Me Tomás da Vitória, rabino

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Me Tomás da Vitória, rabino

#97713 | Carlos Silva | 10 ago 2005 11:15

Caros colegas,

Procuro dados sobre Mestre Tomás da Vitória, rabino, de Barcelos, referido por Luis Bivar Guerra, casado com Ouro Velludo e depois com Velida Ruiva, e cuja filha Leonor Nunes (« Mazeltor » antes de ser baptisada) foi presa e queimada.

Em 1533 este Tomás da Vitória e outros parentes justificaram que procediam dos Vitorias, familia de conversos da cidade de Vitoria em Biscaia.

Agradeço ajuda
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Me Tomás da Vitória, rabino

#99500 | apsotomayor | 06 set 2005 08:16 | Em resposta a: #97713

Caro Carlos Silva.

Meu avô António Fernando de Sottomayor investigou tudo sobre esse nosso antepassado, e toda essa informação está hoje na minha posse. O que é que pretende saber ?

Ao dispor, com os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Me Tomás da Vitória, rabino

#99507 | Carlos Silva | 06 set 2005 10:13 | Em resposta a: #99500

Caro António Pedro de Sottomayor,

Apenas como descendente de Mestre Tomás, e com o unico intento de conhecer melhor o homem, sua vida, seus feitos, sua origem, interessam-me todos os elementos biograficos a ele relativos.

Agradeço a sua ajuda.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
vizoivizoiarrobahotmailpontocom

P.S.: O seu avô investigou uma area nada facil de pesquisar, e extremamente complexa.

Resposta

Link directo:

RE: Me Tomás da Vitória, rabino

#101952 | Carlos Silva | 02 out 2005 10:32 | Em resposta a: #99500

Caro António Pedro de Sottomayor,

Recebi os apontamentos de Antonio F.S. Barbosa Sottomayor sobre Mestre Tomás da Vitória, que enriquecem bastante a sua biografia.

Têm muito interesse as referências ligadas à actividade comercial com Castela, Ilhas, e Marrocos, assim como o facto alegado de ter acompanhado o duque de Bragança na tomada de Azamor (1513), e de ter sido feito cidadào do Porto.
Esses elementos complementares descrevem um perfil que me parece coerente, inclusive numa relaçào à casa de Bragança.
Mas estou mais reservado no que diz respeito a ter sido vereador de Barcelos.

Contudo merece uma analise mais fina o facto de ser apontado em certos documentos como Rabino (além da restante actividade, que nao é pouca), e pretender ser descendente do Vitorias de Castela conversos por volta de 1300.

Tudo se apresenta portanto como se houvesse dois individuos cujas carreiras nem sempre sao compativeis.

Tambem noto que os documentos nao contêm referência precisa aos antepassados de Mestre Tomas, que sao sempre e exclusivamente referidos em conjunto, muito vagamente.

A priori, é muito provavel que a familia de Mestre Tomás da Vitória tivesse passado a fronteira na mesma circunstancia que tantas outras familias judias castelhanas pelos finais do sec. XV.

Ja que notamos referência ao Porto, foi estudada a forte tençào social que teve lugar por aquela altura na cidade por ocasiào da entrada de Judeus castelhanos.

Os problemas graves enfrentados por varios membros da familia de Mestre Tomás da Vitória na geraçào seguinte parecem demonstrar uma conversào recente e superficial, podemos supor que forçada, e nao de conversào voluntaria com mais de 200 anos.

Sabe se o Dr. Barbosa Sottomayor deixou expresso o seu parecer sobre a questào ?

Mais uma vez agradeço
Melhores cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Me Tomás da Vitória, rabino

#102015 | apsotomayor | 02 out 2005 23:04 | Em resposta a: #101952

Caro Carlos Silva.

Ainda bem que lhe interessaram os documentos que lhe enviei.

Infelizmente, nunca conheci o meu Avô, vitimado súbitamente aos 60 anos, tendo eu nascido 5 anos mais tarde !

Desse modo, não sei qual a posição dele sobre o assunto que sublinha. Pessoalmente, se isso for do seu interesse, considero que a conversão foi em finais do século XV, quando Castela expulsou os judeus, e Portugal acabou por se ver na contingência de também o fazer, procurando no entanto D. Manuel complicar-lhes de tal forma a vida de maneira a que não quisessem partir, mas sim converter-se ! Homens de valor como o Mestre Tomás deviam conservar-se no Reino, por serem uma mais-valia, e daí o apoio real à "piedosa mentira" de há muito pertencerem à esfera dos Cristãos-Velhos !

Contudo, os seus descendentes "tiveram fama" de Cristãos-Novos, o que significa que... "não há fumo sem fogo" (perdoe-me a básica acersão proverbial).

Curiosamente, uma quinta neta de Mestre Tomás (minha avoenga Rosa Narcisa de Sá Sotomayor, viria a casar com um filho de Bartolomeu Barbosa de Faria, Morgado de Aborim, Casa essa que detivera o privilégio de receber de "toda a judia de Barcelos que parisse judia fêmea, duas patacas e um carneiro à escolha do Senhor daquela Casa" !

Ao dispôr,
com os meus melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Me Tomás da Vitória, rabino

#329077 | Lmenezes | 13 mai 2013 14:39 | Em resposta a: #101952

Caro Carlos Silva

Gostaria caso fosse possível, obter os dados biográficos de Mestre Tomás da Vitória de que fala na mensagem enviada a António pedro Sottomayor a 2-10-2005.

O meu e-mail é luiscardosodemenezes@yahoo.com

Agradecendo desde já, apresento os meus melhores cumprimentos,

Luís Cardoso de Menezes

Resposta

Link directo:

Me Tomás da Vitória, rabino

#411829 | soares.rafael | 01 fev 2019 18:33 | Em resposta a: #99500

Prezado António Pedro,

boa tarde. Tenho estudado alguns possíveis ascendentes de minha família (Nunes) e gostaria de consultar se poderia me fazer a gentileza de fornecer o material a que se refere, sobre o Me. Thomaz (Rabino). Meu e-mail: soares.rafael@gmail.com.

Muito obrigado desde já.
Rafael R. Soares

Resposta

Link directo:

Me Tomás da Vitória, rabino

#418893 | DayvidAlmeida | 23 out 2019 10:29 | Em resposta a: #99507

António Pedro de Sottomayor grato pela gentileza eu estou buscando informações sobre o mestre Tomás da Victoria, também assim como outros amigos descendo desta linha.

Se puder compartilhar comigo ficarei extremamente grato.

E-mail: dayvidalan01@gmail.com

Resposta

Link directo:

Me Tomás da Vitória, rabino

#418894 | DayvidAlmeida | 23 out 2019 10:31 | Em resposta a: #411829

Caro amigo você teve êxito na busca por informações do mestre Tomás da Victoria?

Se puder compartilhar algo comigo segue meu e-mail.

dayvidalan01@gmail.com

Gratidão.

Resposta

Link directo:

Me Tomás da Vitória, rabino

#418896 | Carlos Silva | 23 out 2019 10:39 | Em resposta a: #418894

Faça uma pesquisa no website geneanet.org
2 ou 3 arvores accesiveis online, em livre acesso (com inscriçãosalvo erro) retratam Mestre Tomas da Vitoria.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Me Tomás da Vitória, rabino

#418897 | DayvidAlmeida | 23 out 2019 11:12 | Em resposta a: #418896

Gratidão Sr Carlos vou ver agora!!

Resposta

Link directo:

Me Tomás da Vitória, rabino

#446336 | Faustoaott | 06 mar 2023 17:05 | Em resposta a: #97713

António Pedro de Sottomayor grato pela gentileza eu estou `procura de informações sobre o mestre Tomás da Victoria, também descendo deste individuo, por sua filha Guiomar Nunes,.

Se puder compartilhar comigo ficarei extremamente grato.

O meu e:mail é Baptfausto@gmail.com.

Agradecendo desde já a sua disponibilidade.

Com os meus melhores cumprimentos.

Fausto Baptista

Resposta

Link directo:

Me Tomás da Vitória, rabino

#446789 | Lmenezes | 28 mar 2023 09:52 | Em resposta a: #99507

Caro António Pedro de Sottomayor,

Vinha perguntar-lhe se seria possível facultar-me elementos biográficos e genealógicos do Mestre Tomás da Vitória. O meu e-mail é: luiscardosodemenezes@yahoo.com

Agradecendo-lhe desde já, com os meus melhores cumprimentos

Luís Cardoso de Menezes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen