Malafayas, do Algarve, Silves

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Malafayas, do Algarve, Silves

#97519 | pinheirov | 07 ago 2005 02:55

Prezados Membros deste Forum

Na sequência de uma pesquisa pessoal sobre a ascendência de uma das gerações de Malafaias do Norte de Portugal, deparo com uma informação no Felgueiras Gaio (tit. Malafayas) que me indica que um ramo descendente dos de Arouca, de Rodrigo Malafaya ou de seu filho Pantalião Roiz Malafaya, será, ou serão, os prováveis progenitores dos do Algarve que aí se teriam estabelecido em Silves por volta do séc. XV-XVI. Aí teriam tido, parece, geração continuada.

Por residir no estrangeiro e por observar que muitos membros pesquisam gentes dessa província e vila, grato ficaria por qualquer informação encontrada ao hasar ou qualquer referência bibliográfica que diga respeito a este apelido nessa região do país, com particular interesse por um Pedro Vaz Malafaya, Pedro Dias de Malafaya e Constança da Costa de Refoios ou Joana de Refoios da Costa.
Agradecendo antecipadamente, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Malafayas, do Algarve, Silves

#142682 | Craveiro | 02 fev 2007 01:01 | Em resposta a: #97519

Caro Victor Pinheiro

Refere-se a Silves como vila, Silves é cidade desde a reconconquista (1266) mas já o era desde o tempo da ocupação muçulmana. Era a cidade mais importante do Algarve, tendo sido a capital desta província até ao séc. XVI quando cedeu o título a Faro. Mesmo sem população suficiente, sempre foi cidade por razão históricas.

Com os melhores cumprimentos

Jorge Gonçalves Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Malafayas, do Algarve, Silves

#142687 | rafael | 02 fev 2007 02:20 | Em resposta a: #142682

Caro Jorge Gonçalves Sequeira

E não só os monumentos, Silves tem um bom museu.Teve vultos importantes nas letras quando da ocupação muçulmana. Era notável pelos palácios,hortas e lindos jardins. E célebre tb.pela beleza das suas mulheres. Acrescentarei que, felizmente, a formosura feminina não foi ou é privilégio de Silves, mas conto o que a tradição nos deixou através das lendas conhecidas.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

É possível que com tempo deixe aqui mais outro pequeno apontamento sobre o assunto; aliàs,guardo de Silves das melhores recordações da minha vida e aí tive antepassados e parentes.

Resposta

Link directo:

RE: Malafayas, do Algarve, Silves

#142690 | pinheirov | 02 fev 2007 03:42 | Em resposta a: #142682

Caro Jorge G. Sequeira

Vale sempre a pena esperar... Agradeço o seu contacto e confirmo continuar ainda interessado em qualquer informação sobre os desse apelido oriundos da cidade de Silves. Trata-se na verdade de Silves cidade, com um vasto e rico passado histórico que tive a oportunidade de visitar no ano passado assim como o seu Museu, por um dia de verão que ficará gravado na memória, tanto a temperatura era insuportável. Recolhi aí uma escassa informação sobre um eclesiático que teria assistido em meados do séc. XV, o Bispo de Silves que daí administrava a Arquidiocese de Lisboa, prova da importância dessa Cidade no reino, nessa época.
Consta que outros desse apelido teriam tido em Silves geração continuada, mas não como tinha suposto pela linha de Pantalião R. Malafaya, neto de D. Rodrigo Malafaya (e não filho deste como indiquei por erro na abertura do meu tópico); é o que me interesa agora aprofundar, continuando por isso a agradecer qualquer dado ou literatura que eventualmente me possa referir sobre os deste apelido e dessa região. De passagem de novo em 2007, farei nova visita à cidade e ao museu esta primavera (fará concerteza mais fresco... e pelos vistos, na opinião do compatriota Rafael de Carvalho, há também outras belezas para desfrutar... )
Grato pela sua presente contribuição, com os melhores cumprimentos.

Victor M.Pinheiro (victor.pinheiro @ umontreal.ca)

Resposta

Link directo:

RE: Malafayas, do Algarve, Silves

#142698 | Craveiro | 02 fev 2007 10:41 | Em resposta a: #142690

Caro Victor M.Pinheiro

Terei todo o gosto em partilhar alguma informação que lhe possa interessar e ser útil caso a descubra. Boa parte de minha família tem raízes na região de Silves. Há muito tempo que me interesso por pesquisas genealógicas mas só há pouco tempo as iniciei de facto.

Com os melhores cumprimentos

Jorge Gonçalves Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Malafayas, do Algarve, Silves

#142734 | judiaria | 02 fev 2007 15:40 | Em resposta a: #97519

Carissimo
Faço minhas as palavras do Jorge. Silves em 1189 era em beleza e opulencia mais importante que Lisboa (crónica do cruzado anónimo que relatou a conquista de Silves aos muçulmanos 1189). Quanto aos Malafaya saberá por volta de que ano vieram para Silves ? No arqº Distrital de Faro já encontrei esse nome, mas só noutras buscas, pois lembro-me de ter visto Malafaya mas não tirei apontamentos.

Tenho minhas origens em Silves, mas só as mais recentes, pois pela parte materna eram de Estombar e Alcantarilha e pela aterna, de Albufeira (Guia)

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Malafayas, do Algarve, Silves

#142793 | pinheirov | 02 fev 2007 22:59 | Em resposta a: #142734

Caro Joaquim Reis

Agradeço a sua disponibilidade e interesse. Segundo a informação que possuo e que refere aos nobiliários assim como a uma recente publicação sobre a estirpe dos Malafaias na região das Beiras, a presença destes no Algarve corresponderia ao último quartel do séc.XIV, ou princípio e meados do séc.XV. Alguns os dizem descendentes de Rodrigo que «seria natural do Reino do Algarve», sendo porém esta naturalidade controversa pois que outros dão este Rodrigo por filho do Lic. Luiz Gls. Malafaia, pessoa influente de Coímbra na época de 1450; parecendo ser esta a mais provável das suas origens por ser bem conhecida toda a sua ascendência-descendência a Norte do Mondego. Mas poderá ter vivido no Sul mesmo se depois se estabeleceu em terras de Tarouca. O apelido girou de qualquer modo pelos Algarves na época acima referida e a descoberta do eclasiástico que mencionei, assistente do Bispo de Silves no séc.VX, é uma prova disso por seu nome e apelidos corresponderem aos de um dos troncos Malafaias do Norte na mesma época; porém não é conhecida a sua filiação e as datas levam-nos a pensar que pouco ou nada poderá ser encontrado no arquivo distrital de Faro, mas sim no Tombo.
Mas nestas coisas as surpresas são moeda corrente e a recuperação de um registo mais recente, nos distritais, poderá permitir remontar na história e no tempo... Ficarei por conseguinte grato por qualquer informação relativa a este apelido que possa encontar ao azar das suas pesquisas.

Cordialmente,

Victor M.Pinheiro (victor.pinheiro @ umontreal.ca)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 10:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen