Adelino Francisco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Adelino Francisco

#97499 | aurelia2020 | 06 ago 2005 05:52

Ola!
Desejo encontrar algum parente vivo português ou outra pessoa que possa contar um pouco mais sobre a vida do meu avô em Portugal, pois para nós ela é um tanto misteriosa.
O meu avô se chamava Adelino Francisco, nasceu no dia 6 de maio de 1899 em Portugal. Os seus pais se chamavam Manoel Francisco e Maria José.
Casou-se com Joaquina da Conceição no dia 28 de janeiro de 1919, e tiveram 4 filhos: Acácio, Cacilda, Armando e José. Todos os filhos provavelmente nasceram na freguesia de Mões.
Foi alistado em 8 de setembro de 1919 como soldado, pertencendo ao contingente de 1919 a cargo do distrito de Viseu. Obteve licença do serviço militar no dia 21 de junho de 1937
Em 1937 veio para o Brasil. Primeiro passou pelo Rio de Janeiro e depois foi para Santa Catarina.
Neste estado do Brasil na cidade de Tubarão, casou-se novamente e teve mais filhos. Hoje são 8 filhos brasileiros vivos.
Faleceu no Brasil no ano de 1967

Abaixo seguem alguns documentos que possuo dele:
• passaporte número 583 dado em Viseu a 22/06/1937
• caderneta militar classe de 1920 número 223

muito obrigada
Juliana Francisco de Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#97500 | amrr | 06 ago 2005 13:25 | Em resposta a: #97499

Cara Juliana Francisco Medereiros

Nesses documentos que possui (passaporte e caderneta militar) do seu avô concerteza que consta o local de nascimento (e respectiva freguesia e concelho).

Para que alguém a possa ajudar é essencial que forneça esses dados.

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#97502 | aurelia2020 | 06 ago 2005 15:07 | Em resposta a: #97500

Desculpa, na pressa acabei esquecendo estes detalhes MUITO importantes.

Na caderneta militar consta que Adelino Francisco, filho de Manoel Francisco e Maria José, nasceuo dia 06 de maio de 1899 na freguesia de Mões concelho de Castro Daire.


Obrigada
Ju

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#97503 | amrr | 06 ago 2005 16:24 | Em resposta a: #97502

Cara Joana Medeiros

A freguesia de Mões pertence ao concelho de Castro Daire, distrito de Viseu.

Deverá então contactar a Conservatória do Registo Civil de Castro Daire para saber se o livros de 1899 ainda se encontram lá, ou se já estão no Arquivo distrital de Viseu.

Contactos:

Conservatória do Registo Civil/Predial/Comercial de Castro Daire
Rua Padre Americo - Palácio da Justiça
3600-132 Castro Daire
Telef: 232 319 290
Fax:232 331 929
E-mail: crcpcom.castro-daire@dgrn.mj.pt

Arquivo Distrital de Viseu
Largo de Santa Cristina
3504-515 Viseu
Telef: 232 430 380
Fax: 232 421 800
E-mail: advis@adviseu.iantt.pt


Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#97504 | aurelia2020 | 06 ago 2005 17:07 | Em resposta a: #97503

Muito obrigada!
:)

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#97506 | amrr | 06 ago 2005 18:07 | Em resposta a: #97504

Cara Joana Medeiros

Vendo agora o site da Arquivo Distrital de Viseu:

http://www.ad-viseu.com/

verifiquei que os livros da fregusia de Mões já lá se encontram.

Pode então pedir-lhes uma certidão de nscimento do seu avô, p. ex., por e-mail.
Deverá indicar todos os dados que possui: nome, nome dos pais, data, freguesia e concelho de nascimento.

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

A história 'misteriosa'

#97537 | victorferreira | 07 ago 2005 19:06 | Em resposta a: #97499

Cara Juliana de Medeiros,
O confrade amrr já lhe deu as orientações essenciais para o que diz respeito à procura de ascendentes desse seu avô. Mas quando muito irá encontrar alguma referência a uma profissão ou actividade que desempenhavam quer ele quer os seus ancestrais. É provável que pouco mais isso contribua para o desadensar do tal 'mistério'.
Já pensou alguma vez em ir à procura de papeis velhos entre as coisas guardadas nos 'baús' de algum tio ou tia, eventualmente os mais velhos, ou dos seus descendentes? Fotografias com dedicatórias escritas atrás, eventualmente com referências a parentes cá em Portugal; cartas e envelopes amarelecidos com alguma referência interessante; histórias de família, factos que tenham ficado na lembrança das pessoas mais idosas; referências a ocorrências periódicas de Mões, enfim, uma infinidade de coisas que ajudam a recuperar um pouco da vivência do seu avô.
É claro que com oito tios vivos (fora os descendentes dos que já faleceram), eventualmente vivendo longe uns dos outros, o trabalho não é fácil. Mas há 'internets', telefones, um churrasco improvisado na casa da tia 'Cotinha ...
Tudo podem ser oportunidades de pôr o pessoal a falar sobre o que sabem, o que parece que ouviram dizer, o que lhe disseram de certeza, ... Isso é o principal. Depois você fará o relato atribuindo mais ou menos crédito a esta ou aquela história.
Mas há de facto outra maneira: ir a uma lista telefónica, procurar em Mões, Castro D'Aire, e tentar descobrir algumas pessoas de apelido 'Francisco'. Como? Ou num site português de listas electrónicas ou (o mais seguro) ir ao Consulado Português em Florianópolis (se é que existe) ou ao mais próximo, pedir uma lista das Beiras e consultar in loco em papel. Também não será má ideia pedir que lhe digitalizem a página em que aparecem os 'Francisco' e lhe mandem. A seguir escreve-lhes ou telefona-lhes para saber se algum é descendente dos seus tios Acácio, Cacilda, Armando ou José, e se sabem de alguma história do seu avô. Fica mais caro mas é mais certo. O que pode ocorrer é não quererem saber do assunto ou serem uns 'Franciscos' que não têm nada a ver com os seus. Mas isso são 'ossos do ofício' ...
Como vê, é pouco provável que um descendente ou parente do seu avô ou mesmo que alguém de Mões esteja a participar neste Forum. Não é por mais nada, mas apenas porque os portugueses não são tão poucos assim, não se conhecem todos uns aos outros e muito menos se interessam todos por genealogia.
Mas não desista! Boa sorte nas suas pesquisas e gostaria de a ver um dia destes a mandar um 'post' ao Forum com a notícia de que descobriu alguém da família com quem trocar ideias aqui em Portugal, e finalmente conhecer um pouco mais da 'vivência' do Sr. seu Avô na terra que lhe deu vida.
Os melhores cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: A história 'misteriosa'

#97557 | aurelia2020 | 08 ago 2005 04:29 | Em resposta a: #97537

Ola!

Todos foram muito gentis comigo neste fórum.
Não achava que iria ser respondida tão rapidamente como fui. Isso me deixa mais animada para procurar as informações necessárias sobre meu avô.
Infelizmente ele era uma pessoa que não falava abertamente com os filhos brasileiros sobre a vida em Portugal. As cartas que o mesmo recebia de Portugal foram queimadas por uma parente da minha família e até hoje ninguém sabe o motivo de tal atitude. Tudo muito estranho, nao acham? Isso torna a jornada mais interessante também.

Obrigada
Agradeço toda as respostas que me enviraram

Resposta

Link directo:

RE: A história 'misteriosa'

#98351 | aurelia2020 | 23 ago 2005 13:01 | Em resposta a: #97537

Escrevo p dizer que encontrei o endereço de um filho portugues do meu avô. Já enviei uma carta para ele e aguardo a resposta.
Através do site da prefeitura de castro daire que entrei em contato com um sobrinho-neto da mulher que meu avô era casado em Portugal. Este sobrinho que forneceu o endereço deste distante parente.

Resposta

Link directo:

O 'mistério' afinal parece ter uma história ...

#98359 | victorferreira | 23 ago 2005 18:12 | Em resposta a: #98351

Cara Juliana,
Bravo!
Oxalá tenha resposta, mas não festeje já o 'reencontro'. O pessoal é preguiçoso para escrever até para os pais e os filhos, quanto mais para alguém que lhe "cai do céu aos trambolhões" (... é só uma expressão, claro está).
Mas pelo menos já é um feito!
E eu que não me lembrei dessa via óbvia ... o site da Câmara de Castro D'Aire ...

Por curiosidade,
- esse 'filho português do seu avô' não é mais nem menos que seu tio (ou meio-tio, mais precisamente);
- esse sobrinho-neto da esposa do seu avô, se neto de um irmão/ã dela, e se não houve uns outros casamentos familiares aí pelo meio, não lhe é nada a si;
- entretanto se é neto de um irmão/ã do seu avô, ainda é seu primo em sexto grau, uma vez que têm bisavós em comum (precisamente os pais do seu avô).

Cumprimentos, boa continuação de pesquisa e que ela vá até onde você deseje.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#100395 | mhcftd | 13 set 2005 23:41 | Em resposta a: #97499

Olá!
Eu sou neta de Adelino Francisco, filha de Acácio Francisco. Chamo-me Maria Helena Francisco e sempre ansiei saber do meu avô que partiu não mais dando notícias à mulher e seus 5 filhos.
Para contacto mais pessoal: mtd325@hotmail.com
Cumprimentos
Maria Helena Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#100417 | aurelia2020 | 14 set 2005 02:54 | Em resposta a: #100395

Estou encontrando meus parentes portugueses.
Zé Manel, Armando e agora Maria Helena.
Só falta trocarmos mais informaçoes para desvendarmos o mistério da vida de meu avô.
Aravés de Armando descobri que ele ficou 3 anos na Espanha. Acho que talvez tenha até parente por lá, hahahha, to brincando.

Obrigada pela ajuda
Juliana Francisco de Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#100591 | tetemartinho | 15 set 2005 22:27 | Em resposta a: #100417

Ola prima!!!
Ca esta outra parente! Eu sou Paula Cristina Francisco Martinho neta de Acacio Francisco e bisneta de Adelino Francisco! Sou sobrinha da Maria Helena, a minha mae e Maria Albertina e ainda ha muitos mais!! A nossa familia e muito muito grande! Sendo assim somos primas em 2 grau!!
Espero que nos possamos encontrar um dia!!
Beijocas!!

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#100613 | aurelia2020 | 16 set 2005 01:24 | Em resposta a: #100591

Nossa! Que família grande nós temos.
Provavelmente minha mãe fará uma viagem a Portugal antes de mim para encontra-los. Talvez no próximo ano meu pai e minha mãe apareçam pela terras portuguesas. A minha mãe, filha de Adelino, esta muito ansiosa por conhecer o lugar que meu avô nasceu.
Quantos filhos meu avô teve em Portugal? E quantos filhos Acácio teve?

bjos

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#100615 | aurelia2020 | 16 set 2005 01:27 | Em resposta a: #100613

Se quiseres podes me enviar um e-mail , srta_belo@yahoo.com.br
Assim eu te mando fotos do pessoal daqui e também do nosso parente em comum, Adelino Francisco.

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#100685 | fmlfrancisco | 16 set 2005 22:48 | Em resposta a: #100613

Ola, aqui esta mais uma prima, sou a Fernanda tenho um irmao que é o Carlos, somos filhos do José, netos do Adelino.
Isto é que é ver a familia a crescer!!
Bjcas.

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#100722 | aurelia2020 | 17 set 2005 14:56 | Em resposta a: #100685

Nossa!
Imagina fazer uma árvore genealógica dessa família, vai dar uma coisa GIGANTE!
Aqui meu avô teve 11 filhos, 8 ainda vivos. 21 netos e 6 bisnetos.
:P
bjos

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#100767 | aurelia2020 | 18 set 2005 02:53 | Em resposta a: #100722

Errei os números que escrevi acima:
Ao todo são 9 filhos vivos, 22 netos e 12 bisnetos.

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#100890 | bolinha22 | 19 set 2005 20:39 | Em resposta a: #100767

Olá! Aqui está mais uma prima. Sou neta de Adelino Francisco, filha de Acácio Francisco. O meu nome é Maria Albertina, tenho duas filhas, a Paula e a Cláudia.
Fiquei muito contente por saber da vossa existência e espero que um dia nos encontremos todos. Um beijo!

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#156751 | FellipeMarques | 21 mai 2007 02:53 | Em resposta a: #100890

Caros,

Meu nome é Fellipe Ruiz Marques e sou neto de Joaquim Francisco Marques, falecido há cerca de 45 anos. Meu avô Joaquim era filho de Antonio Francisco e Elvira Marques. A única pista que tenho sobre o passado de meu avô é que ele veio para o Brasil aos 17 anos, formando-se na Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro) em economia.

Seria esta a mesma família Francisco?

Saudações,
Fellipe

Resposta

Link directo:

RE: Adelino Francisco

#157826 | bolinha22 | 30 mai 2007 19:59 | Em resposta a: #156751

Caro amigo,

não me parece que a família seja a mesma.

No entanto, a nossa família encontrou-se, claro, com grande ajuda deste forum. Foi aqui que os meu famíliares no Brasil conseguiram, através, da certidão de nascimento e acesso a dados da vila onde o meu bisavô nasceu.

Aconselho-o a procurar o local de nascimento do seu avô e, através dessa informação, tentar obter mais dados.

Boa sorte,

Cláudia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 12:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen