em Nelas

#97491 | victorferreira | 05 ago 2005 23:14 | Em resposta a: #97343

Caro Luciano Tavares Mendes,
Acabei neste minuto de falar com um parente dos donos da casa de Nelas.
Ele tem em casa o que diz ser uma cópia do brasão de Nelas. Eu digo 'o que diz ser' porque só confirmando, e eu francamente não me lembro do timbre que está sobre a pedra d'armas do portão.
As armas são esquarteladas: o primeiro de Tavares, o segundo de Morais, o terceiro de Cunhas e o quarto de Cabrais. O Timbre é o 'meio cavalo' nascente (virado à sua direita, nossa esquerda).
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Tavares em Nelas

#97494 | A. Luciano | 06 ago 2005 00:37 | Em resposta a: #97491

Caro Victor Ferreira,

Muito obrigado pela sua informação que excedeu as minhas expectativas.

Como saberá o timbre "oficial" dos Tavares é uma cabeça de cavalo de vermelho, como se vê em todas as obras de referência desde o "Livro da Nobreza e Perfeiçam das Armas" de António Godinho. Mas na sala dos brasões de Sintra e em duas Cartas d'Armas, uma referida em "Monarchia Lusitana" outra por Braamcamp Freire, o timbre é um cavalo nascente.
Durante algum tempo procurei encontrar alguns outros brasões de Tavares com o timbre do cavalo mas, sem qualquer resultado, pelo que puz a questão de lado.
Pode assim calcular o quase inacreditável que foi, num tópico "descobrir" não um mas dois timbres de Tavares com o cavalo nascente.

Sabe. ou pode saber, se a Carta d'Armas de Nelas foi publicada ou se os proprietários a têm em seu poder?

Cumprimentos,
Luciano Tavares Mendes

Resposta

Link directo:

Tavares em Nelas

#97496 | victorferreira | 06 ago 2005 01:01 | Em resposta a: #97494

Posso vir a saber.
Mas o que penso perguntar primeiro é se a pedra d'armas que lá têm é 'de direito' ou se apenas 'decorativa'. Nenhuma 'suspeita', mas apenas uma pergunta legítima. Afinal, 'com direito' ou sem ele, a pedra fica lá muito bem.
É que quase garantiria que quando pela primeira vez me recordo de reparar na dita pedra, não me parece que fossem esses os nomes lá representados.
Poderia confirmar ainda numa belíssima casa apalaçada que o Luis Cândido Tavares (o anterior proprietário da Casa de Nelas) tinha em Moreira de Baixo (Freguesia de Santar), mas ... infelizmente ela foi comprada por um emigrante em Manaus que a descaracterizou completamente, transformando-a em mais um horror arquitectónico, sabendo-se lá agora onde pára a pedra d'armas que lá havia ... [mas é como diz o nosso queridíssimo pretendente ao trono de serviço: os imigrantes fazem essas coisa para mostrar que 'Aqui está uma história de sucesso!'. E não teria sido Afonso Henriques a segunda geração de uma família de imigrantes de sucesso ...]
Bom, logo verei e dir-lhe-ei.
Saudações
VF

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#97594 | FIGUEIRA | 08 ago 2005 18:05 | Em resposta a: #97341

Cara Cláudia,

Este António Tavares Pinto (casado com Ana de Sequeira Castelo Branco) já vem na base de dados aqui do GENEA e é irmão de Maria Tavares, casado com o Capitão António Rebelo da Mota, que são meus antepassados. São filhos de António Esteves Pinto, do Ervedal, e de Catarina Tavares, de Nogueira do Cravo.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#98377 | ELISEO | 23 ago 2005 22:03 | Em resposta a: #97201

ESCUDO DE OURO COM CINCO ESTRELHAS DE SEIS RAIOS DE VERMELHO.
TIMBRE-UM PESCOÇO E CABEÇA DE CAVALO,DE VERMELLO;brindado de ouro
ORIJEN PORTUGAL

Resposta

Link directo:

Procuro Brasao da Familia Tavares

#98399 | victorferreira | 24 ago 2005 11:21 | Em resposta a: #97333

Cara "A_",

Quanto às 'armas e quejandos assinalados':

Famílias não têm brasões. Têm armas. E, em pleno, só aquelas a quem foram concedidas. Por quem? Pelos Reis, de Portugal, no caso, ou por quem detenha essa 'competência' na sua ausência, se reconhecida e legitimada de alguma forma.
Brasões (ou Brasões de Armas) têm as pessoas. Mas só se lhe forem concedidas individualmente. Ou se foram herdadas - a partir de uma concessão 'herdável' - de um ancestral, o que não é sempre que acontecia. Mesmo assim o brasão individual é sempre diferente nem que seja num pequeno pormenor, do do pai, p.ex.
Depois há ainda umas considerações sobre quebras de varonia, mas isso é assunto para a pós-graduação ...
Em suma, se gosta de heráldica sob o ponto de vista artístico ou decorativo e quer desenhar umas armas num tapete, numas cortinas, no que seja, por mera satisfação estética, esteja à vontade porque este país é felizmente livre, assumindo alguns 'riscos' sociais, naturalmente. Mas se não ligar a isso, ninguém tem nada a ver com o assunto e pronto.
Mas quanto ao falado 'direito' de uso, bom, isso é uma outra conversa, como já percebeu pelos primeiros parágrafos.

Quanto a genealogias:
O que você precisa é pesquisar registos de nascimento e/ou baptismo, de casamento (há muita coisa interessante, p.ex. a idade e origem dos noivos para saber quando e onde nasceram), e mesmo de óbito (pelas mesmas razões, idade e origem do/a falecido/a). Tem que começar pelos seus pais e ir seguindo segundo as indicações que vierem nesses mesmos documentos.
Mas é muito importante ajudar-se com o que puder recolher de conversas com os seus parentes mais velhos (que conhecem datas, lugares e histórias da família) e com papeis, envelopes, fotografias antigas, tudo a que você possa deitar a mão para compor o quadro de locais e datas, parentescos, locais de habitação desses parentes que constam nas cartas, tudo! Quando chegar ao seu primeiro ancestral português com informações mais ou menos significativas (não vale "Fulano de Tal, Português") então volte ao Forum.
Voce tomou a resolução certa: fazer a sua árvore de costados, o seu caminho ascendente, a descoberta dos seus. Não vale a pena começar nas 'linhagens' conhecidas. Os seus Tavares podem não descender delas. Um nome posto a alguém pode o ser por uma infinidade de razões, apenas uma delas sendo pertencer à família original a quem as ditas 'Armas' plenas foram concedidas. Aliás, são raríssimas (se existentes) as famílias que ainda tenham actualmente a varonia original como chefe. Ao fim de várias gerações, e sendo a probabilidade de a cada geração ter só filhas de 50%, veja lá se não faz sentido ...
Mas isso também fica para o mestrado ...
Faça genealogia. Vá às Conservatórias (Registos Civis) e aos Arquivos onde estejam os livros paroquiais. É aí que se começa. Quando estiver enfastiada, borde um pouco mais do tapete de Arraiolos com umas Armas. Quando já lhe doerem os dedos das espetadelas, volte ao Arquivo.
Cumprimentos e boas pesquisas.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#101165 | FCaldeira | 22 set 2005 22:44 | Em resposta a: #97336

Mme. "A-",

eu também tenho ascendentes "Tavares", da região de Oliveira do Hospital,

boa sorte em suas pesquisas,

Fernando Caldeira.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#104434 | A. Luciano | 03 nov 2005 18:55 | Em resposta a: #97293

Caro Confrade,

Renovo o meu pedido de 3 de Agosto passado.
Se assim o preferir pode contactar-me directamente para
altam arroba mail ponto telepac ponto pt

Melhores cumprimentos,
Luciano Tavares Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Tavares em Nelas

#104435 | A. Luciano | 03 nov 2005 19:01 | Em resposta a: #97496

Caro Victor Ferreira,

Desculpe-me a insistência mas tenho o maior interesse na informação.
Se há Carta d'Armas publicada ou existente em arquivo, as cotas seriam o suficiente.
Se não há, pelo menos a época em que terá sido concedida.
Mesmo que nada se saiba, pelo menos saber se o Luís Cândido Tavares tem a sua genealogia estudada e se o Tavares dele pode ser dos de Portalegre.

Melhores cumprimentos,
Luciano Tavares Mendes

Resposta

Link directo:

Info. de Nelas

#104446 | victorferreira | 03 nov 2005 21:16 | Em resposta a: #104435

Tem razão meu caro. E não tem nada de que se desculpar.
Eu é que já devia ter dito qualquer coisa: a desculpa - razão, mais propriamente - é a do costume ...
Já fui a Nelas e não achei ninguém na casa. Já encomendei a pergunta ao meu amigo, parente dos da casa, ele já lá foi, sem no entanto ter-se encontrado com os tais.
Terei que me deslocar a Nelas pelo decorrer deste mês em trabalho e vou fazer nova tentativa. Verei entretanto se o tal parente tem o telefone dos da casa.
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

Finalmente cortaram a hera!

#128317 | victorferreira | 13 set 2006 13:40 | Em resposta a: #97343

Caro confrade,
Após o corte da trapadeira que envolvia o timbre pude constatar finalmente há dias quando por lá passei que é o meio cavalo nascente (com as duas patinhas de fora e tudo).
(a título de curiosidade, é esquartelado de Tavares, Morais, Cunhas e Cabrais)
Prometido é devido. VF

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#278478 | avbc | 13 jun 2011 20:55 | Em resposta a: #104434

Caro A. Luciano

Só agora vi este seu pedido com... seis anos.
Tentei responder-lhe mas o mail veio devolvido.
Cumprimentos

AVBC

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Brasao da Familia Tavares

#278493 | A. Luciano | 13 jun 2011 23:30 | Em resposta a: #278478

De facto, por mais um mau serviço do grupo PT, obrigaram-me a trocar a Telepac pelo SAPO.

Por favor envie para A._Luciano@sapo.pt

Antecipadamente grato,
A. Luciano

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 15:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen