Presidentes da Câmara de Famalicão (1835-2005)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Presidentes da Câmara de Famalicão (1835-2005)

#97710 | Carlos Silva | 10 ago 2005 09:21

Caros colegas,

Segue a lista dos Presidentes da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, desde a criação do concelho em 1835.

Agradeço correcções.
Carlos P.M.M. da Silva


1835 - Antonio Ribeiro de Queiros Moreira
1836 – Manuel de Sa Malheiro Soutomaior
1836 – Jose Antonio Vidal
1837 – Bernardo Jose da Fonseca e Castro – Gaudencio Xavier Carvalho da Silva
1837 – Bernardo Jose da Fonseca e Castro
1839 – Joaquim de Sa Leonardo
1841 - Manuel de Sa Malheiro Soutomaior
1846 – Jose Antonio da Costa Araujo
1847 – Joao Gomes Barroso
1847 – Jose Ludovice de Araujo Leao
1852 – Lino Jose de Sousa Ferreira
1854 – Jose Antonio da Costa Araujo – Jose Matias Lopes de Azevedo Carvalho
1856 - Jose Ludovice de Araujo Leao
1858 – Jose Carvalho de Sa Miranda
1860 – Antonio dos Santos Oliveira
1862 - Lino Jose de Sousa Ferreira
1866 – Narciso Antonio Marques de Abreu
1870 – Barao da Trovisqueira
1876 – Francisco Inacio Tinoco de Sousa
1878 – Barao da Trovisqueira
1882 - Narciso Antonio Marques de Abreu – Antonio da Costa Araujo
1886 - Antonio da Costa Araujo
1887 – Jose Rodrigues de Sa e Abreu
1893 – Bernardo Jose da Fonseca e Castro
1896 – Jose de Azevedo e Meneses Cardoso Barreto
1899 – Barao de Joane
1900 – Antonio Pinto Novais
1902 – Jose Elisio Gonçalves Cerejeira
1905 – Barao de Joane
1908 – Joao Machado da Silva
1908 – Antonio Joaquim de Sousa Veloso
1908 – Daniel Augusto dos Santos
1910 – Joaquim Jose de Sousa Fernandes
1914 – Zeferino Bernardes Pereira
1918 – Joao Machado da Silva
1919 – Manuel Ferreira Loureiro
1919 – Antonio de Araujo Costa
1919 – Julio Gonçalves de Araujo – Jaime Valongo
1921 – Julio Gonçalves de Araujo
1921 – Augusto de Sa Pinheiro Braga
1923 – Carlos Filipe Pereira Bacelar
1926 – Francisco Alves Correia de Araujo
1929 – Manuel da Costa Ferreira
1930 – Jose Rodrigues de Sa e Abreu
1932 – Francisco Alves Correia de Araujo
1941 – Jose da Costa Jacome
1945 – Alvaro Folhadela Marques
1957 – Alvaro Folhadela Marques – Jose Pinto de Oliveira
1961 – Jose Pinto de Oliveira
1965 – Benjamim de Oliveira Salgado
1969 – Manuel Joao Dias Costa
1973 – Dinis Rui de Orey
1974 – Antonio Pinheiro Braga
1977 – Jose Carlos Marinho
1980 – Antero Alexandre Martins
1983 – Agostinho Peixoto Fernandes
2001 - Armindo Borges Alves da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Presidentes da Câmara de Famalicão (1835-2005)

#97729 | Samuel C O Castro | 10 ago 2005 14:19 | Em resposta a: #97710

Estimado Carlos Silva,

Parabéns pela lista de Presidentes da Câmara Municipal de Vila de Famalicão.
Como eu tenho em minha base uns Fonseca e Castro, em período próximo ao informado, sobre o presidente Bernardo José da Fonseca e Castro (1837), é possível informar alguns dados complementares sobre ele, principalmente de ascendência ?
Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Jose da Fonseca e Castro

#97749 | Carlos Silva | 10 ago 2005 20:01 | Em resposta a: #97729

Caro Samuel de Castro,

Bernardo Jose da Fonseca e Castro nasceu em 1809 no Porto. Era filho de Manuel Custodio da Fonseca de Araujo e Sà e de Custodia Joaquina de Castro, filha dos senhores da casa da Azenha (Sta Marinha da Costa - Guimaràes).
Foi tambem administrador do concelho, e foi comendador.
Casou em 1848, em Chaves, com Rita de sousa Pinto de Barros.
Foram pais do segundo Bernardo Jose da Fonseca e Castro (1850-1932), tambem presidente da Câmara e tambem administrador [1900-1901].

Fonte : "Sào Tiago de Casteloes, apontamentos para a sua historia", de Jose Carlos Mendes Araujo - 2005, ed. Quasi

Melhores cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Jose da Fonseca e Castro

#97761 | Samuel C O Castro | 10 ago 2005 23:00 | Em resposta a: #97749

Estimado Carlos Silva,

Salvei os dados para verificar se entroncam com dos demais Castros de minha base. Muitíssimo obrigado pelas excelentes informações. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Vereaçoes de Famalicao (1835-2005) e corrigenda

#109634 | Carlos Silva | 15 jan 2006 15:06 | Em resposta a: #97710

Caros colegas,

Foi publicado o livro « Vereaçoes de Vila Nova de Famalicào –1835-2005 » recolha e organizaçào de Antonio Joaquim Pinto da Silva (chefe dos Arquivos municipais de V.N. Famalicào).

Reune o nome dos vereadores da fundaçào do municipio à actualidade (antes das eleiçoes autarquicas de 2005).
Essa obra exemplar merece abrir caminho a generalizaçào do procedimento.

Os mais de 320 vereadores, identificados em 170 ans fornecem uma base importante para o estudo do poder local, da sua sociologia.

Para o genealogista tem interesse, e assim aparecem a desempanhar os 3 cargos (vereador, vice-presidente e Presidente) por vezes “dinastias” de responsaveis autarquicos e alguns nomes que ja vieram referidos e investigados nas paginas deste forum pelos colegas.

Por exemplo :
- Correia de Araujo (6 nomes de 1847 a 1989 – 2 presidentes)
- Sa e Abreu (2 vereadores e 1 presidente),
- Pinto de Azevedo (2 vereadores) sem duvida os de Joane,
- Barbosa de Joane (2 vereadores) mais conhecidos como industriais, republicanos conservadores, que assinaram a proclamaçào da Republica em 1910, exercendo cargos apenas durante o Estado Novo,
- Pinto Basto (2 v-presidentes), nos finais da monarquia
- Carneiro Bezerra (2 vereadores) julgo que de tendência monàrquica
- Pinheiro Braga (2 presidentes) antes e depois do Estado Novo
- Fonseca e Castro / Fonseca e Castro Ferreira, com 2 presidentes (Bernardo I e Bernardo II) 3 vereadores (Francisco, Durval I e Durval II) unico caso com participaçào de 1836 à actualidade.
- Aguiar Pimenta Carneiro, sem duvida da casa da Breia em Vermoim
- Bacelar, antes de 1926 a nivel local, e depois de 1974 a nivel nacional
- Cerejeira e Cerejeira Reis (1 presidente, 2 vereadores), familia do cardeal Cerejeira, salvo erro
- Baroes de Joane (1 presidente, 1 vice-presidente) pai e irmào do Presidente Bernardino Machado
- Folhadela (1 presidente : Folhadela Marques e 2 vereadores: Folhadela Macedo / Folhadela Simoes) e Veloso de Macedo
- Sousa Lopes
- Mesquita Guimaraes
- Malvar
- Teixeira de Melo (1 v-p., 1 vereador) com politicos tambem de nivel nacional
- Alves Salazar, industriais de Pedome, pioneiros do algodào
- Costa e Sa (3 nomes) familia de S. Cristovào de Cabeçudos
- Trovisqueira (1 presidente, 2 V.P.)
- Dias da Costa (1 presidente, 3 vereadores) dos relogios “A boas reguladora”

Outros casos mais, sem a menor duvida.

Alguns casos "visiveis" de dinastias, e outros menos "visiveis", mas de nào menos interesse.
Casos que concentram responsaveis em relativamente pouco tempo, outros que estendem em longos anos e muitas geraçoes.
Alguns passando todos os regimes, muitos com continuidade ideologica.

Quanto à lista dos presidentes, devidamente corrigida, é portanto a seguinte :

1835 - Antonio Ribeiro de Queiroz Moreira
1836 – Manuel de Sa Malheiro Sottomaior
1836 – Jose Antonio Vidal
1837 – Bernardo Jose da Fonseca e Castro
1837 – Gaudencio Xavier Carvalho da Silva
1837 – Bernardo Jose da Fonseca e Castro
1839 – Joaquim de Sa Leonardo
1841 - Manuel de Sa Malheiro Sottomaior
1846 – Jose Antonio da Costa Araujo
1847 – Joao Gomes Barroso
1847 – Jose Ludovice de Araujo Leao
1852 – Lino Jose de Sousa Ferreira
1854 – Jose Antonio da Costa Araujo
1854 – Jose Matias Lopes de Azevedo Carvalho
1856 - Jose Ludovice de Araujo Leao
1858 – Jose Carvalho de Sa Miranda
1860 – Antonio dos Santos Oliveira
1862 - Lino Jose de Sousa Ferreira
1866 – Narciso Antonio Marques de Abreu
1868 – Jose Francisco da Cruz Trovisqueira (Barao da Trovisqueira)
1876 – Francisco Inacio Tinoco de Sousa
1878 – Jose Francisco da Cruz Trovisqueira (Barao da Trovisqueira)
1882 - Narciso Antonio Marques de Abreu
1883 – Antonio da Costa Araujo
1887 – Jose Rodrigues de Sa e Abreu
1893 – Bernardo Jose da Fonseca e Castro
1896 – Jose de Azevedo e Meneses Cardoso Barreto
1899 – Antonio Luis Machado Guimaraes (2° Barao de Joane)
1900 – Antonio Pinto Novais
1902 – Jose Elisio Gonçalves Cerejeira
1905 – Antonio Luis Machado Guimaraes (2° Barao de Joane)
1908 – Joao Machado da Silva
1908 – Antonio Joaquim de Sousa Veloso
1908 – Daniel Augusto dos Santos
1910 – Joaquim Jose de Sousa Fernandes
1914 – Zeferino Bernardes Pereira
1918 – Joao Machado da Silva
1919 – Manuel Ferreira Loureiro
1919 – Antonio de Araujo Costa
1919 – Julio Gonçalves de Araujo
1921 – Augusto de Sa Pinheiro Braga
1923 – Carlos Filipe Pereira Bacelar
1926 – Francisco Alves Correia de Araujo
1929 – Manuel da Costa Ferreira
1930 – Jose Rodrigues de Sa e Abreu
1932 – Francisco Alves Correia de Araujo
1939 – Rodolfo Manuel de Magalhaes Aguiar
1941 – Jose da Costa Jacome
1945 – Alvaro Folhadela Marques
1957 – Armindo Alves Correia de Araujo
1958 – Jose Pinto de Oliveira
1965 – Benjamim de Oliveira Salgado
1969 – Manuel Joao Garcia Dias da Costa
1973 – Dinis Ruy de Orey
1974 – Antonio Pinheiro Braga
1976 – Jose Carlos Pereira Gomes Marinho
1980 – Antero Alexandre de Castro Martins
1983 – Agostinho Peixoto Fernandes
2002 - Armindo Borges Alves da Costa

Assim Jaime Valongo nao foi Presidente, mas sim Vice-Presidente de Julio Gonçalves de Araujo (1919)
E Rodolfo Manuel de Magalhaes Aguiar foi presidente em dezembro de 1939.

Trata-se portanto de obra de consideravel interesse, para a qual vao os meus parabens.

Carlos Silva

P.S. : Tambem foi publicada uma historia de Vila Nova de Famalicào, da responsabilidade de Viriato Capela, José Marques, Artur Sà da Costa e do mesmo A.J. Pinto da Silva, que além de adiantar mais elementos aliciantes sobre as vereaçoes, nos dà tambem uma lista dos Administradores do concelho (1852-1910) que vem completar o quadro.

Resposta

Link directo:

RE: Presidentes da Câmara de Famalicão (1835-2005)

#110736 | helenatc | 27 jan 2006 15:37 | Em resposta a: #97729

Caro Senhor,
Embora não me pareça haver qualquer associação com os Fonseca e Castro que refere, será que não tem qualquer informação sobre um José de Castro, dono da Quinta de Sinçães, em vila Nova de Famalicão, que terá vivido no fim do séc.XIX e princípio do séc. XX? Se tiver qualquer pista agradeço.
Com os melhores cumprimentos,
Helena Teles de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Presidentes da Câmara de Famalicão (1835-2005)

#110805 | Samuel C O Castro | 28 jan 2006 11:50 | Em resposta a: #110736

Estimada Helena,

Em minha base dos Castros não localizei o José de Castro referido. Como tenho interesse em todos os ramos dessa família, peço-lhe, caso vier a descobrir os ascendentes dele, me informar, pois gostaria de entroncar esse ramo junto aos demais. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes de Famalicao (1835-2005) e corrigenda

#110867 | Matilde Souto Pires | 29 jan 2006 15:19 | Em resposta a: #109634

Senhor Carlos Silva

Será possivel informar-me alguns dados sobre José Ludovice de Araújo Leão?Tenho os assentos de baptismo ,casamento e óbito
Mas não sei se era adepto de D. Miguel se D. Pedro,no entanto constou-me que era de D. Miguel,no entanto o facto de ser vereador, e duas vezes presidente da Câmara de Famalicão no tempo de D.Maria ||,faz-me duvidar
Desculpe-me pedir-lhe estas informações.
Gostaria de saber tambem como poderei adquirir esse livro e o outro sobre a História de Famalicão de Viriato capela,José Marques,Artur Sá da Costa e Pinho da Silva .E o preço dos mesmos, à cobrança, se me quizer fazer esse favor...
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

José Ludovice de Araújo Leão

#110869 | Carlos Silva | 29 jan 2006 15:44 | Em resposta a: #110867

Prezada Matilde Souto Pires,

José Ludovice de Araújo Leão

Vereador (1840-1841/1843-1846)
Presidente (Nov. 1847-1851/1856-1857)
Administrador substituto (1859-1860)

Em 1846 foi demitido com a Câmara pela revoluçào da "Maria da Fonte".
Suponho que era Cabralista.

Para comprar as referidas obras pode dirigir o seu pedido à C.M. de Famalicào ou talvez às ediçoes Quasi.

Melhores cumprimentos
Carlos P.M.M. Silva

Resposta

Link directo:

RE: José Ludovice de Araújo Leão

#110886 | Matilde Souto Pires | 29 jan 2006 20:52 | Em resposta a: #110869

Caro Senhor

Muito obrigada pelas suas informações, vou tentar adquirir esses livros.
Brevemente vou ter o livro das Ordenanças e Milicias em Portugal ,de Nuno Borrego, se precisar de algum dado diga.
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

Araújo Leão

#111821 | CPMM Silva | 11 fev 2006 13:32 | Em resposta a: #110867

Cara Matilde Souto Pires,

A proposito das preferências politicas na familia Araújo Leão no sec. XIX, vejo que Rodrigo Antonio de Araújo Leão era capitào dos voluntarios Realistas no Batalhào de Barcelos em 1830, tendo além disto como tenente Joaquim Inacio de Araújo Leão.
O mesmo Rodrigo (ou um homonimo?) era tenente do Regimento de milicias de Vila do Conde, e residente em Telhado, em 1809.

Deve ser o mesmo Rodrigo de Araújo Leão que foi vereador de V.N. Famalicào em 1838.

fonte : Nuno P. Borrego
"As Ordenanças e as milicias em Portugal" Lisboa (2006)

Resposta

Link directo:

Vereaçoes e Milicias

#111832 | Carlos Silva | 11 fev 2006 14:27 | Em resposta a: #109634

Tem, me parece, bastante interesse o cruzar fontes como as vereaçoes com a obra de Nuno Borrego recem publicada "As Ordenanças e as milicias em Portugal" Ed. Guarda-Mor, Lisboa (2006) principalmente (nesta caso no que diz respeito a Famalicào) para o periodo logo anterior à criaçào do concelho (1835), ou seja aproximadamente 1807-1834.

Alguns exemplos podem servir para por em relevo certos elementos.

Tivemos oportunidade de referir a presença de individuos da familia Araujo Leao (do Telhado) nas Milicias em 1807, nos voluntarios Realistas em 1830, e nas vereçoes entre 1838 e 1857.

O mesmo no caso da familia Ferreira de Macedo, com Higino Ferreira de Macedo, de V.N. Famalicào, tenente de Milicias de Vila do Conde (1810) capitào (1821) demitido (1832), que achamos nas vereaçoes entre 1836 e 1842.
Podemos supor que parente do Alferes Egidio Ferreira de Macedo, das mesmas milicias (1807).

Sem duvida que poderiamos ligar o Alferes Luis da Costa Araujo (1810) do Louro aos costas Araujos tào presentes nas vereaçoes desde o inicio e ao longo do sec. XIX.

A propositos destes podemos notar que tal como os Araujos Leào, estao tambem representados no Batalhào do Minho dos voluntarios Realistas, o que nao impede que se achem presente depois de 1835 nos cargos camararios.

Assim José Antonio da Costa Araujo é Tenente em 1830, e deve ser o mesmo que foi depois vereador varias vezes entre 1836 e 1846, chegando mesmo a ser Presidente da Câmara (1846-1847/1854-1855).

O mesmo se nota no caso da familia Malheiro Sottomaior. Outras mais, talvez.

Nào é todavia o caso com todos, de forma que por sinal ou por acaso os Sequeiras Lobo (Vermoim) se acham presentes nas milicias em 1810, e depois nas vereaçoes de Famalicào, sem todavia terem participaçào (pelo que parece a priori) nos Voluntarios Realistas.

Pequenissima achega esta para tentar demonstrar o interesse para o genealogista, e nào apenas ele, de comparar essas novas fontes, independentes, e tao complementares afinal.

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#111886 | Matilde Souto Pires | 12 fev 2006 16:04 | Em resposta a: #111832

Caro Carlos Silva
Mais uma vez muito obrigada pelas suas « achegas»
Não sei se estará interessado nas seguintes informações,caso não as saiba tambem:
Rodrigo António de Araújo Leão, era irmão de Joaquim Inácio de Araújo Leão,foram ambos colocados em 15-6-1830na 6ª companhia de Voluntários Realistas de Barcelos,tendo o Rodrigo sido promovido a capitáo nesta altura,pois anteriormente era tenente do regimento de milicias de Vila do Conde.Tenho a árvore genealógica dêles
Não sei se o tenente José da Costa Araújo ,tenente em 1830 ,que tambem foi vereador e Presidente da Cãmara de V.N F,era familiar dos Araújo Leão.
Em 1856, numa sessão extraordinária da Câmara de V.N.F.para apuramento dos 40 maiores contribuintes do concelho consta o Joaquim Inácio de A.L. , no lugar de Oliveira

Tambem já recebi a semana passado o livro das Ordenanças e Milicias do Nuno Borrego, uma obra extraordinária....Agora espero que o 2º volume surja ,onde poderei encontrar ,bem uma duzia de antepassados todos anteriores a 1700

Houve um Araújo Leão que não consta no livro do Nuno Borrego nem o encontrei nas listas dos muitos livros que vi no Arquivo Histórico Militar .
Trata-se de José Vicente de Araújo Leão.Foi capitão das Ordenanças da Companhia
de S. Cosme do Vale.Tenho um processo de 1809 a 1811 de uma Justificação para promoção a sargento -mor , com o soldo igual ao do sargento- mor do Porto--Prova da sua Nobreza etc. etc.
Apezar de as testemunhas(António Bernardo da Silvae Sousa,Capitão-Mor de Vimieiro e chefe da oitava brigada do Minho---João do Couto Ribeiro,fidalgo da casa do Principe Regente e Coronel das Milicias e comandante da 8ª Brigada das Ordenanças do Minho---António José de Araújo e Abreu da Silva e Figueiredo,ajudante ás ordens doComando da 8ª Brigada do Minho----Manuel Machado Azevedo da Cunha,conego Magistral da I.R.Colegiada de N.Sra. da Oliveira deGuimarães---Sebastião José Cardoso da casa e quinta de S,Miguel de Romfe---José Correia da Silva ,tenente da 6ª brigada do Concelho de de Santa Cruz de Cima Tâmega---Lourenço Machado de Miranda Gusmão da Cunha,vereador da Cãmara )terem realçado o seu Patriotismo,nobreza,as suas qualidades como pessoa, honra,brio e energia no desempenho do seu comando, da intrepidez como se portou com as suas tropas na zona de Falperra quando o ataque a Braga , tropas essas fardadas á sua custa,no fim não compreendi se a sua pretenção para Sargento-mor com soldo igual ao do sargento -mor do Porto foi concedida
Pois em Abril de 1812 veio o despacho do Principe Regente, assinado pelo Conde de Galveias ,com a recomenda çõ para os Governadores do Reino defirirem como acharem justo .Do Rio de Janeiro 7-4 1812.
Resposta = Escusado
Não sei se escusado quere dizer recusado ou quer dizer não serem necessários mais provas...
Êste José Vicente A.L.tambem umas testemunhas dizem que era Professo da O.C.e não aparece mencionado como tal ,ao contrário do Pai ,irmão e alguns primos.O facto é que no assento de óbito não consta como capitão e vai vestido com o Hábito de Nossa Sra. do Carmo.Talvez o padre não distinguisse o Hábito .

Lendo agora melhor a minha papelada virifiquei que quando o seu 2º casamento já idoso consta no respectivo assento que era professo na Ordem de Cristo

Tambem o único filho de José Vicente de Araújo Leão ,José Ludovice de Araújo Leão,em 1819 ,com24 anos, era ajudante das Ordenanças do termo e Capitania de Barcelos da 8ªBrigada da Provincia do Minho,segundo documento que tenho fotocópia e não consta nos livros do A.H.M. nem no livro de Nuno Borrego

Enfim tudo isto porque gostaria de descobrir qual era o partido destes,Miguelista,Cabralista,Foram aceites por D.Maria?

Já pedi para os Serviços de Cultura da câmara de V.N.F.o envio á cobrança do livro das vereações e Presidencia da Câmara ,mas não me responderam . o outro livro está esgotado e ainda bem pois eu tento-me fácilmemte na compra dos livros e...

Desculpe-me se este assunto não lhe interessar, mas como se tratam de pessoas de Famalicão...

Tem alguma informaçaõ que o levou a pensar que José ludovice de Araújo Leão era Cabralista?É que eu tenho uma fotocópia ,aquando êle era Presidente da Camara, dirigida á Rainha D. Maria 2ª de uma petição,creio que para elevar Famalicão a vila, petição essa que não foi assinada por si, mas pelo Vice presidente da Câmara, o que não deixa de ser estranho

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#111893 | Carlos Silva | 12 fev 2006 17:38 | Em resposta a: #111886

Cara Matilde souto Pires,

A Câmara que foi demitida em 1846 era Cabralista, de forma que me pareceu que tambem se podia considerar o mesmo com o José ludovice de Araújo Leão.
Contudo, segundo tive ja oportunidade de ver nos livros da C.M. (para periodos posteriores é certo) o panorama politico podia ser algumas vezes bastante mais complexo.

Melhores cumprimentos
C.P.M.M. Silva

P.S.: Tambem nào consegui contacto com os serviços da C.M. para compra dos referidos livros. Solicitei familiares que se deslocaram.

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#205720 | edvasconcelos | 19 ago 2008 15:08 | Em resposta a: #111886

Caros Confrades

Acabei de passar por esta mensagem, e reparei num nome que poderá ter interesse para as minhas pesquisas em curso.

Procuro identificar a patente correcta de um indivíduo, que era Capitão em 1817, de nome José Correia da Silva e Vasconcelos, natural e morador em Raiva (Castelo de Paiva). Não sei se seria capitão de Ordenanças ou de forças regulares.

Ora na mensagem refere-se que é testemunha num processo de José Vicente de Araújo Leao, entre 1809-1811, um José Correia da Silva, tenente da 6ª brigada do Concelho de Santa Crus de Cima-Tâmega, diocese de Lamego, conforme escreve a confrade Matilde Souto Pires.

A pergunta que logo me surge é, será o mesmo indivíduo, sendo tenente à data? Onde fica o concelho de Santa Cruz de Cima-Tâmega (provavelmente extinto), pois não consegui encontrar referência da sua localização? É que o "meu" José Correia da Silva e Vasconcelos era descendente de familia "Correia de Sequeira" provavelmente de Lamego, o que pode associar, ainda que hipoteticamente, os dois.

Será que alguém poderá lançar mais alguma luz sobre este assunto. Obrigado.


Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#205722 | edvasconcelos | 19 ago 2008 16:05 | Em resposta a: #205720

Boa tarde de novo!

Mais algumas pesquisas e lá encontrei Santa Cruz de Riba-Tâmega, concelho extinto em 1855, situado em Vila Meã, entre Penafiel, Amarante e Lixa. Portanto a referência à Arquidiocese de Braga (que vinha com "sic" na mensagem de 2006) deverá estar correcta e, obviamente, nada tem a ver com Lamego.

Mas mantem-se a minha mesma questão, se serão os dois José Correia da Silva referidos a mesma pessoa?


Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#205749 | Matilde Souto Pires | 19 ago 2008 22:20 | Em resposta a: #205722

Caro Confrade
O José Correia da Silva,que foi testemunha de um antepassado meu ,José vicente de Araújo Leão, era morador na vila de Guimarães.Teria 37 anos em 1811, tinha uma quinta na Devesinha onde fazia muita assistência,que ficava na freguesia de S. Silvestre de Requião , termo da vila de Barcelos ,perto de Santa Maria de Telhado , donde o justificante era natural ,da quinta do Sobrado.
É tudo o que sei sobre esse seu possivel antepassado
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#205752 | edvasconcelos | 19 ago 2008 23:22 | Em resposta a: #205749

Obrigado pela sua resposta. Não esclarece muito, mas .... também não pode ser eliminarmente descartada. Vai ter de ficar a aguardar oportunidade para ser melhor estudada.

É que o meu antepassado nasceu a 20/05/1777 em Raiva (Castelo de Paiva), o que lhe daria a idade de 34 anos em 1811. Apenas casou a 1817, também em Raiva (Castelo de Paiva). Por onde andou enquanto militar é uma incognita.

Sendo o mesmo, segundo as suas informações, teria morado em Guimarães. Curioso é que um seu neto (do meu) casou na família Vale Peixoto, de Polvoreira (Guimarães) ...

Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#214322 | aalmartins | 29 nov 2008 12:09 | Em resposta a: #111886

Bom dia Matilde,


Estou curioso em saber algo mais da familia "deste" Rodrigo António de Araujo Leão, pois pelas minhas informações, é o nome do pai do meu bisavô Joaquim Justiniano de Araújo Leão (Telhado-V.N.Famalicão).

Obrigada Matilde,

António Leão

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#214360 | Matilde Souto Pires | 29 nov 2008 21:35 | Em resposta a: #214322

Caro Senhor António Leão

Só agora li a sua mensagem.Nestes próximos dias estou ocupadíssima e não terei tempo para satisfazer o seu pedido, Na próxima semanas procurarei o que tenho sobre o seu Rodrigo António de Araújo Leão que era neto de um antepassado meu e sobrinho de outro .
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#214418 | aalmartins | 30 nov 2008 22:07 | Em resposta a: #214360

Matilde desde já lhe agradeço a sua disponibilidade, ficarei a aguardar ansiosamente noticias suas.



António Leão Martins

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#214569 | Matilde Souto Pires | 02 dez 2008 22:06 | Em resposta a: #214418

Senhor António Martins leão

Eis o que tenho na ficha de Rodrigo António de Araújo Leão:
Nasceu na Casa e Quinta do Sobrado em Santa Maria de Telhado no concelho de Vila nova de Famalicão, 1788+ou-.
Filho mais velho do 1º casamento do Pai, Francisco Manuel de Araújo Leão e D.Maria Custódia de Araújo
Neto Paterno do Sargento -Mor ,cavaleiro professo na Ordem de Cristo João de Araújo Leão e D.Ana Eusébia Marcelina de Figueiredo
Neto Materno de Domingos António Marques e de Maria de Araújo
Irmão inteiro de Joaquim de Inácio de Araujo Leão que foi o padrinho de baptismo do sobrinho Joaquim Justiniano de Araújo Leão em 27-11 1820.E que em 14-10-1809 era alferes no regimento das Milicias de Vila do Conde.E que em 3-12-1816 teve Carta de Ofício de monteiro -mor (Registo Geral de Mercês de D. JoãoVI,livro 12-folha 228).E que em 1838 era vereador da Câmara de Vila Nova de Famalicão.
Irmão inteiro tambem do Dr. Bernardo de Araújo Leão,Presbítero ,Desembragador da Relação Eclesiástica e Cónego da Sé de Braga.Que estudou Cânones na Universidade de Coimbra Tem um grande Historial.
Retornando ao Rodrigo, era meio irmão do Dr .João Teodózio de Araújo Leão que foi advogado em Vila Nova de Famalicão
Era tambem meio irmão de João Rodrigo de Araújo Leão
Rodrigo António de Araújo Leão casou em 20-4-1818 em santa Maria de Telhado com Maria Delfina Barbosa e Silva,sendo ela filha de Custódio Barbosa e Silva e de Ana Bernardina Botelho de Magalhães da freguesia de S.Pedro de Vila Real onde casaram em15-2-1795, pessoas bem conhecidas em Vila Real , por seu nome e riqueza,pois eramdos mais ricose dos maiores proprietários desta Vila
Filhos de Bernardo António:
Bernardo Casimiro de Araújo Leão
D. Henriqueta Maria de Araujo Leão
Não sei se tiveram mais filhos
Rodrigo António de Araújo Leão faleceu em 17-8-1858
D.Delfina Barbosa e Silva faleceu em 25-12-1865 com 68 anos,em Telhado

P.S parece-me que não tenho mais nada sobre o seu antepassado.Se tiver algo sobre a sua descendência agradecia que me enviasse tambem.
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#214570 | Matilde Souto Pires | 02 dez 2008 22:15 | Em resposta a: #214569

Senhor Martins Leão

Esqueci-me de acrescentar ,que Joaquim Justiniano de Araújo Leão ,era filho tambem de Rodrigo António e de D. Delfina e que nasceu em27-11-1820

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#215172 | Matilde Souto Pires | 10 dez 2008 17:29 | Em resposta a: #214570

Senhor Martins Leão

Relendo a mensagem do dia 2 deste mês, verifiquei que me enganei numa das informações:
Assim aonde escrevi :Filhos de Bernardo deve corrigir para filhos de Rodrigo António de Araújo Leão. E tambem o filho mais velho de Rodrigo António de Araújo Leão ,Joaquim Justiniano de Araújo Leão teria nascido depois do casamento do pai, ouseja depois de 1818.Gostaria que me informasse se êste ultimo casou no Brasil ou em PORTUGAL

MATILDE SOUTO PIRES

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#216303 | tcerejeirafontes | 24 dez 2008 13:27 | Em resposta a: #215172

Caros Senhores,

Gostaria de saber mais informações relativas a José Elísio Gonçalves Cerejeira que foi presidente da câmara em 1902. Será que se trata de um membro da família Gonçalves Cerejeira da freguesia de Lousado? Porventura alguém saberá quem era ele e o que fez enquanto presidente da câmara? Gostaria também de saber como e qual era era o procedimento de eleição de um presidente no tempo da monarquia.

Atenciosamente e com os meus maiores cumprimentos,

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes.

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#253657 | Gilson Nazareth | 25 abr 2010 05:12 | Em resposta a: #205722

Caro Eduardo,
Tudo certo?
Descendo dos Pinto Ribeiro,da Freguesia Sampaio de Oliveira,Concelho de Santa Cruz de Cima Tâmega .
Tenho em documentos, de genere e de familiatura,antepassados nascidos nesta freguesia até o século XVIII quando meu antepassado,capitão-mor da Capitania do Esperiro Santo, veio para o Brasil.
Lí de seu interesse, há dois anos, em localizar a atual nomenclatura do local,foi feliz na procura?
Caso saiba dizer-me onde procuar deste livros, poe favor, faça-mo.
Atentamente,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#258768 | aalmartins | 16 jul 2010 16:17 | Em resposta a: #214569

Cara Matilde,


Estive a pesquisar o casamento de Custódio Barbosa e Silva com Ana Bernardina Botelho de Magalhães (15.02.1795), e nada encontrei. Poder-me-ia confirmar a exactidão desta data?



Os meus cumprimentos,


António Leão Martins

Resposta

Link directo:

RE: Vereaçoes e Milicias

#258818 | Matilde Souto Pires | 17 jul 2010 17:26 | Em resposta a: #258768

Senhor António Leão Martins

Em 2-12- 2008 enviei-lhe o que tenho resumido nas minhas fichas sobre Rodrigo António de Araújo Leão.Recebeu as minhas mensagens?
Confirmo que Rodrigo António de Araújo Leão e D. Delfina Barbosa e Silva casaram em 20-4- 1818.
Confirmo tambem que os pais da D. Delfina ,Custódio Barbosa e Silva e D. Ana Bernardina Botelho de Magalhães,ambos da freguesia de S. Pedro de Vila Real de Tràs os Montes casaram em 15-2-1795.Parecem-me informações seguras pois copiei-as de Inquirições de Genere.
Gostaria que me informasse se Joaquim Justiniano de Araújo Leão Casou em Portugal ou no Brasil, com quem ,e que filhos têve
Cumprimentos
Maria Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

Presidentes da Câmara de Famalicão (1835-2005)

#365919 | mtt | 09 fev 2016 16:25 | Em resposta a: #97710

Caro Carlos Silva
Na lista de autarcas que generosamente publicou consta um Malvar.
Sabe, por acaso, se nas obras que descreve dele consta o nome completo e informação relevante?
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen