Aquisição de título

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Aquisição de título

#97959 | alexguerreiro | 16 ago 2005 00:39

Olá
é de conhecimento público que é possível a qualquer pessoa adquirir úm título como Duque, ou Conde. Gostaria de saber o que é necessário para poder adquirir um destes títulos, quais os títulos possíveis de adquirir e qual a tramitação que segue.
Obrigado desde já

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97969 | Cordeiro | 16 ago 2005 09:15 | Em resposta a: #97959

Ola antes de mais espero bom negocio mas isso de se adquirir titulos so de fachada pois os titulos a valer eram atribuidos pela monarquia.
Espero consiga
Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97970 | alexguerreiro | 16 ago 2005 10:31 | Em resposta a: #97969

Segundo consta, os Teixeira tinham o título de Condes da Póvoa...

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97979 | zamot | 16 ago 2005 14:53 | Em resposta a: #97959

"...é de conhecimento público que é possível a qualquer pessoa adquirir úm título como Duque, ou Conde. ..."

Do conhecimento publico? Que grande asneira aqui escreveu.

Que tremendo disparate os titulos não se vendem nem se compram, só na sua imaginação, e na sua cabeça.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97980 | zamot | 16 ago 2005 14:54 | Em resposta a: #97979

Claro está que estou a falar de Portugal, lá de fora talvez seja possivel, não sei.


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97981 | chartri | 16 ago 2005 15:02 | Em resposta a: #97979

As asneira não é tão grande assim pois no tempo da Monarquia havia grandes taxas para quem se via atribuido um título. Havia quem os não quizesse para não ter que pagar.

Recentemente, após 1910, foram atribuidos alguns titulos. Por exemplo perguntará? o atribuido muito recentemente ao Miguel Horta e Costa da PT (título "recuperado" vagamente da família e "atribuido "a ele) com toda a "legalidade" ...

Cumprimentos
RCA

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97982 | zamot | 16 ago 2005 15:34 | Em resposta a: #97981

Caro RCA

A asneira continua a ser enorme, pois apesar dos titulos em tempo de Monarquia pagarem os chamados "direitos de mercê", estes não eram vendidos mas sim atribuidos por Quem de direito. Muitas vezes os titulares não tinham dinheiro para pagarem os ditos direitos e "encartarem-se" assim nos seus titulos, mas ao que sei a coroa facilitava o pagamento em prestações.

O titulo recentemente atribuido ao Dr Miguel Horta e Costa foi-o também por Quem de direito e longe de ser comprado, foi apenas o reconhecimento de muitos serviços por este prestados à Causa Monárquica.

Assim reafirmo que o "post" inicial é uma GRANDE ASNEIRA.


Cumprimentos também para si


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97983 | chartri | 16 ago 2005 15:46 | Em resposta a: #97982

Caro JTMB

Estou de acordo que conceder títulos reais em tempo de República é sempre uma Grande Asneira. E a sua concessão levou sempre a pagamento de "custas", naturalmente.
Ficamos por aqui, não é melhor?
Cumprimentos
RCA

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97985 | zamot | 16 ago 2005 15:56 | Em resposta a: #97983

"...Estou de acordo que conceder títulos reais em tempo de República é sempre uma Grande Asneira. ..."


Caro RCA


Eu nunca disse isso. Grande Asneira disse eu que era a seguinte afirmação contida neste tópico :

"...é de conhecimento público que é possível a qualquer pessoa adquirir úm título como Duque, ou Conde. ..."

Quanto á sua afirmação, não quero, não posso, nem devo julgar as acções de SAR de quem sou apenas um seu humilde servo.

Por mim, caso queira, podemos ficar por aqui, embora nada tenha a esconder nem tenha medo de debater este e qualquer outro assunto

Cumprimentos


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97989 | chartri | 16 ago 2005 16:18 | Em resposta a: #97985

Caro JTMB

Eu, por outro lado, não sou "humilde servo" de ninguem.
Tambem nada tenho a esconder mas prefiro não divulgar os documentos que por cá tenho, pelo que prefiro ficar por aqui.

Cumprimentos

RCA

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97990 | alexguerreiro | 16 ago 2005 16:19 | Em resposta a: #97979

Caro JTMB,
tente, da próxima vez, ser mais prestável e útil, ao invés de se altivar desnecessariamente como fez, e tentando corrigir os outros com arrogância, utilizando termos como "que grande asneira" ou "que tremendo disparate". Da próxima tente ser mais "sociável", talvez assim tenha mais credibilidade e atenção por parte dos demais!

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97991 | alexguerreiro | 16 ago 2005 16:19 | Em resposta a: #97979

Caro JTMB,
tente, da próxima vez, ser mais prestável e útil, ao invés de se altivar desnecessariamente como fez, e tentando corrigir os outros com arrogância, utilizando termos como "que grande asneira" ou "que tremendo disparate". Da próxima tente ser mais "sociável", talvez assim tenha mais credibilidade e atenção por parte dos demais!

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97992 | alexguerreiro | 16 ago 2005 16:27 | Em resposta a: #97979

Caro JTMB,
tente, da próxima vez, ser mais prestável e útil, ao invés de se altivar desnecessariamente como fez, e tentando corrigir os outros com arrogância, utilizando termos como "que grande asneira" ou "que tremendo disparate". Da próxima tente ser mais "sociável", talvez assim tenha mais credibilidade e atenção por parte dos demais!

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97994 | zamot | 16 ago 2005 16:30 | Em resposta a: #97990

"...é de conhecimento público que é possível a qualquer pessoa adquirir úm título como Duque, ou Conde. ..."



Caro Alexguerreiro

Não foi minha intenção ser arrogante mas perante esta afirmação (não foi uma pergunta, foi mesmo uma afirmação) qualquer pessoa vai aos "arames"

Se em vez de ter colocado uma afirmação tivesse colocado uma pergunta do género " Caros amigos, Ouvi dizer que..." a resposta teria sido certamente diferente, mas não, o Senhor afirmou. Aqui é que está o seu erro em minha opinião. Se o ofendi peço desculpa, não era essa a minha intenção.


Cumprimentos


José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97995 | zamot | 16 ago 2005 16:35 | Em resposta a: #97989

"... prefiro não divulgar os documentos que por cá tenho "

Caro RCA

Por mim pode divulgá-los com a certeza absoluta que esses documentos não me dizem respeito, nem a mim, nem a ninguém da minha familia, pois há muitos anos (mais de 1000) que somos fieis a Deus, á Patria, e ao Rei.


Cumprimentos

José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97996 | zamot | 16 ago 2005 16:37 | Em resposta a: #97995

Felizmente não tenho documentos para a "troca"

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#97999 | JCC | 16 ago 2005 17:41 | Em resposta a: #97959

Para além das respostas que já teve sugiro-lhe uma pesquisa no google incluindo, por exemplo, as palavras "fraud" e "nobility titles". Provavelmente terá surpresas nomedamente sobre os preços cobrados pelos tais "títulos".

Deixo-lhe aqui uma "pérola":

"Welcome to Fake Titles

The Site that Lifts the Lid

I will put it very simply, “You cannot purchase a genuine British title, with one exception, the feudal title of a Scottish baron; and certainly cannot buy a peerage title”. Scottish Feudal Baronies fetch a mighty price; the Barony of MacDonald was up for sale at over £1 million.

However, people often choose to ignore this straightforward warning, even to the extent that they e-mail me, saying how much they have appreciated the information on the Fake Titles site, and then ask, ”Very interesting, but how can I buy a real title?” Sadly, the fact is that they are still being taken in by these sites selling so-called ‘titles’, which are not worth the impressive looking paper that they are written on?

Unfortunately far too many fall for their slick sales talk, though quite frankly it astounds me that so few actually question what they are signing up to, and especially that they do not take independent legal advice, but accept the words of possible scoundrels instead. As a result it tends to confuse everybody about what constitutes a genuine title, while the recipient often ends up paying too much for something quite worthless.

Remember, it is perfectly legal to change your name, you can do that by deed poll to whatever you want (within reason); it is a simple, inexpensive process and you certainly do not need to pay anybody else to do it. However, whatever you decide to call yourself, it will not give you a title."

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#98000 | zamot | 16 ago 2005 17:46 | Em resposta a: #97999

Caro João

Conforme disse atrás :

"...Claro está que estou a falar de Portugal, lá de fora talvez seja possivel, não sei. ..."


Sei que lá fora a BANDALHEIRA é grande


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#98001 | JCC | 16 ago 2005 17:57 | Em resposta a: #98000

Caro Zé Tomaz

Creio que não leste com atenção: lá também não se vendem títulos (com aquela excepçãozita que, ao que sei, está ligada à compra de terra à qual o título está "agarrado"). E, os preços andam pelo milhão de libras (1,5 milhões de euros...).

Estive, há dias, quase a ir jantar à YH, mas afinal a minha mulher "baldou-se...

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#98931 | tito sousa | 31 ago 2005 11:57 | Em resposta a: #97959

Caro Alexandre Guerreiro

Tenho conhecimento de um caso de uma pessoa que comprou um título espanhol de marquês. Não sei se isto é legítimo mas o actual "proprietário" utiliza-o e vem mesmo aqui no GN como sendo o actual marquês de.....
Penso que o importante não é o título ou nome da pessoa em questão, mas sim constatar que pode acontecer; tanto que já aconteceu. E não acredito que seja caso único.

Com os mais sinceros cumprimentos
Francisco Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#98947 | filipejardim | 31 ago 2005 14:09 | Em resposta a: #98931

Com que titulo foi agraciado Miguel Horta e costa?

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#98962 | LGR | 31 ago 2005 15:04 | Em resposta a: #97990

Caro Alex Guerreiro e outros.

Estou plenamente de acordo com o José Tomaz de Mello Breyner na resposta e afirmações que fez e, de maneira alguma achei-o arrogante.

Também acrescento que é um participante que sempre foi "sociável", correcto e pronto para ajudar e esclarecer a todos que precisam.

Qto à credibilidade e à atenção por parte da grande maioria, devo-lhe dizer que é uma das pessoas que mais se tem distinguido neste forum.

Realmente, e no meu entender, o confrade Alex não foi muito feliz em AFIRMAR que os Titulos podem ser comprados.

Talvez o confrade Alex estivesse a se referir a qualquer um outro País do 3ª Mundo onde tudo é possivel, mas aqui na Europa as coisas são diferentes.

Qd após o 25 de Abril residi um período no Brasil tomei conhecimento que tudo se comprava e se vendia ( Comendas / Diplomas de cursos superiores / Titulos / etc..).

Não quero com isto fazer qualquer tipo de critica ao nosso país irmão, simplesmente estou a relatar o que eu mesmo presenciei.

Da minha parte, tambem há centenas de anos que a minha familia é possuidora de Titulos e Casas e posso garantir que não obtivemos nada mediante qualquer pagamento.

Aliás, sou da opinião de que a Nobreza vem de berço e não há dinheiro qualquer no mundo que possa comprar o "saber ser nobre"

Pode-se pertencer a esta casta mesmo sem dinheiro mas, pelo simples facto de se ter dinheiro, não implica ser Nobre, mesmo comprando qualquer Titulo num País onde possa existir "este tipo de mercado!

Um abraço especial ao JTMB

Luis Nuno Dias Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#98963 | Forjaz | 31 ago 2005 15:05 | Em resposta a: #98000

Estimado Confrade,

Julgo nâo me enganar quando estou certa que me podera' responder 'a seguinte pergunta:

Em qual dos livros "Diario de um Monarquico", e' que o autor, Thomaz de mello Breyner, faz alguns relatos "hilariantes" das "aventuras" do Conde Barâo de Alvito? Gostava de comprar, mas como estou longe da Pa'tria nâo os posso consultar. Resta-me encomendar pela internet.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandra Lobo da Silveira Forjaz

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#98965 | LGR | 31 ago 2005 15:13 | Em resposta a: #97994

Caro Alex Guerreiro e outros.

Estou plenamente de acordo com o José Tomaz de Mello Breyner na resposta e afirmações que fez e, de maneira alguma achei-o arrogante.

Também acrescento que é um participante que sempre foi "sociável", correcto e pronto para ajudar e esclarecer a todos que precisam.

Qto à credibilidade e à atenção por parte da grande maioria, devo-lhe dizer que é uma das pessoas que mais se tem distinguido neste forum.

Realmente, e no meu entender, o confrade Alex não foi muito feliz em AFIRMAR que os Titulos podem ser comprados.

Talvez o confrade Alex estivesse a se referir a qualquer um outro País do 3ª Mundo onde tudo é possivel, mas aqui na Europa as coisas são diferentes.

Qd após o 25 de Abril residi um período no Brasil tomei conhecimento que tudo se comprava e se vendia ( Comendas / Diplomas de cursos superiores / Titulos / etc..).

Não quero com isto fazer qualquer tipo de critica ao nosso país irmão, simplesmente estou a relatar o que eu mesmo presenciei.

Da minha parte, tambem há centenas de anos que a minha familia é possuidora de Titulos e Casas e posso garantir que não obtivemos nada mediante qualquer pagamento.

Aliás, sou da opinião de que a Nobreza vem de berço e não há dinheiro qualquer no mundo que possa comprar o "saber ser nobre"

Pode-se pertencer a esta casta mesmo sem dinheiro mas, pelo simples facto de se ter dinheiro, não implica ser Nobre, mesmo comprando qualquer Titulo num País onde possa existir "este tipo de mercado!

Um abraço especial ao JTMB

Luis Nuno Dias Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#98972 | Vínculo | 31 ago 2005 15:54 | Em resposta a: #97994

Caro Zé Tomaz e Alexguerreiro

Quero apenas lembrar que há uns anos atrás também se vendiam electricos aos
pacóvios que vinham ao Porto ou à Capital do Império (na altura...).O negócio
fazia-se mas nem por isso os electricos eram reais.
Talvez se refira aos títulos que o Vaticano concedia a Benfeitores.
Cumprimentos
Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#98977 | zamot | 31 ago 2005 16:34 | Em resposta a: #98963

Cara Alexandra

Não é em nenhum dos Diários, mas sim nas Memórias (1º volume) as quais infelizmente se encontram esgotadas. Estou a planear uma reedição para breve, nessa altura irão estar certamente à venda aqui no Guarda Mor.

Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#99017 | Diogo Taveira | 31 ago 2005 22:18 | Em resposta a: #98947

Caros confrades,
como se pode então explicar que o José Castelo-Branco tenha o título de Conde? decerto não o foi agraciado por S.A.R, o Duque de Bragança.
os meus cumprimento,
Diogo Taveira Teixeira e Silva Tapada

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#99024 | Mavasc | 31 ago 2005 22:47 | Em resposta a: #99017

Caro Diogo Taveira

O José Castelo Branco( José Alberto Silva Vieira) não tem qualquer título. Pode verificar na base de dados do Genea.
Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#99046 | Diogo Taveira | 01 set 2005 02:40 | Em resposta a: #99024

Cara confrade , SrªMaria Benedita
fiquei contentíssimo em saber isso.
ficava preocupado que tal fosse possível.
Os meus cumprimentos,
um obrigado,
Diogo Taveira Teixeira e Silva Tapada

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#99056 | Forjaz | 01 set 2005 09:32 | Em resposta a: #98977

Estimado Ze' Tomaz,

Obrigado pela informaçâo. Li esse livro ha' alguns anos, e ja' so' me recordava do nome do autor. Na altura, o meu pai mencionou o parentesco entre o autor e o retratado. Mas ja' nâo me lembro qual era a proximidade entre eles.

Fico a aguardar a reediçâo.

Com os melhores cumprimentos

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Aquisição de título

#99111 | luso | 01 set 2005 20:10 | Em resposta a: #97994

caro Zé

Este é dos temas mais absurdos que existem.
É CLARO QUE OS TITULOS OU DEMAIS distinções honoríficas não se compram pois são actos politicos emanados de um órgão de soberania.Assim sendo as pessoas que não compreendem esta realidade jurídica quase universal no que concerne a concessão de dignidades honorificas Estatais ou Soberanas são desonestas ou são ignorantes.
Não consta que essas pessoas acreditem que as comendas, hoje da república, se possam vender, revertendo o produto da sua venda para os cofres dos estado ou para os bolsos do Presidente que constitucionalmente tem a competencia reservada e descricionária para as conceder.

Torres de Belém sempre se podem vender aos incautos bem como as medalhas ou comendas como objectos de coleção mas nunca o direito que subjaz à sua outorga e o valor que ela encerra valores esses pessoais e intransmissíveis exceptuando nos casos em que a lei prevê essa transmissão, nomeadamente nos titulos nobiliárquicos Assim este tópico é ocioso e de alguma forma com intuitos de má fé.

ps-contudo ainda existem titulos de origem medieval que estão ligados a uma porção de terra e que caso haja transmissão dessa terra seguem a mesma transformando-se propriedade dos novos proprietários.Estes titulos ainda existem em França e Reino Unido mas são raros e são excepção.

Cumprimentos e um abraço do PTP

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 12:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen