Famílias Macambira e Megre

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Famílias Macambira e Megre

#97701 | luis262 | 10 ago 2005 02:41

Boa noite.

Procuro informações sobre a família Macambira , que julgo ser originária do Brasil e, em particular, sobre os ascendentes de Prudêncio Pereira Macambira, que terá nascido em meados do séc XIX, que ainda no Brasil, ou já depois de vir para Portugal, casou com D. Maria Torquata Megre.
Deste casamento nasceu, em São Mamede de Infesta c. de 1875 uma filha, Maria da Conceição Megre Macambira, que casou cerca de 1900, c. António Alves Carneiro, proprietário em Seroa, Paços de Ferreira, c. geração.
Como entretanto sei da existência de uns Pereira Macambira, que precisamente em meados do séc XIX, viviam no Pará,( uns em Santarém, outros em Belém), é possível que o referido P.Pereira Macambira tivesse alguma ligação com essas pessoas.

Continuo, entretanto a tentar, sem resultado, saber a ascendência de Maria Torquata Megre que sei ter parentes Megre na zona do Porto.
Mas ...sabendo que também existem Megre e Megre Restier no Brasil, interrogo-me se alguns desses Megre do Porto, não teriam passado pelo Brasil, embora sendo uma família que aparece em vários países europeus e muitos se tenham estabelecido directamente em Portugal.

Vou tentar desatar o nó desta meada , mas entretanto agradecia a quem soubesse alguma sobre o assunto me desse uma ajuda nisto...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Macambira e Megre

#97763 | luis262 | 10 ago 2005 23:20 | Em resposta a: #97701

Caros participantes:

Eis os dados que possuo sobre os Pereira Macambira, do Pará, Brasil, que referi na anterior mensagem:

FRANCISCO IGNÁCIO PEREIRA MACAMBIRA, nasceu cerca de 1831, em Santarém, Pará, Brasil. Casou com MARIA CARDOZO MONTEIRO, nascida cerca de 1835 em Santarém, Pará, Brasil.

FRANCISCO PEREIRA MACAMBIRA, nascido cerca de 1875, em Belém, Pará, Brasil, casado com POLICARPA MACAMBIRA, natural da mesma localidade.
O casamento que data de c. de 1889, também se realizou em Belém, Pará, Brasil. Tiveram:

HERMÓGENES MACAMBIRA, nascido em Belém, Pará, Brasil, c. de 1890, aí casado em 1915 com MARIA DA SILVA MACAMBIRA e falecido nessa mesma localidade, em 18.02.1942.

São estes elementos referentes a Pereiras Macambiras aos quais tive acesso , mas desconheço se há qualquer ligação a PRUDÊNCIO PEREIRA MACAMBIRA , nascido em meados do séc.XIX, no Brasil, casado com MARIA TORQUATA MEGRE, que residiram em Portugal na região do Porto e viriam a ser bisavós de minha mulher.
Qualquer informação será útil.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Macambira e Megre

#97765 | luis262 | 10 ago 2005 23:47 | Em resposta a: #97763

Coplementando a anterior mensagem:

O casamento de Francisco Ignácio Pereira Macambira com D. Maria Cardozo Monteiro, teve lugar em Santarém, Pará, Brasil, cerca de 1855.

Nota : Obtive todos os dados referentes ao Brasil , " via " mormons, mas não é permitido indicar endreços aqui, como devem certamente saber.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Macambira e Megre

#97851 | luis262 | 12 ago 2005 19:14 | Em resposta a: #97701

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Macambira e Megre

#97867 | luis262 | 13 ago 2005 11:42 | Em resposta a: #97851

Renovo o pedido e, aproveito para acrescentar mais qualquer coisa:

-Na certidão de nascimento do filho Francisco, de Maria da Conceição (Megre) Macambira e de seu marido, António Alves Carneiro, a 22.11.1906, aparecem como padrinhos , Francisco d`Assis Carneiro ( avô paterno do batizado) e Maria Isabel Pereira Macambira, solteira, que pelos apelidos, poderá ser uma irmã de Prudêncio Pereira Macambira, portanto tia-avó do batizado.
Cuprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Macambira e Megre

#97954 | luis262 | 15 ago 2005 22:38 | Em resposta a: #97867

Renovação de pedido.
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Megre Megre

#99469 | luis262 | 05 set 2005 23:21 | Em resposta a: #97867

Caros participantes:

Soube entretanto, por uma pessoa da família , que o já referido António Alves Carneiro ,depois de enviuvar da sua primeira mulher, D.Maria da Conceição (Megre) Macambira, casou segunda vez com D. Isabel Megre, sem geração.

Desconheço ainda se existia algum grau de parentesco, o que parece provável e, nesse caso qual, entre as duas senhoras

Também me informaram que tanto António Alves Carneiro como o seu pai, Francisco d`Assis Carneiro possuíram propriedades no Brasil, lá tendo residido durante algum tempo.
Estas últimas notícias são muito vagas, pois não me souberam indicar onde estas se situavam, e qual o/os períodos da sua permanencia aí. Vou tentar esclarecer melhor este assunto.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE:Isabel Megre

#99470 | luis262 | 05 set 2005 23:24 | Em resposta a: #97701

Peço desculpa : o duplo Megre foi lapso,
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Megre Megre

#259615 | luis262 | 30 jul 2010 02:42 | Em resposta a: #99469

Boa noite:

Assento do casamento de António Alves Carneiro Com Maria da Conceição Megre Macambira,

A 16.11.1901, Porto, Paranhos, casaram António Alves Carneiro, de 34 anos, solteiro, proprietário natural de Serôa, Paços de Ferreira, aí baptizado e morador na R. de Costa Cabral , Porto, Paranhos, filho legítimo de Francisco d´Assis Carneiro n.de P.de Ferreira, Meixomil e de D. Rita Ferreira, n. de P.de Ferreira com Maria da Conceição Megre Macambira, solteira, proprietária, n. de S. Mamede de Infesta, filha de Prudêncio Olímpio Pereira Macambira e D. Maria Torquata Megre.
Porto, Paranhos Liv. Casamentos ano de 1901 fl. 95

Padrinhos: D. Maria Macambira Carneiro e Tomás Megre Restier.

A sua primeira mulher faleceu no Porto, freg. de Paranhos a 22.02.1911

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=136043

Posso agora confirmar que António Alves Carneiro, tal como referi na minha "velha" intervenção de 5.09.2005, casou com uma prima direita da sua primeira mulher, Isabel Maria Megre Restier, nascida em Cedofeita a 25.9.1881 e aí b. a 24.3.1882 (Liv. B. Porto, Cedofeita 1882 fl. 88 v.) filha de Tomaz Megre Restier e Maria Amélia de Azevedo Viana.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1309167

Embora não tenha consultado o registo desse casamento, o facto consta dos repectivos registos de óbito, das quais constam igualmente as respectivas filiações.

- António Alves Carneiro, + Porto, Paranhos a 26.8.1930, aos 63 anos de idade ( Aquivo Central do Porto Liv. Registo de óbitos de 1930, Registo Nº 894)
Nota: Refere o registo de óbito, o nome da viúva e que o falecido era com ela casado há desassete anos.

- Isabel Maria Megre Restier, + Porto, Paranhos a 11.5.1956, aos 74 anos de idade ( Arquivo central do Porto Liv. Registo de óbitos de 1856, Registo Nº 447 )-

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Macambira e Megre

#262299 | Mac5 | 16 set 2010 13:23 | Em resposta a: #97763

Prezado Luis Picarra,

Gostaria da sua ajuda para descobrir se
FRANCISCO PEREIRA MACAMBIRA, nascido cerca de 1875, em Belém, Pará, Brasil, casado com POLICARPA MACAMBIRA, natural da mesma localidade tiveram outro filho, pois de acordo com informacao de meu pai , meu avo Geraldo Pereira Macambira era filho do casal . No entanto em sua informacao somente HERMÓGENES MACAMBIRA, nascido em Belém, Pará, Brasil, c. de 1890 consta como filho .
Desde ja agradeco
Luiz Macambira
lf.costa@globo.com
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Megre, Macambira e Brito Carneiro.

#340129 | luis262 | 29 dez 2013 14:14 | Em resposta a: #262299

Boa tarde,

Será que que algum dos participantes do fórum me pode ajudar a encontrar a ligação entre o casal
Francisco Antunes de Brito Carneiro / Maria Olímpia Macambira http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1152179 e Francisco de Artaloytia Macambira de Brito Carneiro ? http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2116247

Atendendo às datas, julgo ser possível que Francisco seja neto do referido casal e filho de um irmão de Maria Olimpia e de Carlos ( este último, embora tal facto não conste ainda do Geneall ), casou com Isilda de Oliveira da Rocha e Sousa, em São Mamede de Infesta a 14.8.1907.
Esse hipotético irmão terá casado com uma Senhora de apelido Artaloytia ?

O meu interesse e curiosidade, tem a ver com o facto de minha mulher, Maria Teresa Couto Carneiro, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=131984, ser bisneta de Prudêncio Olímpio Pereira Macambira e Maria Torquata Megre e, desde há alguns ano ter vindo a pesquisar esse seu ramo familiar.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 00:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen