familia ou sobrenome " baixo "

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

familia ou sobrenome " baixo "

#97400 | Davidjtb | 04 ago 2005 20:15

gostaria de saber alguma informaçao sobre o sobrenome da minha familia, cujo o nome é " baixo " pois o meu bisavo era portugues e o nome do meu avo era ( pedro baixo) mais nao estou encontrando nada referente a esse sobrenome, sou brasileiro e meu bisavo saiu de portugal para o brasil.

obrigado por qualquer informaçao.

David j. t. baixo

Resposta

Link directo:

RE: familia ou sobrenome " baixo "

#97412 | Cordeiro | 04 ago 2005 22:33 | Em resposta a: #97400

Ola esse apelido deve ser pouco comum e deve ter chegado ao seu avô atravez de uma alcunho devido possivelmente a ele ser de estatura baixa.
Sem mais atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

Alcunhas e apelidos

#97489 | victorferreira | 05 ago 2005 22:45 | Em resposta a: #97400

Caro David,
O que o participante Cordeiro aventa é de facto o mais provável.
'Baixo' é um nome proveniente de uma alcunha, aliás como quase todos os nomes de família. Só que não é de 'uma' família, mas provavelmente de algumas dezenas, provavelmente nada aparentadas umas com as outras.
O que o David tem que fazer é procurar a origem da SUA gente fazendo pesquisa nos Arquivos Distritais, nas Conservatórias do Registo Civil dos locais de origem dos seus ancestrais, presencialmente, por e-mail, pela ajuda profissional de quem a isso se dedique, enfim, pesquisando nos livros e sabendo de onde vem.
Começe consigo ou com os seus pais, e lá nas certidões já virá muita coisa relevante. Se não chegar, pergunte aos seus mais velhos por referências a locais de origem em Portugal, histórias com referências a locais, fotografias antigas com dedicatórias e endereços, cartas antigas e envelopes com direcções, tudo a que possa deitar mão e ouvido.
E porquê? Porque quando chegar ao ancestral português você precisará de saber Concelho e Freguesia de origem, senão a coisa complicar-se-á uma vez que não se saberá em que arquivo procurar. Como pode imaginar, não existe uma base de dados de todos os portugueses que emigraram, muito menos de todos os que já viveram ...
Eu tenho por parte de mãe um ramo que originalmente era de apelido 'Cunha'. Houve alguém que deve ter sido de especial relevo na família e que por acaso se chamava Rafael qualquer coisa. Uma sua filha casou-se com um 'Cunha'. Pois os descendentes a certa altura passaram a usar só o 'Rafael' como apelido. Aqui está um caso em que uma alcunha feita numa espécie de patronímico sobrepõe-se ao apelido por varonia.
Provavelmente é o que aconteceu com o seu ancestral. Uma alcunha sobrepôs-se ao apelido (=nome de família).
Melhores cumprimentos e boas pesquisas.
VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 20:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen