Família Monteiro Borges de Araújo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos | Património

Família Monteiro Borges de Araújo

#97567 | João Borges | 08 ago 2005 13:54

caros Confrades

Procuro dados sobre a famíia Monteiro Borges d'Araújo, de Marco de Canavesses, nomeadamente sobre a ascendência do fidalgo de cota de armas António Monteiro Borges d'Araújo cujo pai Manuel Monteiro Borges d'Araújo (foi escrivão proprietário dos ofícios, sisas e direitos reais de Canaveses, Finas e Soalhães) c.c. D. Anna Maximiana Pereira Vaz de Carvalho da casa da Torre.
Agradeço pistas e informações.

cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Borges de Araújo

#97576 | jpcmt | 08 ago 2005 16:18 | Em resposta a: #97567

Caro Confrade:

Provavelmente nada acrescentarei ao que já sabe. Em qq caso, no livro "Gente d'Algo" de M. Arnao Metello, está referenciada a Carta d'Armas concedida em 19.9.1831 (Monteiros/Borges/Araújos e Carvalhos) e a seguinte ascendência:

1.- António Monteiro Borges de Araújo, de Fonte Arcada.
2.- Manuel Monteiro Borges de Araújo, Escriv. do Crime e dos Órfãos de Canavezes, Finas e Soalhães.
3- Ana Maximiana Vaz de Carvalho.
4.- António Ribeiro Monteiro.
5.- Teresa Angélica Borges.
6.- João Pereira.
7.- Maria de Carvalho.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Borges de Araújo

#97599 | João Borges | 08 ago 2005 18:57 | Em resposta a: #97576

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Obrigado pela resposta.
Todavia já sabia esta informação. Se souber de algum confrade que esteja ou tiver tratado destes costados de Marco de Canaveses fico agradecia se me enviar o contacto.

cumprimentos
João Amorim de Carvalho Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Borges de Araújo

#97732 | NBA | 10 ago 2005 14:38 | Em resposta a: #97599

Caro João Borges


Tendo em consideração o seu nome e interesse específico nesta casa, suponho que seremos primos afastados. Se assim for, gostaria de saber ao certo qual é a sua ligação a esta família.

Tenho muita coisa estudada sobre a família, e a ascendência da casa da Torre, no lugar de Fonte Arcada (Várzea de Ovelha, Marco de Canaveses).

A Carta de Armas a que se refere o caro confrade J. de Mello e Castro Trovisqueira, pertencia ao meu falecido pai e está em nossa posse. O armoriado António Monteiro Borges de Araújo, era filho de Manuel Monteiro Borges de Araújo e de sua mulher Ana Maximiana Vaz de Carvalho. Neto paterno de António Ribeiro Monteiro e de sua mulher. Teresa Angélica Borges. Neto materno de João Pereira da Capela e Maria de Carvalho. Corrijo o "Finas" das V. transcrições para "Tuias".
De facto, ao contrário do que vem publicado no costado 40 das «Últimas gerações de Entre Douro e Minho», este António Monteiro Borges de Araújo não era avô, mas sim tio de outro homónimo, meu bisavô. O António, que teve Carta de Brasão de Armas em 1831, era o herdeiro da casa da Torre e faleceu com "febres malignas" no hospital do convento de Paço de Sousa, ao serviço do exército miguelista. Era solteiro e não teve descendência, pelo que o irmão seguinte, o meu trisavô Gaspar Monteiro Borges de Araújo, herdou a casa familiar. Isto está sumariamente publicado nos «Carvalhos de Basto», Cap. IV, §-12º/g, vol. ..., p. 216, onde publiquei a descendência de uns meus sextos avós (pp. 214-236).

Há bastante bibliografia, que carece de algumas correcções. Quando tiver mais disponibilidade, penso vir a reunir os resultados das minhas pesquisas num volume, para que algum familiar que esteja, como tu neste momento, interessado em saber mais informações sobre a família o possa consultar. De momento, penso que o melhor seria contactar-me para o e-mail nunoborgesdaraujo@netc.pt. Não prometo uma resposta pronta, uma vez que estou quase a partir de férias, mas não me esquecerei de lhe responder.

Deixo aqui uma lista deste ramo dos meus antepassados Borges. Da Ana Moniz de Vasconcelos, casada com Bartolomeu de Araújo, da vila de Canaveses, para trás tem muita informação na base de dados deste website:

01 Nicolau Borges Cerqueira (ou Cerqueira Borges)
02 Ana Moniz de Vasconcelos (...-1633). Cas. c. Bartolomeu de Araújo (...-1643)
03 Belchior Borges de Araújo (1596-1650)
04 Gaspar Borges de Araújo (1625-...)
05 Juliana Borges de Araújo (...-1712)
06 Mariana Borges de Araújo (...-1733)
07 Teresa Angélica Borges de Araújo (1722-...). Cas. c. António Ribeiro Monteiro, sr. da casa da Torre, em Várzea de Ovelha (Marco de Canaveses)
08 Manuel Monteiro Borges de Araújo (1752-1829)
09 Gaspar Monteiro Borges de Araújo (1805-...). Cas. c. Leonor Emília de Abreu de Araújo e Azevedo Bacelar, da casa do Souto, em S. Clemente de Basto (Celorico de Basto)
10 António Monteiro Borges de Araújo (1856-1918), meu bisavô paterno.


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro Borges de Araújo

#208021 | Senhores | 11 set 2008 15:42 | Em resposta a: #97567

Tenho um colega advogado, Dr. Antonio Borges de Araujo que tem propriedades no Marco de Canaveses.

Posso saber mais informações.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 04:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen