Família Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Guimarães

#97934 | Estrogildo | 15 ago 2005 03:33

Gostaria de obter informações sobre Maria Francisco Guimarães. Ela teria sido nascida por volta do início de 1800, teria morado no Brasil e teria voltado para Portugal por volta de 1840

Resposta

Link directo:

RE: Família Guimarães

#97937 | jliberato | 15 ago 2005 10:31 | Em resposta a: #97934

Caro Estrogildo,
Mas de onde seria em Portugal?
Se não, é procurar agulha em palheiro...
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Guimarães

#97953 | Estrogildo | 15 ago 2005 21:33 | Em resposta a: #97937

Eu não tenho maiores informações. Eu sou novo nesse tipo de pesquisa e estava imaginando que minha mensagem seria veiculada para todos os participantes do forum e alguém, talvez tivesse alguma informação. Por favor me diga como funciona esse tipo de coisa pois nem mesmo sei se tenho que pagar por isso. Gostaria de ter maiores informações sobretudo isso. Eu pensei também que poderia contribuir com infoemações que eu tivesse para alguém que quisesse. Obrigado, estrogildo

Resposta

Link directo:

Martins Manso

#97973 | Cordeiro | 16 ago 2005 12:34 | Em resposta a: #97937

Ola gostaria de saber algo sobre esta familia.

Resposta

Link directo:

Guimarães

#97976 | victorferreira | 16 ago 2005 13:52 | Em resposta a: #97934

Caro participante,
Se chegou até 1800 é porque já sabe o blá blá blá do costume: certidões de nascimento, casamento, etc.; Registos Notariais e Arquivos; pesquisar na Base do Genea.
Se não deu certo, vamos aproveitar a horinha do almoço para um pouco de ajuda e orientar os seus esforços num caminho que dê frutos, ok?
Como lhe disse o JLiberato, deve haver e houve em tempos umas dezenas ou centenas de famílias 'Guimarães', e como a Da. Maria Francisco dificilmente passou o nome a filhos - uma vez que era mais comum ficarem com o nome do pai -. os Guimarães de cá e de hoje poderão nada saber de uma remota parente sua que há duzentos anos andou pelo Brasil e eventualmente teria voltado a Portugal.
Como também não existe em Portugal (e presumo que em nenhum país no mundo) uma base com todas as pessoas que aqui nasceram ou por aqui passaram, bem como é fácil de constatar o facto simples da vida que é o de os portugueses não se conhecerem todos uns aos outros e os que estão ligados a este Forum ainde serem menos ... a ÚNICA maneira de saber é com documentos, onde constem referências a DATAS e LOCAIS e que directa ou indirectamente, por indícios vários, nos levem à Srª Da. Maria Francisco Guimarães.
Era sua parenta? Já falou com todos os parentes e amigos da família mais velhos para extrair das suas conversas toda a informação, historinhas da família, etc.? Onde viveu essa senhora? Em que cidade no Brasil? Deixou vestígios na documentação arquivada algures? Vendeu ou comprou alguma propriedade ou foi dona de alguma propriedade de que ainda exista algum vestígio documental? Teve alguma demanda judicial por causa p.ex. de partilhas? Mandou de Portugal alguma carta para alguém no Brasil, que ainda se conserve? Há algum registo no Brasil em algum Consulado próximo ou Embaixada (nesse tempo, 1840, já Portugal era um país estrangeiro)? Ela faria parte de alguma organização (religiosa p.ex., Santa Casa de Misericórdia, uma Irmandade qualquer de beneficência, ...) que preserve registos dos seus membros com dados relevantes?
Já percebeu que quando não se tem mais nada que uma referência à existência, é preciso um pequeno trabalho detectivesco para chegar a alguma coisa.
Quanto a pagar, para trocar informação no Forum não se paga nada. Por isso descanse: o que acabou de ler não lhe vai custar nada.
Boas pesquisas.
VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 08:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen