O outro lado da parentela os Costa Amaro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões | Brasil

O outro lado da parentela os Costa Amaro

#97401 | Vandinha | 04 ago 2005 20:48

Ola como vejo que ninguem sabe nada sobre a familia do meu pai, tratarei com os sobrenomes maternos, que sao: Costa, Amaro e Bezerra, fazenda O Jantar, no municipio de Boa Viagem CE, Alves, Varela e Berto, fazenda Jatoba no municipio de Boa Viagem CE. Os irmaos do meu avo Antonio Amaro Bezerra, foram muitos: entre eles Joaquim Amaro, Teodoro Amaro, Antanasio ou Atanasio Amaro. Uma irma que se chamava Maria Amaro nao sei si existiam mais mulheres. Minha avo se chamava Quiteria Alves (Varela, Berto) Bezerra. Gostaria de entrar em contacto com algum dos parentes, obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: O outro lado da parentela os Costa Amaro

#97419 | Cordeiro | 05 ago 2005 00:05 | Em resposta a: #97401

Ola sinceramente nâo se compreende bem o que deseja.
Sera que deseja pesquizar sua familia ? Se sim tem que começar pelos avos sabendo os o nome dos visavos e por ai acima .
Sem mais atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: O outro lado da parentela os Costa Amaro

#97541 | Vandinha | 07 ago 2005 19:41 | Em resposta a: #97419

Ola Cordeiro

Faz mas de 15 anos que nao escrevo no meu idioma o portugues e talvez nao tenha sido bastante clara. Disse ao final que queria entrar em contacto com algum dos meus parentes, filhos de irmaos dos meus avos, etc. Em todo caso si existe a posibilidade de que alguem saiba alguma coisa sobre a origem da minha familia ai vao os dados: Avos - Antonio Amaro Bezerra ( familia Costa Amaro) e Quiteria Alves Bezerra (familia Berto Varela e Alves Bezerra) os dois sao procedentes de Boa Viagem- CE-Brasil. Sei que os Bezerra e os Varela sao originarios de Galiza, Espanha, mais nao sei de onde exactamente, e a familia Berto originaria de Holanda, tambem nao sei a cidade, dos Amaro nao sei nada, obrigada.

Resposta

Link directo:

Parentes

#97546 | victorferreira | 07 ago 2005 20:35 | Em resposta a: #97541

Cara participante,
Quero que não me interprete mal, mas por favor aceite estes tópicos para a sua reflexão, com o objectivo de orientar melhor a sua pesquisa e não gastar energias sem proveito:
- é muito pouco provável que parentes seus do Ceará estejam neste Forum a 'dar uma olhadela' a ver se encontram alguma parente a procurar o mesmo que eles ... É possível, seria uma sorte inacreditável, ... mas muuuito pouco provável;
- se não tem ou não faz qualquer referência a uma confirmada origem Portuguesa de algum dos seus ancestrais conhecidos, então também pouco lhe adiantará procurar o que quer que seja num site eminentemente de genalogia portuguesa;

MAS,
- que tal procurar entre os seus parentes mais velhos informações e histórias que confirmem as nacionalidades e naturalidades dos seus ancestrais?
- que tal procurar ou pedir ao Organismo Oficial as certidões de nascimento dos seus pais, onde vêm os nomes e as nacionalidades e ou naturalidades dos seus 4 avós e dos seus 8 bisavós?
- e com base nisso prosseguir a sua pesquisa com um pouco mais de certezas pelo menos sobre de que terras eram?
É que dizer « 'os Bezerra' ou 'os Varela' são da Galiza» pode não querer dizer nada. Esses são eventualmente os que deram início à 'linhagem' com esse nome, mas podem não ter nada a ver consigo. Como sabe, apelidos como Bezerra ou Varela podem ter variadas origens não aparentadas umas com as outras. O que interessa é saber de onde vêm os SEUS Bezerra, os SEUS Varela, ou Amaro, Costa ou outros quaisquer apelidos. Se 'entroncarem' nos tais da Galiza, ou de Portugal, muito bem. Se não, muito bem também. Fica a saber quem saõ os SEUS ancestrais.
- que tal procurar na lista telefónica de Boa Viagem outros Bezerra e Varela que possam ter parentesco consigo?
- que tal passar umas horas no Registo Civil ou Arquivo de Boa Viagem à procura de registos civis, paroquiais ou outros documentos de onde possa retirar informação que lhe dê um panorama sobre quem era de onde?

Como vê, o trabalho tem que ser essencialmente seu. É assim que todos nós fazemos. Pelo menos no princípio. Depois, logo se vê em quê se pode ajudar a desbloquear uma coisa ou outra, a partilhar o que se descobriu.
Não desista que vale a pena. E volte ao Forum para dizer o que descobriu.

Quando chegar ao primeiro ancestral português, com nome, data pelo menos aproximada de nascimento, Freguesia e Concelho (município) de origem, e de preferência uma filiação, aí pode-se dirigir ao Arquivo Distrital do Distrito respectivo por e-mail e pode tentar começar uma pesquisa remota pelo menos até aos avós do dito.
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Parentes

#97548 | Vandinha | 07 ago 2005 20:45 | Em resposta a: #97546

Ola Victor

Nao levo a mal nao e ate agradeco o que voce disse para nao perder o tempo. Acho que voce tem razao. Eu vi que pessoas do Brasil escreviam sobre seus parentes nesse forum, acho que entrei bem, na sala Brasil. Mais de qualquer modo muito obrigada pelos conselhos. Nao possso fazer nenhuma das investigacoes que voce sugere porque nao vivo no Brasil agora mesmo senao
que no pais vizinho ao seu Espanha. Quando algum dia regresse ao meu pais tratare de conseguir mais informacao. Muito Obrigada

Resposta

Link directo:

... puxar a meada por um fio

#97603 | victorferreira | 08 ago 2005 22:08 | Em resposta a: #97548

E que tal pedir uma simples certidão de nascimento sua e/ou dos seus pais ao consulado Brasileiro mais próximo aí em Espanha?
É que essas simples certidões (ou mesmo simples fotocópias das que constam no livro de registos nas conservatórias de onde eles nasceram) dão logo os nomes dos seus avós e bisavós com referências aos locais (pelo menos os países) de origem.
Já é um comêço.
E uma vez que está tão perto, sabendo mais umas informaçõezitas com umas cartitas a familiares para poder localizar melhos a zona de origem dos seus ancestrais portugueses, pode-se dirigir por e-mail aos Arquivos Distritais e pedir uma pesquisa sumária (a primeira meia hora costuma ser gratuita) que confirme 'grosso modo' as informações que conseguir coligir. Não é tão difícil assim.

Resposta

Link directo:

RE: ... puxar a meada por um fio

#97752 | Vandinha | 10 ago 2005 20:32 | Em resposta a: #97603

Ola Victor

Muito obrigada pelas sugerencias. Tratarei de conseguir os nomes dos meus bisavos e investigar um pouquinho mais como voce diz, ate dar com a origem das familias portuguesas. O meu interesse e somente por saber as origens nada mais, tenho a nacionalidade espanhola e o que eu quero e saber de onde vem minha parte portuguesa da qual estou muito orgulhosa.
Atentamente

Vanda

Resposta

Link directo:

RE: O outro lado da parentela os Costa Amaro

#119180 | dannyhotten | 23 mai 2006 20:38 | Em resposta a: #97401

Olá, e aí Vandinha voçê lembra de do seu primo o daniel lá de São Bernardo do Campo? E aí quero saber se tenho o direito de ir para Portugal e como neto de Antonio Amaro Bezerra poderia viver "como" portugu~es! O que voçê acha?
Um abraço
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: O outro lado da parentela os Costa Amaro

#119184 | dannyhotten | 23 mai 2006 20:57 | Em resposta a: #97401

Daniel BezerraSanta Rosa
Onde mora a vandinha?

Resposta

Link directo:

RE: O outro lado da parentela os Costa Amaro

#119243 | dannyhotten | 24 mai 2006 18:54 | Em resposta a: #97401

KD a minha prima?(Vandinha)

Resposta

Link directo:

RE: O outro lado da parentela os Costa Amaro

#119248 | dannyhotten | 24 mai 2006 19:50 | Em resposta a: #97401

E aí caraVandinha, como está tudo? Aonde voçê more? Mnda um site para o seu
primo, ok?
Um abraço
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: O outro lado da parentela os Costa Amaro

#119320 | Vandinha | 25 mai 2006 20:18 | Em resposta a: #119180

Ola querido primo Daniel

Que surpresa saber de voce atraves deste foro. Como voce esta?
Pois si quiser saber si tem direito a viver como um portugues sendo neto do Antonio Amaro Bezerra, terá que fazer muita investigaçao. Si voce tem acesso ao conteudo das mensagens que mandei antes verá que me dizem que se tem que investigar em Boa Viagem, no Registro Civil onde pudesse haver sido registrado o nosso avô...
Eu vivo na Espanha e sou española/brasileira, devido ao meu marido. Si voce quiser entrar en contacto direto comigo o meu email é: vanda1903@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: O outro lado da parentela os Costa Amaro

#298106 | Leonilia | 24 fev 2012 00:23 | Em resposta a: #97401

Vandinha,

entra em contato comigo: leonilia_a@hotmail.com
sou neta de Joaquim Amaro Bezerra, irmão de Antônio Amaro.
Tenho algumas fotos.

Leonilia

Resposta

Link directo:

RE: O outro lado da parentela os Costa Amaro

#298129 | Vandinha | 24 fev 2012 10:33 | Em resposta a: #298106

Leonilia, me deu muita alegria descubrir sua existencia. Tenho alguma informaçao. Escreve pra mim vanda1903@hotmail.com beijo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 16:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen