Correias, em Viseu (séc. XV e XVI)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Correias, em Viseu (séc. XV e XVI)

#97606 | victorferreira | 08 ago 2005 23:08

Caros confrades,
Tratando-se de um período para o qual os registos de baptismo, se existentes, escasseiam, tem-se tornado penoso descobrir pistas que me falem de gente com esse nome que possa ser ancestral (ou mesmo familiar) de um António Correia de Bulhões, nascido em 1550, Cav. Fid., COC e Juiz dos Órfãos (era-o em 1592) por mercê do Bispo D. Jorge de Ataíde.
Alguem conhecerá alguma coisa sobre uma família Correia em Viseu?
Grato.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Correias, em Viseu (séc. XV e XVI)

#97608 | JCC | 08 ago 2005 23:37 | Em resposta a: #97606

Caro Victor Ferreira

Provavelmente já tentou isto mas não me sentiria bem se lho não recordasse.

Se era COC e CFCR e Juiz há-de ter alguma habilitação. Já viu as Habilitações para a OX e a Leitura de Bacharéis? E o Registo Geral de Mercês?

Boa sorte.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Correias, em Viseu (séc. XV e XVI)

#97620 | victorferreira | 09 ago 2005 10:19 | Em resposta a: #97608

Caro João Cordovil Cardoso,
Agradeço muito a lembrança.
Peço os seus comentários para:
- o RGM (informatizado), pelo que me dizem, informa a partir de 1640 e tem lá umas coisitas anteriores, mas pelos vistos não muito anteriores. Como ando à procura de coisas de 50 a 100 ou mais anos antes, haverá outros registos de mercês 'reservados' ou em outros fundos?
- habilitações para OX pareceu-me só ver também a partir de muito mais tarde: haverá de facto para essa época em outro fundo?
- nunca ouvi falar da Leitura de Bacharéis, mas vou pesquisar na primeira oportunidade.
De facto o que encontrei até agora é o seu Alvará para Juiz dos Órfãos Viseu, que como sabe, não era bem bem Juiz, mas um mandato para os casos menores e que portanto parece que poderia eventualmente, suponho, dispensar o bacharelato (olhe que grande ideia para remeter os casos menos graves para uma terceira ou quarta instância ... ideia velha de séculos, a julgar pelo exemplo ...).
Ainda não o consegui ler na totalidade (paleografia ...) mas parece que o cargo até foi uma 'cunha' do Bispo e Capelão-Mór D. Jorge de Ataíde.
Cumprimentos e grato pelos comentários.
VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 11:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen